sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Evangelizando os Adventistas do Sétimo Dia


Evangelizando os Adventistas do Sétimo Dia !?....como é que é?

O blog cincosolas.blogspot.com postou recentemente uma informação que não é nenhum segredo, mas poucos realmente sabem. Isso é útil para usarmos na evangelização dos Adventistas do Sétimo dia. Logo após o texto, reproduzi duas perguntas simples que o Clóvis fez para um adventista.
“Adventismo e Trinitarismo
Os adventistas do sétimo dia, que referem-se a si mesmos como igreja verdadeira, confessam crer na doutrina da Trindade. E isto é uma verdade atual. O que boa parte dos adventistas não sabe é que nem sempre foi assim. Na maior parte de sua história, o adventismo foi anti-trinitariano. E hoje existe um movimento crescente na IASD para que a mesma retorne à crença de seus pioneiros.

A editora oficial adventista admite estes fatos na sinopse do livro A Trindade: "A doutrina da Trindade faz parte das crenças fundamentais dos adventistas do sétimo dia. Mas uma crescente minoria tem defendido a volta à posição antitrinitariana de muitos pioneiros. Em resposta a esse desafio, os autores dessa obra, cada um especialista em sua área, analisam o tema sob vários ângulos". Quem eram esses pioneiros antitrinitarianos e quando a posição adventista mudou oficialmente?

Se alguém dissesse "todos os pioneiros" não erraria muito. A começar com o marido de Ellen White, que classificava a doutrina da Trindade como fábula papista e dizia que ela degradava a redenção. Morreu antitrinitariano. Outros expoentes do adventismo nascente que foram ferozes combatentes da Trindade são J.N. Lougborough, J.B.Frisbie, J.N. Andrews (líder da IASD, criador de seus estatutos), D.W.Hull, R.F.Cottrell e Willie White, filho de Ellen White.

E quanto à própria Ellen White? A posição dela é bastante ambígua. Enquanto seja fato que ela nunca se referiu à doutrina da Trindade como sendo de procedência diabólica, como fez Cotrell, é igualmente fato que ela nunca utilizou a expressão Trindade em seus escritos. Além disso, é impossível que ela não tivesse conhecimento das heresias de seu marido e de seu filho, e se não as reprovou jamais, como fez com o panteísmo de Kellogs, por exemplo, é porque concordava com eles.

Mas se os pioneiros adventistas eram antitrinitarianos militantes, quando sua posição mudou? Sabemos que até 1912, três anos antes da morte de Ellen White, a IASD eram oficialmente não trinitariana. Foi somente depois da morte de Willie White que o adventismo começou sua guinada para o trinitarianismo, isso porque queria deixar de ser considerada uma seita e ser reconhecida como igreja evangélica. Mas foi somente em 1980, na Conferência Geral de Dallas que a IASD passou a ser oficalmente trinitariana, conforme nos informa o historiador adventista Gerhard Pfandl.

Soli Deo Gloria”
As perguntas que o irmão Clóvis fez para um adventista, que também podemos fazer ao evangelizar um Adventista do Sétimo Dia são:

1.Você concorda que os pioneiros adventistas eram antinitrinarianos, inclusive Tiago e Willie White, marido e filho de Ellen White?
2. Você concorda que se esses pioneiros vivessem nos dias de hoje não aceitariam e não seriam aceitos na IASD?

12 comentários:

  1. Luciano,

    Apesar das perguntas serem simples e poderem ser respondidas com um sim ou um não, os adventistas preferem copiar e colar longos textos que falam da perseguição do dragão contra o remanescente fiel...

    Fazeroque?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Simples...mas destruidoras !
    Por isso usam tal subterfúgio.

    ResponderExcluir
  3. AMIGO,contra a verdade naõ a´ argumento,criação e sábado,mandamentos,saúde e remanescente,tem tudo á ver com a vontade de DEUS.Se o amigo tem dúvida da perseguição,estude bem o apocalipse,com muita humildade e oração,que DEUS vai te mostrar a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu irmão, não te conheço mas existe algumas verdades que voçê precisa saber.
      Sabemos que era preciso guarda o sábado os isrraelitas, porque isso era um sinal entre DEUS e eles (Leia EZEQUIEL cap 20 e 11). Hoje estamos debaixo da Graça de Cristo, recomendo que leia GÁLATAS 13 v 3. Pense comigo que se hoje fossemos salvos pela lei para que Jesus veio morrer para nos salvar (Leia GÁLATAS 2v 21)?

      Que DEUS te abençoe.

      Excluir
  4. João, obrigado pelo comentário.

    ESTUDAR COM HUMILDADE É O MESMO QUE ACEITAR O QUE ELLEN WHITE ENSINA?

    ResponderExcluir
  5. Nada que faça um adventista "tremer as bases".

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao seu comentário, Luciano, estudar com humildade realmente não é somente ler e acreditar no que Ellen White diz, inclui também orar a Deus pedindo luz e ler sua bíblia todos os dias a fim de descobrir a verdade e assim compará-la com os escritos de Ellen White.Faça isso e você verá que seus escritos condizem.

    ResponderExcluir
  7. Julia, obrigado pela visita e comentário.

    Mas fiz tudpo isso e cheguei a essa copnclusão.

    Advetismo é uma seita.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. É impossivel alguém ter lido a bíblia inteira e não ter aprendido nada!! O Espirito Santo toca nas pessoas através das escrituras divinas, e vc não foi tocado?
    Vc deve ter alguma religião, e se tiver vc deve crer na unipotência de Deus e deve saber que ele sabe o seu destino e o de toda a humanidade, então se ele sabe de todas as coisas pq vc acha que ele criaria uma lei que anos depois deveria ser revogada? Isso seria o mesmo que dizer que Deus volta atrás de seus atos, o que não é verdade. Está escrito em matheus 5:17: "Não penseis que vim para revogar a lei ou os profetas, pois vim para cumpri-la. Porque em verdade eu vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei até que tudo se cumpra."
    Leia Jão 5:17 à 19 e depois leia exodo 20 e vc verá qual é a lei dele!! Leia salmos 119 que só fala da lei dele.
    Se vc tiver realmente o interesse de descobrir a verdade, o Espirito Santo vai te mostrar, mas se vc ler a bíblia pensando em provar aos outros que eles estão errados, ai vc nunca vai ser tocado pelo Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  9. Ô julia...
    -falando de Mateus 5:17-
    O texto em estudo nos mostra que Jesus não citou apenas os mandamentos do decálogo. Antes, referia-se a 3 deles, somente.(versículos 21, 27e33)
    Os demais mandamentos não fazem parte do decálogo. No versículo 38,Jesus trata da questão do "olho por olho" assunto que pode ser visto também em levítico 24:20.
    No versículo 43, Cristo fala a respeito do amor ao próximo,
    o que também pode ser constatado e levítico 19:18 Ao abordar sobre a lei, Jesus falava dos 5 livros de Moisés, ou seja do
    pentateuco (7.12; 11.13; 22.40; Lc 16.16,19,31).
    Jesus veio cumprir a lei (Gl 4.4,5; Lc 24.44) e tornou-se o fim dela (Rm 10.4).Logo a lei já passou.

    ResponderExcluir
  10. Deixo mais uma pergunta, você concorda que dentre os pioneiros, e propriamente o movimento adventista, haviam também presbiterianos? E que os anti-trinitarianos eram provindo de outras religioes? E que após se criar a Igreja Adventista do Sétimo Dia, os de outras crenças tiveram que aceitar a trindade ou não fazer parte da igreja?

    Ainda bem que a ponderação de Ellen White os fizeram ver que estavam errados!

    ResponderExcluir
  11. VOÇE NÃO DIZ QUAL É SUA IGREJA DEVE TER VERGONHA MAS PELA PROPAGANDA ACIMA EU DEDUZO SER PRESBITERIANA AQUELA QUE FAZ A HERESIA DO BATISMO POR ASPERSSÃO E CRE NA HERESIA DA PREDESTIONAÇÃO COISA QUE NEM AS OUTRAS IGREJAS EVANGELICAS ACEITAM ENTÃO VAI ESTUDAR A BIBLIA SEU BURRO VOÇE NÃO SABE NADA E FICA JULGANDO OS OUTROS

    ResponderExcluir