sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os erros de interpretação do arminiano e adventista Leandro Quadros - Parte 2

Lembrando que na primeira parte (AQUI), falamos da falha de Leandro Quadros em entender o livre arbitrio (ou a falta dele) no homem, e em compreender o termo bíblico "acepção de pessoas".


Continuando os pontos onde discordo de suas doutrinas, desta vez falaremos sobre a graça previniente.

-GRAÇA PREVENIENTE

Graça preveniente seria a capacitação que Deus concede ao pecador (incapaz de crer por sí só), para que este creia em Cristo e seja salvo.

Segundo o professor, Deus dá a TODOS a capacidade de escolher a Cristo ou não. E parte do homem o "aceitar ou negar" isso.

Leandro Quadros disse, no ponto 4 do seu texto:

"Portanto, a habitação de Cristo em nós por meio do Espírito nos capacita (pela graça de Deus) a escolhermos ou não continuarmos predestinados*[À salvação]. Do contrário, por que o Espírito Santo habitaria em nós se não fosse para nos ajudar e nos converter?"

E também disse:

"Entendo que o ser humano por si não pode ser salvo. Mas, a Bíblia ensina que a graça de Deus dá a capacidade a cada um de escolher o caminho a seguir."

Gostaria de ver esse texto... Pois a Bíblia afirma o contrário.

Primeiro, ela afirma que o homem não tem essa capacidade. Em Romanos 3.10-12 é dito que "Não nenhum justo". Ok, isso sabemos, e concordamos neste ponto com o professor.

Mas, ela afirma também que TODO aquele que Deus dá a capacidade, vem a Jesus. (Novamente: TODO, nenhuma exceção)

Jesus declara ambas:

1 - Falta de capacidade humana:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia". João 6:44

e

2 - A capacitação que Deus dá:

"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37

Portanto, 1- O homem é incapaz, 2-Deus dá a capacidade a alguns, 3-TODO aquele a quem Deus capacita virá a Jesus. Concluímos então, que quando a pessoa é convencida pelo Espírito Santo, ela virá com toda certeza. Se a pessoa não vier a Jesus, logo, essa nunca foi capacitada por Deus.

Essa afirmação bíblica contrasta totalmente com a afirmação do Professor Leandro Quadros. Isso se dá porque o professor não compreende a obra do Espírito Santo no coração do pecador.

O Espírito Santo CONVENCE (João 16.18), não dá "múltipla escolha".

Continua...

*O assunto "predestinação" será tratado nas próximas partes, se Deus quiser.



Esse é o segundo texto preparado e concedido pelo irmão Neto ao MCA.

3 comentários:

  1. bom amgo no calvinismo acredita q a expiação de jesus é limitada e no arminianismo que a expiação é ilimitado . então vamos lá para os calvinista ja tem um grupo de pessoas ja salvas pela predestinação e outros então vão tudo para o inferno ? etão com esta visão a predestinação o destino das pessoas já esta escrito hum. então o homosexual,não e doença e nem comportamento ele ja foi predestinado a ser homosexual. bom pela predestinação me afirma isso. Mas olha o q a bíblia fala sobre salvação
    ola o que diz JESUS O PRÓPRIO DEUS NO SERMÃO DA MONTANHA SOBRE SALVAÇÃO MATEUS CAP 7 VERSO 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. FAZER A VONTADE DO PAI É OBEDECER ( ELEITOS ELEIÇÃO E NÃO PREDESTINAÇÃO ) VOU + EM Apocalipse CAP 21 VEM FALANDO DO NOVO CÉU E NOVA TERRA A NOVA JERUSALÉM VERSO 27 DIZ QUEM VAI HABITAR NESTE LUGAR E NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA QUE CONTAMINE E COMETA ABOMINAÇÃO E MENTIRAS,(MAS SÓ OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.

    E QUEM SÃO ESTES Q ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA Apocalipse CAP 3 VERSO 5
    O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

    BOM AQUI É BEM CLARO DIZ ASSIM AO QUE VENCER SEU NOME VAI ESTAR NO LIVRO DA VIDA. AI TEM UMA COMPETIÇÃO E O VENCEDOR RECEBERÁ VESTES BRANCAS E O SEU NOME ESTARÁ NO LIVRO DA VIDA. PARA VENCER O CRISTÃO TEM QUE OBEDECER.

    NO LIVRO DE HEBREUS VEMOS ISSO A SALVAÇÃO É MEDIANTE A OBEDIÊNCIA.
    CAP 5 VERSOS 8 ,9
    8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu;
    9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, COM ISSO EU ACREDITO NA SALVAÇÃO POR ELEIÇÃO, ELEITOS

    ResponderExcluir
  2. MORTOS NÃO TEM LIVRE ARBÍTRIO!
    “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (itálico e negrito meu).

    Essas palavras foram para a igreja dos efésios e continua ecoando para todas as igrejas de Cristo Jesus, ainda hoje. Antes de recebermos a vida que há em Cristo, nós andávamos em nossos delitos e pecados segundo o curso deste mundo e não segundo o curso do Espírito Santo. Nesse estado a onde está o livre-arbítrio? A capacidade de buscar a Deus em espírito e em verdade? Os espíritos malignos são os guias dos que não estão em Cristo Jesus, dos filhos da desobediência. O texto é claro, “andávamos segundo as inclinações da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da ira”. A liberdade que o homem pensa ter é de acordo com sua natureza, e essa natureza é inclinada para o mal. O livre-arbítrio é, portanto, um escravo. Encontrava-nos nessa situação e não tínhamos o mínimo de desejo de buscar a Deus, devido a nossa natureza depravada, mas, fomos objetos da Sua graça e de Seu amor e Ele nos deu vida sem que merecêssemos: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos...” (Ef.2:4-5 – itálico e negrito meu). A graça é um dom gratuito de Deus, e não necessita de obras .

    “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef.2:10 – itálico meu).

    (http://prbeto-estudosteologicos.blogspot.com.br/2012/01/erros-teologicos-da-doutrina-arminio.html)

    ResponderExcluir
  3. Caros
    Na minha humilde compreensão, o ARREPENDIMENTO não é um DOM de Deus, como muitos pensam, mas, sim, um dos ATRIBUTOS divinos, da mesma forma que a FÉ, os quais nos foram comunicados quando Deus nos criou à Sua imagem e semelhança.
    Cada qual tem a liberdade de manifestá-los de acordo com suas próprias vontades, exatamente como nos mostram algumas passagens bíblicas, como, por exemplo, a parábola do semeador, onde os homens são comparados a certo tipos de terrenos, nos quais são lançadas a semente (a Palavra de Deus), e cada um escolhe como receber a semeadura (dando fruto ou não).
    Há passagens que nos mostram, claramente, a manifestação do ATRIBUTO divino do ARREPENDIMENTO, nas quais podemos ver o Senhor se ARREPENDENDO do mal que intentava fazer a determinadas pessoas, como resultado da Sua infinita misericórdia (Jn 3:10).
    Com relação ao ATRIBUTO DA FÉ, a própria ciência comprova que o homem foi projetado para crer em um ser superior, conforme diz o Dr. Rodrigo Silva: https://www.youtube.com/watch?v=2DF-bUMBmJ0
    Assim sendo, ao nos criar à Sua imagem e semelhança, o Senhor Deus nos transmitiu os ATRIBUTOS do arrependimento e da fé, os quais fazem parte do Seu próprio SER.
    Mas, quer dizer, então, que o Senhor Deus possui o atributo da FÉ? Claro que sim, pois quando Deus disse, por exemplo, "Haja Luz!", será que Ele não cria que a luz apareceria?
    Outrossim, quando Ele profetizou que a semente da mulher pisaria a cabeça da serpente, mais uma vez aparece a manifestação do ATRIBUTO DA FÉ, pois, naquele momento, o Senhor Deus estava falando de Jesus Cristo, o qual possuía o mais legítimo livre-arbítrio e poderia, por exemplo, ter negado a cruz diante do martírio que haveria de passar. Ou será que alguém duvida que Jesus possuía liberdade de escolha e acha que Ele estava fazendo de conta (que estava sofrendo tentação) quando pediu para o Pai passar d'Ele aquele cálice?
    Para os duvidosos, basta ler o que disse Isaías sobre a liberdade de escolha humana: "Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem. Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis" (Isaías 7:15-16).

    Conclusão:
    (1) Os que utilizam o capitulo 2 de Efésio para dizer que a FÉ é um DOM de Deus (dado somente a quem Deus quiser, segundo os Calvinistas), não entenderam que o assunto de tal capítulo é o DOM da salvação e não o ATRIBUTO da fé.
    (2) A entrada na graça do Filho de Deus está condicionada ao som do Evangelho, pois, como diz a Bíblia, a fé vem pelo ouvir. Por grande misericórdia, Deus envia pregadores aos quatro cantos da Terra, provendo uma meio para que aqueles que ouvem o Evangelho possam responder positivamente, segundo a intenção dos seus próprios corações. A pregação do Evangelho fez, por exemplo, com que Lídia prestasse a atenção e pudesse manifestar sua fé, optando por batizar-se e servir a Deus de todo o seu coração.
    (3) O Senhor Deus parece exercer graça quando, pelo Espírito Santo, interfere na historia da humanidade (por questão de justiça), refreando, assim, a maldade dos corações humanos. Porém, no tempo determinado, Ele próprio enviará a operação do erro, segundo a qual, Ele permitirá que os cristãos verdadeiros sejam perseguidos e mortos. No entanto, tal graça parece não ser a "graça preveniente", crida pelos arminianos, mas uma graça comum, que é fruto do amor de Deus e da justiça divina.
    Deus vos abençoe!!!

    ResponderExcluir