terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Sérgio Monteiro desmentido: A alma adventista morreu com essa entrevista...




27 comentários:

  1. OBRA DO DR MASON DESMENTE O ADVENTISTA SÉRGIO MONTEIRO: Todos os três elementos da descrição de Josefo sobre os fariseus em 2:163 parecem bastante claros. Todos eles concordam com seus próprios pensamentos sobre a alma, a saber: toda alma é imortal; castigo eterno aguarda o ímpio; e um novo corpo aguarda o bom. (FLAVIUS JOSEPHUS ON THE PHARISEES, Mason, Pg 161, LEIDEN • NEW YORK • K0BENHAVN • KOLN 1991)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. João Flavio Martinez, seu nariz cresceu como o do Pinóquio?

    Resposta (Parte 1 ) do Pastor Monteiro ao Pastor Jamierson, Martinez e CACP
    https://www.youtube.com/watch?v=F4p5TtnroxM

    Resposta (Parte 2 ) do Pastor Monteiro ao Pastor Jamierson, Martinez e CACP
    https://www.youtube.com/watch?v=2_UwQriaa00

    Resposta (Parte 3 ) do Pastor Monteiro ao Pastor Jamierson, Martinez e CACP
    https://www.youtube.com/watch?v=omaJfrqfPBU

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de ter acesso aos dois e-mails que o DR Steve Mason enviou para o Jamierson e Monteiro!
    Ai, vamos ver quem está mentindo!

    E ainda, os 2 parágrafos que o Jamierson leu no e-mail do livro do Dr Mason nas páginas 160 e 161 em ambos os casos usou as palavras "PARECE e PARECEM".

    Desde quando PARECE se tornou certeza?

    Eu sempre achei que fosse para expressar possibilidade, pode ser ou não, mas o Jamierson, disse que é certeza!

    Mas eu gosto do Jamierson, ele é educado e sincero, já o JFM , sem comentários!

    ResponderExcluir
  6. A única alma morta aqui é a imortal, aliás, nem morrer ela pode, pois algo que não existe, não pode morrer!

    ESSES IMORTALISTAS SAO A MINHA ALEGRIA.

    TEXTOS QUE DIZEM QUE A MORTE E COMO UM SONO. UM ESTADO DE INCONSCIENCIA.

    NO AT, ENCONTRAMOS ESSA EXPRESSAO: “ELE DORMIU COM SEUS PAIS. UMA EXPRESSAO PARA A MORTE, VEJA:

    1 RS 2:10 – DAVI DORMIU COM SEUS PAIS.
    1 RS 11:21 – DAVI DORMIU COM SEUS PAIS
    1 RS 11:42 E 43 – SALOMAO DORMIU COM SEUS PAIS
    1 RS 14:20 – JEROBOAO DORMIU COM SEUS PAIS
    1 RS 14:31 – ROBOAO DORMIU COM SEUS PAIS
    1 RS 15:8 – ABIAS DESCANSOU COM SEUS PAIS
    1 RS 15:24 – ASA DORMIU
    1 RS 16:6 – BAASA DORMIU
    1 RS 16:28 – ONRI DORMIU
    1 RS 22:40 – ACABE DORMIU
    1 RS 22:51 – JOSAFA DORMIU
    2 RS 10:35 – JEU DORMIU
    2 RS 13:9 – JEOACAZ DORMIU
    2 RS 13:13 -JEOAS DORMIU
    2 RS 14:16 – JEOAS DORMIU NOVAMENTE
    2 RS 14:22 – AMAZIAS DORMIU
    QUER MAIS?
    2 RS 14:29 – JEROBOAO DORMIU
    2 RS 15:7 – AZARIAS DORMIU
    2 RS 15:22 – MENAEM DORMIU
    QUER MAIS?
    2 RS 16:20 – ACAZ DORMIU
    2 RS 20:21 – EZEQUIAS DORMIU
    2 RS 21:18 – MANASSES DORMIU
    2 RS 24:6 – JEOAQUIM DORMIU
    2 CR 9:30 E 31 – SALOMAO DORMIU
    2 CR 12:16 – ROBOAO DORMIU
    2 CR 14:1 – ABIAS DORMIU
    2 CR 16:13 – ASA DORMIU
    2 CR 21:1 – JOSAFA DORMIU
    2 CR 26:2 – AMAZIAS DORMIU
    2 CR 26:23 – UZIAS DORMIU
    2 CR 27:9 – JOTAO DORMIU
    2 RS 28:27 – ACAZ DORMIU
    2 CR 32:33 – EZEQUIAS DORMIU
    2 CR 33:20 – MANASSES DORMIU
    E para aqueles que dizem que o sono e somente uma metáfora, veja o próprio CRISTO dizendo que lazaro dorme e depois que lazaro morreu.
    “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
    Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
    Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
    Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;

    João 11:11-14– Aqui CRISTO disse que lazaro estava dormindo, mas no verso 14 ELE diz claramente que lazaro morreu.

    E para os imortalistas que rirem quando as escrituras e nos (mortalistas) dizemos que a morte e como um sono, estão rindo do próprio CRISTO, vejam:

    E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
    E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.
    E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
    E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.

    Marcos 5:39-42

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, quem assistiu o debate e esse video, percebe que o Jamierson tenta polemizar as colocação do Monteiro... sendo que os escritos de DR Mason não difere da maioria dos eruditos... que houve uma grande influência grega pagã na cultura judaica.
      sendo que a palavra alma indica uma pessoa viva e quando empregamos a palavra alma como algo etério estariamos usando uma fiquição imprimido pelo platonismo.
      Ex: "A alma" que pecar essa morrera, os mortalista entende que nessa passagem e em todas as passagem Biblica "a alma" é pessoa mesmo; contudo para transmitir a idéia que morre expresamos a ideia do etério para mostra a linha de raciocinio holistico.

      Excluir
    2. Olá Alexandre

      Boa tarde

      Quanto tempo né? Tá tudo bem com você?
      De fato a Bíblia não é clara neste assunto e existem interpretações diferentes e sobre o tema em questão. Respeito sua visão mortalista apenas acho que algumas passagens favorecem e muito a visão imortalistas mas é um tema em aberto.

      Um grande abraço

      Luiz

      Excluir
    3. Abraços Luiz. Obrigado por sua conduta cristã e educada.
      A Paz do Senhor.

      Excluir
    4. Muito bem irmão concordo plenamente em ti , não sou erudito nem escrever certo sei , tenho estudado s bíblia por 51 anos e tenho fé na mortalidade da alma a bíblia é claríssima nesse assunto , como faço para estudar a bíblia me reporto a genesis para toda as doutrinas no restaurante das escrituras , estudei a cinquenta anos várias igrejas e doutrina e aceitei a fé adventista que foi a única que estava conforme a bíblia o problema atual é os eruditos adventista s moderno que contradiz nossa fé e também Ellen White , abracos sinceros

      Excluir
  7. Quando o sono é usado para simbolizar a morte física, o quadro dado é o de um sono temporário, que terminará por ocasião da ressurreição. Alguns interpretam isso como se fosse um sono literal, e falam sobre o sono da alma, como se esta, realmente, dormisse. Outros ainda vão um pouco além, dizendo que esse sono deve ser compreendido como a cessação da existência. Segundo eles, as almas não somente dormiriam quando ocorre a morte física, mas também deixariam de existir. Como explicar, então, que elas virão a participar do juízo final? Esses que assim pensam imaginam uma engenhosa solução: as almas seriam momentaneamente ressuscitadas, para presenciarem o seu próprio julgamento e ouvirem a sentença condenatória, e o castigo no inferno consistiria em, nada mais nada menos, que a sua eterna cessação da existência, o que significa que o sofrimento delas perduraria, quando muito, por alguns breves instantes. Entretanto, Jesus deixou claro: “E irão estes (os que estavam à sua esquerda) para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna”, (Mat. 25:46). Jesus não haveria de enganar-se ou de querer nos enganar. Ele mostrou que a alma continua perfeitamente consciente de si mesma e do seu meio ambiente, no relato sobre Lázaro e o rico. No hades, o rico sofria, aquilatava sua situação, lembrava-se de seus irmãos ainda vivos e apelava para Lázaro e raciocinava com ele. E Lázaro, embora tivesse, evidentemente, também não estava dormindo, nem deixara de existir, pois o rico pediu à Abraão que mandasse Lázaro deixar cair algumas gotas de água em sua boca. Mesmo que o senhor Jesus tivesse falado parabolicamente, não temos o direito de distorcer o quadro, dizendo que Lázaro e o rico estavam dormindo ou tinham deixado de existir, porque ambos haviam morrido. A verdade é que a doutrina do “sono da alma” é um ensino extrabíblico, não podendo ser encontrado nas páginas da Bíblia, por mais que alguns queiram distorcer as instruções escriturísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigi, boa tarde.
      A Metáfora usada por Jesus do Sono em relação a morte, é apenas para dizer que os mortos não sabem de coisa alguma e não possuem nenhuma consciência (Ec 9:5e6), e também por isso que Jesus disse que despertaria (sono) tanto Lázaro como Talita, ou seja, os ressuscitou.
      E por isso também, que o N.T diz que Davi não foi para o céu, portanto, está aguardando a ressurreição ou ser despertado da Metáfora do sono que o HaMashiach deixa muito claro.

      Não existe tormento eterno, se assim fosse, Sodoma e Gomorra estariam QUEIMANDO (Fogo Eterno = aionios) até hoje.

      Excluir
  8. A expressão sono da alma, embora largamente usada, encerra uma autocontradição. Tal doutrina nega a existência da alma, e depende da ressurreição para “trazer novamente a existência” uma pessoa que morrera biologicamente. Conforme disse-me um pregador adventista do sétimo dia, de certa feita, apontando para o seu próprio corpo: “Isto é tudo quanto existe em mim”. Ele queria dizer que o homem, conforme agora o conhecemos, é somente o seu corpo, e que não existe alma como entidade que possa ser distinguida do corpo físico. Essa era também a posição original dos hebreus. E mesmo quando, no desenvolvimento da revelação, já no livro de Salmos e nos Profetas, surgiu a doutrina da alma, ficando bem firmada no pensamento hebreu, muitos judeus continuaram pensando daquela maneira primitiva. Porém, desde o começo, o cristianismo tem defendido a realidade da alma e sua sobrevivencia diante da morte biológica. Mas também tem combinado esse conceito com o conceito da ressurreição, pensando que o corpo físico é um veículo especial da alma, para que ela se expresse na esfera material. Os pais alexandrinos da Igreja especularam que haverá muitos corpos ressuscitados, compatíveis com a alma, em seu progresso na transformação da imagem de Cristo. Naturalmente, a Bíblia faz total silêncio sobre isso, falando somente de um corpo natural e de um corpo espiritualizado.
    Acerca da alma, há uma disparidade de conceito entre a nephesh geralmente traduzida por “alma”, nas diversas traduções do antigo testamento, e a psuché, “alma”, do novo testamento. A diferença básica está no fato de que a nephesh, diferente da psuché, não é uma entidade espiritual que existe distinta do corpo... A nephesh é apenas o indivíduo na totalidade de sua “personalidade”. Após a morte física, a nephesh deixa de existir, perdurando somente enquanto o corpo é um corpo (ver Jó 14:22; comparar com II Reis 23:16-18; Amós 2:1). Os habitantes de sheol nunca são chamados almas, no antigo testamento”. E, naturalmente, o Pentateuco não ensina nem a sobrevivencia da alma e nem a ressurreição como uma esperança para após a vida neste mundo. Temos de concluir que, quanto a esse aspecto (como quanto a outros também), a teologia do Pentateuco era deficiente, por ser incompleta, não descrevendo bem a natureza humana. Foi preciso a revelação continuar, nos Salmos e nos Profetas, para que essas ideias viessem a tona. Não podemos olvidar a revelação divina. Tanto é assim que ela não cessa no Pentateuco, mas prossegue, chegando mesmo a exigir as novas revelações dadas por Jesus Cristo e seus apóstolos. Por essa razão é que o cristianismo bíblico deixa para trás o conceito hebraico primitivo sobre a alma, levando esse conceito a novas alturas, nunca alcançadas no antigo testamento, quando o combinou com as ideias neotestamentárias que envolvem a ressurreição do corpo.
    Poderíamos observar que os defensores da ideia do “sono da alma” creem em uma “ressurreição da alma e do corpo”, ao passo que o novo testamento ensina a “ressurreição do corpo”, revestindo uma alma que nunca deixara de existir. Até nisso, o nosso modelo é Cristo. Ao morrer na cruz, ele não ficou dormindo na alma, mas desceu ao Hades e ali pregou o evangelho (I Ped. 3:18-4:6).

    ResponderExcluir
  9. Eu particularmente entendo que I Pedro 3:18 e 4:6 realmente a alma desceu mas nem todos imortalidade crêem assime a Bíblia não é clara.

    ResponderExcluir
  10. Desculpa escrevi errado, no lugar de imortalidade é imortalistas.

    ResponderExcluir
  11. Em relação a parabola do Lázaro e rico creio que favorece uma interpretação imortalistas mas não acredito que o Hades era debaixo da terra mas sim um mundo espiritual abaixo do planeta Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luiz, se Lc 16 não fosse uma Parábola até poderia ser, mas como é parábola, lhe pergunto:
      Essa parábola ensina a salvação por classe social?
      Ou seja, os pobres vão para o céu e ricos para o inferno!
      É assim que se processa a salvação?
      Ou continua pela graça mediante a fé?

      Excluir
  12. A maior prova da sobrevivência de um espírito inteligente encontra-se em 1 Samuel, CAP. 28.

    A alegação de que no referido episódio a personagem não era o profeta Samuel mas uma contrafação de origem demoníaca não resiste ao teste das Escrituras.

    Além do mais, se o relato da Queda e a sentença de morte sobre Adão significa o seu aniquilamento, também não existe ressurreição, (se usarmos Gênesis 3:19 como prova).

    Agora, como sabemos que a sentença de morte, a separação de Deus, não termina com o indivíduo após a morte física?

    Por causa da revelação progressiva que nos é concedida nas Escrituras, assim como acontece com outras doutrinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Necromamcia não é proibida a toa! Justamente por ser uma manifestação demoníaca.
      Ninguém pode falar com.mortos, pois mortas não falam.
      Ec 9:5e6.

      Excluir
  13. Ficou uma duvida o fato no relato da queda Adão e Eva continuaram vivos não foram aniquilados mas isso significa que caso fossem condenados no Dia, eles não seriam aniquilados?

    Pode-Se supor que naquele momento a morte espiritual era do ser como um todo e então o raciocínio sobre qual seria a visão correta estaria concentrada não no aniquilamento naquele momento mas como é concebido o ser humano ou seja se é uma visão mortalista ou imortalista.

    Gen. 3:19 fala da morte e aí cai no mesmo raciocínio anterior ou seja deve-se entender o ser humano como um todo ou a passagem se refere apenas ao corpo? Se a passagem se referir só ao corpo ainda assim isso não exclui uma visão mortalista pois na crença mortalista a alma morta é o corpo.

    Até onde eu sei, posso estar enganado mas a maioria dos crentes não crê que foi Samuel e aí o que define é a interpretação de cada um.

    ResponderExcluir
  14. A teologia hebreia dos tempos de Jesus falava dos demônios como se fossem espíritos de pessoas mortas, negativos, ao passo que certos hebreus achavam que pelo menos alguns desses espíritos eram demônios, e não espíritos de pessoas que haviam partido da terra.

    A ideia prevaleceu até a época de Crisóstomo (século V D.C.). Esse homem, que exerceu grande influência sobre a teologia da Igreja, supunha que os demônios fossem anjos caídos, ideia que se tornou a mais comum, subsequentemente, na teologia cristã.

    ResponderExcluir
  15. Se entendermos a vissão holistica do ser humano, baseado na criação em genise, algumas suposta tentativas de entender a crença na mortalidade da alma seria mas facil; ex: Nossos primeiro pais antes da queda, Adão era uma alma (pessoa viva) essa alma (pessoa viva). Constituida por: um corpo fisico, e um espirito (racionalidade progressiva para o bem) e livre arbirio. Com possibilidade de viver eternamente atraves de Deus (fruto da arvore da vida). Quando a alma (pessoa) morre, perde toda sua constitiçao , atraves da cruz de Cristo é ofericido tudo de volta, e essa é a nossa bendita esperança... Ao som da sua trombeta havera ressureição e todos tranformados, assim como nossos pais eram... Há um só que possui imortalidade é o Eterno, Pai e DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gn 2:7. Pó + folego de vida = alma vivente.

      "Espirito (racionalidade progressiva para o bem)" isso soa como sendo uma entidade racional que poderia viver independente do corpo.

      O que exatamente vc quis dizer?

      Vc parece ser moralista, mas com esse comentário, fiquei em duvida.

      Excluir
    2. Olá Unknowm

      Mas o Cristianismo ensina que as 3 pessoas da Trindade são imortais e não só o Pai.

      Excluir
  16. Bom dia. O conceito do julgamento implica, necessariamente, a existência da alma. a imortalidade esta ligada a ressurreição, pois é o veículo novo para a alma. 2 Cor. 5:1-10 e 1 Cor. capitulo 15.
    A morte, como 2ª morte, é um termo figurado que dá a entender a perdição, o arruinamento dos propositos da vida humana, podendo ser sinônimo do julgamento divino e do que sucederá quando ocorrer esse julgamento.
    O trecho de Efésios 1:10 promete uma restauração geral, mediante a qual os homens serão levados a unidade em torno do Logos. Essa será uma grande realização divina, que ampliará a missão salvadora do Logos a todos os homens, embora não realizando em favor de todos os mesmos resultados.
    O trecho de 1 Pedro 4:6 mostra-nos que o próprio juízo divino será um elemento que produzirá restauração. A narrativa sobre a descida de Cristo ao hades mostra o interesse do Salvador por um ministério verdadeiramente universal, que obterá uma aplicação universal. E a passagem de Efésios 4:9 ss, mostra-nos que a descida de Cristo e sua ascensão tiveram o mesmo propósito, cooperando para o mesmo resultado final, a saber, fazer de Cristo tudo para todos, isto é, preencher todas as coisas.
    O julgamento drástico, trágico e terrível dos perdidos, haverá de ser um meio que visa a restauração deles. O julgamento não será apenas uma medida retributiva e punitiva. A ideia de julgamento somente como retribuição é reflexo de uma teologia inferior.

    ResponderExcluir
  17. O contrário da justiça não é a injustiça; é o amor. por detras do amor de Deus, temos o seu poder predestinador, o que serve de demonstração do mistério de sua vontade (Ef 1:10). O que fará, finalmente, a vontade de Deus? Restaurará!! isso é o que o texto que fala sobre o mistério da vontade de Deus claramente requer. notemos que se trata de um mistério, uma verdade que estivera oculta até aquele exato instante em que o apóstolo o revelou. Portanto, todas as teologias sobre o juízo divino, que antecedem essa revelação, precisam sofrer uma revisão, não menos do que o antigo testamento foi revisado, para ceder lugar a revelação superior do novo testamento.

    ResponderExcluir