terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Evangelizando as Testemunhas de Jeová - Parte 3

Jesus Cristo e as Testemunhas de Jeová


Precisamos evitar a seguinte acusação: “As Testemunhas de Jeová não acreditam em Jesus.” Essa afirmação tem a mesma correspondência com a acusação católica ao dizer que os evangélicos não acreditam em Maria. O erro está em afirmar algo tendo por base a nossa doutrina, que por sua vez não tem correspondência com aqueles que estamos criticando.

Agora que o ‘Jesus’ da Torre de Vigia não é o bíblico, aí não existe dúvida, por isso que nessa perspectiva, doutrinária, pode conceber corretamente que as Testemunhas de Jeová não acreditam em Cristo. Mas como para essa seita, o Jesus verdadeiro é aquele, por eles ensinados, então devemos evitar essa acusação, no início, visto que ainda ele não conhece o verdadeiro Senhor Jesus Cristo.

Uma passagem bíblica muita usada pelas Testemunhas para negar a doutrina da trindade é João 17.3, então usando esse mesmo texto podemos perguntar: Se em João 17.3 ao dizer ‘único Deus verdadeiro’, excluí Jesus de ser Deus, então Jesus seria ‘um deus falso’? A insistência de todo TJ com esse versículo é apenas na expressão ‘único Deus’, para desacreditar o ensino Trinitário da Divindade do Senhor Jesus. O que você precisa urgentemente fazer é ajudá-la a acrescentar ‘verdadeiro’ em sua assertiva. Pois a via da lógica requer que, se Jesus está sendo excluído dessa unidade, obviamente ele deve ser ‘um deus falso’, o que qualquer TJ negará. Outra pergunta te ajudará a levar a Testemunha de Jeová notar a inconsistência de seu argumento antitrinitário: O uso da palavra único em Judas 4 excluí o Pai e o Espirito Santo de serem Senhor? Veja atenciosamente essas palavras de Judas 4 : “...único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” A Almeida Atualizada diz ‘único Soberano’. A tradução da Torre de Vigia traduz por ‘único dono e Senhor’. Assim, não existe nenhum prejuízo no argumento dessa passagem usar a TNM ou outra versão. Agora vem o momento de mostrar ao TJ que o que ele pensa sobre ‘único’ em João 17.3 está sem apoio bíblico. Mostre esses outros textos bíblicos. Mateus 11.25, II Cor 3.17,18. Essas passagens aplicam ‘Senhor’ ao Pai e ao Espírito Santo. Ou o TJ nesse momento encerrará a conversa, pois eles geralmente evitam qualquer dúvida, ou ficará em silencio. Explique que não existem restrições de termos nas pessoas da Divindade. Por exemplo, sabemos que o Pai e o Espírito Santo salvam (um por eleger e o outro por executar), mas comumente a Bíblia diz que o Filho salva. ‘Só em Jesus há salvação.’ É o lema evangélico. Nem por isso desacreditamos a Trindade.

Para essa seita, Jesus Cristo é o mais excelente anjo de Jeová. Ele é o arcanjo Miguel. Pergunte ao TJ:
Se Jesus não é Deus com e como o Pai, sendo apenas o melhor anjo, como ele pode dizer para honrá-lo COMO honramos o Pai ? Veja João 5.23. Esse versículo deve ser explorado mais. Dificilmente uma Testemunha de Jeová conseguirá prosseguir com um raciocínio nesse texto. A ordem de Cristo nesse versículo é frontal ao que a teologia antitrinitária propaga. Imagine um anjo pedindo honrarias que devem ser dadas ao Deus Todo-Poderoso !? Já não seria mais anjo e sim um demônio. O contexto ainda é mais problemático. Veja com a Testemunha o versículo 17 onde o Senhor mostra capacidade igual a do Pai. E o que o versículo 18 revela sobre a Divindade de Cristo é esmagador. Por mais esforço que um TJ faça, no fundo, ele notará que alguma coisa não está como ela pensa. Sobre o versículo 18 o TJ provavelmente dirá que ‘foram os Judeus que tiraram essa conclusão’. Leia novamente os versículos 16,17 e 19 para esclarecer que a conclusão, de quem quer que seja, foi advinda daquilo que Jesus ‘fez e ensinou’, além de não negar a conclusão. O que ele mostrou no versículo 19 foi que sua ‘igualdade com o Pai’ não era em rivalidade.

3 comentários:

  1. CARO AMIGO SE VC ACREDITA TANTO NAS BABOSEIRAS Q DIZ AQUI PORQ NÃO FAZ OQ JESUS EXORTOU SEUS DICÍPULOS HÁ FAZER LEIA MATEUS 24:14!!!
    FAÇA ISSO E TENHA DIGNIDADE AO INVES D PERDER SEU TEMPO DIFAMANDO QUEM NEM FAZ QUESTÃO D TOMAR CONHECIMENTO D SUA INSIGNIFICANCIA!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário, ainda que agressivo... obrigado.
    Vc tem certeza que não faço o que está em Mt 24.14? como tem certeza?
    O que é difamação? onde difamei as Testemunhas de Jeová nesta postagem?
    Não estou escrevendo para as Testemunhas de Jeová, pois >>são proibidas<< de lerem as cirticas dirigidas aos seus líderes!
    Bom lembrar que, se vc for TJ, passou aqui desobdencendo seus líderes... em pleno século XXI vc não tem direito de informação, sob a ameaça de excomunhão e o total ostracismo, pelo simples fato de ficar sabendo o que seus líderes esconde de vc!
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. É irmão Luciano pelo visto o amigo " idhiamin " desistiu de comentar algo mais. Desejamos que tenha entendido a postagem e reconhecido Jesus como Salvador e integrante da Divindade.
    Os amigos Tj que por aqui passarem, afim de tomar conhecimento de teus argumentos Bíblicos, que visam ajudar nos ao entendimento das Santas Escrituras, demonstram com isto um crescimento espiritual, pois quando começamos a questionar é sinal de desenvolvimento e enriquecimento intelectual.
    Que todos sintam-se livres para não desistirem de crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.
    Fazemos parte de uma Nação, a qual nos dá liberdade de expressão e questionamentos e este fato deve ser aproveitado por todos nós cidadãos.
    Deus nos fortaleça
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir