quinta-feira, 11 de julho de 2013

Por que a revelação geral é suficiente para condenar e não é suficiente para salvar?

Ao ler nossos mestres, e refletindo diretamente nas Escrituras, tiramos algumas conclusões a respeito da *revelação geral:

1. A revelação geral não foi feita para revelar a salvação.

2. A revelação geral foi projetada 'antes' da Queda.

3. A revelação geral não tem condições de anunciar Jesus Cristo, como Senhor morto e ressurreto.

4. A revelação geral não revela a lei moral.

Por sua vez, a revelação especial não pode ser compreendida pela alma humana se esta não for iluminada pelo Espírito Santo. Sendo assim, sobre a revelação especial também podemos dizer:

1. A revelação especial foi dada depois da Queda.

2. A revelação especial convoca o homem ao estado anterior (perfeito).

3. A revelação especial não está em sintonia com o estado atual dos filhos de Adão.

4. A revelação especial é estranha ao estado depravado dos pecadores.

O Espírito Santo ilumina a alma do pecador para receber a revelação especial em sua alma e atender ao seu convite. E o mesmo Espírito, ilumina a revelação geral por meio da revelação especial. Só um regenerado entende a revelação geral.

Até mesmo um regenerado não vê o evangelho na revelação geral. Vê atributos da divindade, tal como o pecador (interpretando corretamente), mas não vê ali a Cruz do Cordeiro. Mais ou menos quando alguém chama nossa atenção a um detalhe de uma imagem que conhecemos há anos, somente o Espírito pode apontar para nós corretamente a revelação geral, por meio da revelação especial.

Tal como a Lei, embora sem nenhum processo pedagógico, a revelação geral no último dia vai ser invocada como mais uma testemunha contra os perdidos (Veja Isaias 1.2,3 e compare com Gn 1.14-18).

A revelação geral submete o pecador a uma escolha. Muitos acreditam em ‘Deus’, ou em um deus, quando atentam ao conteúdo da revelação geral. Isso acontece com cientistas que percebem a genialidade do projeto na criação. Mas continuam condenados!

Eu não entendo o motivo de muitos cristãos empolgados com o fato de alguns cientistas ateus tornarem-se teístas, crendo em um tipo de 'Deus', mas não no único Deus, o Deus cristão. Um cientista e um índio estão sob a mesma condição com os seus deuses. Enquanto não aceitarem a Cristo, Soberano, esse crucificado e que ressurgiu dos mortos, ateístas teístas, espíritas e heréticos, estão no mesmo bojo de condenação. Todos gritarão aos seus deuses; deuses bárbaros ou intelectuais, deuses 'brutos' ou modernos, e não encontrarão salvação fora da revelação especial em Cristo Jesus.

_________________________________________________________________________________
Referências consultadas:
*“Revelação geral” é o termo freqüentemente usado para se referir ao  fato de Deus se fazer conhecido na criação, consciência e história." Rev. Ronald Hanko (Monergismo).
Teologia Bíblica, p. 34-37
Apologética Cristã, p. 64
Catecismo Maior, pergunta 60
Isaias 8.20
Romanos 1.18-32

4 comentários:

  1. Luciano, é uma síntese legal, mas há questões a serem discutidas.
    Por exemplo, primeiro, existe uma parcela da lei moral na revelação geral (no coração do homem), cf. Romanos 2:14-15.
    Depois, a vantagem em pessoas tornarem-se teístas é o caminho aberto para a influência cultural, para o bem estar da Igreja e dos cristãos. Portanto, é sim empolgante e motivo de gratidão o fato de filósofos (como Anthony Flew)e cientistas virarem teístas. Motivo para dar graças a Deus. :)

    ResponderExcluir
  2. Companheiro na causa...se pelo menos agradou, a princípio, já estou satisfeito.

    Entendo tb que suas observações são interessantes e necessárias na postagem, ao mesmo tempo:

    Essa parcela não é clara nem suficiente para salvar = o que postei. Obviamente nem mesmo para orientar o homem em um 'estilo de vida' coerente com o padrão de Deus. A Bíblia diz que pela Lei o homem viveria.

    Claro que existem vantagens em um cientista aderir a crença em "um criador supremo" a ser um ateu. Para quem negava isso, obviamente, mas em um sentido objetivamente soteriológico, entendo, continua totalmente inútil.

    ResponderExcluir
  3. Dileto irmão Sena, paz da Verdade! Excelente artigo, apóio plenamente. A verdade é que a revelação geral só servia para declarar a condenação dos homens indesculpáveis e ímpios que detêm a verdade em injustiça (Romanos 1:18). A revelação especial ultrapassa esse limite e conduz o ser humano à salvação em Cristo, a revelação máxima de Deus. Acertadamente pontuado, seu escrito unicamente demonstra a necessidade urgente que a humanidade tem de se chegar ao Senhor, como única oportunidade de salvação de suas pobres almas perdidas e iludidas pelo pecado cujo salário é a morte (Romanos 6:23).

    Seu blog é de imensa edificação para minha pessoa, e, tenho certeza de que para todos que o acompanham.

    Obs: Anthony Flew não se tornou teísta como Oliveira apontou, mas sim deísta, o que é MUITO diferente e não o conduz a salvação. Pois crer num relojoeiro que dá corda em seu relógio e depois o abandona ao ocaso do destino, não é crer no Deus das Escrituras.

    Grato na Verdade Encarnada,

    Apologeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão, agradeço o apoio e comentário.

      A respeito de seu apontamento, agradeço muito mais! Como perguntei na postagem: qual diferença (do Flew) com um índio, ou um espírita?

      Uma das grandes proposições da fé cristã é a doutrina da providência. Um deus indiferente não é o Deus da Escritura! Logo é um falso deus.

      Abraços

      Excluir