terça-feira, 18 de setembro de 2012

Evangelizando as Testemunhas de Jeová: O Espírito Santo- Parte 2

Segundo a Liderança TJ, o Espírito muitas vezes é derramado, batiza-se nele e ele enche pessoas, fato esse que provaria que ele não é uma pessoa. Então pergunte ao TJ:


Se dizer “batizado com Espírito” prova que Ele não é uma pessoa, então o que dizer de I Cor 10:2 e Gálatas 3:27? Moisés e Jesus não seriam pessoas ?


Pode ser que o TJ tente ainda destacar os dizeres de seus Líderes. Mas essa comparação usando a Bíblia, onde pessoas são usadas como símbolos de coisas, colocará o TJ em dificuldades. Argumente com ele que se nesse caso, Moisés e Jesus não deixam de ser pessoas, por que o Espírito Santo não seria?


Outra erro da Liderança TJ é que, o Espírito Santo não foi visto em muitas visões celestiais, então ele não pode ser uma terceira pessoa da Divindade. Muito pode ser dito sobre essa argumentação. Pergunte:


Se por Estevão não ver o Espírito Santo no céu prova que ele não é uma pessoa Divina, então onde estava o Filho na visão de Ezequiel capitulo 1?


O argumento dos Líderes TJs aqui é sem sentido, por vários motivos. Primeiro que, não aparecer nessas visões não significa que Ele não exista. Segundo, eles precisam provar qual é o motivo que Ele precisa aparecer nessas visões para que só assim ele é uma pessoa Divina. Terceiro, que no livro de Apocalipse Jesus é visto no céu como um cordeiro de chifres e o Espírito Santo em seu ministério sétuplo. As figuras são suficientes, dentro do propósito do livro, mostrar as realidades celestiais. O argumento do silêncio é gratuito, e como tal, pode ser descartado.


Pergunte: "Ananias e Safira , mentiram para quem ? É possível mentir para ‘algo’ que não seja pessoal?"


Quanto trabalho os Líderes TJs devem ter para sustentar essa mentira. Mas, mais uma vez o malabarismo de textos bíblcos é aplicado. Eles dizem que o espírito é de Deus, vindo Dele, então foi ao final das contas a Deus que eles mentiram.


Como algo pode representar ativamente alguém? Sei que varias coisas inanimadas representam a Deus. Batismo, Santa Ceia e a própria Bíblia. Mas a forma que desonramos e honramos essas coisas são por sí mesmas reveladas. Elas representam algo. Não é possível relacionarmos com essas coisas de forma ativa, mas apenas representativas. Outro motivo que mostra que a comparação é insuficiente, é que a mentira por sí exige uma 'vítima'. Não é possível mentir para algo porque a mentira só é emitida para pessoas. Mentir é omitir a verdade para alguém que quer saber, ou que tenha direito de saber, a verdade.


Sendo o Espírito Santo uma pessoa, tal como era Pedro (o representante do Espírito naquele momento), foi ofendido pela mentira.


Argumente ainda: Leia Romanos 15.30. Uma força ama? Como? Não se esqueça de ler esse texto com o TJ. Ele não poderá demonstrar como algo ama, especialmente quando outras pessoas são citadas no mesmo versículo.


Continua...

6 comentários:

  1. Graça e Paz, parabéns pelo o artigo... queria que desse uma olhada neste artigo do meu blog. Apesar de haver alguns erros de conjugações foi a onde eu consegui expor minhas idéias e leituras feitas para melhor explicação.

    http://superandoasheresias.blogspot.com.br/2012/05/santissima-trindade.html

    Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Se o espirito santo é uma pessoa, ai complicou por este raciocinio.
      (mat 12;32). diz que a blafemia contra o filho é perdoada mas contra o espirito santo não .
      entaõ o espirito santo é maior do que Jesus.
      explica esta agora?

      Excluir
  3. Alex, com todo respeito, mas quem primeiro colocou argumentos contra foi eu... se puder trate deles.

    (Quanto ao seu questionamento, existe um problema primário. O seu "ENTÃO", incluiu uma dedução que não está ali incluida.

    Igualdade não implica isso que vc deduziu. Para piorar, nesse caso, vc estabeleceria que o Espírito Santo é maior que o Pai.)

    ResponderExcluir
  4. porque a biblia fornece o nome do deus pai (jeova ou javé , e do deus filho jesus e nao fornece o nome do deus espirito , sim porque espirito nao é nome , sera que para entender isso eu tenho fazer teologia ?o tema do estudo em si ja é uma piada , evengelizar tj , vcs sao pastores que se apascentam a si mesmos e vem falar de evangelizar , olha na bilia o que é evangelizar , Jesus venho ensinar sobre o Pai e sobre o reino do qual o Jeova o designaria como re. e tambem o que aconteceu com o de graça receste de graça dai , imagine se jesus cobrasse para transmitir todo oconhecimento que ele transmitiu , dinheiro nenhum pagaria , mas ele deu de graça , e vcs cobram para transmitir mentira

    ResponderExcluir
  5. vcs mesmo se contradizem , as igrejas que vc cita no site , ccb iasd mundial , todas compartilham as mesmas crenças que vc , e vc as combate ? nao entendo , vcs nao dizem que deus nao importa com placas de igreja , que o que importa é a pessoa crer em jesus ?alias seita tem havido entr vcs assemblanos , porque o vingren e o berg , fundaram a belem , mais hoje existem centenas de ministerio de assembleia , porque?

    ResponderExcluir