sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

HERESIAS E DOUTRINAS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


1. Deus não é onipresente – ele não está em todo lugar.
2. A onisciência de Deus é seletiva – ele não sabe de todas as coisas.
3. Deus possui um copo espiritual que ocupa um lugar fixo no universo.
4. Deus deve ser tratado com o nome Jeová.
5. Jesus Cristo é o Arcanjo Miguel.
6. Jesus Cristo não é Deus.
7. Jesus Cristo morreu em uma estaca.
8. Jesus Cristo ressuscitou em espirito. Seu corpo desapareceu.
9. Jesus Cristo reina no reino celestial desde 01/10/1914.
10. Jesus Cristo não voltará visivelmente.
11. Jesus é Mediador apenas dos 144 mil.
12. O Espírito Santo não é uma pessoa.
13. O Espírito Santo é a força de Jeová em atividade.
14. O Espírito Santo não é Deus.
15. O Espírito Santo só gera para vida celestial os 144 mil.
16. A doutrina da trindade é pagã e não bíblica.
17. A Bíblia é exata apenas nas versões que a liderança das TJs traduzem.
18. Todas as demais traduções estão corrompidas.
19. Sem o Corpo Governante ninguém pode entender a Bíblia.
20. Todas as religiões são Babilônia, serão destruídas por Jeová no Armagedom, exceto as Testemunhas de Jeová.
21. Jesus Cristo escolheu a religião da Torre de Vigia em 1919.
22. A liderança TJ já especulou acontecimentos proféticos para vários períodos, todos sem sucesso: 1874, 1878, 1881, 1914, 1915, 1918, 1920, 1925, 1941, 1975, Geração que nasceu em 1914, século XX, Os que foram ungidos até 1935 veriam o fim do mundo.
23. A liderança TJ já proibiu: vacinas, transplantes de órgãos, casamento, frações de sangue, serviço militar alternativo, proibições posteriormente abandonadas.
24. As Testemunhas de Jeová são proibidas desde 1961 de receber ou doar sangue, embora já antes diziam que era errado a transfusão.
25. A salvação vem de Jeová por seguir os ensinos do Corpo Governante – por isso são muito dedicados no trabalho e nas regras morais.
26. Testemunha de Jeová é proibida de comemorar aniversário, natal, ano novo, não serve o exército, não vota, não comemora nenhuma data (pais, mães, crianças).
27. As Testemunhas de Jeová pregam de casa em casa para cumprir uma quantidade de horas, visitas e estudos, e desta forma ser considerada espiritualmente exemplar.
28. Qualquer pessoa que sai ou é expulsa da religião TJ não é nem cumprimentada.
29. O grupo dos salvos estão divididos em duas classes: a classe celeste e a terrestre.
30. No céu só irão 144 mil, que reinarão com Cristo durante o milênio.
31. Apenas os 144 mil são filhos espirituais de Jeová, os demais salvos serão amigos.
32. Na terra, os que não fazem parte dos 144 mil, serão salvos apenas depois do milênio.
33. No paraíso na terra a vida será eterna, mas não imortal. Todos que viverem na terra poderão cair novamente em pecado e serem subitamente destruídos.
34. Os patriarcas da fé, e todos os servos de Deus de Abel até João Batista, viverão no paraíso na terra.
35. No paraíso na terra vão se casar e ter filhos, até encher a terra.
36. O diabo, os demônios e os ímpios serão destruídos para sempre.
37. O tormento eterno não existe e nem existirá.
38. A alma é mortal. É a pessoa, e deixa de existir na morte.
39. O espírito é o fôlego, ou a força de vida.
40. A ressurreição dos 144 mil começou em 1918 e vai até o Armagedom.
41. A ressurreição terrestre se dará durante o milênio, de todos que não tiveram oportunidade ou não entenderam a mensagem do Corpo Governante.
42. A ressurreição será recriação da mesma pessoa com a mesma memória.
43. Durante o milênio as Testemunhas que passaram com vida no Armagedom vai ensinar as novas doutrinas aos ressuscitados.
44. Os ímpios (ex. Judas, ou quem saiu da religião TJ) não serão ressuscitados.

*45. Apenas os que pertencem os 144 mil participam da Santa Ceia. Os demais são observadores respeitosos.
*46. No batismo não usam nenhuma fórmula Bíblica - nem em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nem em nome Jesus. Nada é dito, o candidato é apenas imergido..

25 comentários:

  1. Como conseguiram enganar os escravos da torre assim,???? Meu Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só isso impressiona, mas como conseguem seguidores... uma cegueira funesta.

      Excluir
  2. Um é pouco, dois é ´´bom´´, mas 44 é demais . Como tem gente cega !

    ResponderExcluir
  3. Prezado Luciano

    Boa tarde

    Os cristãos creem que Jesus é Deus e ele se manifestou em carne em uma forma, logo porque Deus Pai não poderia ter um corpo espiritual no Céu com uma forma bem definida? E da mesma forma o Espirito Santo.

    1)Considerar Deus e o Espírito Santo sempre informes é limita-los. Observe: os protestantes creem que a alma humana existe e ela tem forma veja por exemplo na passagem do rico e Lázaro Lucas 16 e em Apocalipse 6:9 ambas passagens mostram que a alma tem forma então acreditar que Deus por ser essencialmente Espírito puro não pode ter forma é um erro.

    2) Sobre a alma ser imortal em Gênesis 2:7 a Bíblia não apresenta essa ideia. Em Lucas 16 na passagem do rico e Lázaro a situação do rico era de condenação e a de Lázaro de salvação pode-se interpretar que ambos mesmo mortos e inconscientes estavam em tal situação perante Deus logo Jesus provavelmente "deu vida " a eles descrevendo a situação deles para as pessoas aqui da terra. Jesus "dá vida" ao rico, Lázaro e a Abrãao onde a questão é: a salvação só se consegue nesta vida de acordo com a Bíblia e a Religião Cristã.O problema para os imortalistas é que o Hades(como mundo espiritual) não pode ser embaixo da terra pois as almas humanas são espirituais e não tem sentido ficar embaixo da terra almas humanas teria que ser em um mundo fora da Terra. Fora da Terra seria onde? Se for no Universo é um mundo material por mais distante que seja e se for fora do Universo estaria além do Universo aí seria dentro de Deus. No plano material a alma humana só consegue viver dentro de um corpo físico.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Luiz.
    1. A encarnação do Filho deu a ele um forma humana. Ele assumiu essa forma, não que sua natureza divina possuía alguma forma. O Corpo Governante atribui forma a Deus. O Filho continua, no mistério da Trindade, na unidade divina, não possuindo 'forma'. Deus não muda.
    2. 'Considerar informes é limitá-los...' - Não é o contrário?
    3. Não erre em considerar Espírito de Deus, espírito dos anjos e espírito humano da mesma constituição. Há semelhanças - imaterialidade e invisibilidade - mas o Espírito que Deus é não tal como os espíritos que os demais são e possuem.
    4. Gn 2.7 usa alma como sinônimo da totalidade humana, em outros trechos o termo é restrito à parte imaterial que não é afetada na morte física.
    5. O lago de fogo, o tormento eterno, é um lugar e uma condição. Não temos mais informações bíblicas. O testemunho da Revelação é que ele é um lugar real tanto quanto ao céu.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Luciano

    Desculpa acabei postando suas mensagens abaixo da minha.

    Luiz

    ResponderExcluir
  7. Prezado Luciano

    Pode desconsiderar a minha postagem das 19:58 e considerar esta.

    Prezado Luciano

    Boa noite

    1) De acordo com a Religião Cristã Jesus=Deus e ele assumiu uma forma humana logo a alma dele também tinha uma forma pois de acordo com a visão imortalista ele pregou aos espíritos em prisão. Você argumentou que a natureza divina de Jesus não tinha forma eu acho que você confundiu natureza divina com a alma dele pois o corpo dele tinha natureza divina também pois lá em Colossenses diz que a plenitude da divindade habita corporalmente nele e em João diz que o Verbo se fez carne ou seja o lado divino estava presente no corpo material dele. Então tanto a alma de Jesus quanto o corpo dele são humanos e divinos. Deus não muda em essência mas varia em manifestações e pode ter uma forma no Apocalipse aparece o trono de Deus logo Deus tem corpo. Se Deus nunca pudesse ter forma Jesus jamais teria se encarnado. Se na Trindade são 3 pessoas com a mesma natureza logo tal natureza pode se manifestar em forma. O Espirito Santo que na crença protestante é Deus se divide e habita nos crentes e também fica limitado a forma dentro dos crentes.

    2)Não, se entendermos que Deus não pode assumir uma forma isso limita Deus de uma manifestação possível. Seria o mesmo que dizer que Deus não poderia vir ao mundo em uma forma como Jesus veio. Por qual motivo Deus não pode ter uma forma?Deus com uma forma no Céu nunca limita Ele ele continua sendo essencialmente um Espírito.

    3)O ser humano é semelhança e imagem de Deus logo Deus pode ter forma, os anjos de Deus ou não tem forma, observe Zacarias que diz que Deus formou o espírito dentro do homem ou seja a alma tem uma forma e veja veio de Deus isso encaixa na ideia da criação e da questão sobre ser imagem e semelhança de Deus.

    4)Genênsis 2:7 fala da totalidade humana e não exclui a visão mortalista holista e quanto as outras passagens aí é questão de interpretação de cada denominação. Na visão imortalista quando o salvo morre parte(alma) do ser humano vai pra Deus e a outra parte(corpo) fica morto ou seja só 50% é salvo. Se a alma do crente vai para o Céu pressupoe-se que ela está santificada e justificada e ela representa o ser humano logo não há necessidade do corpo pois o ser humano em essência já está lá.O próprio corpo precisa da alma para ressuscitar logo é a alma que é o ser em si. Imagina os crentes já com Deus na visão beatífica e Deus ordena voltem para ressuscitar os corpos.

    5)Não nego que o inferno é real sob uma perspectiva bíblica só questiono isso, que em um mundo espiritual(hades) embaixo da terra (material) não tem sentido ficar almas "presas na terra" digamos assim deveria ser fora da terra mas onde? Se for dentro do Universo ainda é um lugar material e se for "fora do Universo" seria onde? Ora "fora do Universo" temos Deus. Em Lucas 16 o hades é um lugar que tem fogo ainda que seja um fogo espiritual é fogo talves com uma química diferente mas seria um tipo de matéria com formas bem definidas. O Céu que é considerado um "lugar espiritual" tem tronos, anjos, chão etc. A passagem de Zacarias 12:1 sob uma ótica mortalista diz que o fôlego de vida que dá vida ao corpo assume a forma do corpo preenchendo totalmente o mesmo não diz que Deus "criou" uma alma mas que "formou" o espírito para dar vida ao corpo.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  8. Luiz, talvez eu não tenha tempo de responder os pontos de uma só vez. Caso não, em momento oportuno farei.

    No ponto 1, há vários erros e equívocos em sua citação da doutrina da Divindade de Cristo. A) A alma de Cristo não era alma racional humana, não era o espírito da divindade. B) A pregação de Cristo aos espíritos em prisão (não concordo com a interpretação citada) não infere em nada ele ter uma forma como Deus. C) O corpo dele era divino? Creio que seu entendimento de Cl 2.9, prejudica sua leitura imparcial da interpretação trinitária do texto. Habitar em Cristo corporalmente não significa divinizar o corpo dele, mas habitar nele plenamente. Como seria esse habitar? Nada de Deus faltou em Cristo. D) Você disse que Deus 'se divide', oh meu amigo, onde é que a Bíblia diz isso, que Deus se divide? Meu conselho a você é que estude corretamente os postulados trinitarianos em uma obra sistemática, e não ache que sua conclusões baseadas em suas premissas, sejam as nossas.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Luciano

    Boa tarde

    No meu comentário 1 não consegui ver erros teológicos sobre a pessoa de Cristo. Não entendi o seu argumento de acordo com a sua interpretação e entendimento a alma de Cristo não era racional e humana? E não era o espírito da Divindade? A alma de Jesus era o que então?

    Em relação o pregação do espirítos em prisão o meu entendimento é um dos possíveis mas se a alma dele foi ao Hades pregar logo tinha voz e logo tinha uma boca então tinha uma forma espiritual e de acordo com o Cristianismo Jesus é Deus também e Deus pode ter forma. Deus é tão Poderoso que pode se manifestar em uma forma no Céu isso é Poder de Manifestação.

    Em Colossenses 2:9 se a Divindade habita nele logo habita no corpo dele e o corpo dele tem uma forma definida então a alma tem também essa forma e isso não significa que o corpo dele não seja divino. Se o corpo de Jesus não é divino então ele não é Deus por completo. Se a alma de Jesus é divina e corpo é humano temos 2 Jesus´s um divino e um humano. Se "nada " de Deus faltou em Cristo é óbvio que o corpo de Cristo tinha natureza Divina também ou seja Jesus é Deus por completo incluindo o corpo dele. Divindade pertence ao corpo e a alma de Jesus senão seria uma Divindade limitada.

    Agradeço seu conselho mas veja as obras sistemáticas são opiniões de seres humanos também. As obras sistemáticas partem de premissas também.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errei na digitação - o "não" entrou errado ali. Leia: "A alma de Jesus era uma humana racional", apenas isso que escrevi, e agora vi que errei na digitação.

      Não responderei esse comentário, pois há outros pontos acima.

      Excluir
  10. continuando...
    Seu ponto 2 tem apenas desconsidera afirmações Bíblicas como o Sl 139, e outras afirmações bíblicas, que apontam a onipresença de Deus - que é sua presença em todo lugar.

    ResponderExcluir
  11. Continuando...
    Seu ponto 3 comete novamente o erro de equiparar criaturas ao Criador. Há analogias, mas não há igualdade. Ser criado à imagem e semelhança, diz respeito à capacidade de espiritualidade, santidade, juízo, amor, etc, comunicado ao ser humano, não uma forma física ou constitucional. A Bíblia dizer sobre Deus tem algum órgão, não significa que ele possui o mesmo músculo e cartilagem que temos, mesmo que em 'forma'.

    ResponderExcluir
  12. continuando...
    Agora no ponto 4 sua tentativa de fazer com que não lógica nem necessidade da ressurreição, esbarra na Bíblia - pois ensinando a imortalidade da alma, ela também ensina a ressurreição. Então a lógica é extraída dela, não de pressuposições mortalistas. Mas, considerando que a alma humana é a parte do homem que sobrevive à morte, mas o corpo também é parte do homem, é muito claro que o objetivo final não é ter almas no céu, mas almas e corpos glorificados. O homem todo. Isso não é crise para os imortalistas...

    ResponderExcluir
  13. Por fim, o ponto 5 já foi respondido anteriormente, e suas perguntas materialistas só lhe deixa em um campo de especulações que desconsideram que não sabemos muito das realidades do mundo espiritual. A resposta foi dada assim: "5. O lago de fogo, o tormento eterno, é um lugar e uma condição. Não temos mais informações bíblicas. O testemunho da Revelação é que ele é um lugar real tanto quanto ao céu.

    ResponderExcluir
  14. Volto a te sugerir um estudo em obras de Teologias Sistemáticas de autores protestantes, que tratam desse assunto, pois o que eu disse não foi que vc deve aceitar ou não, mas ao menos conhecer corretamente. Sua leitura especulativa crítica sobre a pessoa de Deus, trindade, divindade de Cristo, alma, ressurreição, são desconectados dos postulados aceitos pela ortodoxia. Recomendo a Teologia Sistemática de Louis Berkhof. Escrita lá na década de 30.

    ResponderExcluir
  15. Prezado Luciano

    Bom dia

    A alma de Jesus era também humana e racional mas também era divina e racional não são coisas excludentes mas complementares. Jesus antes de se tornar carne era espírito racional ( era um Espírito Santo) divino pois já tinha natureza divina nele. Na encarnação o corpo dele tinha a divindade também se não ele não seria Deus por completo ele era 100% humano e 100% divino e isso inclui alma e corpo.

    ResponderExcluir
  16. O fato de Deus assumir uma forma no Céu não impede que Ele seja Onipresente afinal ele não é Todo Poderoso de acordo com a teologia de vocês? Pelo que eu aprendi no Catolicismo e Protestantismo Deus é Deus. Ele ter uma forma nunca exclui a possibilidade real dele ser Onipresente. Mais uma vez, entender que se ele tem uma forma logo ele não pode ser onipresente isso é limita-lo.

    ResponderExcluir
  17. A forma de Deus é transcedental pela lógica é um corpo com uma substância espiritual transcedental mas é um corpo. O corpo dos seres humanos salvos será transformado e viverão no Céu ora eu aprendi que esse corpo glorificado é diferente do corpo que está aqui na terra e eu penso que seja com uma estrutura diferente ou seja espiritual glorificado logo Deus pode ter um corpo muito mas muito mas puro e santo. As características que você escreveu que os seres humanos tem sobre a questão da "imagem e semelhança" não impedem que Deus não tenha forma.Veja para Deu ser adorado no Céu ele poderá ficar sentado no trono e para isso ele pode se manifestar com uma forma. Nenhum problema nisso.

    ResponderExcluir
  18. Não, não esbarra na Bíblia, esbarra na interpretação que os protestantes imortalistas tem quando leem a Bíblia. Vocês imortalistas creem que a alma humana é a parte do ser humano que continua consciente por ocasião da morte ora isso é errado pois a alma se será salva ou condenada logo ela é o ser total pois é a alma que gera as ações e o corpo responde então o ser humano na visão imortalista é a alma. Se a alma já está no céu que biblicamente é o melhor lugar de todos com os anjos, santos e com Deus o que falta? Se a alma está incompleta então ela não estaria apta para estar no céu deveria estar no purgatório. O objetivo final é ter o homem todo no céu e é isso que a crença mortalista sempre ensinou.

    ResponderExcluir
  19. Em relação ao "inferno eterno" acho que deve-se questionar essa questão espacial sim, vocês protestantes tem muita literatura sobre vários assuntos e acho que vocês deveriam se aprofundar nisso sim , a Bíblia pode e deve ser questionada.

    Agradeço novamente a indicação da obra, só uma observação: Essa obra ajuda muito a entender a Bíblia? Então a Bíblia não é suficiente.

    Ah só uma dúvida: Por que os protestantes tentam responder por meio da Apologética Protestante as doutrina dos Católicas Romanos e dificilmente(não lembro de ter visto,pode até ter mas eu nunca vi), eu vejo vocês respondendo os Católicos Ortodoxos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Reforma Protestante já é uma resposta à Roma... no entanto, aqui é uma postagem sobre as Testemunhas de Jeová. Não sei se vc é.

      Excluir
  20. O que tenho a dizer está aí... se aceita ou não, é outra questão.

    ResponderExcluir
  21. Olá Luciano

    Não, não sou e nunca fui Testemunha de Jeová. Quanto à Reforma Protestante ela, apesar de sua importância, não conseguiu dar a Igreja Católica(Universal) a Unidade que Cristo tanto queria e quer, eu vejo que os reformadores queriam sim voltar ao Evangelho mas deram suas próprias interpretações, agora se tal Reforma refutou 100% os dogmas Romanos isso eu já não sei. Você não acha que o Protestantismo deveria dar uma resposta ao Catolicismo Ortodoxo também?

    Respeito seu ponto de vista mas não concordo.

    ResponderExcluir