terça-feira, 19 de setembro de 2017

Palestrante Adventista reconhece que trindade adventista é diferente

Há algum tempo tenho batido na tecla que há um engodo teológico adventista em relação a doutrina da trindade. Esse assunto veio à tona quando o apresentador da TV adventista, questionou uma palestra que fiz no Seminário Presbiteriano JMC (AQUI). Na ocasião achei estranho uma de suas objeções, que parecia questionar a doutrina clássica da Trindade. Então, um leitor do blog, o irmão Paulo Cadi em um comentário me fez esse apontamento, o que demandou pesquisas de minha parte.

A prova documentada que depois publiquei em meu livro, A Conspiração Adventista e a expandi de forma significativa em uma postagem aqui no blog, até hoje não foi questionada. Nem pode!

Assistindo alguns vídeos na internet me deparei com a palestra de um adventista de nome Lucas Higor (ex-pastor do movimento antitrinitário adventista, hoje novamente na IASD tradicional), em uma Igreja Adventista, onde ele afirma isso categoricamente, a partir do tempo 14:50 onde faz uma seleção de citação de crenças oficiais dos Presbiterianos, Batistas e Metodistas, e então fala abertamente que os Adventistas creem em outra trindade.

Apesar de sua avaliação sobre a crença oficial protestante sobre a trindade ter sido  de um reducionismo empobrecido, e com uma conclusão imprecisa, perceba a clara rejeição da Trindade Clássica. Além disso, há mais problemas nessa histórica de pioneiros adventistas que não coaduna com essa ‘justificativa’ que ele apresenta.


Espero que mais teólogos brasileiros atentem a esse fato. Apesar de ser difícil, já que o Adventismo ganhou espaço no cenário evangélico nacional. Que Deus nos ajude, e que isso seja mais conhecido!



5 comentários:

  1. Quando se fala de Adventista, só pode esperar
    Heresias.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. O vocábulo TRINDADE evidentemente foi pela 1ª vez usado por Tertuliano, na última década do século II DC, mas não encontrou lugar na teologia formal da Igreja até o século IV DC. Essa doutrina recebeu ampla expressão pela 1ª vez em resultado da obra de pais capadócios da Igreja (em meados do século IV DC) e mais tarde, Basílio, Gregório de Nissa e Gregório Nazianzeno. Eles formularam as idéias de distinção hipostática e de unidade substancial, mas algumas de suas explicações são claramente triteístas, e não trinitárias o que se verifica sempre quando alguém tenta explanar o que está em foco. A doutrina da trindade recebeu declaração formal na carta sinodal do concilio realizado em Constantinopla em 382 DC. Ainda antes tal como no credo de Niceia em 325, e nos escritos dos pais da Igreja Inácio, Irineu, Tertuliano e Orígenes, podem ser encontradas fórmulas trinitárias. O conceito da trindade pois é quase tão antigo como o cânon do próprio NT, tendo surgido na história eclesiástica quase tão prontamente quanto qualquer teologia formal. Depois o século IV DC, a posição trinitária se tornou o padrão da Igreja, ainda que periodicamente tivesse sofrido ataques e negações. Os principais desses ataques foram o monoteísmo hebreu, o arianismo, o sabelianismo, o socinianismo e o unitarismo. A heresia gnóstica, naturalmente antes disso já vinha assediando a Igreja por cento e cinquenta anos, desde os próprios dias apostólicos. Naturalmente que os primitivos cristãos, sem teologia sofisticada não formularam qualquer Conceito Trinitário. Somente muitas décadas de reflexão desenvolveram esse pensamento. Tal reflexão, porém foi frutífera, deixando transparecer certas verdades que a Igreja primitiva não possuía e nem descreveu de modo formal. Crentes individuais tem negado, duvidado ou ignorado essa verdade, a qual não deve tomar-se base de nossa comunhão uns com os outros. Qualquer indivíduo que reconhece a Jesus Cristo como Salvador conforme Col. 2.19, é um crente. Um homem pode fazer isso sem mostrar-se sofisticado em sua teologia ao ponto de formular um conceito trinitário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será mesmo?Diga-me uma coisa:será que os jeovistas que também acreditam que Cristo é Salvador estão salvos?

      Excluir
  3. Apesar de não estar nas Escrituras o termo Trindade, podemos verificar e acompanhar a revelação progressiva do conceito Trinitariano de Genesis a Apocalipse. TTertuliano , não inventou a Trindade , ele a descobriu e sistematilizou teologicamente. Este fato ocorreu com a doutrina teológica da Salvação, hoje conhecida como Soteriologia; A doutrina do Homem , conhecida hoje como : Antropologia, O Estudo dos Anjos , como : Angelologia e assim por diante.

    Os pais da igreja criam nas personalidade que compõe a divindade, conforme a historia da igreja confirma .

    Justino Mártir: " O Pai do Unniverso tem um filho , e ele, sendo o primôgenito verbo fr Deus, é o próprio Deus. E nos tempos antigos ele apareceu na forma de fogo e na semelhança de um anjo a Moisés . " ( PrimeiraApologia 63 );
    ãos 10
    Clemente de Alexandria: " Realmente a deidade plenamente manifesta, sendo ele feito igual ao Senhor do Universo ; porque ele era o seu Filho. " ( Exortação aos Pagãos 10 );
    e outros, como Orígenes e Hipólito.

    Portanto, a Bíblia, juntamente com a história eclasiástica, estabelece a doutrina trinitariana de forma irrefutável.

    Quanto posição de Constantino, o mesmo não era defensor da doutrina da Trindade, pois o mesmo foi responsável direto pelo exílio de Atanásio , que esteve em Nicéia e se tornara o grande defensor do trinitarismo bíblico pós-Nicéia, em razão da doutrina professada por ele naquele concílio ( OLSON ,1999, pg.167 ).

    Lembrando que Constantino apenas abriu o concílio, não tendo nenhuma habilidade teológica para influenciar nas decisões teológicas . O interesse dele foi em estabelecer a unidade do cristianismo sob seu império.
    Outro fato interessante de que ele não era Trinitariano, que no seu leito de morte , ele foi batizado por Euzébio de Nicomédia, o bispo " porta - voz " de Ário na controvérsia de Nicéia em 325 d.C.; totalmente contrário a doutrina da Trindade ( GONZÁLES, vol.2, 1995, Pg. 99 ).

    Quanto a Teologia Adventista da Trindade, nosso nobre mestre Luciano vem trazendo esclarecimento , juntamente com nosso querido mestre Paulo Cadi a muito neste esclarecedor Blog Ministério Cristão Apologético há muitos anos e por fim em seu livro , o qual tenho o privilégio de possuir : A Conspiração Adventista.

    Deus continue nos iluminando e guiando os eleitos a toda verdade.

    Em Cristo

    Wilton

    ResponderExcluir