segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Evangelizando as Testemunhas de Jeová - parte 1 - b


Observamos que na primeira pergunta (teremos oitenta!) feita ao TJ, levamos em consideração a total ausência do nome de Deus nos manuscritos do Novo Testamento.
A próxima pergunta chamará a atenção ao uso da pronuncia ‘Jeová’ como carro chefe da religião Testetemunhas de Jeová.

2) Por que a ênfase no uso do nome “Jeová” sendo que se sabe que tal forma do nome de Deus é errônea!? Isso é admitido no livro “Santificado seja o teu nome”, pg 19.20,21. Chegando a dizer que tal forma foi produzida pela igreja católica no ano de 1100!

Exatamente isso. A forma do nome de Deus, conhecida como Jeová, não está perto do que deveria ser a pronuncia do Tetragrama. A verdadeira pronuncia se perdeu, Deus sabe e tem seus motivos de permitir isso.
Então converse com a Testemunha que o centro, a estrutura de sua religião, está fundamentado em bases não sólidas. O manual de evangelismo das Testemunhas de Jeová o Raciocínios à Base das Escrituras, confirma que Iavé ou Javé seriam os mais prováveis. E indica como o motivo do uso Jeová, ‘a tradição que tem do uso desse nome’! O livro diz: “Muitos eruditos favorecem a grafia “Iahwéh”, ou “Javé”, mas é incerta e há desacordo entre eles. Por outro lado, “Jeová” ... é a forma desse nome que é mais prontamente reconhecida, pois tem sido usada por séculos em português.” Pg 206. Na mesma página a liderança TJ dá um literalmente um tiro no pé. Indica o erudito J. B. Rotherham dizendo que usa a pronuncia ‘Jeová’. Mas essa decisão de Rotherham é baseada simplesmente no uso comum da forma Jeová, mas diz claramente que ‘não existe duvida que a pronuncia mais correta é Yawéh (Javé)’!
Na próxima pergunta trataremos sobre essa resposta.
Mas enfatize ao TJ que tal pronuncia não é apenas uma tradição viável, antes, é uma tradução errada.E é no uso de tal pronuncia que a salvação, segundo seus lideres, está firmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário