segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Foi Ellen White realmente à frente de seu tempo?

Compilado por D. Anderson


Ao contrário do mito popular, a Sra. White trouxe poucos, se houver, as novas reformas de saúde para o mundo. Outros reformadores de saúde populares estavam promovendo a maioria, se não todos os seus ensinamentos sobre a saúde, antes de ela começou a ensiná-los.

Influência da Metodista Fundador John Wesley


Tendo sido criado na igreja metodista, a Sra. White foi provavelmente familiarizado com os escritos e as práticas da igreja fundador John Wesley. Wesley acreditava que a saúde e a cura eram parte integrante da mensagem do evangelho . Em 1746, quando era um jovem evangelista Wesley estudou medicina e começou a visitar os doentes, a prescrição de vários remédios naturais para seus problemas de saúde. Por 1753 ele estava testando os poderes curativos de eletricidade, que ele descreveu como a "medicina mais eficaz, em distúrbios do sistema nervoso de toda a espécie, que já foi ainda descoberto."
Ele escreveu uma série de livros sobre a reforma da saúde. Aqui estão algumas das reformas de saúde que ele praticou e defendeu em 1700:
  • Moderação na comida e bebida
  • Advertido contra a intemperança, a indolência, paixões excessivas
  • Desaprovada medicamentos como o ópio e quinino
  • Recomendados de duas horas de caminhada por dia
  • Aconselhou o doente para o exercício ao ar livre
  • Evitados alimentos muito condimentados
  • Absteve-se de chá por anos
  • Salientou que a limpeza promove a saúde
  • Aconselhado metodistas para evitar rapé e tabaco
Além de seus muitos livros e folhetos sobre a saúde, Wesley fundou um sistema de hospitais metodistas que é um dos maiores sistemas de saúde privados no mundo de hoje.

Influência do Élder Joseph Bates

Reforma da saúde foi um assunto importante entre os pioneiros adventistas, particularmente para o capitão Joseph Bates. Não há dúvida de que Bates teve uma forte influência sobre os brancos e da Igreja Adventista cedo. Bates foi um reformador de saúde que as cruzadas contra o "tabaco e caixas de rapé, e tubos." Ele ainda criticou o uso ou tráfico de "bebidas alcoólicas, a partir de aguardente de cidra e cerveja." ( A Mensagem de vedação , pp 67-68)

Reformas da Sra. ML Shew Saúde

Em 1844, um total de 19 anos antes da primeira "visão" da Sra. White sobre a reforma da saúde, a Sra. ML Shew publicou a terceira edição de um livro de 156 páginas sobre a reforma da saúde, intitulado Cure Water for Ladies: a Work Popular na Saúde, Dieta e Regime de Mulheres e Crianças, ea prevenção e cuidados de Doenças . Nele, ela ensina:
  • O álcool é um veneno mortal
  • Medicamentos de drogas são "mais perniciosa"
  • Livrar-se de sal na dieta
  • Especiarias, como mostarda, pimenta e vinagre são "perniciosa"
  • O chá é "um dos venenos mais destrutivos"
  • O tabaco é um veneno muito poderoso
  • Banho diário, exercício e ar fresco são importantes para uma boa saúde
  • Use creme em vez de manteiga
  • Uma dieta vegetariana vai promover a saúde
  • O queijo é difícil para o organismo a digerir
  • As refeições devem ser de seis horas de intervalo. Duas refeições por dia é "melhor para as pessoas sedentárias"
  • O pão é o "pessoal de vida". Pão fresco não deve ser comido enquanto ainda quente.
1843 daguerreótipo de Joseph Smith, Jr. feita pelo Lucian Foster (Library of Congress)

Fellow Profeta Joseph Smith

Em 1833, trinta anos antes da primeira reforma da saúde "visão" de Ellen White, o Profeta Joseph Smith recebeu a sua visão de reforma da saúde. Em Doutrina e Convênios ( seção 89, versículos 5-17 ) Smith revela as seguintes reformas de saúde:
  • Uso de "vinho" e as bebidas alcoólicas "fortes" é proibido.
  • É proibido tabaco.
  • "Bebidas quentes [de café e chá] não são para o corpo."
  • Frutas, legumes e grãos vai trazer saúde para o corpo.
  • A carne é permitido, mas deve ser consumido "com moderação".
Hoje mórmons proclamam que Joseph Smith foi "anos à frente" da ciência moderna. Como mais uma prova da origem divina da revelação do profeta Smith eles apontam para o fato de que a média dia santo dos últimos sobrevive o americano médio por aproximadamente 10 anos.

Reformas de Sylvester Graham Saúde


Sylvester Graham, em suas palestras sobre a Ciência da Vida Humana , (publicado em 1849, pp 224-286) expôs o seguinte:
  • Evite todo simulação e alimentos não naturais, vivendo "inteiramente dos produtos do reino vegetal e água pura."
  • Manteiga deve ser usado "de forma muito restritiva."
  • Leite fresco e os ovos eram malvistos, mas não proibido.
  • O queijo foi permitida apenas se leve e unaged.
  • Condimentos e especiarias, como pimenta, mostarda e canela, foram banidos como sendo "tudo muito emocionante e desgastante."
  • Chá e café, como o álcool eo tabaco, envenenou o sistema.
  • Doces, com exceção das tortas de frutas, eram "entre os mais perniciosos artigos de doença humana."
  • O sono era preferível antes da meia-noite.
  • O sono deve ser tomado em um quarto bem ventilado.
  • Um banho de esponja cada manhã era desejável.
  • A roupa não deve ser limitativa.
  • "Toda a medicina, como tal, é em si um mal."
Além disso, Graham se opôs a tanto excesso marital e auto-abuso (masturbação) . Graham acredita que alimentos estimulantes despertou as paixões sexuais. Por isso, ele concluiu que uma das melhores maneiras de controlar impulsos sexuais era adotar uma dieta vegetariana e abandone condimentos, especiarias, álcool, chá e café ( Palestra aos jovens sobre castidade , pp 83, 144-148).

Duas refeições-a-dia de Dio Lewis

Dio Lewis 1850, tornou-se um conferencista nacionalmente conhecido na reforma da saúde. Ele ensinou muitas das mesmas coisas que Graham, mas acrescentou a reforma de comer apenas duas refeições por dia . Os brancos estavam bem familiarizados com o Dr. Lewis. Na biografia da Sra. White, neto Arthur observa que no início da década de 1860:
"A Review and Herald , editado por James White e Uriah Smith, itens ocasionalmente realizadas em repouso, ar fresco, exercício , et cetera, selecionados a partir de outros periódicos ou a partir dos escritos de Dr. Dio Lewis . Muitas vezes artigos e admoestações desencorajar a a utilização de tabaco, chá, café e foram incluídos. " ( Ellen White , vol. 2, p 73.)
Não foram só os brancos estão familiarizados com os escritos de saúde Dr. Lewis, em 1871, eles realmente visitou sua casa em Boston e realizou uma conversa particular com ele (ver carta 15, 1871 a Edson e Emma Branco, 15 de novembro de 1871, 5mr 397,1}

Millerite Reformer Larkin Coles

Larkin B. Coles foi menos conhecido do que Graham ou Lewis. No entanto, ele é de especial interesse para os adventistas, porque ele era um pregador-médico Millerite. Antes de sua morte em 1856, ele foi o autor de dois livros sobre a saúde. Em seus livros, ele defendeu o ar fresco, exercício, uma dieta vegetariana, não uso de estimulantes, a reforma no vestido, pureza sexual, e medicina sem drogas. Uma série de escritos da Sra. White sobre a reforma da saúde parecem muito semelhantes aos escritos Coles.
Coles não apenas advertiu contra comer carne, porque aumentaram as propensões animais, mas ele também discutiu a relação entre consumo de carne e doenças.Ele era notável para soar um aviso (que outros reformadores de saúde já havia expressado) que havia uma relação entre o uso de tabaco e carcinomas . ( as belezas e deformidades Tobacco-Utilizando , 1853, 142 p.)

Ellen White e Reforma da Saúde

Ellen White era um "recém-chegado" a reforma da saúde. Ela não recebeu a sua primeira "visão" sobre a reforma da saúde, até 1863, um total de 30 anos depois da visão do profeta Joseph Smith. Enquanto a Sra. White ainda estava saboreando carne de porco no início dos anos 1850, o movimento de reforma da saúde estava em pleno andamento na América. Saúde e temperança professores viajou por todo o país, falando em igrejas e salões, promovendo a dieta vegetariana, e alerta contra o álcool, tabaco e corsets. Uma década inteira antes de a Sra. White recebeu sua "visão" sobre a reforma da saúde, todos os grandes princípios de seus ensinamentos de saúde estavam sendo ensinados por nacionalmente conhecido não adventista cruzados cristãos saúde.

Sua primeira tentativa de reforma da saúde

Primeira tentativa da Sra. White na reforma da saúde foi o de escrever um livro chamado Appeal to Mothers , publicado em 1864. Como os esforços de Sylvester Graham duas décadas antes, a Sra. White decidiu seus membros da igreja precisam ser avisados ​​sobre os perigos de saúde de masturbação . Na primeira página, ela adverte sobre os números surpreendentes de mortes causadas pela masturbação:
"Você já observou a mortalidade surpreendente entre os jovens?" ( Recurso , p. 5)
De acordo com a Sra. White, a masturbação não só causa a morte e uma ampla gama de doenças físicas, mas também causa problemas de saúde mental:
A mente é muitas vezes completamente arruinada, ea loucura toma lugar. " ( Recurso , p. 27)
Escusado será dizer que, Appeal to Mothers não está mais disponível em versão impressa. Como tantos outros de seus escritos e visões que foram provadas incorretas, este livro simplesmente desapareceu da vista do público. (Se você quiser saber mais sobre o que a Sra. White escreveu este livro e outros escritos de saúde iniciais, clique aqui .)

Mais tarde Tentativas

Enquanto ela nunca alcançou a fama na arena da saúde reforma atingido pelo companheiro profeta Mary Baker Eddy - cujo primeiro livro Ciência e Saúde , publicado em 1875, vendeu mais de 10 milhões de cópias - Sra. Esforços posteriores de Branco se mostrou mais bem-sucedida. Com a ajuda de sua equipe de escritores profissionais e editores, ela foi capaz de produzir uma melhor livro de reforma da saúde que ainda está disponível hoje: Ministry of Healing . Talvez a Sra. White teve a oportunidade de ler o livro de Mary Baker Eddy:
Mary Baker Eddy, Ciência e Saúde , 1875Ellen G. White
A oração não pode mudar a Ciência do ser, mas ele tende a trazer-nos em harmonia com ele. (Pág. 1)A oração não é para trabalhar qualquer mudança em Deus, é pôr-nos em harmonia com Deus. ( Parábolas de Jesus , p. 143, 1900)
Molde ... vontade e da moda nos de novo, até que desperta em Sua semelhança. (P. 4)Então Ele irá moldar e moda nos à semelhança divina ... ( Signs of the Times , 1903/03/11)
Suas imperfeições e impurezas sentiu o sempre presente repreensão de sua perfeição e pureza. (P. 52)Para todas as coisas falsas e base de Sua presença era uma repreensão. À luz de Sua pureza, os homens viram-se imundo ... ( Educação , p. 79, 1903.

6 comentários:

  1. Bom dia!

    Não sei se compreendi bem a proposta da postagem, mas penso que é para "descreditar" os escritos de EGW a respeito da reforma da saúde. Em todo caso, eu já estudei um pouco sobre isso, e vou apenas colaborar com o que penso através de uma material que tenho aqui.

    Primeiramente, acho interessante notar que antes de EGW, como foi mostrado, existiam sim outros "reformadores" da saúde em diferentes filosofias. Isso é fato! Mas isso não significa que EGW não trouxe nada de "novo" ou que ela não escreveu nada autêntico.

    No verão de 1848, EGW teve a primeira visão no tocante à saúde, sobre o fumo, o chá, e o café. Logo em 1854, recebeu ela outra visão que apontava para os perigos dos alimentos fortes e gordurosos e a necessidade de asseio absoluto. Através de toda a década de 1850 e começos da de 1860, uns poucos adventistas começaram a adotar fragmentos aqui e ali de registros de saúde defendidos por vários reformadores de saúde daqueles dias — homens como Silvestre Graham, R. T. Trall, Dio Lewis, L. B. Coles, e James Calebe Jackson — contudo não havia suficiente interesse entre os crentes adventistas que pudesse levá-los a uma aceitação geral.

    O fato é que EGW foi orientada a dar mais "ênfase" na questão da saúde, por isso foi mostrado à ela a importância dessa reforma para os cristãos. Mas EGW não é a "inventora" da reforma da saúde. Que isso fique bem claro!

    Algo muito importante a se notar é que ela própria nos informa que Deus lhe falou, dando-lhe princípios os quais escreveu com suas próprias palavras. Ela esclarece que muitas vezes se sentia incapaz de expressar adequadamente esses conceitos, mas foi instruída de que seria melhor capaz de escrever de maneira clara se lesse outros livros no assunto! (The Great Controversy, Introduction (Mountain View, California: Pacific Press Publ. Assn., 1911)

    Sobre comparações com outros escritos, primeiramente, quem examinar os textos paralelos, comparando-os, fica impressionado com a semelhança de sentimentos expressos, e não com a ausência da fraseologia. Em segundo lugar, tanto Ellen White como outros reformadores, viveram na mesma época sob uma mesma cultura, e herdaram o mesmo padrão de linguagem, e estiveram a estudar o mesmo assunto. Não é de surpreender-se, portanto, que fossem usadas as mesmas palavras no expressarem pensamentos semelhantes.

    Leis naturais relacionadas à fisiologia e nutrição podem ser descobertas através da pesquisa ou podem ser dadas por revelação. Se as descobertas das pesquisas são corretas, devem unir-se para se harmonizarem com a revelação, pois Deus é o Autor dessas leis. Não é correto, nem está em harmonia com os fatos concluir que a semelhança de ideias indica que Ellen White obteve necessariamente sua informação dos homens em vez de obtê-los de Deus.

    A grande questão é que EGW trouxe a reforma de saúde como uma mensagem mais forte para a comunidade cristã-adventista, e SIM, ela pode ter estudado muitas fontes de outros reformadores. E eu questiono: e daí?! - Mesmo ela tendo acesso a outras fontes, ela teve visões autênticas sobre outros assuntos e uma coisa foi complementando a outra, pois Deus usa vários vasos e não apenas um, assim também como a expansão verdade é algo gradual.

    ResponderExcluir
  2. Sobre esse lance da masturbação que foi mencionado, é bom deixar bem claro que as declarações de Ellen White a respeito do “abuso próprio”, “vício solitário”, “auto-satisfação”, “vício secreto”, “poluição moral”, etc. Ellen White nunca empregou o termo “masturbação”.

    A primeira referência que ela fez a este assunto apareceu num livreto de 64 páginas intitulado An Appeal to Mothers, em abril de 1864, nove meses depois de sua primeira visão abrangente sobre saúde. Dedicadas em grande parte à masturbação, as páginas 5 a 34 foram de sua própria pena; o restante consistiu de citações de autoridades médicas.

    Ellen White não disse que todas as conseqüências potencialmente sérias da masturbação, nem mesmo que a maior parte delas, aconteceriam a cada indivíduo que tivesse este hábito. Nem disse que o maior grau possível de uma grave conseqüência aconteceria à maioria daqueles que o praticavam.

    Pesquisas modernas indicam que as veementes declarações de Ellen White podem ser confirmadas quando o que ela disse é devidamente compreendido. O ponto de vista geral hoje em dia, contudo, é que a masturbação é normal e saudável.

    Dois médicos especialistas sugeriram uma ligação entre a masturbação e anormalidades físicas devido à deficiência de zinco. O Dr. David Horrobin, M.D. e Ph.D. pela Universidade de Oxford, declarou:

    “A quantidade de zinco no sêmen é tanta que é possível uma ejaculação eliminar todo o zinco que pode ser absorvido pelos intestinos em um dia. Isto tem diversas conseqüências. A menos que a quantidade perdida seja substituída com uma dieta reforçada, as repetidas ejaculações podem levar a uma deficiência real de zinco e vários problemas podem ocorrer, incluisive a impotência”.

    “É até possível, dada a importância do zinco para o cérebro, que os moralistas do século dezenove estivessem corretos quando diziam que a masturbação repetida poderia deixar alguém louco!”

    Uma pesquisa mais recente confirmou o papel fundamental do zinco como principal protetor do sistema imunológico, com inúmeras doenças físicas atribuídas à sua deficiência.

    Dois profissionais na área de psicologia clínica e terapia familiar compararam as declarações de Ellen White sobre masturbação com o conhecimento médico atual.

    O Dr. Richard Nies defendeu o conselho geral de Ellen White sobre masturbação, realçando quatro pontos principais:

    01. A masturbação leva a “deterioração mental, moral e física. … Não é a estimulação em si que é errada. É o que acontece com … [as pessoas] quando elas se concentram em si mesmas e se tornam egocêntricas.”

    02. A masturbação “avaria as mais finas sensibilidades de nosso sistema nervoso. … Não é difícil ver, em termos da mediação elétrica de nosso sistema nervoso, como a doença se torna um resultado natural para indivíduos que colocaram a satisfação própria no centro de seu ser. … A doença é o resultado natural disto.”

    03. A masturbação é uma predisposição que pode ser “herdada, passada e transmitida de uma geração a outra, podendo levar mesmo à degeneração da raça”.

    04. Ao tratar com outros, especialmente com crianças, o conselho de Ellen White vai na direção de lidar com as conseqüências, de mostrar-lhes que devemos estar preparados para o amor e para a eternidade, e não para a gratificação própria com suas terríveis conseqüências. O Dr. Nies concluiu seu ensaio afirmando que “satisfação própria é sinônimo de destruição.”

    Resumindo: Antes que Ellen White escrevesse suas visões, as conversações que ela mantinha com as várias pessoas que estavam familiarizadas com o assunto da reforma da saúde, tornavam-na relacionada com as expressões e mesmo com as ideias dos outros reformadores da saúde.

    ResponderExcluir
  3. Há um outro fato a ser observado:

    Será que os demais acertaram em todas as suas outras recomendações?

    Pelo que tenho de conhecimento, não havia carência de opiniões acerca dos alimentos saudáveis e dos não saudáveis. O que distingue as recomendações de Ellen White é de que eram acompanhadas de explicações de o porque de certos alimentos serem bons e outros prejudiciais.

    Haviam muitos na época que tinham seus palpites acerca do que era bom e do que era ruim e divergiam-se em opiniões.

    Haviam aqueles que diziam que álcool e tabaco eram remédios. Outros diziam que o sal era veneno.

    Entretanto isto não ocorre com as revelações de Ellen White, porque soube separar sabiamente os alimentos que eram bons dos que eram ruins.

    E também vejo, como de praxe, carência de citações de fontes primárias. O autor do texto diz que tais pessoas defendiam isto, isto e aquilo, mas por que não colocou o trecho onde estariam contidas estas afirmações?

    Novamente temos que acreditar, às cegas, no autor!

    Mas as revelações que são utilizadas para dizer de que Ellen White estava à frente do seu tempo, não eram estritamente as regras alimentares, uma afirmação destas é deveras falaciosa.

    Em primeiro lugar, Ellen White descobriu que haviam agentes microbiológicos que causavam as infecções hospitalares, por isto recomendou que se deixasse o sol e o ar entrar nos hospitais, o que era totalmente condenado na época, onde se deixava a pessoa no escuro, sem receber ar de fora, pois consideravam isto como veneno.

    Alguns médicos receitavam que as pessoas se abstessem de sal. Ellen White porém revelou que o sal era importante para o sangue.

    Ellen White revelou que o câncer era causado por um germe, o que foi confirmado várias décadas depois.

    Também revelou de que haviam correntes elétricas correndo em nosso cérebro. Alguns riam disto na época, mas em nossa época moderna se descobriu que realmente o cérebro trabalha por meio de correntes elétricas.

    Ellen White trouxe o conceito de que os fetos recebiam influência emocional da mãe, já no ventre. O que foi confirmado bem mais tarde pela psicologia.

    Os escritos de Ellen White foram todos aplicados na prática, o que possibilitou a criação de hospitais, sanatórios e escolas que são vistos hoje como uns dos melhores de todo o mundo.

    (...)

    ResponderExcluir
  4. Seus conselhos sobre alimentação se confirmam na prática, pois os que seguem suas recomendações vivem mais, melhor e livres de doenças, sem necessitar do uso de remédios.

    E também foi a única a integrar todos aqueles conhecimento à parte espiritual, criando um estilo de vida.

    Kellog foi um médico brilhante, à frente do seu tempo e não foi por acaso, pois, morou na casa de Ellen White e fez uso de suas recomendações em seus hospitais que se tornaram um dos melhores em todo o mundo.

    A base de Kellog e vários outros naturalistas da época, com medicinas naturais, especialmente com o uso da água, vapor e luz do sol, fizeram uso de seus livros.

    Tais pessoas foram muito à frente de seu tempo, seguindo conselhos contidos nos livros de Ellen White.

    Tanto que Ellen White foi muito à frente de seu tempo, que hoje, vemos muitas de suas advertências se cumprindo.

    A geração Y, que tem lotado consultórios psicológicos, tem apresentado como causa de seus problemas, variantes que Ellen White já expunha em sua época, a 150 anos atrás em seus livros de conselhos sobre educação, especialmente para a família.

    Tão úteis, são seus escritos, que seus livros a tornaram a escritora cristã mais traduzida de toda a história.

    Ainda hoje seus livros são lidos e seus conselhos, adotados e seguidos. Hospitais adventistas modernos nos EUA fazem uso de seus conselhos e recomendações à risca, bem como boa parte da população de adventistas nas chamadas zonas azuis que é objeto de estudo hoje, por parte de cientistas de Havard, bem como do sistema de saúde Norte Americano.

    E nem entramos no assunto das finanças.

    A instituição adventista, com seus vários sistemas, ainda hoje aplicam a cartilha de administração e finanças da Sra. White o que tem tornado a instituição adventista uma das mais organizadas e bem sucedida de todo o mundo.

    Como Ellen White poderia ter tanta certeza de que seus escritos produziriam os frutos que temos hoje? Com certeza Ellen White enxergou muito à frente do seu tempo e acertou em cheio. Seus conselhos e recomendações se cumprem hoje, 150 anos após terem sido escritos. Portanto uma escritora à frente do seu tempo.

    Mas claro que os críticos jamais irão elogiar, pelo contrário, sempre irão procurar argumentos para desmerecer os resultados que vemos hoje, do seu trabalho.

    E de quem são os méritos? Nós adventistas atribuímos a Cristo que inspirou Ellen White através do Espírito de Profecia. Mas reconhecemos também o esforço e dedicação da Sra. White e seus bons exemplos de cristandade para com as comunidades por onde viveu.

    ResponderExcluir
  5. Gabriel, já a terceira vez que vejo vc escrevendo: 'Fiz uma pesquisa sobre esse assunto', e a conclusão - Ellen White estava certa... vejo isso em TJs , Mórmons, etc etc... O que posso fazer? Sempre sempre Ellen White estará certa...

    ResponderExcluir
  6. Luciano Sena,

    Na realidade não disse nada que "Ellen G. White" estava certa, já que não tem sentido eu afirmar isso no contexto dessa postagem. Eu fiz sim uma pesquisa em relação ao assunto, e deixei a minha opinião referente ao fato de existirem vários reformadores da saúde, e não apenas EGW. - Eu não quis dizer que EGW estava certa, quis dizer que ela TAMBÉM estava certa. Assim como outros servos de Deus, que foram usados da mesma forma.

    ResponderExcluir