sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Lógica Pressuposicional

"Preciso dizer isso de novo. Sou um aprendiz lerdo. Dãr!
Ora, após 30 anos pensando que era pressuposicionalista, o Dr. Greg Bahnsen mudou a minha mente. Eu estava perto, mas não o suficiente.
Há duas coisas que desafiam todo pensamento: infalibilidade e onisciência.
Exemplo:
Premissa 1: A mente grega (humanista) gostar de fazer conclusões, achar respostas.
Premissa 2: A mente hebraica (não humanista) está interessa no processo, não em conclusões.
Conclusão: Você deve ler as Escrituras com a mente hebraica, não com a mente humanista e, portanto, você não deve fazer conclusões.
É sério! Há pessoas que creem e ensinam esse tipo de “lógica”. Mas o que aconteceu? Essa proposição anti-grega e anti-conclusão fez uma conclusão. Dãr!
Toda alegação de “saber” algo é ao mesmo tempo uma alegação de conhecer exaustivamente, saber infalivelmente. De outra forma a alegação de conhecimento é mera retórica. Isso é o porquê conceitos como infalibilidade ou onisciência não são opções: eles são conceitos inescapáveis. Logicamente, essas alegações não podem ser negadas; elas estão implícitas em toda declaração. Quando pergunta o famoso “por quê” várias vezes, você chega à fonte de qualquer declaração — as pressuposições, o local da infalibilidade e a onisciência.
Você não precisa dominar o pensamento grego ou hebraico, o budismo, islamismo, mormonismo ou mesmo a teologia batista para entender pressuposições. Você precisa entender lógica — a lógica de Deus. A lógica pressuposicional que começa com Deus e sua auto-revelação na Escritura.
Quando a onisciência e a infalibilidade de Deus são negadas, eles são substituídas pela palavra “certa” do homem, uma elevação auto-afirmada ao status de “falando com certeza, sem erro”. Desde o Éden, o homem tem alegado ser capaz de “conhecer” a verdade e o erro sem a ajuda da revelação divina. O homem deseja autonomia. Além disso, é o próprio homem que senta em julgamento da revelação divina e determina se ela terá permissão de entrar na discussão.
Há, então, dois princípios que estão em oposição um ao outro: a infalibilidade e onisciência de Deus num canto, e a infalibilidade e onisciência do homem no outro. Não há terceira escolha, e o jogo é desigual. O peso pesado versus o peso pena. No musical de 1965, Homem de La Mancha, Don Quixote canta a famosa música do musical: O Sonho Impossível. Nas palavras de Van Til, “a interpretação que toma o homem autônomo como auto-interpretativo é uma ‘possibilidade impossível’”.
O sonho impossível do homem é negar a infalibilidade e a onisciência e, todavia, ainda alegar “saber” o que é certo e falso. Isso é loucura.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Você não pode raciocinar alheio às verdades da Escritura. Você começa com a Escritura porque a Palavra de Deus é o fundamento de todo conhecimento, não de apenas parte dele. Qualquer coisa menos que isso é uma negação da Fé."

7 comentários:

  1. "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens." (I Coríntios 1 : 25)

    Eh...eu também pesava qualquer coisa, rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Luciano, tema interessante este! E os professos crentes modernos desconhecem a importância da soberânia e vontade perfeitas de Deus.

    Daí, as interpretações das escrituras, que surgem, são as mais estapáfurdias possíveis! É o homem querendo "sentar-se no templo de Deus, ostentando-se como se fôsse o próprio Deus."

    Tempos difíceis esses para o verdadeiro evangelho de Cristo. Como o profeta Daniel afirmou: " ...muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento (alienado de Deus), se multiplicará."

    ResponderExcluir
  3. Verdade. Deus nos subjugue em Seus sistemas lógicos - somente Eles o são!

    ResponderExcluir
  4. A proposta do pressuposicionalismo é o reconhecimento por parte de nós humanos reconhecermos que por ser Deus Senhor e Criador do universo, não estamos livres para raciocinarmos longe dEle e como raciocinar com um incrédulo, pois todo conhecimento depende da iluminação do Espirito Santo. Somente o incrédulo passando pela regeneração do Espirito Santo, por meio da pregação da Santa Palavra poderá ter seu coração mudado verdadeiramente em um coração cristão, nascido não da vontade da carne, mas de Deus e assim compreender todas as verdades reveladas nas Escrituras.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só sei que nada sei....rsrsr (parafraseando).

      só sei que era cego e agora vejo, e vejo com certeza, mas sempre pesso que não me deixes confundido.

      Excluir
  5. Amado irmão Fernando
    Realmente não podemos explicar " o modo como agiu o Espirito Santo de Deus...". "Foi algo belo e me transformou "
    Que experiência maravilhosa é o Novo Nascimento só quem já experimentou o maior milagre é que pode testemunhar.
    Deus seja louvado!
    Desejamos este descanso a todos os nossos amigos e comentarístas deste blog. especial. Somos uma família, com divergências mais convivemos com elas e nos amamos.
    Quem ama "fala a verdade em amor " e isto continuaremos fazendo , em nome do Senhor.
    Deus te abençõe irmão Fernando por tua participação entre nós.
    Em Cristo
    teu conservo
    Wilton

    ResponderExcluir