sábado, 7 de setembro de 2013

A condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição

"O Novo Testamento diz bem pouco acerca da condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição, uma vez que sua preocupação principal é com o futuro do povo de Deus. Conforme vimos, a parábola do homem rico e Lázaro retrata o homem rico sofrendo tormentos no Hades após a morte. Talvez, a passagem mais clara do Novo Testamento, que trata da condição do ímpio morto durante o estado intermediário, seja a de 2 Pedro 2.9: “O Senhor sabe como livrar os homens justos de provações e como reservar os injustos para o dia do juízo, enquanto continua sua punição” (NIV). Pedro vem expondo a severidade do julgamento divino sobre os anjos que pecaram, sobre o mundo antigo e sobre Sodoma e Gomorra. De acordo com o verso 4, Deus lança os anjos que pecaram no inferno (no grego, Tartarys), para serem guardados até o julgamento. No verso 9, Pedro está falando acerca dos homens injustos. A estes, diz ele, Deus sabe como guardar ou manter sob punição até o Dia do Juízo - literalmente, enquanto são punidos. A palavra grega utilizada aqui, kolazomenous, é a forma de particípio passivo presente no verbo kolazo, (=punir). O tempo presente do particípio transmite a idéia de que esta punição é contínua (note a tradução da NIV, citada acima). As palavras eis hemeran kriseos (=até o Dia do Juízo), nos revelam que o que é descrito aqui não é o castigo final dos ímpios, mas uma punição que precede o dia do juízo36. Além disso, não pode ser sustentado que a punição aqui mencionada seja administrada somente nesta vida atual, uma vez que as palavras “até o dia do juízo” estendem claramente a punição até aquele dia. Esta passagem, portanto, confirma o que aprendemos na parábola do homem rico e Lázaro, e nos revela que os ímpios sofrem punição contínua (cuja natureza não nos é mais amplamente descrita aqui) entre a sua morte e o Dia do Juízo. 

Anthony Hoekema
A Bíblia e o Futuro."

Visto em: Cinco Solas

68 comentários:

  1. Assim diz o Senhor

    "Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;" (2 Pedro 2:9)

    "o Senhor sabe livrar da tentação aos piedosos e reservar aos injustos sob castigo para o dia do juízo," (2 Pedro 2:9)

    "é porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo," (2 Pedro 2:9)

    A Bíblia está dizendo que os ímpios estão RESERVADOS para SEREM castiados NO dia do juízo. Ou será que está dizendo que já estão sendo castigados, antes mesmo do juízo? Ou mesmo que estão sendo castigados até o dia do juízo, para então continuarem sendo castigados eternamente como sugere nosso amigo Luciano Sena?

    E devemos nos atentar à leituro dos versículos 1, 2 e 3 deste mesmo capítulo de 2 Pedro 2 para então devemos nos perguntar:

    Estas doutrinas relacionadas com a imortalidade da alma e consciência após a morte, estão contidas nas antigas escrituras? Ou será que estão perfeitamente contidas nas histórias de obras gregas como a intitulada "A divina comédia"?

    E por fim gostaria que o amigo Luciano Sena nos mostrasse em qual bíblia há contida esta parte:

    “O Senhor sabe como livrar os homem justos de provações e como reservar os injustos para o dia do juízo, ENQUANTO CONTINUA SUA PUNIÇÃO”

    Verifiquei aqui em várias versões, inclusive a NVI e não encontrei.

    Então explicarei ao caro amigo Luciano Sena, caso não saiba:

    O NIV (New International Version) SERIA a versão em inglês da NVI (Nova Versão Internacional).

    O que concluímos? De que Anthony Hoekema utilizou ou fez uma tradução PRÓPRIA baseada na NIV, ao invés de utiliza a tradução oficial que é a NVI? Ou sera que ocorreu algo ainda pior?

    Aquele trecho em questão NÃO existe nas bíblias que temos em mãos.

    Vejamos o que diz a NIV UK:

    " if this is so, then the Lord knows how to rescue the godly from trials and to hold the unrighteous for punishment on the day of judgment."

    Também não há contido este trecho.

    Agora vamos para a versão NIV reader's

    "So the Lord knows how to keep godly people safe in times of testing. He also knows how to keep ungodly people under guard until the day they will be judged. In the meantime, he continues to punish them"

    Ah, agora sim encontramos a tal afirmação no original de onde foi traduzida.

    Falemos desta Bíblia:

    http://www.biblica.com/nirv/

    Esta foi uma versão de leitura, baseada na NIV, e que NÃO é fiel à original, pelo menos nesta parte do verso.

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é:

      Is the NIrV an Accurate Bible? (É a NIrV uma bíblia [precisa, confiável]?)

      Estes respondem:

      "We wanted to make sure we were giving you the actual Word of God."

      (Nós queríamos ter certeza de que estaríamos dando a você o atual mundo de Deus)

      E o que eu pessoalmente digo?!

      Que não quero receber uma versão baseada no tal "Atual mundo de Deus".

      Esta versão fora elaborada atendendo, aos padrões do "Atual mundo de Deus" e não de forma fiel aos escritos como é a NVI PURA.

      Trata-se de uma bíblia NOVA destinada a permitir aos novos leitores o que seria o "entendimento da mensagem de Deus".

      "is a new Bible version developed to enable early readers to understand God's message"

      http://www.biblica.com/nirv/

      Desculpe querido amigo Luciano Sena, mas creio que não preciso que alguém interprete a Bíblia para mim e coloque tal interpretação agregada à própria TRADUÇÃO de uma bíblia.

      A NIrV (New International reader's version) portanto, NÃO é uma bíblia confiávelm trata-se de uma versão formatada da NIV e que não está de acordo nem com a NIV, comparem:

      NIV
      "if this is so, then the Lord knows how to rescue the godly from trials and to hold the unrighteous for punishment on the day of judgment."



      NIV - reader

      "So the Lord knows how to keep godly people safe in times of testing. He also knows how to keep ungodly people under guard until the day they will be judged. In the meantime, he continues to punish them"

      Percebemos claramente que houve um acréssimo e o amigo Luciano Sena deve saber, em se tratando de Bíblia, o quanto isto é grave.

      A quem precisar conferir:

      http://www.biblestudytools.com/tniv/2-peter/2.html

      Excluir
    2. Word of god = PALAVRA de Deus
      Mundo = Word

      Excluir
  2. Sr Adventista, o argumento dele é baseado no domínio que ele tem do idioma grego do NT. Pode até excluir o uso de qualquer versão, ele tem autoridade suficiente para levantar a questão desta maneira.

    Quanto a se a NVI em inglês não ter tal trecho, precisamos verificar...

    A versão NVI Brasileira não tem compromisso de traduzir a NVI americana.

    ResponderExcluir
  3. Sim amigo Luciano Sena, o que expûs foi que o autor fez uma tradução à partir da NIrV.

    Entretanto a NIrV é uma versão baseada na NIV.

    Uma pessoa pode ter pleno domínio sobre o idioma grego, entretanto, isto não dá a qualquer ser humano, por mais estudioso que seja, a liberdade de fazer acrécimos à Palava de Deus, a fim de defender uma crença.

    Este trecho de 2 Pedro 2 que estamos tratando, coloca a alma em um estado de RESERVA para o juízo, o que representa um duro golpe para o referido "estado intermediário" pregado por muitos da cristandade moderna.

    Se há um juízo e os mortos são reservados para este juízo, como é que podem já estar pagando a pena?

    O trecho adicionado: "Enquanto continua sua punição" trata-se de um acrécimo tendencioso em favor de doutrinas relacionadas com a imortalidade da alma, como forma de tentar evitar que as pessoas entendam o versículo da forma clara como se apresenta.

    Os mortos só receberão o castigo no dia do juízo, até lá estarão reservados. Mas o autor quis colocar que estes mortos já estão sendo punidos!


    Agora vamos voltar ao que o amigo disse:

    "O Novo Testamento diz bem pouco acerca da condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição"

    Do ponto de vista da imortalidade da alma, sim, a bíblia cita muitas poucas coisas que possam ser utilizadas em favor desta doutrina.

    Mas e do ponto de vista da morte como um sono inconsciente?

    João 11:13
    João 11:11
    1 Coríntios 15:20
    1 Tessalonicenses 4:13
    1 Tessalonicenses 4:14

    São explicações inclusive do próprio Jesus.

    Então tratemos de outra afirmação do amigo:

    "Talvez, a passagem mais clara do Novo Testamento, que trata da condição do ímpio morto durante o estado intermediário, seja a de 2 Pedro 2.9: “O Senhor sabe como livrar os homens justos de provações e como reservar os injustos para o dia do juízo, enquanto continua sua punição” (NIV)"

    Primeiro peço que o amigo corrija a informação, após fazer sua verificação quanto a este trecho pertencer a NIV.

    Segundo, se esta era a tal passagem MAIS CLARA das escrituras acerca da condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição, então devemos crer que não há mas passagem alguma supostamente CLARA na questão de apoiar o estado intermediário como contendo de imediato uma punição até o dia da ressurreição.

    E seria também muito ilógico pensar desta maneira pois então, segundo o que lemos neste versículo que contém acrécimos, os ímpios já estariam sendo punidos, antes mesmo do juízo, então ressuscitariam no futuro, receberiam o juízo e tornariam a continuar a receber a punição!

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há base nas escrituras para se sustentar tamanha Heresia de que Deus dá o castigo antes mesmo de se fazer um juízo dos condenados. Também não há como se sustentar, à partir das escrituras, que a punição comoce já na morte, que em seguida seja interrrompida por ocasião da ressurreição, para então morrerem novamente e continuarem recebendo o castigo.

      Aqui abre um parêntesis para uma nova doutrina, a da interrupção, seguida da retomada do castigo dos ímpios. Nem nos livros que apoiam as doutrinas relacionadas com a imortalidade da alma, encontramos tal dedução.

      Já que o amigo Luciano Sena tomará um tempo até verificar tal trecho na "NVI americana". Falemos um pouco sobre a doutrina do estado intermediário dos ímpios mortos segundo o que nos dá a entender aquele trecho:

      a) Morrem;
      b) Tal como na parábola do rico e lázaro, o ímpio já recebem a punição;
      c) Os ímpios são ressuscitados;
      d) Os ímpio recebem o juízo;
      e) Os ímpios voltam para o castigo;

      Farei algumas perguntas ao amigo Luciano Sena e se optar por responder, espero que me responda citando versos das escrituras:

      a) Quando os ímpios ressuscitarem, ressucitarão de forma material, ou continuarão no estado imaterial?

      b) Por que os ímpio precisariam de uma ressurreição sendo que já estão a sofrer o castigo?

      c) Por que os ímpio precisariam de um juízo sendo que já estão a sofrer o castigo?

      d) Depois de ressuscitados, os ímpio morrerão novamente para continuar a receber o castigo? Ou o receberão à partir de então em vida?

      Percebe amigo Luciano Sena, a gravidade do acrécimo daquele pequeno trecho nas escrituras? Nem me atrevo a pedir que o amigo responda estas questões porque sei que há muitas questões que os adeptos da imortalidade da alma reconhecem que não há respostas claras nas escrituras.

      Mas podemos aproveitar toda esta questão, e nos perguntar se realmente faz algum sentido aquilo que ouvimos acerca do estado intermediário dos mortos.

      Será que os mortos durante a morte sabem de alguma coisa? Ou será que não sabem de coisa alguma? (Eclesiastes 9:5)

      Será que os mortos têm lembranças? (Eclesiastes 9:5)

      Será que o mortos podem sentir coisas como amor, ódio ou mesmo a inveja? (Eclesiastes 9:6)

      Onde fica a memória daqueles que morreram? (Eclesiastes 9:5)

      As Sagradas Escrituras não mentem! Se por um lado há quase nada que que apóie a doutrina do estado intermediário dos mortos, há muitos versos explícitos, claros, que nos mostram que os mortos permanecem em estado de total inconsciência. E como diz o verso de (2 Pedro 2:9), estes permanecem reservados, para o dia do juízo, para então serem castigados.

      Excluir
  4. EIS A RESPOSTA:
    “Há duas maneiras de usar as Escrituras: da maneira de Deus ou da maneira do diabo. Observe que em Mateus 4, Jesus usou as Escrituras dentro do seu contexto. Ou seja, Ele nos versos 4,7 e 10 está usando o que está em Deut. 8:3, 6:14 e 6:16. Enquanto o inimigo usou as Escrituras da mesma forma que usam para falarem sandices a respeito da morte e outros temas. Até falaram que o homem é imortal, quando as Escrituras afirma que só Deus tem a imortalidade. Portanto, o meu ponto de vista, ou de qualquer pessoa não pode sobrepor as Escrituras. Segundo Jesus, é como diz as Escrituras( João 7:38,39) e Ela não pode ser falhar (João 10:35-Lucas 21:33). E, segundo o imitador de Cristo, é a Escritura que pode fazer uma pessoa sábia para salvação e não os filósofos vestidos de pastores com suas filosofias contrárias ao que estão escrito na Palavra de Deus. Diz ainda o imitador de Cristo que é a Escrituras que é útil para “ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra,” e não os filósofos vestidos de pastores com suas filosofias contrárias ao que estão escrito na Palavra de Deus (I Cor. 11:1-II Tim. 3:15,16,17). Como vamos vê pela Palavra de Deus, a morte é um sono, e qualquer outro argumento que fale diverso, ultrapassa a doutrina de Cristo(II João 9

    Sobre o fato de que quando o homem morre não vai para a glória , paraíso, inferno ou lugar nenhum muito menos encarnamos o livro de Eclesiastes por si só é incontroverso, e que a controvérsia foi posta pelo diabo e os homens aceitaram. Contudo, Deus O Criador deixou claro através do livro de Eclesiastes que o homem justo ou perverso, quando morre vão para o mesmo lugar dos animais quando morrem e pro mesmo lugar do aborto, observe outra vez:

    Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão (para um lugar); todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. (Eclesiastes 3:19-20).
    De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca; Gênesis 7:15, 16
    Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus,” Gênesis 2:19
    E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; (Gênesis 1:24)

    “Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Salmos 49:12
    “Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles e os retos terão domínio sobre eles na manhã, e a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles. Salmos 49:14
    O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem. Salmos 49:20.
    “ Assim também vi os perversos receberem sepultura e entrarem no repouso, ao passo que os que freqüentavam o lugar santo foram esquecidos na cidade onde fizeram o bem;” Eclesiastes 8:10

    “... justos a quem sucede segundo as obras dos perversos, e perversos a quem sucede segundo as obras dos justos.” Eclesiastes 8:14. Eclesiastes 9: 2 e 5.” Continua

    ResponderExcluir
  5. “Agora veja que Deus O Criador declara que o aborto não vê o sol, nada conhece e em trevas se vai para o mesmo lugar daquele que ainda se vivesse duas vezes mil anos. E, que apesar de um aborto não ter visto sol “em trevas se vai”, é mais feliz do aquele que gerou cem filhos ou que vivesse duas vezes mil anos. Certamente é mais feliz porque o aborto nada conhece sobre tudo, inclusive sobre o sofrimento “que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo” (.Eclesiastes 8:9). Porém ambos vão pro mesmo lugar (Eclesiastes 6: 3 a 6).
    “Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?”(Salmos 88:11 e 12)

    Observe ainda que as Escrituras falando da morte como sono: “aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir”, “nunca mais tornará a sua casa”. “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer a sua raiz e no chão morre o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porem, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgotam e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jô 7:9,10 e 14: 7 a 12).
    E, uma entre muitas evidencia da Palavra de Deus de os justos ou santos que morrem não vão para a glória, paraíso ou céu (salvo algumas exceções especificas como no caso da transfiguração de Jesus), é a declaração de Paulo de que se Jesus não tivesse ressuscitado os que dormiram em Cristo estariam perdidos (I Cor. 15:17,18). Ou seja, para estarem perdidos (caso Jesus não ressuscitasse), é porque não estavam glória, paraíso ou céu, e sim no “sono da morte”, onde não acordariam. E, mais uma das provas de que os santos mortos não vão para glória, paraíso ou céu está no fato de a Palavra de Deus registrar que na morte de Jesus “muitos CORPOS de santos, que DORMIAM, ressuscitaram”(Mat. 2 7:52).” Continua



    ResponderExcluir
  6. “Observe ainda que as Escrituras falando da morte como sono: “aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir”, “nunca mais tornará a sua casa”. “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer a sua raiz e no chão morre o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porem, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgotam e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jó 7:9,10 e 14: 7 a 12). Observe ainda a sobre a verdade de quem morre fica inconsciente (sono da alma) que Deus através de Jó esclarece que quando uma pessoa mesmo no ventre da mãe morre, é como nunca tivesse existido: “Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! se então tivera expirado, e olho nenhum me visse! Então eu teria sido como se nunca fora; e desde o ventre seria levado à sepultura!(Jó 10:18-19). Como pode ser observado, se Jó tivesse morrido no ventre da sua mãe, ele teria sido sepultado, sendo como nunca tivesse existido conforme declara o texto da Palavra de Deus em Jó 10, Escrituras que segundo Jesus, não pode falhar(João 10:35), fatos esse que comprova que na morte a pessoa fica em estado de inexistência ou no sono da morte como disse Jesus sobre Lázaro. Veja ainda que esse texto de Jô, bem como a morte como o sono encontra fundamento em outros textos, senão veja:
    “Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?
    Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
    Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim.
    Com os reis e conselheiros da terra, que para si edificam casas nos lugares assolados,
    Ou com os príncipes que possuem ouro, que enchem as suas casas de prata,
    Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.(Jó 3:11-16).
    “Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco,
    Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono”.(Jó 14:10-12).
    Não se deixa enganar, Paulo jamais iria contradizer a Palavra de Deus. Lembra-se que alem de ele declara que devemos imitá-lo como ele imitava Jesus(I Cor. 11:1) ele também declarou para sermos imitadores de Deus como filhos amados(Efésios 5:1).E, nesse assunto Deus deixou claro que os mortos não louvam nem lembram de Deus, perecem todos os seus desígnios NO MESMO DIA QUE DESCEM AO PÓ, JÁ QUE NA SEPULTURA OU ALÉM, NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA (Salmos 6:5-88:10,11-114:17-146:4-Eclesiastes 9:10).”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te fiz uma pergunta no outro post, se vc odeia ou ama a macumbaria... gostaria que me respondesse.

      Outra coisa, esses comentários são do sr que proibi comentar aqui?

      Se a senhora é incompetente e não sabe defender a sua fé, pelo menos mande um e-mail para o Sr Adventista, ou outro asd, e solicite deles comentários.

      Excluir
    2. Irmão Luciano, ia fazer a mesma pergunta que você fez sobre os comentários da Maristela, pois até o modo de escrever é igual!!!

      Na Paz do Cordeiro

      Anderson Demoliner

      Sola Gratia

      Excluir
    3. Veja que entrou no e-mail maristelaserva@bol.com.br:
      “Para: maristelaserva@bol.com.br < maristelaserva@bol.com.br >
      Assunto: Anderson Demoliner
      Paulo declarou que “TODA A ESCRITURAS ÉINSPIRADA E ÚLTIL PARA O ENSINO, PARA A REPREENSÃO, PARA A CORREÇÃO, PARA A EDUCAÇÃO NA JUSTIÇA, A FIM DE QUE O HOMEM DE DEUS SEJA PERFEITO E PERFEITAMENTE HABILITADO PARA TODA BOA OBRA”(I Tim. 3:16,17). Ele declarou também que: “ Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas”(Atos 24:14).
      Jesus declarou: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado(João 7:38-39).
      Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus(Mateus 4:4).
      ... “a Escritura não pode ser anulada”(João 10:35)
      O que significa especificamente as Escrituras existentes na época e não só e única e exclusivamente as que seriam acrescentadas ao VT, como o diabo insinua.
      E, veja a outra declaração: “Pelo contrário, o AT é inútil para explicar as doutrinas da imortalidade da alma, sendo que somente no NT é que encontramos afirmações que pareçam favorecer este pensamento acerca dos mortos.”
      Faça uma comparação entre as duas declarações e veja qual delas é de origem divina e qual é de origem diabólica e veja quem é que adota o ensinamento grego para fundamentar o conceito do estado dos mortos.”

      Excluir
  7. E a Bíblia nos ensina, de que toda interpretação deve ser passada rigorosamente por cada versículo, assim se encontramos algum versículo que se mostre contraditório, a interpretação deve ser descartada, pois não equivale à verdade.

    Mas se ao passarmos um ensino pelo rigor das escrituras e nela não encontramos coisa algum que o contradiga, então devemos aceitá-lo.

    Não são um nem dois, nem três, nem dez, mas dezenas de versos bíblicos, principalmente do antigo testamento, que prontamente contradizem todas as doutrinas apresentado no conjunto referente à imortalidade da alma.

    Não é à toa que estudiosos, espíritas, ou outros irmortalistas, afirmam que não é possível se firmar as doutrinas da imortalidade da alma nas antigas escrituras.

    Somente no novo testamento encontramos textos isolados que "parecem" sugerir alguma coisa que apóie uma ou outra doutrina relacionada com a imortalidade da alma.

    Estes versos geralmente estão, em parábola, em figura de linguagem profética ou em passagens que indicam uma força de expressão (como o sangue de Caim que clama desde a terra).

    E são muito poucos e tão isolados e separados do contexto que é impossível estabelecer quaisquer ligações entre estes versos a fim de se estabelecer alguma doutrina.

    Ainda mais porque estes versos, se apresentam contraditórios à outros versos bíblicos das Novas Escrituras. Versos estes que estão em harmonia com a visão da morte como um sono presente no Antigo Testamento como a amiga bem exemplificou.

    Portanto, é inconcebível pensar que haja alguma harmonia entre a Bíblia e as doutrinas gregas acerca do estado dos mortos em seu estado intermediário.

    Como o amigo Luciano Sena bem disse:

    "O Novo Testamento diz bem pouco acerca da condição dos ímpios entre a morte e a ressurreição"

    Se o Antigo Testamento não diz cois alguma acerca deste estado intermediário e o Novo Testamento parece sugerir bem pouco, de onde então os cristãos defensores da imortalidade da alma, tiraram todas aquelas conclusões?

    Fizeram tais conclusões baseados em que? Já que sabemos que da Bíblia é que não foi!

    Cabe aqui abrir um espaço para o nosso tão discutido domingo! Que da mesma forma não apresenta muita coisa que possa ser usada à favor da troca do dia de guarda!

    De forma que se fôssemos usar a Bíblia como única fonte de nossas doutrinas, desapareceriam muitas crenças da cristandade neste período em que vivemos.

    Se não crêem na morte como um sono, então teriam que encontrar uma outra explicação bem mais plausível.

    Aqui abro outro parênteses para perguntar:

    Será que as doutrinas que temos crido até hoje representam realmente aquilo que a Bíblia ensina? Porque não podemos fazer doutrinas baseadas naquilo que a Bíblia não ensina.

    E se a Bíblia não nos dá uma verdadeira aula acerca da imortalidade da alma, por que os cristãos então crêem com tanta convicção nesta doutrina?

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fecho parênteses concluindo o seguinte:

      Que a crença na imortalidade da alma se deve mais ao fato da cultura do mundo atual e de tudo que temos visto na TV, ou ouvido da boca de alguns pastores, do que propriamente à partir de nossos contínuos estudos das escrituras.

      Os cristãos portanto que professam crer únicamente na bíblia, devem levantar dúvidas acerca desta doutrina tão influente no meio cristão hoje e de forma quase que generalizada.

      Porque se crermos que de fato a morte é como um sono, cai-se por terra todo o doutrinariamento espírita e cessa-se toda a sua influencia sobre as igrejas da cristandade moderna.

      Nada de arrebatamento secreto, nem reencarnação, nem espíritos desencarnados, nem almas ethereas vagando pela eternidade, quer seja em um paraíso ou em um inferno presente.

      Os mortos então se tornam simplesmente mortos, incoscientes, aguardando a volta de Jesus, para receber então a imortalidade ou a perdição eterna.

      Hoje a cristandade moderna não tem tido muito "calibre" para combater a entrada amigável do ubandismo, do espiritismo e outras religiões relacionadas, porque no próprio meio cristão se crê em parte de suas doutrinas.

      Outras doutrinas sérias do antigo testamento, também presentes no testamento, estão caindo cada vez mais no esquecimento, dando oportunidade para entrada de estilos de vida que não condizem com a vida cristã, chegando ao ponto de algumas igrejas fazerem o casamento de pessoas do mesmo sexo.

      Só as escrituras! Mas também TODA a escritura!

      Este é o único meio de além de ter todas as doutrinas bíblicas, evitar que doutrinas anti-bíblicas, bem como doutrinas extra-bíblicas venham para dentro de nossas igrejas.

      Um grupo de adventistas "meio tortos" um dia decidiram deixar todas as crenças de lado e novamente extrair TODAS as suas doutrinas à partir das escrituras. O resultado destes longos estudos deram origem às 28 doutrinas fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que não apenas confirma a maioria das doutrinas das igrejas cristãs atuais, como nos apresentam outras duas que haviam caído no esquecimento.

      O santuário celelestial e o juízo investigativo, e a doutrina do sábado como o verdadeiro dia de guarda.

      Ficaram de fora todas as doutrinas relacionadas com a imortalidade da alma. Em seu lugar veio a doutrina bíblica da morte como um sono.

      Cremos que somente Deus possui a imortalidade inerente, e que somente Deus pode viver sendo tão somente espírito. Porque nós não somos espírito, nós TEMOS espírito.

      Então tudo que fazemos quando este espírito se desprende da vida, é esperar inconsciente, na morte como um sono, até que Cristo venha para nos ressuscitar e nos conceder a imortalidade.

      Excluir
  8. Sr Adventista, já te pedi que quando me perguntasse alguma coisa fosse resumido, muitas vezes não tenho tempo...

    Eu quero agora comentar apenas sobre o que vc disse que a imortalidade da alma é mais no conceito popular do que pelas Escrituras.

    Na verdade não concordamos com isso. Quando a pessoa lê o NT ela tem uma impressão diferente. E sei que se dependesse das TJs e ASDs, passagens da Esciruras não seriam divulgadas - Parábola, tormento eterno, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso o amigo se refira à parábola 'Do rico e lázaro' esta é usada sim pelos ASDs para pregar de que ricos e probres tem o mesmo direito à salvação, graças à Cristo Jesus.

      Pediria então que o amigo me mostrasse na parábola do Rico e Lázaro, onde está escrito que o tormento do Rico se perpetuou infinitamente!

      De cara, percebemos que a passagem não fala nada de tormento eterno, ali há sim um tormento, mas não há elementos que indiquem que seja eterno.

      Inclusive, amigo Luciano Sena, utilizamos os relatos sobre o castigo eterno que caiu sobre Sodoma e Gomorra, para demonstrar que não existe tormento eterno! O amigo têm visto estas cidades queimando por aí?

      Todo adventista reconhece que há um castigo eterno, entretanto não cremos em um tormento eterno! Mas qual será a diferença?

      Eu explico! O castigo é eterno em sua CONSEQUÊNCIA e não em sua DURAÇÃO!

      A consequência do pecado é só uma, que é a morte, esta sim é eterna, e não o castigo!

      Depois de os ímpios sofrerem o dano da morte, a própria morte deixará de existir.

      "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." Apocalipse 20:14

      Ora até o inferno será lançado no lago de fogo! Isto representa a segunda morte, a definitiva.

      Por isto é eterna porque é definitiva.

      Portanto amigo Luciano Sena, ao contrário do que o amigo pressupõe, os ASDs, não vêem problema algum em pregar a bíblia por inteiro, inclusive as passagens que alguns irmãos juram apoiar doutrinas como a do tormento eterno.

      E sim amigo Luciano Sena, estou ciente daquilo que o amigo lhe disse, por isto consta em meu comentário:

      "Farei algumas perguntas ao amigo Luciano Sena e SE OPTAR por responder"

      E também conheço as limitações de vossa crença:

      "Nem me atrevo a pedir que o amigo responda estas questões"

      Agora, já que o amigo disse que os ASDs não divulgam certas passagens das escrituras, gostaria de fazer uma única pergunta ao amigo, levando em consideração o seu tempo:

      Pergunto se o amigo prega passagens como:

      Apocalipse 21:8
      Apocalipse 20:14

      Porque a doutrina que os imortalistas da alma pregam, vai tão somente até o tormento, não pregam a existência da segunda morte, a definitiva.

      Apocalipse 21:8
      Apocalipse 20:6

      Excluir
  9. Muito pelo contrário disse alguém, que a "Parábola, tormento eterno, por exemplo" fortalece o fato de que devemos dar ouvidos aos escrito de Moisés. Veja o exemplo dado:" eles tem Moisés e os profetas; ouça-nos"..."Se não ouvem a Moisés e os profetas, tampouco se deixarão persuadir"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?Lucas 16:29,31-João 5:46-47- João 7:38,39-II Tim. 3:16,17

    ResponderExcluir
  10. Mas gente se o homem morre e fica dormindo como explica esta doutrina espúria e herética do sono da alma, coisa essa que a Bíblia não ensina, qual o motivo do Apóstolo Paulo dizer que é melhor morrer e estar com o Senhor que é incomparavelmente melhor, pois dizendo assim nos dá a entender que ao morrer ele estaria deixando esta terra e indo direto aos braços de Jesus.

    Neste versículo de Felipenses ele não está dando nenhuma ideia de morrer, dormir, esperar e ressuscitar.

    Felipenses 1:23 (ACF)

    Na Paz do Cordeiro

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a imortalidade da alma é uma doutrina cristã...

      Excluir
    2. Neste clima de nostalgia, onde Paulo demonstra estar entre a vontade de de estar logo com o Senhor Jesus (morrer) e a necessidade de continuar com aquilo que ele chamou de 'combate' (Filipenses1:30) , vamos para os relatos de sua morte, para ver NO QUE Paulo depositava a sua confiança:

      "COMBATI o BOM COMBATE, acabei a carreira, guardei a fé.
      Desde agora, a coroa da justiça me está GUARDADA, a qual o Senhor, justo juiz, me DARÁ NAQUELE DIA; e não somente a mim, mas também A TODOS os que amarem a SUA VINDA."

      E veja que o amigo tem chamado de espúria e herética, uma crença que era do próprio Paulo:

      "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus DORMEM, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, NÃO PREDECEREMOS os que DORMEM."

      E veja mais:

      Não quero, porém, irmãos, que sejais IGNORANTES acerca dos que JÁ DORMEM, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus DORMEM, Deus os TORNARÁ A TRAZER com ele.

      Paulo SEMPRE se refere aos mortos como se estivessem dormindo. Isto aconteceu por exemplo em:

      1 Coríntios 15:20;
      1 Coríntios 15:6;

      Agora me citem um único exemplo de Paulo pregando de que os mortos estejam no inferno pagando pelos seus pecados, ou no céu já usufruindo da recompensa!

      Agora vamos para as declarações de Jesus acerca dos estados dos mortos:

      "Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, DORME, mas vou despertá-lo DO SONO. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se DORME, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro ESTÁ MORTO;"

      "Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está MORTA, não incomodes o Mestre.
      Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está MORTA, mas DORME. E riam-se dele, sabendo que ESTAVA MORTA. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer."

      Vamos voltar nossas Bíblias um pouco lá no Antigo Testamento?

      "E muitos dos que DORMEM NO PÓ da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." (Daniel 12:2)

      Aqui está dizendo que os mortos dormem no céu?
      Ou que estão ativos no pó?

      O texto é claro! Os mortos DORMEM NO PÓ da terra.

      (...)

      Excluir
    3. Outro Detalhe, o profeta Daniel afirma que, NO DIA da volta de Jesus, ressuscitarão para A VIDA ETERNA! Ué! Mas eles já não tem?

      Então querido amigo Anderson, será que Jesus, Paulo e o profeta Daniel, também eram hereges como o amigo declarou acerca dos adventistas, por crerem na morte como um sono?

      Não estariam eles pregando alguma doutrina espúria ao nos apresentar a morte como um sono?

      Vejamos o que diz as Antigas Escrituras, que os cristãos mais "moderninhos" dixaram de estudar já faz algum tempo:

      "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem COISA NENHUMA, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua MEMÓRIA fica ENTREGEU AO ESQUECIMENTO." (Eclesiastes 9:5)

      "Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já NÃO TEM PARTE ALGUMA para SEMPRE, em COISA ALGUMA do que se faz debaixo do sol."

      Então o que temos aqui, amigo Anderson?

      Uma doutrina acerca da imortalidade da alma? Ou uma doutrina acerca da morte como um sono?

      Agora, a crença na imortalidade da alma é uma doutrina cristã, ou uma CRENÇA cristã?

      Porque, pelo que eu saiba, doutrinariamente, as questões acerca da imortalidade da alma pertencem antes à mitologia grega.

      A cultura dos Israelitas eram a Bíblia, no livro do Antigo Testamento, e ali não encontramos aquele tanto de explicações e doutrinas contidas nos livros gregos, acerca do estados dos mortos. Pelo contrário, o AT é inútil para explicar as doutrinas da imortalidade da alma, sendo que somente no NT é que encontramos afirmações que pareçam favorecer este pensamento acerca dos mortos.

      Portanto se a Bíblia, o ANTIGO TESTAMENTO, NÃO inaugurou as crenças acerca do estado dos mortos, o Novo Testamento então é quem não foi, pois como o próprio amigo Luciano Sena sugeriu, há muito poucas coisas ali contidas.

      Mas todos os ensinamentos acerca da imortalidade da alma encontramos com fartura e riqueza de detalhes em literaturas gregas, provindas de sua própria filosofia.

      Então não temos dúvidas acerca da origem destas doutrinas.

      Somente as escrituras! Não é isto?!

      Portanto devemos abandonar estes ensinamentos gregos, que não se harmonizam com o pensamento de Daniel, Paulo e Jesus, a fim de que possamos aceitar os verdadeiros ensinamentos destes profetas acerca do estado dos mortos.

      Excluir
    4. Veja que entrou no e-mail maristelaserva@bol.com.br:
      “Para: maristelaserva@bol.com.br < maristelaserva@bol.com.br >
      Assunto: Anderson Demoliner
      Paulo declarou que “TODA A ESCRITURAS ÉINSPIRADA E ÚLTIL PARA O ENSINO, PARA A REPREENSÃO, PARA A CORREÇÃO, PARA A EDUCAÇÃO NA JUSTIÇA, A FIM DE QUE O HOMEM DE DEUS SEJA PERFEITO E PERFEITAMENTE HABILITADO PARA TODA BOA OBRA”(I Tim. 3:16,17). Ele declarou também que: “ Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas”(Atos 24:14).
      Jesus declarou: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado(João 7:38-39).
      Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus(Mateus 4:4).
      ... “a Escritura não pode ser anulada”(João 10:35)
      O que significa especificamente as Escrituras existentes na época e não só e única e exclusivamente as que seriam acrescentadas ao VT, como o diabo insinua.
      E, veja a outra declaração: “Pelo contrário, o AT é inútil para explicar as doutrinas da imortalidade da alma, sendo que somente no NT é que encontramos afirmações que pareçam favorecer este pensamento acerca dos mortos.”
      Faça uma comparação entre as duas declarações e veja qual delas é de origem divina e qual é de origem diabólica e veja quem é que adota o ensinamento grego para fundamentar o conceito do estado dos mortos.”

      Excluir
  11. Sr Adventista, observei no livro que tenho de Hoekema, e não existe a citação que seja da NVI. Perguntei ao Clóvis, do Cinco Solas, quando ele me responder eu te falo.

    A interpretação de Hoekema não tem unanimidade entre os Reformados, mas creio que ele está certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo pode crer que o autor esteja certo em sua interpretação, mas nunca no ato de fazer acrécimos às escrituras, da forma como o autor fez.

      Bíblia não é lugar para colocarmos nossas crenças, mas lugar de onde tirarmos nossas crenças, afinal de contas é a Bíblia Sagrada.

      Muitos cristãos tem o costume de pegar suas Bíblias pessoais e escrever notas nos versículos, mas ninguém pode pegar sua própria Bíblia com suas observações e fazer dela uma nova versão a ser distribuída ao público, ainda por cima sem alertar de que se trata de um acrécimo.

      Excluir
    2. Não existe acréscimo, sr Adventista.

      É uma possibilidade gramatical (e uma certeza teológica), está em harmonia, como disse ele, com outras passagens bíblicas.

      Excluir
    3. Peço então que o amigo coloque aqui, o trecho original em grego e que foi traduzido por "enquanto continua sua punição".

      Este trecho não existe no original em grego, então COMO não se trataria de um acrécimo?

      O amigo já deve ter feito sua pesquisa, e bem sabe que tal trecho sequer está contido na NIV em inglês à partir da qual esta versão 'reader' foi produzida.

      E o amigo precisa então corrigir aquela informação, pois tal versículo não foi traduzido da (NIV) mas da (NIrV). Também deixar claro que aquele trecho não consta na NIV e que se trata de uma interpretação agregada.

      O amigo tomou ao menos o cuidado de verificar se tal versão da bílbia é reconhecida pela sociedade bíblica internacional? Creio que não porque, porque nem se atentou em verificar, de antemão, se tal trecho existia de fato na NIV.

      E nem estamos a discutir aqui os méritos da NIV:

      http://www.baptistlink.com/creationists/expondoerrossbinvi.htm

      http://www.heresiatofora.com.br/estudos/versoes-biblicas/expondo-os-erros-da-sociedade-biblica-internacional-e-da-biblia-nvi

      Parece que alguns ditos estudiosos, não tem entendido o que Jesus quis dizer ao ordenar que não se deveria fazer acrécimos nem exclusões daquilo que há escrito na Palavra de Deus.

      Coloquei estes links para que o amigo verifique pois não tenho uma versão impressa desta Bíblia e não tenho encontrado elogio dos estudiosos sérios à esta versão.

      O que diremos então da NIrV que além de conter acrécimos, é também tendenciosa?

      Se o amigo aceitar tais bíblias e as pregarem, não terá, em algum tempo, autoridade para se manifestar acerca de coisas como o homosexualismo, segundo o que diz:

      "Fato 3: Declarou que a Bíblia não condena o homossexualismo! (isso não é ignorância, mas rebeldia)"

      "Fato 2: Retirou todas as palavras “sodomita(s)” no Velho Testamento da Bíblia NIV!"

      http://www.heresiatofora.com.br/estudos/versoes-biblicas/expondo-os-erros-da-sociedade-biblica-internacional-e-da-biblia-nvi

      Veja que são fontes de terceiros porque ainda não consegui encontrar uma fonte primária. Peço então que o amigo verifique mesmo a fundo as informações que lhe passei, porque não são nada animadoras.

      Excluir
    4. Sr Adventista, veja argumentação >>gramatical<< dele.

      Essa briga com a NVI internacional com base na Corrigida Fiel nem sempre é o melhor caminho.

      Você deveria perguntar ao Clóvis, de onde eu postei, não sei ainda pq está NIV ali...

      Excluir
  12. De onde os adventistas tiraram a idéia de que as escrituras, não ensinam a vida após a morte no antigo testamento? O texto mais explicíto sobre a existência pós morte, está no livro de 1 Samuel, capítulo 28! Ali, não houve "sessão" espírita nenhuma! No capítulo 25, do mesmo livro, encontra-se a morte de Samuel, o profeta enviado para o rei Saul. No capítulo 28:10 Saul, queixa-se de que Iavé,não lhe respondeu nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas, os quais quando ungido para ser rei, profetizou entre eles. A necromante, nem chegou a invocar a Samuel quando foi SURPREENDIDA pela presença do profeta! Em TODO o livro de Samuel, o profeta é chamado pela inspiração divina, pelo seu próprio nome! Aquele ali, NÃO era satanás. Eu quero que alguém me prove! As escrituras, NUNCA trocam os nomes dos personagens, o que seria um êrro da inspiração divina! Na escrituras do antigo testamento, satanás é chamado pelo próprio nome. Textos? 1 Crônicas 21:1 "Então Satanás se levantou contra Israel..." Jó capítulo 1:6-12. Em 1 Samuel 28:20, o relato termina assim: "E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de SAMUEL! Afirmar que era Satanás ou um demônio, é no minímo ANALFABETISMO ESPIRITUAL! Sendo assim, quando eu leio, Paulo, vou dizer Pedro, quando leio João, vou ler Judas e assim vai. As escrituras não nos dão este tipo de liberdade! Gn. 25:17: "Estes são os anos da vida de Ishmael, cento e tinta e sete anos, e ele EXPIROU, e foi congregado ao seu povo"; Gn. 35:29: "E Isaac EXPIROU, e morreu, e foi RECOLHIDO ao seu povo, velho e farto de dias; E Esaú e Jacó, seus filhos, o SEPULTARAM". Notem que Isaac foi RECOLHIDO ao seu povo, ANTES de ser sepultado! Gn. 44:33 "Acabando pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e EXPIROU, e foi congregado ao seu povo". Nm. 20:24 " Arão será RECOLHIDO a seu povo, porque não entrará..." V.26 " E despe a Arão as suas vestes, e veste-as em Eleazar, seu filho, porque Arão será RECOLHIDO, e morrerá ali". Sobre a morte de Moisés, em Gn. 32:50: "E morre no monte ao qual subirás; e RECOLHE-TE ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se RECOLHEU ao seu povo". Existem três lugares onde a biblía fala acêrca de conversações tendo lugar no SHEOL. Ez. 32; Isaías 14:9-10; Lucas 16;19-31. É óbvio que na sepultura é IMPOSSÍVEL haver conversas. Uma pessoa morta, não entretem conversação com um cadáver próximo a ela. O termo para sepultura individual, no antigo tetamento, é QEBER, não SHEOL! Em Dt. 34:5 está: "Assim MORREU Moíses, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor. V. E o SEPULTOU num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua SEPULTURA". Em Dt. 34:8: "E os filhos de Israel prantearam a Moisés por 30 dias...." V. 10 " E NUNCA mais se LEVANTOU em Israel profeta algum como Moisés..." Em Josué 1:3 "Moisés, meu servo, É MORTO..." NÃO existe NENHUMA escritura afirmando que Moisés ressucitou ANTES de Cristo, e ascendeu aos céus, porque o caminho a ele, (céu), foi aberto por Jesus Cristo! "Porque TODOS pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Rm 3:23. Os adventistas, como não tem textos para provarem que Moisés ressucitou para a vida eterna ANTES de Cristo, ficaram PENDURADOS em Judas 9, que por sinal, NÃO faz menção de ressurreição NENHUMA, mas sim de proteger os restos mortais do profeta, da idolatria do povo, porque o ministério dele foi MUITO poderoso em sinais e prodigíos! O que resta aos adventistas, são aqueles textos de natureza filosófico inspirativa que lidos e BEM entendidos, falam da vida do homem sobre a terra com seus anseios e ambições vãs, acabando por ser totalmente varrido da superfície do planeta !

    ResponderExcluir
  13. I SAMUEL 28
    11 A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
    12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
    13 E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
    14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

    Quem disse que era Samuel foi Saul. Ele deduziu pela forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou
      I SAMUEL 28
      20 E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.

      Ele (Saul) continua achando que era Samuel.

      Excluir
    2. O texto bíblico não oferece detalhes sobre os processos ritualísticos ocorridos durante a seção mediúnica. Dispomos apenas do diálogo entre a necromante e Saul. Por cinco vezes o verbo “subir” (heb. ‘alah) é utilizado na conversa. Ao ser questionada sobre o que estava vendo em seu transe, a médium: “Deuses subindo eu vejo” . A necromante estava vendo vários deuses espíritos mortos e muda do plural para o singular com a pergunta “Como é sua aparência?”. Quem sabe temendo pela sua vida, ela agradou a Saul dizendo que estava vendo “um ancião subindo envolto numa capa” . O que levou Saul a identificar esse “ancião” com Samuel. Aparentemente a capa era uma característica da vestimenta do profeta .

      Excluir
    3. O texto bíblico não oferece detalhes sobre os processos ritualísticos ocorridos durante a seção mediúnica. Dispomos apenas do diálogo entre a necromante e Saul. Por cinco vezes o verbo “subir” (heb. ‘alah) é utilizado na conversa. Ao ser questionada sobre o que estava vendo em seu transe, a médium: “Deuses subindo eu vejo” . A necromante estava vendo vários deuses espíritos mortos e muda do plural para o singular com a pergunta “Como é sua aparência?”. Quem sabe temendo pela sua vida, ela agradou a Saul dizendo que estava vendo “um ancião subindo envolto numa capa” . O que levou Saul a identificar esse “ancião” com Samuel. Aparentemente a capa era uma característica da vestimenta do profeta .

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. Fernando Costa, se você continuar lendo até o fim do relato, verá que o ESCRITOR da narrativa, chama o profeta pelo nome. Está ali em 1 Samuel 8:20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: Não 1 Samuel 8:20, mas 1 Samuel 28:20.

      Excluir
    2. COMO VOCE SABE PAULO CADI, ALEM DE NÃO TER PALAVRA, SEUS ARGUMENTOS NÃO SÓ SÃO FRACOS COMO MOSTRA BEM A SUA FILIAÇÃO. Já foi demonstrado naquele blog que : “aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir”, “nunca mais tornará a sua casa”. “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer a sua raiz e no chão morre o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porem, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgotam e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jô 7:9,10 e 14: 7 a 12). COMO É O CASO DE SAMUEL. Para aqueles que crêem em Cristo como diz as Escrituras ( não é o caso de Paulo Cadi), é incontroverso que só Deus tem poder para ressuscitar, e não é o caso de Samuel, já que foi uma feiticeira que fez alguém com a aparência de Samuel subir, além de que a aparição do suposto Samuel viola a Palavra de Deus, conforme Jô 7:9,10 a 14, Jó 14:7 a 12 e diverso textos do a Palavra de Deus no VT.Observe que Deus não só havia proibido a feitiçaria como declarou que era um ato abominável (Lev. 19:31-Lev. 20:6,29-Deut. 18:11,12-Isaías 8:19,20) o que deixa claro que a aparição do suposto Samuel não teve nada a ver com Deus e sim com o diabo. Há de ser ressaltado, que a Palavra de Deus revela que Samuel depois do episódio com Agague(I Samuel 15:32,35) nunca mais falou com Saul, ou seja, não falou em vida, agora o diabo quer que as pessoas acreditem que falou depois de morto, o que viola frontalmente a Palavra de Deus como já demonstrado. Deus havia rejeitado falar com Saul depois da morte de Samuel(I Samuel 28:6), e o diabo quer que as pessoas acreditem que Deus falou através de um morto. Observe os detalhes que comprova que era um ato do diabo: a feiticeira diz que, “vejo um deus que sobe da terra”(I Sam.28:13) indo contra Jó 7:9,10 e 14: 7 a 12 e etc.,. Saul que entendeu que era Samuel(verso 14). Veja que ele citou1 Samuel 28:20, fora do contexto da Palavra de Deus não só do capitulo em questão, mas também sobre o estado dos mortos, somente par enganar e justificar sua sandice no comentário de 11 de setembro de 2013 14:10. OBSEVE QUE NO MESMO DIA QUE AS PESSOAS DESCEM AO PÓ ELAS NÃO TEM PARTE ALGUMA DEBAIXO DO SOL, JÁ QUE NA SEPULTURA OU ALÉM, NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA (Salmos 6:5-88:10,11-114:17-146:4-Eclesiastes 9:10). O que demonstra também que o episódio de Saul como suposto Samuel na verdade foi uma seção espírita relatado na Palavra de Deus em Lev. 19:31, Deut. 18:11 e 12, I Crônicas 10:13 e 14 como consulta aos mortos e necromancia

      Há de ser ressaltado também que a Palavra de Deus deixa claro que Saul não estava consultando o Senhor no episódio da feiticeira, bem com que a morte de Saul também foi pelo fato de ter ele consultado a famigerada feiticeira, senão veja: “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; E TAMBEM PORQUE BUSCOU A ADVINHADORA PARA CONSULTAR E NÃO BUSCOU AO SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé(1 Crônicas 10:13-14).

      Excluir
    3. Dn Maristela, vou repetir uma pergunta que te fiz em outros posts e vc está fugindo.

      Você ama ou odeia a macumbaria?

      Qual será o juízo de Deus contra os promotores dessa religião?

      Excluir
  15. Em 1 Samuel 28:6 já deixa bem claro que Deus não falou mais com Saul, nem por Urim, nem por sonhos e nem por PROFETAS, será que Deus "voltaria atras " e falaria através de uma médium? É claro que não era Samuel...o escritor chamar Samuel pelo nome não prova que o era. A Bíblia não pode se contradizer!!!
    Uma perguntinha...Samuel estava onde, para que pudesse subir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão João Antonio, a paz do Senhor!

      Eles dão a mesma INTERPRETAÇÃO (desculpa) de que a PARÁBOLA do RICO e LÁZARO seria LITERAL, por que a PARÁBOLA, faz uso de nome PRÓPRIO, vamos rir para não chorar!

      E aqui o irmão Paulo Cadi, faz o mesmo uso da TÉCNICA do NOME PRÓPRIO da HERMENÊUTICA do PAULO CADI!

      Excluir
  16. Joao Antonio, você não sabe o que diz. Vá estudar a biblía!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela, seus argumentos estão mais que refutados, alías REFUTADISSÍMOS! Você está NEGANDO a palavra. Saul pecou ao consultar a mulher, e por isso Deus o matou, pela palavra do profeta Samuel (Amós 3:7), que é chamado pelo NOME, pelo ESCRITOR do relato.1 Samuel 28:20. Você está negando o que as escrituras afirmam afim de defender esta falsa doutrina do sono da alma! A palavra está dando testemunho contra a sua afirmação! Vocês só citam textos que tratam da vida do homem SOBRE a terra, DEBAIXO do sol e sendo cortado desta vida terrena, não se achando mais o seu lugar, não podendo mais louvar ao Senhor, se for crente, pois descia ao silêncio, ao SHEOL, onde não existia nenhuma atividade, mas existia consciência. Se os hebreus não crêssem na vida após a morte Saul nunca iria consultar uma necromante. Eu acho que você não leu o meu comentário. Não houve nenhuma sessão espirita, pois a própria mulher, Antes de começar o ritual de invocação dos mortos foi SURPREENDIDA pela presença do profeta, que apareceu a Saul por permissão de Deus! Em todo o livro de Samuel, o profeta é chamado pelo próprio NOME. Se fosse o diabo, as escrituras iriam identifica-lo para ao ler a palavra os fiilhos de Deus não fossem enganados. As escrituras NUNCA TROCAN os nomes dos personagens! Isto seria um ÊRRO da inspiração divina. 1 Samuel 16:14, identifica um espírito das trevas: "E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Aceite a palavra como está, e não fique injetando o ensinamento de sua denominação que vai lhe confundir cada vez mais.

      Excluir
    2. Então observe o que a Palavra de Deus está falando nesses textos sagrados abaixo e diga quem é que está negando a Palavra. Mas seja honesto

      “aquele que desce a sepultura jamais tornará a subir”, “nunca mais tornará a sua casa”. “Há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer a sua raiz e no chão morre o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. O homem, porem, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgotam e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jô 7:9,10 e 14: 7 a 12).

      “...Não me escondas a Tua Face para que eu não me torne como os que baixam à cova” (Sal. 143:7)

      Deus deixou claro que os mortos não louvam nem lembram de Deus, perecem todos os seus desígnios NO MESMO DIA QUE DESCEM AO PÓ, JÁ QUE NA SEPULTURA OU ALÉM, NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA.(Salmos 6:5-88:10,11-114:17-146:4-Eclesiastes 9:10)

      Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão (para um lugar); todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. (Eclesiastes 3:19-20).

      “Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Salmos 49:12
      “Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles e os retos terão domí¬nio sobre eles na manhã, e a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles. Salmos 49:14
      O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem. Salmos 49:20.

      “ Assim também vi os perversos receberem sepultura e entrarem no repouso, ao passo que os que freqüentavam o lugar santo foram esquecidos na cidade onde fizeram o bem;” Eclesiastes 8:10

      “... justos a quem sucede segundo as obras dos perversos, e perversos a quem sucede segundo as obras dos justos.” Eclesiastes 8:14. Eclesiastes 9: 2 e 5.
      Agora veja que Deus O Criador declara que o aborto não vê o sol, nada conhece e em trevas se vai para o mesmo lugar daquele que ainda se vivesse duas vezes mil anos. E, que apesar de um aborto não ter visto sol certamente por inda não ter nascido ou não ter existido, nada conhece e “em trevas se vai”, certamente porque ainda não ter visto a luz ( sol e Luz de Deus), é mais feliz do aquele que gerou cem filhos ou que vivesse duas vezes mil anos. Certamente é m ais feliz porque o aborto nada conhece sobre tudo, inclusive sobre o sofrimento “que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo” (.Eclesiastes 8:9). Porém ambos vão pro mesmo lugar (Eclesiastes 6: 3 a 6).

      “Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?”(Salmos 88:11 e 12)
      “Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?
      Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
      Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim.
      Com os reis e conselheiros da terra, que para si edificam casas nos lugares assolados,
      Ou com os príncipes que possuem ouro, que enchem as suas casas de prata,
      Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.(Jó 3:11-16).

      Excluir
    3. E o irmão Paulo Cadi continua sempre com a mesma ARROGÂNCIA de mandar os outros estudar a BÍBLIA. Como se as pessoas aqui não o fizessem. Paulo Cadi, o senhor da VERDADE!

      Excluir
  17. João Antonio, você não tem condição de discutir comigo! Procure comentários de cristãos dos séculos passados. Não vou lhe responder porque você precisa aprender o que é a doutrina de Cristo.

    ResponderExcluir
  18. Você me parece uma pessoa bem arrogante, muito diferente da conduta de um verdadeiro cristão, mas tudo bem, vou ignorar o que você me disse
    sobre não ter condição de discutir, aliás, não estou aqui para discutir com ninguém, apenas quero trocar idéias acerca das escrituras. Esse texto em questão é fraquíssimo para apoiar a doutrina da imortalidade da alma pois ficam muitas dúvidas. Pergunto: Deus permite "consultar" os mortos? Porque permitiria que isso acontecesse?

    ResponderExcluir
  19. Em Dt.18:10-12 deixa bem claro que essa prática é condenada por Deus. Há muitos outros textos como: Is. 8:19-20 e 22 / Jr. 27:9- 29:8 / Atos 16:16 que denotam explicitamente a reprovação de Deus quanto à essa prática. Além do mais, o Senhor jamais falaria dessa forma, como também nEle não há mentira conforme 1º Sm 15:29. O PSEUDO Samuel falou e nada se cumpriu, como podemos constatar continuando a leitura do livro, mais um indício de que quem se apresentou à Saul foi um demônio se personificando no profeta. Essa é a doutrina de Cristo, a de que os mortos não sabem de coisa nenhuma, ninguém após morrer voltará à sua casa, a morte é um sono conforme está escrita na Santa Palavra de Deus. Satanás sempre distorce os textos Bíblicos e esse texto é muito usado no Espiritismo Kardecista, mas é um argumento fajuto e sem base nenhuma conforme vamos nos aprofundando no estudo da Palavra de Deus. Acho que não resta mais nenhuma duvida à respeito desse assunto, mas se persistir, estarei pronto à responder assim que tiver tempo.

    ResponderExcluir
  20. João Antonio, em primeiro lugar vou lhe dar uma sugestão. Vá numa gráfica moderna, e veja se eles podem RETIRAR dos versos 14 a 20, de 1 Samuel 28, o nome do profeta, e inserir aí o nome "demônio ou se preferir Satanás. Faça como os testemunhas de Jeová que modificam os textos da biblía quando os ensinos desta não lhes agradam ou contrariam os ensinamentos de sua seita! Leia os versos 14-20 do referido capítulo e veja se ali tem algum ensinamento de demônio e se não foi cumprida a profecia de Samuel. Leia o v. 20 onde o ESCRITOR do livro de Samuel o chama pelo próprio NOME. O v. 20, foi o ESCRITOR deste livro que escreveu, fechando o relato. Não me interessa que o espiritismo use este texto, porque se você ler o "Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec vai ver que ele usa centenas de textos do antigo e novo testamentos. O ESCRITOR de 1 Samuel não o chama de PSEUDO, você é que está ACRESCENTANDO isto, por sua conta e risco, ao chamar o santo profeta de Deus de demônio! Se a doutrina de Cristo, é a da inconsciência dos mortos, porque na história ou se quiser parábola do "Rico e Lázaro", o Senhor ensinou a vida após a morte. Os Fariseus criam na vida após a morte, os Saduceus não. Porque o Senhor, ao ensinar verdades espirituais foi se servir de um falso ensinamento, quando poderia ter ido direto ao verdadeiro? Porque ele iria deixar um relato falso na biblía, para os outros lerem e serem enganados pensando que existe vida após a morte? Porque o homem rico da parábola, rogou ao pai Abraão para os seus não irem para aquele lugar de tormento se na verdade os mortos estão inconscientes? Isto é que dá, querer com esta nosso intelecto abordar assuntos que estão mais elevados do que a nossa mísera espiritualidade! Não te estribe em teu próprio entendimento, pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente! Saul pecou ao procurar a mulher, e foi julgado por isso. Agora, o que você está fazendo, é uma MONTAGEM de textos para fundamentar sua posição de que não era Samuel, mas o diabo, quando o acontecido em nada desabona as passagens que você citou com relação a proibição da necromancia. A escritura, ou como quiser, "à lei e o testemunho", afirmam no v.20 de 1 Samuel 28 que era Samuel que apareceu ali, levando julgamento a Saul. O relato não está insinuando que era um demônio, poque se o fosse, "a lei e o testemunho" iriam dizer com todas as letras e não um declaração velada, obscura, para confundir os filhos de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cadi, voce está usando a biblia da mesma forma que o diabo usou como Eva e com Jesus em Genesis 3:1, 4,5 e Mateus 4:6, veja: "Para aqueles que creem em Cristo como diz as Escrituras ( não é o caso de Paulo Cadi), é incontroverso que só Deus tem poder para ressuscitar, e não é o caso de Samuel, já que foi uma feiticeira que fez alguém com a aparência de Samuel subir, além de que a aparição do suposto Samuel viola a Palavra de Deus, conforme Jô 7:9,10 a 14, Jó 14:7 a 12 e diverso textos do a Palavra de Deus no VT.Observe que Deus não só havia proibido a feitiçaria como declarou que era um ato abominável (Lev. 19:31-Lev. 20:6,29-Deut. 18:11,12-Isaías 8:19,20) o que deixa claro que a aparição do suposto Samuel não teve nada a ver com Deus e sim com o diabo. Há de ser ressaltado, que a Palavra de Deus revela que Samuel depois do episódio com Agague(I Samuel 15:32,35) nunca mais falou com Saul, ou seja, não falou em vida, agora o diabo quer que as pessoas acreditem que falou depois de morto, o que viola frontalmente a Palavra de Deus como já demonstrado. Deus havia rejeitado falar com Saul depois da morte de Samuel(I Samuel 28:6), e o diabo quer que as pessoas acreditem que Deus falou através de um morto. Observe os detalhes que comprova que era um ato do diabo: a feiticeira diz que, “vejo um deus que sobe da terra”(I Sam.28:13) indo contra Jó 7:9,10 e 14: 7 a 12 e etc.,. Saul que entendeu que era Samuel(verso 14). Veja que ele citou1 Samuel 28:20, fora do contexto da Palavra de Deus não só do capitulo em questão, mas também sobre o estado dos mortos, somente par enganar e justificar sua sandice no comentário de 11 de setembro de 2013 14:10. OBSERVE QUE NO MESMO DIA QUE AS PESSOAS DESCEM AO PÓ ELAS NÃO TEM PARTE ALGUMA DEBAIXO DO SOL, JÁ QUE NA SEPULTURA OU ALÉM, NÃO HÁ OBRAS, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA (Salmos 6:5-88:10,11-114:17-146:4-Eclesiastes 9:10). O que demonstra também que o episódio de Saul como suposto Samuel na verdade foi uma seção espírita relatado na Palavra de Deus em Lev. 19:31, Deut. 18:11 e 12, I Crônicas 10:13 e 14 como consulta aos mortos e necromancia

      Há de ser ressaltado também que a Palavra de Deus deixa claro que Saul não estava consultando o Senhor no episódio da feiticeira, bem com que a morte de Saul também foi pelo fato de ter ele consultado a famigerada feiticeira, senão veja: “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; E TAMBÉM PORQUE BUSCOU A ADIVINHADORA PARA CONSULTAR E NÃO BUSCOU AO SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé(1 Crônicas 10:13-14)."

      Excluir
    2. Ainda falando do pseudo-Samuel, suas "profecias "são ambíguas e imprecisas veja só:
      Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19); ele suicidou-se e veio a parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (31.11-13).
      Nem todos os filhos de Saul morreram, v 19. Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete, o qual seria neto de Saul (2Sm 21.8).
      Saul não morreu no dia seguinte como é sugerido pela pseudoprofecia, 19. Se observarmos o contexto veremos que Saul morreu bem depois, 30.1, 10, 13, 17 e 2Sm 1.3.
      Saul não foi para o mesmo lugar que Samuel, v 19. Ou Samuel estaria no inferno, ou Saul iria para o céu (ver 1Cr 10.13).
      A Bíblia é clara em dizer que a morte de Saul foi devida à sua transgressão por ter consultado uma médium em En-Dor. Sobre a parábola do Rico e Lázaro, é desnecessário comentar, mas imagina se fosse literal, como acreditam alguns...Agora os mortos podem bater papo uns com os outros, que tamanho é o seio de Abraão? E os que morreram antes de Abraão ficaram sem seio?

      Excluir
    3. Ainda falando do pseudo-Samuel, suas "profecias "são ambíguas e imprecisas veja só:
      Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19); ele suicidou-se e veio a parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (31.11-13).
      Nem todos os filhos de Saul morreram, v 19. Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete, o qual seria neto de Saul (2Sm 21.8).
      Saul não morreu no dia seguinte como é sugerido pela pseudoprofecia, 19. Se observarmos o contexto veremos que Saul morreu bem depois, 30.1, 10, 13, 17 e 2Sm 1.3.
      Saul não foi para o mesmo lugar que Samuel, v 19. Ou Samuel estaria no inferno, ou Saul iria para o céu (ver 1Cr 10.13).
      A Bíblia é clara em dizer que a morte de Saul foi devida à sua transgressão por ter consultado uma médium em En-Dor. Sobre a parábola do Rico e Lázaro, é desnecessário comentar, mas imagina se fosse literal, como acreditam alguns...Agora os mortos podem bater papo uns com os outros, que tamanho é o seio de Abraão? E os que morreram antes de Abraão ficaram sem seio?

      Excluir
    4. Ainda falando do pseudo-Samuel, suas "profecias "são ambíguas e imprecisas veja só:
      Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19); ele suicidou-se e veio a parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (31.11-13).
      Nem todos os filhos de Saul morreram, v 19. Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete, o qual seria neto de Saul (2Sm 21.8).
      Saul não morreu no dia seguinte como é sugerido pela pseudoprofecia, 19. Se observarmos o contexto veremos que Saul morreu bem depois, 30.1, 10, 13, 17 e 2Sm 1.3.
      Saul não foi para o mesmo lugar que Samuel, v 19. Ou Samuel estaria no inferno, ou Saul iria para o céu (ver 1Cr 10.13).
      A Bíblia é clara em dizer que a morte de Saul foi devida à sua transgressão por ter consultado uma médium em En-Dor. Sobre a parábola do Rico e Lázaro, é desnecessário comentar, mas imagina se fosse literal, como acreditam alguns...Agora os mortos podem bater papo uns com os outros, que tamanho é o seio de Abraão? E os que morreram antes de Abraão ficaram sem seio?

      Excluir
    5. João Antonio, Você começa ACRESCENTANDO a palavra PSEUDO ao nome do profeta Samuel. Lhe pergunto: Porque você não escreve em sua biblía a palavra Satanás ou demônio, sobre o nome de Samuel? Não ficaria mais compreensível o texto? Você "sabiamente" afirmou que Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus porque ele suicidou-se! Ora, ele cometeu suicídio EXATAMENTE porque foi entregue ou caiu sob o poder do exército inimigo. "E o Senhor entregará TAMBÉM a ISRAEL contigo na mão dos filisteus". 1 Samuel 28:19. "Sucedeu, pois, que vindo os FILISTEUS no outro dia para despojar os mortos, acharam a Saul e seus três filhos estirados na montanha de Gilboa. E, CORTARAM-LHE a cabeça, e o despojaram de suas armas, e enviaram pela terra dos filisteus, em redor, a anunciá-lo no templo dos seus ídolos e entre o povo. E puseram as suas armas no templo de Astarote, e o seu corpo o fixaram no muro de Bete-Sã. Se TODO o capítulo 31 de 1 Samuel, não é ser entregue nas mãos dos filisteus, então o que é ser entregue nas mãos deles? Você afirma que nem TODOS os filhos de Saul morreram. Onde é que na profecia de Samuel é afirmado que TODOS os filhos de Saul morreriam? Sómente quem já pressupõe a falsidade da profecia é que vê a afirmação do profeta abrangendo todos os filhos de Saul. Um conhecimento mais preciso da história ajudaria a entender que os monarcas não levavam todos os filhos à batalha, evitando assim a extinção da dinastia. Você afirmou que Saul não morreu no dia seguinte. A acusação de imprecisão histórica mostra o DESCONHECIMENTO do estilo da narrativa de 1 e 2 Samuel que alterna entre Saul e Davi para fazer CONTRASTES entre o rei rejeitado e o rei aprovado. Assim, dizer que Samuel errou a predição, pois Saul não teria morrido senão tres ou mais dias depois da profecia de Samuel é ignorar o uso do estilo alternado que é usado no livro, que é o de contraste e não de cronologia. Os tres dias, referem-se a Davi, e dizem respeito ao que aconteceu ENTRE OS FILISTEUS enquanto Saul preparava o seu exército, próximo ao monte Gilboa. En-Dor, ficava a uma distância pequena da cena de batalha, e Saul teria facilmente voltado à suas bases a tempo para a batalha. Você afirmou que Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel, contráriando o TEXTO INSPIRADO. "E amanhã tu e teus filhos estareis comigo". 1 Cr. 28:19. Isto é o sheol, habitação dos mortos não sendo usada a palavra QEBER que é o termo hebraico para sepultura individual. Quem lhe deu procuração para injetar as suas idéias no texto inspirado? Você quando diz que, "agora os mortos podem bater papo", está ZOMBANDO DAS ESCRITURAS. Está agindo pior que muitos incrédulos que ainda respeitam as respeitam.. O mundo espiritual é muito maior do que seu raciocínio carnal! Saul foi JULGADO ao desobedecer a Deus pela boca de seu profeta. "O Senhor não fará coisa alguma sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas". Amós 3:7. Leia a profecia de Samuel e veja se ela não se cumpriu a risca. Texto? "Assim morreu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia". 1 Samuel 28:6. Sobre a parábola do "RICO E DE LÁZARO", o Senhor Jesus nunca iria usar ensinamento FALSO para ensinar o povo. Me mostre nos 4 evangelhos, onde o Senhor se utilizou de algum ensinamento falso que depois iria ser registrado e assim CONFUNDIR os leitores, fazendo-os pensar uma coisa quando era outra? Me dê a sua explicação desta parábola!

      Excluir
    6. João Antonio, Você começa ACRESCENTANDO a palavra PSEUDO ao nome do profeta Samuel. Lhe pergunto: Porque você não escreve em sua biblía a palavra Satanás ou demônio, sobre o nome de Samuel? Não ficaria mais compreensível o texto? Você "sabiamente" afirmou que Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus porque ele suicidou-se! Ora, ele cometeu suicídio EXATAMENTE porque foi entregue ou caiu sob o poder do exército inimigo. "E o Senhor entregará TAMBÉM a ISRAEL contigo na mão dos filisteus". 1 Samuel 28:19. "Sucedeu, pois, que vindo os FILISTEUS no outro dia para despojar os mortos, acharam a Saul e seus três filhos estirados na montanha de Gilboa. E, CORTARAM-LHE a cabeça, e o despojaram de suas armas, e enviaram pela terra dos filisteus, em redor, a anunciá-lo no templo dos seus ídolos e entre o povo. E puseram as suas armas no templo de Astarote, e o seu corpo o fixaram no muro de Bete-Sã. Se TODO o capítulo 31 de 1 Samuel, não é ser entregue nas mãos dos filisteus, então o que é ser entregue nas mãos deles? Você afirma que nem TODOS os filhos de Saul morreram. Onde é que na profecia de Samuel é afirmado que TODOS os filhos de Saul morreriam? Sómente quem já pressupõe a falsidade da profecia é que vê a afirmação do profeta abrangendo todos os filhos de Saul. Um conhecimento mais preciso da história ajudaria a entender que os monarcas não levavam todos os filhos à batalha, evitando assim a extinção da dinastia. Você afirmou que Saul não morreu no dia seguinte. A acusação de imprecisão histórica mostra o DESCONHECIMENTO do estilo da narrativa de 1 e 2 Samuel que alterna entre Saul e Davi para fazer CONTRASTES entre o rei rejeitado e o rei aprovado. Assim, dizer que Samuel errou a predição, pois Saul não teria morrido senão tres ou mais dias depois da profecia de Samuel é ignorar o uso do estilo alternado que é usado no livro, que é o de contraste e não de cronologia. Os tres dias, referem-se a Davi, e dizem respeito ao que aconteceu ENTRE OS FILISTEUS enquanto Saul preparava o seu exército, próximo ao monte Gilboa. En-Dor, ficava a uma distância pequena da cena de batalha, e Saul teria facilmente voltado à suas bases a tempo para a batalha. Você afirmou que Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel, contráriando o TEXTO INSPIRADO. "E amanhã tu e teus filhos estareis comigo". 1 Cr. 28:19. Isto é o sheol, habitação dos mortos não sendo usada a palavra QEBER que é o termo hebraico para sepultura individual. Quem lhe deu procuração para injetar as suas idéias no texto inspirado? Você quando diz que, "agora os mortos podem bater papo", está ZOMBANDO DAS ESCRITURAS. Está agindo pior que muitos incrédulos que ainda respeitam as respeitam.. O mundo espiritual é muito maior do que seu raciocínio carnal! Saul foi JULGADO ao desobedecer a Deus pela boca de seu profeta. "O Senhor não fará coisa alguma sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas". Amós 3:7. Leia a profecia de Samuel e veja se ela não se cumpriu a risca. Texto? "Assim morreu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia". 1 Samuel 28:6. Sobre a parábola do "RICO E DE LÁZARO", o Senhor Jesus nunca iria usar ensinamento FALSO para ensinar o povo. Me mostre nos 4 evangelhos, onde o Senhor se utilizou de algum ensinamento falso que depois iria ser registrado e assim CONFUNDIR os leitores, fazendo-os pensar uma coisa quando era outra? Me dê a sua explicação desta parábola!

      Excluir
    7. Em primeiro lugar gostaria de lhe pedir desculpas se fui um tanto rude em algumas palavras que falei, mas Deus sabe da sinceridade do meu coração e jamais criticaria qualquer texto da Santa Escritura. Mas vou tentar explicar o motivo pelo qual creio diferente de você concernente à parábola do Rico, já que foi pedido seu. Temos que ser sinceros e não tentar ajustar a Bíblia à nossa crença, entende?
      Em primeiro lugar temos que verificar o que Jesus queria ensinar com essa parábola...e te digo com certeza que não era sobre estado dos mortos, pois Ele tinha a crença bem definida de que a morte é um "sono" ( Jo 11:11-14) A Pedagogia que cristo sempre usou aqui é notória. O que Jesus queria ensinar? Bem, os fariseus criam que aqueles que eram ricos eram abençoados por Deus e os pobres, amaldiçoados ( Jo 9:1,2) Então Jesus toma uma crença popular da época a fim de ensinar que a pessoa não irá para o céu por ser rica etc. Ele inverte os papéis da história, notamos o sentido lúdico que Cristo sempre usou em suas parábolas dando-lhes a lição de que a riqueza não é prova de que essa pessoa está certa com Deus. Esse tema daria uma tese de doutorado, portanto é incipiente qualquer comentário. Porém para ventilar um pouco mais o assunto sugiro que o irmão leia os demais textos que não deixam qualquer dúvida à cerca da morte. Em Isaías 38:18, 19 é dito que a "sepultura não te pode louvar - yadah". A morte é o fim da existência até o momento em Cristo voltar para ressuscitar as pessoas. ( 1Ts 4:13-18; 1Co 15:51-54)
      Voltando à parábola, se Jesus estivesse falando da condição dos mortos estaria em profunda contradição o que jamais aconteceu com Ele. Responda por favor essas considerações:
      1º um espírito bebe água, possui língua e dentes?
      2º Abraão é o intercessor entre Deus e os homens, ao invés do Senhor Jesus? 1 Tm 2:5
      3º Lázaro foi salvo por ser pobre, ou seja, pelas suas obras- o que contraria Ef. 2:8 e 9
      Diante disso, concluo que é IMPOSSÍVEL crer que essa seja uma história real-literal com base na parábola citada. Mas quem quiser ser contencioso...

      Excluir
    8. João Antonio, a morte é comparada com o sono, porque o defunto assemelha-se a uma pessoa dormindo. Os adventistas dizem que a palavra hebraica sheol significa sepultura. Na história ou se quiser parábola, o mendigo morreu, e NÃO foi sepultado. Foi deixado apodrecer na rua, para ser comido pelos abutres. Então, segundo o ensinamento adventista de que sheol aplica-se a sepultura individual o mendigo não foi ao sheol. Só que logo ele aparece consciente, no sheol, no seio ou comunhão de Abraão, O pai da nação de Israel. O rico aí, sim, que foi SEPULTADO, é que foi ao sheol (sepultura, segundo a interpretação adventista). O rico estava sentindo moral e espirituamente, tudo que o mendigo sofreu na carne. NÃO era um sofrimento material mas da alma. Erroneamente, ele, o rico, pede a intercessão de abraão e mesmo você não poderia aplicar a esta história, o texto de 1 Tm. 2:5, porque ela se passa debaixo da antiga aliança e a mediação de Cristo não havia começado. Lázaro foi salvo pela graça de Deus. Ele foi a presença de Abraão porque em vida foi um crente no Deus de abraão, enquanto que o rico tinha como seu Deus, Mamon. A nova aliança começou no calvário, então a passagem de efésios que citou não aplica-se a história que ocorreu sob a antiga aliança, onde em levitíco 18:5 afirma que os que cumprirem o que está no livro da lei, viverão. NINGUÉM pode afirmar que Cristo pegou um ensinamento falso, emprestado para ensinar doutrina verdadeira. Quem diz isso é porque tem que inventar uma desculpa para não aceitar o texto biblíco que vai contra o ensinamento de sua denominação. É pura invenção. As palavras saíram da própria boca daquele que nunca proferiu mentira. Não pode ser escriturísticamente demonstrado que o Senhor pegou ensinamentos falsos, de segunda mão. Se você ler 1 Ts. 3:13, verá que Jesus vem com seus santos. Estes santos são cristãos, não anjos. Paulo em suas epístolas nunca chama os anjos de santos, mas sim os crentes. 1 Co. 6:1-3, ele afirma que os santos julgarão o mundo. E está vinda é para julgamento.

      Excluir
  21. Dna Maristela, vou repetir uma pergunta que te fiz em outros posts e vc está fugindo.

    Você ama ou odeia a macumbaria?

    Qual será o juízo de Deus contra os promotores dessa religião?

    ResponderExcluir
  22. Não estou fugindo. Sua pergunta que é suja, como é suja a sua exigência para responder, tendo como intuito justificar a sua proibição de ter impedido o nadanospodemoscontraverdade postasse comentários nesse blog. E a sujeira pode ser comprovada pelo fato de que você não respondeu as diversas solicitações para que você provasse que ele mentiu e exige que eu responda. E tem mais fatos que evidencia a sujeira da sua pergunta como por exemplo o fato de você ter sido testemunha de Jeová e vive falando do movimento milerita ou adventista do passado e também atual. É suja porque está comparando um movimento de estudiosos da biblia, que todos os verdadeiros servos de Deus sabem que no inicio de seu crescimento espiritual (Heb. 5:13,14 ) cometem erros, comparando com um movimento do diabo ou que estão diretamente seguindo o diabo. Mas diferentemente de você que já demonstrou que odeia não só o movimento adventista como o Osmar o que também demonstra que você está em trevas como esclarece a Palavra de Deus (I João -2:9- 3:15), ou seja, diferentemente de você eu amo também como está na Palavra de Deus em Mateus 5:43 a 48. Por isso, não é o fato de uma ou mais pessoas de um movimento religioso equivocado(ou do diabo) ou contrário a Palavra de Deus e muitas vezes por ignorância, ser alvo de ódio de um verdadeiro servo de Deus. Mas infelizmente não é o seu caso, já que seu ódio está demonstrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Maristela...

      Te irritou a pergunta?

      Percebeu que por vc odiar a macumbaria, não significa odiar os macumbeiros? Percebeu que por desejar o juízo de Deus sobre os tais só está expressando sua confiança na justiça divina?

      Pois então, engula essa agora, visto que saiu repetindo o que aquele senhor disse que eu 'odeio pessoas'...

      ENGOLE AGORA COM FARINHA!!!

      E digo mais, não quero seus comentários aqui no meu blog.

      Saia daqui. Por favor, seja educada pelo menos, com um minimo de vergonha... estou te pedindo que não comente nem leia esse blog. Vá viver sua vida de adventista em paz, seguindo Ellen White fielmente.

      Grato se não me der o trabalho de excluir seus comentários... e tu sabe, que quando eu falo isso, acabou.

      Excluir
    2. Permita-me discordar amigo Luciano Sena, pois há um erro comprometedor em seu raciocínio!

      Porque os adventistas também odeiam a Macumbaria, entretanto, não odeia o Presbiterianismo, nem a religião Batista, nem mesmo os Testemunhas de Jeová.

      Já percebeu o seu erro? Talvez nossa irmã Maristela não tenha conseguido chegar ao X da questão, então lhe mostrarei à luz de teus olhos amigo Luciano Sena, algo que lhe passou desapercebido.

      Somos proibidos de odiar nossos irmãos, portantos não podemos odiar qualquer religião que confesse a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e que guarde os mandamentos de Deus e que professe fé nas Escrituras Sagradas.

      A igreja é uma instituição, e o amigo bem sabe que esta instituição é composta por pessoas e não por tijolos.

      Religião é uma congregação e congregação são pessoas!

      Para Deus não existe esta separação entre os cristãos em "denominações", somos um só povo, então quando odiamos uma "religião" em verdade estamos odiando uma parte de nossos próprios irmãos.

      A macumbaria não faz parte da Igreja de Cristo, mas alguns deles podem aceitar a Cristo! Portanto, ALGUNS membros podem fazer parte da igreja espiritual:

      "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." (João 10:16)

      Esta igreja espiritual é o que os adventistas chamam de 'A igreja invisível'.

      Mas há também a igreja visível, composta por todos aqueles que guardam os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus.

      Deus uma vez disse que odiava aos nicolaitas, (será mesmo?).

      (Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.) Apocalipse 2:15

      Deus disse a 'QUEM eu odeio'? Ou 'QUE eu odeio'? E mais uma pergunta será que o ódio de Deus é um ódio mesquinho tal qual o dos seres humanos?

      Deste modo amigo Luciano Sena, entre nós que professamos ser seguidores de Cristo, o máximo que podemos odiar são doutrinas!

      Se o amigo quiser odiar religiões anti-cristãs, que não aceitam a Cristo e que desprezam a Palavra de Deus, esteja a vontade, por sua própria conta e risco.

      Mas em se tratando da Igreja de Cristo cuja separação em denominações nem deveria existir, veja o que Deus diz:

      "Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno." (Mateus 5:22)

      Aqui abaixo, o prof. Leandro Quadros, tem mais um recadinho, que pode servir ao amigo:

      http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/na-mira-da-verdade-paulo-acreditava-na-imortalidade-da-alma-10-09-2013/

      Desde já, entrego-lhe minhas sinceras desculpas se por algum motivo, aquilo que lhe escrevi vier a lhe magoar.

      Excluir
    3. Sr Adventista, entendo o que vc disse. Mas vc deve entender que para mim, segundo minha convicção bíblica, não está implícito >>essa ou aquela<<, mas o sentimento que eu disse que é mesmo.

      Não existiu justiça da parte deles, em espalhar que "eu odeio pessoas". Isso é muito calunioso, e perigoso.

      Quanto ao link, não existe nada de novo. Eu particularmente não vejo a doutrina aniquilacionista como uma heresia (tal como é 1844 e Ellen White). É um erro de interpretação.

      Mas não vejo heresia demoníaca nisso. Isso vc pode vasculhar meu blog para ver.

      J. Sttot errou neste ponto, diante do testemunho de longa data dos cristãos. Agora ele sabe que estava errado.

      Abraços

      Excluir
    4. "Sabemos que o assunto não está no cerne da autenticidade cristã. Não se trata de um assunto nevrálgico para determinar se um grupo é ou não cristão. Dito isto, deixo claro que se um cristão erroneamente crê que alma não é imortal, ele deve ser ensinado, na medida do possível, mas jamais perdendo o status de ‘cristão’ por esse motivo. Erro de interpretação nem sempre é uma heresia."http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/02/apocalipse-69-10-imortalidade-da-alma-e.html

      A visão equilibrada desse assunto pode aparar algumas exageros em nosso meio evangélico, de alguns tb olharem para o estado intermediário como um final em si mesmo.

      http://mcapologetico.blogspot.com.br/2010/10/reflexao-biblica-sobre-imortalidade-da.html

      Excluir
    5. Luciano, não estou como você disse: “Te irritou a pergunta? Quem se irritou foi você, e não só se irritou como mostrou seu mal(mau) caráter e de quem realmente é seu pai, seu ódio ficou patente não só contra o Osmar Ferreira e contra pessoas que compõe um movimento, já que qualquer pessoa sabe que só há movimento se houver pessoas e agora neste sei comentário, o que demonstra que você está em trevas como esclarece a Palavra de Deus (I João -2:9- 3:15). A macumabria são meus inimigos espirituais, como você. Logo, a orientação da Palavra de Deus é amar nosso inimigos. E, só há uma maneira, que é através do Poder a presença do Espírito Santo, poder e presença que pelos seus procedimentos você não tem. E, o que afirmei foi: diferentemente de você eu amo também como está na Palavra de Deus em Mateus 5:43 a 48”, já que são pessoas que são escravas do diabo como você. Quanto a você me negar o direito de respostas, se realmente isso acontecer, a 1ª coisa que devo fazer, é demonstrar para sua congregação o tipo de cristão e apologeta que você é(tenho facilidade de chagar, pois “alguém” já pregou em igrejas presbiterianas a convite e autorização de lideres ) através das cópias dos comentários em minhas mãos. O seu objetivo é impedir que seus atos diabólicos demonstrado através de seus comentários sem base bíblicas, não sejam desmascarados pelo nadanospodemoscontraverdade que vinha continuando sendo feito através do e-mail maristelaservadoSenhor.

      Excluir
    6. Amigo Luciano Sena, não julgarei o amigo, deixarei aqui apenas uma triste declaração que fere o coração de qualquer membro adventista:

      http://cincosolas.blogspot.com/2010/01/leandro-quadros-pessoa-as-atitudes-e-as.html?showComment=1272742194609#c6797480818345206039

      http://mcapologetico.blogspot.com/2012/08/leandro-quadros-cair-no-espirito-nao.html?showComment=1347589797393#c6208628199658890960

      Novamente faço uso das minhas prévias desculpas.

      Faço parte desses que o amigo se referiu, e sou também um de seus promotores.

      Excluir
    7. Esses são meus sentimentos contra o Adventismo e seus promotores (Ellen White e CIA).

      Obviamente, vc é uma vítima desse sistema, infelizmente.

      Eu já te disse, existe diferença entre adventistas coerentes e incoerentes. Creio na salvação dos incoerentes.

      Você, pelo que sinto e percebo, é fiel a Ellen White, já sugeriu erros na Bíblia, 1844 lhe tão bíblico quanto a Trindade. Não vejo vc um cristão livre das heresias adventistas, lamento.

      Excluir
  23. A prova é que o Osmar Ferreira é uma pessoa que faz parte do atual movimento adventista, fato esse que demonstra seu ódio e a veracidade de que você odeia pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero esse comentário como direito de resposta ao meu último comentário mencionei o seu nome. De agora para frente, serão todos excluídos.

      Excluir
  24. "MUITOS" do que dormem, não "TODOS" que ressuscitarão. DN12:2 Isaías 26:13,14 e Jeremias 51:39,57 dizem que "tipos" de elementos nunca mais "levantarão de um sono eterno na morte"(Ex: anti-diluvianos,sodomitas,edomitas,etc..). De acordo com Dn.12:2 os "ímpios" não irão ressuscitar nunca mais,pois pagaram seu pecados com a morte(Rm.6:7,23) e condenados na morte, nunca mais se levantarem(Hb.9:27). Mas o texto de Dn.12:2 está falando de "dois" perfis de pessoas Justos e Injusto como diz João 5:28,29 não ímpios. Os Justos irão para os céus e os injustos para julgamento, e mais uma oportunidade, mas quando alguns recusarem como diz Isaías 26:10 morrerão na "segunda morte" (Isaías 26:13,14) representado pelo lago de fogo simbólico(Apo.20:14).

    ResponderExcluir