segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que é Heresia?

"“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Colossenses 2.8

Para a maioria das pessoas os termos: seita, heresia, apologética etc, é de difícil elucidação e trazem, na maioria das vezes, confusões e discrepâncias. Talvez por falta de informação e formação teológica, muitos líderes estão ministrando heresias destruidoras no seio da igreja cristã. Isso é deveras preocupante. Termos como: conversão, arrependimento, regeneração, justificação, propiciação, dentre outros, estão sendo substituídos por: decretar, maldição, reivindicar, apossar-se, tomar posse da bênção etc.

Urge a necessidade de, mais do que nunca, o líder estar de acordo com 1Tm 3.2 que diz: “é necessário, pois, que o bispo seja… apto para ensinar”. Mas a aptidão ao ensino só vem com esmero estudo das Escrituras Sagradas, o que muitos não querem. Preferem copiar a moda vigente. A “Teologia do Momento” é muito mais atraente e fácil. Traz satisfação ao ego, massageia a nossa alma narcisista. O evangelho do aplauso é mais vistoso do que o evangelho da cruz. Dá mais status.
Amados, devemos lembrar-nos do que diz o apóstolo Paulo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu , porém, sê sóbrio em tudo , sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. 2Tm 4.3-5
Enquanto muitos estão embriagando-se com os sistemas hodiernos de uma eclesiologia doente, somos advertidos para sermos sóbrios no meio dos bêbados-hereges. Paulo diz-nos que para cumprirmos o nosso ministério não é preciso tomar um porre de pseudodoutrinas. Basta sermos fieis aquele que nos chamou.
Mas, afinal, o que significa as palavras seita e heresia? Ambas derivam da palavra grega “ háiresis” , que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc. A palavra heresia é adaptação de “háiresis” . Quando passada para o latim, “háiresis” virou “secta” . Foi do latim que veio a palavra seita. Originalmente, a palavra não tinha sentido pejorativo. Quando o Cristianismo foi chamado de seita (At 24.5), não foi em sentido depreciativo. Os líderes judaicos viam os cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do judaísmo. Com o tempo, “háiresis” também assumiu conotação negativa, como em 1Co 11.19; Gl 5.20; 1Pe 1.1-2.
Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas antibíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação, podemos dizer que um cristão imaturo pode estar ensinando alguma heresia, sem, contudo, fazer parte de uma seita.
Vejamos ainda algumas definições de apologistas famosos:
1ª “um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas”. Dr. Walter Martin.
2ª “é uma perversão, uma distorção do Cristianismo bíblico e/ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja Cristã”. Josh McDoweell e Don Stewart.
3ª “Qualquer religião tida por heterodoxa ou mesmo espúria”. J. K. Van Baalen.
A palavra doutrina vem do latim “doctrina”, que significa ensino. Referindo-se a qualquer tipo de ensino ou a algum ensino específico. Algumas pessoas confundem doutrina com a questão de usos e costumes. Alguns falam: “a minha igreja tem doutrina”. Quando, possivelmente, lá existam na realidade muitas heresias. O verdadeiro ensino bíblico e teológico é que constitui a verdadeira doutrina.
Apologia significa defesa. Algumas pessoas fazem apologia às drogas, ao crime etc, mas dentro da heresiologia, apologia significa fazer uma defesa da fé cristã ortodoxa. Defender a igreja contra ensinos de demônios e de homens cujo deus é o ventre. É defender a fé que “de uma vez por todas foi entregue aos santos”. (Jd 3). O trabalho do apologista é difícil e, muitas vezes, incompreendido até mesmo dentro de sua denominação.
Quando o apóstolo Pedro nos pede para “…estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1Pe 3.15); a palavra “responder”, é apologia. Ou seja, Pedro nos diz que devemos estar preparados para fazer uma defesa segura de nossa fé. Como alguém que está sendo acusado em um júri. Será que todos nós, líderes, ovelhas e pastores, temos esta condição de sermos apologistas da fé cristã? Ou estamos descendo de ladeira abaixo rumo às falácias de homens incautos e arrogantes, que “não sabem o que dizem sem as coisas sobre as quais fazem ousadas asseverações?” Pois são pessoas que “resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. 2Tm 3.8b.
Portanto, as heresias podem ser encontradas em vários lugares. Muitos se enganam por pensarem que heresias existem apenas nas seitas conhecidas. Existem heresias destruidoras nas mais diversas igrejas, inclusive nas que se proclamam cristãs ou evangélicas. Que Deus nos dê a Sua graça, e nos ajude. Parafraseando Lutero: que a nossa mente esteja cativa à Palavra de Deus."

76 comentários:

  1. Parabéns Sr. Luciano Sena!

    Boa explicação sobre heresia e seita.

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, sua religião se enquadra oficialmente nesta postagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade meu amigo vc escreveu sobre sua religião...

      Parabéns por saber definir como vc é....

      Fique com Deus

      Excluir
    2. Faça uma pesquisa entre os cristãos no mundo - se a IPB é uma seita ou se a IASD o é...

      Excluir
    3. Segundo a igreja apostólica romana (que foi a 1° igreja Cristã) todo o protestantismo o é... E isso inclui a IPB.

      Excluir
    4. Se vc for pela maioria... vc é um sectário herético!

      Fique com Deus.

      Excluir
    5. Eu disse "cristãos" - vai, e pergunte a eles...

      Aliás, por falar em 'romanismo', o papa deles é substituído, e Ellen White? Alguém a substituirá...?

      Excluir
    6. Vc é cristão? Tenho minhas dúvidas...

      Creio que todo cristão tem o Espírito de Gálatas 5:22 e isso não vejo em seus posts, comentários e no modo de vc pensar...

      Vc acaba de ofender milhares de irmão católicos com sua postura orgulhosa e dona da "verdade".

      Vc deveria mudar sua forma de abordagem se vc quiser ser um cristão.

      Repense suas atitudes... Deixe o Espírito Santo trabalhar na sua vida, isso vai fazer uma grande diferença... Enquanto vc tiver esta postura orgulhosa infelizmente vc não será um CRISTÃO.

      E falando em papa... E como vai seu papa Calvino? Ele é insubstituível pra vc, né isso?!

      Fique com Deus... e não se esqueça de Gálatas 5:22. Isso é ser cristão e tenho certeza que existe muitos irmão católicos sinceros que possuem esta qualidade, coisa que vc que se acha um "cristão" infelizmente não possui. Fique na paz.

      Excluir
    7. O termo seita, antigamente era mais utilizado para definir pequenos grupos discordantes dentro da igreja!

      Geralmente representado por um pequeno número de fiéis seguindo um líder que geralmente propõe mudanças, desde leves até radicais, representando oposição à uma ou mais doutrinas tidas como fundamentais.

      A exemplo temos na Bíblia exemplo de seita judaica.

      A posição oficial da IPB é de que o adventismo é uma igreja cristã. Também apoia a idéia de não discriminar pessoas por fazerem parte de outras religiões, a exemplo, espiritismo, umbandismo, dentre outros.

      Seita portanto é mais uma condição de um grupo dentro de uma religião, do que propriamente uma religião.

      A religião de todas as denominações professas cristãs, é o cristianismo.

      Hoje representam dezenas de milhares, mas segundo critérios humanos como a tradição, as crenças ortodoxas e outros parâmetros utilizados atualmente para "medir" a originalidade de uma religião, muitas são consideradas genuínas igrejas, por atenderem a um conjunto de exigências, que não são bíblicas, diga-se de passagens, como crer na imortalidade da alma e guardar o domingo.

      Agora no âmbito estritamente Bíblico, sendo que em todas as religiões encontramos pontos divergentes, apenas uma única igreja pode estar inteiramente com a razão Bíblica.

      Deste modo se hoje temos, por exemplo, 40 mil religiões professas cristã, apenas uma única pode estar com a verdade integral da Bíblia, portanto as demais conteriam falsos ensinamentos e até heresias.


      Se formos aliar isto ao ponto de vista de Luciano Sena, teríamos tão somente uma única igreja realmente cristãs e as demais seriam sectárias.

      Entretanto, como nosso amigo Luciano Sena não usa a Bíblia como única regra de teste de fé, então abre-se um leque para várias religiões que atendam não estritamente às exigências bíblicas, mas às exigências da tradição.

      Temos então as crenças ortodoxas às quais o amigo Luciano Sena tem professado dar estimável valor.

      Entretanto, para um adventista, o conjunto de crenças ortodoxas, se não estiverem firmadas inteiramente na Bíblia e não puderem ser confirmadas INTEGRALMENTE à partir das escrituras, então, não servem para coisa alguma, senão como um meio de referência de fé para cristãos que procuram se firmar em outras bases que não exclusivamente a Bíblia Sagrada.

      (...)

      Excluir
    8. Mesmo assim, do ponto de vista ortodoxo, o adventismo jamais poderia ser considerado seita, pois cumpre todas as exigências doutrinárias, às quais podem ser lidas em nossas crenças fundamentais.

      Por outro lado, Luciano Sena tem nos acusado de sectarismo, porém usando de doutrinas que ele mesmo assume não servirem de base para se dizer que uma religião seja sectária (como é o caso da doutrina da morte como um sono).

      As religiões ortodoxas, aceitam o adventismo como uma genuína religião cristã e não uma seita.

      Percebemos então que o amigo Luciano Sena discorda deste ponto em relação à maioria ortodoxa.

      O segundo ponto é de que os ortodoxos rejeitam que o caráter de uma religião possa ser revogado através de acontecimentos passados, ou por momentos de apostasia. Em resumo, não são os erros de uma religião que dirá se esta é ou não uma religião sectária.

      O sectarismo jamais foi utilizado para medir os erros históricos de uma religião. Nisto o amigo Luciano Sena também discorda da maioria das religiões, embora ele mesmo tenha uma experiência bastante íntima com este assunto, tanto na antiga religião, quando era um Testemunha de Jeová, como na atual, onde é um Calvinista.

      Antes de o amigo Luciano Sena defender as crenças da IPB, este defende as crenças Calvinistas. Nisto, diverge em muitos aspectos da crença comum dos presbiterianos, principalmente acerca da visão que tem do caráter das religiões.

      Neste ponto o amigo Luciano Sena possui pontos discordantes.

      Além disto o amigo Luciano Sena tem procurado arrebanhar irmãos em prol de sua causa pessoal, de perseguir e combater religiões a que ele considera sectárias (um líder com idéias discordantes da opinião oficial de sua religião).

      Este grupo divergente, se é que há de fato de se erguer, então representaria uma seita (pequeno grupo de pessoas) dentro da IPB, lideradas pelo amigo Luciano Sena.

      Entretanto, não poderíamos dizer que se tratasse de uma seita herética em relação ao presbiterianismo.

      O adventismo, possui hoje algo semelhante, denominada "nova semente". Um grupo discordante de alguns pontos não fundamentais e que liderados por um adventista, montaram um grupo incluído e ao mesmo tempo à parte do adventismo clássico.

      Seria o mesmo que o amigo Luciano Sena tem tentado fazer, entretanto, enquanto que a Nova Semente tem um caráter puramente evangelístico, o amigo Luciano Sena demonstra ter propósitos de combater religiões a que ele considera como sectárias.

      Voltemos às questões Bíblicas:

      (...)

      Excluir
    9. Biblicamente, jamais poderíamos comparar a IPB com uma seita herética, entretanto, não podemos chegar a dizer o mesmo de pequenos grupos internos que, apoiados mais no Calvinismo, divergem tanto da crença oficial da IPB quanto das crenças Bíblicas.

      De acordo com a tradição cristã moderna e suas crenças em outras bases extras à Bíblia Sagrada, o adventismo poderia ser considerado sim uma seita, mas nunca herética.

      Entretanto de um ponto de vista puramente Bíblico, o adventismo sequer poderia se enquadrar em uma seita!

      Digo isto porque todas as doutrinas adventistas são firmadas na Bíblia e unicamente na Bíblia.

      Porque seita hoje é usado como um termo para se referir à grupos discordantes de pontos fundamentais ortodoxos (isto para os protestantes).

      Como o irmão bem lembrou, para o catolicismo, todo o protestantismo é sectário e herege!

      Mas e quanto ao adventismo?

      "A Igreja mudou a observância do sábado para o domingo pelo direito divino e a autoridade infalível concedida a ela pelo seu fundador, Jesus Cristo. O protestante, propondo a Bíblia como seu único guia de fé, não tem razão para observar o domingo. Nessa questão, os Adventistas do Sétimo Dia são os únicos protestantes coerentes." (Boletim Católico Universal, pág. 4, de 14 de agosto de 1942)

      Sectarismo herético se refere às religiões que não são coerentes com o que diz a Bíblia.

      Este é o conceito Bíblico sobre sectarismo. Então Biblicamente, por utilizarmos doutrinas exclusivamente bíblicas, talvez sejamos a única religião não passível de ser encaixada como sectária.

      Deste modo é preferível ser herético na visão ortodoxa, do que herético na visão Bíblica:

      "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas." (Atos 24:14)

      Em suma, estamos sendo acusados de sectarismo por seguirmos unicamente a Bíblia e rejeitarmos crenças ortodoxas, que sequer são definidas pelos próprios ortodoxos como pontos fundamentais de uma fé cristã.

      E quem tem nos acusado são grupos pequenos de pessoas arregimentadas em torno de um líder, com propósitos alheios à de sua professa religião e muitas vezes em discordância desta.

      Deste modo, se as religiões ditas ortodoxas, não nos vêem como sectários heréticos, não vejo porque devamos nos incomodar com pequenos grupos internos destas religiões que pretendem tentar provar de que somos sectários por não aceitarmos todas as crenças dos ortodoxas.

      (...)

      Excluir
    10. Agora é realmente muito estranho encontra uma pessoa, que liga sua fé a Calvino e às crenças ortodoxas, querendo combater uma religião inteira que se liga somente e diretamente à Bíblia.

      E que ainda diz apoiar o "sola scriptura".

      Creio que o amigo Luciano Sena esta tentando evitar a falência do Calvinismo que tem sido reduzido e tende e alguns anos a quase que desaparecer completamente. Em segundo plano pretende defender as bases do protestantismo ortodoxo naquilo que é contradito pelas doutrinas bíblicas (ou doutrinas adventistas, como queiram chamar).

      Mas já avisamos de antemão que tais crenças não nos pertence, mas sim à Bíblia.

      E todo este problema em torno do amigo Luciano Sena se dá pelo fato de o adventismo, além de não pregar a crença ortodoxa, ainda prega doutrinas bíblicas que claramente a contrariam.

      E principalmente, contrariam, crenças calvinistas de tanto apreço para o amigo Luciano Sena.

      Portanto, biblicamente, o amigo Luciano Sena jamais poderá provar que o adventismo seja uma seita. Por este motivo é que nossos irmãos ortodoxos também não nos acusam.

      Éramos vistos como um grupo pequeno discordante (seita), justo pelo fato de discordarmos de algumas crenças protestantes da época. Ou seja, porque não aceitávamos as crenças extras que não estavam firmadas exclusivamente nas escrituras (como as doutrinas gregas acerca da imortalidade da alma e o domingo).

      Deste modo, o amigo Luciano Sena, ao proclamar a Igreja Adventista como seita está apenas a fazer propaganda de um conceito:

      "Eles não são um de nós"!

      Conceito este que se mostra presente apenas em um pequeno grupo de pessoas dispersas nas várias religiões onde a muito tempo tem havido tentativas de arregimentá-los por várias pessoas com ideologias anti-adventistas, porém sem sucesso.

      Excluir
    11. Touchê! Luciano.

      Parabéns Sr. Adventista...

      Problema resolvido.

      Excluir
    12. Não estou "trabalhando" em favor do Calvinismo... ele vem e volta na história da Igreja. Temos grandes homens de Deus que foram calvinistas...
      Apesar que no presente momento, o calvinismo está em alta...

      "Trabalho" contra heresias...

      Excluir
    13. Pois a grande maioria dos cristãos da atualidade, rejeitam, com veêmencia, a dupla predestinação calvinista, e muitos consideram-na uma heresia.

      Então, será que o amigo trabalha realmente 'contra' heresias?

      Para alguns, tal doutrina chega a ser diabólica

      Outra pergunta: O calvinismo realmente está em alta?

      Pois não é isto que percebemos ao analizarmos o contexto da cristandade atual, onde o calvinismo tem sido, cada vez, mais posto de lado e seu número de seguidores se mostra hoje diminuto.

      Foi proposto uma pesquisa em um comentário anterior, pois bem, lhe proponho outra pesquisa.

      De fazer entre os presbiterianos e também cristãos de outras religiões ortodoxas uma pesquisa para saber quantos consideram a dupla predestinação uma doutrina verdadeira e quantos a consideram uma doutrina herética.

      (humor) Poderíamos começar fazendo uma aqui neste artigo com os comentariastas atuais.

      O amigo já se adiantou (precipitou) em propostas anteriores, então, sigamos o rítimo:

      O amigo já tem 1 voto para a opção: (A doutrina da dupla predestinação calvinista é uma heresia)

      E vocês, amigos Gilson Tenório, Paulo Cadi, o que pensam sobre a 'Dupla Predestinação Calvinista' (doutrina de que uns já estão predestinados a se salvarem e outros já estão predestinados a se perderem)?

      Excluir
  3. Gilson, vc crê em 1844 como principal doutrina da ig remanescente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc crer na doutrina do santuário?

      Aliás, vc já estudou sobre o santuário?

      Outra coisa... Se vc trabalha contra heresias vc deveria combater contra vc mesmo e suas ideologias citadas pelo nosso amigo Sr. Adventista nos posts acima, vc leu?

      Fique com Deus

      Excluir
    2. Gilson Tenório, vou lhe fazer uma pergunta e quero sua resposta com um SIM OU NÃO, pois o que passar disto vem do maligno: Voce crê que os seus pecados foram cancelados, remitidos na cruz? SIM OU NÃO? Se você responder com um SIM saberei que você crê no evangelho, se ao contrário responder com um NÃO saberei que não crê no evangelho. A resposta é simples, sem maiores delongas. Então, responda.

      Excluir
    3. Amigo Paulo Cadi, pq vc não faz essa pergunta pra vc mesmo? Que pergunta mais sem nexo...

      Vc sabe da obra do Santuário?

      Vc entende o simbolismo do Santuário?

      Perguntas capciosas como a sua é sem lógica mesmo pq todos sabemos que nossos pecados são perdoados na cruz. Mas vc não entende isso e mto menos a obra do santuário. Quando vc souber a obra do santuário então vc irá tbm saber sobre o cancelamentos dos nossos pecados na cruz...

      Lembrando ao irmão que o Espírito de um cristão está em Gálatas 5:22

      Fique na paz.

      Excluir
    4. Estou esperando a resposta. Eu conheço as doutrinas adventistas mais do que você pensa. E responda qual é a sua compreensão da palavra PERDÃO quando relacionada à CRUZ. Porque as minhas perguntas são capciosas? Elas não estão aí, claras e objetivas?


      Excluir
    5. Já respondi meu amigo, vc não leu o que escrevi?

      E se vc conhece a doutrina adventista mais do que eu penso, então pq a pergunta?

      Sua pergunta é capciosa no sentido de querer me levar ao erro segundo sua visão distorcida sobre o assunto: perdão, cruz e santuário. Mas se vc diz conhecer a doutrina adventista não entendo o pq da insistência da pergunta, como disse acima sem nexo.

      Fique na paz!

      Excluir
    6. Não respondeu a pergunta. você é muito imaginativo. Espero a resposta.

      Excluir
    7. Bom meu amigo se vc não consegue ver a resposta no que escrevi posso entender então que vc é um cego e dos piores, pq é aquele que não quer ver...

      Excluir
    8. Voctem





      Você NÃO tem condição de debater comigo. Chame seu pastor, se é que ele tem coragem.



      Excluir
  4. "Voce crê que os seus pecados foram cancelados, remitidos na cruz? SIM OU NÃO?"

    pergunta muito simples, mas....

    mas para quem tem o testemunho do Espirito Santo!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Fernando Costa! Se recusam a responder uma simples pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recusar? Como assim? Sou obrigado a responder suas perguntas?

      Por acaso vc leu o que escrevi...? O pior cego é aquele que não quer ver...

      Vc é fraco e todos os seus argumentos já foram refutados em outros posts. E o mais interessante é que vc gosta de chamar para debate grandes eruditos adventistas sendo que adventista sem renome no mundo acadêmico já refutaram vc fácil, fácil... Agora imagine se os eruditos adventistas aceitassem seu debate?

      Mas eles não fariam isso, mesmo pq eles estão ocupados demais na propagação do evangelho para tratar de assuntos tão pequeno e primários e isso nossos amigos adventistas já trataram com vc... Mas vc é orgulhoso demais para admitir isso que o diga nossa amigo Maristella, lembra dela?

      Paulo Cadi, vc e Luciano Sena são pessoas inteligentes mas infelizmente não são sábios vcs não estão usando o dom que Deus deu a vcs para a edificação da igreja, vcs estão fazendo mal uso e com isso vcs caem em descrença como dito em posts anteriores, e vcs permanecem no erro.

      Fique na paz!

      Excluir
    2. O que os "eruditos" adventistas estão fazendo para eles estarem "ocupados demais"? Inventando novas artimanhas para enganar os otários? Ocupados em aprimorarem suas tecnicas de aliciamento? A nossa "amigo" Maristela NÃO respondeu o que perguntei e você está convidado se tiver capacidade, a responder a mesma questão. Lhe dou mil reais. Porque os seus líderes não convidam pregadores de outras denominações para trazer uma mensagem evangelística nos vossos púlpitos? Afinal não somos todos irmãos, pregando o MESMO evangelho? Este blog é bem conhecido. Duvido que um pastor adventista não tomou conhecimento do desafio que fiz. Inclusive o postei lá no "A Mira da Verdade". Não aceito sorrisinhos condescendentes, que por trás escondem um ego inflado de quem 'pensa" que sabe, repito "pensa que sabe. Isto sim é sinal de MEDO escondido atrás de ares de superioridade, sintoma claro de IGNORÂNCIA. Se não aceitaram o meu desafio para ser postado no youtube é porque eles sabem que a cobra vai fumar pro lado deles. Você só é mais um ingênuo, como tantos adeptos de seita costumam ser. Lhe aconselho a ficar à sós com sua biblía, buscar a Deus e o verdadeiro evangelho porque você está em uma roubada . Alías, continua sem responder o que perguntei. Porque seus líderes em reuniões evangelísticas não dizem para as pessoas buscarem uma igreja cristã para se reunirem, após dar uma orientação? Não somos todos "irmãos"? Por isso quando afirmo que não sabem o que dizem, se indignam.

      Excluir
    3. Tá vendo pq eles não veem aqui? Vc acha que eles iriam se rebaixar a essa atitude agressiva e não cristã que vc tem? Vc se acha um cristão?

      A forma agressiva e espúria que vc escreve nos seus posts não são dignas de um cristão. Vc já leu Gálatas 5:22?

      Em vez de vc atrair as pessoas a Cristo... vc faz com que as pessoas se afastem da igreja com essa atitude arrogante e não cristã. Não é à toa que muitas pessoas não gostam de "crentes", simplesmente pelo fato de se acharem donos da "verdade" e quem não acreditar em suas palavras que morram no inferno. Né isso Paulo Cadi?!

      Como disse antes "vc parece ser uma pessoa inteligente, mas infelizmente vc não é sábio".

      Que o Espírito Santo ilumine sua mente e o seu coração.

      Excluir
    4. Se conhece que os pecados de toda a humanidade foram pagos na Cruz, uma única vez, e para sempre. E de que podemos fazer uso deste perdão aceitando a Cristo (isto nos garante a salvação).

      Também sabemos que Jesus faz uso deste SEU único e suficiente sacrifício no santuário celestial, a fim de perdoar os pecados daqueles que, mesmo estando salvos, cometeram pecados, em um trabalho intercessório de defesa como nosso advogado.

      Sendo que a doutrina calvinista da dupla predestinação é uma "furada", o que se sabe então é que uma pessoa que esteja salva, ainda pode ter seu nome apagado do livro da vida.

      Aquele cujo nome permanecer no livro da vida, este será salvo.

      Portanto, a salvação depende da aceitação de Cristo e permanência Nele. Deus não irá levar para o céu, apostatados da fé pelo colarinho, nem irá condenar um cristão que, uma vez tendo aceito a Cristo, volte para o mundo de pecados.

      Porque quando uma pessoa se arrepende e volta para os caminhos de Deus, Cristo atua em seu favor, o perdoa e garante a sua salvação, fazendo uso daquele mesmo sacrifício uma vez pago na cruz, a partir do Santuário Celestial.

      Excluir
    5. Vocês não responderam as perguntas. Sabe porque? Não tem respostas. Vocês são leigos sabatistas. Onde é que estão seus líderes adventistas? Você está tentando encontrar uma resposta. A doutrina do juízo investigativo não existe no novo testamento. Vocês não sabem lidar com as escrituras. Enfim, não responderam DENTRO da Biblía NADA. Vocês são IGNORANTES com relação as Escrituras.

      Excluir
    6. Amigo Paulo Cadi, o amigo sabe que não é assim. Procure conter sua exaltação.

      Excluir
    7. Aqui não tem exaltação nenhuma. Por acaso você tem audio aí para saber o tom da minha voz? Se você quer conter alguma exaltação vá falar com o profeta João, o batista. Já lhe mostrei em outras ocasiões, as contradicões de Ellen White com relação as revelações que o apóstolo Paulo recebeu de Jesus Cristo, inclusive sobre mulheres pregadoras e líderes no Corpo de Cristo. Você não aceita o apóstolo dos gentios, mas sim Ellen White cujas "revelações" batem de frente com as epístolas de Paulo. Qualquer pessoa, e repito qualquer pessoa, livre do doutrinamento adventista irá ver de cara as contradições existentes.

      Excluir
  6. Engraçado, depois que o Circulo de Saúde postou seus comentários, eles fugiram de lá... o que aconteceu?

    Além disso, a pergunta que fiz gerou um problema insolúvel.

    Qual é o erro no Credo Trinitariano Metodista?

    Bem, eu não tenho obrigação de responder todos os questionamentos quando não respondem o meu, aliás, a minha única obrigação moral é liberar comentários daqueles que eu critico nas postagens... (Ops, obrigação moral de liberar comentários é o que o na Mira da verdade não gosta de fazer quando comentários "apóstatas" aparecem lá...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ao irmão Sr. Adventista sobre a proposta:

      R: É uma heresia.

      Excluir
    2. Gilson Tenório, Voce NÃO respondeu o que lhe perguntei. Você NÃO sabe nada. Está aventurando em uma seara que você NÃO conhece. Chame o seu pastor.

      Excluir
    3. Nossa, quanta agressividade!

      "seara que você NÃO conhece", então vc conhece?

      Se vc sabe tanto assim sobre o adventismo pq vc não é um? Pois lá está a verdade!

      Tire sua venda que está incrustada em vosso olhos, livre-se do seu "eu" e deixe o Espírito Santo trabalhar em sua vida.

      Se vc quer tanto conversar com um líder adventista pq vc não vai a uma Igreja Adventista do Sétimo Dia no sábado pela manhã? Lá vc irá encontrar um pastor e lá vc tirará toda sua dúvida!

      Excluir
    4. Se nos saímos tão mal no debate anterior, porque será que eles é quem parecem estar indignados, hein amigo e irmão Gilson Tenório?

      Excluir
    5. Na verdade irmão Sr. Adventista, vc e outros adventistas refutaram as ideologias deles e com isso ficaram indignados.

      Tanto é que eles usam de palavras ofensivas, agressivas e não cristãs para tentar intimidar as pessoas de forma ditatorial sempre nas falácias: "quero saber pq isso e aquilo", "pq vcs não respondem", "pq vcs se recusam", "estão no silêncio" como se todos fossem obrigados a responder a seus questionamentos deturpados e sem nexo.

      E de forma educado nós respondemos, e eles ficam: "vcs não responderam minha pergunta". Se tirassem as vendas dos olhos talvez enxergassem a resposta.

      E sem contar que eles são "especialistas" na doutrina Adventista mais do que os próprios Adventistas! A doutrina Adventista é Bíblica pois só se baseia na Bíblia Sagrada, isso significa que eles não leem as Sagradas Escrituras pois lá se encontra toda doutrina da IASD.

      Fique na paz irmão... Estamos juntos!

      Excluir
    6. Por isto o adventismo é a única religião que segue toda a Bíblia, incluindo o sábado e as doutrinas relacionadas ao santuário celestial, tão ignoradas no meio cristão da atualidade. A propósito, a lição destas semanas é justamente sobre o santuário celestial. Depois deste semestres, creio que os nossos irmãos adventistas do mundo inteirio estarão "tinindo" de conhecimento neste assunto (bem como alguns irmãos de outras denominações).

      Então, se eu fosse vocês, estimados amigos Luciano Sena e Paulo Cadi, não perderia os programas da TV Novo Tempo acerca deste assunto, a fim de não ficarem boiando quando um adventista vier tratar de tais assuntos aqui neste blog.

      Fiquem na paz.

      Excluir
    7. Vocês não refutaram NADA. Absolutamente. O que fizeram foi ficar dando voltas e mais voltas, e chamam isso de resposta. Nunca dão uma resposta clara, como Eu faço, amparados pelos respectivos textos, mas ficam andando em círculos todo o tempo fazendo uma confusão de versículos para justificar o êrro. Eu já repeti mais de mil vezes, mas pareçe que entra por um ouvido e sai pelo outro, mas vou repetir de novo: Vocês entraram em cena desde 1844, chamando os protestantes de "o falso profeta" de ap. 13, filhas da babilônia de ap. 17. Bom, então vocês são as netas de babilônia, já que sairam dos protestantes. Agora se fazem de vitímas, de perseguidos, quando foram vocês que começaram a perseguição. Estão invertendo o processo. Os protestantes estão se defendendo das heresias que tem ameaçado as suas igrejas. E vocês manhosamente querem inverter toda a coisa e passarem por perseguidos quando vocês é que são os perseguidores. Eu já falei isso mais de mil vezes, mas vocês fazem que não entenderam e continuam a se fazer de vitímas. Criem coragem e me mostrem OBJETIVAMENTE repito OBJETIVAMENTE sem ficar dando voltas para confundir o leitor, Onde é que está a doutrina do juízo investigativo nas cartas de Paulo, incluindo o livro de Hebreus? Eu quero o cap. e vs. Se vocês puderem, limpam a igrejinha daquele pastor lá da esquina, comprometido com o evangelho. Se eu sou um pastor luterano, eu não ficarei preocupado se um membro da minha congregação ir para uma outra boa igreja evangélica. O mesmo eu não poderia dizer se fosse um adventistsa ou mórmon, por exemplo. Os seus pastores são "treinados" para lidar com comunicação de massa e vão prá tv bem treinadinhos para fazer o trabalho de roubar as almas de outras congregações. Mas claro; tudo isso é feito como se fosse o amor pelas almas quando o que na verdade existe é PURO PROSELÍTISMO. Respondam as questões com clareza e não usando de raciocínio circular que é o que vocês tem mostrado ser experts. Eu tenho que ficar repetindo as coisas, porque a gente fala,fala, fala, e daí vocês vem respondendo passando por alto tudo que foi dito. Isto é desonesto da parte de vocês. Portanto respondam e com OBJETIVIDADE que é para se averiguar se houve resposta, mesmo errada, ou se esta havendo tentativa de confundir o leitor.

      Excluir
    8. Mais do que foi objetivo?

      Interessante, num post mais a cima vc disse "saber" da doutrina Adventista... Se sabe da doutrina pq a pergunta sobre o santuário e juízo investigativo?

      Seja específico e fale o que vc pensa sobre o assunto já que vc "conhece..."

      Aqui ninguém está tentando enganar ninguém e se alguém está confuso aqui é vc que não está entendo nada do que lhe está sendo apresentado.

      Fique na paz.

      Excluir
    9. O ônus da prova está em quem acusa. Vocês como "única igreja verdadeira", sendo o resto babilônia e suas filhas, é que tem de demonstrar que são os "porta-vozes" de Deus, na terra. Se você sabe interpretar um texto, irá entender quando eu afirmei, e afirmo que não houve resposta, mas um amontoado de pensamentos recheados de versículos sem conexão nenhuma entre si. Agora, se você não sabe interpretar um texto, então vai achar que houve resposta objetiva, clara, concisa etc. Vocês é que tem de provar o que afirmam pela simples razão de ensinarem que os protestantes são o falso profeta. Agora, você me chama de falso profeta e ainda por cima quer que eu responda? Se observa logo como vocês aprendem com sua suas líderanças, a arte de perverter as coisas. Você em uma outro comentário afirmou que os pastores não iriam se "rebaixar" e vir debaterem com alguém tão "agressivo". Se seus pastores tiverem que se rebaixar irão parar embaixo da terra, porque são mentirosos até não mais poder. Apresentam aquela cara deslavada na frente das câmeras com uma conversinha suave e ficam xavecando os outros. Que é isso rapaz. à todos os adventistas que lerem estas coisas es lhes aconselho: FUJAM DESTES PORTAIS DO INFERNO E VÃO PARA OS PÉS DE CRISTO. Eu estou afirmando com todas as letras o que eles escondem das vitímas potênciais. Apresentam-se como irmãos ao protestante incauto e aos poucos vão lhe fazendo a cabeça. BEWARE. CUIDADO.SINAL VERMELHO.

      Excluir
  7. Engraçado, já nos culparam de "roubarmos suas ovelhas"...

    Aqui todos temos livre arbítrio. Se o irmãozinho ouviu a palavra e se tornou um adventista tenho certeza que nenhum pastor adventista o "arrastou" pelo colarinho para levar a igreja mas sim pq ele escolheu a verdade e ficar ao lado de Deus. "A palavra de Deus diz que a verdade liberta". (JOÃO, 8: 32)

    Tenho certeza que se na sua igreja o irmãozinho tivesse convicção da doutrina de onde ele estava, não sairia de lá.

    Todos tem o livre arbítrio de assistir o que quiser em suas casas e a TV Novo Tempo está em todo lugar do Brasil e em outros países, se o irmãozinho que assiste a TV NT se converte é pq ele conheceu a verdade se não fosse isso ele não sairia de sua igreja.

    Os pastores da IASD não fazem cara de bonzinhos para atrair ninguém (mesmo pq eles teem o Espírito de Gálatas 5: 22), pelo contrário, eles apresentam a VERDADE BÍBLICA.

    Coisa que infelizmente muitas denominações escondem dos irmãos por estarem "contaminados com o falso cristianismo da era moderna." (APOCALIPSE, 18: 1-4)

    Veja meu amigo Paulo Cadi, aqui ninguém é mais "otários" como vc disse e sim conhecedores da PALAVRA DE DEUS!

    Essas pessoas estão cansadas dessas falácias, desse falso cristianismo onde os mandamentos de Deus são jogados no lixo como se nunca estivesse existido, mas quando conhecem a verdade eles "saem para não participar de de seus flagelos." (APOCALIPSE 18:4)

    Agora eles sabem com quem devem se preocupar. "BEWARE. CUIDADO.SINAL VERMELHO." (APOCALIPSE, 12: 17)

    Fique na paz.

    ResponderExcluir
  8. Lhe dei corda para ver onde você quer chegar. Agora ao assunto, ao que interessa. Eu quero que você me demonstre a doutrina do juízo investigativo pelas cartas do apóstolo Paulo. Até agora você está se esquivando de responder. Esta com medo? Os mórmons e testemunhas de jeová fazem o mesmo que vocês, assim como a universal do reino do capeta. Eles usam os mesmos argumentos que você usou aí em cima. Sabe porque: Porque são farinha do mesmo saco. Farinha de joio, colhida, armazenada, embalada e vendida por "Companhia de Ervas Daninhas Satanás", com sede no inferno. Dizem que o protestante apóstata abandonou a mentira e agora está na verdade. Na realidade, está pessoa NUNCA foi da verdade. Seus pastores são, sim treinados assim com os da universal, com toda a sorte de artifícios. Então, quero que você me demonstre a doutrina do juízo investigativo. Se você continuar se esquivando está com MEDO. Quero a resposta clara, objetiva sem rodeios e respaldada pelas cartas do apóstolo dos gentios. Vamos lá.

    ResponderExcluir
  9. ERRATA: Onde diz "com os da universal", leia-se "como os da universal", na linha 12.

    ResponderExcluir
  10. Não mais o AT, nem mesmo o NT, agora tão somente a parte das cartas de Paulo tem sido tomadas como regra de fé, porém, mesmo estas, ainda de uma forma distorcida (justamente por falta das bases, AT e as palavras de Jesus).

    ResponderExcluir
  11. As cartas do novo testamento que começou no calvário, pois o Senhor Jesus viveu seu ministério debaixo da lei, Rm. 15:8, são a revelação do Senhor para a sua Noiva, 2 Co. 11:2, Gl. 1:11-12. O apóstolo que tinha a revelação aos gentios, escolhido, chamado e ungido, foi sómente Paulo. "Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da INCIRCUNCISÃO,ME ESTAVA CONFIADO, COMO A PEDRO O DA CIRCUNCISÃO... e no v.9: "E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, A GRAÇA QUE ME HAVIA SIDO DADA, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fossemos AOS GENTIOS, e eles à CIRCUNCISÃO". Gl. 2:9. Nas cartas de Paulo. o antigo concerto é anulado dando lugar a ministração do Espírito. "A unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tem necessidade de que alguém vos ensine: mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 1 Jo 2:27. Nada de "testemunhos em forma de livros inspirados de uma mulher" ensinando até o comprimento do vestido das mulheres", mas a ministração do Espírito que só conhece quem o recebeu. Isto é a vivência do evangelho, não é sobre doutrina que o apóstolo está falando. as cartas de Paulo são de uma profundidade que poucos conseguem penetrar. É a qualidade que faz a diferença e não a quantidade de escrituras. um homem pio de Deus, pode ficar a vida inteira se alimentando só de João 3:16. As revelações que o irmão apóstolo Paulo recebeu, contém TUDO que a Igreja necessita, porque os profetas que viveram sob a antiga aliança falaram destes dias. Entendeu Sr. Adventista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então jogue sua bíblia no lixo ou toque fogo nela e fique só com as cartas de Paulo.

      Vc ignora mais de 90% da Palavra de Deus só para valer do seu achismo, só para fazer sua própria doutrina!

      O que vc está fazendo é mesmo que pegar um texto fora do contexto e fazer disso uma religião!

      Todos os livros da Bíblia são Sagrados e todos se completam, não posso fazer de 1 livro uma doutrina e sim de todos que compõe o cânon Bíblico, pois a doutrina Cristã se baseia na Bíblia como um todo e não em pequenas partes dela.

      Fique na Paz!

      Excluir
    2. Você disse, "fique só com as cartas de Paulo"?! Será que eu "ouvi" bem? É este o valor que você dá a revelação que este homem recebeu DIRETAMENTE de Jesus Cristo? Você tem noção do que acabou de dizer? Você consegue se aproximar de um livro como o de Romanos com toda aquela sofisticação e profundidade que até hoje os maiores pensadores cristãos se admiram cada vez que adentram o seu conteúdo, e vem me dizer "só"? Você não tem condição de debater. Vá estudar e não venha aventurar aqui ou vá chamar o seu pastor. Alías, até agora nenhum se prontificou. Será que vou ter que voltar lá no "A Mira da Verdade" e renovar o meu desafio?

      Excluir
    3. O homem também recebeu os mandamentos, diretamente das mãos de Deus (escritos com SEU dedo literalmente), e o que o amigo tem feito com tais mandamentos?

      Acaso o apóstolo Paulo é maior do que Deus e do que o próprio Jesus?

      Então por que o amigo propõe colocar de lado as revelações de Deus (AT) e de Jesus (evangelho) e utilizar somente a Paulo (cartas de paulo), a fim de firmarmos nossa fé?

      Queriodo amigo, do que adianta, pouca razão, e muito desafio? Toda a Bíblia tem que ser nossa regra de fé e não tão somente as cartas de Paulo.

      Excluir
  12. Paulo Cadi, vc pede para mostrarem a doutrina do juízo de 1844 na Bíblia. Mas na Bíblia não tem mitos... acho que vc encontrará essa lenda em um livro chamado o Grande Conflito... esse livro é meio fato meio ficção (=lenda). escrito por uma mulher que copiou boa parte, e sonhou a outra.

    Já tentei iniciar uma debate com o Sr Adventista, Daniel 8 versículo por versículo, mas se ele não viu, não se interessou... como disse o erdudito adventista, um pouco honesto do passado; 'não podemos fingir que Dn 8.14 não tenha uma ligação com o contexto'... um pouquinho de contexto, mas só um pouquinho mesmo, essa lenda seria destruída completamente... mas o diabo cegou a mete dos incrédulos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho vc falar de lendas já que vc é calvinista e acredita na "Divina Comédia" de Dante Alighieri!

      Fique na paz!

      Excluir
    2. Luciano, me permita fazer uma pergunta ao Gilson. Gilson, me explique a doutrina da ELEIÇÃO. Você sabe o que significa está palavra? Você pode me citar os textos em que ela se encontra e fazer um comentário sobre? Observo que você só fica falando, falando e não explica NADA. Qual é a sua participação aqui? Não responde o que lhe é perguntado, fica se esquivando; qual é a sua?

      Excluir
    3. Vc sempre diz: "ninguém responde suas perguntas e blá, blá, blá, bla". Por um acaso vc leu o que escrevi pra vc?

      Vc já respondeu o que escrevi? Como já disse antes: "vc parece um ditador" só sabe exigir respostas dos outros mas vc já respondeu alguma de alguém?

      Sinto muito Paulo Cadi mas vc é muito prepotente nos seus posts e aqui ninguém é lacaio seu.

      Fique na paz!

      Excluir
    4. Amigo Luciano Sena,

      Não vi? Não me interessei?

      Dê uma segunda olhada.

      Excluir
    5. Amigo Paulo Cadi, sendo que o amigo não tem aceito respostas escritas, deixarei alguns vídeos, assista e depois pergunte o que desejar.


      http://www.youtube.com/watch?v=vDC4mqWonHo
      http://www.youtube.com/watch?v=hoIgDNwfCi4
      http://www.youtube.com/watch?v=HkCu2-4pxY0
      http://www.youtube.com/watch?v=d0N7W92La54
      http://www.youtube.com/watch?v=EbYuGrXDfRk
      http://www.youtube.com/watch?v=xm8bKdnwW70
      http://www.youtube.com/watch?v=TTVgmbSon0A
      http://www.youtube.com/watch?v=aMGnsreQpes

      Excluir
    6. Sr. Adventista, eu não afirmei que rejeito respostas escritas,mas sim que fica mais trabalhoso responder quando a argumentação é muito longa e cheia de fírulas. O amigo se expressa bem, mas poderia ser mais objetivo em seus comentários citando também os textos biblícos correspondentes. Assim as comunicações fluem melhor e também a clareza das respostas. Foi à isso que me referi. Já vi videos de tudo que se refere a religiões seitas ocidentais e orientais, inclusive o adventismo. Já li milhares de páginas de tudo o que se refere ao mundo religioso. Por isso, podemos prosseguir o diálogo de uma forma mais clara e objetiva. Eu conheço bem a doutrina adventista. Não estou buscando esclarecimentos, mas sim mostrando o que está doutrina afirma e o que diz a biblía. Entendeu?

      Excluir
  13. Alto lá! Que é o ditador aqui? A ditadura não permite as pessoas expressarem suas opiniões. O que é o caso do Brasil onde está maquiada. A mesma coisa acontece com as denominações sectaristas que se escondem sob o véu da "fraternidade". Vocês é que devem se explicar, pois se acham a igreja verdadeira. Entraram em cena, desde 1844, perseguindo os protestantes, por isso estou lhe solicítando explicações se você conhece as doutrinas protestantes de verdade ou se está como todo fiel adepto das seitas REPETINDO o que seus líderes passam para vocês. Aqui não tem nenhuma ditadura. Você tem obrigação de responder as questões, pois está nos acusando de falso profeta. Aqui não tem conversa fiada, e ninguém fica evitando responder as questões. Quem levantou a lebre é que tem de prestar contas. Entendeu, ou vou ter que continuar repetindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o amigo conhece o adventismo?...

      Será que eu posso testá-lo?

      Excluir
    2. Você tem que demonstrar pelas cartas de Paulo, exatamente a doutrina do juízo investigativo, pois é ele o homem escolhido por Deus para trazer a palavra aos gentios. Ninguém pode saber mais do que o apóstolo, senão ele não pode ser mais o líder dos gentios. Se está doutrina fôsse apostólica estaria expressamente ensinada, carimbada e despachada, assim como a guarda do sábado aos gentios. É isto que estou solicitando. Aqui ninguém tem que testar nada. A biblía é que vai testar as pretensões de a ou b ou c. À Paulo é que foi dada a revelação aos gentios e sómente à ele, como já demonstrei pelas suas (dele) próprias palavras. E posso continuar a citar mais textos que provam o que estou afirmando. Os gentios não possuíam biblías como nós e portanto eles aprendiam através da mensagem oral, salvo quando havia uma ou outra cópia das epístolas apostólicas, e tinham uma envergadura espiritual rara de se encontrar hoje. Quem dera que os problemas que as igrejas como um todo apresentam hoje, fôssem apenas aqueles pelos quais a igreja de Corinto estava atravessando. Então, demonstre pelas epístolas de Paulo, inclusive a de Hebreus, onde se encontra a doutrina do juízo investigativo. As escrituras do antigo testamento são atualizadas pelas do novo, como deram testemunho os próprios profetas segundo a declaração de Pedro, que as promessas eram para nós e quen sem nós eles não seriam aperfeiçoados, segundo Hebreus. Então submeta-se a ser "testado" pela biblía e demonstre que o fundamento da existência de sua denominação faz parte dos escritos inspirados do apóstolo Paulo. Ok?

      Excluir
    3. O amigo não respondeu a minha pergunta:

      Será que eu posso testá-lo?

      Excluir
    4. A única autoridade para testar é a biblía. Você é que deve ser testado, pois quando surgiu sua denominação a reforma completava 320 anos com uma plêiade de homens de Deus no seu rastro. Não tente inverter a situação. Vocês chamam os protestantes de falso profeta e ainda quer What? Sorry mas aqui não é a escola sabatina. Vá testar os seus cumanhas para ver se eles estão bem calibrados em Ellen White.Demonstre pelas cartas de Paulo a doutrina do juízo investigativo que eu vou lhe mostrar como eu conheço o adventismo.

      Excluir
    5. Então sinto muito querido amigo mas tenho que dar razão ao irmão Gilson Tenório, de que o amigo não conhece de fato o adventismo, uma vez que teme ser testado, para ver se conhece de fato.

      Permita então que eu pressione um pouco o amigo:

      Esta é minha primeira pergunta:

      a) O amigo consegue comprovar, cada uma das doutrinas que o amigo crê, tão somente através das cartas de Paulo?

      Excluir
    6. O que está nas cartas de Paulo é a verdade pura, por redundância, do evangelho ETERNO. Não há como eu não provar o que eu creio pelas cartas de Paulo. Já, o mesmo, não posso dizer de você que insiste em defender uma "teologia" completamente inexistênte nos escritos neotestamentários. A ùnica autoridade para os gentios, é o rabino Saulo, At. 9 e afins, Gl. 2:7-9, e outros. Ele é o embaixador em cadeias trazendo o testemunho da ressurreição com seus poder aos gentios. O resto é conversa fiada. Não estou anulando o resto das escrituras mas afirmando que a revelação aos gentios está naquela mira, da revelação dada pelo senhor Jesus à Paulo, para acertar o alvo e destruir as fortalezas do inimigo. Por três anos ele ficou na Arábia, pelo Espírito, separando a lei da graça. Ele viu Jesus ressucitado que falou diretamente com ele e o comissionou com os sinais sobrenaturais para confirmar seu ministério. Você está entendendo?

      Excluir
    7. Vou repetir a pergunta:

      O amigo consegue comprovar, cada uma das doutrinas que o amigo crê, tão somente através das cartas de Paulo?

      Excluir
    8. A resposta está aí em cima. Você não entendeu? A doutrina é apostólica, de ordem revelacional e está bem clara para quem quiser aceitar o que nela contém. Se eu não conseguisse comprovar CADA coisa que eu creio pelas cartas de Paulo, não seria cristão. Agora, compete a vocês adventistas que começaram as acusações desde 1844 provar a doutrina que dá sustentabilidade a existência de vossa denominação. Não adianta ficar perguntando se eu posso demonstrar o que creio, nas cartas de Paulo. A resposta está implícita através de meus comunicados, então é melhor o amigo demonstrar o juízo investigativo pelas cartas da ÚNICA AUTORIDADE sobre os gentios. Também vou lhe perguntar: Você aceita o apóstolo Paulo como o embaixador de Cristo aos gentios, tendo ele só a palavra aos pagãos? SIM ou NÃO?

      Excluir
    9. se ele disser que sim, como fica a sra Ellen White.rsrsr

      Excluir
  14. Luciano, estou assistindo esses debates a muito tempo e estou vendo que está difícil de tirar um caldo dos adventistas.

    Te proponho fazer um post somente sobre Juízo investigativo e a diabólica ( segundo o Sr. Adventista) Eleição, onde somente a vossa senhoria o Paulo Cadi, o Sr. Gilson Tenório e o Sr Adventista comentassem, claro respeitando os moldes proporcionados pelo lúcio sobre debates. Sempre dentro de perguntas e respostas uns para os outros.

    O que acham? É uma ideia que vai deixai o blog mais civilizado, e creio com respostas mais fáceis de entender.
    Apenas uma ideia viu gente.

    No amado O Autor e Consumador da nossa Fé

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, já recebi e-mails de adventistas agradecendo o que o Blog trouxe ao público, e tb, na postagem que denunciamos o trinitarianismo não ortodoxo do adventismo, um adventista apontou que as pesquisas são genuínas nos comantários. Tanto, que todos eles ficaram com vergonha do exposto, por um adventista, e migraram para este post.

      Sinceramente não tenho interesse no debate aqui sobre calvinismo. Algumas vezes posto sobre o assunto, mas não considero uma questão crucial, salvífica.

      Mas a proposta é boa, especialmente no que diz respeito ao Juízo de 1844. Já convidei o Sr Adventista afazer uma exposição do capítulo 8 de Daniel. Versículo por versículo... em um debate... com a sua idei, e se ele aceitar, portarei no blog.

      Nesse caso, sua sugestão é 100% !!!

      Excluir
    2. Faltou então o amigo Luciano Sena, mostrar em que ponto a doutrina trinitariana adventista se difere do trinitarianismo ortodoxo. Se o amigo não consegue apontar tal diferença, como pode afirmar de que o trinitarianismo adventista não seja ortodoxo?

      O amigo antes, se baseava na opinião de adventistas de épocas atrás e agora se firma na opinião de um adventista desta época?

      Eu trabalho de uma forma um pouco diferente, quando trato sériamente de assuntos:

      http://www.cacp.org.br/o-adventismo-atual-cre-mesmo-na-ortodoxa-trinitariana/

      Neste ponto mora o teu erro. Não pense que os adventistas são tão inocentes quanto o amigo imagina.

      Deste modo, não convém fazer-se de desentendido, ou tentar passar falsas idéias acerca das atitudes dos adventistas que aqui comentaram.

      Se o amigo quiser, colocar as cartas na mesa, é momento oportuno.?

      Quer realmente partir para um diálogo franco com minha pessoa? Porque creio ser esta a reação que o amigo tem esperado dos adventistas, juntamente com Paulo Cadi, através das provocações.

      Se o quiser, estou à disposição!

      Excluir
    3. Sr Adventista, quem é que disse que a doutrina tradicional da trindade possui erros, 'que todas as igrejas protestantes rejeitam', foi seus gurus, não eu! Só trabalhamos em cima dessas afirmações... Problema é seu e seu somente!

      A minha herança cristã nunca bebeu em Ário ou outro herege...

      Quanto ao debate de Daniel 8, gostaria muito ver o que pensa sobre tal capítulo...

      Excluir
    4. Pelo contrário, amigo Luciano Sena, este problema acerca de supostos erros não é problema meu, mas seu, uma vez que não faço da ortodoxia uma regra de fé.

      O problema que tenho que carregar em nossos diálogos, acerca deste assunto, se resume na pergunta que tenho feito desde o início mas que o amigo se recusa a responder:

      Em que ponto a doutrina trinitariana adventista se difere do trinitarianismo ortodoxo?

      O amigo respondendo esta pergunta, lhe direi abertamente onde tem estado contido os erros nas abordagens do amigo e que tem gerado os imparses nos debates do amigo com os adventistas.

      Também gostaria muito de ver o que o amigo pensa sobre tal capítulo de Daniel, e até hoje o amigo não me apresentou o estudo sistemático de onde o amigo tirou aquela interpretação sobre antíoco, conforme lhe pedi. E foi justamente neste ponto em que paramos em nosso diálogo anterior acerca deste assunto.

      O amigo então já deve ter uma idéia do que eu penso, mas se quiser que eu construa uma artigo detalhado para o amigo, farei com todo prazer.

      Basicamente lhe adianto que o próprio capítulo dá a interpretação acerca da visão de Daniel, isto bem se conhece, o demais provém do método de interpretação, que no meu caso, utilizo o historicista, por ser o método mais confiável e justamente o método que a igreja utilizava na antiguidade, antes de serem introduzidos o preterismo e o tão popular hoje, dispensacionalismo.

      Excluir
    5. Não, eles que disseram que existem erros... eles que devem apontar onde!

      Ok, vou providenciar uma postagem sobre o assunto... daí te envio antes de postar para você incluir refutações e postarei. Versículo por versículo.
      Me passa seu e-mail, e gostaria de saber se poderia me dizer seu nome.
      Abraços

      Excluir
    6. sr.adventista@gmail.com

      Permita-me sugerir, de que eu construa também um post sobre o assunto. O amigo coloca ambos, e então contrapomos, fazendo as devidas refutações. Para que os que acompanharem tenham antes uma clara compreensão da interpretação que cada um apresentar e os motivos para discordar da interpretação da do outro.

      Tudo bem para o amigo?

      Excluir
  15. Ah, mas os comentários são abertos para qualquer assunto.

    Gostaria que o tema da postagem fosse o foco, mas acaba saindo por outros temas... normal. (risos)

    ResponderExcluir