quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Jesus Cristo – ficou doente?

Não temos um relato bíblico, claro e específico, que o Senhor Jesus tenha sofrido algum problema de saúde. ‘Ele não tinha pecado, portanto não ficou doente’, pensava eu por algum tempo...

Porém, o texto profético de Isaías 53 deixa claro que ele era homem de dores. E o texto não tem em mira apenas o sofrimento punitivo na ‘via dolorosa’. Fala desde o seu período como pregador, quando já era desprezado. O texto parece destacar o sofrimento por fazer parte deste mundo caído, e o sofrimento por ser o substituto vicário:

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:1-5

Jesus tem uma empatia com os humanos muito maior do que imaginamos!

A mais pura expressão doutrinária protestante diz: Como se humilhou Cristo na sua vida?  Cristo humilhou-se na sua vida, sujeitando-se à lei, a qual perfeitamente cumpriu, e lutando com as indignidades do mundo, as tentações de Satanás e as enfermidades da carne, quer comuns à natureza do homem, quer as procedentes dessa baixa condição.  Gal. 4:4; Mat. 5:17; Isa. 53:2-3; Heb. 12:2-3; Mat. 4:1; Heb. 2:17-18. (Pergunta 48 - Catecismo Maior de Westminster)


2 comentários:

  1. Olá bom dia.
    Meu nome é Priscila, e eu sou Regente de Mídia Social da Empresa Inglesa de Softwares MovinPixel. Venho através deste apresentar o Heroes The Game ( www.facebook.com/HeroesTheGameBr ).
    O Heroes é um jogo cristão para testar seus conhecimentos sobre os Heróis da Bíblia. E também envolve um projeto evangelístico para levar os Heróis também até aqueles que ainda não conhecem a Palavra de Deus.
    Estamos em uma grande caminhada para pregar o evangelho ao mundo e precisamos de sua ajuda para divulgar esse projeto maravilhoso.
    Neste link ( http://www.priscilakellysilva.com/2013/07/heroes-game.html ) você vai encontrar vídeos que falam mais desse projeto lindo, e na própria página do facebook já citada acima, também tem muita coisa legal.
    Por favor entrem em contato conosco para mais informações..
    Nós precisamos de você para tornar esse sonho realidade!

    Muito obrigada desde já! Que Deus lhe abençoe.
    Att. Priscila K. Silva - Heroes Social Media Manager - MovinPixel
    priscilakellysilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz !!!

    Gostaria se há algum texto bíblico que possa esclarecer, se Jesus em alguma fase de sua vida terrena, ficou doente, mesmo não tendo pecado, ou nunca ficou por ter nascido sem pecado.

    Grato pela Atenção.

    ResponderExcluir