segunda-feira, 2 de junho de 2014

Filipe Fontes: A Igreja – coluna e baluarte da verdade

“Uma visão do mundo pressupõe a existência de absolutos. Deus se revelou em sua Revelação apresenta a história universal, nos oferece a verdade e os padrões morais para a vida. 1 Timóteo 3.14-15 afirma que a igreja é coluna e baluarte da verdade. As duas palavras, “coluna” e “baluarte”, indicam algo que sustenta e dá firmeza. Se pensarmos na metáfora de um edifício, por exemplo, e considerarmos o papel das colunas, como parte das estruturas que mantém um prédio de pé, perceberemos bem o que a Escritura deseja ensinar nesta passagem.

Essa metáfora não ensina que a igreja seja a fonte originadora da verdade. Ao contrário do que pensa o romanismo, não é a igreja quem define e estabelece o que é verdade. A fonte originadora da verdade é Deus mesmo. E a igreja é a guardiã, a protetora, a defensora da verdade revelada e estabelecida por Deus.

Esta lição sobre a igreja chama a nossa atenção para a necessidade de avaliarmos nosso compromisso com a verdade em tempos em que ela é tão questionada. Um detalhe importante é que 1 Timóteo 3.14-15 não está falando sobre algo que a igreja deve se esforçar para ser, mas sim o que a igreja é. O texto está definindo a igreja. Isto significa que um dos maiores compromissos da igreja é seu compromisso com a verdade, de modo que, se uma comunidade não é uma coluna e fundamento da verdade, ela não é uma verdadeira igreja de Cristo.”


Fonte:  Revista Nossa Fé - 2º trimestre 2013, p 48.

5 comentários:

  1. Estimados comentaristas
    Paz vos seja multiplicadas
    Conforme podemos perceber ao analisarmos o texto sagrado mencionado, onde estiver a Igreja do Senhor, aqueles que compõe este corpo, que visa tão somente glorificar e exaltar O Cabeça que é Cristo O Senhor, sempre sob à égide do Espirito do Senhor, estará levando a verdade revelada nas Santas Letras a toda humanidade tão carente de conhecer a verdade que liberta o homem da mentira, que o aprisiona e o faz vítima de todo tipo de escravidão, religiosa, social, política. Este site é parte deste corpo glorioso que esta levando a mensagem da verdade que liberta a todos que desejarem crer e receber a mensagem simples e libertadora do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Infelizmente o preconceito tem sido um dos maiores obstáculos para que os incautos tenham acesso a compreensão da verdade que liberta. Bom seria que todos os que acessam as páginas deste blog. lessem, meditassem, analisassem os textos sagrados, afim de chegarem as verdades ensinadas em cada postagem, que com oração e respeito são registradas nas mesmas. Porém sabemos que como ocorreu com Lídia o conhecimento da verdade ocorre, quando o Senhor por sua Graça abre nosso entendimento para entender as verdades reveladas pelo Senhor. Continuaremos a orar para que este milagre ocorra na vida de cada leitor sincero que chegam aqui neste veículo, que Deus tem usado, o qual é parte da " coluna e baluarte da verdade ". Ao Senhor dono e Senhor da Igreja à Glória.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Wilton, essa é a minha esperança.
      Esperemos em Deus.

      Excluir
  2. Muito boa esta reflexão sobre a igreja. Eu acredito que precisamos sempre refletir sobre a importancia do papel e da responsabilidade da igreja como sal da terra e luz do mundo. É preocupante hoje o número de cristãos que vivem trocando de igreja, em busca de perfeição, criticam tudo e a todos, se tornam cristãos desagradáveis, ferem a comunhão do corpo de Cristo por causa de discórdias e não vivem o perdão. Hoje é triste ver tantas divisões e cismas na igreja. Poucas vezes paramos para refletir sobre a unidade da igreja de Cristo. Creio que devemos orar mais pela unidade da igreja nesses dias dificeis em que o amor de muitos está esfriando. Paz e graça, Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falar sobre a verdade se tornou salutar em tempos da pós modernidade, onde "as verdades" é que tem dado o tom, um evangelho que está sendo pregado e que não é o evangelho da verdade, e nem mesmo é evangelho.

      Excluir