quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A necessidade da apologética.

No livro da autora Nancy Pearcey, intitulado “Verdade Absoluta”,  trás um relato de um jovem chamado Denzel. Rapidamente é mostrada a vida sofrida do rapaz, que passou por várias dificuldades até se entregar ao evangelho. Mas havia algumas respostas sobre Deus que ele ainda não tinha encontrado, mesmo depois de fazer perguntas teológicas para os líderes da igreja. Essa procura se agravou quando ele percebeu que, em seu trabalho, havia vários muçulmanos e também Testemunhas de Jeová que falavam sobre suas crenças. "Todos no trabalho defendiam suas crenças espirituais, exceto os cristãos. Eles eram os únicos que pareciam não ter respostas." (PEARCEY, 2006, p. 188) Denzel percebeu que, na sociedade de hoje, é preciso ser um cristão apologista e que saiba defender sua fé.


Mas, ao contrário de Denzel, existem cristãos que não percebem a importância da apologética, afirmando que não há necessidade de tal atividade ou que Deus é suficientemente capaz para se defender. Muitos se contentam com apenas o leite espiritual, sem dar mérito a alimentos mais sólidos. Ficam apenas no que é preciso para se salvar. Por que algumas pessoas têm esse tipo de mentalidade? Qual a razão para que muitos cristãos não deem valor para a defesa de sua fé?

Grandes homens no passado, enfáticos em defenderem suas posições doutrinárias, construíram a igreja que é hoje e as doutrinas nas quais os cristãos Reformados acreditam. Esses homens foram questionados e responderam às heresias levantadas. Hoje, com a abrangência do relativismo, o crescimento do ateísmo e várias outras seitas “se revelando” ao homem, cobram do cristão respostas sérias e coerentes.

Paulo Romão

4 comentários:

  1. A paz meu irmão! Acabei de conhecer seu blog e encontrei nele um conteúdo bastante educativo com alto nível espiritual. Aproveitando a ocasião me tornei um seguidor do mesmo, e gostaria de deixar um convite para que se o irmão desejar possa estar conhecendo meu blog - http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/ Que Deus continue a lhe abençoar. Maurinei Tumenas.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a visita e comentário.

    O objetivo desse blog é >tentar 'ajudar'< na tarefa da evangelização.

    Deus abençoe
    Estarei visitando blog
    um braço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A apologética cristã é na maioria das vezes confundida com intelectualismo frivolo, agressivo e desnecessário. A maioria dos cristãos estão acostumados a refletir as idéias que seus líderes os ensinam sem analisá-las, questioná-las, como também não tem o mínimo interesse de defendê-las racionalmente diante de um público hostil. Por essa razão os assuntos apologéticos são vistos como um conteúdo destinado a pastores e teologos pela maioria dos cristãos. Muitos são as importâncias da apologética. Ela serve tanto para resguardar a igreja de assumir uma posição contrária as Escrituras, fortalecer as defesas de um membro assediado por seitas ou por ambientes de valorização ao ateismo, assim como e não menos importante ferramenta de evangelização. Uma consideração que deve ser feita é que a apologética não é suficiente para um trabalho de evangelismo pois ela carece do olhar amoroso do evangelista que deverá estar atento as motivações de seu público alvo, para que alcance de forma eficaz a compreensão deste público tanto na esfera intelectual quanto na esfera emocional e esiritual.

    ResponderExcluir