domingo, 7 de outubro de 2012

‘Quem tirou as palavras de Ellen White daqui !?’


Estou procurando saber se algum Adventista bem informado, ou mesmo não tão bem informado (quanto Leandro Quadros), poderia me dar uma ajuda. No livro Primeiros Escritos disponível hoje em dia, existe uma sentença que está, parece, faltando alguma coisa. Eu já usei essa parte do livro para postar algo no MCA (AQUI), mas o assunto agora é outro. Veja a versão dos Primeiros Escritos (que não são os primeiros, obviamente todo mundo sabe disso!):

 
“Outros temerariamente negavam a existência da luz atrás deles e diziam que não fora Deus quem os guiara tão longe. A luz atrás deles desaparecia, deixando-lhes os pés em densas trevas, de modo que tropeçavam e, perdendo de vista o sinal e a Jesus, caíam do caminho para baixo, no mundo tenebroso e ímpio.[?] Logo ouvimos a voz de Deus, semelhante a muitas águas, a qual nos anunciou o dia e a hora da vinda de Jesus.” P. 15


Essa é a versão do livro na página 15, que pode ser encontrada no site: http://www.ellenwhitebooks.com/ ou  no http://www.bapvarzea.com/images/documentos/livros/PrimeirosEscritos.pdf

Porém, segundo Dirk Anderson, Ellen White escreveu algo que depois se arrependeria. Algo ligado á doutrina da porta fechada, que depois ela mentiu dizendo que nunca ensinou tal doutrina. Veja a primeira versão:

"Mas logo alguns negaram grosseiramente a luz atrás deles e disseram que não fora Deus quem os conduzira até tão distante. A luz por detrás desses extinguiu-se deixando-lhes os pés em total escuridão, e tropeçaram e perderam de vista o marco e a Jesus, e caíram para fora do caminho,mergulhando para o mundo escuro e ímpio em baixo. [Era tão impossível para eles alcançar o caminho novamente e seguir para a cidade, como também para todo o mundo ímpio que Deus havia rejeitado]. Logo ouvimos a voz de Deus como muitas águas. . .


Quando Leandro Quadros acusou o Pr Natanael Rinald de desinformado, quando este escreveu a ‘Profetisa que Falhou’, ele disse que investigou bem o assunto da questão trazida pelo pastor, a saber; se Ellen White sabia o dia da volta de Cristo (AQUI). Interessante, que o Leandro Quadros não disse nada a respeito. Apesar de sempre dizer que os críticos não usam fontes primárias (poderia ser ‘primeiras’...?). Saberia Leandro Quadros dessa diferença?

 
Quando ele escreveu contra o MCA, afirmando que Ellen White disse que nunca ensinou a tal porta fechada (AQUI), eu respondi dizendo que Ellen White é mentirosa. Veja AQUI. Ela ensinou sim! Mas os atuais defensores dela, fazem de tudo para adulterar a cena do crime, e /ou minimizar a intensidade do mesmo.


Parece que é sobre tal doutrina que Ellen White refere-se na tal parte omitida. Como provar que isso é uma mentira de Dirk Anderson? Se algum Adventista puder me ajudar, retiro essa postagem...




5 comentários:

  1. Confusão!

    Na dita passagem, encontrará tal afirmação, apenas na forma de comentário agregado por terceiros.

    Tal construção de texto não está contida nos escritos originais de Ellen White. Portanto, não está faltando nada ao livro adquirido.

    Esta experiência está se tornando cada vez mais comum. Pessoa vão aos escritos de Ellen White procurando encontrar as supostas afirmações e ao terminar de ler toda a obra, se perguntam:

    Cadê!?

    Ou quando conseguem juntar todo o quebra cabeça, percebem que as afirmações estão separadas por vários capítulos de distância e diferentes contextos.

    Bem vindo ao clube dos que começam a descobrir a verdade.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por me ajudar sem provas!

    Tem uma cópia dos manuscritos originais dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terás algo melhor, o documento original de onde se extraiu a crítica:

      http://www.thh-friedensau.de/dozentenseiten/poehler/040_unveroeffentlichtes/042_aufsaetze_vortraege/Aufsatz-Vortrag011a.pdf

      Um dos principais críticos que apoiavam a acusação de que Ellen White apoiaria a doutrina da porta fechada era Canright (pg. 12), que mais tarde reconheceu que estava errado. Lembrando que Canright foi o crítico arrependido que mais tarde houvera sido "plagiado" por Walter Rea.

      Não é de se admirar que outros críticos desinformados como Dirk Anderson tenham tentado se escorar em acusações que já haviam sido hà muito tempo refutadas ou abandonadas por seus próprios idealizadores, copiando o erro de Walter Rea.

      Os fatos são bem evidentes, os adventistas (não os adventistas do sétimo dia) apoiaram a doutrina da porta fechada no período do despontamento (tratavam-se dos milleritas).

      Posteriormente, mudaram de idéia ao estudarem a parábola das virgens e quando Ellen White entrou no contexto, já não se acreditava mais na doutrina da porta fechada (para aquele tempo).

      Atenciosamente.

      Excluir
  3. Que bom que resolveu escrever mais...

    Vamos aos fatos: até quando sustentou-se a porta fechada? Até por volta de 1851-2. Ellen White já era profetisa? Sim. Realmente ela deixou essa crença (obvio que deixaria, o tempo a esmagaria!). O problema é: Ela ensinOU? Sim, Sr Adventista, ela ensinou também com a canonização de suas visões.

    Os adventistas do SÉTIMO dia [como grupo organizado] creram na porta fechada? Obvio que não. Mas os adventistas do sétimo dia, enquanto grupo não organizado tb creram. Os adventistas começaram a guardar o sábado QUANDO? Por volta
    1847 (?), também após uma visão de Ellen White.

    O Sr precisa mirar melhor. Os adventistas do grande desapontamento, é o grupo que segundo Ellen White, 'a mão de Deus guiava'.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve visão alguma, por parte de Ellen White, que apoiasse a doutrina da porta fechada para aqueles dias.

      Os adventistas milleritas começaram a guardar o sábado antes de Ellen White.

      Ellen White teve uma visão, sobre o sábado, somente após ter decidido guardar este dia. Nesta visão Jesus lhe mostrou os 10 mandamentos, com uma observância sobre o 4º mandamento que estava sendo ignorado.

      Sobre Deus guiando os adventistas e a cronologia dos eventos em geral, há uma série postada (blog pessoal) que mostra quando ocorreram tais eventos.

      Atenciosamente.

      Excluir