sábado, 4 de dezembro de 2010

Dialogando com um adepto da Congregação Cristã no Brasil - Final

Tem uma informação sobre esse assunto no fim da postagem, que interessa aos Presbiterianos.

(Francisco) – Eu respondi sim. Mas é que você fica só na letra. Nós na congregação falamos muito no espírito, na revelação. Mas já que citou I Coríntios, o que me diz do véu?


(Lutero) – De fato o uso do véu é uma prática cristã. Não existe real motivo para achar que vocês estariam errados ter esse costume. Parece ser uma leitura direta de I Coríntios 11. Embora não exaustiva quanto se pinta, mas uma boa correspondência.

(Francisco) – Então, por que as igrejas não obedecem esse mandamento ? São desobedientes.

(Lutero) – Acontece que se tem notado que a cultura local, da cidade de Corinto, estava diretamente ligada a essa prática. Assim, de alguma maneira, o apóstolo teria orientado essa prática. Naquela localidade, geralmente prostitutas de templo ou mulheres imorais não usavam véu. Nessa linha, alguns estudiosos indicam o contexto do ensino apostólico.

(Francisco) – Está vendo Lutero como a letra mata? Temos que cumprir esse mandamento, desse jeito, para sermos Igreja de Cristo.

(Lutero) –  Observe que dentro do contexto de I Cor. 11, o apóstolo pressupõe uma reflexão local. Veja os versículos 13 e 16.

(Francisco) – Negativo Lutero. A mulher que ora sem véu desonra sua cabeça. Assim como não deve ter cabelo cortado, nem o homem ter cobertura com véu ou com cabelo comprido. É vergonhoso e Deus não aceita orações sob essas condições.

(Lutero) – Irmão Francisco, sendo a observação cultural a correta, isto era vergonhoso para eles naquela cultura! Lembre-se que Deus permitiu o nazireu usar cabelo cumprido, mesmo sendo homem, e no fim do voto ele rapava a cabeça, se fosse mulher teria a cabeça rapada. Note isso em Números 6.2,5,18.

(Francisco) – Mas essa lei era no Velho Testamento, agora estamos numa nova doutrina.

(Lutero) – Certo Francisco, mas isso ilustra que certas informações devem ser vistas dentro de seu contexto cultural e doutrinário, além do mais, o que ficou demonstrado foi o modo de Deus tratar os homens dentro de uma história especifica.

Mas eu preciso ir, tenho que visitar uma pessoa que se afastou da igreja...

(Francisco) – Mas ele pecou de morte? Na Congregação não há perdão para quem comete adultério ou fornicação, esse é o pecado de morte!

(Lutero) – Eu conheço a blasfêmia contra o Espírito Santo como pecado de morte. Por mais reprovável que seja os pecados sexuais, existe perdão.

(Francisco) – Então quer dizer que eu posso fazer e aprontar o que quiser, depois voltar para a igreja e está tudo certo!? Isso na Congregação não acontece.

(Lutero) – Não sei se com isso você revela o que está no seu coração... Mas o apelo de Cristo Jesus será sempre: NÃO FAÇA ISSO! (Ap 2.21,22; II Co 12.21).

(Francisco) – Lutero, você é meu amigo, vamos à minha igreja buscar a Palavra e Deus, vai falar com você? A CCB é a graça de Deus.

(Lutero) – Não irmão Francisco, eu não vou à sua igreja buscar Palavra, pois eu já estou com ela na minha mão! Com a Bíblia não preciso de revelações extras. Até mais.



A oração do Francisco – Senhor, mostre ao Lutero que a Congregação é Tua graça na terra. Ele está enganado e não entende que a Congregação é único caminho para o Céu. Te peço isso em nome do Senhor Jesus Cristo.

A oração do LuteroPai Soberano, ajude o Francisco a ver e sentir que, somente em Teu Filho Jesus está a salvação eterna, somente Teu Filho é a manifestação de Sua bendita Graça. Liberte o Francisco da religiosidade estéril e sectária. Produza nele, ó Pai, amor pela Sua Palavra. Em nome de Jesus Cristo.



Conclusão

Quase o irmão Lutero perde a paciência!

Esse caso fictício demonstra com certo grau de precisão como pensam os membros da CCB. Minha esperança é que com esse ‘diálogo’, você possa se defender diante das  acusações dos adeptos dessa religião. Ainda que para muitos ela não é uma seita*, existe um perigo patente no bojo teológico deles.
Nos últimos anos a liderança da CCB tem diminuído o ataque a outras igrejas evangélicas, o que pode ser bom. Mas ainda o exclusivismo é a marca deles, a ponto de dizerem que a salvação está somente com os membros da CCB, por causa do seu batismo, entre outras coisas.

Precisamos fazer justiça também, que o Nosso Gracioso Deus está salvando muitas pessoas de uma vida de pecado, idolatria e espiritismo por meio deles. Felizmente ainda vemos no credo oficial da CCB os ideais do Protestantismo, e graças a esses vestígios da verdade, algo está sendo genuinamente realizado entre eles. Precisamos também nos resguardar de disseminarmos tal atitude exclusivista. Como humanos podemos cair nesse laço.

Que nosso trabalho seja o de  II Co 10.5.

_______

* Para os Presbiterianos: Existe um documento do SC, que inclui a congregação cristã como igreja cristã evangélica, não sendo necessário o batismo. Alguns pastores já duvidaram dessa minha informação, outros ao depararem com ela, acharam que não era sobre a CCB que tal documento refere-se, pois está escrito com iniciais minúsculas, como comecei aqui. Pois bem, até que se resolva isso, qualquer membro da CCB que decida tornar-se da IPB, que não queira receber o batismo, não há razão autorizada para que o Conselho insista nisso. O documento diz assim: "SC-54-137 - Quanto às consultas dos Presbitérios de Niterói, de Sorocaba e da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo sobre como devem ser recebidos na IPB membros de igrejas pentecostais, congregação cristã ou Assembléia de Deus, bem como pessoas que professam a fé em igrejas reconhecidamente evangélicas mas que não pertencem à Confederação Evangélica do Brasil e também não concedem carta de transferência para outras denominações, o SC resolve responder que essas pessoas sejam recebidas por pública profissão de fé, independente de novo batismo." (negrito e itálico meu)

8 comentários:

  1. (Irmão do Francisco, O Cristão) - "Ok, ok, Lutero, você disse ao meu irmão que o véu em 1a Coríntios 11 era uma questão contextual, mas o apóstolo Paulo deixa claro que as mulheres deveriam usar o véu também, por causa dos 'anjos' (vs: 10) como sinal de autoridade. Tá vendo, tá vendo, não era só contexto, envolvia preceitos espirituais eternos, viu só?"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. (Irmão do Lutero, Calvino) - "É lamentável ver que você está seguindo os mesmos passos de seu irmão Francisco, Cristão. O grande problema da CCB está em suas interpretações "isolacionistas" da Escritura Sagrada, o que representa um grande perigo a Hermenêutica Sacra sadia! (Existe alguém que gosta muito de fazer isso - Mt: 4.5-6). No texto em pauta, vemos que o apóstolo Paulo está remetendo-se primeiramente a questão da autoridade dos homens na igreja de Corinto (vs: 3). E, no vs: 9, ele deixa claro que a mulher deveria usar o tal véu porque a mulher foi criada por causa do homem. Então, seriam os "Anjos" desta passagem realmente seres celestiais? Em ap: 2.1 o SENHOR JESUS mando o apóstolo João escrever ao "Anjo da igreja...". A não ser que o amigo Cristão considere que o apóstolo João tinha uma pena mágica que escrevesse cartas espirituais, a melhor interpretação é considerar os tais Anjos (Literalmente= Mensageiros) como os pastores (ops, desculpe-me, anciãos, líderes, etc.) daquelas igrejas, bem como de Corinto. Isso, amigo Cristão, se chama "Analogia da Fé", mostrando que a Bíblia explica a própria Bíblia.

    Que o Espírito Santo através de Sua Palavra (TODA) o guie em Sua verdade, amém!"

    ResponderExcluir
  4. Não sei de quem estarei discordando, irmão Luis, mas se é a vc ou a um ficticio, não importa...a passagem NÃO fala de anjos=pastores, mas aos anjos celestiais, pois a causa é um sinal autoridade. Foi usado o texto de Ap, mas em hb diz que os anjos são ministros para nós.
    Existe outras causas 'teológicas', mas ainda assim é dentro do contexto cultural que Paulo leva isso em conta.'Não diz a propria natureza'...entendo que essa 'natureza' é po contexto de Corinto

    ResponderExcluir
  5. 1) De onde se infere que são anjos espirituais??? Porque se, de fato fossem, Paulo não daria tanta ênfase na liderança masculina da igreja. vs:9 "Por causa do homem.." / vs 10: "por causa dos anjos..." / vs:11 "[dependente] do homem".
    2) Infelizmente não há prova escriturística (óbvia) para dizer que são seres espirituais, já que anjos também podem ser considerados mensageiros humanos. Ao que parece no contexto de Hebreus, eles não são ministradores "litúrgicos" de nossos cultos (a discussão em pauta de COrinto), mas sim, servidores dos "que hão de herdar a salvação". Tratar-se-ia mais do aspecto missiológico, e não do culto.
    3) Caso a objeção do irmão fosse correta, então porque hoje as mulheres não devem mais respeitar os anjos (Os do Brasil são mais liberais que os de Corinto?). Tal preceito não deveria ser considerado para todas as épocas?

    ResponderExcluir
  6. AlôÔô... Alguém pode responder o meu comentário?

    ResponderExcluir
  7. Meus motivos: 1) ele está falando de homem como cabeça, introduzir um termo em um contexto onde ele já estava usando já estava usando outro, só iria confundir e ficaria sem proposito, 2)Paulo não usa anjos como sinônimo de homens e/ou presbiteros, quem fez isso foi o Senhor Jesus em Ap.3) pode me indicar alguém além de vc que pense que anjos em 1 Co 11 seja = homens?
    abração

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz do SENHOR JESUS aos irmãos do blog...

    Agradeço a paciência do irmão, apesar das objeções levantadas não terem esclarecido a dúvida em questão: "Se o uso do véu era apenas uma questão contextual, porque os Anjos seriam desrespeitados apenas naquela época e não hoje? Se a questão fora temporária, porque o desrespeito foi direcionado a seres espirituais imortais por aquele costume?"

    Consultei alguns companheiros mais capacitados do que eu e verifiquei que a ênfase realmente era na liderança masculina. Realmente a ligação destes anjos com esta liderança realmente seria meio "Forçada". Mas, considerando que os "seus [dos pequeninos de Cristo] anjos nos céus vêem incessantemente a face do Pai Celeste" (Mt: 18.10) desrespeitar a autoridade apostólica, bem como da liderança masculina de Corinto, seria uma afronta direta a autoridade dada pelos céus a eles. Se o irmão considerar uma interpretação mais palusível, por favor compartilhe.

    Que o SENHOR JESUS os abençoe!

    ResponderExcluir