quarta-feira, 19 de março de 2014

Adão e a Predestinação

O que você faria se estivesse no lugar de Adão (e/ou Eva)? A resposta de muitos é que – “faria diferente, que obedeceria a Deus”. Essa resposta é flagrantemente errada. Todos nós já fizemos algo que sabíamos que era errado e acabamos fazendo Esse é o gene de Adão. Adão não nos representou apenas teoricamente, mas de fato. As práticas de Adão, e Eva, seriam as nossas.

Deus fez os primeiros humanos de uma maneira que pudessem representar todos que viessem após eles pactualmente, e os tais refletiram  perfeitamente, naquele estado, o que qualquer um dos bilhões de humanos hoje faria, caso estivesse no Jardim do Éden.

Quando dizemos que “Pecamos em Adão”, não é somente na representação federativa, mas sendo o fato real em cada ser humano, caso estive lá, com isso Deus imputa-lhes a culpa (Rm 8.20). Quando olhamos para um bebê, indefeso e dócil, Deus que não está preso a tempo e processo, sabe que o tal repetiria a atitude adâmica. Essa conclusão está ancorada na Escritura de forma plena (Rm 3.9-18 e 5.12-21).

Não é que Deus fez Adão para pecar. Acontece que Deus fez Adão com o livre-arbítrio, e a possibilidade de Adão pecar nesse estado não foi impedida por Deus. [Deve ser dito que colocar a culpa no livre-arbítrio não resolve em nada o problema do mal. Deus não sabia que usaríamos, em Adão, o livre-arbítrio para o mal? Sim, sabia, e fez desta maneira. Portanto, continuamos com o problema do mal da mesma maneira, a despeito de alguns acharem que explica alguma coisa com o livre-arbítrio.]

E a predestinação?

Olhando a situação nesse prisma, entendemos que a predestinação  (Ef 1) não deveria causar pavor para quem tem uma consciência bíblica da intensidade da representação federativa de Adão. Todos nós decidimos não servir a Deus ali. Nós usamos nosso poder de decisão para dizer ‘não’, mesmo em nosso estado perfeito. Com o pecado em nós, agora, a situação deixou de ser uma simples escolha e passou a ser de nossa natureza a oposição e inimizade. Não apenas rejeitamos a Deus, agora em nossa natureza caída afrontamos ativamente e passivamente Sua santidade.

Dentre esses que não querem Deus, que não querem comunhão com o Criador, Deus regenera e dá a eles uma disposição nova. Atrai eles de um modo irresistível, e eles então voltam-se a Deus livremente (Jr 31.3). A grande questão que não podemos resolver é: Por que Deus não faz assim com todos? Não sabemos. Ele tem motivos suficiente para Si mesmo. Podemos ter confiança que Sua decisão de não fazer isso com todos é justa, pois ele é justo (Rm 9).

Mas isso não é em sentido algum desrespeito com a nossa decisão ou desconsideração. Até mesmo por que o que se conclui da Soberania é sua supremacia sobre qualquer decisão. Nós não queremos em primeiro lugar, mas para exaltar a sua graça Ele se torna irresistível para muitos (Mt 23.37; Jo 6.36-44). Saulo era predestinado, mas fez o que fez por livre vontade escravizada, ele escolheu isso em Adão e em seu tempo. Segundo ele mesmo, houve um momento que ‘Deus o chamou’ (Gl 1.15). Caindo do cavalo, recebendo visões, ficando cego e com fome, no meio disso tudo ele recebeu vida (Ef 2.1-3).


174 comentários:

  1. Vi a tua angústia e o teu pedido de socorro por detrás das letras. Vejo que sofre de enfermidade noogênica (doença espiritual) gravíssima. Está na hora de você reputar as crendices e superstições calvinistas como esterco e joga-las na lata do lixo; converter-se a Cristo de uma vez por todas. Você clama por ‘fazer sentido’; esse teu dilema existencial diluído em formulas doutrinárias está prestes a ruir aqui mesmo! Veja: Cristo é uma pessoa! Não é jamais uma doutrina. O Verbo que se fez carne e que habitou entre nós! O Verbo vivo de Deus que contempla o teu dilema. Ele viu e saiba que Ele se importa com essa noogenia. Há cura e libertação para você! Há sentido para a tua existência. Sim, há um avivamento que Ele deseja enviar à nação brasileira pouco antes do arrebatamento da Igreja. Ele (avivamento) passa por você, passa pela tua vida. Agora, há uma festa de casamento! Uma grandiosa e importante festa de casamento preparada há muito! O Senhor da festa já te convidou. Resta saber se você está vestido adequadamente para permanecer na festa. O que me diz? Vestido está adequadamente? Declinarás destas vestes ou roupagem rota e inadequada a fim de participar da festa? Isto é assim porque “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Entendes o que lês? Aqui mesmo já começa a ruir a premissa (quadrado-redondo) da doutrina da predestinação calvinista. Permanecerão na festa, dentre os convidados (e todos o são, quer sejam bons, quer sejam maus), apenas aqueles que estiverem adequadamente vestidos para as bodas! Sim, sob pena de serem rejeitados. É necessário traje a rigor sim senhore positone! Israel (lato sensu) não quis participar da festa; mas a partir daí o convite foi estendido a todos que queria dela participar (bons ou maus); contudo, para essa festa não basta ser apenas convidado, é necessário que o convidado vista-se adequadamente sob pena de ser rejeitado! Sim, sim, é muito sério. O mesmo Deus que impediu Moisés adentrar à Terra Prometida é o mesmíssimo hoje. Não se engane a esse respeito. Não misture e confunda as coisas. Muito cuidado. Há perigo na esquina. Pior: a veneno na panela calvinista e é por isso que você, intoxicado, está gravemente enfermo. Para começar, apenas para começar a desintoxicar-se (depende de você, de sua vontade, de sua escolha), medite na parábola em Mateus 22:8-14:

    “Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

    Agostinho.
    Libertas Vera este, Christo servire.

    ResponderExcluir
  2. O calvinismo cai por terra fácil fácil com esta citação Bíblica:

    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Cai mesmo. Vira pó de traque. Só que tais teólogos são mais amantes de uma ideia do que da própria realidade mesma. Chamo-os, por isso, de idólatras da ideia. Aliás, amar mais um ideia do que a própria realidade tem nome: alienação. Pior: consciente ou não, o discurso de que não haveria escolha para Adão porque desde que fora criado, em seu gene já havia a inserção do pecado pelo próprio Deus, é difamatório da própria justiça de Deus. Em outras palavras estão afirmando: "Ora, Deus ao inserir no gene de Adão o pecado, depois o puniu por ter pecado, veja que coisa, algo do qual não teria escolha jamais porque ínsito em seu gene o pecado criado pelo próprio Deus e lá no gene de Adão inserido!". Isso não lembra a você o discurso da serpente? Ora, a doutrina da predestinação, dúvida não há, tem nascedouro na mente mesma de Satanás. Ela é extremamente prejudicial e difamatória da Justiça de Deus. Aliás, aliás, você não percebeu que quanto à Justiça de Deus tais teólogos a mantem assim refém de um suposto mistério..., a algo assim inatingível pela cognição, pela compreensão humana, ou seja, não encontrando meio adequado - porque não existe - de sustentar o quadrado-redondo da predestinação - então, mui conveniente e mediante falsa humildade, procuram manter a Justiça de Deus sob essa nuvem e véu obscuro-intangível-inalcançável. Só que isso é alienação justamente porque a Justiça de Deus manifestada nas boas novas deve ser compreendida até pelos "loucos" que por isso mesmo "não errarão o caminho". A Justiça de Deus no evangelho tem de ser simples porque objetiva salvar o homem. Simples assim. a sofisticação da doutrina da predestinação visa impedir o homem ter acesso à Justiça de Deus havida no evangelho. Aliás, não é sem motivo que a palavra sofisticação vem de sofisma: e é exatamente isso que é a doutrina da predestinação: um sofisma. Por isso muitos cristãos com conflitos graves existenciais advindos diretamente dessa doutrina diabólica: não tem jeito tudo está predeterminado, tudo é fatalidade, o gene do mal foi plantado lá pelo próprio Deus e assim vai... Cria, não raro, uma rebelião e revolta luciferiana descabida contra a justiça de Deus: um Deus que coloca o mal no homem e depois o pune pela prática do mal e até o enviando eternamente ao inferno pela prática do mal que fora colocado nele pelo próprio Deus. Percebe o nível de sofisticação maligna na doutrina da predestinação? E isso é só uma faceta dessa perversão e distorção doutrinária. Já deparei-me com uma jovem cristã com grave revolta contra Deus por causa dessa doutrina. E não se trata de uma má compreensão dela; ao contrário é a compreensão mesma dela que torna doente o cristão. Basta inferir disso os artigo acima postado!

      Em Cristo,
      Agostinho

      Excluir
  3. Engraçado o prezado comentarista Agostinho dizer que "Cristo é uma pessoa! E jamais uma doutrina", sendo que logo em seguida ele afirma que "o Verbo que se fez carne e que habitou entre nós". Amigo, isto que postaste não é doutrina? Quando lês a Bíblia, o que extrai dela? Não são doutrinas? O amigo precisa reler o que as Escrituras nos dizem. Sugiro a leitura de 2Tm 3.16.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, em primeiro lugar você sequer se deu conta de que o conteúdo da mensagem que enviei ao apologeta deixa transparecer algo muito personalíssimo, certas nuanças da mensagem só pode mesmo ser compreendida por ele! Há algo espiritual ali. Não precisava explicar isso a você: é que exsurge esse fato da minha própria mensagem, não é? Mas, questão de educação é algo circunscrita à esfera de pai e mãe e até de ensino escolar primário: não posso fazer nada por você. Absolutamente nada. Outra coisa: pegou o bonde andando e perdeu a paisagem que já havia passado, aliás, bom que se diga, já existiram contatos anteriores entre mim e o apologeta e, presumo eu, que ele saiba perfeitamente o que estou a dizer-lhe. Sobretudo sobre 'metodocracia'. Vide, por exemplo, os meus comentários no artigo postado aqui “Antony Hoekema e o fim dos Dons...”.

      Agora, em segundo lugar, você precisa urgentemente voltar para escola. Não sabe interpretar texto de modo algum! Não entendeu bulhufas do que escrevi, naquilo que é geral. Aliás, o analfabetismo funcional é mesmo algo grave nos leitores brasileiros - tem até estatística recente estarrecedora a respeito! Em sua maioria, não sabe interpretar texto, eis a questão lamentável e você é a prova viva desse fato. Vá fazer um bom curso de redação e interpretação de texto primeiro, talvez até seja o caso de você voltar a fazer o ensino fundamental (e de 1ª a 4ª série, heim!) - e olhe lá se suficiente - dado o grau zero de compreensão textual de sua parte. Zero. Nada com nada. E isso amigo, pode acreditar-me, não é nada engraçado.

      Mas, nem é esse o cerne do tema do meu e-mail enviado ao apologeta, mas vamos lá, uma colherinha de chá: quando o verbo se fez carne ele, verbo, continuou verbo? O que você entende por verbo? Aquilo que se falou e escreveu de determinada pessoa confunde-se com a própria pessoa de quem se falou e de quem se escreveu? O Senhor da doutrina é doutrina em si? Ou não existe pessoa, existe apenas a doutrina? Ou: pessoa e doutrina da pessoa são a mesma coisa? Quando Cristo advertiu aos seus discípulos “acautelai-vos do fermento (doutrina –sic) dos fariseus”; essa doutrina (fermento) é a pessoa mesma dos fariseus? Mais ainda: II Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”. Ok. Indago: “toda Escritura” aí é a própria pessoa de Deus? Ela foi inspirada por Deus e é ao mesmo tempo é Deus? Permita-me: afinal a que seita você pertence??? Estou curiosíssimo.

      Cordialmente,

      Agostinho.

      Excluir
    2. Realmente estou impressionado com tamanha demasia em querer escrever bonito. Como dizem os mais antigos "só encheu lingüiça". Humildade ZERO e arrogância, INCALCULÁVEL. Mas eu agradeço a Deus por pessoas como vocês, que gostam de humilhar, pois nós fazem exercer a a paciência, gerando, assim, EXPERIÊNCIA; e para ser sincero, se eu fosse o administrador deste Blog eu bloquearia ou até mesmo excluiria seus comentários, que apresentam conteúdo escarnecedor. Assim estaremos nos acautelando do seu fermento.

      P.S. PERDOE-ME si houver algum erru di portugueis, é qui eu preciso refazer o primário, como cê mi orientou.

      Sinceramente,

      Em Cristo

      Excluir
    3. Robson, obrigado por nos vistar. Estou pensando mesmo em excluir se ele continuar assim.

      Só não já fiz pois o irmão Paulo começou >> perder tempo com ele<< ... em respeito ao irmão Paulo, vou deixar... (esse Agostinho parece o Crédulo... muito semelhante. Eu já até chamei o Crédulo de "cheung Arminiano").

      Excluir
    4. Dispõe, irmão Luciano, e obrigado pela contrapartida. Me senti ofendido pelo referido comentarista pelo ataque desrespeitoso e desnecessário à minha pessoa. Quando eu li o comentário dele referente ao meu, relutei em responder; mas optei pelo sim, pois tenho um asco de "cristãos" que dominam a Bíblia de Gênesis a Apocalipse ou acham que dominam, mas na prática são uns verdadeiros ATEUS! Perdoe-me, irmão, pela indignação exarcebada, até porque Deus não se agradaria com isso - Ef. 4.31. Este Blog tem me edificado muito, pela graça de Deus, e que Ele continue a te abençoar neste ministério.

      Paz em Cristo

      Excluir
  4. E a Graça onde fica? Se o homem é predestinado a vida eterna ou a morte eterna, a morte de Jesus na cruz fica em segundo plano. Então, a morte de Jesus foi apenas um fato histórico que não contribuiu em nada, segundo esta visão calvinista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Aliás, note que colocar em segundo plano ou tirar o foco da Expiação é um traço comum das seitas. Vide, por exemplo, o espiritismo: é a reencarnação no lugar da Cruz e assim vai...

      Excluir
  5. Agostinho, não pergunte de denominação o Robson pertence, pois vc se negou a dizer de qual vc é...
    Na verdade, seus estilo que anexa uma cólera tipica só quer atenção... o que meu amigo, eu não darei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não gosto de ficar repetindo as coisas, mas água mole em pedra dura, quem sabe... Vamos nós de novo: dou-te um dez se você apontar onde é que indaguei de alguém a respeito de sua denominação? Onde escrevi isso? Eu já falei a você: procure ler primeiro. E faça um esforço depois para compreender o que lê. A ironia é uma figura de linguagem (quem se autodenomina apologético deveria basicamente e até instintivamente reconhecer uma...), v.g.: ao trucidar um argumento acima escrevi: a que seita você pertence? Estou curiosíssimo" Embora em forma de indagação, na verdade trata-se de uma afirmação mesmo que fiz dentro dos argumentos expostos pela via da ironia. Tanto assim o é que em nenhum momento indaguei sobre denominação e sim sobre seita. Ora, mesmo porque, não me interessa a denominação, o nome da confeitaria, o que resta de importante para mim é que fermento a confeitaria, independente do nome, utiliza na massa do pão. Se você frequentasse uma denominação cujo nome fosse "Pedro, Tiago e João" e nela você professasse o quadrado-redondo da doutrina da predestinação e o absurdo do cessacionismo eu diria que você pertence a uma seita por causa do fermento que você utiliza e jamais porque a sua igreja denomina-se "Pedro, Tiago e João. Bem, não sou colérico, sou até fleumático demais para o meu gosto, ainda mais diante de certas aberrações em nome de uma tal ortodoxia e o que é pior: em nome de Deus! Eu deveria pegar mais pesado, essa é que é a verdade. Agora, eu separo argumento da pessoa. Não tenho nada contra você, inclusive a ponto de te chamar a atenção. Você não me chama a atenção de modo algum. As doutrinas heréticas da predestinação e do cessacionismo, Ah sim, elas chamam-me muito a atenção, ainda mais diante de incoerências do tipo: impugna os sabatistas, ao argumento de heresia a guarda do sábado, contudo, não se dá conta de suas próprias graves heresias. Não me leve a mal. Não fique ressentido, o meu propósito é ganhar você para o evangelho de Cristo. Nada mais.

      Em Cristo,
      Agostinho.

      Excluir
  6. Em primeiro lugar, eu somente vou perguntar, não argumentar, ainda: Como é que os opositores da doutrina da eleição conseguem subtrair a onisciência de Deus, da ato de predestinar?

    Deus sabia de tudo o que aconteceria, e já que os pensamentos de Deus são REAIS, como separar sua vontade de sua onisciência?

    Mesmo aqueles que querem "salvar" Deus de ser um mau caráter, tem de admitir que ele sabia de tudo o que aconteceria, do começo ao fim; tanto é que Ele mesmo se declarou o "Alfa e o Ômega."

    Se Ele não queria queda do homem, porque permitiu mesmo sabendo que aconteceria?

    Os oponentes exclamarão e dirão: "ah! Mas Deus não obrigou o homem, antes Ele deu-lhe a liberdade de escolher."

    Se um Pai sabe que seu filho vai mexer na fogueira e não toma uma medida positiva, ou seja, arrancá-lo de perto do fogo para que nada lhe aconteça, o que os outros vão dizer?

    O Pai não fez NADA para impedir, só deu uma advertência, mas não tomou aquela "providência" QUE EVITARIA O PIOR, ou seja, as medidas preventivas estavam sob o seu poder para impedir o desastre, e ele não o fez?

    Podem começar a responder os certinhos de plantão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, my God! Ele só está perguntando...

      Ainda... Que fique claro...

      Ainda bem que não está pensando... Apenas perguntando... Que bom...

      Ah, gosta de perguntar? Vamos de maiêutica então:
      De onde você tirou a ideia de que Eleição é o mesmo que predestinação?

      Ah! Os ‘pensamentos de Deus são sempre REAIS’? Mas de onde é que você tirou isso? Então isso quer dizer que quando Ele pensa algo sempre se realiza? Então o ato de pensar de Deus é sempre e sempre uma realização? É isso? Deus pensou ‘catapimba’: algo se realiza ou se realizará irremediavelmente? Deus então só pensa em ato e jamais, nunca, nunca, em potência? O pensamento de Deus realiza-se em si mesmo ou também em razão de algo provocado externamente, afora do Seu ato de pensar? Toda vez que Deus pensa Ele pratica ou está irremediavelmente praticando algo afora do ato de pensar, ou as duas coisas se fundem no mesmo instante? Deus não pode jamais contemplar, apenas pensar em ato, realizar sempre e sempre o que pensou? É isso? Deus pensa realizando em indivíduos, assim individualmente existentes, criados à sua Imagem e Semelhança, ou apenas pensa realizando no coletivo de indivíduos, na Natureza e na Raça Humana como um todo, ou as duas coisas? O pensamento realizável de Deus sempre aponta para o seu desejo, para a sua vontade? Inexiste qualquer pensamento realizável de Deus desprendido de sua vontade?

      Mais ainda: Onisciência e Vontade de Deus são a mesma coisa? Não se pode separar a onisciência da vontade; mas e a onisciência da onipotência, pode?

      Os específicos nomen jure de Cristo: “Alfa e Ômega” dizem especificamente com a sua eternidade ou onisciência? Existe diferença entre esses dois termos (Eterno e Onisciente) ou são a mesmíssima coisa?

      Pior: Desejar é o mesmo que Permitir? Deus então desejou a queda do homem? Permitiu-lhe à queda? Ou tudo dá na mesma? São a mesmíssima coisa?

      O exemplo do pai que sabe que seu filho irá mexer na fogueira, o filho é imputável ou inimputável? Ou isso é irrelevante, não depende jamais de sua capacidade e responsabilidade no ato?

      Aliás, já que foi dar exemplo... Como Deus só pensa em ato realizável (leia-se realizável de acordo com a sua vontade) esta inseparável de sua onisciência - ao saber (onisciência) que um homem irá estuprar um menininho de três anos de idade, logo, portanto, inevitável e irremediavelmente desejou (vontade) que o estupro acontecesse? É isso?

      O Nada fazer do pai para impedir ou não tomar providência que evitaria o pior quer dizer concordância, aquiescência do pai com o pior? É isso?

      Pode começar a responder certinho de plantão. Estou curioso. Somos todos ouvidos agora. Mas não vá chamar a mamãezinha depois, já vou avisando logo...

      Em tempo: o “salvar Deus de ser um mau caráter” trata-se de verdadeiro lapso freudiano de sua parte, porque diz com o seu próprio subconsciente. Quem deseja salvar Deus aqui é exatamente você, só que eu ainda não estou seguro se você sabe disso... Mas antes de salva-lo, por favor, responda-nos... Vamos ver...

      Cordialmente,

      Agostinho.

      Excluir
    2. Santo Agostinho, estou esperando a resposta.

      Já tomou seu calmante hoje ou quer que eu lhe receite um?

      Eu tenho um bom que eu sempre receito para quem precisa, apesar de eu nunca ter tomado, alías prá mim não adianta já que descendo do "homens burris erectus."

      Mas para pessoas como você que descendem do "homo sapiens cloatícus" vai fazer efeito.

      É um cházinho que se dá quando a pessoa não consegue saber onde está, e diz "meu deus, me perdi, estou no lugar errado!!

      Vai responder o que perguntei ou dar o prefixo com a sua verbovermia e sair dos zar?

      Excluir
    3. OMG! Parece que a verdade torturou você! Não tenha medo dela, mesmo porque “Nada podeis contra a verdade, senão pela verdade”. Ela te fará bem ao final. Olha, a verdade tem esse efeito mesmo, às vezes machuca muito porque desconstrói castelos inteiros, ainda mais ser forem feitos de areia... É o caso aqui... Mais ainda: faz revelar o verdadeiro caráter de uma pessoa. No frigir dos ovos a máscara cai mesmo! E ao vir você abandonar assim tão de pressa o discurso Ad argumentandum tantum (contra ideias) e tão rapidamente passar para ao discurso Ad hominem (ataque à pessoa) é a exata medida de um caráter posto à evidencia... Eu sinto muito, não posso fazer nada a esse respeito por você. Mas se serve de consolo, é corriqueiro isso, quando o sujeito, premido, não conseguindo opor-se a seu interlocutor, passa então a lhe desferir insultos e impropérios tal como um menininho que depois de ter levado uma surra do coleguinha na escola, acredita piamente tê-lo vencido ao estufar bem o peito, sacudindo assim a poeira do seu uniforme, diz-lhe: seu bobalhão! É o espelho mesmo seu.

      Ah! Antes que eu me esqueça; só um conselho, não vai doer muito, não se preocupe, não fique ressentido: quando for citar frases latinas, primeiramente aprenda a escrevê-las ou então, melhor nem cita-las, pega muito mal ainda que para um descente dos "homens burris erectus." Veja, a confissão desse fato é sua, foi você quem escreveu. Não vá dizer que fui eu. Não transfira para mim o ônus de tal confissão... Uma indicação apenas, não fique nervoso: adquira o livro “Gramática Latina”, de Napoleão Mendes de Almeida, Editora Saraiva, é o melhor que há no Brasil, aliás, há na internet um curso ministrado por alunos de Napoleão, digite no google.

      Excluir
    4. Quanto a minha resposta, ela já está dada aqui em diversas ocasiões, em e-mails passados e principalmente no último e-mail que enviei a você em forma de indagações, no qual refuto especificamente o seu argumento; aliás, não fique ressentido, seu argumento é bastante risível e pueril. Não conseguiu compreender? Mas mesmo sendo descendente dos "homens burris erectus.", não está tão difícil assim? As próprias indagações que formulei responderam claramente a você! Aliás, esmiucei a resposta de diversas maneiras a você! De frente para trás, de trás para frente e assim vai sob diversos ângulos... Só faltei desenhar.

      Com todo o respeito, confesso que incialmente fiquei espantado que não tenha compreendido absolutamente nada; mas depois de sua explicação, ou seja, depois que você confessou de onde você descende, pude entender o motivo de sua falta de intelecção sobre o caso. Mas valeu, você tentou! Vá estudar mais, vá ler e meditar a Bíblia, você consegue. Você chega lá. Não faça como o apologeta, dono do site (a quem muito estimo por sinal), que sem conseguir se opor ao argumento aduz que não me reponde para não me dar atenção... Ah! Entendi, então tá...É por isso... Depois que se trancou no banheiro ninguém o tira de lá nem por decreto. Mas é melhor isso do que fazer como você!

      Ademais, não fosse isso, quem defende aqui o quadrado redondo da predestinação é você, não eu! Quem tem que sustenta-la é você, não eu. Portanto, quem está aguardando resposta aqui de você sou eu! Quem foi refutado aqui foi você ou ainda não percebeu?

      Ora, você me desculpe, mas aduzir que não respondi porque você não compreendeu a resposta, é o mesmo que dizer que Neil Armstrong foi à Lua porque a boneca Barbie penteou o cabelo; ou que o Mercador de Veneza de Shakespeare construí uma estrada de ferro no Alaska porque queria nadar; que Dostoiévski escreveu ‘Os Demônios’ porque tinha medo de bruxas...

      Como diz o ditado: “Se você não sabe brincar, então não venha ao playground...”

      Aliás, por falar em playground e para finalizar: excelente argumento o seu, isso é que é argumento hermenêutico-bíblico e adulto: “Mas para pessoas como você que descendem do "homo sapiens cloatícus" vai fazer efeito. É um cházinho que se dá quando a pessoa não consegue saber onde está, e diz "meu deus, me perdi, estou no lugar errado!! Vai responder o que perguntei ou dar o prefixo com a sua verbovermia e sair dos zar?”. Depois eu é que não sou calmo... Vai entender...

      Que lindo!

      Mas eu entendo. É que a máscara caiu aqui! Eu bem que avisei. Não me surpreende de modo algum. Gente ‘apologética’ assim nunca me convenceu: essa história de fingir ojeriza aos pentecostais, meter o pau em seus pastores, assim porque os tais ofenderiam o seu horizonte de consciência reformado-bíblico-histórico (onde já se viu que afronta!), sobretudo porque ofenderiam a sua ética cristã... Hummmm! Entendi... E que ética cristã peculiar essa sua! (Viu o que eu sempre disse a respeito a você, Sr. Luciano Sena? Eis ai a prova...).

      Bem, aguardo refutação específica, objetiva e pertinente à minha reposta a qual formulei muito claramente em forma de indagações (até para facilitar) sobre o quadrado-redondo da predestinação. Mas se não as tiver eu compreendo, você já confessou o motivo, fato, contudo, que não me impedirá de seguir adiante, torturando você. Mas fique calmo. Tome o seu chazinho costumeiro porque a verdade faz isso mesmo, ela tortura. É normal, é de sua essência. Tome lá o seu chazinho (sem acento agudo tá!) seu descendente do "homens burris erectus."
      Brincadeirinha. Fique calmo.

      Cordialmente,
      Agostinho.

      Excluir
    5. Não escrevi erradu não! Sou descendente do "homens Burris erectus". Você não entendeu errado. Você é que não teve sensibilidade para captar. Também estudei as óbras de Santo Tomate de Acuino. Excelente! Você tem de lê tamém.

      O chazinho com acento agudo é o melhor para você, já que é descende do "homo cloatícus." O meu cházinho já vem com acento, já que eu não sei bordar como você, mas estes buraquinhos que você fez na sua blusinha aí em cima tá uma joia!

      Não entende NADA de metafísica e muito menos menos de ontologia? Vá estudar e largue o crochê. Leia umas cem vezes a Crítica da Razão Pura de Kant, e depois, se entender, venha falar sobre a Mente de Deus.

      Excluir
    6. Ahã... Tá bom, tá bom, compreendo o bater do seu pezinho, o seu fazer birrinha (estou acostumado, tenho crianças, sou pai), você com todo esse seu argumento conseguiu convencer-me do quadrado-redondo da doutrina da predestinação. Admito com base em sua nobre exegese e explanação que estou convencido de uma vez por todas que o quadrado só pode ser mesmo redondo, ora essa! Certamente o é. Claro que é! Ah! Então também estudou a obra de Tomás de Aquino? Ahã... Deu mesmo pra ver de sua grandiloquente refutação por meio da qual convenceu-me, de uma vez por todas, que se o quadrado não é redondo é porque certamente há alguma coisa errada com o quadrado, não é? Tá certo, não vou contrariar você, tampouco vou indagar se você compreendeu a “obra” de Tomás de Aquino, tanto quanto compreendeu a minha refutação à sua tese.... Ainda mais a você que entende tanto de matafísica. Deu pra ver...Agora, quanto a Immanuel Kant e a sua obra, veja que ironia do destino, foi uma das primeiras aulas que tive no Seminário de filosofia “Sapientium Autem Non Vicit Malitia” e veja como fora concluída uma das inúmeras aulas sobre Kant, pelo meu ilustre professor, o filósofo Olavo de Carvalho – Incrível! Qualquer semelhança com o quadrado-redondo da tese da qual você é refém não é, jamais, mera coincidência, veja isto:

      “A filosofia de Kant é uma cisão esquizofrênica: reúne lado a lado, sem intercomunicação possível, um fideísmo obediencialista e um cientificismo pré-positivista. Ora, entre uma religião irracional e autoritária e a negação de todo conhecimento supra-sensível, qualquer pessoa sensata optaria por esta última, e foi precisamente o que aconteceu: Kant gerou o positivismo, que gerou o materialismo generalizado. Só um ingênuo não preveria esta consequência... (...)E aí temos a suprema extravagância do kantismo: nada podendo saber de Deus, ignoramos se Ele pensa, mas, ao mesmo tempo, já sabemos tudo a respeito de como Ele pensa — uma conclusão que Kant não afirma, porque nem sequer a percebe, mas que está implicada logicamente, e sem escapatória, em tudo quanto ele afirma. Em verdade vos digo: parece brincadeira.” (Olavo de Carvalho).

      Leia todo o texto, é pequeno, trata-se da publicação de página de uma apostila, vai compreender muita coisa, vai ser bom pra você, quem sabe a partir daí você consiga refutar-me.

      Cito o link:
      http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/kant.htm

      Cordialmente,

      Agostinho, o antialienação.

      Excluir
    7. Acabei de ler o livro do Olavo de Carvalho com o título, "o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota."

      Eu não tenho necessidade de refutá-lo, pois isto você faz por mim; que bom! um a menos.

      Se você conseguir entender que uma vaca sempre foi uma vaca, vai entender Kant e ganhar uma passagem para a Disneylândia, lhe aposto.

      Lá você poderá brincar com o Mickey, o Pateta, (principalmente), e voltar aos tempos de infância, ciclo este, penso eu, você não acabou de fechar.

      Estive lendo a obra do Dr. Senteymy Paunalov, um neurologísta russo, e que coincidência! Ele estuda um disturbio psíquico, (que penso ser o seu caso), chamado de 'Complexo Anímico Retal."

      Ele estudou este disturbio em vários pacientes que apresentavam uma irrefreável vontade de escrever, quando a cavidade mais externa de seu intestino começava a dar sinais de vida.

      Então ele foi a Mongólia conversar com seu colega, o Dr. Nuth Kull, professor emérito da universidade Kukagah shen Phun que situa-se nas partes mais baixas do país, na cidade de Chongayi.

      O professor Nuth Kull disse a ele que o tratamento para este disturbio mental do complexo anímico retal, pode ser tratado com uma substância retirada de tigres de bengala machos, mamíferos, na época do acasalamento, o que contribuirá com a restauração do sistema intelectivo, deixando-o mais centrado nas partes sub-lombares.

      Como a predestinação é um fato, creio que você veio ao lugar certo a fim de receber o endereço onde vai tratar desse seu disturbio.

      Se não encontrar este endereço, vá no "pesquisas avançadas" e coloque o dedinho na letra "c" do teclado, (mas cuidado prá não se machucar), e fique pessionando até o endereço aparecer.

      Boa sorte!

      O que você escreve, se eu fosse representar através de uma animal, seria uma lacraia, não, não, ah!, melhor, uma centopéia aprendendo a andar. Deve ser divertido ver, não é?

      Excluir
    8. Leia o "Mínimo..." de Olavo de novo, de novo, de novo, de novo, de novo e de novo...

      Epa! Acho que a questão do quadrado-redondo mexeu com você e noto, já há algum tempo, que assuntos reto-intestinais são de o seu apologético gosto e peculiar interesse... Isso chama muito a atenção... (Não chama a você Sr. Luciano Sena, dono do site? Acho que o menininho aqui esqueceu-se de alguns princípios éticos-cristãos... Não estou acostumado a debater nesse nível tão profundo assim...). Ao ler você lembro-me, imediatamente, do lapso freudiano... É impossível não perceber esse lapso em você... Você é de uma profundidade de dar medo... Acho que você foi fundo demais nessa...E não me admira, nenhum pouco, que ao final dessa sua investigação-profunda você constate realmente que a predestinação é um fato, só tome cuidado para não cair dentro da privada...

      Isso é suficiente. Vou até aqui. Não dá para eu descer alguns degraus para chegar até esse nível profundo-intelectual-cristão do qual você comunga e exerce. Sinto Muito. Sou cristão! Sirvo ao Senhor e na minha Bíblia e na minha igreja repudiamos esse nível profundo intelectual... Para ser incisivo, agudo e arguto na argumentação e no rechaçar de uma aberração teológica não preciso, de modo algum, desse expediente chulo, vulgar e antiético seu. Não é isso que aprendi do Senhor a quem sirvo. Se você quiser discutir adequadamente e decentemente comigo sobre o quadro-redondo da predestinação - e pode ser até incisivo, eloquente, mordaz na retórica, nada contra, sou bastante casca grossa - Ok. Tudo bem, comece respondendo às minhas indagações das quais você foge tal como o diabo foge da Cruz; agora, nesse nível vulgar seu, desculpe-me, não tenho tal costume! Eu declino. Eu passo. Assim não. A minha igreja não permite, a minha religião é bem diferente da sua. Há um limite para tudo e rejeito com veemência esse espécie de convite que você insiste em fazer-me para que naveguemos em um rio estranho de esgoto... Não. Eu não. Convide o Luciano Sena. Até aceito debater com medíocre (faço aqui todo o tempo); agora, nesse teu nível sub-solo, me perdoe. Eu não.

      Cordialmente,

      Agostinho PROFILÁCTICO...





      Excluir
    9. Como é que a minha inhadagação se perdeu nos confins do mundo?

      Não se preocupe, quando você sentir que a camorra da predestinação está lhe incomodando, leia o Salmo 184, vai lhe fazer bem.

      Excluir
    10. Aff vcs com seu discurso acusa Deus: O pai que sabia que o filho foi mecher no formigueiro e não fez nada ora impedir...Oras, criticam arminianos mas são sempre as mesmas acusações calvinistas e argumentos identicos tirar e nem por aos dos ateus! "Deus não fez nada para impedir" "O pai não tomou prividencia"... Só deu uma advertencia... A própria advertencia já foi providencia...O pai instrui o filho não como vc colocou advertencia, no lugar de advertencia eu colocaria instrução...o pai instruiu seu filho que era moralmente capaz de seguir sua instrução..Isso em si já foi uma providencia amorosa do pai(outra coisa q deve ficar claro aos leitores é que ninguém sabe o motivo pelo qual Deus permitiu tudo isso, ainda que mtos julguem que foi para manifestar sua graça ainda que seja essa resposta,ainda assim não explica 100% os motivos permissivos de Deus para esse episódio q resultou numa terra maldita com toda sorte de males. Nós homens queremos explicar Deus e os acontecimentos q nos trouxeram calamidades maas...todos falham tentando explicar o que as escrituras não revelam. Desde a fundação do mundo Deus já havia entregue seu filho por amor ao homem Adão que ele sabia q cairia...Se com Adão a humanidade toda caiu...com Adão a humanidade toda foi privilegiada com a morte do filho de Deus...Deus socorreu o homem já antes da fundação do mundo...ou seja o pai não ficou parado vendo o que ia acontecer não...Ele já havia intervido na fundação do mundo e intervido no jardim instruindo seu filho sobre a consequencia da morte que sofreria.

      Excluir
  7. Irmão Paulo, não jogue seu tempo com esse sr. Ele não está interessado em nada a não ser se aparecer... ele é assim. Não adianta, ele vai te tirar do sério... acho melhor falar com as paredes do que com uma pessoa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Luciano, como disse Salomão: "Ao tolo, responda segundo a sua estultícia." Mas creio que você tem razão!

      Excluir
  8. Querido irmão Luciano Sena, já estou ficando com pena do seu pessoal. Bater também cansa. Tem certeza que em sua igreja vocês tem escola dominical ou algo que o valha? O que estão ensinando além da predestinação e do cessacionismo? Sem ofensa. Estou chocado de verdade! O seu pessoal não sabe o básico de Bíblia! Os seus meninos precisam urgentemente de chá de Bíblia e não de um outro chá... Por favor... É calamitoso, convenhamos. É caso de internação imediata. E se tem uma coisa que você não é é desonesto intelectual. Isso eu reconheço e percebo de sua postura. Então por favor instale em sua igreja a leitura diária e urgente da Bíblia e com uma postura de desejar compreende-la de verdade. Tá feia a coisa! O seu pessoal é muito fraco.

    Em Cristo,
    Agostinho.


    ResponderExcluir
  9. Vamos caros Predestinacionistas, como é que se chama mesmo quem crer na predestinação Diabólica ?

    Respondam ao amoço Agostinho...

    Esse Paulo Cadi se acha o tal, apareceu desafiando os pastores Adventista a um debate cara a cara, e deu de cara com outros aqui, não aguentou, e agora e o Agostinho DESTROÇOU ELE E O LUCIANO.

    E depois vem com estória de : " não perca seu tempo com ele, só que aparecer".

    Uma coisa é certa : "NÃO EXISTE ARGUMENTOS CONTRA FATO, E ISTO O PAULO CADI DEMONSTROU MUITO BEM !'

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Só pra rir mesmo.......

    Edilberto Ribeiro !! Em Cristo ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não existe mesmo: o fato não só fala contra os argumentos, grita também. Note que o menino 'IRREFUTÁVEL', o rapaz "NINGUÉM ME REFUTA"... - ou seja, impressão esta que tem de si mesmo, a qual por si só já é hilária, para dizer o menos - sempre e sempre está no "ainda", ainda irá lançar seus argumentos... "ainda" irá argumentar, "ainda", "ainda", "ainda"... E até agora ainda nada...

      Mas é típico do soberbo, não me causa espécie...

      Em Cristo,

      Agostinho

      Excluir
  10. Sétimo Dia, me mostre onde eu fui refutado? MOSTRE e não fique se pavoneando. Ninguém nesta postagem me refutou; ainda mais porque eu nem "ainda" lançei meus argumentos.

    E lá na postagem sobre a "imortalidade da alma?" Já acabaram-se as páginas de seu livrinho?

    ResponderExcluir
  11. Como vc é o tal, fez uma coisa que nenhum Crítico do adventismo não fez até hoje, refutou o livro Subtilezas do Erro..

    Como eu disse anteriormente, Lance teu livro"Resposta ao Subtilezas do Erro" fará um feito Histórico, ganhará muita Grana, como o Luciano não besta, a nossa presença (ADVENTISTAS) esta lhe dando muito BOPI, SE NÃO FOSSE NÓS ADVENTISTAS ESTES POSTS NÃO TERIAM UM SEQUER COMENTÁRIO, ele irá lançar o seu livro e com isso ganhará MUITA GRANA...

    Faça o mesmo rapaz, deixe de ser uma besta ....

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo Dia... pergunte a ele o que ele acha do adventismo? De Ellen White?
      Depois vc vai dizer a ele a mesma coisa...
      Pare com isso menino...

      Excluir
    2. Sétimo Dia, deixa eu te dizer mais uma coisa... vai de vagar. Cuidado com que diz.

      Excluir
    3. Então, se não pra ganhar dinheiro também, com esse seu livro que lançará, mande um pra mim de presente, se for me dar um, te possa lhe dar todas as coordenadas de onde eu moro !!!!

      Excluir
    4. Desnecessário chingamentos...Besta? Isso é comportamento de cristão? Não compartilhar a mesma interpretação teológica é suficiente para um chingamento...Misericørdia...lamentável para um cristão

      Excluir
  12. Irmão Agostinho confesso que fiquei muito impressionada com a sua logica e retórica com a sua objetividade como tratou do assunto, não sou muito dada a esse tipo de coisa, no mai das vezes são inuteis, mas o meu marido ficou muito impressionado e me mostrou, e com apenas três respostas suas cai na real, principalmente a parábola de Mateus e as suas perguntas que etendi perfeitamente e agora sinceramente posso lidar com essa estranha doutrina que sempre me trouxe muita confusão e muito incômodo, mas aggora não tenho mais dúvidas. Obrigada. MIl vezes obrigada. Aos demais irmãos por favor nao fiquem chateados, nõa escrevo para criar polemicas ou para magoar ninguem, mas o que é é gente, temos que admitir.
    Só uma perguntinha pessoal irmão Agostinho,se me permite o Sr.é médico, advogado, escritor, que profissão é a sua? Pergunto porque as suas respostas me impressionaram demais, são muito logicas e inteligentes,o meu marido é médico neurologista bastante conhecido aqui e no exterior e ele também é muito inteligente e também escreve assim. Fica com Deus e que Ele sempre possa utilizar o seu dom na sua Seara. Boa noite a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, não sei se sabia mesmo o que disse que lhe causava confusão... nossa disposição determina muito o que queremos 'ouvir'.

      Excluir
    2. Certo amado irmão, mas "a nossa disposição determina muito o que queremos 'ouvir'", desde que de acordo com o que você (predestinação) deseja que ouçamos???????

      Excluir
    3. Gil, seu julgamento do tema, assim como o meu, receberão essa influência. Dizer que esse ou aquele venceu é sempre complicado.

      Excluir
    4. Querido, a Bíblia esta aí como juiz e entre duas lógicas opostas só uma haverá de prvalecer. Se não soubermos quem venceu então naão seremos capazes de reconheceremos o que é verdade e o que é um erro. Não poderia nem existir apologética ou o seu site. No caso dos escolhidos, não houve refutação à parabola citada por Agotinho, e também ningupem conseguiu refutar que entre vontade e permissão de Deus não existe diferença e que o ato de pensamento de Deus é erro se apenas tomarmos ele como realizável e de acordo com a sua vontade já que Deus não tem prazer na morte do ímpio e deseja que ela se salva,então Deus não determina quem é salvo e quem é perdido. Tbm já que na Bíblia existem muitas advertencias de Deus a Israel antes de realizar os seus atos, inclusive de juízos, então se fosse de acordo com a predestinação não haveria advertência de Deus e só juízo!!!! Tbem a questão colocada pelo irmão Agostinho sobre a diferença entre o tratamento de Deus em termos gerais assim com o todo da raça humana e também com as pessoas no nível individual, isso me convenceu porque não haveria relacionamento individual do ser humano com Deus, não adiantaria orar, pedir, porque Deus já havia tratado com a raça humana de um modo geral, Ele só trataria com ela em um nível geral. Tudo isso mina a base da predestinação, fundamento não refutado por ninguem aqui. Esse nogócio de Deus colocar o mal noser humano e depois Ele penaliza ele pelo pecado que colocou nele não parece mesmo combinar com a justiça de Deus. Pelo menos eu nunnca li na Bíblia uma coisa dessa, também não refutaram o Agostinho nisso. Então amado podemos sim saber quem venceu porque podemos saber distinguir entre o certo e o errado de acordo com a Bíblia irmão. É só isso.
      Gil...

      Excluir
    5. Querida Gil, suas palavras são gentis mais em razão de sua nobreza e bondade do que o meu próprio merecimento possa requere-las. Ademais, some-se que a dialética que utilizo também é mais bem eficaz tendo em conta a puerilidade do quadrado-redondo da predestinação do que a sua argúcia de per si. Não. Não é a minha lógica que se sobrepõe; pelo contrário: é o quadrado redondo da predestinação que não se sustenta... De modo algum... Agora, fico sim muito feliz em poder colaborar como um mero instrumento - diga-se de passagem - a fim de sanação de suas incômodas dúvidas. Conte sempre comigo no que eu, limitadamente, já advirto, porventura possa vir ajudar-te. Agora, estou estupefato! O apologeta disse que não responde a mim porque eu apenas desejo "aparecer". Só que fica uma indagação que não cala, grita: e a você Gil? E quanto às suas ponderações? Por que não respondeu? Resposta: não as tem! Simples e evidente assim mesmo. Como alguém disse linhas acima - é clichê mais é verdade - "contra fatos não existem argumentos...".

      Por fim, é irrelevante, mas para não parecer indelicado ante a sua indagação, a minha profissão é do ramo do direito sim; mas repito querida irmã, é de toda irrelevante; o que importa mesmo são os tesouros eternos e a glória do porvir.

      Em Cristo,

      Agostinho

      Em Cristo, somo mais do que vencedores!

      Excluir
    6. Muito obrigada por sua atenção, o meu esposo manda felicitações, fica com Deus, firme e forte.
      Abraço a todos.

      Excluir
  13. A Predestinação de Adão e Cristo

    "1 Pedro 1:18 Porque, tanto quanto vós sabeis, não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, que vocês foram redimidos de sua vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha. 20 Quem, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos por vossa causa."

    Esta é uma grande e terrível verdade da predestinação de Deus. A Epístola Primeira de Pedro, uma carta espiritual de Deus Espírito Santo, é dirigida aos eleitos de Deus. Foi para a sua informação e edificação. Da passagem acima, encontramos o apóstolo revelando um dos maiores segredos de Deus, que foi escondido do homem desde Adão. Ele nos diz que Cristo foi preparado e predestinado antes da fundação do mundo, para ser o sacrifício pelos pecados. Foi por causa deles que Cristo se manifestou.

    Esta não foi uma medida contingente que Deus fez, no caso em que Adam deve cair. Esta era uma certeza. Porque não há coisa como contingências no plano de Deus. Portanto, conclui-se claramente que Adão estava predestinado a cair. É a resposta para perguntas como, por que Deus criou o homem? E por que o Verbo se fez carne? Em outras palavras, Adão foi predestinado a morrer por seus próprios pecados e Cristo estava predestinado a morrer pelos pecados de seu povo (Mateus1:21), sua Igreja, seu Corpo (Efésios 5:23-25)

    Há justiça absoluta no caso de Adão. Ele foi justamente punido por Deus por suas ações e desobediência. Mas no caso de Cristo, a justiça de Deus encontrou seu cumprimento em Seu amor por Seu povo, que vamos discutir em breve. O ímpio, concentra-se no caso de Adão e considera injusto que Adão deveria ser punido por fazer exatamente o que ele estava predestinado e criado para fazer.

    Eles perguntam exatamente o que o apóstolo prevê que eles iriam perguntar em Romanos 9:19: "Dirás então para mim, por que se queixa Deus e ainda nos culpa? Pois quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

    Que tremendo texto é este! Como, orar quer dizer que o homem não tem o direito de exigir nada de Deus? Onde está o direito humano no plano de Deus? Nunca houve nenhum. Que direito tem o homem de reclamar? Desconsidere o homem pecaminoso. Repito o apóstolo novamente; "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas?"

    Que audácia do homem quando e como ele questiona o seu Criador! No plano de Deus, não há direito humano, apenas o direito de Deus para fazer o que lhe agrada com os exércitos do céu e os moradores da terra. Ninguém pode deter a mão e dizer-lhe: "o que tu faz?"

    Lembre-se, as escrituras revelam sempre a Deus como sendo eternamente justo e correto, e que Ele nunca faz nada para contradizer esta verdade eterna. Portanto, mesmo que nós nunca possamos compreender os caminhos de Deus, como o apóstolo Paulo declara em Romanos 11:33 "Ó profundidade da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis ​​são os seus juízos, e os seus caminhos inexcrutáveis," nós devemos como criançinhas amar, confiar e permanecer no temor do Deus Santo, estando em assombro diante de Deus e de seus caminhos. Prossegue...

    ResponderExcluir
  14. Os pecadores eleitos do povo de Deus, amam a Deus, porque foi Deus quem os amou primeiro. (1 João 4:19) concentra-se no caso de Cristo. O que estava neste plano para Cristo? Que ele deveria voluntariamente ser predestinado a morrer pelos pecados de seu povo. Certamente, agora você pode ver que era por nenhuma outra razão, do que para expressar e demonstrar seu amor eterno por o seu povo 1João 4:9: "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele. 10. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Novamente, em Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós."

    As ações de Deus e as ações do homem nunca podem ser de igual valor. As obras dos homens, são comparadas à trapos imundos por Deus. As obras de Deus são sempre de de valor infinitamente maior do que as obras do homem. O apóstolo Paulo diz lindamente, (Leia 1 Coríntios 1:18-31, onde Paulo declara a sabedoria de Deus e poder no sacrifício de Cristo). No versículo 25 diz: "Porque a loucura de Deus é mais sábia do a dos homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que a dos homens ".

    De novo e de novo e de novo, as escrituras nunca deixar de lembrar ao homem que suas ações e obras são realmente sem valor! Assim, a doação da vida sem pecado de Cristo em troca das vidas pecaminosas de pecadores eleitos é um exemplo claro desta verdade. Porque nenhuma quantidade de vidas pecaminosas sequer poderia igualar a vida sem pecado de Cristo. Então, isso significa claramente que os méritos da obra expiatória de Cristo são de valor infinito.

    Deus é, portanto, capaz de aplicá-la a toda a humanidade pecadora, se Ele escolheu salvar cada alma miserável. Mas Ele fez assim? Não. As escrituras declaram que Ele não faz isto. É sua total soberania, e mostra que a graça de Deus é realmente incrível! Então, o que Deus tinha em mente quando preparou e predestinou Cristo para morrer pelos pecadores eleitos?

    O maior exemplo da predestinação de Deus é a Palavra se tornando carne, a vinda de Cristo, a cabeça da sua Igreja que é o Seu corpo. Por isso, a verdade resulta que, no plano de Deus, o Chefe estando predestinado, assim importava que o Corpo também seja (Efésios 1:3-11). Portanto, o objetivo deste ato misericordioso da predestinação de Deus era salvar o Seu povo, de seus pecados e de demonstrar o seu amor eterno por eles (Mateus 1:21; Romanos 5:8).

    É através de tal plano que Deus manifesta o Seu amor divino por o seu povo, ao máximo. Na verdade Deus é amor, mas também é um diferenciado e eletivo amor incondicional. (Romanos 9:11-13). Na verdade Deus é misericordioso. Mas Ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia." (Romanos 9:14-16)

    Ato central no plano de Deus é que através de Adão, todos os homens iriam cair em pecado e na morte (Romanos 5:12) e por meio de Cristo, Deus salvará o seu povo dos seus pecados e eles viverão. (Mateus 1:21) Lembre-se, Deus planejou para que todas as coisas acontecessem por uma razão única só, isto é, para humilhar o homem e exaltá-lo em Cristo.

    Na teologia cristã, é chamada de "Doutrina da Imputação." Na queda do homem, a culpa da desobediência de Adão é imputada a seus descendentes, (por natureza filhos da ira), pois Deus colocou todos os homens debaixo da desobediência. Na salvação do povo de Deus, a justiça da obediência de Cristo é imputada a eles pela graça mediante a fé - os dons espirituais de Deus, não de si mesmos, não de obras, para que eles não possam se vangloriar. E que tudo seja para o louvor da glória de Deus. Prossegue...

    ResponderExcluir
  15. Por isso é um plano tremendo. Porque ele traz a mais completa expressão do amor de Deus por Seu povo. Incrível, porque traz a verdade de que ninguém pode ser salvo senão através da obra salvadora de Deus em Cristo, (a "Palavra que tornou-se carne), e que estava predestinado a morrer pelos pecados de seu povo. Esta é a verdade clara e simples que Jesus declarou em João 14:6, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim."

    Então, o que é exatamente a maldade e a miséria de todas as pessoas que rejeitam o plano de Deus? Eles fizeram a Deus passar por mentiroso. Mentindo através da sua Palavra - a Bíblia Sagrada. Eles não se submetem à justiça de Deus em Cristo. Por que eles não acreditam que Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê. Eles não descansam na fé somente em Cristo. Eles perversamente buscam e trabalham miseravelmente para estabelecer a sua própria justiça crendo em religiões que afirmam que Deus deu ao homem um "livre-arbítrio".

    Cuidado! O falso cristianismo é o maior culpado. Qualquer igreja, pastor ou a pessoa que afirma ser cristão, mas crê e ensina que o homem tem um "livre-arbítrio", pertence a esta religião perversa de falso cristianismo. Eles pregam um outro Jesus, diferente daquele que o apóstolo Paulo pregou. Eles acreditam, e recebem um falso evangelho, diferente daquele que o apóstolo Paulo anunciou. Eles foram enganados em acreditar que fora de seu próprio "livre-arbítrio", que eles se voltaram para Cristo e creram nele.

    Pensando que o valor de suas próprias obras, vindas de seu "livre-arbítrio" podem igualar-se ao valor do trabalho todo-poderoso de Deus em atrair e somente eleger os pecadores eleitos a Cristo! Não é à toa que o Senhor Jesus chama-os de tolos, maus, filhos do diabo, raça de víboras, sepulcros caiados e assim por diante. Estes não são os nomes agradáveis ​​para serem associados a salvação. Amém

    ResponderExcluir
  16. Prezado irmãozinho, não fique bravão, só quero ajudar, mas o "Não é à toa que o Senhor Jesus chama-os de tolos, maus, filhos do diabo, raça de víboras, sepulcros caiados e assim por diante. Estes não são os nomes agradáveis ​​para serem associados a salvação. Amém", que você escreveu não corresponde ao que Jesus ou a Bíblia fala a respeito do livre arbítrio, não é dito isso que você falou sobre os que creem no livre arbítrio ou que não concordam com a doutrina da predestinação. Lamento, mas você concluiu isso da sua própria cabeça ou só para ofender quem não pensa igual.... O irmão Agostinho vai destroçar o seu argumento desse jeito, acho que não é por ai não...Precisamo ter ética, irmão...Outra coisa, tudo o que você escreveu não responde ao que o irmão Agostinnho te perguntou ou respndeu em forma de perguntas, a citação sobre aquela parabola esclareceu muito uma duvida que tinha sobre os "eleitos" tbem!!!! E a sua citação no começo de Pedro não fala nada de predestinação (????????). Acho que o irmão deveria repensar uma outra forma de debater com o cara senão acho que ele já venceu o debate, sinto em te dizer isso...

    Prezado irmão Agostinho, por favor, estou fazendo mestrado em teologia, como posso contata-lo, tem um tópico em minha dissertação que trato da lógica na hermenêutica, e gostaria de alguma orientação, pode me forncer seu e-mail ( ou se o irmão Luciano Senta tiver, pode passar?). De o vc é? Que igreja vc vai? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão: quis dizer irmão LUCIANO SENA, erro de digitação, perdão.

      Excluir
    2. 'Norma, não tenho o e-mail dele. Aliás, a maneira com que ele ataca os calvinistas, me deu tristeza... não senti um irmão debatendo ideias. Eu nunca tratei o arminianismo assim, se é que ele o é... por que ele não procurou sites que tratam desse assunto da maneira com que ele diz que somos?
      Outra coisa, ele não diz de que denominação ele é. Ele tem vergonha, não sei...

      Excluir
    3. Brigadinha!!! De qualquer forma muito agradecida. Aguardo contato de Agostinho, please...

      Excluir
    4. Prezada irmã Norminha Andrew Jumper: não acredite em tudo que disseram a meu respeito, aliás, querida irmã, como bem observastes de cara, quem apelou deploravelmente de um modo acintoso e antiético aqui não fui eu... Confira, sobretudo, um e-mail acima. Trocando em miúdos, uma árvore é mesmo conhecida pelos frutos que produz... Não tem jeito. Ademais, não é engraçado vir uma espécie de coitadismo e vitimismo, um chororô de quem se propõe a refutar doutrinas, ser um apologeta? Um nonsense! Um rematado absurdo. Mas isso denomina-se jus "esperniandi", assim no jargão do meio judiciário. Uma espécie de direito de esperniar daquele que não tem razão... É engraçado, não? Agora, voltando à arvore-do-fruto-antiético: veja, como poderia haver ética se o quadrado-redondo-da-predestinação é um incentivo descabido a tal estado de coisas: ora, uma vez salvo, sempre salvo, por que hei de santificar-me? Por que o faria? Já sou salvo e sempre o serei mesmo...Sou eleito, pensam eles. A predestinação também explica o fruto-da-árvore-antiética... Ora, pentecostais e tuti quanti também comentem atos antiéticos. Sim, sim. Mas não é porque são salvos e sempre serão independentemente do que façam ou venham fazer, como se dá diretamente com essa aberração doutrinária da predestinação...
      Agora, não dou refresco, não posso dar. São "doutores" jactantes e presunçosos só que em bobagens tão pueris que só me convenço que não estão brincando porque Escrito está que chegaria um tempo em que tais "doutores" dariam ouvidos às fábulas...Pois é. Provado está cabalmente.

      Encerro, tive um dia cheio querida, e sim, posso ajuda-la quanto ao Órganon aristotélico (a lógica).

      O meu e-mail é agostinhoantialiena@gmail.com

      Ah! Direi a você sim onde resido e onde sirvo ao Senhor.

      Em Cristo,

      Agostinho.

      Maranata. Ora vem Senhor Jesus.

      Excluir
  17. Luciano, tem treta na área! Eu ia dizer uma coisa, mas acho melhor continuar escrevendo sobre a Doutrina da Eleição! He! He! He!

    ResponderExcluir
  18. é... deixa pra lá... tá estranho mesmo...
    Não responda mais nada... Já conheço a figura. 'Tudo é possível'...

    ResponderExcluir
  19. "Sim, sim. Mas não é porque são salvos e sempre serão independentemente do que façam ou venham fazer, como se dá diretamente com essa aberração doutrinária da predestinação"...

    a resposta a isso já foi dada a muito tempo.

    ROMANOS 6
    14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
    15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

    22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

    ROMANOS 8
    8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
    9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

    "São "doutores" jactantes e presunçosos"

    Quem é cheio de jactância???

    Quer se colocar acima desses homens que deram provas de seu profundo conhecimento e inspiração...

    Como diz o Luciano, só que chamar a atenção sobre si, pois nada tem a acrescentar, só bla...bla...bla..

    ResponderExcluir
  20. Xiiii... correram que nem o diabo quando foge da cruz!!!!

    Luciano, Cadi (Pupilo incondicional), onde estão vcs??

    Nosso amigo Agostinho vai ficar sem respostas mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vocês ficam que nem cachorro sem dente, em volta e fazendo bun-zuz-zun?! Já foram refutados em outras oportunidades. ME MOSTRE nesta postagem onde eu fui refutado.

      Se você é inteligênte, vai encontrar o caminho das pedras. Você tem de MOSTRAR onde houve a refutação, e não ficar fazendo esse côro desafinado aí!

      À propósito: já viu o "chaves" hoje?

      Excluir
    2. Sabia que vc assistia o Chaves... kkkk

      Não é à toa que o Agostinho refuta vc fácil fácil....

      Paulo Cadi, vc anda pensando mto em sanduíche de presunto.. rsrsrsr

      Pare de encher linguiça e responda aos questionamento do nosso amigo Agostinho ou vc prefere ficar tomando cafezinho ou chá da tarde para relaxar? E cuidado! Mta cafeína faz mal para os nervos...

      Excluir
  21. Olá, quanto tempo! Veio dar uma apoio moral aos seus amigos. É, estão precisando. Deu pra perceber não é? Não posso fazer nada, a verdade tortura, ela tem essa dinâmica de per si. Ora, apologética é a defesa da fé, não é? Então não chora, não faça birrinha, não bata o pezinho, não crie subterfúgios, faça simplesmente a defesa da fé ora essa! Simples assim.
    Concorda comigo?
    Não fique enciumado! Como eu disse: não é a minha dialética, é a fragilidade mesma do quadrado-redondo da predestinação! Se serve a você consolo, NÃO SOU EU que venço o debate são vocês que perdem! Entendeu a diferença? Lembra do cessacionismo? Já se recuperou? Conseguiram tirar você debaixo da cama?
    Veja, que coisa mais feia: agora os seus amigos saíram com uma tal ‘teoria da conspiração’ formulada na troca de e-mails acima entre eles. (???????????). Oh my God! Por essa criatividade eu não esperava. Coisa de criancinha.
    Primeiro, um aduz Ah não! Não vou dar resposta, ele só quer aparecer... Já o outro, “o ninguém me refuta” – hilário para dizer o menos – bate o pezinho, faz birra e, em vez de responder-me, abandona imediatamente o discurso e passa a atacar a minha pessoa aduzindo coisas profundas assim do âmbito filosófico-reto-intestinal, assacadas de sua peculiar apologética, sobretudo de sua ética “cristã”. Depois, sem refutarem absolutamente nada do que indaguei e propus, aduzem uma tal ‘teoria da conspiração’. (?).
    Assim como você! Agora você aparece com ar de superioridade fazendo coro com o apologeta dizendo que tudo é “blá-blá,blá” e pronto! Assunto encerrado, com o tal “blá-blá-blá” imputado a mim demonstrou a nós outros que se o quadrado não é redondo, azar do quadrado ora essa!
    Sabe o que eu acho? Tá faltando homem com valores masculinos – eis a questão. Lembrei-me do Conselho de Davi a seu filho: “Sê homem”! Nihil! Lamentável! Sem ofensa, mas é uma constatação de suas posturas.
    Quer ver uma coisa? Fique olhando e vê se aprende de uma vez por todas:
    Você veio aqui e citou alguns versículos bíblicos, crendo, piamente, ter descoberto o Ovo de Colombo; só que não percebeu que um papagaio também pode recitar versículos bíblicos e eu não duvido que consiga até mais que você!
    Agora, será que o papagaio compreende o que está a recitar? Você compreende? Veja: as testemunhas de Jeová tem um rosário de versículos bíblicos! Eles compreendem o que leem? A sua interpretação está correta? Agora, o mais importante: você sabe fazer a ligação entre uma coisa e outra, por exemplo, entre Graça, Justiça de Deus, Fé, Obras e Eleição (não necessariamente nesta ordem), aliás, você compreende a ordem? Inclusive sob o ponto de vista tempo e espaço? Sabe? Sabe a diferença entre o que é geral e o que é específico? Ok. Então veremos (vou ser bem simples, sucinto e direto para você não fingir que não entendeu):

    ResponderExcluir
  22. PRIMEIRO. Também posso citar alguns versículos bíblicos, confira-os:
    “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, ESCOLHAM (g.n) hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Josué 24:15
    “(...) nos quais costumavam viver, quando SEGUIAM (opção, escolha, g.n.) a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência (poderiam optar por obedecer, g.n.)”. Efésios 2:2
    “Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. (sim pecadores, e não salvos, eleitos, escolhidos) Romanos 5.8
    “Contudo, NÃO QUEREIS VIR (escolha, opção, g.n) a mim para terdes vida” (João 5:40).
    “…pois aquilo que o homem SEMEAR (não há fatalismo geral, g.n.), isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
    "Entrai (atitude voluntária, g.n.) pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". Mateus 7:13-14.
    “ Vês aqui, hoje te tenho proposto (a ninguém obriga ou determina, gn.) a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas (senão morre, g.n.), e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém SE O TEU CORAÇÃO SE DESVIAR (o que? e o determinismo e os escolhidos? Pode desviar-se?), e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires...” Deut.30.15-17;
    “Ao que vencer (O quê? Mas uma vez salvo sempre salvo? g.n) dar-lhe – ei a CORÔA DA VIDA” - Apocalipse 2.10
    “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”. (Ezequiel 33:11). O quê? E a predestinação?
    “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Ap. 3.11. Epa! A coroa da salvação nos pode ser tirada?
    “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”
    Mateus 12.31: "PORTANTO, EU VOS DIGO: TODO PECADO E BLASFÊMIA SE PERDOARÁ AOS HOMENS, MAS A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO NÃO SERÁ PERDOADA AOS HOMENS”.
    Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado (O quê? Que absurdo? E a predestinação? g.n.). Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (tenho de santificar-me, que coisa, pra quê? Uma uma vez salvo não é sempre salvo?); Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus (o quê? Posso ser provado da graça?), e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12: 12-15.

    ResponderExcluir
  23. Viu quantos textos bíblicos? Também sei cita-los. Tem muito mais. Resta saber se você sabe fazer as interligações necessárias entre uma e outra coisa. Ou seja:
    SEGUNDO. Agora, o que interessa é o seguinte e vou te fazer apenas oito perguntas, por gentileza, peço que as interligue no tempo e espaço se o caso com a Graça, a Eleição e a Justiça de Deus, Fé, Obras ou outro instituto teológico de igual jaez:
    a) Se é que Adão não tinha escolha, estava predestinado a pecar e ser punido por isso desde a antes da fundação do mundo. E com relação a seus descendentes, ao filho de Adão, Caim, também é assim? Ele não poderia ter escolhido entre pecar e não pecar, entre cometer homicídio ou não, também estava predestinado a tirar a vida do seu irmão Abel e este estava também predestinado a ser assassinado? Veja o que Deus disse a Caim antes de matar o seu irmão:
    “Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante? Porventura SE (g.n.) procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e SOBRE TI SERÁ O SEU DESEJO; MAS SOBRE ELE TU DEVES DOMINAR” (g.n.).
    Quer dizer: Adão e Eva não poderiam dominar o seu desejo de pecarem, já Caim poderia? O esforço da serpente em convencer Eva era inútil desde o princípio já que Adão estava predestinado a pecar? As recomendações de Deus para que não comessem do fruto era apenas um flatus vocis, eles não teriam escolha? Caim a mesma coisa? Por favor, estou confuso, ajude-me!
    b) O que é Eleição e quem são os escolhidos? Vide Mateus 22-8-14.
    c) Quando à Vontade e Permissão de Deus são sinônimos? Deus mesmo querendo salvar o homem este pode vir a perder-se? Isso é possível ou não?
    d) A Onisciência de Deus é igual a realização de um ato ou uma interferência? Se Ele sabe, logo realiza, interfere, sempre e sempre?
    e) As boas obras não salvam, portanto são inúteis? Para que serviriam? O ato de santificar-se é obra? A santificação é necessária se é, por quê?
    f) Qual a relação havida entre: as obras do homem, a salvação, justificação e a predestinação? Uma vez que não posso salvar-me pelas minhas obras boas resta-me aguardar que Deus escolha justificar-me ou punir-me? Então o fato de o homem não poder salvar-se pela prática de qualquer obra isso significa dizer que o remédio para tal situação é a salvação pela predestinação? Predestinação é igual a justificação? O homem é justificado pela fé? Quem deve exercer a fé? Deus ou o homem?
    g) O Cordeiro de Deus embora já conhecido no propósito e no pensamento de Deus mesmo antes da fundação do mundo, contudo, não manifestou-se imediatamente, manifestou-se apenas “no fim dos tempos”, ou seja, o texto fala claramente da expiação, do sangue do Cordeiro na Cruz, quando se iniciou a justificação do homem para a salvação de sua alma? E a Graça? I Pe. 1.18...
    h) Há um único procedimento para ser salvo de acordo com a Bíblia, qual?
    Pois bem. Eis ai o “blá, blá, blá”...
    Há um ditado que diz: “Aquilo que parece, geralmente é”.
    Consegue fazer tais inferições entre uma e outra coisa? Senão, tudo bem, compreenderei perfeitamente a sua atitude, a exemplo dos seus outros dois amigos; só que tem uma coisa, aquilo que me parece a seu respeito, se confirmará, a saber: és um fanfarrão.
    Cordialmente,
    Agostinho.
    Libertas vera est Christo servire! E blá.blá blá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Por favor, estou confuso, ajude-me!"

      vejo que vc. é confuso mesmo, pois a teologia arminiana não tem coerência...

      te devolvo a pergunta, se é que vc pode entender...

      o pecado de Caim é antes ou depois do pecado de Adão???, pq. isso faz a diferença.

      Excluir
    2. "Vide Mateus 22-8-14."

      Vide João 1:11.

      Excluir
    3. "As boas obras não salvam, portanto são inúteis? Para que serviriam"?

      As boa obras são as evidencias da salvação, do novo nascimento da regeneração...

      EFÉSIOS 2
      5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

      8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

      9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

      10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

      Excluir
    4. Como sou uma pessoa assim confusa e, por isso, certíssimo de que você rapidamente refutaria todo o meu blá-blá-blá, pedi assim algum esclarecimento a você; mas o fato é que fiquei mais confuso ainda!

      Veja que coisa:

      1. Você disse: "te devolvo a pergunta, se é que vc pode entender... o pecado de Caim é antes ou depois do pecado de Adão???, pq. isso faz a diferença".

      Eu te respondo: Eva pecou primeiro, depois Adão pecou e depois Caim também pecou.

      Epa! E agora? Eu avisei. Dei até dica: faça ligações entre uma e outra coisa... Citar textos papagaio também recita....

      Não entendi: Eva pecou primeiro, Adão depois de Eva pecou em seguida e depois Caim pecou. Qual seria a diferença? Seria assim meio 'quem nasceu primeiro, o o ovo ou a galinha'? A diferença estaria no fato de em vez de chamar Caim, Adão chamava Adão? Ou: A diferença está no fato de porque Adão nasceu primeiro e Caim depois? Porque Adão era o pai e Caim era o filho? Qual a diferença?

      2. Eu havia indagado sobre o que é Eleição e quem são os escolhidos e ainda citei:: "Vide Mateus 22-8-14."

      Você responde: "Vide João 1:11".

      Epa! Eu, muito mais confuso agora, peço esclarecimento: Eleição é Israel e os escolhidos são os judeus? Aliás foi essa a conclusão de Jesus em referida parábola citada por mim?

      3. Eu havia perguntado: "As boas obras não salvam, portanto são inúteis? Para que serviriam"?

      Você respondeu: "As boa obras são as evidencias da salvação, do novo nascimento da regeneração..." E depois, como de costume, citou outros versículos em Efésios 5.

      Eu respondo: Epa! Se as obras são evidência da salvação, do novo nascimento da regeneração, alguém que porventura viva piamente praticando boas obras, esse evento, evidencia nele a salvação, o novo nascimento e a regeneração?

      Deus preparou as boas obras para que andássemos nela e se porventura viermos a praticar má obra, esse fato traz consequência em relação à salvação ou não tem relevância alguma. Ser salvo pela Graça implica uma vez salvo sempre salvo independente se praticarmos más obras?

      Bem, de oito perguntas você tentou responder três - as quais, porém, trouxe mais confusão do que esclarecimento. Sou todo ouvidos e muito paciente, vamos lá!

      Ah! Arminianismo? O que é isso? Diga-me quais as suas doutrinas para eu saber se me enquadro nesse "rótulo".

      Cordialmente,

      Agostinho.

      Excluir
  24. - ARMINIANISMO é anti-intelectual -

    A teologia truncada.

    O arminianismo tende a reduzir a teologia ao seu menor denominador comum. Os evangélicos arminianos hoje só tem que acreditar que Deus pode operar de forma dramática dentro da fenda estreita da experiência interna, pois eles perderam o interesse (ou, talvez, eles não podem mais sustentar o interesse), no que representaram as doutrinas da criação, da graça comum, e da providência para os cristãos. Mesmo doutrinas essenciais que articulam a morte de Cristo, como justificação, redenção, propiciação, reconciliação,perderam lugar para as chamadas questões práticas em assuntos relacionados à salvação. Simplesmente saber que Cristo morreu de alguma forma pelas pessoas, já é o suficiente. A Palavra é vista principalmente como um instrumento para persuadir o indivíduo a aceitar o novo nascimento. O novo nascimento, especialmente, se julgado pelos testemunhos dos convertidos, não é tanto o resultado de ouvir com os ouvidos humanos, em palavras humanas, uma declaração das coisas que aconteceram na história da humanidade. Em suma, não é tanto a pregação da cruz, mas a pregação de uma experiência "a minha relação pessoal com Jesus", o dia em que "Jesus entrou no meu coração". Isto é central! Tendo abandonado a mente e o pensamento racional, tudo o que resta são as emoções e a psicologia. E uma vez que as noções de pensamento racional e da verdade tem se ido, não há razões para que as pessoas venham à Fé, mas sim ao testemunho que dão às suas experiências religiosas pessoais.

    II. O ARMINIANISMO é subjetivo e experiencial ao invés de objetivo e doutrinal

    O Pietismo, uma reação contra a ortodoxia da reforma, representou um "voltar-se para dentro"; de Deus para si mesmo. Em vez de se concentrar em Deus e sua obra de salvação em Cristo, ele mudou o foco para mim e minha relação pessoal com Jesus. Enquanto nenhuma verdade básica foi rejeitada, o foco objetivo na justificação do pecador de Cristo foi subvertido pelo foco na experiência subjetiva do crente. Uma vez que o Arminianismo entrou em cena, seguido pelo revivalismo, esta orientação subjetiva foi intensificada e Deus já não era o Redentor soberano que salvou os pecadores por sua própria vontade e poder, mas agora era quem esperava o pecado agir.

    Enquanto Lutero e Calvino enfatizaram o evento redentor que ocorreu com a morte e ressurreição de Cristo, mais tarde com a invasão do Arminianismo, a ênfase deslocou-se para o processo de apropriação individual da salvação dada em Cristo. O efeitos místicos e morais na vida dos crentes tornaram-se mais importantes.

    Mas a boa notícia nunca está relacionada à minha vontade ou iniciativa. A boa notícia é sempre sobre a vida e morte de outra pessoa, Jesus Cristo. Porque a justiça do Evangelho é perfeita, e a minha justiça é sempre corrompida pelo pecado, e Deus não exige nada menos que a perfeição. É impossível para nós obtermos um pouquinho da nossa justiça da obediência aos mandamentos de Deus. A Escritura não poderia ser mais clara sobre este ponto.

    O Arminianismo viaja de mãos dadas com experimentalismo e anti-intelectualismo, porque na teologia minimizando a teologia objetiva, exalta as experiências subjetivas que Deus supostamente promove nos corações dos homens. Prossegue...

    ResponderExcluir
  25. Concordo com você até aqui, em parte.

    Em suma, entendo que deve haver um equilíbrio, uma temperança: nem o legalismo que leva à alienação e, sobretudo, a uma espécie de frieza ou congelamento espiritual e nem o emocionalismo exacerbado que pode sim levar ao fanatismo, também a crendices e assim vai.

    Em Cristo,

    Agostinho.

    ResponderExcluir
  26. Refutação lógica simples da teoria arminiana da presciência de Deus.


    Suponha que exista uma pessoa conhecida como Carlos que é viciado em omeletes. Será que Carlos terá uma omelete de no café da manhã, amanhã de manhã, ou não vai? Continuemos.

    1. Agora, é verdade que Carlos terá uma omelete no café da manhã de amanhã. (Premissa)

    2. É impossível que Deus a qualquer momento acredite em algo que seja falso, ou deixar de acreditar em qualquer coisa que seja verdadeira (premissa: a onisciência divina)

    3. Deus acredita, (sempre,) que Carlos terá uma omelete de queijo amanhã (à partir das premissas 1 e 2).

    4: Se Deus sempre acreditou numa determinada coisa, não está no poder de ninguém afirmar que Deus nem sempre acreditou em determinada coisa. (Premissa: a inalterabilidade do passado)

    5. Portanto, não está no poder de Carlos afirmar que Deus nem sempre acreditava que ele teria uma omelete no café da manhã (ver 3 e 4).

    6. Não é possível que seja verdade, AO MESMO TEMPO que Deus sempre acreditou que Carlos teria uma omelete no café da manhã, se de fato ele não teve (de 2)

    7. Portanto, não está no poder de Carlos abster-se de ter uma omelete no café da manhã de amanhã. (à partir de 5,6). Então o fato de Carlos comer a omelete amanhã não é um ato de livre escolha (A partir da definição do libertário livre arbítrio)

    O que esse argumento mostra é que é logicamente impossível que Deus não tenha conhecimento prévio de uma ação genuinamente livre. Daqui decorre que, se existem ações que são livres no sentido libertário, (arminiano), é logicamente impossível que Deus não saiba de antemão como tais ações vão acontecer.

    O ponto principal deste argumento é mostrar que as ações humanas, de acordo com o esquema de presciência arminiana não podem ser feitas através do livre-arbítrio, o que enfraquece todo o foco do sistema da crença arminiana. Este refutação lógica da presciência arminiana é, portanto, válida e sã, e, portanto, o Arminianismo é filosoficamente incoerente.

    Carlos somente poderia fazer o que Deus viu, e Deus viu Carlos comendo o omelete ANTES DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO! Coerência, és uma joia!

    ResponderExcluir
  27. Vc já parou para pensar que Carlos, mesmo viciado em omelete e tendo omelete para comer no café da manhã, pode optar em não comê-la?

    Isso se chama LIVRE ARBÍTRIO!

    Pois Deus não obriga ninguém a fazer alguma coisa, mto menos comer uma omelete, assim como Ele não obrigava o povo de Israel a comer o maná no deserto, tanto que o povo já reclamava do alimento que vinha do céu!

    ResponderExcluir
  28. Gilson, podemos tomar um café? ... deixa eu entender bem sua posição. Você se identificaria com o arminianismo? Até onde Ellen White permitiu, é claro...

    Quais livros de calvinistas você leu?

    Preciso saber sua posição e o que entende sobre esse assunto.

    Lembro, para mim não é um assunto salvífico, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que esse assunto não é "salvífico" para vc Luciano, vc é calvinista, sendo assim, vc já está salvo. Então pq se preocupar com salvação?

      Lembrando que mesmo na crença calvinista, existem dois grupos: os predestinados a vida eterna e os predestinado a morte eterna, logo, meu caro Luciano, vc mesmo não sabe em que grupo está, pois, mesmo que vc faça toda a vontade de Deus vc pode mto bem estar no grupo dos que não vão se salvar... Ou vc vai me dizer que Deus disse pra vc que vc foi predestinado a se salvar? E se for assim que diferença faz vc fazer ou não a vontade de Deus? Pregar o evangelho, pra quê? Por um acaso vc pregando o evangelho a toda criatura salvará a todos? Pra quê serve esse blog? Se não há salvação para os perdidos?

      Não tem lógica!!

      Excluir
  29. O Gilson não entendeu a explicação; e é tão simples!

    Evidente que "Carlos" pode optar por não comer o omelete, e estará usando de seu livre-arbítrio.

    Só que não importa se ele comer o omelete ou não, Deus já VIU o que ele iria fazer. Entendeu?

    E o que Deus viu ele fazer, na eternidade, é que "Carlos" vai fazer quando comer ou não o omelete,ou seja, o livre-arbítrio existe de fato, mas como cumprimento da VISÃO DE DEUS.

    Isto chama-se de ONISCIÊNCIA. A onisciência de Deus é sempre ATIVA, não passiva. A ação de Deus e a sua onisciência andam juntas. Isto se chama de SOBERANIA DE DEUS. Entendeu agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou desenhar pra vc, blz?

      Concordo com vc em parte, Paulo.

      A única coisa que não concordo é com sua teoria calvinista em dizer que Deus fez "Carlos" para a vida eterna ou para a morte eterna. Creio que tudo que Deus criou, inclusive os anjos, Lúcifer, Adão e Eva, todos foram criados para a vida eterna. Nada de ter colocado a maldade dentro do coração de Lúcifer ou de Adão e por ai vai...

      É claro que creio na Soberania de Deus, mas numa soberania baseada no amor, pois, Deus é amor e não numa soberania ditatória como vc crê.

      Se nós que somos pecadores sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos imagine Deus que é o próprio amor. Então, não dá para crer num deus que faz com suas criaturas o que bem quiser, fazendo-as de fantoche a seu bel-prazer. Criando uns para a morte eterna e outros para a vida eterna, só para satisfazer seu ego ditador, isso não é amor e mto menos soberania divina. Como disse antes a Soberania Divina está baseada no AMOR, um amor tão grande que foi pago na cruz, o próprio Deus na cruz. Vc entendeu?!

      Excluir
  30. Eu quero interagir com ele para ver o que ele sabe de calvinismo. Perguntei quais livros ele leu DE calvinistas/reformados. Vamos ver o que ele sabe disso...

    ResponderExcluir
  31. Luciano, por isso eu disse ao Gilson que não importa (no caso do exemplo), o que a pessoa fará; o indivíduo, mesmo usando de seu livre-arbítrio, só irá fazer o que está no plano de Deus! Deus na eternidade, que está se processando no tempo, agora, o que é demais para o nosso entendimento, já que a tal "eternidade passada" é apenas uma figura de linguagem, está realizando sua visão perfeitíssima.

    Isto destrói toda a pataquada arminiana sabatista (ou qualquer grupo arminiano), onde Deus é reduzido a um super-homem que não possui onisciência, e não tem total controle da situação, sendo surpreendido a todo o tempo pelas artimanhas dos homens e demônios!

    ResponderExcluir
  32. Difícil situação essa... não é atoa que o teísmo aberto saiu dessas entranhas humanistas.

    ResponderExcluir
  33. "eternidade passada" é apenas uma figura de linguagem"

    Paulo Cadi, concordo plenamente com vc meu irmão...como sempre. (ou quase sempre, rsrsr)

    Como nos, sere finitos, presos ao tempo, podemos pensar em termo de eternidade....

    eternidade é eternidade....

    O Aposto Paulo, se dobrou a essa grandeza, quanto mais nos.

    Romanos:
    33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
    34 Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
    35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Fernando, procurarmos entender a eternidade de Deus, agindo dentro da história humana, agora, traz muita luz na compreensão da doutrina da eleição divina!

      Deus em seu ser Puro, sem simbolismos, é como um vagalhão de ondas imensas, sempre lançando-se para todo o sempre. Deus, é jovem!

      Excluir
  34. Perguntei ao Gilson Tenório, quais livres ele leu ou tem sobre o calvinismo. Ele disse um monte de outra coisa, e não respondeu.
    Talvez o que o Gilson até agora fez a respeito de minhas críticas, ele mesmo não fez. Ler e ter uma fonte daquilo que ele critica.
    AS questões que ele lançou, mais uma vez, demonstram falta de sintonia com a devoção calvinista.
    Lamento, não conhece, nem sabe, e critica no vácuo...
    Pena...
    Vamos tomar um café?

    ResponderExcluir
  35. Respostas
    1. Irmão Luciano, como a quase totalidade dos adventistas não conhece nem os bastidores da formação da heresia de 1844, é fácil detectarmos que eles não sabem nada sobre a doutrina b´blica da predestinação, e fazem suas críticas porque não querem admitir que nossas vidas estão 100% nas mãos de Deus.

      Afirmam sem saber, que os "calvinistas" não podem ter certeza da salvação, porque não podem saber se foram eleitos por Deus.

      Por aí, já se vê o total desconhecimento da doutrina, que ao contrario do arminianismo ensina que o crente tem o direito em Cristo Jesus de ter não só a certeza da sua salvação, mas também que será preservado até o fim descansando pela fé em Cristo e não na falsa doutrina do perfeccionismo que aí sim tira qualquer certeza da salvação!

      Excluir
  36. “O homem tem tal predileção por sistemas e deduções abstratas que está disposto a distorcer intencionalmente a verdade, a negar a evidência dos seus sentidos para justificar sua lógica.” (Dostoievski).

    No que diz com esta específica abordagem sua (PAULO CADI 25 de março de 2014 23:14), por um momento até cheguei acreditar que talvez a minha discordância de você seria mais para a forma do que de para a substância propriamente dita. Mas ao que parece não pode ser.

    Veremos ao final.

    É que dúvida não há sobre o fato do pensamento de Deus. Não só sabemos que Ele pensa, mas até O QUE Ele pensa. Não fosse assim estaríamos fadados, todos nós, a uma espécie de gnosticismo ou paganismo total mesmo, como queira; cada um estaria enredado naquilo que sua imaginação determinasse, e reféns, a bel prazer de um peculiar devaneio, assim ‘manu militari’ imporia o entendimento sobre Deus e o Ato de Deus sobretudo em nossa relação com Ele quer como como indivíduos, que como seres humanos, assim no campo geral.

    Acontece, porém, que existe algo chamado Bíblia Sagrada, veículo pelo qual aprouve a Deus manifestar-se e revelar-se ordenadamente ao Homem. Com ‘ordenadamente’ quero dizer isso: Quem Ele é, o que Ele faz (incluído ai passado, presente e até o futuro escatológico), como se relaciona e o que Deseja do Homem, enfim.

    Isto quer dizer que de modo algum, pesa sobre nós assim um véu intangível, nebuloso, misterioso naquilo que aprouve a Deus revelar-nos. Por exemplo: o plano de salvação. Se bem entendido: somos, portanto, inescusáveis. Sabemos perfeitamente qual é.

    Porém, há que se ponderar que de modo algum sabemos tudo, tudo, tudo a respeito de Deus; mesmo porque se soubéssemos nós é que seriamos Deus e não Deus Deus! Simples assim. Ele conhece e sabe tudo a nosso respeito, contudo, de modo algum sabemos tudo a Seu respeito.

    Acho despiciendo trazer à colação textos bíblicos que corroboram tal evidência, mesmo porque, se bem me recordo alguém já citou aqui versículos bíblicos a esse respeito, salvo engano meu acho que você mesmo, e bem porque estou em meio a experts no tema.

    Mas por que descrevo o óbvio então?

    É que, ainda nessa toada, mesmo com a Bíblia e tudo, existem eventos no entorno de sua essência revelada, assim nas filigranas fáticas marginais, que dão sim ensejo a elucubrações e até especulações. E nada há de espetacular nisso. É de nossa essência mesma a busca pelo conhecimento, a investigação ao máximo, a curiosidade nos é inerente e ainda bem que o é! Que maravilha a tecnologia, vide a ciência, etc. etc. etc. Também frutos de nossa própria busca pelo conhecimento e investigações sem fim.

    ResponderExcluir
  37. Pois bem.

    Por exemplo: sabemos que Deus existe. Sabemos até que Ele é Espírito. Certo. Mas como é que é esse Espírito, como ele se revela aos anjos, por exemplo; apresenta-se diminuto, de nossa estatura, gigante, há uma forma determinada (de barba, sem barba, como o homem e sempre assim?) ou Ele a muda constantemente ou é só estática, ele fica assentado sempre em um grande e sublime trono ou isso trata-se apenas de uma metonímia, uma figura de linguagem, já que Ele é onipresente, ou se traveste apenas de uma voz naquele ato de sua apresentação, enfim? Mais ainda: por exemplo, há discussão a respeito dos Nefilins: os filhos de Deus de que relata o texto bíblico são mesmo anjos que tiveram relação sexual com as filhas dos homens; se o dilúvio foi universal ou apenas parcial e assim vai.

    Veja bem, são meros exemplos de elucubrações e especulações no entorno da essência da revelação bíblica, evidente que não atribuo a eles qualquer juízo de valor (se são coerentes, se são absurdos da imaginação, se estão corretos ou incorretos), tampouco se úteis, inúteis, se relevantes ou não. Nada disso. Trata-se apenas, como disse, de ilustrar tais elucubrações no entorno da revelação essencial bíblica. Só.

    Agora, é exatamente ai que surge o problema da heresia!

    Para mim, dúvida não há: a transmutação da mera especulação ou da mera elucubração em verdade absoluta bíblica, em doutrina bíblica, é o nascedouro inequívoco das heresias cristãs antigas e hodiernas.

    Assim feito esse brevíssimo introito, partindo para o tema de seu e-mail, tem-se que:

    ResponderExcluir
  38. 1. NÃO SABEMOS COMO DEUS PENSA. Sabemos que Deus PENSA e sabemos até O QUE Deus pensa, não tudo evidentemente, mas o essencial daquilo que nos toca em particular como Homem que deve relacionar com o seu Criador do modo essencialmente revelado, como disse algures. Porém, COMO Deus pensa, ou seja, COMO se dá ou se processa ou se instrumentaliza o pensamento de Deus, sinto muito, nem sonhando, não possuímos de modo algum tal capacidade cognitiva! Impossível. Saber COMO Deus pensa seria assim fazermos parte da engrenagem “física” mesma do pensamento de Deus, e daí forçoso admitir que seriamos elementos integrantes da forma de pensar de Deus e jamais objetos de pensamento de Deus, já que apenas peças de engrenagem de o seu pensamento.

    2. NÃO SERÍAMOS OBJETO, APENAS SUJEITO. Não existiríamos como indivíduos afora do pensamento de Deus. Não seríamos jamais sequer objeto de apreciação do pensamento de Deus e só sujeitos porque dentro do pensamento e só dentro pensamento de Deus. A constituição de um relacionamento entre indivíduos pensantes, com autonomia, com capacidade de juízo de valor estaria minada. O relacionamento entre dois indivíduos com pensamento próprio Deus e o Homem não existiria.

    3. DEUS NÃO SERIA OBJETO E SÓ SUJEITO. Mais ainda. Se integrantes do como Deus pensa, Deus não poderia ser objeto de nossa apreciação jamais, de nossas súplicas e orações porque integrados estaríamos “prisioneiros” do seu pensamento em si.

    Viveríamos em um mundo Schopenhaueriano da realidade como mera representação, ou dentro do incognoscível cartesiano proposto por Rene Descartas tão logo tenha se deparado com o gênio mau, viveríamos, assim, no Cogito Ergo Sunt (Penso, logo existo...).

    Pois bem. Perto estamos da conclusão, porém uma pausa necessária aqui:

    Tudo isso para demonstrar que elucubrações não podem, jamais, ser alçadas à condição de doutrina bíblica. E a doutrina da predestinação é exatamente isso. Uma elucubração alçada a uma doutrina bíblica. Um quadrado-redondo porque pretende, justamente arrogante e jactantemente presumir COMO Deus pensa! (?). Ora, mais que coisa!

    Ora, isso é um nonsense. Saber que ‘Deus PENSA’ e até ‘O QUE’ pensa OK, mas ‘COMO’ Ele pensa JAMAIS! I’m so sorry! This is impossible!

    ResponderExcluir
  39. Certamente, Calvino ao elucubrar também, aliás, como nós fazemos reiteradamente – e não há nada demais nisso – achou, em seu devaneio, ter encontrado a fonte da juventude, descoberto o Cálice Sagrado, ter provado que o quadrado é redondo, sem contudo, perceber que o que estava a fazer era uma tentativa vã de perscrutar COMO Deus pensa. E assim por séculos a fio de equívoco alguns ainda a repetem sem se dar contas da impossibilidade intrínseca havida nela!

    Veja exemplos dessa herança calvinista:

    “E o que Deus viu ele fazer, na eternidade, é que "Carlos" vai fazer quando comer ou não o omelete, ou seja, o livre-arbítrio existe de fato, mas como cumprimento da VISÃO DE DEUS. Isto chama-se de ONISCIÊNCIA. A onisciência de Deus é sempre ATIVA, não passiva. A ação de Deus e a sua onisciência andam juntas. Isto se chama de SOBERANIA DE DEUS. Entendeu agora?”.

    Note a expressão: “COMO (sic) cumprimento da VISÃO DE DEUS...”. A doutrina da predestinação sabe exatamente COMO Deus pensa! (?).

    Note outra: “A onisciência de Deus é sempre ATIVA, não passiva”, ou seja, doutro modo dito seria: Deus pensa assim. De novo o “COMO” Deus pensa. Não é de modo algum o saber que Deus pensa e o que pensa e sim o tal “COMO” Deus pensa. Preciosismo cerebrino maior não há, piormente estribado em elucubrações....

    Note, ainda: “Deus e a sua onisciência andam juntas”, Ok. Mais indago: esse fato implica em saber que sei exatamente COMO opera essa onisciência de Deus ou quer dizer que apenas sei que Deus é onisciente? “Isto se chama de SOBERANIA DE DEUS.” Ah é? Vejamos se isso é assim:

    4. SE DEUS SÓ PODE PENSAR PROATIVAMENTE ENTÃO SOBERANO NÃO É JAMAIS. Eis a incoerência e contradição. Que Soberania é essa em que Deus só pode pensar de um modo e nunca jamais d’outro? Só porque eu não sei ‘O COMO’ então Deus só pode pensar assim e assado?

    ?

    Ora, se Deus é incapaz de ‘NÃO AGIR’ e só e apenas agir onde estaria a sua soberania. Deus seria assim refém de o seu pensamento proativo e este mesmo seria o Deus de Deus e não Deus o próprio Deus?

    Isto de modo algum significa estabilidade ou controle e sim o caos absoluto!

    Evidente que tal estado de coisas, verdadeiro quadrado-redondo não se coaduna com o mundo real da existência, suas nuanças de relacionamento Homem-Deus-Deus-Homem. Isso não se verifica no mundo da existência. De jeito algum.

    ResponderExcluir
  40. Mais ainda. Pior:

    Você faz confusão e baralha EXISTÊNCIA COM POSSIBILIDADE. Eu iria mais além, você baralha Onisciência e Possibilidade. Há todo um caminho entre uma coisa entre dois caminhos pré-estabelecidos e aqui está a chave para compreender o assunto que salta auto evidente do norte bíblico.

    S. Tomás de Aquino trata da questão (Existência e Possibilidade) na ‘Suma Contra os Gentios’, no Livro I, sugiro que o estude, que o estude porque é impossível lê-lo apenas. Ressalvo desde logo que não sou do tipo que ‘come tudo o que me põe à mesa’, retenho ‘aquilo que é bom’.
    Feito esta ressalva, em vez de adentrar no tema aqui, vou limitar-me a citar um exemplo lógico singelo a respeito do que tratei anteriormente, aduzindo de cara e só aduzindo que Soberania está umbilicalmente indissociável da Vontade, (estou muito cansado e poderemos retomar o tema em outra ocasião), vamos ao exemplo:

    Conheço e sei previamente qual o desfecho que determinado ato acarretará seja comissivo ou omissivo; contudo, de acordo com a minha vontade e parâmetros de justiça previamente estabelecidos decido/não decido: a) agir imediatamente; b) não agir imediatamente; c) advertir primeiro; d) não advertir em momento algum, e) ficar em silêncio, f) ficar em silêncio por muito tempo; g) ficar em silêncio por pouco tempo; h) falar, i) apenas ouvir j) dar um recado, k) não dar recado algum, m) atender; n) não atender; o) atender parcialmente, p) aguardar, q) não aguardar; r) dar uma chance; s) não dar chance nenhuma, t) fazer pressão, u) não pressionar; v ) intervir, x) deixar de intervir; y) optar por algo no lugar de; w) condenar z) absolver.

    Entre uma lei previamente estabelecida para determinado ato que conheço cabalmente e o exercício da minha vontade soberana em relação a lei e o ato há todo um percurso a percorrer, porque da própria essência e da própria natureza do mecanismo mesmo de sua incidência. E pouco importa que eu “apenas” sei que se pensa e o que é pensado, mas que não sei como é pensado.

    O que não posso é, sem possibilidade alguma de conhecer como se pensa, fingir que o sei, ainda mais em detrimento da verdade para justificar a lógica do como não sei; então, por elucubração faço saber o que não sei e pior: o faço alçando-a à condição de verdade bíblica.

    Dostoievski já havia identificado essa distorção:

    “O homem tem tal predileção por sistemas e deduções abstratas que está disposto a distorcer intencionalmente a verdade, a negar a evidência dos seus sentidos para justificar sua lógica.” (Dostoievski).

    Em Cristo,

    Agostinho.

    Libertas vera est, Christo Servire

    ResponderExcluir
  41. Aos que perdem tempo lendo os comentários arrogantes do sr Agostinho, peço: se ele desrespeitar a alguém, me avisem, que irei excluir os comentários dele.
    Como a arrogância dele me deu nojo, eu não leio. E pelo jeito, ele encontrou o que queria, atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc excluir os comentários de Agostinho, vc terá que ser imparcial e excluir os de Paulo Cadi tbm.

      Paulo Cadi é bastante arrogante em seus comentários e ofende as pessoal facilmente, assim como vc, Luciano.

      Me perdoe, mas vc tbm é bastante arrogante e gosta de ofender Adventistas que postam seus comentários.

      Se vc for usar desse artifício terá que rever seus procedimentos...

      Fique com Deus!

      Excluir
  42. Gilson, o que aconteceu? Nunca leu nada de algum autor calvinista? Não era isso que vc dizia até agora em minhas críticas ao adventismo 'fontes primárias'... não entendi o sumiço.

    ResponderExcluir
  43. Até agora eu não vi refutação nenhuma das alegações do Irmão Agostinho, nem Luciano e muito menos Paulo Cadi..

    Isto é desculpa da sua parte Sena não quer dar de cara com a Verdade !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refutar o quê? Ele já é um refutado! Acho que ele deveria ser rechaçado aqui do blog por conta de suas palavras ofensivas e desnecessárias, chamando alguns de "analfabetos", "fracos", que eu deveria retornar ao ensino fundamental e tal; ensinando-me as séries que compõem o ensino fundamental, inclusive. Por conta de um simples trecho de seu comentário no qual discordei, proferiu dizeres malévolos e encheu o comentário de bizarrices só para inflamar o conteúdo de "palavras difíceis e bonitas". Não nego a capacidade intelectual dele e a bagagem teológica que ele possui, porém, há um nível escarnecedor e ímpio por por parte dele. Ao invés de idéias, ele está debatendo pessoas, atitude pela qual eu classifico como irresponsável, e infelizmente, ele tem atraído simpatizantes com sua "sabedoria". Vigiem, irmãos, para não caírem em tentação. Percebo muita erudição teológica, mas pouquíssima prática cristã, vide Tg 1.22. Dito isso, caro Sétimo Dia, não o fique bajulando. E cuidado com o fermento dele. Para mim já deu. Vou seguir a orientação do irmão Luciano. Já que o Agostinho quer atenção, que ele faça um blog com sua ideologia para todos os interessados. E outra, não venham se lamentando depois se ele contra-atacar caso se oporem a ele. Como dizem os franceses: "bon voyage", Agostinho.

      Sinceramente

      Cristo seja conosco

      Excluir
    2. Prezado Sétimo Dia, veja que postura curiosa do Sr. Luciano Sena:

      1. Veja, o comportamento dele em relação a, por exemplo (PAULO CADI 22 de março de 2014 16:10) ocasião em que abandonando o discurso (se é que possuía algum), passou a atacar-me, pinço algumas frases de sua nobre "apologética":

      "Ele estuda um disturbio psíquico, (que penso ser o seu caso), chamado de 'Complexo Anímico Retal."

      "Ele estudou este disturbio em vários pacientes que apresentavam uma irrefreável vontade de escrever, quando a cavidade mais externa de seu intestino começava a dar sinais de vida".

      "Como a predestinação é um fato, creio que você veio ao lugar certo a fim de receber o endereço onde vai tratar desse seu disturbio.

      Se não encontrar este endereço, vá no "pesquisas avançadas" e coloque o dedinho na letra "c" do teclado, (mas cuidado prá não se machucar), e fique pessionando até o endereço aparecer".

      Veja que coisa Sétimo Dia, não deu nojinho ao Sr. Luciano Sena, tais imposturas, sobretudo anitéticas postas em seu site "cristão" !!!

      Mas dá nojinho nele aquilo que ele e seus amigos não consegue jamais refutar!

      É política "dois pesos e duas medidas"... Ou, ainda, a de Lênin: "acuse-o exatamente daquilo que você é". Ou ainda: do clubinho do bolinha...

      Então é assim, eu sou arrogante porque pus em xeque o seu deus Sir. Calvino e esse você não pode jamais refutar, onde já se viu que arrogância de nossa parte!

      Só ele e o seu clubinho pode descer o pau nos outros, mas na hora que você põe em evidência as suas heresias, ai muda de figura, dá faniquito nele e quer saber, a vontade dele sempre foi excluir os meus comentários os quais, aliás, nunca ofenderam a pessoa de ninguém - ao contrário de o seu amigo, sobre quem ficou bem quietinho o Sr. Luciano Sena; mas só não o excluiu ainda os meus argumentos porque precisava posar de bom moço, coisa que acabou de demonstrar que não é e então sem conseguir contrapor às ponderações que fiz finge ojeriza, dá nojo nele, é mais fácil para a sua consciência, para o seu ego e para manter assim a intacta a sua heresia dentro do seu campo de neurose camuflada... Na hora que você expõe a neurose herética o sujeito fica louco, pronto para fazer aquilo que sempre quis, jogar a verdade que não ousou admitir para debaixo do tapete... É isso.

      Sr. Luciano Sena: dado a sua postura inglória, devo retirar-me espontaneamente, sou um cavalheiro, fique tranquilo, não vou mais, daqui para diante, torturar com a verdade você e os seus amigos; mesmo porque, onde já se viu: chamo a atenção... E isso incomoda você profundamente já notei há muito. Não sabe lidar com o contrário, a sua tolerância com aquilo que não consegue refutar é bem tênue, mas como você precisa fingir assim especie de democracia, apela para os seus aqueles que feridos em seu ego superior "apologético": ó eu não lei nada do que ele escreve porque me tortura, então vocês, por favor o denuncie a fim de que exclua os seus comentários "arrogantes"...doe demais.. machucam...

      Ok. Retiro-me, portanto. Não mais trarei asco a você com a verdade, é mais fácil para você manter "intacto-impávido-colosso - a mentira rebuscada de sua heresia posta por terra, mas que, admitamos, havemos de fingir que nada, absolutamente nada, aconteceu...

      Lembrei-me de Davi e daquele seu conselho a Salomão...

      Em Cristo,

      Agostinho.

      Retiro-me; mas não se esqueça jamais:

      Libertas vera est, Christo Servire





      Excluir
    3. Olá Robson Ribeiro, o sensível, está feliz, está comemorando? Ok. Boa viagem! Luciano Sena também está com certeza!

      Mas você tem razão: "apologética" é um negócio muito perigoso mesmo, não é para meninos, alimento sólido pode fazer engasgar... Fique com o leitinho...


      Abraço, não se ofenda,

      Fui...

      Em cristo.

      Agostinho.

      Libertas vera est, Christo Servire, pela última vez.

      Excluir
  44. Sr que não clubinho para te dar a atenção necessária, ofendeu e depois disse que eu deveria ter o mesmo julgamento? Quem começou foi o sr, ok?
    Obrigado por não aparecer mais aqui... só um detalhe, um dia exclui um comentário do meu irmão Paulo Cadi, pois foi ofensivo. Mandei até um e-mail para ele.
    Mais uma vez, procura um blog mais famoso para vc se aparecer...
    Nem me responda, vai perder tempo...

    ResponderExcluir
  45. Gilson, esse sr ofende mesmo, é que vc não decidiu defender suas crenças diante dele...
    Excluirei os comentários ofensivos de quem quer que seja.
    Nunca ofendi ninguém.
    Vc está fugindo do que te perguntei? O problema é dele, se ele quer comentar, deixa essa arrogância em casa. Dureza na critica, não vejo problemas, mas fala DA PESSOA é sem sentido.

    ResponderExcluir
  46. Agora me responda, parece que está com dificuldade disso... qual livro vc tem de calvinistas? quais leu? (terceira vez que te pergunto...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Luciano, em relação a ser ofensivo e arrogante, Paulo Cadi está neste rol de pessoas e vc em parte tbm está!

      Confesso a vc que nunca li nenhum livro calvinista, mas já li um livro que fala bastante sobre salvação e desbanca toda teoria calvinista. O Livro se chama BÍBLIA SAGRADA, a Palavra de Deus!

      E lembre-se, o calvinismo nada mais é do que um pensamento humano, a Bíblia não fala a respeito disso.

      Mas se vc crê fielmente no calvinismo... então qual é o motivo de vc criar este blog? Qual sua intenção de pregar o evangelho?

      Fique em Paz

      Excluir
    2. Gilson Tenório. Vá no youtube, e assista alguns debates bíblicos; não apenas o "Vejam Só."

      As pessoas se identificam; dizem qual a sua denominação, expoem as suas crenças, dizem o local de origem, pode-se ver o rosto delas.

      Agora, chega um sujeito, que eu não vejo o rosto, usa um nome fictício, não diz qual a sua denominação ou o que cre, não sei de onde é... Com quem estou falando? Entendeu?

      Não digo que o indivíduo tenha de preencher todos os requisitos acima, o que seria o ideal, mas pelo menos que dê o nome e diga qual a crença que defende.

      Quanto a minha "arrogancia", será que ela existe por falta de conhecimento alheio?

      Aos 15 anos de idade, e não estou me enganando, eu li todas as "Institutas" de Calvino. Eu estava estudando, mas lia muito sobre teologia e filosofia (esta, nem tanto quanto teologia). Eu lia, para você ter uma idéia, 5 livros por semana.


      Livros adventistas, eu li tudo que havia, na época disponível no mercado brasileiro. Eu tenho 2 amigos meus que não vejo faz muito tempo, que hoje são pastores adventistas.

      O brasileiro, em geral, não gosta de ler; além do mais, no Brasil, os livros são caros, o que piora a situação. O nível do chamado "analfabetismo funcional" é altíssimo, ou seja, o sujeito lê um texto e não consegue entende-lo!

      E o brasileiro, com a sua arrogancia, sem saber do que está a falar quer dar opinião em tudo, até mesmo em assuntos que desconhece. Não tem humildade para aprender.

      Você vê o nível de um lugar, pelo número de livrarias que tem. No Brasil, a grande maioria das cidades com seus bairros, não tem livrarias, mas somente mecânicas, padarias, mercadinhos, auto-peças etc.

      O brasileiro, em média, somente lê jornal, e assim mesmo a parte de futebol, a parte policial, horóscopo e deu!

      E não sei se você sabe, "o jornal" é literatura inútil, porque ali somente vai o que os editores do jornal querem, e da maneira que eles interpretam os fatos.

      Quando faço meus comentários, não me aprofundo nos assuntos, mas procuro ser coloquial, porque senão a maioria dos leitores poderia não lê-los, devido a complexidade, não por falta de capacidade mas porque as pessoas em geral, não estão acostumadas a se aprofundarem em assuntos teológicos, metafísicos etc.

      Então, não fique chamando os outros de arrogantes, porque o "Agostinho Antialienação" entrou já "tirando onda" com a cara dos irmãos e se "achando", quando o conteúdo do que ele escreveu é quase ininteligível!

      Leia o que ele escreveu, e depois venha me dizer o que entendeu.

      É um amontoado de palavras e argumentos mal articulados, que para você refutar, tende achar a ponta do novelo, porque está tudo enredado!

      Pensemos antes de falar.

      Excluir
    3. No último parágrafo: "...tem de se achar..."

      Excluir
  47. O Agostinho não disse qual era a igreja dele; ficou que nem uma lacraia falando pelos cotovelos.

    Como é que nós poderemos entabular uma conversa com uma pessoa que não se identifica?

    Depois ficam dizendo que refutaram tudo! Onde Houve refutação?

    Até onde eu saiba, nenhuma!

    Me mostrem onde houve a refutação?

    Então, são pessoas que não sabem o que estão dizendo!

    Onde é que está a prova?

    ResponderExcluir
  48. Efe 1:11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

    Rom 8:29 - Porque os que DANTES CONHECEU também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

    Rom 8:30 - E aos que PREDESTINOU a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

    Efe 1:5 - E nos PREDESTINOU para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    Mar 13:20 - E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos ELEITOS que escolheu, abreviou aqueles dias.

    Mat 20:16 - Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos os ESCOLHIDOS.

    Mat 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos os ESCOLHIDOS.

    Mat 24:22 - E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos ESCOLHIDOS serão abreviados aqueles dias.

    Mat 24:24 - Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os ESCOLHIDOS.

    Mat 24:31 - E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de ESCOLHIDOS trombeta, os quais ajuntarão os seus e desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

    Mar 13:22 - Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os ESCOLHIDOS.

    Mar 13:27 - E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus ESCOLHIDOS, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

    Luc 18:7 - E Deus não fará justiça aos seus ESCOLHIDOS, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

    Rom 8:33 - Quem intentará acusação contra os ESCOLHIDOS de Deus? É Deus quem os justifica.

    2Ti 2:10 - Portanto, tudo sofro por amor dos ESCOLHIDOS, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

    A palavra "escolhido", vem do grego ἐκλεκτός, (eklektos), significando "selecionar."

    A palavra "predestinado", vem do grego προορίζω, (proorizō), significando "predeterminar", "decidir de antemão."

    A palavra "eleito", vem, (como a palavra "escolhido"), também do grego ἐκλεκτός, (eklektos), significando "selecionar."

    As pessoas que afirmam que a doutrina da predestinação não está na Bíblia, com o significado peculiar de "selecionar" DENTRE a massa humana, tem de dar à está palavra (predestinação), uma conotação falsa, ou seja, que não faz parte da natureza - por redundância - intrínseca desta palavra

    Pergunta - Se no tempo da Antiga Aliança Deus ESCOLHEU apenas Israel, como ficaram os indianos, chinêses, os índios das Américas, do outro lado do Atlântico, os aborígenes na Australia, Africa, etc.

    Se Deus deseja que "cada" indivíduo se salve porque não providenciou para estes povos a oportunidade de ouvir a mensagem dos profetas - na Antiga Aliança - e dos Apóstolos - na Nova Aliança?

    ResponderExcluir
  49. Pois é Gilson, quando ler algum, "alguma fonte primária"(risos), converso com vc.

    Leia, se possível, Evangelização e Soberania do J. I.Paker, Salvos Pela Graça de A. Hoekema, teologia sistemática de Bavink, Berkof, Hodge, Ferreira, pode ser muita coisa para vc nesse momento.... pelo menos assim vc teria uma visão mais segura do calvinismo.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esses "livros sagrados do calvinismo" são superiores a BÍBLIA SAGRADA??!!

      Tudo bem Luciano, fique com seus livros calvinistas que eu fico com o livro da salvação eterna a BÍBLIA SAGRADA, a Palavra de Deus!

      Fique em paz!!

      Excluir
  50. Gente ele apagou o que escrevi ontem, Mas os meus amigos salvaram....Não acredito.... Que feiura
    Escrevi assim ontem às 13:00 sábado, dia 29.03.2014:

    "GENTE....GENTE..... mas GENTE........, quando soube ñ acreditei tive q vim p ver...

    Que H I S T E R I AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Vi na facul como Calvino chamava aqueles q ñ concordavam com ele só por discordar, e repassei todos os e-mails do i. Agostinho e ele nãochegou nem perto do q Calvino escrevia contra os q defendiam o livre-arbítrio, ele ñ ofendeu ninguém ( e pelo contrario) e pra se ofender tem q ser muito, mais muito, mais muitoooooooooooooooo melindrosooooooooooooo.... gente boa....

    João Calvino, In “A Doutrina da Eleição (sermão pregado por João Calvino)”, p.4:

    “Há mais honestidade nos papistas, do que nesses homens. porque a doutrina dos papistas é muito melhor, mais santa, e concorda mais com as escrituras sagradas, do que a doutrina desses homens VIS E PERVERSOS, os quais abatem a Santa Eleição de Deus; esses CÃES que latem para ela, e PORCOS que a dilaceram”.

    ‘Vis’, ‘perversos’, ‘cães’ e ‘porcos’... Ó que Horrorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    Se vocês vissem os fights que tínhamos, professores e alunos e uns com os outros.... O tema tratado p. i. Agostinho em seu último email “Exsitência/Possibilidade é muito importante para a compreensão de tudo isso muita coisa vcs deviam ter aproveitado para debater a questão com quem entende do assunto e ele tem sim razão sim senhor, em nosso país tá cheio de analfabetos diplomado, todo mundo é ‘doutor‘ em alguma coisa arrotando teses pra baixo e pra cima toda hora, o tempo todo todo mundo quer opinar sobre tudo mas não vejo ningém estudar para nada antes de opinar... Acho que vocês perderam uma oportunidade se querem saber;;; ;;;;;;;;;;;;;;;;;

    Tô C H O C A DA.... E N V E R G O N H A D A.... H O R R O R I Z A D A....

    ENTÃO PRA DISCUTIR UM ASSUNTO ESPECÍFICO COMO A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO ENTÃO EU PRECISO SABER QUE DENOMINAÇÃO O CARA PERTENCE? Q DESCULPONHA ESFARRAPADA GENTE! Conta outraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    E gente, vou falar RECEITA SÓ COM INGREDIENTE Ñ FAZ UM BOLO MEU POVO;;;;;, necessário o MODO DE PREPARO gente;;;;;; esse negócio de ficar citando versículos e palavras em grego ( que vamos falar a verdade NÃO CONHECEMOS NEM O ALFABETO GREGO pessoas essa é que é verdade, copiamos e repetimos dos outros, de livros e só isso.... o que denota apelação e caímos no ridículo fazendo prova contra nos mesmos gente...acordem) SEM FAZERMOS ADEVIDA ARTICULAÇÃO COM O TODO DA BÍBLIA não dá certo, confundimos tudo, alho com bugalho e pronto acabou não convence mais gente... a cada dia que passa tenho percebido isso e não apenas eu não gente, como bem ponderou o i. Agostinho somos meros doutores DA FORMA E DESPREZAMOS O CONTEÚDO, estou a cada dia por causa da meditação séria do todo da Palavra mais convencida disso e não fiz teologia pra isso de jeito nenhum... TÔ FORA....

    ESPERAMOS que reflitam e aprendam uma lição útil desse episodio, blog justamente de epologia que se ofende com o debate é a primeira vez que vejo, bom aprende quem quer tbm essa é que a questão. É pra acabá... como diz a minha amiga Cláudia aqui comigo e outros amigos aqui da pós. Acho que a história disso tudo tem nome de outra coisa, deixa prá lá, pra um bom entendedor um pingo é letraaaaaaaaaaaa

    hehehehehehehe

    Bjs.

    Boa tardeeeeeeeeeeeeee

    Sem ofensaaaaaaassssss Jesus te amaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e nós tbem

    PS. CLAUDINHA MANDOU LEMBRAR QUE FALAR ISSO OU AQUILO DO MOÇO DEPOIS QUE ELE SE RETIROU É FÁCIL... ISSO CHAMA-SE MONÓLOGO....
    shuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashuashua

    ResponderExcluir
  51. Norminha Andrew Jumper,,

    Pois é, vi 2 comentários seus, uma cópia do outro, percebi sim que ele excluirá seus comentários....

    Lá vem ele se justificar, " la no guru não liberam os meus comentários, e esses, são ante éticos, desrespeitosos blbla bla bla bla ETC ........

    Quando mostramos as falhas do deus João Calvino deles, só isso mesmo que pode acontecer mesmo !!!!!

    Em nenhum momento vi falta de respeito em seus comentários Norminha Andrew Jumper, para ele chegar a esse ponto de excluir seus comentários..........

    Sem nós Adventistas, este Blog não tem tanto Bope não !!!!

    Se sairmos daqui e sacudimos as sandálias, para sair a poeira dos nossos pés, este Blog ACABA !!!!

    Eu nunca vi um Testemunha de Jeová ou qualquer outro que seja taxado de Sectários participar ativamente deste Blog, agora os Adventista, participam tanto que o Luciano fica doido com as verdades pregadas em Sua cara, de tanto, que começa inventar motivos fúteis, para excluir comentários, e para não sequer ler ou pelo o menos responder ...

    Destas 388082 visitas 380000 são de ADVENTISTAS !!!!!!!!!!!!!!!!

    Edilberto Ribeiro !!!! Eu mesmo !!! Sétimo Dia !!!

    Na Graça dAquele que É O SENHOR DO SÁBADO E NÃO DO DOMINGO !!!! ESTAR ESCRITO, ASSIM DIZ O SENHOR !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade memso irmão, chamei a irmandade da minha igreja pra ver; metem o pau na igreja dos outros e na hora que tomam uma enquadrada daquelas ficam apagando certas verdades que não toleram ouvir.Eu gravei tudo no meu CPU ele pode apagar a vontade, mas veja que coisa interessante, ele postou no seu blog um texto do reverendo Ageu que ele apóia politicamente chamado:

      Características dos ‘Teólogos’ Liberais
      5°) São covardes. Quando denunciados não assumem o que pensam – retiram vídeos do ar, apagam artigos da internet, excluem contas nas redes sociais.

      Será que ele á falando dele mesmo? Vai ter que vestir a carapuça ou apagar esse meu e-mail também.

      ApdD.
      Jonas Tiburcio

      Excluir
    2. Não estou te entendendo Jonas...

      Excluir
    3. Jonas Tiburcio. Na minha intervenção de 28/03/2014 citei alguns textos sobre a predestinação.

      Em primeiro lugar eu quero que os oponentes MOSTREM onde nossos argumentos foram refutados. MOSTREM ONDE.

      O texto do senhor Agostinho é verborrágico. Ele fala, fala, mas o que ele escreve é pseudo-cultura e ininteligível Se alguém entendeu o que ele disse, EXPLIQUE, já que eu sou burro e vocês inteligentes.

      Eu quero que os oponentes, (seja lá quem for), expliquem o que significam as palavras "predestinação e escolhido", dentro das Escrituras.

      Excluir
  52. D quem mais que exclui? >>>vcs viram<<<? Hum...

    Acontece, que não é o debate, mas forma com que esses comentários abaixaram de nível.

    Espero que entendam que isso alguns 'tons' ficaram inflamados...

    Sétimo Dia e Jonas, não tem nada disso, dessa vez ainda não estou na turma Na Mira da Verdade e/ou de outros...

    Deixo aí o comentário de quem vc querem ler...kkk.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Por último, Sétimo Dia, as Testemunhas são proibidas de ler sites "apóstatas", por isso são poucas que acabam desobedecendo e comentando... sua ignorância te justificou.

    ResponderExcluir
  55. E mais uma vez (agora é a última sim kkk) veja o Gilson Tenório, veio fazer barulho sore a predestinação, o que geralmente eu não exploro aqui... pergtuntar 3 vezes a ele se ele já leu "alguma fonte primária" (conhece essa ladainha?) ele me disse nunca leu... vai discutir o quê?

    ResponderExcluir
  56. Uai irmão Luciano, primero que quem deceu o nível do debate foi o peito estufado, o galinho do perna-longas Paulo Cadi, esse sim deceu, fora ele niguem mais fez isso. Fico vendo o irmão falar de fonte primaria com o irmão Setimo Dia toda hora, só que Jão Calvino não é fonte primária da doutrina da predestinação, não é porque que é antigo que que dizer fonte primária, Calvino esse sim tirou da fonte primária uma interpretação errada como mostrou o irmão Agostinho quando explicou muito bem a questão de tirar uma doutrina de uma especulação. A fonte primária irmão só pode ser a Bíblia nesse caso,entendeu? o Jão Calvino não é fonte primaria e siam a Bíblia, agora se a intepretação sobre isso tá errada e tá mesmo é outra historia.

    ApdD
    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas Tiburcio, EXPLIQUE a sua compreensão sobre as palavras "predestinação, e escolhido", dentro das Escrituras. Se você quiser a fonte primária da doutrina da predestinação, terá que ir direto na Bíblia, porque a predestinação e eleição são termos bíblicos, e ensinamento apostólico.

      Calvino ensinou da Bíblia; não pode haver UMA fonte primária, teologicamente falando, porque vários cristãos, desde o princípio, creram e ensinaram a doutrina bíblica da eleição.

      Só que os homenzinhos e mulherzinhas, aí sim, com seu ego inflado não querem se submeter completamente a Deus.

      A doutrina de Jacobus Arminius (arminianismo), foi uma tentativa SEM SUCESSO, teologicamente falando, de refutar o calvinismo.

      Agora, "essa" heresia arminiana, com o tempo, ganhou milhares de adeptos entre a população, o que acabou tirando Deus do centro e colocando o homem no lugar de Deus.

      Então, toda a abordagem é feita à partir do homem, e não de Deus, o que levou a Igreja à esta apostasia que presenciamos hoje.

      É sempre a mesma história! O diabo e o homem pecador assentando-se no templo de Deus e querendo se passar por Deus.

      Excluir
    2. E então irmão e o que é que eu falei? falei que a fonte primária vem da Bíblia e não do Calvino como tinha falado o irmão Luciano. Entendeu? Foi isso que eu falei mesmo que a fonte primaria é a Palavra do Senhor mais nada. Esse é o problema de vocês ficam acrescentando estudos errados na Palavra, entendeu? Sou sim da CCB sou batizado fazem mais de 25 anos, sou diácono por separação na obra, na nossa igreja fala é a Palavra o não o homem, não tem esse negócio de Calvino e sermão tirado da internet do gogle . Confesso sim ao irmão que não sei quem foi esse Jacobus Arminus, não entendo nada disso, só que eu assumo que eu não entendo e não fico falando coisas que eu não sei na internet depois vem alguem e mostra o erro voces ficam nervosos. Ó e a explicação já foi dada ai para os irmãos, tanto que o irmão até fez outro artigo no lugar do artigo do irmão Luciano sobre a predestinação, pareceu que até que como não conseguiu responder as perguntas feitas em cima do artigo do irmão Luciano então o irmão fez o seu próprio artigo por cima do artigo do irmão Luciano, parece que o irmão também não concordou com o texto do irmão Luciano. E eu também não concordo, nem com o dele e nem com o seu e a explicação tá no texto de Mateus que foi citado pelo irmão Agostinho na primeira vez que ele apareceu aqui irmão, tá facinho de entender Ja ta Palavra irmão, não tenho o que explicar, o que o irmão Agostinho e até outros fez aqui não foi explicar foi simplesmente derrubar essa doutrina de homem e nao de Deus, então quem tem que explicar é quem defende ela irmão e isso nem o irmão e nem o irmão Luciano conseguiram fazer até agora, só isso mais nada. Todo mundo viu isso irmão, só isso.
      ApdD
      Jonas Tibúrcio

      Excluir
    3. Jonas Tiburcio, quando você afirma que a doutrina da predestinação, não está na Bíblia, você está NEGANDO a Bíblia que você mesmo professa acreditar.

      As palavras, predesinação, eleitos e escolhidos, estão na Bíblia, desde o Antigo Testamento.

      Como você entende elas?

      Excluir
  57. Irmão Jonas (se é mesmo da CCB), o assunto com o Gilson vem de outras postagens.

    Agostinho, (ou Crédulo?), ou Norminha (já não sei mais quem é quem nessa história), não incomodaram em nada, acha mesmo que os calvinistas que agora recebem críticas?

    O que o irmão Paulo Cadi escreveu, foi reação a maneira com os tais escreveram, e em um momento achei tb que ele foi longe, exclui dois comentários dele.

    Podem debater, mas sem humilhar ou ofender...

    Tudo de bom...

    ResponderExcluir
  58. Agostinho Antialienação21 de março de 2014 22:35
    Oh, my God! Ele só está perguntando...

    Ainda... Que fique claro...

    Ainda bem que não está pensando... Apenas perguntando... Que bom...

    Ah, gosta de perguntar? Vamos de maiêutica então:
    De onde você tirou a ideia de que Eleição é o mesmo que predestinação?

    Ah! Os ‘pensamentos de Deus são sempre REAIS’? Mas de onde é que você tirou isso? Então isso quer dizer que quando Ele pensa algo sempre se realiza? Então o ato de pensar de Deus é sempre e sempre uma realização? É isso? Deus pensou ‘catapimba’: algo se realiza ou se realizará irremediavelmente? Deus então só pensa em ato e jamais, nunca, nunca, em potência? O pensamento de Deus realiza-se em si mesmo ou também em razão de algo provocado externamente, afora do Seu ato de pensar? Toda vez que Deus pensa Ele pratica ou está irremediavelmente praticando algo afora do ato de pensar, ou as duas coisas se fundem no mesmo instante? Deus não pode jamais contemplar, apenas pensar em ato, realizar sempre e sempre o que pensou? É isso? Deus pensa realizando em indivíduos, assim individualmente existentes, criados à sua Imagem e Semelhança, ou apenas pensa realizando no coletivo de indivíduos, na Natureza e na Raça Humana como um todo, ou as duas coisas? O pensamento realizável de Deus sempre aponta para o seu desejo, para a sua vontade? Inexiste qualquer pensamento realizável de Deus desprendido de sua vontade?

    Mais ainda: Onisciência e Vontade de Deus são a mesma coisa? Não se pode separar a onisciência da vontade; mas e a onisciência da onipotência, pode?

    Os específicos nomen jure de Cristo: “Alfa e Ômega” dizem especificamente com a sua eternidade ou onisciência? Existe diferença entre esses dois termos (Eterno e Onisciente) ou são a mesmíssima coisa?

    Pior: Desejar é o mesmo que Permitir? Deus então desejou a queda do homem? Permitiu-lhe à queda? Ou tudo dá na mesma? São a mesmíssima coisa?

    O exemplo do pai que sabe que seu filho irá mexer na fogueira, o filho é imputável ou inimputável? Ou isso é irrelevante, não depende jamais de sua capacidade e responsabilidade no ato?

    Aliás, já que foi dar exemplo... Como Deus só pensa em ato realizável (leia-se realizável de acordo com a sua vontade) esta inseparável de sua onisciência - ao saber (onisciência) que um homem irá estuprar um menininho de três anos de idade, logo, portanto, inevitável e irremediavelmente desejou (vontade) que o estupro acontecesse? É isso?

    O Nada fazer do pai para impedir ou não tomar providência que evitaria o pior quer dizer concordância, aquiescência do pai com o pior? É isso?

    Pode começar a responder certinho de plantão. Estou curioso. Somos todos ouvidos agora. Mas não vá chamar a mamãezinha depois, já vou avisando logo...

    Em tempo: o “salvar Deus de ser um mau caráter” trata-se de verdadeiro lapso freudiano de sua parte, porque diz com o seu próprio subconsciente. Quem deseja salvar Deus aqui é exatamente você, só que eu ainda não estou seguro se você sabe disso... Mas antes de salva-lo, por favor, responda-nos... Vamos ver...

    Cordialmente,

    ResponderExcluir
  59. Por Favor, me digam::

    Quem estar tendo dificuldades pra entender o que o Agostinho escreveu acima deste meu comentário, se manifeste por favor !!!

    Ou é uma desculpa esfarrapada do Paulo Cadi ?, pra fugir dos argumentos dele, Agostinho !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão eu não sou de muito estudo eu confesso isso pro irmão, mais eu compreendi muito bem sim irmão. Eu to até achando que os irmão Luciano e o irmão Paulo tão mesmo é fugindo da raia tá entendendo? Eles ficam mudando toda hora o discurso deles e não responde nada, teve até uma irmã que perguntou pro irmão Luciano e ele correu irmão.
      Eu entendi tudo sim.
      ApdD
      Jonas Tiburcio

      Excluir
  60. Você como não tem argumentos esta fazendo uso de argumentação NULA.

    Me EXPLIQUE o que você entendeu do texto que colou?

    De onde você tirou "essa" idéia de que eu estou fugindo?

    Para eu poder entabular uma conversa com você sobre a "predestinação", você tem que entender do assunto, pelo menos, o minímo que se espera.

    Já que você está tirando as dores do sr. Agostinho, EXPLIQUE POR FAVOR), viu como eu sei ser educado?), o que você entendeu do texto acima que você colou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão tá pegando mal, você fica pedindo pro outros explicar pro irmão. Uai não são vocêis que são os apologistas é você que tem que explicar, nós já entendemos voces é que explicam então pra nós.

      ApdD

      Jona Tibúrcio

      Excluir
    2. Mas você é contra doutrina bíblica da predestinação.

      Como você é contra uma doutrina que não entende?

      Excluir
  61. Só pra acrescentar um exemplo.

    Dê uma olhada no que o Agostinho disse-
    "Deus então só pensa em ato e jamais, nunca, nunca, em potência?"

    Sétimo Dia, EXPLIQUE o que você entendeu da afirmação do Antialienação, que eu colei aí em cima, entre aspas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão explica pra gente então vocêis são os apologista;

      4. SE DEUS SÓ PODE PENSAR PROATIVAMENTE ENTÃO SOBERANO NÃO É JAMAIS. Eis a incoerência e contradição. Que Soberania é essa em que Deus só pode pensar de um modo e nunca jamais d’outro? Só porque eu não sei ‘O COMO’ então Deus só pode pensar assim e assado?

      ?

      Ora, se Deus é incapaz de ‘NÃO AGIR’ e só e apenas agir onde estaria a sua soberania. Deus seria assim refém de o seu pensamento proativo e este mesmo seria o Deus de Deus e não Deus o próprio Deus?

      Isto de modo algum significa estabilidade ou controle e sim o caos absoluto!

      Evidente que tal estado de coisas, verdadeiro quadrado-redondo não se coaduna com o mundo real da existência, suas nuanças de relacionamento Homem-Deus-Deus-Homem. Isso não se verifica no mundo da existência. De jeito algum.

      Excluir
    2. Quem disse que Deus não pode pensar de outro modo?

      Só que este pensar "de outro modo" está
      DENTRO de Sua onisciência. Entendeu?

      Você consegue captar está idéia?

      Deus age DENTRO de Sua eternidade, fora do "kairós, ou seja eternidade.

      E ao mesmo tempo ele se manifesta na esfera do tempo, ou seja do "chronos."

      O "chronos" é o tempo da humanidade.

      Então a predestinação está implícita.


      Excluir
    3. “Quem disse que Deus não pode pensar de outro modo?”

      Uai irmão quem disse isso foi o irmão mesmo.

      Veja:

      “A onisciência de Deus é sempre ATIVA, não passiva”.
      PAULO CADI25 de março de 2014 23:14

      E não adiante mudar e desmudár o que você escreveu tai pra todo mundo ver, vocês tem essa mania, quando são detonados em uma coisa corre pra outra e finge que não disse o que foi dito, ou que foi mau interpretado, que não foi bem isso que nos entendemos. Ou é que nos que não entendemos. É sempre assim. Não irmão, assume. Você se contradisse sim.

      E nem adiante vim falar que isso não quer dizer que você falou que Deus não pode pensar de outro modo, porque logo em seguida a pérola que você soltou você concluiu o seu raciocínio assim:

      “A ação de Deus e a sua onisciência andam juntas”.

      Uai irmão isso quer dizer que Deus só pode agir de um jeito mesmo. E isso é tão falso como uma nota de três cruzeiro. Na Palavra você não encontra isso. Então me cita um versículo da Palavra sobre isso que você falou. Só um.
      Então e essa questão da eternidade Kairos e chronos?

      Se nois vivemos no tempo limitado como é que podemos dizer que a eternidade é assim e essado irmão? Nisso também o irmão Agostinho refutou você quando ele falou que nós não podemos saber o como Deus pensa. E tem mesmo sentido, uai somos limitados querendo ditar regras sobre o que é eterno, que arrogância Deus pensa assim e assim e assim.

      Outra coisa explica pra mim isso que o irmão disse, olha que coisa mais cabeluda:
      O "chronos" é o tempo da humanidade. Então a predestinação está implícita”.

      Irmão o que é isso? Que que tem que ve o zipe com a calça? Por que a predestinação está dentro do chronos? Uai me explica isso. Voces gostam de frase sem efeito, mas tudo oca, sem sentido.

      ApdD
      Jonas Tibúrcio

      Excluir
    4. Você não está argumentando.

      Demonstre que a Bíblia não ensina a predestinação.

      Eu não me contradisse, você é que está misturando as estações e não entendeu bulhufas do que expliquei.

      Imagine se eu fosse começar a discorrer sobre teologia mesmo. Eu iria ficar falando sozinho.

      Excluir
  62. Se o tom ficar assim, Sétimo Dia, vamos prosseguir?

    Para vc, faço a mesma pergunta: livros de calvinistas vc tem e >>leu<<? Veja, quando falo de adventismo, sei do que estou falando, pois uso "fontes primárias"(risos).

    Depois do Gilson, agora é sua vez, o que tem e leu?

    ResponderExcluir
  63. Pois é, Luciano....

    Eu escolhi ficar com a Bíblia, a Palavra do GRANDE EU SOU e vc com seus "livros sagrados do deus João Calvino".

    Vc já fez sua escolha. Ops! Vc já está predestinado!

    Fique em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me Gilson, mas deve ter doido o orgulho de não fazer o que sempre me acusou ... fim.

      Excluir
  64. Vamos lá Então....

    Você defende a Doutrina da Eleição , Juntamente com a Predestinação..

    Certo ???

    Você sabe de quem é essa frase ???

    "Portanto, não estou pregando aqui nenhuma novidade; nenhuma doutrina nova. Gosto imensamente de proclamar essas antigas e vigorosas doutrinas, que são conhecidas pelo cognome de calvinismo, mas que, por certo e verdadeiramente, são a verdade de Deus, a qual nos foi revelada em Jesus Cristo. Por meio dessa verdade da eleição, faço uma peregrinação ao passado, e, enquanto prossigo, contemplo pai após pai da Igreja, confessor após confessor, mártir após mártir levantarem-se e virem apertar minha mão. Se eu fosse um defensor do pelagianismo, ou acreditasse na doutrina do livre-arbítrio humano, então eu teria de prosseguir sozinho por séculos e mais séculos em minha peregrinação ao passado. Aqui e acolá, algum herege, de caráter não muito honrado, talvez se levantasse e me chamasse de irmão. Entretanto, aceitando como aceito essas realidades espirituais como o padrão de minha fé, contemplo a pátria dos antigos crentes povoada por numerosíssimos irmãos; posso contemplar multidões que confessam as mesmas verdades que defendo, multidões que reconhecem que essa é a religião da própria Igreja de Deus". ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo Dia, vc também com o 'rabo preso' com fontes primárias?

      Deixa para lá... leia a postagem, depois agente começa a conversar...

      Excluir
    2. Olha querido Luciano, eu li uma obra de Calvinista, e se vc quiser eu posso lhe enviar por i-mail o livro dele !!!!

      Para provar, vou deixar o nome e um texto dele,

      Charles H. Spurgeon

      “Por decreto de Deus, tendo em vista a manifestação de Sua glória, alguns homens e anjos foram predestinados ou ordenados de antemão para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, para louvor de Sua gloriosa graça; e, quanto aos demais, foi-lhes permitido continuarem em seus pecados, tendo em vista a sua justa condenação, para o louvor da gloriosa justiça divina. Esses anjos e homens, assim predestinados e ordenados com antecedência, foram particular e imutavelmente designados, e o seu número foi determinado de maneira tão certa e definida que esse total não pode ser nem aumentado e nem diminuído. No caso daqueles membros da humanidade que foram predestinados para a vida, Deus, antes de serem lançados os fundamentos do mundo e de conformidade com o Seu eterno e imutável propósito, bem como de acordo com o secreto conselho e beneplácito de Sua vontade, escolheu em Cristo, para a glória eterna e com base em Sua pura graça gratuita e em Seu amor, sem que houvesse qualquer outra consideração na criatura, como condição ou causa que O tivesse impelido a isso, aqueles a quem assim o quis”.

      Isto não é obra primária ??

      Ou você quer que eu tenha somente obra do sr. João Calvino ??

      Ou de Presbiterianos ???

      Você é um calvinista e nem conheceu o texto que colei do livro de Charles H. Spurgeon.... Pasmem ......

      Edilberto Ribeiro....

      Excluir
    3. Sétimo Dia, você nunca comprou um livro calvinista!

      Então o seu entendimento, é nulo.

      Ponha o livro calvinista em cima de uma mesa e LEIA.

      Se você não entender o que leu, será constatado perda da inteligência e aumento da pseudo intelectualidade.

      Vai juntar poeira no seu cérebro.

      Para que existe o livro?

      Você está como uma pessoa que leu as "orelhas de um livro", inutilmente. A melhor maneira de entender o calvinismo é "lendo o livro."

      Senão você vai perder "o cãozinho no parque."

      Me EXPLIQUE o que significa a palavra PREDESTINAÇÂO.

      Excluir
    4. 'pasme' ... credo, tenho que saber? kkk
      Pois então, o grande pregador não apresenta aí nenhum estudo sistemático... ainda não meu santo.
      Tem outra 'colinha'?

      Excluir
  65. Nossa de quem é isso irmão? Quem escreveu isso?Que coisas mais esquisita até parece um buraco de minhocossú, não tem saída nem entrada.

    E eles tão quietim em? Que será? Acho que foram fazer uma reunião de emergência porque a coisa tá cada hora mais feia pra eles. Não explicam nada para nos.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  66. Agora vc irmão Jonas, no seu caso, penso que estou falando com irmão, se vc é mesmo da CCB.

    Qual é sua objeção contra a doutrina da Predestinação Calvinista?

    Se puder ser bem objetivo, será melhor.

    Deus te fortaleça em Cristo

    ResponderExcluir
  67. Uai irmão é uma coisa muito simples de entendimento. De tudo o que eu li do que foi explicado é desse modo bem objetivo

    A jabuticabera foi projetada para produzir sempre jabuticaba. Já está projetado isso por Deus. Ela não vai mudar o seu projeto para produzir um alface e nem manga e nem uma rosa. Só jabuticaba do começo ao fim é só jabuticaba, experimenta tirar limão dela pro irmão ver. Ela já está projetada para produzir só jabuticaba até morrer.

    Só que com o ser humano criado a imagem e a semelhanças de Deus isso não acontece . É totalmente diferente, por exemplo eu projetei comprar e comprei um terreno para construir uma casa para morar com a minha família, só que no inicio da construção eu não quis mais uma casa e projeitei fazer um galpão para alugar, estendi e reforcei o alicerce então, mas depois projetei fazer no local duas casas, uma pra mim e a outra para alugar e eu assim fiz só que depois de terminadas eu decidi trocar as duas por uma chácara. Eu mudei de ideia um montão de vezes e eu podia só ter feito uma casa, ou só o galpão, e assim por diante. Mas eu escolhi a chácara e posso por a venda amanhá ou doar ela pra igreja ou transformar ela num estacionamento e tantas outras coisas. Eu já projetei uma montão de coisas que não deu certo e outros que deram também por diversos motivos.

    Então eu compreendo que a jabuticabera é o céu e o inferno já predeterminando. São dois caminhos já projetados por Deus.O caminho do céu para aquele escolher fazer a vontade do Senhor e o caminho do inferno para aquele que rejeitar a vontade de Jesus?

    Só que tem uma coisa irmão sou eu mesmo que devo escolher qual o caminhos se o céu ou se do inferno. Se eu posso tomar decisões simples como projetar e construir uma casa e até demolir a casa ou qualquer outra coisa então eu não posso decidir sobre o céu e o inferno irmão? Então pra que o Espírito Santo? Pra quê a Palavra?

    Eu só vim entender por causa da parábola deixada pelo irmão Agostinho eu já tinha lido muitas vezes essa passagem e nunca tinha caído a minha ficha eu confesso pro irmão que eu tinha dúvida que era assim porque me falaram diferente, mas o próprio Senhor explicou que é assim mesmo irmão. Não dá pra ter mais dúvida é a Palavra, entendeu irmão?

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão eu li a Palavra de Romanos 9 de cabo a rabo. Ò irmão eu não tenho muito estudo não, mas tá muito clara a Palavra de Deus e percebi que foi o irmão que não entendeu nada ou não quer dár o braço a torcer só pra dizer que a doutrina da predestinação do jeito que vocês fala é certa.

      Irmão no começo eu até achava que o irmão Agostinho tava exagerando, era muito radical em falar que vocês são seita. Irmão, pois não é que a cada hora isso tá se confirmando mesmo, desculpa eu dizer isso pro irmão.

      Nossa, o próprio apóstolo Paulo já começa a sua Palavra dizendo isso no versículo 3: “ por amor dos meus irmãos, que são os meus parentes segundo a carne”. Irmão ele está falando dos judeus, ele está falando de Israel irmão, pelo amor de Deus, ele tá sendo muito pontual irmão. Ele está falando de uma coisa muito particular de um evento acontecido bem especificamente a Israel não dá irmão pra aplicar isso como doutrina isso, como uma regra pra aplicar para nós da Igreja do Senhor. Você misturou tudo.

      Nunca li nada do Calvino eu não minto, mas se ele tirou a teoria dele de Romanos 9 então tá explicado o trem doido e a confusão que ele fez,

      Então irmão, faz assim então, os 144.000 do Apocalipse não são os judeus pode ser dos gentios já que o irmão mistura tudo, uma coisa bem particular do plano de Deus para Israel para todo mundo. Alguem disse uma coisa mais lá pra cima que voceis misturam Eleição, Predestinação, Justificação, Graça, Igreja, Israel o escambal... Por isso que a letra mata, mas o pior é que vocês não tão entendendo nem a letra o que dirá o Espírito, irmão.

      Então mostra pra mim irmão no Texto de Romanos 9 que Deus colocou no dna de Adão o pecado, que uma vez salvo sempre salvo. Que nós não temos livre arbítrio, que não podemos escolher a salvação ou a perdição irmão. Mais onde é está escrito isso em Romanos 9.

      Voceis tão que nem cego em tiroteio, estão perdidim, se o irmão Agostinho tivesse aqui o irmão tava morto, eu que sou eu já vi o erro transformado em doutrina, o que dirá alguém com estudo e eloquente. Se tava lascado irmão. Quanto mais voceis tenta explicar essa doutrina pior vai ficando, mais confusão vocês vão demonstrando para nós. Se isso é você falando de teologia irmão então deixa eu ficar com a Palavra mesmo irmão.

      ApdD

      Jonas Tibúrcio

      Excluir
    2. Efe 1:11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

      Rom 8:29 - Porque os que DANTES CONHECEU também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

      Rom 8:30 - E aos que PREDESTINOU a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

      Efe 1:5 - E nos PREDESTINOU para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
      Mar 13:20 - E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos ELEITOS que escolheu, abreviou aqueles dias.

      Mat 20:16 - Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos os ESCOLHIDOS.

      Mat 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos os ESCOLHIDOS.

      Mat 24:22 - E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos ESCOLHIDOS serão abreviados aqueles dias.

      Mat 24:24 - Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os ESCOLHIDOS.

      Mat 24:31 - E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de ESCOLHIDOS trombeta, os quais ajuntarão os seus e desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

      Mar 13:22 - Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os ESCOLHIDOS.

      Mar 13:27 - E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus ESCOLHIDOS, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

      Luc 18:7 - E Deus não fará justiça aos seus ESCOLHIDOS, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

      Rom 8:33 - Quem intentará acusação contra os ESCOLHIDOS de Deus? É Deus quem os justifica.

      2Ti 2:10 - Portanto, tudo sofro por amor dos ESCOLHIDOS, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

      A palavra "escolhido", vem do grego ἐκλεκτός, (eklektos), significando "selecionar."

      A palavra "predestinado", vem do grego προορίζω, (proorizō), significando "predeterminar", "decidir de antemão."

      A palavra "eleito", vem, (como a palavra "escolhido"), também do grego ἐκλεκτός, (eklektos), significando "selecionar."

      As pessoas que afirmam que a doutrina da predestinação não está na Bíblia, com o significado peculiar de "selecionar" DENTRE a massa humana, tem de dar à está palavra (predestinação), uma conotação falsa, ou seja, que não faz parte da natureza - por redundância - intrínseca desta palavra

      Pergunta - Se no tempo da Antiga Aliança Deus ESCOLHEU apenas Israel, como ficaram os indianos, chinêses, os índios das Américas, do outro lado do Atlântico, os aborígenes na Australia, Africa, etc.

      Se Deus deseja que "cada" indivíduo se salve porque não providenciou para estes povos a oportunidade de ouvir a mensagem dos profetas - na Antiga Aliança - e dos Apóstolos - na Nova Aliança?

      Demonstre que a Bíblia não ensina a doutrina da predestinação.

      Responda o que perguntei acima.

      Porque Deus escolheu Israel e IGNOROU todas as tribos e nações que estavam espalhadas pelo globo, até aqui nas Américas, Australia, Africa, China, Japão, India, etc, etc, etc?

      Se você não acredita nisto, vai ter de mudar de religião.

      Excluir
    3. O fato é que o "deus" arminiano, (alías, as pessoas leigas que simpatizam com está doutrina, NUNCA estudaram as obras de Armínio), é um "deus" feito à imagem e semelhança do homem.

      Ele pode ser manipulado que nem fantoche, segundo o bel-prazer do cliente. Ele somente diz aquelas coisas que o "crente faz de conta" quer ouvir.

      Ele é fácil de ser engrupido, convencido, e há muito tempo já foi deposto por seus adoradores, ficando em seu lugar somente uma imagem desfigurada do homem pecador e não regenerado.

      Excluir
  68. Irmão o Senhor advertiu que aquele que cuida de ser mestre receberá o mais duro julgamento. É o caso de vocês, tão sendo castigado duramente aqui por quererem serem mestre ensinando coisa errada para os irmãos.

    Irmão e que deus arminiano o que irmão, aqui ninguém é arminiano, para de corre irmão para lá e pra cá, para de dar desculpa esfarrapada irmão, que isso, para de por nome nos outros, falando coisa que não entende irmão. Eu não sou arminiano que nada irmão para com isso. O irmão já reparou que o irmão não consegue pensar sem rótulos ou formulas, irmão eu to achando que isso é lavagem cerebral que essa doutrina da predestinação de vocês faz lavagem cerebral, o irmão não consegue simplesmente raciocinar sem um rotulo, um esquema que socaram no irmão.

    Ó o irmão confunde tudo, Deus elegeu Israel ou os semitas dentre as outras nações e tribos e povos para uma determinada tarefa por que aprouve a Ele dento de sua Soberania eleger Israel. Ele poderia ter escolhido outro povo, mas escolheu Israel, agora o irmão não sabe o que vem a ser Soberania e faz confusão essa eleição com justificação. Então quer dizer que porque ele elegeu Israel como seu povo isso quer dizer que no plano individual, cada israelita, automaticamente por causa disso foi ou vai pro céu irmão?

    É isso que nos vemos na Bíblia irmão? E quando a terra engoliu os israelitas que adoravam o bezerro dourado? Quantas e quantas vezes Israel, mesmo escolhido, foi castigado por Deus, inclusive os seus individuos? O apostolo Paulo mesmo não disse que para a salvação não tem grego nem judeu irmão? E agora? O que o irmão vai fazer com essa verdade da Palavra de Deus? Por que Deus escolheu Israel então automaticamente todos os judeus são salvos e no plano individual do relacionamento com Deus? E olivre arbítrio? Cada israelita não podia escolher entre servir a Deus ou não, mesmo eleito Israel por Deus? A o irmão pelo Amor de Deus, é uma coisa tão simples de entender irmão. Para de besteira irmão. Como é que o irmão sai desse fato?

    Eu acho que sei onde vocês tão confundindo tudo, ó a Bíblia é uma livrão só. Toda ela é um só livrão ou não é? Ela toda é inspirada por Deus. O que vocês tão fazendo é puxar textos em meio a toda a Palavra e partir desses textos fazendo uma doutrina sem observar a Palavra inteira, entendeu? Já vi voceis dizerem que as seitas interpretam um texto fora do seu contexto, e voceis não estão fazendo o mesmo? Puxam textos isolados do todo da Palavra de Deus desprezando esse todo dela. Como já foi explicado aqui não por mim vocês confundem também um plano geral com um plano individual. Veja o fato de Deus ter escolhido Israel no plano geral esse fato não exclui a escolha individual de cada israelita servir a Deus ou não irmão. Nossa é muito claro isso irmão,

    Predestinação, escolha previa, eleitos, irmão não quer dizer salvação automática. Não tem grego nem judeu irmão? Isso sim representa a Soberania de Deus e não só uma forma de pensar e fazer? Ele pode saber mas pode não desejar interferir irmão, nos vemos isso toda hora e todo o dia no mundo. Deus sabendo de uma desgraça que vai acontecer Ele sempre age irmão? Claro que não. Deus pode agir no todo de uma nação, governo e povo e não só em Israel não, em qualquer nação e pode também e interaje com cada individuo pessoalmente dentro dessas nações e é ai que a predestinação de voceis não cola porque tem o livre arbítrio, alguém já falou que Deus não fabricou robôs para se relacionar com Ele.

    Entendeu agora irmão?
    ApdD
    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas disse -
      "Ó o irmão confunde tudo, Deus elegeu Israel ou os semitas dentre as outras nações e tribos e povos para uma determinada tarefa por que aprouve a Ele dento de sua Soberania eleger Israel. Ele poderia ter escolhido outro povo, mas escolheu Israel, agora o irmão não sabe o que vem a ser Soberania e faz confusão essa eleição com justificação. Então quer dizer que porque ele elegeu Israel como seu povo isso quer dizer que no plano individual, cada israelita, automaticamente por causa disso foi ou vai pro céu irmão?"

      Resposta - Você acabou de admitir a predestinação e a soberania de Deus, para escolher quem ele quiser.
      É óbvio que nem todos do povo de Israel eram eleitos. A escritura não ensina isso, mas sim a eleição de Israel como nação. Onde está a dificuldade?

      Jonas disse: "Puxam textos isolados do todo da Palavra de Deus desprezando esse todo dela. Como já foi explicado aqui não por mim vocês confundem também um plano geral com um plano individual. Veja o fato de Deus ter escolhido Israel no plano geral esse fato não exclui a escolha individual de cada israelita servir a Deus ou não irmão."

      Resposta - Em Romanos 11:7 diz - "Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os ELEITOS (de Israel) o obtiveram. Os demais (não eleitos de Israel) FORAM ENDURECIDOS (não se auto-endureceram)."

      Então, a predestinação existe, quer você goste ou não.

      Deus é COMPLETAMENTE SOBERANO, que o Apóstolo Paulo o compara a um oleiro com PODER para fazer O QUE QUISER com o barro.

      Vocês passaram por cima dos textos que tratam da eleição, que postei - 01/04/2014, as 9:13-no meu comentário. Simplesmente ignoraram os textos sobre a predestinação dos escolhidos e não responderam o que perguntei no final.

      Explique o que significa a palavra ESCOLHIDO.

      Excluir
  69. Deus não predestinou crianças para serem sacrificadas aos ídolos pagãos ?

    O calvinismo apresenta um deus mais cruel que qualquer pai humano pecador.

    No momento estou lendo o livro do profeta Jeremias. Uma das coisas que têm me impressionado é a quantidade de textos que destroem por completo qualquer tentativa de apresentar a Deus como o “Soberano” responsável pelo mal.

    O teólogo e ex-calvinista Clark Pinnock certa vez escreveu que a doutrina da predestinação coloca a pessoa “em dificuldades agonizantes de primeira grandeza” (leia mais sobre isso clicando aqui). Afinal, por crer nesse ensino, o indivíduo se vê obrigado a explicar como Deus predetermina que as pessoas façam as coisas erradas que Ele tanto odeia! Pinnock tem razão, nesse ponto.

    Quero separar tempo para sistematizar todos esses textos para você, porém, agora, gostaria de transcrever apenas dois versículos que lhe servirão de auxílio no estudo com amigos calvinistas (que creem na dupla predestinação: para a vida eterna ou para a perdição).

    Vamos lá:

    “Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus antepassados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes. Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.” (Jr 19:4, 5, Nova Versão Internacional).

    Se uma pessoa não rasgou de sua Bíblia tais textos, ela não pode continuar sendo calvinista. Os versículos dizem que o povo abandonou a Deus e não que Deus fez com que eles O abandonassem. A Bíblia diz que eles encheram Jerusalém de sangue de inocentes e não Deus. Jeremias não deixa de dúvidas de que eles adoraram deuses pagãos por vontade própria e não por que Deus os tornou idólatras ao “predestiná-los”!

    Continuemos em nosso raciocínio. Você consegue, caro leitor, imaginar que um Deus de amor (1Jo 4:8, 16), que tem sonhos eternos para as criancinhas (Mt 19:13-15), em algum momento, “predestinou” que várias delas fossem sacrificadas a ídolos pagãos pelo próprios pais (Jr 19:5)? Se você crê que tais criancinhas foram sacrificadas por causa da dureza do coração dois pais delas, e por que eles assim escolheram (e não Deus), você não pode ser um calvinista, assim como eu.

    Uma pergunta importante que você pode fazer a um irmão calvinista sincero, com base em Jr 19:5, é: “como Deus teria predestinado aquelas crianças para serem sacrificadas se Ele mesmo disse que aquilo nunca passou por Sua ‘mente’?” Peça, carinhosamente, uma resposta bíblica e lógica, sem a desculpa do “paradoxo”.

    "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam..." (Jesus, em Mateus 19:13).

    A Bíblia ensina que o responsável pelo mal é um anjo caído (Ez 28:13-15) chamado (entre outros nomes) de “Diabo” e “Satanás” (Ap 12:9). A Palavra de Deus nos ensina que esse ser, que havia sido criado perfeito (Ez 28:15) rebelou-se contra Deus e contra o céu (Ap 12:7-12) tendo, desse modo, de ser expulso do Paraíso celestial, juntamente com os anjos que o seguiram naquela terrível rebelião (2Pe 2:4).

    Quando Satanás veio para a Terra com seus anjos e enganou Adão e Eva (Gn 3; 2Co 11:3), a humanidade passou a fazer parte de um conflito cósmico entre o bem e o mal. E a saída para sermos vitoriosos é nos apegarmos a Jesus e O aceitarmos como nosso Salvador (At 4:12) e Senhor (Mt 7:21-23), vivendo pela fé nEle todos os dias até o momento em que Ele voltará pela segunda vez (Hb 9:28), para acabar definitivamente com o mal e seu autor (Rm 16:26), e restabelecer a alegria e a paz universal (Ap 21:1-4; Ap 22).
    Portanto, Deus predestinou o PLANO DE SALVAÇÃO e não quais pessoas seriam salvas e quais se perderiam (1Pe 3:9; A
    p 22:17).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão. Glória a Deus. O irmão cabou de interrá e sepulta essa doutrina de homem. Só que o irmão escreveu isso

      O teólogo e ex-calvinista Clark Pinnock certa vez escreveu que a doutrina da predestinação coloca a pessoa “em dificuldades agonizantes de primeira grandeza” (leia mais sobre isso clicando aqui).

      Eu clico e não aparece nada. O irmão pode me mandar um lugar pra eu também acessar isso eu gostaria de me inteirar mais sobre o assunto.

      Agradeço desde logo.

      A paz de Deus.

      Jonas Tiburcio

      Excluir
    2. Sétimo Dia, com suas fontes diz - Vamos lá:

      “Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus antepassados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes. Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.” (Jr 19:4, 5, Nova Versão Internacional).

      Se uma pessoa não rasgou de sua Bíblia tais textos, ela não pode continuar sendo calvinista. Os versículos dizem que o povo abandonou a Deus e não que Deus fez com que eles O abandonassem. A Bíblia diz que eles encheram Jerusalém de sangue de inocentes e não Deus. Jeremias não deixa de dúvidas de que eles adoraram deuses pagãos por vontade própria e não por que Deus os tornou idólatras ao “predestiná-los”!

      Continuemos em nosso raciocínio. Você consegue, caro leitor, imaginar que um Deus de amor (1Jo 4:8, 16), que tem sonhos eternos para as criancinhas (Mt 19:13-15), em algum momento, “predestinou” que várias delas fossem sacrificadas a ídolos pagãos pelo próprios pais (Jr 19:5)? Se você crê que tais criancinhas foram sacrificadas por causa da dureza do coração dois pais delas, e por que eles assim escolheram (e não Deus), você não pode ser um calvinista, assim como eu.

      Resposta - Deus nunca mandou Israel para a idolatria, mas sempre quando o povo de Israel pecava Deus o corrigia duramente, porque não ouviram a voz dos profetas.

      Agora, Israel NUNCA deixou de ser o povo ESCOLHIDO de Deus. Então o seu Argumento ou de quem você colou é FURADO.

      Em Jeremias 31:35-37 Deus diz que somente se o sol e a lua sairem de suas orbitas ele rejeitará o seu povo ELEITO.
      Em Romanos 11:1-2 o Apóstolo Paulo afirma que Deus não rejeitou seu povo ELEITO que dantes conheceu.

      Você afirmou aí em cima (onde colei), que Deus não queria que as criancinhas morressem. Bem, leia 1Samuel 15, fora outros textos que agora não me lembro onde estão, mas depois posso citá-los, e venha me repetir o que você afirmou.

      Se o meu Deus calvinista é mau, cruel, porque predestina alguns para a salvação, o que ficou fazendo o seu "deus" bonzinho quando assistia de camarote milhares de bebes sendo sacrifícados e com todo o poder para impedir tal crueldade NÃO FEZ NADA.

      Não é o seu Deus que deseja que "cada" pessoa seja salva, não excetuando Judas de Iscariot, Herodes (qualquer um deles), Nero, Calígula, Hitler, Lenin, Stalin, enfim todo o psicopata sanguinário?

      Porque "esse" seu "deus" bonzinho" permitiu que estes sanguinários com toda a sua maldade aproveitassem a vida e deixou aquelas pobres criaturinhas serem torradas vivas?

      Porque "esse" seu "deus" bonzinho permite que os líderes de sua igreja vivam em amplas casas, com bons carros, boas aposentadoria, e deixa milhões de crianças padecendo orfãs e famintas?

      Ele não é o "deus" bonzinho que deseja que "cada" criatura ouça o evangelho e se salve?

      Porque então ele não deu oportunidade para os chinêses, Indianos, Africanos, Japonêses, desde o Antigo Testamento ouvir a verdade pela boca dos profetas?

      Este arminianismo é uma piada pronta e de mau gosto, e também não tem lógica quando para explicar os infortunios da humanidade.

      Só duas explicam: Ou a predestinação, ou a reencarnação.

      O arminianismo é diluído desde o seu nascimento, não tendo condições de responder o porque do sofrimento, a não ser através de argumentos bobos, inventados e facilmente refutáveis.

      Excluir
  70. Não é mais lógico (biblicamente falando) explicarmos a origem e o final do mal dessa maneira, ao invés de “culparmos” a Deus, dizendo que Ele foi o responsável por todas as desgraças da humanidade? Não é mais coerente com todas as regras do bom senso acreditar quer o sacrifício de crianças foi o fruto da atuação do Diabo e do coração perverso dos pais delas, que, ao invés de se deixarem influenciar pelo Espírito Santo para fazer o bem (Jo 16:8-10), permitiram que Satanás as influenciasse para o mal (Cf. Jo 8:44)?

    Deus tem uma lógica melhor a lhe oferecer do que “lógica” apresentada pela doutrina da dupla predestinação. Através da doutrina do Grande Conflito entre o bem e o mal, Ele ensina a verdadeira origem do pecado, como ele findará e de que modo podemos ser vencedores (leia Ef 6:10-18).

    Além disso, com a correta (e bíblica) compreensão da origem do mal, você não é colocado no terrível dilema agonizante mencionado por Pinnock: explicar como Deus predetermina que as pessoas pequem e façam o mal, sendo que Ele odeia tais coisas.

    Pense nisso com carinho e aceite a Bíblia como ela é apresentada por Deus.


    [Livro "Na Mira da Verdade": www.leandroquadros.com.br]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão pode vê, quanto nois aperta mais eles correm, pode ver que eles vive pedindo pra nos ser objetivo e nos sempre respondemos a eles em cima das periguntas deles e bem obejtivo só que eles não faz isso, eles vive pipocando de um lado pro outro, uma vergonha.

      ApdD

      Jonas Tiburcio

      Excluir
    2. Não é mais lógico (biblicamente falando) explicarmos a origem e o final do mal dessa maneira, ao invés de “culparmos” a Deus, dizendo que Ele foi o responsável por todas as desgraças da humanidade? Não é mais coerente com todas as regras do bom senso acreditar quer o sacrifício de crianças foi o fruto da atuação do Diabo e do coração perverso dos pais delas, que, ao invés de se deixarem influenciar pelo Espírito Santo para fazer o bem (Jo 16:8-10), permitiram que Satanás as influenciasse para o mal (Cf. Jo 8:44)?

      Sétimo Dia, leia 1Sm 15 e depois repita o que disse aí em cima.
      Posso citar vários outros textos depois que tratam da matança indiscriminada dos povos pagãos e inimigos de Israel.

      Você não respondeu (se leu), o meu comentário de 01/04/2014 as 9:13, onde eu cito vários textos sobre a PREDESTINAÇÃO.

      Explique o que significam as palavras PREDESTINADO E ESCOLHIDO.

      Excluir
  71. Fico feliz em poder lhe ajudar sobre esta berração Teológica !!!! :)

    Aqui estar o site que tirei este artigo :: http://novotempo.com/namiradaverdade/deus-nao-predestinou-as-criancas-para-serem-sacrificadas-aos-idolos-pagaos/

    Se o Luciano não apagar !!!!! kkkk

    ResponderExcluir
  72. O Irmão Paulo Cadi vou responder aqui embaixo porque fica muito ruim no meio dos e-mails.

    Irmão já vi que o irmão não responde as perguntas que nos fazemos para o irmão. Mas cobra de nos resposta direta. Ficou pergunta minha sem o irmão responder mas tudo bem eu não sou homem que foge da raia ainda mais perante essa doutrina maluca da predestinação que alguém até chamou ela de fábula já.

    Vou responder bem curtinho se não o irmão não le e não consegue entender a Palavra, mas veja como a predestinação que o irmão acredita é fraquinha

    Paulo Cadi deu a seguinte “Resposta - Você acabou de admitir a predestinação e a soberania de Deus, para escolher quem ele quiser. É óbvio que nem todos do povo de Israel eram eleitos. A escritura não ensina isso, mas sim a eleição de Israel como nação. Onde está a dificuldade?”.

    Tibúrcio comenta a resposta do irmão Paulo: A tua dificuldade está em você não querer admitir uma coisa muito obivia, Deus não escolhe individualmente para salvação ou para a danação. Você mesmo admitiu que Deus elegeu Israel como NAÇÃO. Tem muita diferença irmão. Tem diferença como Deus trata no campo geral e como Deus trata no campo individual. Tem diferença como Deus lida em termo de instituição e em temo pessoal. Deus escolheu a IGREJA DE CRISTO PARA LEVAR PARA O CÉU, mas não escolheu que indivíduos dela se salvarão ou se perderão irmão ou até mesmo permanecerão nela.

    Veja isso irmão:

    "Por isso, estai vós apercebidos também; porque O FILHO DO HOMEM há de vir à hora em que não penseis."
    (Mateus 24:44)

    Uai irmão mesmo eu pertencendo a Igreja eu posso não subir, eu posso ficar no arrebatamento e veja só irmão não tem segredo, a palavrinha “estais vós” é para aqueles que já estão no Senhor, mas estar ou fazer parte da Igreja do Senhor não garante a subida para o céu, tanto é que o Senhor manda nos estarmos apercebidos, e irmão estar “vós apercebido” é uma atitude que só nos temos que tomar e não de Deus é nós.

    "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". Ap 3:11.

    Então quer dizer que eu que já tenho a coroa posso perder ela. Depende de mim, eu devo guardar o que eu tenho, não depende de Deus isso irmão.

    O problema é que o irmão não confronta os versículos com o todo da Bíblia e dá nisso, isola a Palavra em uma coisa que tem que ser entendida direito, com o todo da Palavra irmão

    ResponderExcluir
  73. Paulo Cadi deu a seguinte “Resposta - Em Romanos 11:7 diz - "Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os ELEITOS (de Israel) o obtiveram. Os demais (não eleitos de Israel) FORAM ENDURECIDOS (não se auto-endureceram)." Então, a predestinação existe, quer você goste ou não. Deus é COMPLETAMENTE SOBERANO, que o Apóstolo Paulo o compara a um oleiro com PODER para fazer O QUE QUISER com o barro”.

    Tibúrcio comenta a resposta do irmão Paulo: Ou Glória a Deus, Santo é o nome do Senhor para sempre, Ele é digno de toda honra glória e louvor irmão, aleluia, gloria Deus, irmão eu pulei da cadeira agora, deu vontade de falar línguas estranhas irmão, o Senhor NÃO É DEUS DE CONFUSÃO não, gloria a Deus, glória ao nosso Salvador irmão não tenho mais vontade de parar de glorificar o Senhor. Enquanto lia e copiava a resposta do irmão o Espírito Santo me fez lembrar de uma coisa pra responder ao irmão, ou glória a Deus, irmão nada melhor que a Bíblia para interpretar a própria Bíblia irmão, olha só o que o aconteceu irmão o escritor de Hebreus (judeus, Israel) comentou a respeito desse mesmo texto de Romanos que o irmão citou:

    PORTANTO, COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: SE OUVIRDES HOJE A SUA VOZ,NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES,COMO NA PROVOCAÇÃO, NO DIA DA TENTAÇÃO NO DESERTO. ONDE VOSSOS PAIS ME TENTARAM, ME PROVARAM,E VIRAM POR QUARENTA ANOS AS MINHAS OBRAS. POR ISSO ME INDIGNEI CONTRA ESTA GERAÇÃO, E DISSE: ESTES SEMPRE ERRAM EM SEU CORAÇÃO, E NÃO CONHECERAM OS MEUS CAMINHOS. ASSIM JUREI NA MINHA IRA QUE NÃO ENTRARÃO NO MEU REPOUSO. VEDE, IRMÃOS, QUE NUNCA HAJA EM QUALQUER DE VÓS UM CORAÇÃO MAU E INFIEL, PARA SE APARTAR DO DEUS VIVO. Hebreus 3:7-12.

    Irmão com a sua citação de Romanos agora tudo ficou mais fácil ainda pro irmão entender, até o meu galo carijó entende isso que a predestinação do Calvino é uma canoa furada mesmo. Hebreus deu a correta inerpretação de Romanos citado pelo irmão. Ô Deus lindo.

    É assim irmão, O ENDURECIMENTO do coração aconteceu pela incredulidade dos israelitas mesmos e não da parte de Deus, por desobediência deles a voz de Deus irmão, então não é Deus que endureceu o coração e sim a incredulidade, a resistência a Deus que fez endurecer. NÃO SOU EU QUE TO FALANDO IRMÃO É A PRÓPRIA PALAVRA, isso é que dá tentar selecionar textos da Palavra e tentar fazer doutrina sem observar o resto da Palavra, toda a palavra irmão. Deus não é Deus de confusão, Glória a Deus, Aleluia irmão.

    E sabe porque ainda amado irmãozinho por causa disso aqui irmão:

    NINGUÉM, SENDO TENTADO, DIGA: DE DEUS SOU TENTADO; PORQUE DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL, E A NINGUÉM TENTA. MAS CADA UM É TENTADO, QUANDO ATRAÍDO E ENGODADO PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA CONCEBIDO, DÁ À LUZ O PECADO; E O PECADO, SENDO CONSUMADO, GERA A MORTE. TIAGO 1:13-15

    Entendeu irmão?

    Quanto a palavra ELEITO o irmão se pega muito a letra da palavra e esquece o conteúdo irmão, bem dizia o nosso querido irmão Agostinho e é por isso que o irmão não entende o que le, a predestinação fez lavagem cerebral na sua cabeça que o Senhor possa te libertar, o irmão não tem pra onde correr e significado de Eleito está na já citada parábola de Mateus, nela o próprio Senhor dá o conceito. Tá lá irmão. O que o irmão entendeu da palavra escolhido dita pelo Senhor?

    Deus não é Deus de confusão é o que eu sinto pra falar por irmão.

    ApdD

    Jonas Tiburcio

    ResponderExcluir
  74. Se Jesus não escolhe QUEM vai pertencer a sua Igreja, responda:

    Porque Ele escolheu pessoalmente aqueles que seriam seus Apóstolos, inclusive o filho da perdição?

    Porque em Gálatas 1:15 o Apóstolo Paulo afirma que foi SEPARADO para o apostolado DESDE O VENTRE DE SUA MÃE?

    Porque em Atos 16:14 diz que Deus ABRIU o coração de Lídia, para que estivesse atenta ao que o Apóstolo Paulo dizia? Porque o Espírito Santo não abriu também o coração das outras mulheres que estavam com Lídia, mas ao contrário, a Escritura pontua bem a escolha de Lídia.

    Porque Deus segundo Atos 17:30 diz que Deus passou por alto as nações pagãs e escolheu somente Israel como seu povo?

    Porque Deus não enviou profetas para a China, India, Africa, Australia, para as Américas etc, se é de sua vontade que "cada" indivíduo se salve?

    Deus queria a salvação de Judas Iscariot?

    O "filho da perdição" poderia ser Pedro e o princípe dos Apóstolos, com as chaves do Reino poderia ser Judas Iscariot?

    Porque em João 10 o Senhor Jesus diz que Ele conhece as suas ovelhas e elas lhe conhecem?

    Porque em Apocalipse 13:8 afirma que os adoradores da Besta, em escala mundial, serão aqueles que NÃO TEM seus nomes escritos no livro da vida DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO?

    Porque o Senhor Jesus diz em Apocalipse 3:19 que
    corrige e repreende AQUELES À QUEM ELE AMA?

    Porque em Romanos 11:5 o Apóstolo Paulo afirma que há um remanescente de Israel, SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA?

    Vocês até agora evitaram de responder aos textos que comprovam a predestinação, que eu postei em comentários anteriores, em 28/03/2014, as 15:42 e 01/04/2014, as 9:13.

    ResponderExcluir
  75. Respondam !!!!!

    "Continuemos em nosso raciocínio. Você consegue, caro leitor, imaginar que um Deus de amor (1Jo 4:8, 16), que tem sonhos eternos para as criancinhas (Mt 19:13-15), em algum momento, “predestinou” que várias delas fossem sacrificadas a ídolos pagãos pelo próprios pais (Jr 19:5)? Se você crê que tais criancinhas foram sacrificadas por causa da dureza do coração dois pais delas, e por que eles assim escolheram (e não Deus), você não pode ser um calvinista, assim como eu.

    Uma pergunta importante que você pode fazer a um irmão calvinista sincero, com base em Jr 19:5, é: “como Deus teria predestinado aquelas crianças para serem sacrificadas se Ele mesmo disse que aquilo nunca passou por Sua ‘mente’???????”

    Peça, carinhosamente, uma resposta bíblica e lógica, sem a desculpa do “paradoxo”.

    "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam..." (Jesus, em Mateus 19:13).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeremias 19:5 trata da apostasia de Israel.

      Agora leia - Oséias 13:16
      2Reis 15:16
      1Samuel 15:3
      2Reis 2:23
      Ezequiel 9:5-7
      Êxodo 12:29-30
      Levítico 26:21-22
      Isaías 13:15-18
      Estes são alguns textos que falam da matança de crianças dos povos pagãos, inimigos de Israel.

      Explique isto.

      Não respondeu as minhas objeções que estão em meu comentário logo acima.

      Excluir
    2. Irmão Sétimo Dia, veja só a pancada que ele tomou da Palavra de Deus:

      Ó o que ele tinha respondido pra mim:

      Paulo Cadi deu a seguinte “Resposta - Em Romanos 11:7 diz - "Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os ELEITOS (de Israel) o obtiveram. Os demais (não eleitos de Israel) FORAM ENDURECIDOS (não se auto-endureceram)." Então, a predestinação existe, quer você goste ou não. Deus é COMPLETAMENTE SOBERANO, que o Apóstolo Paulo o compara a um oleiro com PODER para fazer O QUE QUISER com o barro”.

      Mas olha só o que Hebreus fala sobre essa mesma passagem, irmão, dá só uma olhada, o irmão Paulo acho que nunca tinha lido ela:


      PORTANTO, COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: SE OUVIRDES HOJE A SUA VOZ,NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES,COMO NA PROVOCAÇÃO, NO DIA DA TENTAÇÃO NO DESERTO. ONDE VOSSOS PAIS ME TENTARAM, ME PROVARAM,E VIRAM POR QUARENTA ANOS AS MINHAS OBRAS. POR ISSO ME INDIGNEI CONTRA ESTA GERAÇÃO, E DISSE: ESTES SEMPRE ERRAM EM SEU CORAÇÃO, E NÃO CONHECERAM OS MEUS CAMINHOS. ASSIM JUREI NA MINHA IRA QUE NÃO ENTRARÃO NO MEU REPOUSO. VEDE, IRMÃOS, QUE NUNCA HAJA EM QUALQUER DE VÓS UM CORAÇÃO MAU E INFIEL, PARA SE APARTAR DO DEUS VIVO. Hebreus 3:7-12.

      Tá vendo a própria Palavra interpreta a Palavra não o Calvino que tem autoridade sobre a Palavra é o contrário. Eles confunde tudo. E o imão Paulo ficou bem quietinho e gosta de falar que nos não respondemos.


      Irmão Paulo Cadi, não adianta o irmão citar um monte de versiculo que tem a palavra predestinação, eleição e escolhido se o irmão não consegue interpretar isso corretamente com toda a Palavra de Deus. Teve uma hora num e-mail lá em cima que o irmão Agostinho se não me engano citou também uma página intera de versos que fala do livre arbítrio e nem o irmão e nem ninguem refutou os versiculos do livre arbitrio, irmão.

      Vamo fazer o seguinte eu vou tratar das galinhas, dos porco e fazer outras coisas e eu vou então depois comentar os versículos da presdestinação e do livre arbitrio pro irmão ser liberto dessa lavagem cerebral da doutrina da predestinação do Calvino que de Deus não tem nada.

      ApdD

      Jonas Tibúrcio

      Excluir
    3. Você NADA respondeu e só está conversando fiado.
      O Texto de Hebreus que você citou foi dirigido à um grupo que estava sendo tentado a voltar para o judaísmo.

      O texto de maneira nenhuma afirma que tal grupo era convertido ou estavam flertando com a Fé.

      Leia Hebreus 6:4-6, onde o Apóstolo fala do "crente fronteiriço", como Judas, que não percorreu TODO o caminho de seu chamado, porque NUNCA foi "ovelha."

      O texto de Romanos 11:7, fala exatamente deste grupo dos NÃO ELEITOS que foram endurecidos, e Deus adverte-os em Hebreus 3:7 e seguintes, para que confirmem sua vocação e eleição, senão estarão demonstrando que não pertencem ao grupo de judeus eleitos, mas ao réprobos.

      RESPONDA:
      PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10
      Se Jesus não escolhe QUEM vai pertencer a sua Igreja, responda:

      Porque Ele escolheu pessoalmente aqueles que seriam seus Apóstolos, inclusive o filho da perdição?

      Porque em Gálatas 1:15 o Apóstolo Paulo afirma que foi SEPARADO para o apostolado DESDE O VENTRE DE SUA MÃE?

      Porque em Atos 16:14 diz que Deus ABRIU o coração de Lídia, para que estivesse atenta ao que o Apóstolo Paulo dizia? Porque o Espírito Santo não abriu também o coração das outras mulheres que estavam com Lídia, mas ao contrário, a Escritura pontua bem a escolha de Lídia.

      Porque Deus segundo Atos 17:30 diz que Deus passou por alto as nações pagãs e escolheu somente Israel como seu povo?

      Porque Deus não enviou profetas para a China, India, Africa, Australia, para as Américas etc, se é de sua vontade que "cada" indivíduo se salve?

      Deus queria a salvação de Judas Iscariot?

      O "filho da perdição" poderia ser Pedro e o princípe dos Apóstolos, com as chaves do Reino poderia ser Judas Iscariot?

      Porque em João 10 o Senhor Jesus diz que Ele conhece as suas ovelhas e elas lhe conhecem?

      Porque em Apocalipse 13:8 afirma que os adoradores da Besta, em escala mundial, serão aqueles que NÃO TEM seus nomes escritos no livro da vida DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO?

      Porque o Senhor Jesus diz em Apocalipse 3:19 que
      corrige e repreende AQUELES À QUEM ELE AMA?

      Porque em Romanos 11:5 o Apóstolo Paulo afirma que há um remanescente de Israel, SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA?

      Excluir
    4. PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10

      Irmão, ficou grande porque fiz questão de responder todas as suas perguntas e dúvidas. As perguntas do irmão são muito facinho de responder e é pro irmão nunca mais esquecer na vida, o irmão e nem o irmão Luciano que não respondem o que nós perguntamos pros irmãos, mas eu vou responder tim tim por tim tim pro irmão porque eu lhe respeito como ser humano e que carece de esclarecimento da Palavra, sou humilde irmão, não corro fingindo que sei pra não passar vergonha, e até porque tá cada vez mais fácil responder as perguntas do irmão

      PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10
      “Se Jesus não escolhe QUEM vai pertencer a sua Igreja, responda: Porque Ele escolheu pessoalmente aqueles que seriam seus Apóstolos, inclusive o filho da perdição?”

      Explicação do irmão Tibúrcio ao irmão Paulo Cadi: uai ele só podia escolher pessoalmente porque ele tava aqui na terra em Israel e não no céu, então fez pessoalmente mesmo irmão. Isso não devia estranhar o irmão, uma coisa dessa, pessoalmente. E tem outra, como você mesmo falou ele escolheu os APÓSTOLOS. Isso quer dizer que escolheu pessoas para um proposito determinado, SER APOSTOLO, para exercer um ofício, o OFÍCIO DE APOSTOLO, DE DICIPULO.

      Mas isso não quer dizer irmão que ele escolheu esse para salvação e aquele para a danação, a maior prova disso é que Judas se perdeu. Mesmo escolhido pelo próprio Senhor ele acabou se perdendo, nem mesmo essa escolha do Senhor garantiu a salvação dele. É assim que o irmão tem que entender. Então irmão o Senhor escolheu eles para exercer um ministério e isso não tem nada a ver com salvação ou perdição da alma deles.

      Outra coisa, a Igreja de Jesus não resume ao ofício de apostolado ou de discípulo irmão. A Igreja não é ser apóstolo, não é um mero ofício. O irmão começa a confundir as coisas aí, o irmão pega uma coisa especifica como um ministério que se relaciona com um ofício específico e generaliza como se esse específico fosse toda a Igreja de Cristo e não é. O irmão não pode pegar uma coisa específica dizer que o geral é assim.

      Outra coisa irmão, o irmão esqueceu que os discípulos não eram só os doze não. Por isso que eu falo e repito e depois que eu aprendi isso eu nunca mais esqueci, o irmão tem que verificar o todo da Palavra, se não o irmão se embanana e passa a acreditar em heresia. Como eu tava dizendo e os 70 discípulos? Não eram só doze, doze eram os mais chegados que acompanhavam o Senhor e desses doze tinha três mais chegados ainda de Jesus que eram Pedro, Tiago e João (veja na transfiguração).

      Le Lc 10:1-24 , o irmão pode afirmar com sinceridade que desses outros 70 comissionados ou escolhidos pelo Senhor todos se salvaram porque Jesus escolheu eles? O irmão não tem como saber. Ninguém de nos tem e é ai que o bicho pega pro Calvino e a predestinação dele.
      Quer ver só irmão vai ficando mais estreito ainda e a doutrina da predestinação do Calvino vai minguano, mingunano,minguano.É o seguinte e o que o Calvino e o irmão vai fazer com aquele que não seguia com os escolhidos por Jesus mas em nome dele expulsava demônios? Uai irmão e agora, como o irmão vai fazer? Veja o texto da Palavra:

      “E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós”.Lucas 9:49-50

      E agora o Calvino? Esse não seguia Jesus junto com os outros? E agora irmão Luciano e irmão Paulo?

      Destruída essa dúvida do irmão vamos destruir a segunda. A lavagem cerebral já está sendo desfeita irmão? Se o irmão for sincero o irmão vai admitir que tá sim.

      E tem mais irmão a pergunta o irmão já começa com um erro nela mesmo “Se Jesus não escolhe QUEM vai pertencer a sua Igreja”. Igreja irmão não se resume a um ofício de apóstolo. O irmão errou já na pergunta.

      Parte 1 e continua....

      Excluir
    5. PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10

      “Porque em Gálatas 1:15 o Apóstolo Paulo afirma que foi SEPARADO para o apostolado DESDE O VENTRE DE SUA MÃE?”

      Explicação do irmão Tibúrcio ao irmão Paulo Cadi. Irmão o apostolo Paulo no capítulo 1 citado pelo irmão já começa escamassano assim no verso 6:

      “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”.

      Uai irmão então nós podemos mesmo depois de ter atendido ao chamado do Senhor para pertencermos a Graça de Cristo desviar para outro evangelho? Mais ele não tinha chamado e nós aceitado? Uma vez salvo sempre salvo irmão? Como pode isso irmão? Chamado da Graça para outro evangelho? Uai e a predestinação de Calvino?

      A predestinação levou do apostolo Paulo mais uma camassada na cabeça. Leia os versos 8 e 9 desse capítulo irmão, fico com pena do irmão em acreditar numa heresia tão fraca assim do Calvino.

      Irmão le direito o verso e todo o contexto, não é assim que voceis gostam de falar? Então? E eu concordo com isso, veja bem irmão:

      Gálatas 1 versos 15 e 17 e depois o capítulo 2 e os versos 16 e17:

      “Gálatas 1:15-16

      Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma”.

      Tem duas coisinhas ai irmão, Deus separou e depois chamou. Deus que sabe de tudo e até o futuro e por isso viu Paulo e resolveu separar ele para a futura obra de evangelização no tempo da Graça aos gentios, só que tem uma coisa irmãozinho Deus não obrigou e nem impos essa separação que ele tinha feito em sua mente la na eternidade a Saulo ele não obrigou simplesmente CHAMOU ele e é ai que tá toda a diferença irmão.

      Ele Chamou. Ou Glória a Deus. Ele Chamou e não obrigou. Deus separou em sua onisciência, mas nem por isso impôs ou obrigou a Paulo a obra de pregar aos gentios CHAMOU ele. Isso combina com o todo da Bíblia, veja só isso que maravilha: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.”
      Apocalipse 3.20

      “Coerência, és um joia”.

      Por falar em coerência irmão o Apóstolo Paulo arremata a questã assim no capitulo 2 versos 16 e 17

      “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma”.

      Irmão veja a frase e a confissão de fé de Paulo: “temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo”. Irmão ele teve que crer irmão. Ou Glória. Não tem dessa de Deus escolheu salvar esse e danar aquele, não tem dessa de Deus colocar no DNA do Adão o mal, o pecado irmão. Até o separado Paulo teve que crer irmão. Gloria ao nome do Senhor irmão Paulo.

      Ele tá libertando o irmão dessa armadilha da predestinação de Calvino.

      Parte 2 e continua...

      Excluir
  76. PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10
    “Porque em Atos 16:14 diz que Deus ABRIU o coração de Lídia, para que estivesse atenta ao que o Apóstolo Paulo dizia? Porque o Espírito Santo não abriu também o coração das outras mulheres que estavam com Lídia, mas ao contrário, a Escritura pontua bem a escolha de Lídia”.

    Explicação do irmão Tibúrcio ao irmão Paulo Cadi. Porque nem o irmão Paulo Cadi, nem o irmão Luciano e nem o Calvino sabiam o que a irmã Lídia estava pensando, o seu pedido ao Senhor, a sua devoção interior, a sua constrição de alma. Mas Deus sabia. Os irmãos sabem? Então porque alguns irmãos são atendidos por Deus e outros não irmãos?
    Veja o todo da Bíblia irmãos:

    “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, QUANDO ELE VIER, CONVENCERÁ O MUNDO DO PECADO, E DA JUSTIÇA E DO JUÍZO.” (João 16:7-8).

    “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10.17”.

    “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NÃO OUVIRAM? E COMO OUVIRÃO, SE NÃO HÁ QUEM PREGUE? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”. Romanos 10:13-15

    "Então, ABRIU-LHES O ENTENDIMENTO para compreenderem as ESCRITURAS."(Lc. 24: 45).

    “Coerência, és um joia”.

    Parte 3 e continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10
      “Porque Deus segundo Atos 17:30 diz que Deus passou por alto as nações pagãs e escolheu somente Israel como seu povo? Porque Deus não enviou profetas para a China, India, Africa, Australia, para as Américas etc, se é de sua vontade que "cada" indivíduo se salve?

      Explicação do irmão Tibúrcio ao irmão Paulo Cadi. A pópria Palavra de Deus respondeu ao irmão que diz:
      “Mas Deus, não tendo em CONTA O TEMPO DA IGNORÂNCIA, anuncia agora, a todos os homens e em todo lugar QUE SE ARREPENDAM”. Atos 17:30.

      Irmãos foi o próprio irmão Paulo Cadi que citou, vejam só que coisa e pra fundamentar a predestinação irmãos uma doideira sem limites.
      Irmão, indo direto ao assunto se não o irmão vai fazer uma confusão danada, o QUE SE ARREPENDAM não é escolha de Deus e sim do homem. São os homens que devem se arrepender e não Deus. Israel ser escolhido já expliquei isso para o irmão. Essa escolha não implica salvação automática irmão. Deus não escolheu a Austrália, a Índia, a Africa porque ele não quis irmão e isso é com Deus e não com o irmão não é com Calvino.

      Nos já aprendemos que não sabemos COMO Deus pensa. Essa escolha pertence a Ele irmão eu só posso especular ela, mais nada. E tem outra e no tempo da ignorância não tinha salvação irmão ou só perdição, como é que o irmão sabe?

      Veja a questão de Israel com o todo da Bíblia de novo:

      "Portanto, como diz o Espírito Santo: se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações,como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram,e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.

      VEDE, IRMÃOS, QUE NUNCA HAJA EM QUALQUER DE VÓS UM CORAÇÃO MAU E INFIEL, PARA SE APARTAR DO DEUS VIVO". Hebreus 3:7-12.

      Assim irmão Paulo mesmo Israel escolhido não estava isento de que os israelitas pecassem ou se salvassem irmão. Assim como nós da Igreja irmão, uma vez salvo sempre salvo não existe irmão é heresia pura.

      "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
      Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
      Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
      Tiago 1:13-15".

      Deus não tentou Adão e muito menos colocou nele o pecado irmão. Isso é heresia pesada irmão.

      “Coerência, és um joia”.

      Parte 4 e continua ....

      Excluir
    2. PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10
      “Deus queria a salvação de Judas Iscariot? O "filho da perdição" poderia ser Pedro e o princípe dos Apóstolos, com as chaves do Reino poderia ser Judas Iscariot?

      Explicação do irmão Tibúrcio ao irmão Paulo Cadi. Nossa irmão é grave o seu estado é muito grave. A heresia da predestinação tomou conta de todo o seu cérebro irmão, ore por libertação ao Senhor. Veja a vontade de Deus para o homem no todo da Bíblia irmão:

      Diz Paulo a Timóteo: “Deus, nosso Salvador (…) deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2, 3-4). São verdadeiras as palavras do Sacro Evangelho. Deus deseja a conversão do pecador, e não a sua ruína. “Não sinto prazer na morte do ímpio” (Ez 18, 32)

      Copio agora os versos do irmão Agostinho:

      “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”. (Ezequiel 33:11). O quê? E a predestinação?

      "Entrai (atitude voluntária, g.n.) pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". Mateus 7:13-14.

      Parte 5 e continua....


      Excluir
  77. “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, ESCOLHAM (g.n) hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Josué 24:15

    “(...) nos quais costumavam viver, quando SEGUIAM (opção, escolha, g.n.) a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência (poderiam optar por obedecer, g.n.)”.

    Efésios 2:2
    “Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. (sim pecadores, e não salvos, eleitos, escolhidos) Romanos 5.8

    “Contudo, NÃO QUEREIS VIR (escolha, opção, g.n) a mim para terdes vida” (João 5:40).
    “…pois aquilo que o homem SEMEAR (não há fatalismo geral, g.n.), isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

    "Entrai (atitude voluntária, g.n.) pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". Mateus 7:13-14.

    “ Vês aqui, hoje te tenho proposto (a ninguém obriga ou determina, gn.) a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas (senão morre, g.n.), e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém SE O TEU CORAÇÃO SE DESVIAR (o que? e o determinismo e os escolhidos? Pode desviar-se?), e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires...” Deut.30.15-17;

    “Ao que vencer (O quê? Mas uma vez salvo sempre salvo? g.n) dar-lhe – ei a CORÔA DA VIDA” - Apocalipse 2.10

    “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”. (Ezequiel 33:11). O quê? E a predestinação?

    “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Ap. 3.11. Epa! A coroa da salvação nos pode ser tirada?

    “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”

    Mateus 12.31: "PORTANTO, EU VOS DIGO: TODO PECADO E BLASFÊMIA SE PERDOARÁ AOS HOMENS, MAS A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO NÃO SERÁ PERDOADA AOS HOMENS”. Uai então mesmo escolhido eu posso perder a salvação?

    Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado (O quê? Que absurdo? E a predestinação? g.n.). Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (tenho de santificar-me, que coisa, pra quê? Uma uma vez salvo não é sempre salvo?); Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus (o quê? Posso ser provado da graça?), e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12: 12-15.

    Parte 6 e continua...

    ResponderExcluir
  78. Quanto ao Pedro irmão, o Senhor está falando do ministério dele e nada tem a ver com salvação e perdição eu acho que o irmão não carece de explicação maiores sobre isso, mas se o irmão quiser eu posso mostrar mais ainda.

    O Senhor não quis que Judas e nem Pedro se perdessem, mas que se salvassem.

    “Coerência, és um joia”.

    PAULO CADI 1 de abril de 2014 19:10
    “Porque em João 10 o Senhor Jesus diz que Ele conhece as suas ovelhas e elas lhe conhecem? Porque em Apocalipse 13:8 afirma que os adoradores da Besta, em escala mundial, serão aqueles que NÃO TEM seus nomes escritos no livro da vida DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO? Porque o Senhor Jesus diz em Apocalipse 3:19 que corrige e repreende AQUELES À QUEM ELE AMA? Porque em Romanos 11:5 o Apóstolo Paulo afirma que há um remanescente de Israel, SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA?”

    Explicação do irmão Tibúrcio ao irmão Paulo Cadi. Irmão O Senhor conhece as suas ovelhas porque é Onisciente e nós ovelhas conhecemos o Senhor por causa da Palavra, da pregação do evangelho, do Espírito Santo.

    Apocalipse 13.8 o irmão distorce o verso, mas acho que não de propósito o irmão não faria isso, o irmão não precisa disso por isso vou transcrever o verso todo:

    “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”.

    Então irmão não está escrito como o irmão escreveu, não está escrito assim “Apocalipse 13:8 afirma que os adoradores da Besta, em escala mundial, serão aqueles que NÃO TEM seus nomes escritos no livro da vida DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO”. Está escrito que o o CORDEIRO FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO e NÃO seus nomes escritos no livro da vida DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO...

    Então o irmão pergunta com base em algo falso. Mas eu respondo pro irmão por que lhe respeito.

    Parte 7 e penúltima ....

    ResponderExcluir
  79. É assim irmão o todo da Palavra vai a fundação do mundo, bem no comecinho, no Gênesis e responde ao irmãozinho.

    “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gênesis 3:15. Aleluia irmão, isso fala do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, do nosso Senhor e Salvador, aponta para o sacrifício perfeito na Cruz, Louvado seja o seu nome, que sangue carmesim maravilhoso. Ou Glória.

    Irmão, como pode ver não tem nada de predestinação do Calvino aqui irmão. Nada, nada. Não tem no texto uma vez salvo sempre salvo e que escolhido quer dizer esse é salvo e aquele é perdido porque Deus escolheu um e outro desse modo. Não tem Deus colocando no dna do Adão o pecado, que Adão e Eva não tinham escolha irmão.

    Apocalipse 3:19: Esse verso joga no chão a predestinação porque se Deus corrige é porque não quer que nos venha nos perder. Irmão a porta da Graça como o nome já fala é só o começo da caminhada, Jesus falou para nos entrar pela porta estreita, mas não para por ai, o Senhor nos corrige como filhos irmão justamente para gente não se perder. Veja a coerência disso com o todo da Palavra:

    “Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, ESTAMOS SENDO DISCIPLINADOS PARA QUE NÃO SEJAMOS CONDENADOS COM O MUNDO. 1 Coríntios 11:30-32.
    De novo a predestinação do Calvino é jogada no chão. ESTAMOS SENDO DISCIPLINADOS PARA QUE NÃO SEJAMOS CONDENADOS COM O MUNDO. Uai uma vez salvo sempre salvo? Como condenados como o mundo?

    Quanto a ultima pergunta do irmão, “Porque em Romanos 11:5 o Apóstolo Paulo afirma que há um remanescente de Israel, SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA?”. É o seguinte irmão, Deus pode salvar Israel pela Graça, pela aceitação de Jesus como seu salvador, veja a coerência da palavra de Deus,

    “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus. (Gl 3, 27-28)”.

    “Coerência, és um joia”.

    Parte 8 e última ...

    Irmão, como pode ver não tem nada de predestinação do Calvino aqui irmão. Nada, nada. Não tem no texto uma vez salvo sempre salvo e que escolhido quer dizer esse é salvo e aquele é perdido porque Deus escolheu um e outro desse modo. Não tem Deus colocando no dna do Adão e de Eva o pecad, que Adão e Eva não tinham escolha irmão.

    Irmão fiz questão de responder todas as perguntas do irmão, agora peço que o irmão tenha a mesma postura ética e responda os versículos bíblicos que citei e que copiei do irmão Agostinho e responda um a um explicando com a doutrina da predestinação de Calvino. Vou dar ao irmão o tempo que o irmão quiser não vou ficar respondendo as respostas que o irmão der a outros irmãos para não tirar o foco do irmão, fico no aguardo então irmão.

    ApdD

    ResponderExcluir
  80. Você tá de brincadeira? Disse um monte de asneiras.

    Escreva uma objeção (pergunta) embaixo da outra, OBJETIVAMENTE e eu lhe responderei.

    Agora, eu não vou ficar catando as suas perguntas no meio desse emaranhado que você fez.

    Veja a maneira como eu escrevo.

    Procuro ser OBJETIVO, e minhas objeções estavam uma aós a outra, bem claras.

    Então não me dê esse trabalho porque eu tenho outras coisas para fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você tá de brincadeira? Disse um monte de asneiras."

      Se fosse o Irmão jonastiburcioccb ou Agostinho o Luciano já teria excluído o comentário por serem palavras ofensivas...

      E mais uma vez Paulo Cadi não responde as perguntas feitas a ele.... E ainda sai dizendo que ninguém refuta-o.

      “Coerência, és um joia”.

      kkkkkk

      Parabéns irmão Tiburcio, ótima explanação!

      Excluir
  81. correção:....."minhas objeções estão uma embaixo da outra..."

    ResponderExcluir
  82. Agostinho Antialienação.

    Você somente disse bobagens. Demonstre onde meus argumentos foram refutados?
    Seja HONESTO!

    Alías, eu quase nem argumentei. Vocês escrevem "um livro" e ainda querem que os outros vão "pesquisar" os seus comentários?

    Porque não fazem como eu?

    Poste uma objeção abaixo da outra, com os respectivos textos bíblicos, para a coisa ficar bem clara e as suas objeções não ficarem "grudadas" na sua argumentação.

    Compreendeu? Ninguém está fugindo, mas queremos ordem e clareza nas objeções, até mesmo para quem ler os argumentos ENTENDA do que se está falando.

    Tá dado o recado.

    ResponderExcluir
  83. Já que o Agostinho com seu jeito "DESRESPEITOSO" NÃO AGRADOU A MUITOS AQUI, E POR ISSO NÃO BEM VINDO AQUI, COMENTO POR ELE....

    Agostinho Antialienação25 de março de 2014 15:26
    PRIMEIRO. Também posso citar alguns versículos bíblicos, confira-os:
    “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, ESCOLHAM (g.n) hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Josué 24:15
    “(...) nos quais costumavam viver, quando SEGUIAM (opção, escolha, g.n.) a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência (poderiam optar por obedecer, g.n.)”. Efésios 2:2
    “Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. (sim pecadores, e não salvos, eleitos, escolhidos) Romanos 5.8
    “Contudo, NÃO QUEREIS VIR (escolha, opção, g.n) a mim para terdes vida” (João 5:40).
    “…pois aquilo que o homem SEMEAR (não há fatalismo geral, g.n.), isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
    "Entrai (atitude voluntária, g.n.) pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". Mateus 7:13-14.
    “ Vês aqui, hoje te tenho proposto (a ninguém obriga ou determina, gn.) a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas (senão morre, g.n.), e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém SE O TEU CORAÇÃO SE DESVIAR (o que? e o determinismo e os escolhidos? Pode desviar-se?), e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires...” Deut.30.15-17;
    “Ao que vencer (O quê? Mas uma vez salvo sempre salvo? g.n) dar-lhe – ei a CORÔA DA VIDA” - Apocalipse 2.10
    “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”. (Ezequiel 33:11). O quê? E a predestinação?
    “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Ap. 3.11. Epa! A coroa da salvação nos pode ser tirada?
    “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”
    Mateus 12.31: "PORTANTO, EU VOS DIGO: TODO PECADO E BLASFÊMIA SE PERDOARÁ AOS HOMENS, MAS A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO NÃO SERÁ PERDOADA AOS HOMENS”.
    Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado (O quê? Que absurdo? E a predestinação? g.n.). Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (tenho de santificar-me, que coisa, pra quê? Uma uma vez salvo não é sempre salvo?); Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus (o quê? Posso ser provado da graça?), e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12: 12-15.

    ResponderExcluir
  84. Gente, o Agostinho Antialienação, só queria um pouco de atenção. Pena que tenha feito isso de forma errada.

    Os seus discursos, por demais longos, só exprimem a necessidade de falar, falar e falar sem ter nada a dizer, contribuir ou edificar. Isso é típico dos que sofrem de crises existenciais desse século, principalmente pela ausência de uma relação estreita com Deus.

    Nesse caso, o blog e os internautas são a única plateia ou os únicos "ouvidos" disponíveis para pessoas como estas despejarem suas mágoas, desrespeitos, grosserias, ressentimentos e até recalques, pois que, é difícil imaginar na vida real a convivência dele (s) com pessoas pouco cultas, iletradas, gente comum como eu e vocês; o mundo lhes é insuportável. Falam com as paredes. Ficam no isolamento, no ostracismo, por fim, na insignificância.

    Síndrome de Nicodemus - letrados, versados porém vazios de Cristo.

    O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim. Provérbios 29:11

    Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo! Eclesiastes 2:16

    Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Tiago 3:13

    Que isso nos sirva de lição.

    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  85. Não sei se o blog ainda está ativo, mas de início quero me apresentar à vocês. Sou cristão convertido por Deus(pois hoje sei que na condição em que estava, morto espiritualmente, não tinha condição alguma de conhecer e saber quem era o Deus que eu dizia crer), reformado.
    Creio nas doutrinas da predestinação e soberania de deus(não temos como acreditar em uma só) não porque sou reformado, mas porque sou cristão e Deus com sua infinita graça abriu meus olhos e meus ouvidos para sua palavra.
    Não creio nessas doutrinas por somente ter ouvido homens falarem delas, mas também por ter orado à Deus e pedido que se fosse de sua vontade, me convencesse de tais doutrinas(não aceitava porque como a maioria das pessoas, sempre quer que exista uma parcela de ação do homem como se Deus dependesse ou esperasse por atitudes do homem para poder agir, não aceitando sua tão grande impotência diante de Deus).
    Sobre o blog vejo que vocês estão indo por caminhos que não exaltam nem glorificam o nome de Deus. Estão discutindo de forma que querem mostrar no que crêem e impondo ao outro acreditar da mesma forma.
    Vejo que não chegarão a lugar algum se continuarem a discutir desta forma.
    Não demonstrem suas próprias opiniões e sim a vontade de Cristo espressa em sua palavra e discutam como cristãos verdadeiros que nasceram novamente, que teem algum crescimento espiritual, que buscam glorificar e exaltar O grande e soberano Deus sem aplicar mérito algum ao homem que por natureza nasce pecador e sem a fé salvifica que mais uma vez é dada por Deus mediante sua graça, irá eternamente sofrer a santa ira de Deus.
    Que a graça e a paz do nosso senhor Jesus Cristo esteja com vocês.

    ResponderExcluir