domingo, 13 de abril de 2014

Ao cantor João Alexandre (que cantará em uma Igreja Adventista)


Vi esse anúncio no Facebook, o que me preocupou. O nosso irmão João Alexandre até agora, e creio que continuará, sendo uma voz profética no seio gospel brasileiro por sempre cantar e se manifestar contra a secularização que nossos músicos evangélicos (e pregadores) tem sofrido. É muito triste ver como grupos e cantores viraram estrelas. E como a teologia da prosperidade e o estrelismo gospel tem destituído jovens cristãos da cruz. Nosso irmão João Alexandre tem sido uma voz em nossa consciência. E mesmo os que foram idolatrados ultimamente, espero em Deus que saiam dessa armadilha.

Mas como muitos Reis em Israel e em Judá que, mesmo sendo fieis, acabavam ‘oferendo sacrifícios nos altos’ creio que nosso irmão cometerá um erro nocivo ao seu ministério. Espero, e oro, que ele leia essa postagem.
__________

Prezado Irmão, João Alexandre. A Igreja Adventista Nova Semente, ainda não renunciou as heresias que o Adventismo tem propagado por mais um século e meio, e dificilmente renunciará: "* Crendo que Deus tem usado a Igreja Adventista do Sétimo Dia para contribuir no contínuo processo de reforma e descoberta da verdade, nós somos membros da Nova Semente, que é parte da comunidade mundial dos Adventistas do Sétimo Dia. Nós entendemos que essa igreja é parte do corpo maior de Cristo, feito para aqueles que plenamente aceitaram o sacrifício dEle por nós."(http://www.novasemente.org/conheca/nossos-fundamentos/).

Gostaria que considerasse algumas informações, que tenho certeza que o irmão não sabe.

1. O Adventismo nega a inerrância bíblica. Para justificar erros nos escritos da grande e única profetisa exclusiva e exclusivista, Ellen White, os teólogos adventistas dizem:

Alguns têm tropeçado no fato de que há imperfeições nos escritos de Ellen White. “Não há acusação que possa ser levantada contra Ellen White, em seu papel profissional como profeta, que não poderia e não tenha sido primeiro levantada contra os escritores da Bíblia...” “Não reivindiquemos mais para a Sra. White do que reivindicaríamos para os escritores bíblicos;...” “Precisamos ser consistentes; precisamos tratar Ellen White exatamente como trataríamos qualquer profeta dos tempos bíblicos. Se não rasgamos de nossa Bíblia os salmos escritos por Davi, as profecias de Jeremias e Jonas e as duas epístolas de Pedro, então não temos direito de lançar fora os escritos de Ellen White. (http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/02/refer%C3%AAncia_01b.pdf)

2. O Adventismo teve por pais espirituais, a arianos e semi-arianos. E até hoje, eles só tentam justificá-los – pois segundo eles, foram por meio desses que a ‘verdade’ foi restaurada:

O desenvolvimento da doutrina da Divindade no adventismo do sétimo dia pode ser dividido em seis períodos: (1) Predominância antitrinitariana (1846-1888); (2) Insatisfação com o antitrinitarianismo (1888-1898);  (3) Mudança de paradigma (1898-1913);  (4) Declínio do antitrinitarianismo (1913-1946);  (5) Predominância trinitariana (1946-1980); e Tensões renovadas (1980 até o presente).” http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/o-debate-adventista-sobre-a-trindade/

“De cerca de 1846 a 1888, a maioria dos adventistas rejeitava o conceito da Trindade – ao menos como eles o entendiam. Todos os principais escritores foram antitrinitarianos, embora a literatura contenha referências ocasionais a membros que mantinham opiniões trinitarianas. Aqueles que rejeitavam a doutrina tradicional da Trindade dos credos cristãos eram crentes sinceros no testemunho bíblico concernente à eternidade de Deus o Pai, à divindade de Jesus Cristo “como Criador, Redentor e Mediador” e à “importância do Espírito Santo.” (http://setimodia.wordpress.com/2011/11/03/os-pioneiros-adventistas-e-a-trindade/).

3. O sábado não é uma questão de praxis litúrgica, onde disputamos o domingo[dia esse que segundo Ellen White é a marca da Besta, tem origem em Satanás!], ou um dia em sete, para adoração e dedicação ao Senhor. O Sábado é um selo que marca quem será salvo, especialmente no tempo da grande tribulação. Como um de seus historiadores e reconhecidos teólogos afirmou:

Desde 22 de outubro de 1844 Jesus, no lugar santíssimo, tem chamado a atenção para o sábado, não simplesmente porque é o sétimo dia, mas porque representa um modo único e cristão de vida, o critério final que separa o bem do mal nos últimos dias.” (História do Adventismo, p. 282).

4. Inventaram... na verdade para justificar a falsa profecia de 1844, fazem daquele fiasco um evento bíblico, remanufaturaram a obra de Cristo a um ministério ‘bifásico’ no Santuário Celestial. Isto é irmão João Alexandre, quando o irmão pensa que Cristo está na presença do Pai no Santíssimo Celestial desde a Sua ascensão, eles pensam que isso só se acontece desde 22 de outubro de 1844:

Desse modo, os que seguiram a luz da palavra profética perceberam que, em vez de vir à Terra ao terminarem em 1844 os 2.300 dias proféticos, Cristo entrou no lugar santíssimo do santuário celestial, a fim de levar a cabo a obra final de expiação, preparatória à Sua vinda. [...] O engano não ocorreu na contagem dos períodos, e sim no evento a ocorrer no final dos 2.300 dias. Ainda assim, cumpriu-se tudo que estava predito pela profecia.” (O Grande Conflito, Ed. condensada, pp. 239,242.)

“A proclamação:’ Ai vem o Esposo!’ foi feita no verão de 1844.” (O Grande Conflito, p. 425).

5. Por falar em 1844, eles afirmam que essa é a principal doutrina adventista. Segundo um autor adventista:

"Como adventistas, cremos que desde 1844 estamos vivendo o Dia antitípico da Expiação. Isto significa que o Dia da Expiação era simplesmente um modelo, um tipo, desse verdadeiro Dia da Expiação. Assim como os sacrifícios de animais eram símbolos da cruz, o Dia terrestre da Expiação era símbolo do dia real, inaugurado em 1844 pela obra de juízo efetuada por Cristo no santuário celestial. Então, se estamos vivendo o Dia da Expiação, essa não deve ser uma grande notícia? Não deveria qualquer “dia” ser dedicado à expiação, à obra de Deus em nos salvar, algo que pelo qual devemos ser gratos?” (http://www.ellenwhitebooks.com/ESabatina/Livros.asp?lista=150&pagina=13).

“O Senhor tirou-me do pecado, da morte e da alienação e vazio de uma vida afastada de Deus, e elevou-me não apenas a um conhecimento de Jesus, mas ao adventismo, á verdade presente, ao movimento mais importante desde a Reforma Protestante”
“...nossa [Adventista] mensagem está ligada ao que aconteceu em 1844.”
“ Se a doutrina de 1844 não era bíblica, Ellen White pertencia á mesma classe de Mary Baker Eddy e Joseph Smith.”
“ Se o juízo de 1844 não era bíblico, a igreja tampouco o era.”
“ A lógica me dizia que se a data de 1844 não fosse bíblica, o adventismo não seria nada mais do que uma seita.”
“ Se alguém quisesse usar o Antigo Testamento – sem consultar o Novo – teria tanta evidência para o juízo investigativo em 1844 quanto teria para provar que Jesus de Nazaré é o Messias!”
“...minha confiança na verdade de 1844 permitiu-me vê-la [Ellen White] como um dos maiores profetas que já existiram!”
“Minha compreensão da verdade a respeito de 1844 deu-me uma nova experiência com Jesus..”
“...os ensinamentos sobre 1844 provam, além de qualquer dúvida, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica.”
“O juízo investigativo – mais que o estado dos mortos, o sábado e a segunda vinda – estabelece a validade do adventismo.”
“Enquanto não entendermos a verdade de 1844, percebendo que os adventistas são os únicos que a ensinam...”
“...se não tiver profundo conhecimento a respeito dessa data [1844] ...então estará mal preparado para a sacudidura e o tempo de angustia.” 
“A data de 1844... não nos salva. Mas, se 1844 não for uma data bíblica, nossa mensagem é falsa: somos uma igreja falsa ensinando uma falsa mensagem, e levando as pessoas por uma caminho enganoso. Ou a data de 1844 é verdadeira e temos a verdade, ou é falsa e nós herdamos uma mentira e a temos propagado.”
“O juízo investigativo de 1844, o pilar teológico de nosso movimento...uma vez que ela [a doutrina de 1844] desapareça, imediatamente desaparece o adventismo”
(Trechos do Capítulo 1 do livro 1844 – uma explicação simples das principais profecias de Daniel, publicado peca Casa Publicadora Brasileira, da Ig. Adventista.)

6. Irmão João Alexandre, eles também creem em um ministério profético exclusivo na pessoa de Ellen White que os torna a Igreja Remanescente, entre outras coisas. Veja um exemplo nessa declaração de fé:

Uma Declaração de Fé no Espírito de Profecia - Nós, os delegados reunidos em Utrecht para a 56ª Assembleia da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia expressamos louvor e gratidão a Deus por Seu dom gracioso do Espírito de Profecia. Em Apocalipse 12, João, o revelador,identifica a Igreja nos últimos dias como os “remanescentes… que guardam os Mandamentos de Deus e têm o Testemunho de Jesus” (verso 17). Cremos que, nesse breve retrato profético, o revelador está descrevendo a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que não apenas guarda “os Mandamentos de Deus”, mas que tem o “Testemunho de Jesus”, ou seja, “o Espírito de Profecia” (Apoc. 19:10). Na vida e ministério de Ellen G. White (1827-1915) vemos o cumprimento da promessa de Deus no prover à Igreja remanescente o “Espírito de Profecia”. Embora Ellen G. White não reivindicou para si o título de “profeta”, cremos que ela realizou a obra de um profeta e mais. Ela disse, “Minha comissão abrange a obra de um profeta, mas não finda aí” ( Mensagens Escolhidas, p. 36);  “Se outros me chamam assim [profetisa], não discuto com eles.” (idem, p. 34);  “Minha obra inclui muito mais do que este nome significa. Considero-me uma mensageira a quem o Senhor confiou mensagens para Seu povo,” (idem, p. 36). O encargo principal de Ellen G. White foi dirigir a atenção para as Santas Escrituras. Ela escreveu: “Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior.” (O Colportor Evangelista, p. 39). Ela cria que, embora seus escritos fossem a “luz menor”, eles eram luz, e que a fonte dessa luz é Deus. Como adventistas do sétimo dia cremos que “Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa” (O Grande Conflito, p. 8). Consideramos o cânon bíblico encerrado. Contudo, cremos também, como o fizeram os contemporâneos de Ellen G. White, que seus escritos têm a divina autoridade tanto para o viver piedoso quanto para a doutrina. Assim, recomendamos: 1) Que como Igreja busquemos o poder do Espírito Santo para aplicar mais plenamente à  nossa vida o conselho inspirado contido nos escritos de Ellen G. White e 2) Que nos empenhemos mais para publicar e fazer circular esses escritos ao redor do mundo. Esta declaração foi aprovada e votada pela sessão da Conferência Geral em Utrecht, na Holanda em 30 de junho de 1995.”


7. Eles não creem na doutrina clássica da Trindade. Acusam injustamente os credos cristãos históricos de ensinar heresias, e inventaram uma ‘trindade’ sob os moldes das visões de Ellen White:

A declaração feita por Ellen White em 1898 de que “em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada” (DTN, 530) constituiu o ponto de partida tanto para a ratificação da Trindade como um ensino bíblico autêntico (Dederen, 5,12) como para uma forma distinta de compreendê-la como doutrina. A declaração de Ellen White não só descartava o erro básico incluído na primitiva cristologia adventista e na doutrina de Deus, a saber, o subordinacionismo temporal do Cristo preexistente, mas também da doutrina clássica (Dederen, 13) que envolvia a eterna e ontológica subordinação do Filho.” (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 169.).

8. Por último irmão João Alexandre, se a Igreja Adventista Nova Semente é fiel ao sistema Adventista, eles te olham como filho de Babilônia, como um campo missionário, de onde o irmão tem que sair:

Temos uma obra a fazer por ministros de outras igrejas. Deus quer que eles se salvem. Como nós mesmos, eles só poderão obter a imortalidade mediante a fé e a obediência. Precisamos trabalhar diligentemente por eles, a fim de que a possam alcançar. Deus quer que eles tenham parte em Sua obra especial para este tempo. Quer que se achem entre os que estão dando o alimento a tempo a seu povo. Por que não se haveriam eles de empenhar nesta obra? Nossos pastores devem buscar aproximar-se dos pastores de outras denominações. Orai por esses homens e com eles, por quem Cristo está fazendo intercessão. Pesa sobre eles solene responsabilidade. Como mensageiros de Cristo, cumpre-nos manifestar profundo e fervoroso interesse nestes pastores do rebanho.”
http://www.ellenwhitebooks.com/index2.asp?lista=

"As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro e composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém*, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas varias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: ‘Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’ E uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.
(A Igreja Remanescente, p. 51 - *Obviamente, com exceção desse ponto, que é um dos desvios da teologia liberal, discordamos em gênero, número e grau das demais afirmações, sendo doutrinas falsas ou diabólicas, como insiste a profetisa Adventista.)

Irmão João Alexandre, a quem amamos, reconsidere em oração se deve ir mesmo a essa seita diante desses fatos (e de outros que não mencionei), lembrando que “muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (I Jo 4.1), e que “se possível fora, enganariam mesmo os escolhidos”(Mt 24.24).


50 comentários:

  1. a atitude desse irmão, pode levar alguns incautos ao erro e ferir a consciência de outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Sena, a paz do Senhor!

      Quando mesmo o irmão João Alexandre cantará na Nova Semente?

      Gostaria de vê-lo louvar a Deus!

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Desesperoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou mesmo Sétimo Dia... estou mesmo.

      Falei a um irmão que acho que será impossível impedir a infiltração Adventista no Evangelicalismo Brasileiro.

      O poder de manipulação de imagem na divulgação de propósitos é algo fabuloso. Bem típico de quem já se transformou em anjo de luz...

      Que Deus tenha misericórdia de nós... além do pragmatismo, teologia da prosperidade, sincretismo, comércio, infiltrando na igreja, agora o Adventismo... mais tarde, como nos EUA, será o Mormonismo...

      Só na Nova Jerusalém, é que não entrará coisa impura.

      Excluir
  3. Querido irmão Fernando, se ele orar e ser sensível a várias questões envolvidas, eu creio que ele pode ver o perigo logo adiante. Se me 'ouvir', excluirei essa postagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      Irmão Sena, então o irmão João Alexandre deveria então ser SENSÍVEL ao seu apelo ou ele deveria ser SENSÍVEL ao toque do ESPÍRITO SANTO?

      Jesus acusou os ESCRIBAS e FARISEUS de amarem a Lei e odiarem ao seu PRÓXIMO.

      Irmão Sena, você não estaria amando mais a LETRA e ODIANDO ao seu PRÓXIMO? Os seus irmãos em Cristo?

      Por que você não considera como seu irmão um cristão que pensa diferente de você! Foi você que afirmou isso no TEMA anterior, não estou inventando nada!

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  4. Acho muito perigoso quando cristãos evangélicos começam a achar normal manter comunhão com seitas e grupos heterodóxicos. Muitos crentes tem cometido esse erro, não apenas em relação ao adventismo. Fico observando como os cristãos se emocionam cantando louvores do Voz da Verdade, vejo crentes dizendo que a biblia das tj é bíblia que nem as outras e fico preocupado. Qualquer crente que defende o evangelho hoje com firmeza logo é chamado de dogmático e antipático. Esses crentes deveriam rasgar as epístolas de suas bíblias, pois os escritos apostólicos não eram nada ecumenicos. Devemos orar pelo nosso irmão João Alexandre para que ele pense melhor sobre esse assunto. Paz e graça, irmão Luciano.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Sales, muito feliz e sentir conforto em ler as suas palavras... a cada dia fica mais difícil sermos ortodoxos.

    ResponderExcluir
  6. É muito forte o avanço da seita adventista 7 dia, pois seu proselitismo contra as igrejas evangélicas no brasil é forte, so Jesus para guardar a igreja brasileira........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Odair Vieira, a paz do Senhor!

      Irmão Vieira, a IASD está somente no BRASIL?

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  7. Estimados Irmãos em Cristo
    Fernando, Luciano, Sales, Odair. Cito-os por ordem de postagens com todo respeito.
    Domingo próximo passado pregamos na Congregação , a qual, pela Graça de Deus, estamos responsáveis sobre a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, Naquela ocasião os Fariseus perceberam e se inquietaram pelo fato dos discípulos louvarem o Nome Bendito do Senhor Jesus exclamando: " Bendito o Rei que vem em Nome do Senhor ! Paz no Céus Glória nas alturas ! " Lc.19.38-39.
    Logo o Senhor os responde dizendo-lhes: " Digo-vos que, se estes se calarem as próprias pedras clamarão. "
    Amados do Senhor, cremos que é hora de toda liderança evangélica tomar conhecimento das verdades desta páginas e com ousadia e intrepidez denunciar as heresiasa Luz das Santas Escrituras , conforme nosso irmão Luciano Sena tem feito em seu Blog ao longo deste tempo , afim de que " as pedras não venham a clamar . "
    Cremos que estas pedras são pessoas não convertidas , sem nenhuma experiência do Novo Nascimento do Espirito Santo, não nascidas de Deus, as quais vivem na prostituição, mentira, adultério, engano, idolatria e estão na mídia televisiva " pregando o evangelho " sem vida com Deus, enganando-se e sendo automaticamente enganado. Creio que Paulo já nos prevenia destes fatos quando ao escrever sua carta aos Filipenses 1.15-18 , percebia ele que a motivação para a pregação do Evangelho eram diversas, porém de qualquer maneira o Evangelho estava sendo propagado e cada um, como sabemos, dará contas ao Senhor de suas motivações.
    Cremos que é a hora de despertarmos do sono e motivarmos nossas Autoridades Eclesiásticas se unirem para que PARTE dos Dízimos e Ofertas de Amor entregues no Altar do Senhor sejam direcionadas para mídia televisíva , para que seja denunciada o engodo das seitas que demonstram-se " simpatizante " e até nos chamam de " irmãos " dos evangélicos, porém na realidade nos consideram "BABILÔNIA " e com o " Sinal da Besta ".
    Os próprios amados do Senhor Jesus adventistas poderiam olhar com a iluminação do Santo Espirito e constatar a grande incoerência em suas lideranças ( representantes do Adventismo ) nos chamarem de irmãos e na verdade ter em seus conceitos pensamentos antagônicos dos evangélicos x adventistas. Poderiam perceber a hipocrizia com que nos é dirigida a comunicação pela TV NOVO TEMPO, quando algum evangélico comunica-se com eles. A Hipocrisia era algo que o Senhor Jesus não comungava de forma alguma.
    Só por aí os amados adventistas que participam deste blog direta e indiretamente, poderiam tirar suas conclusões do meio em que estão infiltrados, envolvidos. Estamos sinceramente orando ao Pai das Luzes, para que seus olhos sejam iluminados e que " as escamas caiam de seus olhos " e possam o mais breve poossível entender que nosso propósito e motivação não é criticá-los, condená-los ou mostrar quem " sabe mais a Bíblia " , mas que cheguem ao conhecimento da Verdade que os levará ao verdadeiro Descanço que é o Senhor Jesus Cristo.
    Continuemos a amá-los com toda força de nossos corações , assim como Cristo nos ama, com Seu Imensurável Amor.
    MARANATA !!!
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Wilton, a paz do Senhor!

      Faço de suas palavras as minhas palavras! Muito profundo e verdadeiro!

      "Estamos sinceramente orando ao Pai das Luzes, para que seus olhos sejam iluminados e que " as escamas caiam de seus olhos " e possam o mais breve possível entender que nosso propósito e motivação não é criticá-los, condená-los ou mostrar quem " sabe mais a Bíblia " , mas que cheguem ao conhecimento da Verdade (através do Espírito Santo de Deus) que os [nos] levará ao verdadeiro Descanço que é o Senhor Jesus Cristo".

      Continuemos a amá-los [que nos amemos uns aos outros] com toda força de nossos corações , assim como Cristo nos ama, com Seu Imensurável Amor.

      MARANATA !!! Amém!!! O Senhor logo vem!!! Aleluia!!!

      Do seu irmão em Cristo!

      Alexandre Dietrich

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  8. Para efeito de esclarecimento, quando falamos em pedras clamando nos referimos não somente na mídia televisiva mais em todas as esferas da sociedade, pessoas que se dizem religiosas, mas que não tem vida com Deus. Isto ocorre até no meio evangélico, pois sabemos que nosso inimigo semeia " o joio " no meio " do trigo ". Falamos em termos gerais, pois como sabemos a verdadeira Igreja do Senhor Jesus é aquela composta dos verdadeiros adoradores que adoram a Deus em espirito e em verdade e que aceita a salvação tão somente pela Graça do Senhor, tendo como consequência automática as boas obras que acompanham o Salvo como fruto de sua salvação, pois nos tornamos nova criatura, a coisas velhas já passaram e eis tudo se fez novo. Ef.2.8-9; 2Co. 5.17 e algo maravilhoso que não podemos esquecer nunca que esta salvação é garantida Jo. 10.28, é impossível perdê-la e jamais entraremos em Juízo, pois passamos da morte para a Vida Jo.5.24. O Verbo esta no presente. Estas bênçãos são adquiridas hoje, Já. Glória seja dada ao Nome do Único e Todo-Suficiente Salvador Jesus Cristo.
    Em Cristo
    Vosso Conservo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido e amável irmão Wilton, que Deus favoreça seu trabalho e mantenha sua fidelidade.

      Como eu disse acima, deter o avanço da infiltração adventista será muito difícil, pelo menos olhando para os fatos como eles estão desenrolando. Que Deus tenha misericórdia de nós.

      Excluir
    2. Olá irmão Wilton, a paz do Senhor!

      Mas uma vez o irmão escreveu de forma fantástica, muito boa sua meditação!

      Só no finalzinho não concordamos em:

      "é impossível perdê-la e jamais entraremos em Juízo, pois passamos da morte para a Vida"

      Mas glórias a Deus e paz na terra! Amém!

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  9. Alexandre, pelo que leio em suas palavras, vc já foi evangélico...? Saiu e foi para a IASD? Ou estou enganado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      Não, sou Adventista do 7º Dia de "BERÇO" mesmo.

      Mas tem alguma diferença?

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  10. o maior erro da seita adventista é o juízo investigativo, pois esse movimento nasceu encima duma grande mentira, e tambem os escritos inspirados da sra EGW esse é o divisor entre as igrejas evangelicas e a seita adventista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odair Vieira, a paz do Senhor!

      A Hora do Juízo

      Os capítulos 2, 7 e 8 do livro de Daniel apresentam eventos históricos que precedem a segunda vinda de Cristo. Eles descrevem a sucessão de quatro impérios, com destaque para o último que atuou contra a autoridade de Deus e contra o ministério intercessório de Jesus. O capítulo 7 narra-o dizendo: "Proferirá insultos contra o Altíssimo e porá à prova os santos do Altíssimo; ele tentará mudar os tempos e a lei (...)" (Daniel 7:25 BJ).

      Entretanto, Deus não permitiria que Sua lei e a verdade sobre o ministério sumo sacerdotal de Jesus prosseguisse indefinidamente obscurecida pelo erro. Através de homens e mulheres fiéis, Ele reavivaria Seus propósitos (Isaías 58:12). A reforma protestante redescobriu parcialmente o papel de Cristo como nosso Mediador, o que ocasionou grande reavivamento no mundo cristão. Contudo, havia ainda outras verdades a serem restabelecidas acerca de Seu ministério celestial. E o tempo em que Deus restauraria essas verdades e iniciaria o grande julgamento da raça humana foi revelado:

      - Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército a fim de serem pisados?
      - Até DUAS MIL E TREZENTAS TARDES E MANHÃS, e o santuário será purificado. (Daniel 8:13-14 RA).

      Ao anjo Gabriel foi entregue a missão de explicar esses eventos ao profeta Daniel; no entanto, o impacto das informações o conduziu a enfermidade (Daniel 8:26-27), e isso motivou Gabriel a interromper os esclarecimentos quanto ao período das "2300 tardes e manhãs", a única parte da visão que não havia sido explicada. Contudo, ele retorna com o objetivo de resolver esta questão (Daniel 9:21-23). Portanto, os capítulos 8 e 9 do livro de Daniel estão fortemente conectados, sendo o capítulo 9 a chave para desvendar o mistério desse período de tempo descrito no capítulo 8. Antes porém, se faz necessário entender o significado da expressão "tarde e manhã":

      "(...) E disse Deus: 'Haja luz.' E houve luz.
      E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
      E Deus chamou à luz DIA; e às trevas chamou NOITE. Houve TARDE e MANHÃ, o primeiro DIA." (Gênesis 1:3-5 RA).

      De acordo com a Bíblia, "UMA TARDE" (noite - trevas) e "UMA MANHÃ" (dia - luz) formam o tempo de "UMA DIA" (período compreendido entre um pôr do Sol ao outro), e esta maneira de mencionar o intervalo de "UM DIA" foi utilizada pelo anjo Gabriel. Portanto, as "2300 TARDES e MANHÃS" de Daniel 8:14 referem-se a "2300 DIAS". Porém, os capítulos 8 e 9descrevem tanto eventos proféticos quanto tempo profético(b), e nesses casos, "um dia" representa "UM ANO" (cf. Números 14:34; Ezequiel 4:7).

      Deste modo, os "2300 DIAS" proféticos equivalem a "2300 ANOS" literais. E o próprio Gabriel auxilia nesta questão ao afirmar que a transgressão contra o santuário (Daniel 8:13) se estenderia até o "TEMPO do FIM" (até os "dias LONGINQUOS", Daniel 8:17-19 e 26); isso elimina a contagem simplista de "2300 DIAS", pois o seu tempo equivalente de 6 anos e 3 meses não atingem o "TEMPO do FIM" (cf. Daniel 12:4-9). Assim sendo, prossigamos com as palavras de Gabriel:

      "(...) Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão. SETENTA SEMANAS estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o santo dos santos." (Daniel 9:22-24 RA).

      Excluir
    2. E o que significa essas "SETENTA SEMANAS"? Existe alguma relação entre elas e os "2300 ANOS"?

      Quando o anjo Gabriel retorna para continuar as explicações sobre a visão descrita no capítulo 8, ele inicia justamente abordando as questões de Daniel 8:13 que não tinham sido esclarecidas, e isto dificultava o entendimento da visão (Daniel 8:27 cf. Daniel 9:23). O período de "70 SEMANAS" e os eventos vinculados à ele esclarecem tanto a pergunta, como a resposta narradas nos versos de Daniel 8:13-14. Tem-se ainda a palavra "CHATHAK" em Daniel 9:24 que também relaciona diretamente as "70 SEMANAS" aos 2300 anos.

      Embora a maioria das traduções bíblicas utilizem a palavra "DETERMINADA" ou "DECRETADA" para traduzir o termo hebraico "CHATHAK": "setenta semanas estão DETERMINADAS [CHATHAK] sobre o teu povo" (Daniel 9:24), o sentido que mais aproxima-se dele são os verbos SEPARAR, CORTAR, DIVIDIR, REPARTIR. E algumas traduções optaram em usar estes verbos como correspondente a "CHATHAK", posicionamento defendido também pelo dicionário hebraico-inglês de Genesius.

      Portanto, as "70 SEMANAS" foram cortadas ou separadas dos 2300 anos citados na visão de Daniel: "Por isso, preste atenção à mensagem para entender a VISÃO: setenta semanas estão decretadas ["CHATHAK" - separadas, retiradas]" (Daniel 9:23-24 NVI). E para realizar essa separação de tempo, o mesmo princípio bíblico, "CADA DIA POR UMA ANO" (Números 14:34; Ezequiel 4:7), deve ser aplicado as "70 SEMANAS". Como uma semana possui 7 dias e a profecia menciona 70 semanas, logo: 70 x 7 = 490 dias (proféticos) ou 490 anos(literais). Assim, 490 anos devem ser subtraídos de 2300 anos.


      E em que momento inicia a contagem dos 490 anos?
      "Saiba e entenda que, a partir da PROMULGAÇÃO do DECRETO que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o príncipe, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis." (Daniel 9:25 NVI).

      Segundo Gabriel, a contagem dos 490 anos inicia a partir da ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém. E a História registra que essa ordem foi dada pelo rei ARTAXERXES, da Pérsia, no ano 457 a.C.


      O verso de Daniel 9:25 revela ainda que desde a ordem para recuperar Jerusalém ATÉ o UNGIDO (até o batismo de Jesus Cristo), se passariam "SETE SEMANAS" e "SESSENTE e DUAS SEMANAS", que somadas totalizam "69 SEMANAS". Então, a partir da contagem inicial das "70 SEMANAS" (490 anos), "69 SEMANAS" se passariam até a chegada da época do batismo de Cristo. E, em linguagem profética, "69 SEMANAS" equivalem a 483 anos (69 semanas x 7 dias semanais), o que conduz ao ano 27 d.C., data em que se realizou o batismo de Jesus.


      Contudo, Daniel 9:25 menciona somente 69 das 70 semanas proféticas. Resta ainda "UMA SEMANA" a ser analisada, pois: "Ele fará firme aliança com muitos, por UMA SEMANA; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares. (...)" (Daniel 9:27RA).

      Excluir
    3. A profecia afirma que o Ungido, na METADE da ÚLTIMA SEMANA (três anos e meio - 3½), cessaria o sacrifício. Em outras palavras, Jesus morreria na cruz e não seria mais necessário o sacrifício de animais que Israel realizava (Mateus 27:51 cf. Hebreus capítulo 9). E a História registra que exatamente no ano 31 d.C., Jesus foi morto, confirmando com exatidão as profecias.

      A OUTRA METADE (três anos e meio 3½) da "ÚLTIMA SEMANA" terminou em 34 d.C. Nessa época o apóstolo Estevão, após testemunhar em favor de Cristo e Seu ministério, foi apedrejado pelos israelitas com o consentimento do sinédrio (Atos capítulo 7 cf. Mateus 23:37). Com esta atitude a nação de Israel encerra o tempo que lhe foi concedido para retornar aos caminhos de Deus; o que consequentemente a manteria como representante oficial dEle na Terra.4 Assim, finda-se o período de 490 anos: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade. (...)" (Daniel 9:24 RA cf.Mateus 18:22). Esses acontecimentos foram revelados a Daniel por volta de 607 a.C. e, séculos depois, tudo se cumpriu com excepcional precisão.

      Sendo que os 490 anos foram separados (repartidos) dos 2300 anos, em que ano seremos encaminhados ao prosseguir na contagem do tempo que restou? Concluiremos que o período de 2300 anos termina em 1844 d.C., ano em que iniciou-se a purificação do santuário celestial e o julgamento da humanidade.

      Deve-se entender ainda que: o termo "SELAR" (heb. CHATHAM) em Daniel 9:24, não foi usado no sentido de "ENCERRAR" ou "CONCLUIR" todos os eventos listados no próprio verso, mas para indicar que o cumprimento das profecias compreendidas no período das "70 SEMANAS" (490 anos), confirmariam (validariam) a realização das profecias vinculadas ao término do período de 2300 anos, visto que: tanto o fim do obscurecimento do ministério sumo sacerdotal de Cristo acarretado pela "TRANSGRESSÃO ASSOLADORA" (Daniel 8:17-19 e 26), quanto a eliminação do pecado e o restabelecimento da justiça eterna de Deus citados em Daniel 9:24, não se concretizaram com o encerramento dos 490 anos. Estas coisas foram profetizadas respectivamente para o "TEMPO do FIM" (Daniel 8:17-19 e 26 cf.Daniel 12:4-9) e segundo advento de Jesus (II Tessalonicenses 2:7-8 cf. Daniel 8:25; II Pedro 3:13). Adiante o resumo dos principais eventos contidos nos 2300 anos:

      457 a.C. - Entrega da ordem para reconstruir Jerusalém (Esdras 7:11-28).
      27 d.C. - João batiza Jesus, o Ungido (Mateus 3:13-17).
      31 d.C. - Sacrifício do Ungido. Três anos e meio após o Seu batismo ("na metade da semana, fará cessar o sacrifício"), Jesus foi morto na cruz do Calvário (Lucas 23:46 cf. Daniel 9:27).
      34 d.C. - Estevão, à exemplo de outros mensageiros de Deus, foi apedrejado pelo incrédulo povo de Israel (Lucas 13:34), com isso o título (credencial) de nação sacerdotal de Deus lhe foi retirado (Isaías 53:1-3, Jeremias 6:16 cf. Mateus 21:42-46); iniciou-se a perseguição à igreja primitiva (Atos 8:1-3); Paulo converte-se e leva o evangelho aos gentios (Atos 13:44-52).
      1844 d.C. - Início da purificação do santuário celestial e do juízo investigativo.

      Segundo as profecias foi a partir do ano de 1844 que as ações dos homens passaram a ser definitivamente avaliadas no juízo de Deus (cf. Daniel 7:10, Apocalipse 22:11-12), e milhões de pessoas desconhecem ou ignoram essa verdade. Por isso surgi "um anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a toda nação, tribo, língua, e povo, dizendo em grande voz: 'Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a HORA de SEU JUÍZO.' (...)" (Apocalipse 14:6-7 RA). A palavra anjo em linguagem profética significa mensagem ou mensageiro, e a descrição desse anjo voando representa a urgência com que esta mensagem deve ser proclamada.

      Excluir

    4. Infelizmente o juízo é mal compreendido. Muitos confundem o juízo divino com os flagelos e catástrofes que acontecerão antes do retorno de Cristo. Os flagelos são parte da sentença do juízo; não é o juízo. A prisão ou pena de morte, por exemplo, não é o juízo mas a condenação (sentença). Juízo é o processo pela qual se considera um caso através de um juiz, um advogado, um promotor de acusação, testemunhas e provas. E o profeta Daniel descreve o juízo celestial nas seguintes palavras:

      "Enquanto eu olhava, tronos foram colocados, e um Ancião Se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã. Seu trono era envolto em fogo, e as rodas do trono estavam em chamas. De diante dEle, saía um rio de fogo. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dEle. O TRIBUNAL iniciou o julgamento, e os livros foram abertos." (Daniel 7:9-10 NVI).

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  11. Estimado Odair
    Paz te seja multiplicada
    Creio que não tem como conciliar a doutrina principal do adventismo denominada juízo investigativo com o texto Sagrado revelado pelo Espirito Santo em João 5.24, quando o Senhor e Salvador Jesus Cristo nos promete que: " Em Verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a Vida Eterna , não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. "
    A Palavra do Senhor é tão simples e objetiva, creio que é suficiente para sabermos que para o verdadeiro cristão, não há juízo, pois nossos pecados já foram perdoados. Romanos 8.31-34. Observemos que fica o questionamento do Espirito Santo no verso 34. " Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. "
    Veja que os textos se harmonizam. Irmão Odair, se nós que somos imperfeitos, quando perdoamos, não esquecemos do fato, porém lembramos SEM SENTIR DOR. Nosso Deus que é Perfeito, ao nos perdoar, de nossos pecados não se lembra mais, segundo as Escrituras e com certeza dizer que após perdoar não CANCELA é uma heresia. Esta lançado no mar do esquecimento.
    Não tem como aceitar em sã consciência a doutrina pregada pela Sra. Ellen G. White, pois não tem base nas Santas Escrituras.
    Deus ilumine as mentes dos que não estão dando crédito as Palavras de segurança da Salvação, revelada nas Santas Letras.
    Deus a todos ilumine
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Wilton, a paz do Senhor!

      O Tribunal Celestial

      Durante as suas explicações sobre o período das "70 SEMANAS", o anjo Gabriel citou a INAUGURAÇÃO do ministério sacerdotal de Cristo no santuário celestial, que ocorreu com a unção do "SANTO dos SANTOS".


      O santuário terrestre, réplica do santuário celestial (Êxodo 25:8-9; Hebreus 8:1-2; Hebreus 9:11 e 24), foi ungido com óleo santo para que fosse consagrado para os seus serviços (Levítico 8:10-11). E o santuário celestial também deveria ser consagrado para o ministério intercessório de Jesus. Isto é revelado por Gabriel ao dizer: "para UNGIR o SANTO dos SANTOS" (Daniel 9:24 BJ), ou, "UNGIR o SANTÍSSEMO" (Daniel 9:24 NVI).

      Com Sua ascensão, pouco tempo depois de Sua ressurreição, Jesus iniciou Seu ministério como intercessor no santuário celeste. "A ida de Cristo ao lugar santíssimo como nosso sumo sacerdote para purificação do santuário a que se faz referência em Daniel 8:14; a vinda do Filho do homem ao Ancião de Dias, conforme se acha apresentada em Daniel 7:13; e a vinda do Senhor a Seu templo, predita por Malaquias 3:1, são descrições do mesmo acontecimento."

      "De fato, segundo a lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. Portanto, era necessário que as cópias das coisas que ESTÃO nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias COISAS CELESTIAIS com sacrifícios SUPERIORES." (Hebreus 9:22-23 NVI). Durante a antiga aliança, as transgressões do povo de Deus eram pela fé transferidos simbolicamente para a oferta pelo pecado e então transportadas para o santuário terrestre (Hb 9:9-10 cf.Lv 4:1-3, Lv 16:15-16), mas, sob o novo concerto, os pecados confessados são pela fé colocados sobre Cristo pelos méritos de Seu precioso sangue (Hb 10:19-22; Rm 3:23-26).3

      E, com o mesmo objetivo que o dia da Expiação era realizado para remover os pecados do santuário terrestre (Lv cap. 16), o santuário celestial é purificado pela remoção final de todos os pecados registrados nos LIVROS CELESTIAIS (Dn 7:9-10). Mas antes que ocorra a limpeza desses registros, eles serão examinados a fim de se determinar quem, através de arrependimento e fé em Cristo, está apto a entrar em Seu reino eterno. "A PURIFICAÇÃO do SANTUÁRIO, portanto, envolve uma obra de juízo investigativo. Isto ocorre antes da vinda de Cristo para resgatar Seu povo, pois quando vier, Sua recompensa estará com Ele para dar a cada um segundo as suas obras (Ap 22:12)." Em essência, o dia da Expiação é um dia de julgamento.

      Todos aqueles que verdadeiramente se arrependeram e pela fé suplicaram o sangue do sacrifício expiatório de Cristo, terão assegurado o perdão. Quando seus nomes forem chamados a julgamento e se constatar que eles estão revestidos pelo manto da justiça de Cristo, seus pecados serão apagados e eles serão considerados dignos da vida eterna. "AQUELE QUE VENCER", disse Jesus, "será assim, vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos." (Ap 3:5 RA cf. Êx 32:33).

      Excluir
    2. Na antiga aliança(f), somente os que tinham vindo perante Deus com confissão e arrependimento, e cujas transgressões eram transferidas para o santuário através do sangue da oferta pelo pecado, participavam da cerimônia do dia da Expiação (Levítico 23:26-29). Semelhantemente, hoje, durante o juízo investigativo (o grande dia da Expiação), os ÚNICOS casos a serem considerados são daqueles que manifestam arrependimento por seus pecados e depositam fé no Cordeiro de Deus (João 1:29). O julgamento dos ímpios constitui obra distinta, e ocorre em ocasião posterior. Quanto a isso o apóstolo Pedro afirma:

      "Porque a ocasião de começar o juízo pela CASA de Deus é chegada; ora se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?" (I Pedro 4:17-18 RA).
      O juízo investigativo descrito por Pedro é destinado àqueles que PROFESSAM serem seguidores de Cristo, e visa julgar se são dignos de terem seus nomes escritos no livro da Vida, pois, de acordo com Jesus: "Nem todo aquele que Me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de Meu Pai que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não foi em Teu nome que profetizamos e em Teu nome que expulsamos demônios e em Teu nome que fizemos muitos milagres?' Então Eu lhes declararei: 'Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade'." (Mateus 7:21-23 BJ).

      Os demais que não têm a Jesus como Salvador já escolheram seus destinos, para estes, destina-se a seguinte mensagem: "'Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora testemunharei CONTRA os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por Mim', diz o Senhor dos Exércitos." (Malaquias 3:5 NVI). Aos que recusaram a salvação oferecida por Deus, restará apenas a sentença final descrita em Apocalipse 20:11-15 (cf. Jeremias 6:16).

      "No juízo final, a posição, a classe, ou a riqueza não alterarão por um fio de cabelo, sequer, o caso de ninguém. Pelo Deus que tudo vê, serão os homens julgados segundo o que são na pureza, nobreza e amor a Cristo."7

      Os livros do tribunal celestial

      "O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos." (Daniel 7:10 NVI). Os livros de registros no Céu, nos quais estão relatados os nomes e ações dos homens, conduzem a decisão do juízo. "Porque Deus há de trazer a juízo TODAS as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." (Eclesiastes 12:14 RA). "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, delas darão conta no dia do Juízo; porque pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado." (Mateus 12:36-37 RA). Os propósitos e intuitos secretos aparecem no infalível registro; pois Deus "trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações." (I Coríntios 4:5 NVI cf. Hebreus 4:12-13).

      Excluir
    3. A obra de cada homem passa em revista perante Deus, tanto os registros de fidelidade quanto de infidelidade. Ao lado de cada nome, nos livros do Céu, estão escritos com exatidão toda palavra inconveniente, todo ato egoísta, todo dever não cumprido e todo pecado secreto; juntamente com toda hipocrisia dissimulada. Advertências enviadas pelo Céu que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem ou para o mal, juntamente com seus resultados de vasto alcance, tudo é fielmente registrado.


      Por sua vez, o livro da Vida contém os nomes daqueles que estão em comunhão com Deus e ao Seu serviço. Jesus disse a Seus discípulos: "(...) alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão inscritos nos céus." (Lc 10:20 BJ). Paulo fala de seus fiéis cooperadores, "cujos nomes estão no livro da Vida" (Fp 4:3 BJ). Daniel olhando através dos séculos para um "tempo de angústia qual nunca houve", declara que se livrará o povo de Deus, "todos os que se encontrarem inscritos no livro" (Dn 12:1 BJ). E João afirma que apenas entrarão na cidade de Deus aqueles cujos nomes "estão inscritos no livro da Vida do Cordeiro" (Ap 21:27 BJ).

      Além dos livros de registros e do livro da Vida, a Bíblia menciona "UM MEMORIAL" escrito diante de Deus, no qual estão registradas as boas ações "dos que temiam o Senhor e honravam o Seu nome" (Ml 3:16 NVI). Suas palavras de fé, seus atos de amor, acham-se registrados no Céu. Neemias refere-se a isso quando diz: "Por isto, Deus meu, lembra-Te de mim e não apagues as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e para o Seu serviço." (Ne 13:14 RA).

      No "LIVRO MEMORIAL" de Deus, toda ação de justiça se acha imortalizada. Ali, toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que foi proferida, acham-se fielmente historiados. E todo ato de sacrifício, todo sofrimento e tristeza suportados por amor de Cristo, encontram-se registrados. Diz o salmista: "Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no Teu odre; não estão elas INSCRITAS no Teu LIVRO?" (Sl 56:8 RA).

      CONSIDERAÇÕES FINAIS
      "Vivemos hoje no grande dia da Expiação. No cerimonial típico [cerimonial mosaico], enquanto o sumo sacerdote fazia expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o Senhor, para não serem extirpados dentre o povo. De igual modo, todos quantos desejem ver o seu nome conservado no livro da Vida, devem, agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração, profundo e fiel. (...)

      Quando se encerrar a obra do juízo de investigação, o destino de todos terá sido decidido; ou para a vida, ou para a morte. O tempo da graça finaliza pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu. Cristo, no Apocalipse, prevendo aquele tempo, declara: 'Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o Meu galardão está comigo, para dar a cada um SEGUNDO a sua obra.' (Ap 22:11-12 KJV cf. Ap 16:17).

      Excluir
    4. Os justos e os ímpios estarão ainda a viver sobre a Terra em seu estado mortal; estarão os homens a plantar e a construir, comendo e bebendo, todos inconscientes de que a decisão final, irrevogável, foi pronunciada no santuário celestial. Antes do dilúvio, depois que Noé entrou na arca, Deus o encerrou ali, e excluiu os ímpios; mas, durante sete dias, o povo, não sabendo que seu destino se achava determinado, continuou em sua vida de descuido e de amor aos prazeres, zombando das advertências sobre o juízo iminente. 'Assim', diz o Salvador, 'será também a vinda do Filho do homem' (Mateus 24:37-42). Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de misericórdia ao homem culpado."8

      A Bíblia descreve claramente o tribunal celestial e a hora de seu juízo. As cenas desse grande julgamento estão reveladas, tem-se:
       O TRIBUNAL: "Pois todos nós devemos comparecer perante o TRIBUNAL de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más." (II Coríntios 5:10 NVI).
       O JUIZ: "Ó céu anuncia Sua justiça, pois o PRÓPRIO DEUS vai julgar." (Salmos 50:6 BJ).
       O PROMOTOR de DEFESA: "(...) se alguém pecar, temos como advogado, junto do Pai, JESUS CRISTO, o Justo." (I João 2:1 BJ).
       As TESTEMUNHAS: "Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque Eu vos afirmo que os seus ANJOS nos céus vêem incessantemente a face de Meu Pai celeste." (Mateus 18:10 RA). "(...) milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dEle. (...)" (Daniel 7:10 RA).
       As PROVAS: "(...) O tribunal iniciou o julgamento, e os LIVROS foram abertos." (Daniel 7:10 NVI).
       O PROMOTOR de ACUSAÇÃO: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e SATANÁS, o sedutor de todo o mundo (...) foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus." (Apocalipse 12:9-10 RA).
       Os RÉUS: "Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o MUNDO com justiça (...)" (Atos 17:31 NVI). "Pois TODOS pecaram e estão destituídos da glória de Deus." (Romanos 3:23 NVI).

      A mensagem do primeiro anjo anuncia este acontecimento, e segue alertando a cada "nação, tribo, língua e povo" (Apocalipse 14:6-7).

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  12. Os erros adventistas consistem em crer que Deus tem o mesmo tipo de julgamento para com seus filhos, quanto e como o é o julgamento humano. Não creem ser possível o perdão pelo simples ato de fé do pecador. Acreditam que o julgamento divino segue os mesmos ritos humanos, segue as mesmas diretrizes e comparam a lei divina ao código social de conduta. Essa é uma seita que atende aos anseios do inimigo e aos anseios humanos, de forma sutil; traz o divino ao nível terreno. Dificulta o perdão para o sofrimento prolongado do fiel quando impõem a doutrina do santuário; comparam o mundo físico ao mundo celestial quando os colocam frente a frente, afirmando que se o decálogo não é mais necessário então tudo é permitido. Desviam os olhares, engenhosamente, ao perigo da suposta "babilônia", para poder seduzir livremente aos que anseiam por primazia; são disseminadores de predições infundadas e noticias distorcidas a fim de tentar fazer com que o pânico produzido alicie novos prosélitos.
    Tocar em uma igreja desta seita além de inócuo e de deixar de animar aos cultos denominacionais próprios é expor-se aos olhares soberbos e julgadores de um grupo que não sabe ser movido por um sentimento antagonista e preconceituoso com uma cobertura de pseudos amor,
    piedade, legalismo e legitimidade bíblica, mas que tem objetivos: disseminar o medo para cooptar pagantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Peli, a paz do Senhor!

      A Lei do Tribunal Celestial

      "Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada." (Apocalipse 11:19 RA).

      A arca da aliança de Deus está no santo dos santos, ou lugar santíssimo, que é o segundo compartimento do santuário CELESTIAL. No ministério do santuário TERRESTRE, que servia como representação das coisas celestiais (Hebreus 8:1-2; Hebreus 9:23-25), este compartimento se abria somente no grande dia da Expiação, para a purificação do santuário. Portanto, o anúncio de que o templo de Deus se abriu no Céu, e que foi vista a arca de Sua aliança, indica a abertura do lugar santíssimo no santuário celestial em 1844, quando Cristo entrou ali para efetuar a obra finalizadora da expiação.

      Os que pela fé seguiram seu sumo sacerdote, ao iniciar Ele o ministério no lugar santíssimo, contemplaram a arca de Sua aliança. Ao estudarem o santuário celestial, fazendo o paralelismo com o santuário terrestre, compreenderam a mudança realizada no ministério do Salvador, e viram que Ele agora oficiava diante da arca de Deus, pleiteando com Seu sangue em favor dos pecadores. "Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus." (Hebreus 10:19 NVI).

      A arca do santuário terrestre continha as duas tábuas de pedra, sobre as quais se achavam inscritos os preceitos da lei de Deus (Êxodo 25:16; Hebreus 9:1-5). A arca era mero receptáculo das tábuas da lei, a presença dos preceitos divinos é que lhe dava valor e santidade. Na qualidade de reflexo do caráter de Deus, os Dez Mandamentos são de natureza moral, espiritual e de princípios universais. Eles trazem consigo a distinção singular de serem as únicas palavras que Deus falou audivelmente a toda uma nação. Deus não confiou Sua lei à desatenta mente humana, que facilmente esquece as coisas, mas cravou-a com Seu próprio dedo em tábuas de pedra para serem preservadas no interior da arca.


      Os mandamentos contidos nessas tábuas, e registrados por Moisés no Pentateuco, eram uma transcrição da ORIGINAL lei de Deus que encontra-se guardada na arca do santuário celeste. Os que chegaram à compreensão deste ponto importante perceberam o caráter sagrado e imutável da lei divina. Viram, como nunca dantes, a força das palavras do Salvador: "Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da lei a menor letra ou o menor traço (...)" (Mateus 5:18 NVI; Lucas 16:17). A lei de Deus, sendo a revelação de Sua vontade e transcrição de Seu caráter, permanece para sempre como uma fiel testemunha no Céu. Nenhum mandamento foi anulado; nenhum jota ou til mudou. Diz o salmista: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a Tua palavra no Céu." (Salmos 119:89 RA). "As obras das Suas mãos são fiéis e justas; TODOS os Seus preceitos merecem confiança. Estão FIRMES para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão." (Salmos 111:7-8 NVI).


      Excluir
    2. Os que aceitaram a luz relativa à mediação de Cristo e à perpetuidade da lei de Deus compreenderam estas verdades apresentadas no capítulo 14 de Apocalipse. As mensagens deste capítulo constituem uma TRÍPLICE ADVERTÊNCIA que prepara os habitantes da Terra para a segunda vinda do Senhor, e serão proclamadas até o fim do tempo da graça. O anúncio da primeira, dessas três mensagens, diz: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo." (Apocalipse 14:7 RA). Esta mensagem aponta para o trabalho final de salvação conduzido pelo ministério de Cristo; ela anuncia uma verdade que deve ser proclamada até que cesse a intercessão do Salvador, ocasião em que Ele retornará à Terra para receber o Seu povo. A obra do juízo que começou em 1844, continuará até que os casos de todos estejam decididos, tanto dos vivos como dos mortos.

      Com o propósito de preparar os homens para estarem firmes no juízo, a primeira mensagem lhes ordena temer, glorificar e adorar "Aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas" (Apocalipse 14:7 cf. Êxodo 20:11). E o RESULTADO de sua aceitação é a perseverança em guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus (Apocalipse 14:12 RA cf. Apocalipse 12:17).

      Contudo, a obediência aos mandamentos não deve ser praticada por medo a Deus, esse tipo de obediência nunca foi exigida pela lei. A expressão "temer a Deus" não significa manter um sentimento de pavor e intranquilidade, mas procurar viver em harmonia com Seus ensinos por amor (Mateus 22:36-40; Romanos 13:8-10; I João 5:1-3); significa desejar obter a sabedoria que conduz a uma vida de retidão:

      "(...) se você aceitar as Minhas palavras e GUARDAR no coração os Meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você ENTENDERÁ o que é TEMER o Senhor e ACHARÁ o conhecimento de Deus." (Provérbios 2:1-5 NVI).
      E esta busca é o dever de todo o homem (Eclesiastes 12:13-14). Todos devem lutar contra a sua natureza pecaminosa que encontra-se em constante oposição à lei (cf.Romanos 3:10-12); todos devem ceder diariamente a influência do Espírito Santo que busca estabelecê-la na "mente e coração":

      "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é INIMIGA de Deus porque NÃO se SUBMETE à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." (Romanos 8:5-8 NVI cf. Gálatas 5:16-18).

      Excluir
    3. "O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. PRIMEIRO ELE diz: 'Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as Minhas LEIS em seu coração e as escreverei em sua mente'." (Hebreus 10:15-16 NVI).


      "A lei é espiritual" (Romanos 7:14), portanto, somente aqueles que volvem-se com as coisas espirituais desenvolvem os "frutos do Espírito" e podem obedecer a lei (Gálatas 5:22-25). É o Espírito de Deus que guia e fortalece para a obediência (João 14:25-26). As leis humanas abrangem apenas atos públicos. Mas os Dez Mandamentos são "ilimitados" (Salmos 119:96-97), alcançando os nossos mais secretos pensamentos, desejos e emoções, tais como: ciúme, inveja, lascívia e ambição (cf. Gálatas 5:19-21). Durante o sermão da Montanha, Jesus enfatizou essa dimensão espiritual da lei, demonstrando que a transgressão começa no coração (Mateus 5:21-22; Mateus 5:27-28; Marcos 7:21-23). E esta mesma lei será a norma de caráter no Seu juízo:

      "Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que PRATICAM a lei hão de ser justificados."(f) (Romanos 2:12-13 RA). "Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, Aquele que disse: 'Não adulterarás', também ordenou: 'Não matarás'. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser JULGADOS pela lei da liberdade." (Tiago 2:10-12 RA cf. Tiago 1:25).

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
    4. Prezado irmão, Alexandre Dietrich,

      Desejo que o Espírito de Deus continue iluminando a sua mente a fim de permanecer na graça de Cristo (vc e todos nós)!
      Seus comentários são excelentes!

      O prezado Wilton citou Jo.: 5.24 em que, no original grego, o termo 'juízo' pode também ser traduzido para 'condenação', cuja palavra é utilizada na Bíblia RC. Portanto, o que Cristo disse nessa passagem é que o crente no Senhor não será condenado, apesar dele ter sim que passar pelo julgamento divino, pois Salomão disse que "Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer seja más." (Ec.: 12.14) E Paulo disse que nós "todos comparecemos perante o tribunal de Deus" (Rom.: 14.12). E Pedro diz que "a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?" (1 Ped.: 4.17). Portanto, a doutrina do juízo investigativo é realmente bíblica e verdadeira.

      Rom.: 8.31-34 apenas corrobora o que já falamos sobre Jo.: 5.24.

      Excluir
    5. Olá irmão Josinaldo, a paz do Senhor!

      Mais uma vez obrigado pelo elogio e que todos nós sejamos guiados pelo Espírito Santo, tanto nós Adventistas como nossos irmãos Presbiterianos!

      E que sempre mantenhamos o respeito de uns para com os outros!

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  13. Olá irmão Sena, a paz do Senhor!

    Quando mesmo o irmão João Alexandre cantará na Nova Semente?

    Gostaria de vê-lo louvar a Deus!

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero querido amigo (assim me deixava sem motivos de reclamar), que Deus use o João Alexandre, que ele seja destemido, e denuncie que tal grupo é uma seita.

      Excluir
    2. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      Desculpe-me, acho que não fui claro. Vou perguntar novamente:

      Em que dia e horário o irmão João Alexandre cantará na igreja Nova Semente?

      Eu gostaria de vê-lo louvar a Deus.

      E o irmão Luciano Sena disse muito bem:

      "que Deus use o irmão João Alexandre".

      Com certeza irmão Luciano Sena, Deus já está usando o irmão João Alexandre em seu ministério da MÚSICA.

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
    3. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      Mais uma vez peço desculpa pela minha falta de atenção.

      Acabei encontrando a informação de minha pergunta lá na foto do TEMA.

      Será dia 27 de abril de 2014 (domingo) às 19:00 horas.

      Um forte abraço e fique com Deus.

      Excluir
  14. Carissímo irmão Luciano Sena,sou assembleiano e não pretendo entrar em longo debate,mas não posso concordar contigo,pois se o irmão cantor Alexandre(que não conheço),quer cantar em uma igreja diferente não significa que ele vai mudar seus conceitos doutrinarios e sim levar a mensagem de Deus na forma de musica.Paulo um apostolo convicto de uma vida inteiramente vivida na graça,não deixava de ir numa sinagoga,onde iam judeus debaixo da lei,levar a mensagem do evangelho da graça e nem por isso deixou de ser cristão!
    Faço-lhe uma pergunta e responda com toda sinceridade como que diante de Deus:

    Se voce fosse convidado para pregar em uma igreja catolica,voce iria?

    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Carlos, obviamente se ele cantar em uma >>igreja<< diferente. Mas não é o caso. A participação de um culto adventista, como 'litúrgico' de tal adoração, o coloca em comunhão com os tais.

      Gostaria de saber se ele cantaria na Universal? Mórmons? Em um centro Espírita?

      Não é o fato de ele ir lá e pensar: Vou aproveitar e denunciar as heresias desse grupo... seria?

      Excluir
  15. Não é a ignorância das multidões a mais perigosa, nem a mais temida, nem o maior dos males. Haver estudado muito e muito haver aprendido, mas com métodos viciosos, é mal muito maior.” (PLATÃO. Leis, X, 818, 819)

    ResponderExcluir
  16. Estimados
    Alexandre e Josinaldo
    Que a Paz de Deus que excede todo o entendimento humano guarde vossas mentes e corações.
    Estamos com nosso tempo estrangulado e não estamos podendo participar nos comentários como gostaríamos. Procuramos ser mais objetivo possível.
    1- O verdadeiro Cristão nascido do Espirito Santo não passará por nenhum juízo no que se refere a salvação Eterna. A mesma está garantida Jo. 5.24; Jo 10. 27-29; Rm 8. 38-39; Ef 1 .7; 1Pe 1. 5; 1Jo 5. 13; Fp 1.6
    2- O verdadeiro Cristão nascido do Espírito Santo passará pelo tribunal de Cristo ( grego: BEMA). Não será um julgamento para sabermos se estamos salvos ou condenados, pois a salvação está garantida pelo Amado Salvador Jesus. Como já vimos acima. Será, sim julgado as nossas obras que decorrem de nossa salvação ( Ef 2.10), afim de que recebamos o que fizermos por meio do corpo, segundo o que praticou, o BEM ou o MAL. A tradução mais literal seria: UTIL ou o INUTIL.Ele julgará nossas OBRAS ( Je 17.10; Pv. 24.12; Rm 2.6; Jó 34.14).

    OBS: Lembrando para a salvação a obra que salva, é a que Jesus realizou por nós no Calvário; Jo 6. 28-29. Preciso apenas receber pela fé o que Ele fez em meu lugar; Ef 2. 8. À Ele toda a Glória!!!
    * Há duas palavras gregas traduzidas para o português, em nossas Bíblias, por tribunal: Uma é " KRITERION" e a outra é: " BEMA".
    " KRITERION" designa tribunal humano, o local onde há um juíz; dessa palavra vem a palavra " critério", da qual dizemos: qual é o critério? KRITERION trata de assuntos judiciais; é onde verdadeiramente as coisas são julgados. O grande trono Branco de Apocalipse ( não salvos). Porém, a palavra tribunal que lemos em Romanos 14. 10 e 2Corintios 5. 10, é " BEMA"; é daí que vem a confusão de alguns. A tradução escata de " BEMA" é: Plataforma, o palanque, de onde o chamado presidente da arena coroava antigamente os vencedores dos jogos públicos. Tribunal de Cristo significa " bema de Cristo"; plataforma onde Jesus estará COROANDO os VENCEDORES DAS COROAS, plataforma de onde Jesus estará " galardoando" a cada um dos salvos em Cristo Jesus, segundo NOSSAS OBRAS.
    Que coroas, que galardões, que prêmios, que recompensas?
    A Palavra nos fala de coroas, alguns vão ganhar poucas outro muitas e outros não vão ganhar. O critério será estabelecido pelo " Presidente da arena". O texto de analise para melhor compreensão : 1Co 3.10-15.
    O que fazemos na Obra de Deus é motivado por qual motivo?
    2Co 4. 5-7
    A Salvação é somente pela graça ( favor imerecido); nosso galardão será pela misericórdia do Senhor, porém a motivação das obras que seguem será peneirada pelo Senhor Jesus.
    Em Cristo, Wilton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Willton,

      Respeito o seu posicionamento sobre Rom.: 14.10, mas entendo que o mesmo não condiz com o contexto das Escrituras que diz categoricamente que somos pecadores (Rom.: 3.10, 23) e, como tais, pela nossa vida delituosa (Ef.: 2.01), por sermos transgressores da lei de Deus (1 Jo.: 3.04, Bíblia RA), não passamos de homens e mulheres sujeitos ao tribunal divino. Todos que transgridem a lei dos homens são sujeitos a estar perante juízo, e, diante de nossa postura pecadora para com a Lei de Deus não estaríamos sujeitos ao Tribunal dos Céus?

      Alguém, por acaso, após aceitar a Cristo como salvador, deixa de ser pecador ainda que continue vivendo neste mundo? Mesmo que peça perdão após um pecado, não volta a pecar continuamente depois? Enquanto não tivermos o corpo glorificado, todos somos pecadores. É por isso, e por outras razões, que teremos sim, nossos nomes perante o tribunal de Deus, Willton. Queira vc ou não aceitar esta realidade.
      Um dos títulos de Cristo é Advogado (1 Jo.: 2.01), e, por acaso, segundo a sua concepção, Willton, de que os cristãos não passarão pelo Julgamento, o Senhor seria Advogado de ímpios? Advogado Este que não perde causa? Não, absolutamente! Cristo é Advogado de quem crê nEle como Salvador! E, assim, mesmo o cristão tendo a sua vida passada a juízo, como se entregou a Jesus, “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Rom.: 8.01). Isto por causa do Advogado perfeito, ou seja, Cristo!
      Advogado é um personagem judicial, despacha perante juízo. Se Cristo assim Se apresenta, é porque Ele nos dar esperança de absolvição (salvação) quando o nosso nome passar perante o Juiz, a saber, o Deus Todo-poderoso, desde que O aceitemos como Salvador, pois, no Juízo, Ele Se torna nosso Defensor.
      Prezado Willton, sugiro que vc reveja os seus conceitos, pois tal concepção, que vc defende, é perigosa.

      (continua)

      Excluir
    2. (continuação)

      Sobre os versos que vc citou:
      Jo.: 5.24 diz que, os que são de Cristo, não entram em “condenação” (Bíblia RC), portanto, não tem nada a ver com o que vc vem defendendo;
      Jo.: 10.27-29 não diz que os cristãos deixarão de passar pelo juízo divino;
      Rom.: 8.38-39 também não cita, em nada, o juízo dos Céus.
      Ef.: 01.07 diz que temos redenção em Cristo. E quem falou algo contrário a isto?
      1 Ped.: 01.05 diz que somos” guardados pelo poder de Deus”, claro, desde que aceitemos a Jesus como Salvador, tendo-O, consequentemente, também como Advogado no juízo.
      1 Jo.: 05.13 diz que temos que crer em Cristo, e isto é lógico.
      Fil.: 01.06 diz que a obra de Cristo é completa, obviamente, pois Ele é Salvador e, no juízo, Advogado.
      Ef.: 2.10 diz que somos salvos para a prática de boas obras. Certamente! Assim, temos que ser obedientes aos mandamentos de Deus, cuja Lei é rejeitada pela maioria das igrejas, menos pela a Adventista do Sétimo Dia.
      Acerca de Jer.: 17.10; Prov.: 24.12; Rom.: 02.06, esclarecemos que o juízo investigativo não é para Deus saber quem é salvo e quem é perdido, mas para que os anjos o saibam, pelo fato de não serem oniscientes (1 Re.: 8.39 e 1 Ped.: 01.12). O mal surgiu no Universo por um anjo, por isso, no grande conflito espiritual, é necessário que os anjos entendam profundamente como Deus lida com o pecado e o pecador a fim de que o mal não se erga novamente. Os anjos têm este esclarecimento durante o juízo investigativo; e os salvos terão a mesma elucidação durante o juízo comprovativo no Céu, no período do milênio (Apoc.: 20.04-06).
      Não entendi como Jó 34.14 tem a ver com o assunto.

      Um questionamento, Willton:
      Que conversa é esta de que o cristão será “sim julgado as [suas]... obras que decorrem de [sua] ... salvação ( Ef 2.10), afim de que receba... o que fizer... por meio do corpo, segundo o que praticou, o BEM ou o MAL” ?
      Como assim o mal? Que julgamento é esse que, ao final, o cristão fica sujeito à maldade? Não entendi. Se vc não crê num juízo pré-advento, o que significa esta sua fala?
      E como assim, Cristo coroa e galardoada o cristão segundo as obras dele (cristão)? Salvação por mérito próprio do ser humano? E esta confusão do original grego que vc é quem está fazendo (kriterion ou bema)? Tribunal é tribunal e pronto, meu prezado! O tribunal de Deus é para julgar e não para conceder salvação pelas obras!
      Vc não comentou nada sobre Ecles.: 12.14 nem sobre 1 Ped.: 4.17. Poderia falar algo sobre estes versos?

      Excluir
  17. Amado do Senhor
    Josinaldo
    O Amor de Cristo nos constrange
    O texto de Rm.4.10 condiz plenamente com o contexto , pois ele não nos absolve de passarmos pelo tribunal de Cristo como cristãos lavados e remidos pelo precioso sangue de Jesus. Como já te explicamos o Tribunal (BEMA ) de Cristo é diferente do Tribunal ( KRITERION ) do Grande Trono Branco. Não tem confusão nenhuma em nossa colocação acima, pelo contrário, estamos em nome do Senhor esclarecendo-te sobre a diferença de uma para o outro, que é uma realidade nas Santas Escrituras.
    Entendo que por tempo os amados do Senhor, que estão envolvidos no adventismo tem dificuldade de entender que a salvaçãoé tão somente pela Graça , ainda que declaram que assim creem.
    Josinaldo o ponto mais importante de toda doutrina bíblica é a salvação de nossas almas e ela só é adquirida quando entendemos e aceitamos pela fé a oferta do Senhor, através do Sangue e Obediência do Senhor Jesus, pagando O PREÇO de nossa dívida para com Deus. Não se esqueça que pela Santa Lei é impossível Tg.2.10. Pecamos também por pensamento. ( Lembre-se das palavras do Senhor ).É só pela fé e graça, meu amigo.
    Quando os amados falam deste assunto " Salvação " só analizam com os " Óculos " da Sra Ellen G. White que, para justificar o Grande Desapontamento de 1844 trouxe outro Grande problema que é a doutrina do Juizo Investigativo, que não permite que os amados vislumbrem o Grande Amor de Deus revelado em Jo.3.16 e demais textos Sagrados que mencionamos acima.
    Por favor não me queira mal, nem pense que estamos sendo indelicados com a Sra, Ellen White, a qual os amigos a consideram como única capaz de explicar as Sagradas Letras, porém ela equivocou-se e tem prejudicado milhões de pessoas com esta doutrina que se contradiz com a Sã Doutrina da Salvação pela fé e Bendita Graça de Deus.
    Se o amado do Senhor buscar estudar a Palavra pela égide do Espirito sem utilizar-se dos recursos do livro da mesma, conseguirás ver com teus próprios olhos o Verdadeiro Plano de Salvação descrito nas Sagradas Letras e ficarás muito mais maravilhado do Amor de Deus revelado em Cristo Jesus.
    A Bíblia declara que, desde o sacrifício de Cristo no Calvário, os pecados de todo aquele que pôs sua confiança em Cristo foram apagados por completo. Não tiveram que esperar até 22 de outubro de 1844 para receberem o princípio do perdão, nem até o regresso de Jesus para que se complete a obra da redenção.
    A redenção é declarada completa e acabada na cruz uma vez por todas.
    Na cruz, Jesus bradou: (JO 19:30) “Está consumado.”
    Lemos em Hb 9.11,12:
    “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.” (o grifo é nosso)
    Isso é repetido em Hb 1.3 “… havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à dextra da majestade nas alturas.”
    Repetido também em Hb 10.12-14: “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”

    [...] continua abaixo

    ResponderExcluir
  18. [...] continuação

    CONCLUSÃO

    A Sra. EGW declara no Juízo Investigativo “os únicos casos a serem considerados são os do povo professo de Deus. O julgamento dos ímpios constitui obra distinta e separada, e ocorre em ocasião posterior.” (O CONFLITO DOS SÉCULOS, p. 484)
    “Começando pelos que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo o nome é mencionado, cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes, e rejeitam-se nomes.” ( O CONFLITO DOS SÉCULOS, p. 486)
    Ao invés de referir-se a Jesus como Juiz que presidirá o Juízo Investigativo, ela chama Jesus de “nosso Advogado”. Como poderia Jesus ser ao mesmo tempo Juiz e Advogado presidindo essa obra de Juízo Investigativo? São funções opostas. Juiz sentencia. Advogado, defende.
    Afirma então que o julgamento tem a ver com os casos “do povo professo de Deus” e isto desde “cada geração sucessiva”.
    Se o Juízo Investigativo está relacionado com o povo professo de Deus e isto desde cada geração sucessiva, então seria o caso de relacionarmos alguns dos santos de Deus que primeiro passaram por este mundo e cujo registro está na Bíblia.
    É só examinar Hebreus 11.4 que se lê acerca de Abel.
    “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.”
    Perguntamos: Abel necessita ser investigado?

    [...] continua abaixo

    ResponderExcluir
  19. Continuação

    Agora vamos ver um segundo caso, o de Enoque embora saibamos que ele foi arrebatado para não provar a morte (Gn 5.24):

    “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (Hebreus 11.5)

    É preciso acrescentar outros nomes como Abraão, de quem se diz que Deus já lhe preparou uma cidade celestial? (Hebreus 11.8-10) Os heróis da fé jamais passarão por esse “Juízo Investigativo” inventado pela Sra. EGW e defendido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    É só ler Hb 11.13,39: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa.”

    Cristo mesmo falou sobre este assunto. Ele avisou aos judeus incrédulos que eles veriam Abraão e Isaque e Jacó e todos os profetas no reino Deus e eles mesmos lançados fora.

    “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas, no reino de Deus, e vós lançados fora.”
    “E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus. (Lucas 13.28, 29)

    “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” (Mt 19.28)

    Poderia Jesus ter assim falado, se antes eles tivessem de passar pelo “Juízo Investigativo” que se iniciaria em 22 de outubro de 1844?
    Paulo falou com confiança referente ao seu futuro, dizendo “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem sua vinda.” (2 Timóteo 4.7,8)

    Se Paulo admitisse esse “Juízo Investigativo” ele teria escrito: “A coroa da justiça me esperará depois que eu tiver passado pelo “Juízo Investigativo” que se iniciará em 22 de outubro de 1844.”

    Quanto aos outros apóstolos, seus nomes estão inscritos no fundamento da Nova Jerusalém

    “E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” (Apocalipse 21.14)

    Perguntamos: Nomes tão gloriosamente adornados irão para revisão no Juízo Investigativo? Terão que passar por um escrutínio? Certamente que não.

    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wiltton,

      Vc continua inerte em relação a Ecles.: 12.14 e 1 Ped.: 4.17.

      A respeito de suas considerações, respondemos o seguinte:
      Mostre-me, na Escritura, algum episódio prático no qual o termo tribunal teria esta dupla função que vc insiste em defender. Fica melhor do que ficar apenas com interpretações vazias.
      Vejo na Bíblia que Tribunal é para julgar, sentenciando à condenação ou à absolvição. (ver Êx.: 18.13-27, Num.: 15.32-36; At.: 24-26, etc.). Onde temos, na Bíblia, o julgamento de alguém já absolvido, mas que, mesmo assim, suas obras ainda seriam julgadas novamente? Isto é invenção sua ou dos autores dominicais (talvez dispensacionalistas) que vc lê.
      Esta estória de que Deus teria 2 tribunais distintos não cola, invente outra, vai! Não coloque na Escritura coisas das quais o Livro não fala, ok?

      Não aceito o seu raciocínio porque é antibíblico e não por causa de minha fé no breve advento do Senhor. Procure na minha fala alguma citação de algum livro de EGW! Não citei EGW em nenhum dos meus comentários, cito apenas a Bíblia.
      Wiltton, não fique dizendo que nós, adventistas, descreríamos na salvação única e exclusivamente pela graça de Cristo, porque esta é uma doutrina inquestionavelmente aceita e pregada pelo adventismo. Cremos que Cristo é todo-suficiente salvador e seu sacrifício é completamente o bastante para a salvação do servo de Deus.
      Acontece que a Escritura detalha esta salvação, mostrando a Cristo como nosso Redentor e Advogado. Aliás, é a Bíblia que diz isso: “Por que eu sei que o meu Redentor vive e... se levantará...” (Jó 19.25) Vc não crê que esteja se referindo a Jesus de Nazaré?
      Veja também: “Filhinhos... não pequeis. Se... alguém pecar, temos Advogado... Jesus Cristo...” (1 Jo.: 2.01). Vc vai falar algo contra a Escritura, Wiltton? O SENHOR é ou não é nosso Redentor e Advogado?

      A doutrina do juízo investigativo não contradiz Jo.: 3.16, pois o Advogado no juízo é o Filho de Deus mencionado no livro do discípulo amado.
      Considero EGW uma profetiza do Senhor e o Pai disse que deveríamos crer em Seus profetas (2 Crô.: 20.20). O Espírito Santo foi quem inspirou Ellen White, portanto, livros como “Desejado de todas as nações” e etc. foram estabelecidos pelo próprio Deus, usando EGW como porta-voz dEle. Os escritos atribuídos a ela têm ajudado milhões de pessoas no mundo a entenderem as Escrituras a fim de que tenham um verdadeiro encontro com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

      (continua)

      Excluir
    2. (continuação)

      Wiltton,

      No brado de Cristo em Jo.: 19.30 “Está consumado”, o Senhor disse que o sacrifício todo-suficiente para salvar o pecador arrependido foi feito. Só que isto não que dizer uma salvação automática e universal de todo ser humano. Os benefícios da cruz são aplicados ao longo da História, pois, pessoas nascem, crescem, pecam, aceitam ou não a Cristo, têm baixas espirituais, apostatam, podem retornar para o Senhor, morrem, etc., etc., etc. Cada caso é um caso. Portanto, o ser humano tem que corresponder ao que Cristo fez na cruz; e quem aceita-O e permanece nEle não precisa temer o juízo investigativo, pois o SENHOR será o Defensor de tal servo perante o Tribunal de Deus. O Advogado não deixa de ser Salvador nem vice-versa, ok?
      Cristo, referindo-se ao juízo definidor de quem será salvo ou perdido, disse que “de toda palavra que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.”
      Veja, Wiltton, o juízo que a Bíblia ensina ou justifica (absolve para salvação) ou condena (para a perdição). Onde estar o suposto juízo (2 tribunais distintos) que vc vem defendendo?

      Em Heb.: 09.11-12, a palavra do original grego que foi traduzida na Bíblia RA para “Santo dos Santos”, admite a tradução para “Santuário”, como ocorre na Bíblia RC. Esta última é a tradução mais correta com o contexto geral das Escrituras.
      Sobre Heb.: 01.03, após Cristo realizar o sacrifício na cruz, Ele foi para o Pai a fim de prosseguir com Suas atitudes em prol do pecador arrependido e, Estêvão, também O viu em “pé” (At.: 7.56) no Céu, indicando que Cristo não está ocioso por lá, como pensam alguns, mas ministra no Santuário e, desde 1844, atua como nosso Advogado perante o Juiz, o Pai. Aliás, durante o juízo pré-advento, Cristo não acumula função de Juiz com Advogado, quem levantou esta hipótese foi vc, Wiltton, não eu!
      Sobre Heb.: 10.12-14, cremos que Cristo ofereceu-Se uma única vez como Cordeiro de Deus e entendemos, pela Bíblia, que Ele assenta no trono dEle, bem como também se levanta (At.: 7.56) para continuar o Seu trabalho de aplicar os benefícios de Seu sangue na cruz em prol do pecador arrependido.

      Vc não precisa se preocupar com Abel, Abraão, Isaque, Jacó, Paulo, os discípulos, pois cremos que, no juízo investigativo, eles não serão condenados, pois, ao passarem estes nomes perante o Juiz, Cristo, o Advogado, confessá-los-á como Representante deles (Mat.: 10.32) e, certamente, eles estarão na Terra Renovada. Enoque já estar nos Céus.

      Excluir
  20. Caros Josinaldo e Alexandre
    A Paz do Senhor Jesus
    Conforme já mencionamos estamos com o tempo um pouco estrangulado e peço vossa compreensão par que façamos comentários da ultimas postagens um pouco mais para frente.
    Enquanto isto convido os amados a fazer uma visita na parte superior lado direito e comtemplarás de cor verde acima de ARTIGOS PUBLICADOS neste blog um convite para assistir o programa Verdade e Vida.
    Ao clicar se depararás com um vídeo que trata de um tema muito interessante sobre: A GARANTIA DA SALVAÇÂO.
    Dê uma clicada e ouça com meditação o que estará sendo ministrado.
    Posteriormente poderemos comentar a respeito.
    Grato por vossa costumeira atenção.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  21. Josinaldo e Alexandre
    Paz do Senhor
    A seguir faremos algumas colocações bíblicas sobre Galardão, recompensas, que diferem da salvação.

    As Escrituras falam de recompensas diferentes no céu. Jesus disse o seguinte sobre recompensas: "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" (Apocalipse 22.12). Jesus disse que Ele está vindo de repente, e quando vier, Ele trará consigo recompensas para dar aos homens de acordo com o que fizeram. Isso nos ensina que haverá um tempo de galardão para os Cristãos. Em 2 Timóteo 4, lemos as palavras de Paulo ao terminar seu ministério: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". A distribuição das recompensas será logo depois da vinda de Cristo. Deixaremos esse mundo, encontraremo-nos com Jesus Cristo e iremos à casa do Pai e então haverá um momento para os galardões.
    Apenas as obras que sobreviverem o fogo de purificação de Deus vão ter valor eterno e serão dignas de galardão. Aquelas obras preciosas são conhecidas como “ouro, prata, pedras preciosas” (1 Coríntios 3.12) e são essas obras que foram construídas sobre o alicerce de fé em Cristo. As obras que não serão recompensadas são chamadas de “madeira, feno, palha” na mesma passagem em Coríntios e representam não obras ruins, mas sim atividades superficiais, sem nenhum valor eterno.A estas ele julgará de acordo com Seus conceitos pessoais, os quais o fará com toda diligência que lhe é peculiar. Os galardões serão distribuídos no “Tribunal de Cristo”, um lugar onde as vidas dos crentes serão avaliadas apenas com o propósito de distribuir as recompensas. O julgamento dos crentes nunca se refere à punição do pecado.Jo.5.24. Jesus Cristo foi punido pelo nosso pecado quando Ele morreu na cruz, e Deus disse: “Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei” Hb.8.12; Jo.10.28; Jo5.24. Que pensamento glorioso! O Cristão nunca precisa temer punição, mas pode antecipar coroas de galardão que poderemos colocar aos pés de nosso Salvador. 1 Co.3.10-15; 2 Co.5.10.As obras dos cristãos serão julgadas com toda a certeza,porém nunca nossas vidas, pois o Senhor Jesus, já pagou o " Escrito da Dívida ", que tinhamos para com Deus. Jo.19.30. O Verbo carrega a idéia de cumprir, completar a tarefa e, em contextos religiosos, expressa a idéia de cumprir, completar obrigaçõesreligiosas ( Veja Jo17.4 ). Toda obra da Redenção fora completada. A plavra grega aqui traduzida por " está consumado " foi encontrada em papiros, sendo colocada em recibos de impostos,significando " totalmente pago " ( Veja Cl.3.13-14 ).
    Deus seja louvado
    Wilton

    ResponderExcluir