sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Evangelizando as Testemunhas de Jeová - Parte 3 B

Se Jesus não é Deus ‘com e como’ o Pai, sendo apenas o melhor anjo, como ele pode dizer para honrá-lo COMO honramos o Pai ?

Veja João 5.23. Esse versículo deve ser explorado mais. Dificilmente uma Testemunha de Jeová conseguirá prosseguir com um raciocínio nesse texto. A ordem de Cristo nesse versículo é frontal ao que a teologia TJ propaga. Imagine um anjo pedindo honrarias que devem ser dadas ao Deus Todo-Poderoso !? Já não seria mais anjo e sim um demônio. O contexto ainda é mais problemático. Veja com a Testemunha o versículo 17 onde o Senhor mostra capacidade igual a do Pai. E o que o versículo 18 revela sobre a Divindade de Cristo é esmagador.

Por mais esforço que um TJ faça, no fundo, ele notará que alguma coisa não está como ela pensa. Sobre o versículo 18 o TJ provavelmente dirá que ‘foram os Judeus que tiraram essa conclusão’. Leia novamente os versículos 16,17 e 19 para esclarecer que a conclusão, de quem quer que seja, foi advinda daquilo que Jesus ‘fez e ensinou’, além de não negar a conclusão. O que ele mostrou no versículo 19 foi que sua ‘igualdade com o Pai’ não era em rivalidade.

Outro ensino bíblico que é negado pelos lideres TJ é a ressurreição corporal de Cristo. Eles negam por causa de duas doutrinas que possuem. A que desde 1914 Jesus voltou e está presente invisivelmente ( mais adiante falaremos dessa doutrina) e que desde 1918 começou a ‘ressurreição celestial’. Como isso não foi nada visível a nós, então é melhor ensinar que o corpo de Cristo não foi ressuscitado, por isso não pode ser visto, e os outros também ao serem ressuscitados em 1918, não podem ser vistos. Pergunte:

Se Jesus não ressuscitou com o mesmo corpo que morreu, como explicar João 2.19,20?

Um subterfúgio constante que as Testemunhas recorrem é usar outros versículos bíblicos que estariam sustentando a afirmação dos seus Líderes, para fazer uma camisa de força textual com os textos que seriam problemáticos para seus ensinos. Então ao citar João 2.19,20 provavelmente o TJ citará a passagem onde diz que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus. ( ICor 15.50) Concentre-se no que Jesus afirmou. Essa passagem (Jo 2.19,20) gera dificuldades tremendas para os adeptos dos ensinos da Torre de Vigia. Peça ao TJ que explique esse versículo de forma que ele possa ver que o ensino de Jesus é muito claro. ‘Ele dizia de seu corpo’.

Quanto ao que poderá citar sobre carne e sangue não ver o Reino de Deus, não recue de explicá-lo depois de ele ter visto corretamente o texto de João. Ensine ao TJ que os cristãos nunca negaram a glorificação do corpo após a ressurreição. É aquilo que os teólogos dizem a respeito da natureza do novo corpo. Tanto ‘continuidade como descontinuidade’ (A Bíblia e o Futuro, Antony Hoekema. Editora Cultura Cristã). Entendemos I Co 15.50 exatamente como está escrito. O que estamos dizendo é como Jesus ressuscitou.

Certamente essa negação da ressurreição corporal de Cristo é uma das mentiras que Satanás inculcou na mente das ‘Testemunhas da Torre de Vigia’. Por isso, acrescente mais essa pergunta:

Segundo os Líderes das Testemunhas de Jeová, ‘se Jesus ressurgisse com o corpo que morreu, Ele estaria pegando o valor pago do resgate “de volta”. Mas não foi exatamente isso que Cristo disse em João 10.17 e 18?

Os mentores doutrinários das Testemunhas de Jeová apresentam essa ‘justificativa’ para rejeitar a ressurreição física do senhor Jesus. Pondere com o TJ que está evangelizando que o tal raciocínio está errado. A Almeida Fiel verte assim: “... dou a minha vida para tornar a tomá-la...”. Mas o que teologicamente está errado naquele raciocínio Torrecrático?

Primeiro, a ressurreição corporal de Cristo é a vitória dele sobre a morte. Segundo, que todo o testemunho bíblico é muito claro nesta questão. Terceiro e determinante, o resgate não está na decomposição do corpo de Cristo, e sim na Sua morte redentora. Você precisa dar uma atenção especial nessa doutrina. Segundo a bíblia é a crença na ressurreição de Cristo que nos conduzirá para salvação (Rom 10.9). Se com preocupação, demonstrar isso ao TJ, estará indicado a ele o erro eterno daquele ensino falso.

Informações Adicionais: É ainda um tema de debate a exata composição do corpo da ressurreição tanto de Jesus como dos santos glorificados. Teólogos Cristãos reconhecem isso. Em sua obra teológica Wayne Grudem traz ricas discussões desse tema importantíssimo.

A dificuldade em ter um pleno domínio desse assunto, não deve levar-nos a outro extremo, a distorções daquilo que está claro, para responder indagações de nossas concepções atuais. Interessante que Berkof em sua Teologia Sistemática tem concepções diferentes de W. Grudem no que diz respeito a passagens que relatam a dificuldade de reconhecimento do Senhor, por parte dos discípulos nos Evangelhos. Mas nenhum deles parte do pressuposto de negar a ressurreição corporal de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário