sábado, 28 de abril de 2018

Guilherme Rosa: O julgamento da casa de Deus e 1844

“Pois chegou o tempo em que o julgamento deve começar na casa de Deus: e se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” (1 Pe 4.17).

Os Adventistas Sétimo Dia, aplicam esta passagem ao tempo de 22 de outubro de 1844, como um apoio adicional a sua interpretação de Dan 8.14, o começo do juízo investigativo do povo de Deus. Portanto, a questão aqui é se o texto em mira apoia a doutrina - ou se eles estão praticando uma leitura de fora para dentro

A casa de Deus é a Igreja (veja 1 Tm 3:15 ; 1 Co 3.16 ; e 1 Pe 2.5 ). Vejamos o que a passagem nos diz:
“ porque é o tempo do começo do juízo , isto é, no qual o juízo está começando...”

1 Pedro 4:17 V-ANM

GRK: καιρὸς τοῦ ἄρξασθαι τὸ κρίμα

KJV: [é chegado] que o julgamento deve começar em
INT: tempo [para] ter começado o julgamento

Esse tempo já tinha iniciado nos dias de Pedro: “E se primeiro começa em nós”. “O começo do julgamento" é a perseguição dos cristãos, como nosso Senhor ensinou ( Mateus 24: 8, 9). mas esse juízo não é para condenação: "Quando somos julgados, somos castigados pelo Senhor, a fim de não sermos condenados com o mundo" ( 1 Co 11.32 ); é a prova de fogo "que é muito mais preciosa do que a do ouro que perece", o fogo refinado da aflição.” As perseguições e sofrimentos que caíram sobre a Igreja, começando “da casa de Deus”, é a abertura desse julgamento.


ANTECEDENTES NO A.T:
Pedro tem em mente Eze 9: 6; compare Jr 25:29

Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.
Ezequiel 9:6
Porque, eis que na cidade que se chama pelo meu nome começo a castigar; e ficareis vós totalmente impunes? Não ficareis impunes, porque eu chamo a espada sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor dos Exércitos.
Jeremias 25:29
Que o Julgamento começa na Casa de Deus é uma dedução da visão de Ezequiel 9 ( cf. Ezequiel 7: 4 , o καιρός tempo, chegou ); o massacre dos israelitas que não são marcados com o sinal.

INTERESSANTE QUE O COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA SOBRE 1 Pe 4.17 , NÃO INTERPRETA COMO UM JUÍZO INICIADO EM 1844 E CONCORDA COM O QUE COMENTAMOS ACIMA:

"17. É. Este verbo não está no texto grego, porém tem sido corretamente adicionado, pelos tradutores, Ver com. Sobre “comece” conforme verso 7.
Tempo. Gr., kairós, um “tempo” particular, específico (ver com. Marc 1.15; At 1.7).
Juizo. Gr. kríma, "sentença" (ver com. Apoc. 17: 1). A cena de juízo de Eze. 9 aparentemente constitui o paralelo da comparação que Pedro faz entre o

fiel cristão e os ímpios ante o trono do juízo de Deus.

... A primeira sentença deste versículo poderia traduzir-se:"Porque é o tempo apropriado de que o juízo comece na casa de Deus".

Devido a brevidade do tempo (v. 7) e do “fogo” que pronto sobrevirá (v. 12). Pedro instava a seus irmãos na fé a que recordassem suas solenes responsabilidades como cristãos.

Compararem isto com Eze 9.6 de onde os mensageiros do juízo começaram pelo santuário levando a cabo sua obra de juízo com os que haviam manifestado a mais elevada profissão de fé.

No fogo do tempo do “juízo”, Deus espera muito dos que levam o nome de Cristo.
Casa de Deus. Isto é a igreja (ver com. 1 Tm 3.15).”

Conclusão:
Pedro fala de um tempo que para eles já tinha chegado. Ele usa o termo “juízo” para se referir as perseguições, e aflições,( comp .1 Pe 3.14). O justo é salvo com dificuldades e disciplina ( Jo 15.2; 1 Co 11.31-36; 2 Ts 1.3-8). Então 1 Pe 4.17 se aplica claramente ao tempo em que ele escreveu, e aplicar isso a 1844 é uma interpretação forçada."

Via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário