sábado, 11 de outubro de 2014

Ellen White e os Apócrifos – o mistério das alucinações!

A crença em Ellen White, como sendo o “espírito de profecia” é uma crença exótica. As visões de Ellen White possuem elementos estranhos, e ensinos que não encontramos na Bíblia – também com cerca de 2.000 visões, não seria de esperar outra coisa, além de seu possível problema mental.

Recentemente li algo que ela disse de um livro “escondido”. E curioso que ela depois identificou qual seria esse tal livro escondido:

Eu vi que os Apócrifos são o livro escondido, e que os sábios destes últimos dias devem entendê-lo. Vi que a Bíblia é o livro padrão, que nos julgará no último dia.”Manuscript 4, 1850, (A copy of E. G. White’s vision which she had at Oswego, N.Y.).

Os defensores intelectuais dela dão a seguinte explicação – coloquei uma nota para cada afirmativa ou defesa: 

“Se o que temos é uma cópia fiel do que ela escreveuA, o sentido e o significado desta declaração é obscuroB. Em nenhum período subseqüente  Ellen White fez referência aos apócrifos, apelou para os adventistas os estudarem, ou estimulou sua leitura. Nem tampouco incluiu ela tal declaração em qualquer de suas publicaçõesC. O que quer que se faça com essa declaraçãoD, deve ser observado que os apócrifos não são descritos como sendo inspirados, mas são contrastados com as Escrituras, que são chamadas de o “Livro padrão, que nos julgará no último dia.E (AQUI)

A)    Parece que mencionar uma inócua inexatidão do documento, ou apresentar um "SE", pode ajudar a criar uma possibilidade de fraude? Erro? Porém, não se apresenta uma prova para essa suspeita.

B)    Obscuro? Qualquer leitor ignorante saberia o que ela quer dizer – que os Adventistas, os tais “santos”, devem entender os apócrifos no tempo que vivemos.

C)     E qual a diferença? Se o que ela escreveu aí foi recebida em visão, precisaria mais alguma coisa? Ela disse: “Vi”!

D)    ‘O quer que se faça’? O Centro White parece que não entendeu o que ‘o deus’ de Ellen White mostrou... deixa eu explicar mais uma vez: Que os Adventistas entendam o livro ‘escondido’. Evidentemente, algumas visões de Ellen White poderiam, e podem, ser beneficiadas com o conteúdo de alguns apócrifos*.

E)     Essa declaração é clara, sim, tanto quanto a anterior!!!

(*A página na internet (http://www.adventistas.com) demonstra pontos das visões de White relacionados com alguns livros apócrifos, como II Esdras.)


Na verdade, como escreveram Franklin Ferreira e Alan Myatt, na Teologia Sistemática, Ellen White ao invés de ser uma constante fonte de verdade, como afirma a crença fundamental 18, ‘se tornou uma constante fonte de problemas’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário