quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que é a Evangelização Plena?


Um dos principais erros (lê-se pecado) da igreja evangélica brasileira é o seu descaso para com a evangelização. Investe-se vergonhosamente pouco no evangelismo, em nível mundial, nacional, regional e local. E isso na maioria das denominações evangélicas.

Precisamos ainda sentir-nos desesperados por causa desse delito coletivo que ‘todos’ temos cometido. Qualquer desobediência é pecado, e não menos a maior autoridade do universo deu a seguinte ordem:


  • “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt 28.19,20).

Não precisamos verificar os números, para atestar essa afirmativa. Qualquer um de nós sente a ausência de evangelização em nossa comunidade. E muitos no povo de Deus, ainda não se deram conta, da conta que prestaremos ao Senhor Jesus, por essa negligência.


Quando o crente não evangeliza, ele deixa de ser mensageiro de Deus para o mundo. Que hoje, possa Deus despertar pelo menos um para o evangelismo, pois quem sabe, esse um possa ser usado para despertar outro, depois o outro mais um, e daí sucessivamente. Esse apelo é para você: Não se imobilize por ficar apenas se preocupando com o que outros deixam de fazer, mas mobilize-se por aquilo que você deve fazer.


A NATUREZA PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO


A ‘evangelização’ descansa em um aspecto triplo de trabalho. A 'teoria' aqui é que, surgiu no cenário evangélico uma dicotomia e/ou tricotomia desse trabalho. A percepção das pessoas é que evangelizar é uma obra separada do discipulado, que por sua vez não é o mesmo de conduzir uma pessoa a um compromisso com a comunidade dos salvos, delegando esse trabalho para uma classe de catecúmenos, apenas. Embora possamos usar a nomenclatura que distingui, não podemos conceber uma evangelização dessa maneira. O modelo bíblico envolve todos esses fatores: anunciar / discipular / integrar, para cumprir a obra de um evangelista. Ao iniciar seu treinamento como evangelista, concentre-se em desenvolver a obra integral da evangelização.


Não é apenas um desses aspectos que é evangelização, muito menos se nega que não seja quando apenas um desses aspectos está sendo realizado. Manter assim, mesmo que pareça paradoxal, conservará a doutrina bíblica da natureza tripla da evangelização. Mas qual base bíblica para tal afirmação? Muitas de fato. Indicamos para o momento Isaias 61, texto que o próprio Jesus aplicou a si mesmo. Neste texto encontramos tudo que um evangelista deve fazer, seguindo o modelo de Cristo.


 ANUNCIAR+ENSINAR+INTEGRAR =  “Evangelizar”.


1 - Proclamamos, anunciamos, comunicamos: a evangelização requer esse aspecto. Um serviço de arauto. As pessoas precisam saber sobre a soberania do Trino Deus, Justo, Salvador e Criador. Precisam saber da condição miserável que todos os homens se encontram se não se submeterem ao Senhorio absolutamente Salvador de Cristo.


2 – Discipulamos, ensinamos, instruímos: não é uma obra paralela, mas a evangelização bíblica inclui esse aspecto. Os novos crentes precisam saber sobre a Bíblia e devem ser informadas sobre a vontade de Deus, suas leis, bênçãos e promessas. Esse será o livro de sua vida. Mas o discipulado é uma caminhada ao lado do novo crente. Devemos agir mais como condutores práticos do que ‘professores’ teóricos.


3 – Integramos, introduzimos: a nova vida do crente não é uma ilha, ele precisará de apoio, ajuda e socorro. Ele precisará professar sua fé, batizar-se e participar das atividades de sua nova família, seu novo povo. Ele precisa sentir os direitos e deveres de estar na comunidade dos salvos. Precisará ser estimulado a crescer espiritualmente, produzir novos crentes e ser liderança.


Essa é a Evangelização Plena: ‘Faze a obra de um evangelista. ’ -I Tm 4.5

2 comentários:

  1. Não tem como evangelizar biblicamente falando se não for dessa forma, visando o conhecimento de Cristo e crescimento da pessoa em sempre prosseguir e conhecer mais de Cristo. Espero que a igreja entenda isso e cada vez seja fiel somente às Escrituras.

    ResponderExcluir
  2. 'toda igreja que não evangeliza perde o direito de ser igreja' - Osvald Smith...

    ResponderExcluir