quinta-feira, 3 de março de 2011

Evangelizando as Testemunhas de Jeová: O Espírito Santo

É uma pessoa ou não?
A terceira pessoa da Trindade também foi alvo das distorções doutrinarias que o diabo colocou na mente das Testemunhas de Jeová. Usando os Lideres TJ, o inimigo da verdade não deixou de obscurecer na mente dessas pessoas, a realidade pessoal do Espírito Santo. O conceito da Liderança TJ sobre o Espírito Santo pode ser resumido assim :

‘O espirito santo não é uma pessoa (motivo pelo qual nas obras literárias da Torre de Vigia ele é escrito com iniciais minúsculas) é a força ativa de Jeová que realiza todo o querer de Deus. Não é um poder somente, mas uma energia ativamente capacitada. Sem vontade própria, nem deveria, pois não é uma pessoa como o Pai e o Filho’.

Com isso em mente iniciemos com essa pergunta: Você poderia ler João14.26 e 16.7 ao 15. Acha mesmo que uma ‘força ativa’ faria isso!? COMO?

Com certeza o TJ te responderá que uma força ativa pode sim fazer aquilo, ele está preparado em responder que ‘o espírito santo faz isso por meio de homens e anjos’. Acrescente que Deus Pai sempre usou homens e anjos e nem por isso perdeu sua personalidade. Portanto a resposta dele não é decisiva. Continue com muita calma e paciência:
Se o Espírito Santo não é uma pessoa poderia me explicar Romanos 8.26,27 de um modo bem claro?
Faz-se necessário aqui a insistência. Essa passagem bíblica causará problemas sérios para o TJ que está sendo evangelizado. Lembre que na pergunta anterior, ele respondeu que é por meio de agentes pessoais que o Espírito Santo se manifesta, agora como o Espírito aqui em Romanos intercede por nós? Seria por meio de outros agentes pessoais? A leitura atenciosa desses versículos com o TJ causará mais embaraço para a ‘teologia’ dele. Mais um aspecto de refutação será perguntar ao TJ: Quando o Espírito se entristece é por meio de anjos e/ou por meio de homens!?

Por favor, leia Atos 13.2 e 15.28. Como o Espírito Santo está se comportando aqui, como pessoa poderosa ou como força ativa impessoal?
Reflita com o TJ que houve um consenso entre pessoas aqui. Não seria justo para a leitura se julgássemos que “algo” está aí com as pessoas se relacionando tão claramente.

11 comentários:

  1. Graça e paz do SENHOR JESUS aos irmãos do blog... apreciei o artigo e gostaria de acrescentar outro argumento, que na realidade vem do próprio autor do artigo:

    LEIA: Isaías: 6.1, 8-10 e Atos: 28.24-27

    No primeiro texto Isaías "Viu [JEOVÁ] assentado numa alto e sublime trono..." e ouviu o que [JEOVÁ] tinha a lhe dizer e como o povo de Israel não ouviria a pregação do profeta.

    No segundo texto o apóstolo Paulo usa ESTA MESMA CITAÇÃO só que utilizando a expressão (Que na Tradução Novo Mundo, como sempre, está em letra minúscula) "Bem falou o [ESPÍRITO SANTO] a vossos pais, por intermédio do PROFETA ISAÍAS...".

    O apóstolo Paulo diz que as palavras proferidas por [JEOVÁ] foram, na verdade, proferidas pelo [ESPÍRITO SANTO]. Ah! Não! Será que JEOVÁ seria uma mera força ativa impessoal?

    Que o SENHOR JESUS os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Além disso outros textos que vc certa vez observou em Pedro, lembra???
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sou Fernando Galli, do Instituto Apologético Cristo Salva. Fui quase 17 anos TJ. Visitem meu blog - www.iacs33.blogspot.com - Parabéns pelo de vcs! Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Irmão Fernando, já conheço seu trabalho já a algum tempo. Grato pela visita, Deus continue te usando e te abençoando nesse árduo trabalho de evnagelizar adeptos de seitas.
    Conto com sua ajuda.

    ResponderExcluir
  5. AMADOS IRMÃOS EM CRISTO, VAMOS EVANGELIZAR AS TJS! PARABÉNS POR ESTE TRABALHO! EM CRISTO, MARIA JOSÉ COELHO.

    ResponderExcluir
  6. Deus te abençoe irmã, e esperamos que se una a nós nesse trabalho.

    ResponderExcluir
  7. o seus estudiosos nao so tj mais so estudante vcs se acham tão esperto assim? o que vc dizem sobre imagem vcs mesmo adorão imagem e tals olhem na biblia o que ddeus acha disso e outra coisa espirito santo nao é um homen le com atençõa os versiculos e vc vai entender melhor facil ler e da uma argumentação e outra esse ai que disse ter sido testemunha de jeova a 17 anos se foi tãop ruim assim pq ficou tanto tempo?aposto que vc foi desasociado devido alguma coisa que vc fez e ai saiu fora genet nao to aqui pra julgar nem uma religião nao mais as testenmunhas de jeova explica muito bem e melhor mostra na sua biblia o que vc quer saber eles são imperfeitos como qual quer humano mais na parte de ensinar a biblia eles explicam muito bem pesquisam ai quem é platão e socrates ai vcs vão adorar jesus ? acjop atimo tbm adoro mais lembra ele tem um pai resumindo como disse nao so tj apenas estudante vcs tem duvida pergunta diretamente para um TJ de VERDADE e outa coisa sejão educados vcs tem que aprener a ouvi mais e nao so falar da uma oportunidade para as testemunhas xcomo eu dei garanto que vcs vão gostar abraço

    ResponderExcluir
  8. Poderia ao menos responder o assunto da postagem?

    ResponderExcluir
  9. "Como um Deus ao mesmo tempo é três?" Renato Russo. Pense, se Deus, Jesus e o Espirito Santo são três pessoas em uma, porque Jesus aqui na terra orava por Deus? Se ele também é o próprio Deus? Quem colocou Jesus na barriga de Maria? Foi ele mesmo?

    Uma coisa que também busco explicações são: Se o nome de Deus é Jeová o nome do seu Filho é Jesus(O Messias/Arcanjo) E qual é o nome do Espirito Santo? Bem, Espirito Santo é um título dado à alguma coisa, isto é bem claro, aliás, mais do que óbvio. Por favor, se achar as respostas pra essa pergunta pode entrar em contato comigo, vocês são a religião verdadeira não são? Então quero, humildemente, por favor que responda essas perguntas.
    jefferson_luiz_cruz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esses dias passou uns Tj aqui em casa, quando falei que o Espirito Santo era uma pessoa e usei base biblica a mulher começou a ficar nervosa, sem argumentos e foi embora. mas pelo menos a semente ficou plantada. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  11. 6 Perguntas sobre a "terceira pessoa da trindade" elaboradas por mim, e inspiradas em alguns textos de religiões diversas:

    1) Por que não se ora a ele nas escrituras?

    2) Por que não se adora a ele nas escrituras? Ora, se existe mesmo um deus que é formado por 3 pessoas eternamente co-iguais, é de se esperar que os 3 recebam o mesmo louvor e atenção. Então por que o descaso nas escrituras quanto a se adorar ou orar ao espírito santo? Por que somente YHWH exige adoração para si?

    3) Por que há tantas dúvidas, e não se pode provar de forma cabal que ele é realmente uma pessoa? (Personalização literária não serve pra provar a pessoalidade do espírito de Deus. É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1-9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. E há centenas de exemplos bíblicos mais sobre esse tipo de personificação. Portanto os textos em que há personificação literária do espírito santo, são insuficientes para provar que ele é realmente uma pessoa. Veja bem que ninguém tem dúvidas de que Deus (YHWH) e seu filho unigênito (Jesus), são dois seres literais e distintos, mas o mesmo não acontece com o espírito santo, como está sendo mostrado. Pense nisso.

    4) Por que a bíblia nos informa o nome de Deus pai (YHWH) e do Messias (Jesus), mas não o nome do espírito santo? Ele é conhecido somente como o "espírito de Deus"? “Adoramos o que conhecemos”(João 4:22)... Podemos dizer que conhecemos a “terceira pessoa da trindade” se nem o seu nome sabemos?? O nome representa a pessoa: Salmo 20:1,5 Apoc. 3:12; 14:1; 22:4

    5) Por que há uma clara hiérarquia onde o espírito santo está claramente abaixo de Deus? Além de ser enviado tanto por Deus e pelo filho (veja o que Jesus disse sobre ser "enviado" em João 13:16, e lembre-se, para o espírito santo não há a desculpa de "natureza humana"), ele ainda é claramente "dado" aos seres humanos pelo pai. Uma “pessoa” divina não pode ser dado ou outorgado pela outra pessoa divina. Se “o Espírito Santo” é co-igual com o Pai, Ele pode estar debaixo da Sua autoridade?

    6) Por que ele é tão ausente em vários textos, muitos onde se cita Jesus e Deus triunfantes e unidos no mesmo propósito, e muitos onde a presença dele seria obrigatória pra magnificar a tal trindade? (Pra ficar em apenas 3 exemplos, entre centenas que poderiam ser dados:

    Mateus 24:36 “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os ( 1 ) anjos dos céus, nem o ( 2 ) Filho, mas unicamente o ( 3 ) Pai. [Se houvesse uma terceira pessoa, com certeza deixar de mencioná-la para se mencionar os anjos, seria descabido, isso evidencia que no céu existem estas três classes, Deus Pai, Jesus e os anjos."]

    Revelação 7:10 Só devemos a salvação a Deus e a Jesus Cristo segundo esse texto.

    Revelação 22:3 Por que só Deus e o cordeiro possuem trono?)

    ResponderExcluir