quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Por que a maioria dos Presbiterianos não são Reformados?

Algumas coisas são lendas no seio presbiteriano, e olha que sou um deles. A afirmação que somos um POVO Calvinista/Reformado.

Quando vejo a maior denominação calvinista no Brasil, a IPB, percebo que não temos muito do que nos orgulhar nessa faceta. Não somos na maioria dos membros Calvinistas/Reformados. A maioria dos presbiterianos não estudam doutrinas.Não possuem identidade Reformada.

Já foi a época que se dizia que ‘pentecostal não estuda a Bíblia’... já trabalhei em livraria evangélica e  o que lembro-me são irmãos pentecostais e de comunidades comprando livros, e de Tradicionais, lembrancinhas e Cd...

Existe sim um equilíbrio salutar na espiritualidade dos presbiterianos do Brasil em comparação com alguns grupos cristãos, isso é verdade. Agora dizer que eles são Reformados/Calvinistas, com definição do termo, é um engano dos grandes!!! Daí, bater no peito e dizer “sou da IPB”, como que essa fosse uma denominação uniformemente Reformada, é uma fantasia.

Não Existe uma IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL Reformada em sua Comunidade. Existem várias Igrejas Presbiterianas que são Reformadas. Na sua teologia e documentos oficiais isso existe. Em seus Seminários, tirando os ratos de esgoto, os parasitas liberais que estão escondidos, existe uma coerência com o ensino Reformado. Mas muitos pastores saem de lá e jogam as convicções Reformadas fora, seguem o pragmatismo.

Portanto, apesar de termos um compromisso com a ortodoxia cristã protestante e evangélica (aí sim digo que SOMOS), antes de convidar as pessoas a serem Calvinistas, vamos convencer os de casa primeiro.

Como fazer isso?

1. A IPB precisa chegar à conclusão que os Símbolos de Fé devem ser ensinados a todo o povo. Os oficiais, sociedades, autarquias e obreiros devem seguir os postulados Reformados, mas o povo deve ter pelo menos acesso. Aqui então minha esperança de um dia a IPB mandar a Editora Cultura Cristã produzir os Símbolos de Fé – especialmente, ou pelo menos, a Confissão de Fé de Westminster em formato de revista de EBD e com letras ‘legíveis’. Levando em consideração que as revistas da EBD da Cultura Cristã são as mais baratas de todas as editoras evangélicas, como seria facilitado os Símbolos de Fé nas mãos de nossos irmãos!

É um absurdo que um irmão que recebe 900,00 a 1.200,00 R$ – a média salarial dos trabalhadores em cidade do interior – ter que pagar um valor absurdo por um livro que é a sua Confissão de Fé!!! Sendo que quando os pastores (e não ganham tão mal) pedem, eles mesmos por serem pastores, recebem descontos de até 40%.

2. A IPB precisa desenvolver um programa que as Igrejas locais prestem satisfações aos Concílios superiores que o ensino dos Símbolos esteja sendo feito permanentemente, e que o conhecimento Bíblico do mesmo seja examinado nas Congregações locais, e apenas os que ocupam cargos tenham um domínio médio dos postulados Reformados.

3. A IPB precisa se convencer que se não começar ONTEM uma preparação teológica dos Presbíteros, uma anomalia monstruosa (se já não está nesse estado avançado e incurável) se instalará nas entranhas e fibras, e o DNA da IPB será multifacetado.

Ø  O erro da IPB foi apenas preparar os Pastores, e para piorar, continua dando a esses programas de mestrados e doutoramentos, elevando a níveis de conhecimentos superiores, muitas vezes, ou na maioria das vezes, inúteis... sem nenhuma correspondência com as realidades regionais dos presbiterianos brasileiros. Enquanto nossos presbíteros, diáconos e presidentes de Sociedades Internas, mínguam um ralo, ou nenhum, preparo teológico.


Aguardo esperançoso que o próximo presidente do SC da IPB tenha, entre seus objetivos, tal pensamento em relação aos meus irmãos de todos os rincões desse Brasil, e por meios Conciliares, venhamos a ser, quem sabe no futuro próximo, uma Igreja Reformada em sua membresia.

Penso que o nome do Reverendo Ageu é viável para essa situação, se for eleito Presidente do Supremo Concílio. Sei que ele não é o único. Nem que os que lá estão, não possam fazer o que pedi nessa postagem (e em outras), mas até agora não fizeram...

35 comentários:

  1. Caro irmão em Cristo, Luciano Sena

    Antes de contribuir com meu comentário a este pertinente artigo, como eu deveria cumprimentar um presbiteriano? Com um simples bom dia? Com a paz do Senhor Jesus? Pergunto isto, pois fui por seis meses membro de uma igreja pentecostal (Igreja Adventista da Promessa), e lá cumprimentávamos de maneira padrão e calorosa com a famosa "a paz do Senhor"; eu ainda incluía "...do Senhor Jesus". Quando ingressei na IPB - sou da IP de Santo Amaro - minha esposa tinha dúvidas de como cumprimentar os demais irmãos, eu sugeri que cumprimentaríamos com a paz do Senhor Jesus. Alguns irmãos estranhavam à maneira como nós os cumprimentava, e respondiam um mero bom dia à nossa paz do Senhor Jesus. Eu e minha esposa não sabíamos aonde esconder nossos rostos diante daquelas rejeições. A partir de então, dávamos bom dia a todos. Caro irmão, este depoimento sobre "a maneira correta de cumprimentar um irmão presbiteriano" parece ser tolo, sem fundamento ou sentido, mas eu acho estranho quando os mesmos cumprimentamos que fazemos com irmãos em Cristo, (bom dia, boa tarde ou boa noite) são os mesmos com amigos, conhecidos, colegas de trabalho, de faculdade descrentes. Não quero dizer com isto que quem cumprimenta os irmãos com "a paz do Senhor", "graça e paz", enfim, seja mais santo, mas nós, como corpo de Cristo deveríamos ser diferentes, não é? Inclusive no cumprimento? Eu creio que sim. Bom, eu estou tocando apenas em um ponto do tema cumprimentar, que foge do tema do artigo, entretanto, eu gostaria de saber a sua opinião e dicas sobre como lidar com isso, pois minha esposa tem alumas dúvidas também. No meu próximo comentário, quero falar a respeito do tema propriamente dito

    Graça e Paz, irmão Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha humilde opinião, a formar de cumprimentar e de só menos, adota se o costume local ( na igreja corintios era com osculo santo), não veja ai nenhum problema, bom dia ou a paz do senhor, o que não pode haver é essa indiferença. Irmão que não tem uma vida em comum, irmão que nem se conhecem e não dão a minima, tem encontra na rua e ao menos olha pra você. Depois na hora do louvor muitos pastores estimulam os irmão a se cumprimentarem no culto, que acho quer nem é lugar pra isso. Deveriamos viver o cotidiano com nossos irmãos (como nos diz as escrituras "preferindo nos em honra uns aos outros". Como podemos evangelizar os de fora, se não amamos os de dentro. Se não amamos a igreja, não amamos a Cristo.

      Excluir
    2. Saudações em Cristo.
      A princípio não vejo problema. Já participei de IPBs com os dois hábitos. Quando sou cumprimentado assim, correspondo perfeitamente. O que me parece é que no início do presbiterianismo não existiu esse costume então passou-se para as gerações.
      A Bíblia apenas adverte-nos que nosso cumprimento seja santo e sem hipocrisia.

      Excluir
    3. Agradeço aos irmãos por suas contribuições.

      Excluir
  2. A Sã Doutrina é a vacina para os males da IPB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelista Luciano Sena isto que você escreveu deveria ser tirado uma cópia para ser entregue para cada pastor docente ou para o conselho, excelente visão do está ocorrendo na IPB.

      Excluir
    2. Pós Hermenêutica agradeço o apoio.
      Mas eu estou sendo interpretado como crítico do "ensino da IPB", infelizmente. Outras postagens já geraram muitas criticas e também apoio:
      http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/07/dez-propostasdesafios-ao-novo.html

      Daqui uns dez anos, Pastor que não ter Mestrado e Doutorado, será tratado igual Evangelista - "sem conhecimento acadêmico."

      Os Presbíteros precisam ter domínio teológico e piedade.

      A Editora deve mesmo Reformar a IPB por meio da literatura...

      Deus tenha misericórdia de nós.

      Excluir
    3. Eu fiquei dezoito anos no pentecostalismo e quando fui para IPB convencido de que a doutrina reformada é mais bíblica e que o sistema teológico da IPB é o que mais se encaixa com revelação, e que seu sistema eclesiástico é o mais resistente aos modismos teológicos, mais já vi que nem todos pastores e igrejas da IPB adere esta estrutura da IPB,eu mesmo tive que sair de uma presbiteriana do Brasil para outra presbiteriana do Brasil, por causa que o pastor da igreja que sair é continuísta, e o pastor da igreja que estou agora não é calvinista, tomara que SC procure criar medidas para manter esta identidade
      dão esfacelada da IPB.

      Excluir
    4. Querido irmão, graças a Deus ainda exite Igrejas Presbiterianas Reformadas dentro da IPB. Infelizmente, a máquina está apenas olhando para um centro de especializações enquanto no resto do Brasil, estamos sendo desfigurados a cada dia.
      Esse é um mau do academicismo da IPB, só visa um punhado e não povo.
      Eles não notam que toda decisão Reformada do SC não é acatada na maioria dos casos, pois a maioria dos casos não existe Fé Reformada na prática e na liturgia.
      Precisamos de um movimento nacional de ensino na igrejas locais. Mas muitos Presbitérios não são reformados, ordenam pastores não Reformados, daí dá nisso...
      Oremos e trabelhemos pela IPB...
      Deus é minha Testemunha, a minha parte tenho feito na Congregação que trabalho... os meus irmãos amam o ensino da Palavra. E pela graça de Deus, dificilmente algum não Reformado futuramente terá algum êxito nessa Congregação...

      Excluir
  3. "A IPB precisa se convencer que se não se começar ONTEM uma preparação teológica dos Presbíteros, uma anomalia monstruosa (se já não está nesse estado avançado e incurável) se instalará nas entranhas e fibras, e o DNA da IPB será multifacetado."

    posso afirmar que aqui na minha cidade Lençóis Paulista, isso já aconteceu.

    presbíteros que não batizam seus filhos, afirmam o livre arbítrio na salvação, batismo por imersão, e por ai vai, bati de frente, informei o presbitério (de botucatu), e por acaso, o presidente do presbitérios e também presidente do sínodo, mas nada, o conselho autorizando a EBD comprar revistas do malafaia, pode??...tristeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é culpa da liderança política (não todos) que apenas pensou em seu umbigo acadêmico [...]

      Excluir
  4. Prezados comentarístas
    Paz vos seja multiplicada
    Creio que a resposta a pergunta do tema esteja relacionada em primeiro lugar por falta de informação e estudo comprometedor por ocasião, que antecede ao recebimento dos candidatos a profissão de fé.
    O irmão Vanderson Sherre comentou sobre a vacina com a Sã Doutrina . Creio que esta vacina deve ser aplicada exatamente nos candidatos, conforme acima mencionado. E a base da fé para todos os verdadeiros cristãos esta ligado aos Cinco " Solas " da Reforma - Marcas da identidade dos cristãos autênticos: Sola Scriptura - Somente a Escritura; Soli Deo Glória ! - Glória somente a Deus; Solo Christus ´Salvação somente por Cristo; Sola Gratia - A salvação pela graça somente e Sola Fide - Justificação pela Fé.
    Li algo muito interessante na revista da EBD da IPI, na qual aceitamos o Senhor Jesus como Nosso Salvador e hoje estamos servindo ao Senhor Espiritualidade no Século XXI série Adultos e Jovens. o Comentarita lembra um sermão baseado no Salmo 91, de 1513, Lutero afirmou que " a glória de Deus precede a glória da igreja ". " Ronaldo Lidório escreve: " É momento de renovar nosso compromisso com as Escrituras, reconhecer que existimos como igreja pela graça de Deus, orar ardentemente por fidelidade de vidas e entender que o próprio Jesus está construindo a sua igreja na terra. E, quando colocarmos as mãos no arado, sem olhar para trás, nos lembrarmos: a razão da nossa existência é a glória de Deus. Pois Deus é maior do que nós. "
    Creio que a liderança do povo de Deus, precisa mostrar o rosto da igreja verdadeira que tem como base os topicos acima mencionados , sem esta base não existe cristianismo na vida das pessoas
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  5. Luciano,

    Parabéns pelo corajoso artigo. Não sou presbiteriano e não conheço o quadro geral, apenas a realidade da minha cidade. Mas é triste que assim seja.

    Que o Senhor avive Sua obra!

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão Clóvis, Deus nos ajude e proteja.

      São três tumores malignos que corroem vorazmente a piedade do presbiterianismo brasileiro.

      1. Academicismo Político.
      2. Secularização da Vocação.
      3. Indiferença dos Presbíteros.

      Se Deus não curvar-nos novamente, em lágrimas e paixão pela Sua obra e Palavra, será complicado ...

      Excluir
    2. uma coisa tem pesado em meu coração ultimamente, e uma frase tem ressoado em meu intimo...se não amamos a igreja, não amamos o SENHOR que a comprou com seu sangue (não estou falando da instituição), embora a instituição seja inevitável em nossas vidas por uma questão de organismo.

      1. "Academicismo Político." (mundanismo na igreja)
      2. "Secularização da Vocação."(veem a igreja apenas com uma empresa, um empreendimento).
      3."Indiferença dos Presbíteros."(muitos não tem nem ideia do que senha ser um presbítero, muito tempo atras já ouvia o seguinte: o presbítero, não é apenas o garçom a santa ceia).

      Excluir
  6. De fato irmão Fernando.

    Agora veja, a IPB mais uma vez fará um congresso: 'avivamento e evangelização'. Valores de 490 a mais de 800 R$. Conheço os preletores, são homens de Deus. Não estão indo lá para receber algo, a hospedagem justifica tal valor.

    No entanto, isso tem que ser feito a nível nacional EM TEMPLOS DAS IPBs, não dessa forma.

    Irmãos simples, horário de trabalho, distância, torna tais "congressos" sem nenhuma utilidade aos meus irmãos em regiões pobres e desfavorecidas, aos missionários que labutam ardentemente nos quatro cantos desse país...

    "Deus, nos ajude!"

    ResponderExcluir
  7. verdade meu amado irmão Luciano, disponível a todos indistintamente.
    (como dizia calvino, e era a sua pratica, a academia deveria servir a igreja). e não interesses empreendedores.

    ah!!...onde está senha, quis dizer "seja" e garçom "da" santa ceia. (um erro e impressão, rsrs...).

    ResponderExcluir
  8. Não mexe com isso meu irmão... Calvino pesou muito mais na Igreja e no povo...

    ResponderExcluir
  9. Irmãos Fernando e Luciano
    Creio que trimestralmente poderia se fazer reuniões a nível de presbitério com este ou outros homens de Deus, para que "TODOS" pudessem participar.
    Creio que de alguma forma esta pagina vai servir de alerta para nossa estimada liderança e fica nossas sinceras sugestões.
    " Os campos já estão brancos para a ceifa ".
    MARANATA !!!
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  10. Wilton, amado irmão... infelizmente isso é uma utopia.

    ResponderExcluir
  11. Querido Luciano creio que no tempo de Deus você poderá estar a frente do povo do Senhor. Acredito na visão que Deus tem te dado para Sua Obra. Pela Graça de Deus estamos servindo ao Senhor há 38 anos e estamos orando para que Ele envie trabalhadores para Sua Seara.
    Teu amigo e conservo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a algum tempo atras não muito (rsrs), sugerimos ao conselho da nossa igreja, que os oficiais (presbíteros e diáconos) tivéssemos encontros mensais para estudo e reflexão da palavra, mas infelizmente não tivemos apoio (isso para os oficiais, a gora imagina para o restante da igreja), mas tá faltando estimulo. Devemos redobrar as nossas orações para que haja um verdadeiro avivamento.

      Excluir
  12. É irmão Fernando não é apenas os campos brancos para a ceifa, mais também " os cabelos estão ficando brancos..( rsrsrsrs). Enquanto o Senhor nos fornecer fôlego de vida estaremos, por Sua imensa Graça, cooperando de alguma forma para o crescimento do Reino aqui na terra. Fico feliz por tua participação no blog. e perceber de teu interesse nos estudos da Santa Palavra. Continue firme e sempre motivando outros para dar continuidade junto contigo neste ministério apologético, que Deus tem te chamado.
    Deus seja louvado por tua vida.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, rsrsr

      amém, amém, amém...

      rogo pela vida dos amados, que tem aproveitado tão bem essa ferramenta, principalmente o nosso Irmão Luciano Sena, para colocar a serviço do Rei da Gloria e seu reino.

      Excluir
  13. É verdade e graças a Deus é uma voz profética em nosso meio.
    O Senhor Jesus declarou que : " Se eles se calarem até as pedras clamarão".
    " Infelizmente " as pedras já estão clamando... podemos " " ouví-las "..
    Mais como bem nos ensinou o apóstolo Paulo : Importa que o Evangelho seja pregado. Fl.1. 15-18

    Preguemos a Cristo por amor, pois com certeza alegraremos o coração do Senhor e glorificaremos o Nome Bendito do Senhor.

    Deus nos ajude, por Sua imensa graça.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  14. Caros irmãos Luciano e Fernando
    Paz seja convosco
    Creio que Nossas Escolas Dominicais poderiam auxiliar o Reino de Deus priorizando os estudos voltados para as doutrinas básicas do cristianismo e de uma forma motivadora incentivar os adolescentes, preparando-os e estimulando-os a estudar sobre Trindade, Salvação pela Graça, perseverança dos santos, e outras mais que os amados podem adicionar a esta relação. Creio que poderia realizar " gincana ", para os jovens e adolescentes com patrocínio de passeios para equipe vencedora, etc....
    Em resumo criar algo que motivasse os adolescentes e jovens no interesse pela Sã Doutrina e defesa da mesma. Não podemos nos esquecer,que pode ser que o Senhor não volte agora, o que seria maravilhoso ao nosso ver. Como Paulo em sua época de vida achou que ocorreria. " e nós que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles...". Temos que continuar treinando os soldados de Cristo. Crianças, jovens e adultos para darmos continuidade a Obra Santa do Espírito.
    Estou escrevendo do meu coração, não parei para corrigir possíveis pensamentos obscuros. Espero que os irmãos entendam a essência do que quis transmitir.
    O que os amados poderiam corrigir ou acrescentar ?
    Nosso conservo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o trabalho... ensinar a Palavra... se ela não atrair, então estamos lidando com bodes. As ovelhas ouvirão...

      Excluir
  15. AMADO IRMÃO EM CRISTO JESUS LUCIANO SENA SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITO INTERESSANTES RECONHEÇO QUE A IPB PRECISA AJUSTAR MUITA COISAS SEI QUE A IGREJA SOMOS NOS E POR ISSO O MUNDO EVOLUI. MAS A PALAVRA DE DEUS PERMANECE A MESMA DE GÊNESIS A APOCALIPSE JÁ ESTOU ESCANDALIZADO COM NOMES DE MUITOS QUE SE DIZEM CRISTÃO QUE SE ENVOLVE NA POLÍTICA E SE TORNA COMO A MAIORIA. POR ISSO DEIXANDO DE LADO A POLÍTICA SIGAMOS PARA O ALVO DA SOBERANA VOCAÇÃO SABENDO QUE O APRENDESTE NÃO FOI DE HOMEM MAIS DO SOBERANO E EXCELSO CRIADOR NÃO DEVEMOS NOS CONFORMAR COM ESTE SÉCULO MAIS TRANSFORMAR NA RENOVAÇÃO DA MENTE E CORAÇÃO. NÃO A POLÍTICA DENTRO DO ISRAEL DEUS NOS JÁ TEMOS REI PRESIDENTE GOVERNADOR E PREFEITO E PASTOR DOS PASTORES AO ÚNICO SOBERANO DEUS PAI FILHO E ESPÍRITO SANTO SEJA A HONRA A GLORIA O LOUVOR E ADORAÇÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS AMEM AMEM AMEM TENHO UM LIVRO ESCRITO COM A PERMISSÃO DO MEU DEUS O TITULO E TEM TUDO A VER AUTOR JORGE PEREIRA DIAS email jorgepdias@oi.com.br

    ResponderExcluir
  16. Deus nos fortaleça.

    Não entendi o que disse sobre o livro... poderia dizer mais a respeito?

    ResponderExcluir