quarta-feira, 19 de setembro de 2012

‘Teólogos Presbiterianos Brasileiros lançam Teologia Sistemática!’

Quando teremos essa notícia? Seria falta de “material humano”? Não acredito.

Já passou da hora de termos uma dogmática escrita por algum teólogo presbiteriano brasileiro. Ao prefaciar a obra de F. Ferreira, o Dr. Nicodemus afirmou que não acredita em ‘teologia brasileira’. Isso é verdade. Mas interagir a Teologia Sistemática com as realidades e desafios que temos em contexto brasileiro, é algo que gostaria muito que servos do Altíssimo, presbiterianos, se preocupassem o mais urgente possível.


Lembro-me que a um tempo atrás o Rev. Augustus escreveu que seria difícil uma igreja tradicional ter um programa na TV (AQUI). Pois bem, pelo menos algumas daquelas dificuldades foram superadas, e hoje temos o Verdade e Vida fazendo a diferença. Agora, gostaria muito que a IPB fosse contemplada com uma dogmática mais atual,  presbiteriana e 'brasileira'.


Hodge e Berkhof, jamais serão substituídos. Mas o espaço que eles ‘ocupam’ não são os únicos! O Rev. F. Ferreira é um autêntico Calvinista, mas tem o ‘viés batista’, que difere em alguns pontos importantes. Ainda que ele não seja exclusivista em tais pontos. Wayne Grudem é um ótimo e fiel calvinista, fala a ‘língua do povo’, mas temos muitos ‘espinhos’ para tirar da obra.

O Reverendo Augustus Nicodemus, poderia pensar em deixar um legado teológico para a Igreja Presbiteriana do Brasil. Imaginemos se em tal obra o Reverendo Hermisten Maia incluísse seus estudos meticulosos? Como a cristologia, conforme exposta pelo Dr Heber Carlos, ajudaria e beneficiaria a Igreja Presbiteriana? Etc...etc...


Um sonho? Uma utopia? Bem, como presbiteriano brasileiro estou fazendo meu apelo. Quem sabe essa postagem possa chegar até eles, e incomodar tais irmãos! Não tanto quanto Farel fez com Calvino, mas o suficiente para que cada um deles continue a 'exercer o talento' que o Senhor da Igreja lhes confiou (Mt 25.14,15; Ed 7.6,10; Ne 8.8; Ml 2.7;Lc 12.42,43; Ef 4.11). E Quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário