terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Ellen White sabia tudo de saúde!" Que coisa não?!

De acordo com a Sra. White, a masturbação não só causa a morte e uma ampla gama de doenças físicas, mas também problemas de saúde mental:

"Com freqüência, a mente fica completamente arruinada, e tem lugar a loucura”.85

A Sra. White prossegue:

"Vi uma jovem num povoado de Massachusetts que se havia tornado idiota por causa da masturbação”.86

"A autora visitou o Massachusetts State Lunatic Hospital [Hospital Estadual de Massachusetts Para Lunáticos]... Nossa atenção foi de súbito atraída pela aparência peculiarmente desfigurada, selvagem, hostil de um jovem com o olhar virado por sobre os ombros. Impressionada com esse aspecto chocante, inquirimos... qual seria a causa de sua insanidade”.Vício solitário", foi a pronta resposta (pág. 4)."87

De uma perspectiva médica moderna, as afirmações da Sra. White certamente parecem fora de propósito. As investigações médicas do século vinte têm refutado por completo os antigos mitos de que a masturbação conduz à loucura, retarda o crescimento, causa cegueira, etc. As investigações não têm demonstrado nenhum efeito adverso da masturbação nem a curto nem em longo prazo. Os investigadores descobriram que, em média, os que se masturbam não têm maior incidência de enfermidades, problemas de visão, ou loucura do que a população em geral. Tampouco encontraram qualquer diferença na longevidade. Mesmo entre médicos adventistas do sétimo dia, agora há uma crença quase universal de que a masturbação não causa as enfermidades mencionadas pela Sra. White.

Em 1981, o Dr. Gregory Hunt avaliou as afirmações da Sra. White sobre masturbação:

"Qualquer um pode ver que estas enfermidades não são causadas pela masturbação. A tuberculose é causada por um germe, uma bactéria específica. Na realidade, o germe que causa a tuberculose foi descoberto pouco depois destes escritos de Ellen White... Depois de ler estes sábios conselhos, e dando-me conta de que Ellen White afirmava haver sido inspirada para escrevê-los eu diria que há só uma classe de pessoas que continuará crendo que Ellen White é uma verdadeira profetisa. Esta classe de pessoas só pode ser classificada como idiotas”.

Graham advertia que a masturbação podia conduzir à morte:

“... em alguns casos, aparecem chagas ulcerosas na cabeça, peito, costas e músculos, e às vezes crescem até converter-se em verdadeiras fístulas, de natureza cancerosa, e continuam, quiçá por anos, supurando grandes quantidades de pus repugnante e fétido; e não poucas vezes terminam em morte”.90

É muito provável que a Sra. White estivesse familiarizada com os ensinos de Graham. De fato, algumas das reformas pró-saúde da Sra. White se parecem muitíssimo com as reformas de Graham. Em 1849, uns 14 anos antes que a Sra. White tivesse a primeira visão da reforma pró-saúde, Sylvester Graham expunha seus pontos de vista sobre a reforma pró-saúde em seu livro Lectures on the Science of Human Life [Conferências Sobre a Ciência da Vida Humana]. Eis aqui as reformas que propunha:

• Evitem-se todos os alimentos estimulantes e artificiais; deve-se viver "inteiramente dos produtos do reino vegetal, assim como a água pura”.

• A manteiga deve ser empregada "mui escassamente”.

• O leite fresco e os ovos eram mal vistos, mas não eram proibidos.

• O queijo é permitido somente se for suave e não curado.

• Os condimentos e as especiarias, como a pimenta, a mostarda, e a canela, são proibidos por serem "todos altamente excitantes e esgotantes”.

• O chá e o café, bem como o álcool e o tabaco, envenenam o sistema.

• Os produtos de pastelaria, com exceção das tortas de frutas, contam-se "entre os mais perniciosos artigos que causam aflição aos seres humanos."

• O sono é preferível antes da meia-noite.

• O sono deve ser desfrutado num cômodo bem ventilado.

• Um banho de esponja cada manhã é muito desejável.

• A roupa não deve ser muito apertada.

• "Todo medicamento, como tal, é mau em si mesmo”.91

Para os leitores ávidos de Ellen White, as reformas que antecedem soam demasiado familiares. À medida que transcorriam os anos e a ciência médica progredia, as pessoas sem dúvida, começaram a perguntar-se se os conselhos da Sra. White sobre a masturbação procediam de Deus ou de Sylvester Graham. Até Ellen White parece haver deixado de lado o tema mais tarde em sua vida. Apesar de escrever prolificamente sobre o tema no começo de sua carreira, não escreveu uma só palavra sobre o tema nos últimos quarenta anos de sua vida. A maioria dos adventistas de hoje em dia ignora por completo que o livro Appeal to Mothers alguma vez existiu.

Era de se esperar que o primeiro livro de uma profetisa sobre reforma pró-saúde fosse uma obra muito importante para os seus seguidores. Contudo, não foi assim! O livro foi descartado já faz décadas. Como muitos outros de seus escritos e muitas de suas visões que se demonstraram incorretos, este livro simplesmente desapareceu da vista do público. A diferença do de sua colega, a profetisa Mary Baker Eddy – cujo primeiro livro, Science and Health, publicado em 1875, teve dez milhões de exemplares vendidos – o primeiro livro da Sra. White sobre a reforma pró-saúde foi um fiasco. Esforços posteriores demonstrariam ter mais êxito. Com a ajuda de sua equipe de escritores e revisores ela produziu um livro sobre reforma pró-saúde muito melhor, Ministry of Healing, que ainda se acha disponível hoje em dia.

Não é nenhuma surpresa que o tema do "auto-abuso" não vem mencionado no livro. Appeal to Mothers pode ter sido o primeiro livro que desapareceu de publicação, mas não haveria de ser o último..
_________________________
86. Ibid., p. 3.( Ellen White, Appeal to Mothers,)
87. Ibid., p. 4.
88. Gregory Hunt, M.D., Beware This Cult, "The Masturbation Connection", 1981.
89. Sylvester Graham, Lectures to Young Men on Chastity, 1834.
90. Ibid.
91. Sylvester Graham, Lectures on the Science of Human Life, pp. 224-286, 1849.

Fonte: Dirk Anderson - A Nuvem Branca

24 comentários:

  1. Bom, já que vc é a favor da masturbação, e defende a prática, devemos lembrar de um texto do sermão da montanha que diz "aquele que olhar para uma mulher(ou homem) com intenção impura já adulterou com ela" (já pecou). Acho que se masturbar é no mínimo egoísmo e "homossexualismo"(entenda como quiser), afinal vc força um prazer sexual em vc mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Liloblog, vc leu o que nessa postagem? Vc leu?

    ResponderExcluir
  3. Perigos físicos e espirituais da masturbação ou "abuso próprio"

    Poucos tópicos têm gerado mais ridicularização por parte dos críticos do que as declarações de Ellen White a respeito do "abuso próprio", "vício solitário", "auto-satisfação", "vício secreto", "poluição moral", etc. Ellen White nunca empregou o termo "masturbação".

    A primeira referência que ela fez a este assunto apareceu num livreto de 64 páginas intitulado An Appeal to Mothers , em abril de 1864, nove meses depois de sua primeira visão abrangente sobre saúde. Dedicadas em grande parte à masturbação, as páginas 5 a 34 foram de sua própria pena; o restante consistiu de citações de autoridades médicas. [1]

    Ellen White não disse que todas as conseqüências potencialmente sérias da masturbação, nem mesmo que a maior parte delas, aconteceriam a cada indivíduo que tivesse este hábito. Nem disse que o maior grau possível de uma grave conseqüência aconteceria à maioria daqueles que o praticavam.

    Pesquisas modernas indicam que as veementes declarações de Ellen White podem ser confirmadas quando o que ela disse é devidamente compreendido. O ponto de vista geral hoje em dia, contudo, é que a masturbação é normal e saudável.

    ResponderExcluir
  4. Dois médicos especialistas sugeriram uma ligação entre a masturbação e anormalidades físicas devido à deficiência de zinco. O Dr. David Horrobin, M.D. e Ph.D. pela Universidade de Oxford, declarou:

    "A quantidade de zinco no sêmen é tanta que é possível uma ejaculação eliminar todo o zinco que pode ser absorvido pelos intestinos em um dia. Isto tem diversas conseqüências. A menos que a quantidade perdida seja substituída com uma dieta reforçada, as repetidas ejaculações podem levar a uma deficiência real de zinco e vários problemas podem ocorrer, incluisive a impotência".

    "É até possível, dada a importância do zinco para o cérebro, que os moralistas do século dezenove estivessem corretos quando diziam que a masturbação repetidal poderia deixar alguém louco!" [2]

    Uma pesquisa mais recente confirmou o papel fundamental do zinco como principal protetor do sistema imunológico, com inúmeras doenças físicas atribuídas à sua deficiência.

    ResponderExcluir
  5. Dois profissionais na área de psicologia clínica e terapia familiar compararam as declarações de Ellen White sobre masturbação com o conhecimento médico atual. [3] O Dr. Richard Nies defendeu o conselho geral de Ellen White sobre masturbação, realçando quatro pontos principais:

    01. A masturbação leva a "deterioração mental, moral e física. ... Não é a estimulação em si que é errada. É o que acontece com ... [as pessoas] quando elas se concentram em si mesmas e se tornam egocêntricas."

    02. A masturbação "avaria as mais finas sensibilidades de nosso sistema nervoso. ... Não é difícil ver, em termos da mediação elétrica de nosso sistema nervoso, como a doença se torna um resultado natural para indivíduos que colocaram a satisfação própria no centro de seu ser. ... A doença é o resultado natural disto."

    03. A masturbação é uma predisposição que pode ser "herdada, passada e transmitida de uma geração a outra, podendo levar mesmo à degeneração da raça".

    04. Ao tratar com outros, especialmente com crianças, o conselho de Ellen White vai na direção de lidar com as conseqüências, de mostrar-lhes que devemos estar preparados para o amor e para a eternidade, e não para a gratificação própria com suas terríveis conseqüências. O Dr. Nies concluiu seu ensaio afirmando que "satisfação própria é sinônimo de destruição."

    ResponderExcluir
  6. Alberta Mazat observou que a preocupação de Ellen White a respeito de masturbação se concentrava mais nas conseqüências mentais do que no "ato puramente físico. Ela estava mais preocupada com processos de pensamento, atitudes, fantasias etc." Mazat citou as referências de Ellen White para o fato de que "os efeitos não são os mesmos em todas as mentes", que "pensamentos impuros tomam e controlam a imaginação", e que a mente "adquire prazer em contemplar cenas que despertam paixões baixas".

    Mazat observou também que alguns talvez fiquem embaraçados com as declarações chocantes de Ellen White a respeito de masturbação. Contudo, muitas outras declarações da Sra. White também pareciam "irrealistas e exageradas antes de a ciência confirmá-las, como por exemplo o câncer ser causado por vírus, os perigos do fumo, do comer em excesso, do consumo exagerado de gordura, açúcar e sal, para citar somente algumas. ... Parece que vale a pena lembrarmos que o conhecimento médico em qualquer assunto não é perfeito." [4]

    Visto sob outra perspectiva, Deus sempre confirma o ideal para o Seu povo através de Seus mensageiros. Não importa como alguém reaja ao conselho específico de Ellen White, claramente a masturbação não era o que Deus tinha em mente quando Ele criou o homem e a mulher, uniu-os em casamento, e então instruiu-os para serem frutíferos e multiplicarem-se. O ideal de Deus no que diz respeito à sexualidade é o relacionamento de amor dentro do casamento entre marido e mulher. Qualquer outra coisa, incluindo a masturbação, fica aquém do ideal de Deus.

    Notas:

    [1] An Appeal to Mothers foi reimpresso em 1870 como parte de uma obra maior, A Solemn Appeal Relative to Solitary Vice and Abuses and Excesses of the Marriage Relation. Uma reimpressão fac-similar aparece no Appendix de A Critique of Prophetess of Health (do Ellen G. White Estate).

    [2] David F. Horrobin, M.D., Ph.D., Zinc (St. Albans, Vt.: Vitabooks, Inc., 1981), p. 8. Ver também Carl C. Pfeiffer, Ph. D., M.D., Zinc and Other Micro-Nutrients (New Canaan, Conn.: Keats Publishing, Inc., 1978), p. 45.

    [3] Richard Nies, Ph.D. em psicologia experimental pela UCLA em 1964 (o equivalente a Ph.D. equivalente em psicologia clínica, incluindo exame oral, mas morreu durante a preparação da dissertação), Palestra "Dai Glória a Deus," Glendale, Calif., n.d.; Alberta Mazat, M.S.W. (professora de Terapia Conjugal e Familiar na Loma Linda University, Loma Linda, Calif.), Monografia, "Masturbação" (43 pp.), Biblical Research Institute.

    [4] Mazat, Monografia, "Masturbação".

    ResponderExcluir
  7. Gênes, consideremos as alegações médicas e as pretensões proféticas, com os resultados observados. Masturbação é pecado. ´Mas será que causa problemas de saúde?
    os médicos adventistas (ou contratados por tais) tem algo para defender... Ellen White.
    Depois quando tiver mais tempo verei mais sobre essas fontes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. bom eu ja li o post, mas lembre-se que apesar de tudo isso os adventistas vivem em média 7 anos mais que a população de outros países, se não fosse pelos conselhos de Deus transmitidos por Ellen G. White sobre saúde, isso não seria realidade atualmente.

    ResponderExcluir
  9. Irmão Luciano, analizou as fontes.
    São seguras?
    Aguardo sua resposta.

    Em Cristo.

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  10. Aquele que diz "Eu conheço a Bíblia" e não guarda os meus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade.(Arrepende-te filho!{Deus o seu Pai e Criador,I João 2:4}

    ResponderExcluir
  11. O adventismo é uma uma bactéria, que minar a fé pura e a salvação em cristo

    ResponderExcluir
  12. Imperador, e que bactéria... muito poderosa, pega principalmente os que estão com sistema imunologico fraco. Daí, é muito difcil a cura...
    Acredito que Ellen White é um daqueles 'espíritos do erro que Deus enviaria(permitiria...) para enganar os que não ama a verdade.
    ((Visto que o adventismo adotou-a como 'Nossa Senhora Espírito de Profecia', não tenho outra conclusão.))

    ResponderExcluir
  13. Vcs não passam de LOUCOS e cumprem a profecia sobre os erros dos últimos dias... São perseguidores... guias cegos... Q DEUS "JUSTO JUIZ" dê a recompensa merecida a todos aqueles q atingem irrefletidamente o "POVO DE DEUS".
    O caminho p/ o céu é estreito e SÃO POUCOS os q acertam por ELE. O diabo está IRADO e usando instrumentos como vcs contra A LEI E OS PROFETAS de DEUS!! Mas, em breve ELE virá e todos comparecerão diante de DEUS.
    O Pastor e professor LEANDRO QUADROS é um servo humilde e fiel q tem sido usado pelo ESPÍRITO DE DEUS nesta geração.

    ResponderExcluir
  14. obrigada Arycéllia em busca da verdade e a verdade está na palavra de Deus e Jesus naum ensinava dessa forma como estão fazendo, espero poder me firmar na igreja que esteja embasada na verdade de Jesus,ouseja no amor e aprendi mais uma igreja não vai me salvar mas é preciso estar atenta para não ser enganada pelo inimigo,e é na igreja que podemos congregar com os demais1 obrigada

    ResponderExcluir
  15. Lumay, agradeço sua visita e respeito seus sentimentos.
    Mas investigue mais. Temos muitas informações aqui no blog, e apenas dizer o que 'sente' não fará diferença para a verdade.
    Deus te ajude.

    ResponderExcluir
  16. Não julgue igreja nenhuma, cada igreja acredita na sua doutrina , cada uma interpreta a bíblia diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos ir por igrejas mais seguir a palavra de Deus.. e se a igreja não segue todos os seus mandamentos, Deus nós deixou uma passagem para que saisemos dela..

      Excluir
  17. Os textos do irmão Genes datam de maio do ano passado... vc já leu as fontes?
    Posso falar com propriedade pois tenho em minha família uma pessoa que é vítima de quase 20 anos da masturbação.
    Graças a Deus esta pessoa se livrou deste vício maldito(mesmo ainda tendo a inclinação para tal) mas que luta fortemente para não ceder novamente à tentação.
    A medicina moderna é incapaz de acabar com uma doença simples chamada gripe e vc quer me dizer que a masturbação não faz NENHUM mal ao organismo?
    Se não faz diretamente (por falta de zinco ou qualquer outra coisa) faz indiretamente à mente, e isto a medicina moderna nos diz, que se a mente é afetada, todo o corpo é afetado, pois afinal é da mente que se originam todos os estímulos para o corpo humano.
    No mínimo as pessoas que fazem uso da masturbação acabam por sofrer de males psiquícos que podem levar a problemas emocionais e físicos oriundos de uma depressão por exemplo.
    Só quem teve uma depressão que sabe como o organismo apresenta diversos sintomas comuns a diversas outras doenças...

    ResponderExcluir
  18. VCs falam de Ellen White mas, o que vcs não sabem é que estão sendo usados para cumprir mais uma das profecias divinamente inspiradas por Deus e escritas por ela sobre a perseguição dos justos no fim dos tempos... parabéns vcs estão divulgando muito bem a obra de Deus.

    ResponderExcluir
  19. Ellen White realmente foi inspirada por Deus. Incomparável seus escritos.

    ResponderExcluir
  20. voces nao conchecem a irma white e nunca leram seus escritos do seu ponto de vista,tacanho, manipulador,nao se importando com a realidade escrita,muitas vezes nao dando a minima importancia com o contxto vivido no momento. vou lhes dar um exemplo:Certa feita ela nao aconselhava brancos casarem com negros!!!! hoje se diz que ela era Racista.voces em suas tacanhas mentes nao vivam naquela situaçao pois como no seculo XVIII e XIV uma pessoa lucida com a segregaçao racial que existia nos estados unidos onde Brancos matavam negros e nem iam presos,iria aconselhar um casamento com risco de iminente morte para um dos dois? voces com suas mentes fabulosas com certeza mandariam um dos dois para a morte,veja por que chamo voces de mentes tacanhas?nao existe outro adjetivo para esse tipo de acusaçao sem estar verificando o contexto da historia e situaçao vivida. E por isso que existem mais de 600igrejas cristas apenas no Brasil,leem o texto e nao e formam o seu proprio contexto sem ser fiel a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa fazer uma Redação do Enem. Melhore sua pontuação

      Excluir
  21. "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" (Seu Madruga, Chavo del ocho, cap. 47)

    ResponderExcluir