terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ed René não crê na imortalidade da alma? A alegria adventista.


O blog adventista 'criacionista' postou uma matéria que diz que Ed René não acredita na imortalidade da alma. (http://criacionista.blogspot.com/2010/11/escritor-evangelico-brasileiro-rejeita.html) Por mim, não faria diferença alguma o pastor Ed René pensar assim, pois até mesmo Stott tem essa posição. O que me impressiona é que o texto não ficou claro se Ed René é mesmo aniquilacionista. No fim da postagem em uma nota, disseram que Ed René se alinha ao adventismo sobre a questão da morte.

Na verdade existe muito exagero por parte de alguns evangélicos ao falar de imortalidade da alma. Mas se o pessoal do blog 'criacionista' tivesse conhecimento da posição teológica protestante não iria a tanto, com base no trecho de Ed René.

O que René parece dizer é que o foco da missão da igreja não deve ser apenas a alma apenas, mas o homem como um todo. Porém, algo que ele disse que pode ser estranho para nossa linguagem 'evangélica'.
" Levei um tempo para me dar conta de que o cristão, ao contrário dos espíritas e hindus, não acredita na imortalidade da alma. O cristianismo não ensina a imortalidade da alma, ensina a ressurreição." (http://www.ibab.com.br/guiasdeestudo/vinho_novo_odres_novos-06.pdf)

Se os adventistas do blog procurarem adquirir o livro do teólogo reformado Antony Hoekema – Criados á Imagem de Deus, da Cultura Cristã, perceberão a visão bíblica da teologia cristã sobre essse assunto. Vão estranhar também o modo como Hoekema ensina, e podem até fazerem um barulho quando lerem que Hoekema não defende nem a tricotomia e nem a dicotomia! Veja:  http://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_hoekema.htm

Eu já postei aqui também um estudo de um pastor presbiteriano sobre a alma.(http://mcapologetico.blogspot.com/2010/10/reflexao-biblica-sobre-imortalidade-da.html)

Interessante que na nota, o adventista disse que não concorda com muita coisa, mas com essa concordou com Ed René. Ora, supunhamos que ele estivesse errado nessa (se for esse o caso) e certo em outras?Então, grande coisa dizer que Ed René não ensina a imortalidade da alma!

No site da igreja de René tem uma pastoral dizendo: "[Como] cristãos não cremos na imortalidade da alma: na morte, quando o corpo e o espírito se separam, a alma morre. O espírito desencarnado implica o ser humano em estado anormal e provisório, dormindo em Deus (Eclesiastes 12.7; 1Tessalonicenses 4.13-18) até que a alma (corpo + espírito) se levante na ressurreição, quando o corpo mortal e corruptível será revestido de imortalidade e incorruptibilidade (1Coríntios 15. 53,54)."(http://www.ibab.com.br/palavra-pastoral.php?id=123)

Temos um Grande Pastor que pressupõe a existência após a morte. Está em Lucas 16. 19-31 e Apocalipse 6.9,10 (etc). E isso é que importa. Desafio eles a postarem esses dois textos bíblicos no blog criacionista, e deixar que as pessoas se manifestem...

Embora o blog criacionista tem lutado em prol do criacionismo, e por mais inteligente que Michelson Borges seja, ele está sob a imposição autoritativa de Ellen White. Borjes nunca poderá ser adventista sem trilhar os caminhos de Ellen White.

5 comentários:

  1. Estou quase abandonando o cristianismo e especialmente o calvinismo por causa dessa doutrina ridícula do tormento eterno!

    Vs estão querendo dizer que meus avós, tios irmãos estão queimando para sempre num inferno de fogo! depois de viveren uma vida de muito sofrimento aqui neste mundo sem sentido!

    é melhor não existir!

    ResponderExcluir
  2. Rossini, se seus avós estavam isentos de pecados, nunca desonraram a |Deus, tal como Jesus Cristo, o inferno não é lugar deles mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo acreditar que Deus criou o ser humano para o sofrer eternamente isso sem contar com tudo que a humanidade já sofreu e está sofrendo com as doenças, com a fome, com as guerras, com tsunami, etc... todo medo e toda a dor de todas as mortes, tudo isso não se compara a dor e o tormento de um inferno eterno com as agonias que se destinam às vidas que se perderam. Isso é o absurdo da doutrina cristã protestante e evangélica. Onde esta é a justiça de Deus e a misericórdia de Jesus Cristo?. Este ensino apavorante, esta mentira diabólica, foi isso que me tornou um descrente do cristianismo "ortodoxo." Se isso fosse verdade, eu odiaria Deus.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rossine !

    Como assim abandonar o cristianismo? Independente da linha de pensamentos não devemos duvidar das promessas de Deus .Rossini o que Deus fez por nós foi maravilhoso. Estávamos todos condenados Ele nos amou e nos deu essa oportunidade por meio de Jesus Cristo, porém existe o livre arbítrio, pense nisso.

    ResponderExcluir
  5. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mais tenha a Vida Eterna." Jo 3.16
    "... o qual a si mesmo se deu em resgate POR TODOS : testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. " 1 Tm 2.6

    O plano de salvação é para todo o que quiser.
    Deus coloca o caminho da vida e da morte para escolhermos, porém insiste , para que escolhamos o caminho da vida.
    Nosso querido criador nos ama de tal maneira e é justo em todos os Seus caminhos e não é e nunca será injusto com ninguém. Inclusive com relação aos que decidirem por livre e espontânea vontade rejeitá-lo e desta forma serem lançados no lago de fogo, preparado para o diabo e seus anjos.Mt 25.46
    Sabedores desta realidade eterna, por que não obedecermos e trabalharmos com toda eficácia para que as pessoas façam suas decisões recebendo o Salvador Jesus em seus corações já que depois de sua morte segue-se o juízo? Hb 9.27
    Mc 16.15 " Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. "
    Rm 10. 13-15 " ...porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. ..."
    Deus abençõe a todos em Nome do Salvador Jesus, Amém !!!

    ResponderExcluir