quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Evangelizando as Testemunhas de Jeová: A alma é imortal?

Os TJs defendem a 'mortalidade' da alma. Eles cometem um erro que é muito comum com ‘iniciantes da exegese’. Pegam uma palavra na Bíblia, consultam o significado em um dicionário de Hebraico ou de Grego, usam as definições primárias e a etimológicas, então interpretam todas as passagens da Bíblia, que usam aquela palavra, de modo ‘uniforme’.

MAS QUE ERRO EXISTE NISSO? NÃO É ESSE O PROCEDIMENTO HERMENÊUTICO PROTESTANTE? GRAMÁTICO-HISTÓRICO?

NÃO, NÃO E NÃO!!!

Primeiro que o processo ‘gramático-histórico’ foi o baluarte da hermenêutica protestante para rejeitar as alegorias romanas e hereges (e hoje o relativismo liberal!). Segundo que essa gramática serve-se de toda a Bíblia. Terceiro que somente o contexto imediato é autoridade final para determinar em que sentido tal palavra está sendo usada.

Os Líderes TJs sabem que o significado de alma tem uma variedade de possibilidades: eu, o eu interior, pessoa, animal, vida, vida usufruída, etc. Mas deixam de falar que as palavras de um idioma vivo, recebem uma carga semântica por causa do uso coloquial, onde outros sentidos vão sendo acoplados aos anteriores! Se você abrir a Bíblia em Ez 18.4 perceberá que a conotação do uso da palavra alma deve ser pessoa ou vida. Porém se você ler Apocalipse 6.9,10 e 20.4, notará que o uso está em torno da parte imaterial.
Com isso em mente, pergunte ao TJ:

Se a palavra “alma” não significa em hipótese alguma uma “parte imaterial”, você poderia explicar claramente Apocalipse 6:9 a 11; 20:4? 

O que deve ficar claro é que o que eles dizem sobre a alma está certo até certo ponto. Não negamos que a alma morre conquanto se defina corretamente qual concepção de alma está em mira. Mas os TJs não abrem a possibilidade que tal termo, de fato, poderia ter um sentido contrario ao uso que eles preferem!
Continue perguntando:

Se o termo alma sempre é a pessoa mortal, Jesus usaria o termo com uma concepção errada em Mateus 10.28? 

As passagens bíblicas citadas recebem atenção deles, mas você perceberá que a tentativa de explicar o texto é fraca o suficiente para que eles mesmos não se detenham no texto. Recorrendo sempre a outros versículos bíblicos que de alguma maneira seja mais amplo, possibilitando sua interpretação.
Mas insista neles. Peça ao TJ que leia na Tradução do Novo Mundo.

Para um estudo sobre a Alma veja AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário