sexta-feira, 7 de março de 2014

O interesse pelo Calvinismo no Brasil

Nos últimos anos, temos percebido um interesse ardente pelo calvinismo no Brasil. Isso deve-se em primeiro lugar ao trabalho maciço que calvinistas tem desempenhado na internet. Nomes de autores e pregadores calvinistas, tem passado as fronteiras denominacionais. Seguimentos que não possuem nenhuma ligação com as doutrinas calvinistas, como é o caso dos Pentecostais Brasileiros,  tem percebido em suas fileiras uma nova onda em muitos locais e indivíduos.  Até mesmo a editoras pentecostais/arminianas tem lançado obras de reconhecidos calvinistas internacionais – sem necessariamente abordar o tema propriamente dito.

O Calvinismo não é denominacional, com certeza é  um movimento bíblico, de interesse doutrinário. No passado, Calvinismo era sinônimo de uma doutrina distante, que um tal João Calvino apregoou em Genebra.

Hoje, percebe-se que tal não é mais a verdadeira percepção do que é Calvinismo. Ele está aqui, ali, em muitos lugares (Pregadores, teólogos e escritores internacionais figuram nessa demanda, mas quero enfatizar apenas o que acontece em nosso país pelos próprios brasileiros). Nomes de pregadores fieis da tradição evangélica Brasileira viram nomes como Hernandes  Dias Lopes, Augustus Nicoemus, Renato Vargens, etc., incluídos em seus encontros  e congressos. A VINACC esse ano foi um exemplo disso.

Muitas igrejas calvinistas no Brasil que no passado estavam tímidas em sua exposição calvinista, hoje voltam aos seus padrões originais. A IPB, uma das poucas denominações oficialmente calvinista, recebe boa aceitação e respeito, não apenas por sua fidelidade aos postulados protestantes (cinco solas) e seriedade histórica, mas também por que possui em sua teologia oficial o calvinismo. Muitos Batistas começam a voltar a ter o perfume da Tulipa, o que nunca deveriam ter deixado.

Obviamente, a Igreja Pentecostal ainda é a maior força ortodoxa de nosso país, e dificilmente será ultrapassada por qualquer outro movimento. 

Por outro lado, o Calvinismo em sua pureza devocional e influencia cultural, é ainda imperceptível. Lamento profundamento que o Calvinismo brasileiro não se tornou uma força educacional a todos o calvinistas. Muitos Calvinistas tem deixado uma ampla marca em todas as áreas da Teologia cristã brasileira, como é o caso do Dr. Nicodemus, e não se concentrando apenas com debates contra arminianos.

  • Vai mais uma vez aqui meu apelo ao Reverendo Augustus Nicodemus - o senhor precisa pensar em deixar um legado literário mais amplo. Sei que o tempo é curto, mas uma Teologia Sistemática escrita por um Presbiteriano Brasileiro seria algo que os Calvinistas da sua denominação teriam prazer em receber.


Quem é membro da IPB sabe muito bem que o cheiro do puritanismo – a melhor representação do calvinismo de todos os tempos – é uma história passada. Creio que em breve o Calvinismo ainda mostrará a sua força nessas outras áreas também.

Enquanto Deus for glorificado, e o Calvinismo possui amplo espaço para isso em sua teologia centrada em Deus; que a Igreja Brasileira conheça uma das forças motriz da Reforma Protestante, o irresistível Calvinismo.


2 comentários:

  1. Olá, Luciano Sena:
    Li seu artigo "O INTERESSE PELO CALVINISMO NO BRASIL" e, sem me alongar e respeitando sua opinião pessoal, penso que o 'calvinismo' é totalmente dispensável para o cristão. Basta ao cristão ler a Bíblia e humildemente curvar-se à voz do Espírito de Deus. A Palavra de Deus FOI POR DEUS MESMO posta ao alcance de qualquer pessoa, sem a necessidade de um "mediador"(sic) pretensamente erudito, pretensamente "teólogo", pretensamente "doutorizado", pretensamente "especialista em Deus".
    O mundo não necessita de 'calvinismo', nem de 'Institutas' nem de qualquer outro tipo de "ismos". O mundo necessita TERRIVELMENTE voltar-se para o Senhor Jesus NA FORMA BÍBLICA: UNICAMENTE NA FORMA BÍBLICA. E qual é a forma Bíblica? Entre outras inúmeras esta: "PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA". Perceba a PROFUNDA E ARREBATADORA SIMPLICIDADE COM QUE DEUS SE APROXIMA DO HOMEM. Diga-me: Há necessidade de "exegetas especializados"(sic) para compreender esta e CENTENAS de outras passagens bíblicas, a partir das quais O CORAÇÃO DO HOMEM PODE SER ALCANÇADO PELO MISTÉRIO DA CRUZ? As próprias pedras poderiam clamar, e fazê-lo com plena eficácia, sem que delas se exigisse nenhuma "graduação teológica".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.

      Só entendo que esse "ismo" está com a sua visão de demonstrar o que é a Cruz aos pecadores.

      Mas a Cruz não depende de nada... seu grande porta voz é o Espírito.

      Agradeço seu comentário.

      Excluir