sábado, 21 de agosto de 2010

Mórmon questionando a Bíblia.


Leonel deixou um comentário aqui no blog. Basicamente questionado a Bíblia. (ele comentou no 'Um mómon me enviou um e-mail')Respondi algo, mas não fui a fundo. Um amigo e irmão em Cristo de nome Lucio, militante na causa apologética, escreveu uma resposta a Leonel mais profunda. Antes de postar a 'resposta' do Lucio, segue-se o comentário de Leonel.
"Acho engraçado quando as pessoas falam em "manuscritos originais"
como se fosse algo que se encontra em qualquer livraria.

Segundo o estudioso Bart D. Ehrman (autor de O que Jesus disse? O que Jesus não disse?, entre outros) o que chegou até nós não passam de fragmentos, porções, e que é muito difícil falar em "manuscritos originais" - pelo simples fato que tais não existem - e por causa do processo de escrita, reescrita e "correções" dos textos movidas por interesses teológicos. É importante salientar que mesmo a Bíblia que temos em mão atualmente só passou a existir depois do Concílio de Nicéia - nenhum dos apóstolos e alguns dos chamados "Pais da Igreja" sequer a conheciam como tal.

A isso, acrescente-se o fato que esses manuscritos não estão a disposição do pesquisador leigo (muitas vezes nem mesmo do profissional, como no caso da Biblioteca do Vaticano).

Recomento sinceramente que pare de ler livros evangélicos de apologética e passe para a leitura de livros sérios de crítica textual - por incrível que pareça a você, existem vários autores sérios e sem vinculações ideológicas que se debruçam sobre a Bíblia - e você se surpreenderá ao perceber que a tal "inerrância bíblica" que tão ardorosamente defendes não passa de mais um dogma criada com o intuito de tornar inquestionável o poder da igreja (por ser a única instituição divinamente autorizada a interpretrá-la) e não reflete a verdade dos fatos."

Não colocarei minha resposta a ele, vamos ver o que o Lucio dirá...

Um comentário:

  1. Acrescentei comentários à postagem: "Mormonismo e Racismo". Dá uma conferida.

    ResponderExcluir