segunda-feira, 14 de março de 2011

Evangelizando as Testemunhas de Jeová: O Espírito Santo. Parte 2

Sobre a divindade do Espírito Santo, não temos afirmações tão abundantes como se tem a respeito de Jesus Cristo. Mas o testemunho bíblico é tão suficiente que a divindade do Espírito Santo pode ser percebida claramente nas Escrituras Sagradas, além de ser deduzida abundantemente conforme o uso de nomes, atributos, que pertence unicamente a DEUS. Ao fazer as perguntas que se seguem, analise você também sobre as verdades explicitas nos textos bíblicos.

Se o Espírito Santo não é Deus, por que ele é colocado de pé de igualdade, com o Pai e o Filho, em textos bíblicos como Mateus 28:19, II Cor 13:13 , Judas 20,21 , etc.? (Existem pelo menos 50 passagens bíblicas no NT que o Espírito Santo é colocado de pé de igualdade funcional com o Pai e com o Filho!) Não é uma colocação tão simples, como querem os Líderes TJ. Essa maneira de listar essas pessoas é recorrente nas Escrituras, ou seja, existem vários outros textos como esses. Além disso, o gênero que coloca essas pessoas juntas exige uma igualdade singular. Como argumentou certo autor: ‘Estariam os Cristãos sendo batizados em nome do Deus Todo-Poderoso (=o Pai) e em nome de um anjo(=o Filho) e em nome de uma força ativa (= o Espírito Santo)?' É evidente que essa construção admite igualdade. Outra passagem que assegura a divindade do Espírito Santo é Atos 5.3,4. Onde vemos que os Espirito é chamado de Deus.

A Bíblia nem sempre usa o artigo definido ao se referir ao Espírito Santo, fato esse que segundo o Corpo Governante, prova que ele não é uma pessoa. Então o inverso seria verdadeiro, quando aparece o artigo prova que ele é uma pessoa?

É um absurdo esse argumento usado pela Liderança TJ. Como se a presença de artigo confirmasse personalidade. Mas como destacado na pergunta, eles tem um sério problema. Muitas vezes na Bíblia o Espírito Santo é precedido pelo artigo definido, mais vezes até mesmo do que a quantia que ele aparece sem artigo. Ou seja, os Líderes TJ nem mesmo se deram conta que tal argumento é quantitativamente inferior ao oposto. Curioso até mesmo é notar como às vezes o texto original grego traz a qualificação do Espírito Santo dizendo; O Espírito O Santo!!!

Mas essa interpretação dos Líderes TJ é muito trágica. Como se o artigo determinasse quem é pessoa. O que faz de algo um Alguém, são seus atributos pessoais. E a personalidade do Espírito é tão abundante na Bíblia, que somente os que o diabo cegou, é que não notam isso na Escritura. Somente o contexto de certa passagem pode determinar se o artigo foi usado para destacar personalidade, não uma doutrina preconcebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário