terça-feira, 3 de março de 2015

A crença em Ellen White - foi um desvio ou uma consequência?

Os cristãos não fazem ideia da importância nevrálgica que o nome e os escritos da senhora Ellen White tem sobre a fé e espiritualidade adventista. É bem verdade, como temos constatado, que adventistas pesquisadores e imparciais não creem mais nela, tal como se apresentam em suas crenças e publicações oficiais. Graças a Deus por isso. Esses já reconhecem que Ellen White é um mito, uma lenda. E acreditar nela, tal como “espírito de profecia” é o mesmo de crer em Joseph Smith ou no Reverendo Moo.

O espírito interno pode ser visto no que um autor adventista escreveu, dado a doutrina de 1844, ele considera Ellen White assim:


 “[...] nunca mais questionei Ellen White como profetisa; em vez disso, minha confiança na verdade de 1844 permitiu-me vê-la como um dos maiores profetas que já existiram!” (C. Goldstein. 1844: uma explicação simples das principais profecias de Daniel, p.12 [grifo meu]).

No livro Em Busca de Identidade, o historia dor adventista George Knight faz reconhecimentos sinceros de várias questões que envolveram o adventismo. Só precisamos dizer que reconhecer não anula as implicações que prejudicam inteiramente a bandeira adventista de ser a “igreja remanescente”. Sabendo dessas implicações, já vi dois adventistas nas redes sociais negando as informações de G. Knight, como não sendo de alguma forma representação final da questão para tal julgamento.

Tenho várias anotações de aspectos esse livro que soam como um reconhecimento fatal. E gostaria de explorar uma delas nessa postagem. No fim do 4º capítulo do livro, o professor da Andrews mostra alguns erros cometidos por vários adventistas pioneiros, especialmente no desenvolvimento de algumas doutrinas. Algo chama atenção na página 90. Leia atentamente:

“Uma quarta tendência deu um papel mais destacado aos escritos de Ellen White na explicação das questões. Nas primeiras três décadas e meia de existência da Review, por exemplo, seus editores haviam respondido regularmente às perguntas a eles dirigidas com base unicamente na Bíblia. Isso começou a mudar a partir da década de 1880, quando pela primeira vez passaram a referir-se ao que Ellen White havia escrito sobre assuntos bíblicos [...] A prática aumentaria com o passar do tempo, à medida que a jovem igreja se afastaria de suas raízes. [grifo meu].

Até então, a IASD não possuía nenhum conjunto de crenças oficiais. O pioneiro adventista ariano U. Smith, havia escrito uma declaração de fé em 1872, mas sem alguma aprovação abrangente. Outra declaração de crenças foi escrita em 1931, a qual foi formalmente aprovada apenas na década de 40. Por fim, uma declaração preparada e aprovada por uma Assembleia Geral foi realizada em 1980 em Dallas.

Se segundo Knight, a crença em usar os escritos de Ellen White, como autoridade foi aumentando a partir de 1880, podemos perceber que essa tendência não parou. Bom destacar que internamente a visionária Ellen White já influenciava fortemente com suas visões, mesmo antes de 1880. Mas seu marido semiariano era mantinha sua postura de líder, não apenas em casa. Após a morte de Tiago White, portanto, recorrer a autoridade dela foi apenas um resultado obvio de quem era inspirada!

Compare abaixo a crença a respeito em torno de Ellen White na declaração de 1931 com a declaração de 1980 [lembrando que em 2005 houve um acréscimo em outro tópico].

Crença 19 em 1931
Crença 17 e 18 de 1980 versão 2005
“Deus pôs em Sua igreja os dons do Espírito Santo, enumerados em 1 Coríntios 12 e Efésios 4. Esses dons atuam em harmonia com os divinos princípios da Bíblia, e são dados para o aperfeiçoamento dos santos, a obra do ministério, a edificação do corpo de Cristo(Ap 12:17; 19:10;1 Co 1:5-7). O dom do Espírito de Profecia é um dos sinais que identificam a igreja remanescente (1Co 1:5,7; 12.1,28;Ap 12.17;19:10; Am 3.7; Os 12.10,13). Esse dom se manifestou na vida e no ministério de Ellen G. White.”

[As citações aqui foram extraídas dos livros Questões sobre Doutrina, e Nisto Cremos.]
Crença 17: “Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as épocas, dons espirituais que cada membro deve empregar em amoroso ministério para o bem comum da Igreja e da humanidade. Sendo outorgados pela atuação do Espírito Santo, o qual distribui a cada membro como Lhe apraz, os dons provêem todas as aptidões e ministérios de que a Igreja necessita para cumprir suas funções divinamente ordenadas. De acordo com as Escrituras, esses dons abrangem tais
ministérios como a fé, cura, profecia, proclamação, ensino, administração, reconciliação, compaixão, e serviço abnegado e caridade para ajuda e animação das pessoas. Alguns membros são chamados por Deus e dotados pelo Espírito para funções reconhecidas pela Igreja em ministérios pastorais, evangelísticos, apostólicos e de ensino especialmente necessários para habilitar os membros para o serviço, edificar a igreja com vistas à maturidade espiritual e promover a unidade da fé e do conhecimento de Deus. Quando os membros utilizam esses dons espirituais como fiéis despenseiros da multiforme graça de Deus, a Igreja é protegida contra a influência demolidora de falsas doutrinas, tem um crescimento que provém de Deus e é edificada na fé e no amor.”
Crença 18: Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Esse dom é uma característica da igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência.”

Percebemos que a Crença Fundamental 19 de 1931 foi expandida em duas crenças oficiais. O volume explicativo também aumentou consideravelmente de ambas as crenças. Mas o que fica evidente é que, se George Knight afirmou que a confiança em Ellen White foi um afastamento das raízes adventistas lá em meados de 1880, poderíamos inferir que a presença marcante da crença nela nas declarações oficiais é uma demonstração deste continuo afastamento e que a Igreja Adventista do Sétimo Dia seria corretamente chamada de Igreja de Ellen White?

O semi-ariano, marido da profetisa, o pioneiro e co-fundador adventista, Tiago White, afirmou que a crença nos ministérios de Ellen White não devia ser “uma prova de comunhão cristã.” (Review and Herald, 13 de junho de 1871,p. 205, citado em Questões sobre Doutrina, p. 103). Outro ariano, intelectual pioneiro adventista, afirmou a mesma coisa afirma que crer em Dona White não é “uma prova de caráter cristão” (Review and Herald, 15 de fevereiro de 1870, citado em Questões sobre Doutrina, p. 103 ).

Interessante é que no Manual da Igreja, no voto batismal está incluso a crença nos postulados adventistas, que incluem, a crença em Ellen White. Percebendo assim uma ambivalência entre o que se diz que se faz, e o que se faz de fato (As citações são do Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 48 e 49. Os grifos foram acrescentados).

“8. Aceita o ensino bíblico dos dons espirituais e crê que o dom de profecia é um dos sinais de identificação da igreja remanescente?”
“11. Conhece e compreende os princípios bíblicos fundamentais como ensinados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia? É seu propósito, pela graça de Deus, cumprir Sua vontade ordenando sua vida em harmonia com esses princípios?”
“13. Aceita e crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica e que pessoas de toda nação, raça e língua são convidadas a fazer parte de sua comunhão e são nela aceitas? Deseja ser membro desta congregação local da Igreja mundial?”

Depois o mesmo Manual apresenta um voto alternativo, mas com o mesmo teor:

“2. Aceita os ensinamentos da Bíblia tais como expressos na Declaração de Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e se compromete, pela graça de Deus, a viver em harmonia com esses ensinos?”

Depois o Manual afirma:

“Aliança Batismal – A Igreja adotou suas vinte e oito Crenças Fundamentais, juntamente com o Voto Batismal e o Certificado de Batismo e Compromisso, como uma aliança batismal. Uma cópia impressa dessa aliança, com o Certificado de Batismo e Compromisso devidamente preenchido, será entregue a todos os que forem aceitos na comunhão da igreja mediante o batismo. Um certificado apropriado também será entregue àqueles que forem aceitos por profissão de fé.”

Não é fato de a seita ter ou não direito de exigir a crença de seus membros em Ellen White, como explicaram o autores dissimulados do Questões Sobre Doutrina. O ponto é que é a esse fato em si que temos chamado a atenção. Se isso não incorre em sectarismo, misticismo em torno de ‘homens’, ou é uma crença mesmo a suficiência da Escritura? E lavando em consideração o que G. Knight disse, e obvio ele não concordaria com a minha conclusão, por isso ele continua adventista, apesar de tudo que confessa - não seria o caso que o Adventismo foi mais longe das verdade bíblicas com o passar do tempo?


Se essa religião não atacasse a doutrina da trindade nos seus primórdios, provavelmente teria uma chance de ser conduzida ao caminho da luz. Mas deixou-se levar por blasfemadores e sonhos ‘intermináveis’ de uma mulher que sofria moléstias mentais, acabou no que estamos vendo – uma seita. Misturaram com as sagradas letras, ensinos heréticos e imaginações ilimitadas (II Tm 3.15-17).

47 comentários:

  1. Calvinistas que amam Calvino, naturalmente odeiam Ellen G. White. Veem Ellen White e seus livros como uma concorrência desleal.

    Não podendo contradizer os bons frutos atuais, recorrem à velha e antiga tática de atacar pessoas (argumento ad hominen) do passado.

    Entretanto, sendo a escritora cristã mais traduzida de toda a história, temos uma boa ideia da quantidade de pessoas que apreciam seus escritos em todo o mundo.

    A pessoa de Ellen White é muito respeitada pela comunidade cristã global e conceituadíssima nos EUA, juntamente com as instituições que ajudou a fundar.

    Todos a veem como muito respeito. Assim sendo, se alguns calvinistas extremados decidem odiá-la de paixão, o que se há de fazer?

    Ódio traz apenas sofrimento! Enquanto isto, estamos aqui, e acolá, levando a mensagem do evangelho a todo o mundo e recebendo muito carinho e apoio de nossos irmãos, através de projetos como a Novo Tempo de Rádio e TV (o que tem deixado certos calvinistas extremados, indignados).

    ResponderExcluir
  2. Querido Luciano!!!

    Porque vc odeia a Adventista???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wesley, não tenho ódio ou bronca de adventistas, ou da IASD, qual religião. Minha oposição ao adventismo é a mesma que vc tem ao espiritismo. vc odeia o espiritismo?

      Excluir
    2. Racionalmente, vc não refutou nenhum argumento Adventista, portanto não pode dizer que é uma oposição Racional igual a minha, mas posso dizer que é uma oposição Sentimental Raivosa.

      Prova pra mim e pra todos que vc está correto em suas afirmações...

      Eu retornei sua resposta e fiz uma pergunta para vc tentar provar que estou errado com minha afirmação de seu Orgulho, no texto de Inerrância Bíblica.

      Prova que vc sabe argumentar e sabe o que está falando...

      Deixe também postarmos nossos textos sem que vc tenha que segura-los, pois isso mostra que vc está inseguro em suas Crenças...

      Excluir
    3. Então é a partir de suas conclusões que vc determina se eu sou racional?

      Se eu não concordar com ele, sou orgulhoso? - muito bem, o mundo ortodoxo que defedende a inerrância e apresenta respostas a essas acusações contra a Bíblia é orgulhoso e irracional? (uai, o Adventista crê na Bíblia...? tais objeções esperava vir de ateus... mas tudo bem...)

      Isso sim é ser humilde...?!

      Wesley, qual texto seu está retido? Já disse não me confunda com o Leandro Quadros... estou liberando os comentários do Sr Adventista, pois ele diz que eu não libero por "medo"... devo estar. não é mesmo?

      Excluir
    4. A partir do momento que vc não responde minha pergunta lá no texto de Inerrância Bíblica, sim, posso concluir que vc não é racional, mas se vc elaborar um texto REFUTANDO a Dissertação, terei Humildade e Prazer em congratula-lo...

      Se vc não concorda e não tem motivo, sim é orgulhoso, mas se tiver um motivo, REFUTE o texto, demonstrando o "porque" vc não concorda.

      Não posso responder pelo mundo Ortodoxo, pois cada pessoa tem seus "Fantasmas", pode ser Vaidade, Insensatez, Orgulho, Raiva, Ódio, Falta de Conhecimento da Verdade, Ignorância a ponto de não conseguir compreender, enfim tudo o que envolve o Coração e a Mente, pois o Reino de Deus é Amor e Cristo bate a porta de nosso Coração e quer entrar, todo sentimento que envolve o Amor é Cristo e todo o sentimento Ruim não vem de Deus, portanto não importa a Denominação da pessoa, pois todos sabemos que a Igreja de Deus é o corpo de cada pessoa, mas o q importa é o Amor que nos leva a compreender a VERDADE e se recusamos a VERDADE estamos recusando CRISTO...
      Aí te pergunto: Quem vc permite que Habite seu Coração e leve a Verdade para a Mente???

      O Adventista tanto crê na Bíblia que sempre quer amadurecer o Espírito, pois o Espírito fraco toma leite (pouco conhecimento e atitude em Cristo) e o Espírito forte come alimentos sólidos (forte conhecimento e atitude em Cristo).
      Vejo que vc nem sequer compreendeu o Texto do Sr. Adventista, quanto mais vai conseguir elaborar outro Texto para Refutar...
      O Texto do Sr. Adventista nos diz para não levar ao pé da letra cada escrita, pois apesar de todos os relatos serem verdadeiros, cada escritor escreveu de acordo com seu vocabulário e costumes de época.

      Humildade é aceitar quando se está errado.
      Vc está carregando um Fardo nas costas a troco de se Vingar da Adventista, entregue este peso a Cristo, pois todo aquele que tem um fardo, ide a ele para que ele possa Libertar. Não esteja em Cativeiro por causa do Orgulho.

      Digo retido por que vc segura as respostas as vezes por semanas até libera-las.

      Paz e Graça Irmão

      Excluir
    5. Cara vc é fantástico em rotular outros por simplesmente não fazer o que vc quer!

      Como eu disse, se vc quer resposta, vai ver o que os fieis de Deus te dito.

      Se está apenas se ajuntando com o Sr ASD, em criticar a Bíblia, esse é um trabalho bem mundano...

      mas não me coloque sob jugo de seus caprichos 'pseudos- intelectuais' que começou com humildade e agora já é o rei da cocada filosófica.

      Excluir
    6. Não é o que eu quero, não é meu gosto pessoal, eu sigo as EVIDÊNCIAS e FATOS até que me provem o contrário...

      Vc tem um Blog, escreveu um Livro e não tem a mínima responsabilidade em querer provar que está certo do que diz, contra Argumentos Contrários???
      Vc escreve textos que não consegue entender o significado e está tudo bem???
      Vc está provando ser um Cego querendo guiar outros Cegos em um caminho que vc não conhece e quer passar como verdadeiro, só porque outros Ortodoxos acreditam.

      Nem eu, nem o Sr. Adventista estamos criticando a Bíblia, ao contrário, estamos exaltando-a. Vc não consegue entender né???

      Não te coloco sob jugo meu Amigo, vc se coloca a partir do momento que não aceita as Evidências e os Fatos, mas aceita seu gosto pessoal sem saber os "porquês", não é capricho meu, até que vc prove o contrário, não posso aceitar o que diz, se vc provar que estou errado terei o prazer e a humildade em aceitar...

      Um Fato é um acontecimento inegável, como por exemplo: 2+2=4 ou "O sol nasce e se põe todos os dias".
      Uma Evidencia é uma prova que aponta para um Fato como por exemplo: As digitais em uma arma de um crime apontam para uma pessoa que pode ser o Assassino, portando as "Digitais" são EVIDÊNCIAS e o Assassinato é um FATO, pois ocorreu e não tem como dizer o contrário.

      Excluir
    7. Wesley, querido adventista, vai de vagar... até porque evidências é algo que estamos esperando para habitantes de outros planetas...

      O que eu escrevo no Blog e/ou escrevi no livro está acompanhado das provas bíblicas, e outros tem o >direito< de respondê-las e eu o >dever< de mostrar as objeções. Agora ter o dever de responder tudo que se me perguntam, é sua imaginação 'filosófica', que impõe.

      Veja, o Leandro Quadros não tinha obrigação de me responder - mas ele prometeu me responder, o que já está indo para mais de um ano e meio. Mas se ele não se sujeitasse por ele mesmo, ele não tinha obrigação alguma de me dar respostas... e para finalizar ele retirou-se dessa obrigação e disse que não vai me responder.

      A ele vc colocaria debaixo dessas suas bravatas lógicas (meia boca) que está apresentando?

      Ainda não começamos tratar o assunto, ainda não. Só estamos iniciando a conversa...

      Eu respondi quando me perguntou se odeia a Adventista... te dei a resposta que não e te fiz outra - odeia o espiritismo? mas aí vc foi para que o Sr asd disse em outro comentário... qual o problema?

      Excluir
    8. Só para refrescar sua memória 'lógica':

      Wesley Diniz3 de março de 2015 18:10
      Querido Luciano!!!

      Porque vc odeia a Adventista???

      ResponderExcluir
      Respostas

      Luciano Sena3 de março de 2015 20:51
      Prezado Wesley, não tenho ódio ou bronca de adventistas, ou da IASD, qual religião. Minha oposição ao adventismo é a mesma que vc tem ao espiritismo. vc odeia o espiritismo?

      Excluir

      Excluir
    9. Irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      Já ouviu a frequente frase usada pelo Leandro Quadros que diz:

      "Deus, ODEIA o ESPIRITISMO, mas AMA o ESPÍRITA".

      Quando você fez a COMPARAÇÃO com o irmão WESLEY em relação ao ESPIRITISMO e ADVENTISMO. Você realmente acredita que seriam da mesma forma? Eu tenho quase certeza que não! Por que quase? Pois só Deus sabe o que vai no coração dos homens. Simples.

      Você irmão Luciano Sena, já disse isso várias vezes:

      "se alguém crê na doutrina adventista, este não é meu irmão".

      Irmão Luciano, de onde você retirou da bíblia ou de qualquer outro lugar tal ideia?

      Com esse posicionamento seu, sua comparação não procede! Pois nosso mestre CRISTO JESUS, não ensinou isso. Pelo contrário, Ele pede que amemos UNS aos OUTROS!

      Ou Ele disse para amarmos apenas as pessoas que possuam a mesma DOUTRINA ou POSICIONAMENTOS iguais aos nossos? Não, não é mesmo!

      O irmão é que infelizmente nutre algum sentimento que ninguém pode afirmar qual é, pois a ONISCIÊNCIA só pertence a DEUS!

      Se você não quer, não consegue ou seja lá o que for que lhe impede de chamar o seu semelhante de IRMÃO, isso é no mínimo PRECONCEITO ou PRÉ-CONCEITO.

      Abraços, FELIZ SÁBADO o DIA do SENHOR e fiquem com DEUS!

      Excluir
    10. Evidencia é tudo que aponta para um Fato!!!

      Suas provas Bíblicas não são provas enquanto vc não consegue nem sequer compreender, quanto mais elaborar um texto para Refutar um Argumento que o supera...
      Sim, vc tem o direito de mostrar objeções, mas quando suas objeções não tem fundamento, não tem força para ser objeções, mas sim apenas opiniões sentimentais sem razão.

      Confesso para vc que não concordo com tudo o que o Leandro Quadros diz, mas isso é normal e concordo com 95% do que ele diz...
      Confesso, ainda mais, que já percebi o Leandro mudando o conceito dele em relação a uma opinião, e por isso o Respeito muito por estar procurando sempre amadurecer e transmitir-nos isso eu também mudo de opinião quando me provam que estou errado, isso é normal.
      O que não é normal é vc perceber a verdade e não aceitar.
      Conhecendo vc depois de nossas conversas, digo que sei porque o Leandro Quadros não quis te responder!!!
      Ele não quis responder porque percebeu que vc não entenderia, então desistiu.
      Vc não aceita a Verdade, vc está disposto a Retrucar todo mundo sem Razão, é simples assim.

      Minha opinião e VIVENCIA sobre o Espiritismo é que Deus condena qualquer prática espirita, feitiçaria, oráculos, isso inclui Astrologia, mas Amo meus Irmãos Espiritas, pois considero que não receberam, porque não aceitam ainda, a Luz para compreenderem que não vem de Deus e acaba atrasando a vida deles.

      Não é nenhum demérito não ter inteligencia, no final das contas o que conta é o Amor em Deus e ao Próximo, não feche seu coração apenas por uma vingança desnecessária...
      O Rancor é igual a comer um prato com veneno esperando que o outro morra...

      Não viva como morto carregando esse Rancor.
      Viva com o Perdão que Jesus nos deu com seu sangue e Perdoe de coração toda e qualquer pessoa que tenha te ofendido...

      Paz e Graça Irmão

      Excluir
    11. Feliz Sábado Irmão Alexandre!!!

      Verdade, só Deus sabe o que se passa no coração de cada pessoa, mas podemos ter indícios a partir das atitudes, palavras e gestos das pessoas, isso é psicologia.

      Não se preocupe em polir as palavras para o Luciano, quem é Amigo e quer o bem, como Nós queremos o bem do Luciano, falemos a inevitável verdade, que ele carrega um Fardo de algum sentimento que o maltrata, é inevitável dizer que é Orgulho, pois ele não aceita a verdade quando a vê e nem sequer quer procurar analisar qual é a verdade, ele quer apenas contradizer sem razão nenhuma, apenas segue cegamente o que os Ortodoxos falam.

      O Apostolo Paulo disse que Deus entrega as pessoas para suas concupiscências...
      Ou seja, se a pessoa é teimosa e quer continuar a rejeitar a verdade, Deus o entrega para o Engano e nós sabemos quem é o Pai do Engano...

      Abraço

      Excluir
    12. Pois é, vai lá então exigir dele "logicamente" alguma coisa...

      Respondo quando e quem eu quiser. Assim como ele, se Leandro Quadros não é "sem lógica", por causa disso, não seja vc então, parcial, em sua lógica...

      Excluir
    13. Tenho a convicção comigo, que o Leandro não teve intensão nenhuma em te ofender Irmão, apenas é muito difícil chegar a um consenso com vc, porque vc se fecha e não quer entender nada do que falamos.

      Vc PERDOANDO o Leandro, todos os Adventistas e todos que vc acredita que te ofenderam, estará fazendo um bem para vc mesmo, pois no final das contas, o perdão não muda a vida de quem vc perdoa, muda sim a sua vida, te liberta, permite vc viver em paz...

      O Perdão Liberta.
      O Perdão Alivia a Alma.
      O Perdão Limpa o Espírito.
      O Perdão Faz bem para o Coração.

      Perdoe Irmão, vc se sentirá melhor...
      Perdoe Irmão, não carregue este Fardo...

      Perdoe Irmão... VC NÃO TEM CULPA

      VC NÃO TEM CULPA IRMÃO...

      Excluir
    14. Ou seja, irmão Luciano Sena, o que o irmão Leandro Quadros quer dizer é muito simples:

      Assim como Deus ama o ESPÍRITA, mas rejeita o ESPIRITISMO. Logo, nós IASD´S podemos não concordar com algumas doutrinas da IPB, mas amá-los com JESUS quer que seja.

      Já o irmão, parece que não entende algo tão simples. Você até poderia apenas não aceitar nossas doutrinas distintivas ou odiá-las se preferir (mas ódio acredito que nenhum cristão deva nutri-lo), enfim, não aceite nossas doutrinas, mas por que nos ODIAR sendo que nosso mestre JESUS CRISTO nos pede para AMARMOS até nossos inimigos, e o irmão se nega a nos chamar de irmãos!

      Que tipo de sentimento seria esse irmão Luciano, já que você sempre diz que não seria ÓDIO (que realmente acredito não ser, pois não condiz com o cristianismo). Se não é ÓDIO o que seria?

      Abraços e fiquem com Deus

      Excluir
    15. Assim meu prezado Alexandre, eu não odeio adventistas, milha objeção é contra doutrinas.

      vc ama o espiritismo por causa de algumas crenças que concorda com eles...
      vc ama os espiritas por causa que concorda algumas crenças deles
      vc ama os espíritas por causa da ordem de Jesus de amar o próximo?

      E por favor, não fique novamente falando de ódio que eu tenho, etc, não é de agora que esse assunto se repete.

      Vamos conversar como pessoas que afirmam amar a Deus e Sua verdade.

      Repito, jamais, terei ódio de adventistas...

      Excluir
    16. Wesley, mudou de assunto? Até agora era um professor de lógica que queria provar que racionalmente minha decisão de não responder o Sr Adventista era prova de minha incapacidade, arrogância, falta de humildade, etc, etc... e que vc era uma pessoa que adorava o ego mas agora buscava humildade... depois que mencionei um caso de um ícone seu, vc mudou o discurso dando a ele um julgamento e a mim outro?! Agora começa falar que eu tenho mágoa de Leandro Quadros, onde? em que momento ele me magoou? Se tem essa certeza, em primeiro plano deveria vc ir nele e dizer que ele deveria me pedir perdão... uai ! vc é representante do Sr Adventista e agora de Leandro Quadros? Não acha que já se complicou demais não?

      Deixemos de lado essas questões 'lógicas' suas, e vamos para a postagem, ok?

      E lembre-se, tudo que escrever a respeito da postagem será liberado pois é uma obrigação da minha parte ouvir os que na postagem foram (indiretamente) alvos de críticas. Obrigação moral não é obrigação lógica.

      Tudo de bom p vc.

      Deus te ilumine.

      Excluir
    17. Não disfarça Irmão, isso faz mal para vc mesmo...

      Eu não queria provar, EU PROVEI QUE VC NÃO É RACIONAL, mas disse também que isso não importa, o que importa é o Amor uns pelos outros.

      A sua palavra "Julgamento" indica uma "Condenação", quem sou eu para condenar alguém Irmão?
      Apenas sou Sensato em minhas palavras e não Julguei diferentemente nenhum de vcs 2.
      A diferença é que vc se fecha para o conhecimento, vc não quer saber da VERDADE, por pura vingança...
      Vc disse para o Alexandre que quer conversar como pessoas que afirmam amar a Deus e sua verdade, mas vc não aceita VERDADES...

      VC QUER RESPOSTAS DE TODO MUNDO, MAS NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA RESPONDER NINGUÉM, VC FOGE IRMÃO, VC NÃO ENCARA DE FRENTE SEUS MEDOS.

      Eu respondo por mim, meu amigo, quando eu pego a citação do Leandro, ou do Sr. Adventista, ou qualquer outro Adventista, isso mostra que somos um corpo com Cristo, todos queremos aprender com Cristo e queremos a VERDADE...
      Já vc não quer a verdade, vc quer DISCORDAR sem Base Racional...

      Com quem vc está aprendendo a ser DISSIMULADO?????

      Eu provei que vc não é RACIONAL, não tem como discordar, portanto não pode dizer que o Leandro não tem lógica, mas eu posso dizer que vc não consegue entende-lo e sente bronca dele sem RAZÃO apenas por ORGULHO.
      Vc cita o Leandro com Magoa, vc cita tentando mostrar que ele está errado então vc também pode ser errado como forma de VINGANÇA, mas vc não consegue entender que o Leandro apenas desistiu de tentar convence-lo pois seu coração está DURO, tudo se volta para vc QUERIDO AMIGO, tudo porque vc não consegue tirar essa magoa do Coração.
      Aprenda a Perdoar Irmão, isso fará bem a vc...

      Então quer dizer que vc prefere FUGIR a ter que encarar seus MEDOS, tentando buscar o FOCO da conversa para um texto MENTIROSO que vc não consegue entender, muito menos explicar???

      ESTÁ PROVADO QUE VC NÃO SABE ENTENDER NEM EXPLICAR NADA, PORTANTO SEUS TEXTOS NÃO TEM CRÉDITOS...

      Excluir
    18. Irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      O irmão continua não entendendo:

      Deixei bem claro em meus comentários que o suposto ÓDIO, não condiz com o CRISTIANISMO e o irmão como tal não o tem ou pelo menos não deveria ter! Em nenhum momento afirmei que você o tenha! Tanto que lhe perguntei se não é ÓDIO, que tipo de sentimento seria. E sitei exemplos: PRECONCEITO ou PRÉ-CONCEITO.

      E o irmão continua não entendendo também:

      Não devemos amar ao nosso PRÓXIMO, independente, de RELIGIÃO ou FILOSOFIAS!

      Não devo amar ao meu PRÓXIMO (no caso os espíritas) por causa do que eles acreditam?

      Amar ao meu próximo, só pode ser feito se DOUTRINAS e FILOSOFIAS estiverem alinhadas?

      Seria isso o que JESUS nos ensinou?

      Que bom que o irmão nos ODEIA!

      Abraços e fiquem com Deus!

      Excluir
  3. Boa noite Luciano e participantes Estivemos viajando....mas vamos lá!

    Esta interpretação que os adventistas dão ao texto de Apocalipse 12:17 onde diz....."Enfurecido contra a mulher, o dragão foi combater o resto da descendência dela, os que observam os mandamentos de Deus (1João 3:11-13 - esta é a interpretação correta, e não 10 mandamentos como estão literalmente redigidos em Êxodo 20), e guardam o TESTEMUNHO DE JESUS, com Apocalipse 19:10, onde diz, no final...."o testemunho de Jesus é o "espírito de profecia", aplicando aos escritos de Ellen White, é uma ABERRAÇÃO EXEGÉTICA!

    Os "teólogos" adventistas estão lendo NO texto o que o próprio texto não diz.

    Em uma "Declaração de Confiança no Espírito de Profecia", a Igreja ASD afirma: "Em Apocalipse 12, João o Revelador identifica a igreja dos últimos dias como o remanescente, que guardam os mandamentos de Deus e tem o espírito de profecia (verso 17)."

    http://www.adventist.org/information/official-statements.

    Em Hebreus 1:1-3 diz que ..."Depois de ter, por muitas vezes e de muitos modos, falado outrora aos Pais, NOS PROFETAS, Deus no período final em que estamos, FALOU-NOS A NÓS NUM FILHO, a quem estabeleceu herdeiro de tudo....."

    O tempo dos grandes profetas do Antigo Pacto, FINDOU, (não a validade de seus escritos), mas o profeta maior no Novo Pacto, é o Senhor Jesus Cristo, de onde vem os cinco dons ministeriais encontrados em Efésios 4:11, sendo o SEGUNDO, o dom ministerial de profecia (profetas menores da Nova Aliança, e sujeitos aos Santos Apóstolos aos quais foi confiada a revelação da palavra à Igreja, ou seja, a revelação JÁ FOI DADA.

    Em Mateus 11:13 Jesus disse: "De fato, TODOS OS PROFETAS, bem como a lei, profetizaram até João."

    Não estamos a invalidar os escritos dos profetas maiores da Antiga Aliança, mas trazendo a palavra à cumprimento.

    Em Deuterônomio 18:18 Deus diz a Moisés: "É um profeta COMO TU que suscitarei do meio dos teus irmãos...." (Atos 3:22).

    Quando em Apocalipse 19:10 o anjo diz a João que o "testemunho de Jesus é o espírito de profecia", ele (o anjo), complementa em Apocalipse 22:8....."sou um companheiro de serviço, teu e de teus irmãos, os profetas..."

    O "espírito de profecia", aí, é "modus operandi" pelo Espírito Santo, através do qual João recebe a mensagem de Jesus Cristo, sua (de Cristo) revelação para seu Corpo, sua Igreja (de Cristo) nos tempos de perseguição dando o TESTEMUNHO de sua presença (de Cristo) ao seu povo; era a revelação que pelo Espírito João estava recebendo.

    Revelação tal que se amplia escatologicamente nos séculos vindouros.

    NADA tem a ver com um grupedo no século 19, nos USA, que estava desobedeçendo a palavra ao marcar datas (1843-44) para a segunda vinda de Cristo.

    Agora não deu tempo, mas vamos continuar amanhã....

    ResponderExcluir
  4. O verso de Apocalipse 19:10 diz que....."o testemunho de Jesus é o espírito de profecia."

    O anjo disse isto a João; Mas não se trata de uma definição técnica, como querem os líderes adventistas. O anjo está IDENTIFICANDO a natureza das visões que João está testemunhando com a revelação que os profetas sob a Antiga Aliança receberam.

    Aqui (Ap.19:10), a revelação de Jesus Cristo, é a MESMA EM NATUREZA daquelas recebidas pelos profetas sob a Antiga Aliança.

    É o MESMO Espírito Santo exteriorizando e infundido sua natureza profética no espírito do vidente (joão).

    "Esta salvação foi objeto das pesquisas e investigação dos profetas que vaticinaram a respeito da graça que vos era destinada; eles indagaram a que tempo e a que circunstâncias se referiam as indicações dadas pelo ESPÍRITO DE CRISTO QUE ESTAVA PRESENTE NELES, quando atestava de antemão os sofrimentos reservados a Cristo....." 1Pe.1:10-11.

    Aí está o "Testemunho de Jesus!

    O que está no livro de Apocalipse é igual em NATUREZA, sendo o mesmo testemunho de Jesus, o mesmo espírito de profecia, ou seja, o Espírito Santo dando testemunho de Jesus, de sua obra de redenção em profecia.

    Neste mesmo verso de Apocalipse 19:10, o anjo diz:

    ....."sou teu conservo, e de teus irmãos que guardam o testemunho de Jesus." Está declaração é um qualificativo para os irmãos de João, aí, os outros apóstolos que detém, E SOMENTE ELES, a revelação da ordem e doutrina para a Igreja. Ef.3:1-5.

    Nada de mulher profetisa com assistentes copiando, cortando e editando material alheio, juntamente com visões absurdas e contrárias a revelação do "Espírito de Profecia."

    A Igreja é Apostólica por excelência, sendo que a revelação sobre o grande ato de redenção foi confiada pelo Espírito Santo SOMENTE A ELES.

    Está ali, em Efésios 3:1-5.

    Devido ao surgimento de inúmeras heresias, a Igreja, desde o início, declarou a AUTORIDADE APOSTÓLICA em matéria de doutrina e sua INTRANSMISSIBILIDADE.

    No meio deste oceano, NINGUÉM tem o direito ou procuração divina de levantar-se e trazer alguma revelação que trate do estabelecimento de alguma doutrina.

    Em 1Co.3, Paulo lançou o FUNDAMENTO, Apolo regou....

    depois prossegue....

    ResponderExcluir
  5. Querido Luciano você tem toda razão...
    A adesão a Ellen White como comentarista bíblica infalível era algo que nem mesmo ela admitia e que os homens determinaram como mito na tentativa de preservar posteriormente a unidade da IASD, além disso é óbvio que a desautorização de Ellen White como "Espírito de Profecia", causaria um prejuízo financeiro imenso às editoras adventistas espalhadas pelo mundo. Se a reduzissem ao peso apenas de uma escritora devocional, algo que seria correto, a venda dos livros jamais seria a mesma.
    Em um esforço exegético distorcido para concatenar Ap. 12 17 e 19:10 como relacionados ao "dom" de EGW, o livro mais recente sobre o assunto sob o Título: Teologia do Remanescente, (Casa Publicadora Brasileira - Angel Manuel Rodriguez . Org.) - em seu último capítulo admite que EGW não associa seu dom profético às conjecturas relacionadas à Ap. 12: 17 (testemunho de Jesus), e Ap. 19: 10 (Testemunho de Jesus- Espírito de profecia), o autor do texto com muita honestidade, assim como o próprio George Knight admite que a construção dessa forma de pensar acerca dos escritos de EGW é posterior a sua morte dentro da história do adventismo, ele chega a dizer que de "alguma forma EGW nunca quis realizar tal associação", todavia ele assevera que tal crença é importante para forma como as doutrinas da igreja ligadas à idéia de uma "igreja remanescente" são apresentadas. É verdade que em alguns momentos EGW se auto afirma em alguns dos seus escritos em termos de autoridade com intuito talvez de evitar desvio de sua liderança, mas, sem dúvida nenhuma o mito criado em torno de sua pessoa é não só um afastamento da teologia dos pioneiros adventistas como também da própria perspectiva teológica de EGW que atribuiu como seu propósito principal levar as pessoas à bíblia e a bíblia somente como regra de fé e prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Razão é o que o Luciano não tem mesmo Sr. Benício e eu provei...

      Tudo o que vc citou é falácia, é opinião sem base RACIONAL, ainda não vi nenhum de vcs REFUTAREM os argumentos Adventistas Plausivelmente...

      Se vc prefere passar pelo lado inculto da conversa, mudo para "tudo isso é coisa de criança mimada que não aceita por Orgulho"

      Se vc quer aceitar o q o Luciano cita, isso é um direito seu, Deus deu o LIVRE ARBÍTRIO para cada um, mas uma coisa é certa, vc está vendo a verdade ser dita... a escolha sempre será individual...

      Deus abençoe e ilumine todos

      Excluir
    2. Caro Wesley,... eu sou adventista,... mas não sou cego... Há seis anos vim de outra denominação e já era graduado em teologia na ocasião pelo Seminário Bíblico de SP - IBB... Não ppude deixar de notar a mesma coisa que o Sr. Luciano estudando a história da denominação. Se nós não procurarmos admitir os erros do movimento a partir de dentro, ainda que nossa cúpula por quaisquer razões evite qualquer admissão, como poderemos assumir qualquer rótulo de "sinceros"...
      O que citei não é falácia...
      Vá a qualquer loja da Casa Publicadora e compre o livro "Teologia do Remanescente" de Angel Manuel Rodriguez custa R$ 67,80, aproveite e compre também o livro do destemido historiador George Kbight "Em busca de identidade". Para que fique riscado de sua mente qualquer coisa em relação ao que contra argumentou como falácia, citarei dois trechos destes dois livros que confirmam que a ênfase exagerada que a maioria dos adventistas (principalmente pregadores leigos) hoje tem com relação aos escritos de Ellen White advém de um desvio doutrinário da década de 20.
      Primeiro, "Em busca de identidade pág 143 e 144 e 145 em um trecho cujo tema é, "o que é fundamentalista no Adventismo" - tratando sobre inspiração verbal, ou de pensamento:
      "O lugar central dos escritos de Ellen White no adventismo não era uma preocupação só de dissidentes como Holmes e Washburn. Líderes-chaves do movimento também defenderam. F. M. Wilcox afirmou em 1921 que os escritos dela constituiam comentários inspirados das escrituras e em 1946 que era comentários inspirados da Bíblia. Essa posição era mais próxima de A. T. Jones sobre o tópico na década de 1890 do que à de Ellen White com relação a controvérsia de 1888 sobre a lei em Gálatas ou sobre a posterior contenda a respeito do diário. Muitos adventistas não tinham aprendido muita coisa sobre o assunto com a história denominacional... "p. 143
      “...Daniells (ex presidente da associação geral), continuou observando corretamente que os pioneiros adventistas “compreendiam as escrituras à medida que pesquisavam as escrituras por eles mesmos”. Dói-me ouvir a forma como as pessoas falam, que o Espírito de Profecia conduziu e comunicou aos pioneiros toda a instrução, todas as doutrinas...”
      “...Uma das GRANDES TRAGÉDIAS DO ADVENTISMO (grifo meu) na década de 1920 é que a posição histórica e teologicamente válida apresentada por Daniells não foi seguida pela maioria dos adventistas nas décadas subseqüentes. Pelo contrário, a posição defendida por Holmes, Washburn e Wilcox dominaria o movimento.
      Frequentemente o laicato e o clero adventista utilizavam oss escritos de Ellen White de modo a fazer na prática a “luz menor” de Ellen White se tornasse “luz maior”, em vez da Bíblia.
      Essa tendência junto com a predisposição para o verbalismo e a inerrância estrita, dominou a teologia adventista nas décadas subseqüentes a 1920. EM ESSÊNCIA O ADVENTISMO QUE HAVIA COMEÇADO COMO O POVO DO LIVRO SE TORNARA MAIS “O POVO DOS LIVROS”. OS ADVENTISTAS HAVIAM ESQUECIDO A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA SOBRE O TEMA... “(grifo meu).

      Excluir
    3. E aí Wesley tem como dizer que isso é falácia...? Era melhor você até ter ficado com os textos que o Luciano citou mesmo, acho que ele até que “pegou leve”...
      Agora vamos para o outro livro:
      Teologia do Remanescente p. 238:
      “... Até onde posso garantir, Ellen White NUNCA INTERPRETOU APOCALIPSE 12:17 DE MANEIRA CLARA OU EXPLÍCITA COMO REFERÊNCIA A SEU MINISTÉRIO PROFÉTICO DENTRO DO REMANESCENTE... (grifo meu).
      O autor Angel Manuel Rodriguez acredita que ela tenha chegado a essa conclusão devido:
      “... ela sempre atribuia a bíblia o status de fonte superior de informação, incluindo o próprio ministério profético. O princípio protestante, sola scriptura” dominava a sua teologia...”
      E aí meu amigo?
      São fontes primárias e recentes de nossa própria teologia e quem vos fala não é um homem de outra denominação...
      Escute Wesley, Sr. Adventista e outros... não quero estragar a fé de vocês... se querem continuar acreditando em EGW como esposada “profeta inerrante” pós 1920, isso é um direito de vocês... Não temos que defender uma bandeira de doutrina, quando a própria denominação admite que ela se originou de uma ênfase errada na história.
      E se ainda dúvida do que estou falando pegue um livro que comente apocalipse anterior a 1920... Veja o comentário de Uriah Smith sobre apocalipse 12:17 e 19:10, ele jamais atribuiu aos escritos de EGW a exegese desses dois versículos e olha que ele era contemporâneo dela... Ela jamais permitiria isso também.
      Em outro trecho Knight informa que Wilcox foi inclusive o cunhador do título “Espírito de Profecia” à EGW... ou seja, mais do que 10 anos após sua morte (eu mesmo acredito que se ela estivesse viva não permitiria...
      Só sei dizer uma coisa... as citações acima não deixam dúvida, o que mostra que existem líderes que pensam diferente e a denominação parece permitir sempre essa tensão em alguns temas... (tenho que admitir que é preciso coragem para permitir produções literários que se contradizem tanto)... Porém, a escolha de como seremos melhores adventistas reside em cada um de nós... Não precisamos ser autômatos. E uma prova disso é que vemos pessoas influentes como Knight e Rodriguez que são assim...
      Embora eu não concorde com toda a teologia do Luciano, tenho que admitir que ele está correto neste artigo sim.
      E o que é certo tem que ser dito.

      Excluir
    4. Respeito suas palavras Benício, estamos melhorando o discernimento da conversa...

      Retiro o que eu disse sobre "Falácia", mas vamos dar um passo além então...

      Meu amigo!!! É inegável que exista e existiu "Judas" dentro da Adventista, é inegável e pessoas como Leandro Quadros, Rodrigo Silva e Arilton não negam, já vi videos deles expondo Argumentos Plausíveis de Refutação.
      O Passado é para se aprender, o presente é para agir melhor e o futuro a Deus pertence.
      NINGUÉM NASCE SABENDO TUDO, APRENDE-SE COM O PASSAR DO TEMPO, isso podemos dizer sobre os pioneiros, o que falarem além disso é FOFOCA.
      Veja o caso da Presbiteriana, existem doutrinas erradas como a Dupla Predestinação e os Líderes não corrigiram ainda, já a Adventista encara de FRENTE e procura corrigir, o problema é que existem pessoas, em qualquer lugar, inclusive na Adventista, que não conhecem Deus, direcionando o Foco para o "MUNDO", para o "Homem Pecaminoso", "Para as Concupiscências da Carne" e não para a "CRUZ".

      Minha Argumentação está alem do Teórico Historicista ou Teologista, passa pelo Psicológico, Filosófico, Lógico e principalmente Espiritual.

      Não adianta dar Foco aos Problemas, antes o Foco tem que ser dado às soluções...
      Nós seres Humanos somos pecadores, somos fofoqueiros, carregamos o Fardo do pecado na carne e vc bem sabe disso, mas 1 coisa não podemos negar, quanto ao Adventismo, não existe uma única Denominação que se aprofunde tão claramente, logicamente, racionalmente e principalmente Espiritualmente da Bíblia e de Deus, não Idolatro a Adventista nem EGW, Amo Deus e confesso a vc que converso c Deus através da Bíblia igual aos da Congregação Cristã, a Adventista não prega isso, mas eu Creio, Converso, vejo as Obras de Deus, vejo as correções que Deus me coloca e procuro ser Obediente, inclusive já disse para o Luciano e repito para vc: Estou amadurecendo a mansidão e auto-controle, porque Deus está me corrigindo...
      Vc já conversou com Deus???

      Continuo "SINCERO" e concordo com vc, mas o que vc não conseguiu perceber ainda é a ESTRATÉGIA do Luciano, que utiliza de ASTUCIA e tem ajuda, para Denegrir e tornar Excludente a Adventista, isso não é uma questão de Doutrina ou Teoria, mas sim, é uma questão Pessoal e Espiritual.
      Ele fala que não odeia a Adventista, mas isso é da boca pra fora, pois suas palavras demonstram o contrário e a Argumentação dele é sem Razão, ele fica querendo pegar alguma Ferida da Adventista para cutucar, isso é Intensão Negra Irmão, ele não se preocupa em seguir o exemplo de Cristo, porque ele crê que já está salvo, apenas porque acredita em Jesus, isso é a doutrina da dupla predestinação.

      Vc acha que está pegando pesado comigo???
      Não é uma questão apenas de Debate é uma questão de SALVAÇÃO MEU AMIGO.
      Desculpe Irmão, mas não adianta vc ter feito Teologia, eu fiz Ciência da Computação, mas o que importa não é conhecer o "Salmo 23", mas sim, conhecer o "Dono do Salmo 23"...

      Excluir
  6. Enquanto os egocentricos "patéticos do sétimo dia" defendem, soberbamente, com unhas e dentes raivosos a seita da eterna papisa, os pastores vendedores de fábulas e comedores de dízimo locupletam-se satisfeitos em saber que a empresa continuará dando lucro vendendo a falsa esperança aos simplorios e aos incautos de boa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incautos meu amigo???
      Vc está de brincadeira???
      Vc sabe o que significa essa palavra???

      Se eu fosse incauto, não elaboraria tudo o que escrevo...

      Se vc soubesse o que é incauto entenderia todos os meus textos e não diria uma coisa absurda dessas...

      Soberbamente também não camarada, sou o único que exponho até particulares da minha vida, demonstrando humildade, segurança e coragem p dizer...

      Vc está muito distante do entendimento com essa sua FALÁCIA...

      Vc tem o LIVRE ARBÍTRIO para escolher e decidir o que quiser, mas não pode dizer essa sua Falácia, pois não é um argumento RACIONAL.

      Esteja a vontade para Acreditar no que quiser, mas que isso foi uma demonstração de Argumento IRRACIONAL, isso é inegável...

      Agora!!! Se quiser mostrar para todo mundo que vc é Racional, pegue todos meus textos e REFUTE, já que vc pegou o bonde andando, mostre do que vc é CAPAZ... mostre que vc merece crédito...

      Sem Argumento plausível não existe crédito em suas palavras...

      Excluir
    2. incauto

      Significado de Incauto

      adj. Desprevenido; que é desprovido de cautela.
      Ingênuo; que não demonstra malícia ou perversidade.
      s.m. Aquele que é desprevenido e ingênuo.
      (Etm. do latim: incautus)

      Sinônimos de Incauto

      Sinônimo de incauto: crédulo, desacautelado, desguarnecido, desprevenido, improvidente, imprudente e ingênuo

      Excluir
    3. simplório

      Significado de Simplório

      adj. Característica do que é crédulo; que possui excesso de credulidade.
      s.m. Pessoa que possui essa característica; tolo, ingênuo.
      Homem simples, ignorante.
      (Etm. simpl(es) + ório)

      Sinônimos de Simplório

      Sinônimo de simplório: bonachão, crédulo, ignorante, ingênuo, papalvo e tolo

      Excluir
    4. soberba

      Significado de Soberba

      s.f. Sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior; elevação.
      Sobranceria ou altivez: falou com soberba.
      Comportamento que denota orgulho; dito que expressa arrogância e presunção.
      (Etm. do latim: superbia)

      Sinônimos de Soberba

      Sinônimo de soberba: altanadice, altanaria, altivez, arrogância, embófia, empáfia, entono, orgulho, proa, sobranceria, ufania e jatancia
      Exemplo: "sou o único que demonstro humildade segurança e coragem" ...

      Excluir
    5. patético

      Significado de Patético

      adj. Característica do que provoca um sentimento de piedade, tristeza; aquilo que comove ou causa compaixão; triste, emocionante: filme patético.
      P.ext. Que pode ser caracterizado ou se utiliza da tristeza, da compaixão, da tragédia para provocar emoção: discurso patético, circunstância patética, ação patética.
      P.ext. O que pode ser considerado inadequado ou impróprio: interrupção patética. ...

      Excluir
    6. egocêntrico

      Significado de Egocêntrico

      adj. Comportamentos (formas de proceder) que demonstram particularidades da pessoa que fala mais sobre si mesma do que sobre qualquer outra pessoa e/ou coisa; pessoa que não se preocupa com os pensamentos e os sentimentos relacionados àqueles que estão ao redor.
      s.m. Indivíduo egocêntrico.
      (Etm. ego + centr(o) + ico)
      exemplo: " sou o único que demonstro humildade segurança e coragem ..."

      Excluir
    7. Outro exemplo de egocentrismo e soberba: " sou o unico racional, com argumento plausivel, que possuo credibilidade pois pertenço a unica religião da verdade!

      Excluir
    8. Com a boca fechada vc passa por racional

      Excluir
    9. Ficaremos mais estupefatos ainda se vc faz todo esse esforço sem remuneração enquanto seus pastores ganham muito bem pra defender a empresa.

      Excluir
    10. Estou "andando" pra seus textos. Chafurde o quanto quiser em seus argumentos denominacionais e dê o que lhe der vontade aos pastores vestidos de ovelha; é seu!
      Esteja ciente que seus "mi mi mis" não surtirão o efeito "devastador" que desejam. O site é moderado por pessoa esclarecida por um pensamento cristão livre, suas intervenções são equilibradas e, diferente das tuas, respeitosas.

      Excluir
    11. Prezado Flávio, não existe maneira pacífica de caminhar com o Wesley... em minutos ele desperta em vc os "sentimentos mais primitivos"... para não cair em um uso de respostas irritadas, melhor não responder.

      Embora eu não responda muito, o sr Adventista, Alexandre e outros, não são irritantes em seus argumentos, tanto quanto esse pedante. Mas sabe, no Face tenho encontrado alguns seres assim. São tão inteligentes, que fico pensando como a Ellen White sofreria nas mãos deles...

      Excluir
    12. bla, bla, bla

      Flávio disse:
      "Outro exemplo de egocentrismo e soberba: " sou o unico racional, com argumento plausivel, que possuo credibilidade pois pertenço a unica religião da verdade!"

      Quem foi que disse isso Sr. Flávio???
      Está colocando palavras em meus textos???
      Que intensão mais pecaminosa.
      Isso foi o que vc entendeu, não foi o que eu disse...

      Quem disse que meus textos são Denominacionais???

      Se vc não tem Argumento Plausível, não tem crédito em suas palavras... simples assim...

      O Efeito Placebo é exposto a quem quiser...

      Sim, os textos do Luciano são muito equilibrados e respeitosos... só que não...

      Esteja a vontade Flávio, vc tem o livre arbítrio para decidir e "cuidar" da sua vida.

      Excluir
  7. Sobre a questão do espiritismo:

    Consideramos os Espíritas nossos irmãos, embora existam nossas divergências doutrinárias, aí está a diferença!

    Luciano Sena não considera os adventistas como irmãos e isto é derivado puramente de seu ódio, usando por conveniência a ocasião dos ensinamentos calvinistas a que abraçou após deixar os Testemunhas de Jeová.

    Haverão porém muitos adventistas no céu e lá não haverá lugar para este tipo de ódio. E Deus não obrigará ninguém a viver eternamente ao lado de alguém que odeia.

    Nosso irmão Luciano Sena seria muito infeliz, carregando este ódio contra os adventistas com quem seria obrigado a conviver por toda eternidade.

    A pergunta que faço ao irmão Luciano Sena é esta:

    O irmão ficaria feliz, ao saber que Deus estaria levando um adventistas para o céu?

    A resposta bem sabemos que é um não, em vista do artigo intitulado: Por que não creio na salvação de um adventista!

    Tal título exprime, em sua essência, não uma crença, mas sim um desejo de nosso amigo Luciano Sena, de que nenhum adventista seja salvo.

    ResponderExcluir
  8. Luciano nem necessita mais falar ou pensar. Tem uma sumidade onipotente e onipresente como interlocutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Ironia, pode guardar, se não tem Argumentação Plausível para expor.
      Truques com palavras é digno de Ateu.
      Mas digo a vc, para não se esconder atrás de palavras sem sentido e sem objetividade.
      Vc está apenas expondo sua raiva por mim, em suas palavras, nada de mais, não tem Argumento Plausível.
      Se vc acredita no que o Luciano diz, eu Respeito.

      Seria mais simples se vcs assumissem que acreditam na mentira e eu não tenho nada a ver com isso, simples assim.

      Eu diria: Respeito.
      Só fico indignado com pessoas querendo passar mentira como verdade.

      Excluir