segunda-feira, 27 de junho de 2011

Refutação do livro 'Eu e o Pai Somos Um' - Parte 5

O Ricardo Nicotra é vítima de seu próprio conceito. Com isso algumas de suas colocações são tão selecionadas, restritas, que chegam a ser distorcidas. Pelo menos para os cristãos que consideram a Bíblia inteira como Palavra de Deus. Veja essas duas partes: “há algumas poucas referências onde Jesus é chamado de “Deus”[...](p. 85) Isso ele disse pois existem umas ‘100 passagens bíblicas que ensinam que Jesus é Filho de Deus’, como se tal expressão fosse algum problema para a Doutrina Trinitariana. Além disso, em uma recapitulação ele disse: “Jesus jamais disse ser Deus, mas reconhecia ser o Filho de Deus.” (EPSU, p. 38)
Vamos pesar suas objeções. Quando ele diz ‘algumas poucas’ passagens diz que Jesus é Deus, ele usa uma diminuição numérica (ele já revelou problemas com esse ‘alguns’ e ‘muitos’.). Ele cita então três versículos do NT e um do VT – Is 9.6; Jo 1.1; Rm 9.5; Hb 1.8. Dessas poucas que segundo ele existem, ele ainda faz um favor em dizer que citaria ‘algumas dessas’(EPSU, p 85). Tudo isso serve para criar uma impressão mais negatiiva e impactante no leitor.
Temos que lembrar que o fato de Deus ser DEUS não é apenas decorrente de que tal termo é a Ele aplicado. Mas sim, que as qualidades da Divindade são a ele atribuídos, e a adoração a ele prestada. Ou seja, Jesus não é apenas chamado de Deus várias vezes, ele é tratado como DEUS várias vezes! Interessante, que até Deus Pai o trata como Deus e Senhor! Veja isso em Hb 1.8,10.
O irmão Cláudio, em sua pesquisa demonstra uma grande quantidade de passagens bíblicas a favor da Divindade de Cristo. O Ricardo omitiu vários. E não somente com a titulação, e também inferências teológicas legítimas. Veja nas páginas 161 a 168 do trabalho ‘Teologia Sistemática Trinitariana’ . (Reproduzir essa parte da TST aqui,  ficaria muito grande.)
Depois ele diz algo que me causou risos: “A aparente contradição entre os versos que apresentam o Pai como único Deus e os versos que mostram o Filho de Deus com o título “Deus” desafia tanto os trinitarianos como os não trinitarianos.” (EPSU, p. 85).

1) Não existe contradição alguma.
2) Não existe desafio algum para os trinitarianos.
3) Não foi apenas o título atribuído a Jesus, ele é Deus.

O texto que ele citou (João 1.1), nos diz que Jesus é Deus!

6 comentários:

  1. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Esse cara é altamente deturpador! O que mais me enfurece ao ver algo assim, é que os defensores de seitas não mostram toda a verdade! Eles são omissos e ficam "esquecendo" de mencionar textos e etc. Fala sério... que raiva! Eu tô ficando cada vez mais indignado com esses heréticos, especialmente os ADVENTISTAS (E olha que eu amo eles o suficiente para querer convertê-los)! Mas que dá indignação, Ah! isso dá...

    Que o ESPÍRITO SANTO nos conduza sempre à verdade e ao domínio próprio na evangelização deles...

    ResponderExcluir
  2. Tá ai, a contra-argumentação do Charles...

    http://escravosdecristo.blogspot.com/2011/06/debate-com-adventista-parte-2.html

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, como sempre, faço minhas as sabias e edificantes palavras do irmão e parceiro de ministério Luciano.

    É impressionante como autores como Ricardo Nicotra por negligência proposital ou não, omite tantas referências e distorcem a verdade.

    Cristão imaturos e despreparados que lerem o seu estudo, serão alvos fáceis para serem arrastados pelos seus pensamentos anti-trinitarianos e perderem a bênção que é conhecer essa doutrina primordial e libertadora.

    Por isso, devemos continuar refutando biblicamente e amorosamente obras que se enquadrem neste estilo.

    ResponderExcluir
  4. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4.

    Cuidado!
    O Diabo também é considerado DEUS.

    Nós também somos deuses, leia:
    [Salmo de Asafe]

    Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.
    Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)
    Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
    Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
    Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
    Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
    Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.
    Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.
    Salmos 82:1-8


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, agradeço o cometário.

      O fato é que Jesus é Deus COMO e COM o Pai. Jesus não é 'considerado' Deus, mas nele habita a plenitude da divindade (Cl 2.9).

      Excluir
  5. Gostarai de receer a apostila sobre a trindade, obrigado..
    emdife@gmail.com

    ResponderExcluir