quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Seguidores de homens, Comunidades e Filósofos Presbiterianos – e a Suficiência das Escrituras

Quando eu achava que as seitas atingiam umas das conclusões lógicas de um baluarte da fé protestante – Somente a Escritura-, comecei notar que igrejas cristãs também não seguem tal conclusão, isto é, a Suficiência da Escritura.

1. Seguidores de homens: Tem um grupo de crentes que vive criticando os astros evangélicos de nosso país, mas em redes sociais o que vivem divulgando são as palavras de Paul Washer, Loyd-Jones, Calvino,  Agostinho, etc. 

Um monte de gente curte. De fato, tais cristãos nos ajudaram com suas contribuições. E obviamente nem estou comparando esses com aqueles... O que fica evidente, porém é que quando alguém cita um texto bíblico INSPIRADO, parece que não dá ibope. Isso é triste... mas muitos sabem mais o que está escrito em algum livro de algum teólogo do que o que a está na Palavra santa de nosso Deus.

"Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca." Salmos 119:13




2. Comunidades Presbiterianas: As comunidades
presbiterianas estão com séries de mensagens sobre os Vingadores. Tempos atrás um jovem pregador dessa linha cantou no momento da pregação uma música sertaneja do Sérgio Reis... O que me dá a impressão é que a Bíblia é insuficiente. Ou, pelo menos, a bíblia deve apenas ‘corroborar’ suas mensagens.


Acho que os pregadores dessas comunidades 'já devem ter pregado toda a Bíblia' e extraído de cada trecho o que o Catecismo Maior nos ensina: “5. Que é o que as Escrituras principalmente ensinam? As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer acerca de Deus e o dever que Deus requer do homem. João 20:31; 11 Tim. 1:13.”


3. Filósofos: Infelizmente, a filosofia tem ganhando força no meio erudito e o esforço é tornar o evangelho mais intelectual. A Suficiência da Pessoa de Cristo não é profunda o suficiente para esse tipo de intelectuais cristãos. Eles precisam de Platão, de Sócrates, Aristóteles, etc. Se eles fossem escrever a Bíblia, não teríamos o texto que temos. Eles tentariam ajudar a Deus em suas abordagens lógicas.

_________

Claro, que não estou criticando o estudo em si, mas o uso na edificação espiritual da noiva de Cristo.

Os três grupos são adúlteros. Querem vestir a mensagem do Evangelho, mas tal como Adão, Eva e Saul, a vestimenta não é a ideal! Um por tentar dar uma vestimenta de referencial humano – só sabe citar fulano e beltrano – o outro por dar uma vestimenta cultural – o que bomba sociedade, filmes e músicas  – e o último por vestir o Evangelho com argumentos filosóficos – intelectualizando a mensagem simples da Cruz.

Para nós, os lembretes e as advertências bíblicas abaixo podem muito bem nos orientar, especialmente aqueles que são chamados por Deus para proclamar a Sua vontade:

“Quando chegaram, ele lhes disse: "Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia. Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus. Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa. Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20:18-21

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes. Porque, embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito, e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo. Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. Colossenses 2:2-11

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. 2 Timóteo 4:1-5

8 comentários:

  1. Rapaz...que paulada...vc é uma benção, nos faz refletir, que Deus continue te usando como um voz profética (a boca do Senhor), rsrsr.

    "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;" (I Coríntios 2 : 4)

    ResponderExcluir
  2. Deus nos guarde em Cristo irmão Fernando.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ IRMÃO LUCIANO, SOU DA ASSEMBLEIA DE DEUS E GOSTARIA DE DIZER QUE ESTOU SENDO MUITO EDIFICADO PELA SUAS POSTAGENS. QUE O ESPÍRITO SANTO POSSA CONTINUAR DANDO-LHE SABEDORIA. UM FORTE ABRAÇO. PELOS LAÇOS DO CALVÁRIO - GABRIEL ELIAS DA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Gabriel, Deus te sustente entre o seu povo, para preservar a pureza e a fé cristã.

      Excluir
  4. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Já nos nossos tempos de estudo juntos, eu sinalizei a alguns irmãos de nossa época o perigo dos tais "devocionários" empreguiçarem a meditação individual e pessoal deles na Bíblia. Fui tido como radical (pra variar).

    Hoje, vemos o reflexo, não só dos devocionários em si, mas da Intelectualização da interpretação das Escrituras: A maioria dos cristãos leem livros que falam da Bíblia, revistas que mencionam a Bíblia, Comentários da Bíblia, MAS NÃO LEEM A BÍBLIA! Tem sempre alguém para dar uma "mãozinha" ao Espírito Santo. Tornaram-se preguiçosos em utilizar suas faculdades mentais, o princípio da 'Analogia da Fé" e confiar, SIMPLESMENTE, no Todo-Poderoso Espírito de Deus para iluminar-lhes os olhos.

    Não que a pesquisa hermenêutica em si seja perniciosa, mas, o que era para ser recorrido em casos de EXCEÇÃO em dificuldades interpretativas, tornou-se regra até para textos simples.

    "Tenho visto que toda perfeição tem seu limite, mas o teu mandamento é ilimitado" (Sl: 119.96)

    Para mim, o versículo chave da suficiência, perfeição e exaustão das Escrituras (dá pra pregar todo o desígnio de Deus e ainda ter tempo para os 'vingadores' se ele é ILIMITADO?)... que o SENHOR tenha misericórdia de nós e desperte sua igreja para a revalorização do Ensino DIRETAMENTE Inspirado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, gostaria de assinar em cada linha que vc escreveu... e que Deus nos sustente para que sempre tenhamos presente a Suficiência da Escritura e recorrer a ela para alimentar a Noiva DE Cristo.

      Assim diz o SENHOR, é suficiente.

      Excluir
  5. Estimados irmãos em Cristo Jesus
    Paz vos seja multiplicada
    O Apóstolo Paulo deixou as instruções para o jovem pastor Timóteo e profeticamente para todos os que exercem o dom ministerial, para que sigam as orientações as quais são as sementes necessárias para um ministério rico e abundante do Reino de Deus.
    2 Tm.4.1-5

    Deus continue a nos dirigir, para Sua Glória
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  6. Fiz questão de colocar esse texto na postagem... bom lembrar.

    ResponderExcluir