domingo, 14 de julho de 2013

A Congregação Cristã no Brasil – abandonou a doutrina da Suficiência da Escritura?

Nos últimos anos, a Congregação Cristã no Brasil, aparentemente inexpugnável, viu sua paz atordoada por denúncias, erros e divisões.

Começou com denúncias que envolviam nomes de líderes históricos da denominação. Desvio de verbas, conspiração, e incertezas doutrinárias (quando comparadas com a história da própria denominação), passaram a ser assuntos públicos. A internet fez um grande serviço ao que as pessoas poderiam saber. A CCB mantém suas informações fechadas. O que aumenta as especulações.

O que minou a transparência da liderança da Congregação é o seu nepotismo, mais que exagerado. Apesar de afirmarem que os que recebem o ministério na CCB serem indicado por revelação, tais revelações parecem que estão muito ‘familiares’ (Veja:  http://www.ccbverdade.com.br/nepotismo.htm)

A CCB que era historicamente ‘peixe piloto’, ‘sanguessuga’, da Assembleia de Deus, hoje vê sua denominação em grande concorrência com outros ministérios semelhantes, que ramificaram de seu próprio ceio. Seu arraial agora não tem exclusividade na identidade.

Congregação Cristã do Brasil - Ministério Jandira (http://ccmjandira.org.br/) é a grande, e mais forte, concorrente, da que está chefiada pelo Brás em São Paulo. Tendo como líderes anciães de raízes na crença da CCB. Com seus templos semelhantes, deixam claro que vieram para ficar. Veja o depoimento do ancião Samuel Trevisan nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GixMykNtxS4

Visto que várias CCBs  Min. Jandira tem pipocado pelo Brasil, a CCB Brás lançou um Hinário de uso exclusivo. Não sei se este seria uns dos motivos, mas por certo vem “à baila”. O que tem gerado intrigas, por causa dos direitos autorais dos hinos.

A Congregação Cristã Apostólica, denúncia a CCB Brás de fazer uma séria mudança doutrinária em 1995. Agora aqui entra nossa preocupação como Protestantes. Leia o trecho abaixo e entenda:

“A Bíblia “É” ou a Bíblia “CONTÉM” a Palavra de Deus?
Para respondermos a esta pergunta vamos retornar um pouco no tempo.
O nosso primeiro ponto de Doutrina, revelado pelo Nosso Deus, é originário da Assembléia Cristã de Chicago e está conosco desde 1927; veja sua redação a seguir, igual a que está no final do Hinário:
Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-La como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim., 3:16,17; Rom., 1:16)
Vejam como eles (Anciães) querem que fique a redação no novo Hinário:
Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-La como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim., 3:16, 17; Rom., 1:16)”
A CCA-MR, lança contra a CCB a possibilidade desta não crer na inerrância da Escritura. E que a mesma estaria em conformidade com a Teologia Liberal.
Particularmente acredito em outra coisa. Dificilmente algum ancião da CCB conheceria algum autor Liberal (como Rudolf Bultmann, Paul Tillich). Eles não leem nada teológico – [se bem que um esgoto desses nem precisa ler mesmo!!!]
O que creio é que com essa mudança, a CCB estaria solidificando a crença deles de que a mensagem pregada na CCB é TAMBÉM a Palavra de Deus. Sabemos como os crentes da Congregação ‘buscam a palavra’ como se essa fosse a voz de Deus, tal como está na Bíblia ou é a Bíblia.
As especulações continuarão. Os mandantes da CCB no Brás não falam. Acreditam que o silêncio com o tempo resolverá as questões. Tanto que o site da denominação é uma prova de seu ostracismo, dizendo:
“A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL não autoriza a divulgação pública através de meio eletrônico de qualquer informação a seu respeito, não estando autorizado a tanto quem, através de "site" não pertencente à CONGREGAÇÃO CRISTÃ, se afirme como "site" oficial. Quem o fizer estará atuando em nome, interesse próprio e responsabilidade pessoal. A CONGREGAÇÃO CRISTÃ se manifesta através de sua Administração ou Conselho de Anciães.” http://www.congregacaocrista.org.br/
O poder estará centralizado por muito tempo em torno do nepotismo. A Congregação Cristã no Brasil agora sente o que  seu fundador, Louis Francescon, fez com a Igreja Presbiteriana, e o que seus adeptos posteriores fizeram com a Assembleia de Deus.
Espero que não se afastem da Fé Cristã Protestante (Jd 3,4). Apesar de estar instalada em suas almas, uma crendice mística em torno do “ministério da Congregação” e de sua comum crença em "buscar a Palavra". 

15 comentários:

  1. Ótimo trabalho Luciano, nosso Deus te fortalecerá sempre nesse ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Péssimo trabalho, baseado em opositores da CCB, calunioso. Pense o autor se não está lutando contra Deus.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que assim não seja. Que a vida do cristão seja de amor e não de ódio.

      Excluir
    2. Rubens, saudações em Cristo.

      1. Opositores sempre falam mentiras? Que mentira foi citada na postagem?

      2. A CCB é perfeita? Se ela não é, gostaria que você me apontasse onde ela não é. Se ela é, pq um grande grupo dentro da CCB, que parece que a ama, está mostrando erros?

      3. A princípio, não demonstrei ódio algum. Ou demonstrei?

      Excluir
    3. A Congregação não tem sua paz atordoada por nada. A CCB não admite em seu ministério pessoas com qualquer tipo de condenação ou que tenha cometido erros comprovados. As divisões ocorrem porque alguns irmãos pretendem mudanças que não conseguem dentro da Igreja, mas pouco prosperam. Não existem incertezas doutrinárias. A CCB é a denominação mais homogênea que se conhece. A internet presta um grande serviço ao divulgar a Obra de Deus, mas o ódio de muitos faz dela um campo de calúnias. Matérias atacam a Congregação ao invés de atacar quem errou. Não existe nepotismo. Pessoas da mesma família no Ministério não é nepotismo, uma vez que na CCB não se admite o personalismo e não há remuneração. Samuel Trevisan criou o Ministério Jandira por não querer se submeter ao Conselho de Anciães, mas querendo se manter aos moldes da CCB. A nova edição do hinário era aguardada há muito tempo, é a de número 5; a edição 4 estava em uso desde 1965. Quanto aos direitos autorais, a Congregação tem seu registro como qualquer outra denominação. A CCA ao invés de atacar a CCB deveria divulgar aquilo que considera correto. A Congregação tem a Bíblia Sagrada como inerrante,isto é, verdade inquestionável. Ela contém a infalível palavra de Deus. (Este assunto demandaria maior espaço. Opositores nem sempre falam mentiras, nem sempre falam verdades, porque são opositores. Por isso, podem ser pontos de partida para a apuração de fatos, mas não podem ser a fundamentação de estudos. A Congregação não é uma academia, mas um povo que procura se guiar por Deus. Luciano, escreve agora um artigo descrevendo o quanto Deus tem abençoado a Congregação, para vermos que você tem pelo menos um pouco de amor por nós. Que a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja entre nós.

      Excluir
    4. 'A paz da Congregação não está atordoada?
      Não exite nepotismo?
      A acusações não possuem provas?'

      Bem, vc está bem confiante em 'mito mental'... procure tudo. Se quiser.

      Eu não tenho nada positivamente para dizer da CCB, ela não divulga. Conheço crentes EM Cristo lá dentro e crentes >>NA<< CCB.

      Enquanto ela for uma igreja pentecostal firme nos postulados da fé protestantes, ela é uma igreja de Deus.

      Excluir
    5. A congregação nasceu muito antes da assembleia de
      deus,

      mto cuidado caro luciano, os dias estão se findando, arrependei enquanto tem tempo, para que não pereça no fogo eterno

      Excluir
  3. Se você não tem nada positivamente para dizer de nossa Congregação, siga pelo menos a recomendação do Mestre e não embargue aqueles que não estão acompanhando você, Luciano. Marcos 9.38-40

    ResponderExcluir
  4. Rubens, posso lhe pedir: então fale toda a verdade sobre a CCB.

    Vc >>conferiu<< o site sobre o nepotismo?

    As denúncias envolvendo o tal pastor=ancião Jorge Coury,, são apenas mentiras baratas?

    E a conspiração de tirar um mandante de nome Nicolau?

    Enfim, fechar os olhos para isso é a melhor saída? Só estou divulgando essas informações que, pelo que notei, são mais antigas do que imaginamos.

    Vc tem certeza da SUA salvação em Cristo? Confia NELE e não no fato de SER da CCB? Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Deus tenha misericórdia dos irmãos que continuam crendo na infabilidade ccbiana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo: Deus tenha misericórdia de todos que entram em contendas, atacando uns aos outros com falta de respeito e educação.

      Excluir
    2. Atacar um ao outro, faltar com respeito e educação é uma coisa, agora, omitir a verdade e acoitar ou fingir que tá tudo certo é outra.

      Excluir
  6. irmãos críticas e opiniões diferentes sempre vão existir vamos respeitar as opiniões e quando colocarmos a nossa pediremos respeito não vamos contender amados deixemos o julgamento para Jesus só ele julgará amém.quando discutimos assim na net fazemos pessoas tropeçarem por isso devemos evitar isso se quiserem confrontar opiniões chame um ao outro privadamente é o meu concelho aos amados.

    ResponderExcluir
  7. irmãos críticas e opiniões diferentes sempre vão existir vamos respeitar as opiniões e quando colocarmos a nossa pediremos respeito não vamos contender amados deixemos o julgamento para Jesus só ele julgará amém.quando discutimos assim na net fazemos pessoas tropeçarem por isso devemos evitar isso se quiserem confrontar opiniões chame um ao outro privadamente é o meu concelho aos amados.

    ResponderExcluir