terça-feira, 21 de abril de 2015

O que um cristão deve se perguntar antes de usar uma roupa?


1.      Essa roupa reflete a dignidade do templo do Espírito Santo, que eu sou?

2.      Jesus Cristo, Maria, Paulo, Ana, Priscila, Timóteo, etc, caso vivessem em meu contexto e em meu tempo, usariam essa roupa?

3.      Essa roupa vai me deixar vulgar ou elegante?

4.      Essa roupa vai acentuar a minha sexualidade ou sensualidade?

5.      Está condizente com o ambiente – trabalho, passeio, igreja? Perguntas adicionais:

Me visto como cristão para cultuar a Deus e como mundano no trabalho e no passeio?

No culto a Deus, transmito a dignidade e a santidade do Deus que está sendo adorado?

6.      Com essa roupa, as pessoas perceberão meu caráter ou partes do meu corpo?

7.      Tenho coragem de perguntar a irmãos e irmãs fieis, o que eles acham de minha roupa?

8.      Que tipo de pessoa [caráter e comportamento] usa e admira esse estilo de roupa?

9.      Já que Bíblia não é dogmática em mencionar qual tipo de roupa, qual texto pode nos ajudar diretamente estabelecendo princípio para tal escolha?


“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

13 comentários:

  1. Luciano, hoje existe um grave problema na igreja em relação ao vestuário, pois os crentes querem se comportar como os mundanos, inclusive na maneira de se vestir. Creio que se uma mulher cristã e piedosa da época dos Puritanos ressuscitasse em nossos dias e visse como as cristãs de hoje se vestem (inclusive as das igrejas reformadas), ficaria escandalizada e muito triste. Os crentes do passado eram separados do mundo. Agostinho, por exemplo, condenava as diversões típicas de seu tempo, pois entendia que não convinham ao cristão. Os Puritanos, por exemplo, tinham uma vida bíblica e separada dos padrões mundanos. Temos muito o que aprender com os crentes do passado acerca da separação bíblica. Na questão do vestuário, o cristão, tanto homem como mulher, deve se vestir com simplicidade e bom senso. Acho que temos que rever nossas atitudes e tomarmos cuidado para não nos deixarmos levar pelos apelos da mídia e da sociedade consumista que dita até o que as pessoas devem vestir.

    ResponderExcluir
  2. Ola Irmão Luciano!

    Vc está correto e para dar o exemplo, vou trocar minha foto, pois era de 1 ano atrás, quando eu ainda era do mundo.

    Pior é a pessoa que não quer trocar a roupa do coração, o PRECONCEITO é uma roupa suja para o coração.

    Lucas 11:39-40
    "E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
    Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?"

    ...

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos
    Boa tarde

    Em Lucas 11: 39-40 não está se ensinando que seja errado limpar o exterior mas que de nada adianta limpar o exterior se o interior estar cheio de coisas más. O ideal é que tanto o exterior quanto interior estejam limpos. O cristão e a cristã devem refletir no exterior o que vem do interior.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irmão Luiz!

      Creio que vc não entendeu meu Texto...

      Se entendesse, daria prosseguimento em um texto melhor e não repetitivo.

      Abraço

      Excluir
  4. Ótimo artigo!

    E não somente o vestuário reflete a dignidade cristã:

    "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)

    O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
    Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (1 Pedro 3:3,4)

    Porque há quem se esqueça das demais recomendações!!

    ResponderExcluir
  5. Somos salvos pela graça, e isso é indiscutível; mas muitos entendem que já que não é por obras a nossa salvação, pouco importa o vistamos. Será? Por que num casamento, pode-se estipular o tipo de vestuário para os convidados, mas se for a igreja a fazer o mesmo para com o seus membros muitos entendem como legalismo?

    Não quero ser um neo-puritano nos meus argumentos, mas eu acho que deveríamos usar uma roupa mais decente e elegante para aquele que é o Rei da Glória. Atentarmos para o que vestirmos deve sempre refletir a glória de Deus. Acho muito estranho ver o pastor usar um traje social enquanto o irmãozinho do banco está usando uma camiseta do Barcelona, bermuda e tênis!

    Desafio o irmão que costuma a não se incomodar ou se importar com o que usa, a olhar-se no espelho e comparar com qual roupa ele fica mais bonito para a glória de Deus: uma camiseta do time preferido, bermuda para mostrar sua linda tatuagem na panturrilha e tênis ou um traje social. Minha vestimenta não me diz quem sou, mas meu caráter diz aquilo que devo vestir.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos

    Bom dia

    Se fazemos boas obras porque somos salvos ou melhor estamos salvos pois a idéia que uma vez salvo sempre salvo não é bíblica então um salvo desde que tenha tempo,oportunidade e condições deve obrigatoriamente produzir boas obras pois se não produzir logo não está salvo. Então tanto as boas obras quanto a obediência aos mandamentos e a questão do vestuário também entra nessa lista são importantes sim.

    um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Irmão Luiz!!!

      Belíssimo Texto.

      Deus nos Abençoe.

      Excluir
  7. A doutrina do uma vez salvo sempre salvo é bíblica sim.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que essa questão cabe no mesmo assunto que Paulo tratou quando disse que por amor aos irmãos deixaria de comer carne pelo resto da vida. Roupas é um assunto subjetivo por tantas culturas, por isso acredito que cabe o bom senso e o amor ao próximo como reguá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!!!!

      Eu não teria resposta melhor, Irmão Felipe!!

      Amemo-nos uns aos outros sempre...

      Deus nos Abençoe.

      Excluir
  9. Olá a todos

    Bom dia

    A doutrina de uma vez salvo sempre salvo é anti-bíblica e é heresia.

    um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir