quinta-feira, 19 de abril de 2018

Como Corpo Governante enganou as Testemunhas de Jeová com a Brochura "Trindade"?

               "As 10 piores citações falsas da Brochura “Deve-se Crer na Trindade?”

"Quando uma Testemunha de Jeová (TJ) lê esta lista dos 10 mais, elas chegarão à conclusão ou que a Sociedade Torre de Vigia (STV) está errada por fazer citações satânicas ou se tornarão desonestas consigo mesmas! Esta lista é tão poderosa e irrefutável que as TJ não terão nenhuma ideia de como tratar com ela! Sua resposta comum é voltar para as sombras do anonimato de onde elas vieram.

A revista Sentinela, de 1 de agosto de 1990 publicou um autoelogio do folheto:
Deve-se Crer na Trindade?
Ian Boyne, escritor de assuntos religiosos para o jornal The Sunday Gleaner, Jamaica, Índias Ocidentais, analisou uma brochura recentemente publicada pelas Testemunhas de Jeová e comentou, em parte:
“As Testemunhas merecem ‘nota 10’ por esse documento que, embora redigido com uma simplicidade tal que um adolescente o pode ler, está pontilhado — sem exagero — de citações de eruditos e fontes respeitáveis. . . . A publicação Deve-se Crer naTrindade? é um golpe de mestre das Testemunhas de Jeová, e agora nenhum trinitarista — ou binarista — está seguro. O folheto empilha citação após citação de fontes históricas e teológicas para mostrar que a doutrina da Trindade não se originou na Bíblia. Ele cita a abalizada Encyclopedia of Religion [Enciclopédia de Religião] como dizendo: ‘Os teólogos concordam que o Novo Testamento também não contém uma explícita doutrina da Trindade.’”
Boyne disse também: “É dificílimo para este escritor de assuntos religiosos divisar como um membro mediano duma igreja — ou até mesmo um que esteja acima da média — poderá responder aos argumentos convincentes e abalizados reunidos pelas Testemunhas de Jeová contra o conceito de que Jesus é Deus.”
Notem a tremenda forma como a STV se vangloria de que “ninguém pode revidá-los”. O artigo da revista diz que o folheto “está pontilhado — sem exagero — de citações de eruditos e fontes respeitáveis”. Mas vamos ver por este nosso artigo que a STV não é tão honesta como parece ser.
A Lista das 10 mais: “O Pior dos Piores” da STV é fazer citações satânicas em sua Brochura “Deve-se Crer na Trindade?” Esta pequena Brochura satânica é usada pelas TJ para enganar o público em pensar que a Trindade é uma doutrina pagã. A Brochura faz cerca de 100 citações de várias fontes no total. Inclusive incluímos aqui um pequeno trecho delas para provar o que estamos falando.
1. Primero, incluímos citações da STV de 8 descrentes bíblicos (críticos do cristianismo) para demonstrar que a Trindade é pagã, que nem mesmo acreditaram na Bíblia! Se a STV tivesse dito que esses oito homens também disseram que o cristianismo foi de origem pagã, retiraríamos nossa crítica! Mas a STV faz parecer que estes 8 homens dizem que só a Trindade foi pagã mas acreditam no resto da Bíblia. Isto é chocante e por isto confira se você está mesmo sentado antes de ler!
2. Nós também incluímos exemplos de como a STV deliberadamente cita mal a Bíblia sobre a crença dos trinitarianos e lhes faz dizer que está o oposto do que eles pensaram.
3. Do lado esquerdo da tabela colocamos a ctiação como a aparece na Brochura. Na parte direita colocamos a citação completa com as partes em 
vermelho sendo aquelas que eles omitiram.

Top nº 1 
Boletim da Biblioteca John Rylands
O autor é um crítico do cristianismo
“Tem que ser enfrentado o fato que a pesquisa do Novo Testamento…mostrou um número crescente de estudiosos do Novo Testamento que chegaram à conclusão que Jesus…certamente nunca creu ser Deus” Citado pela STV

Em um dos mais incríveis exemplos satânicos de fazer falsas citações, olhem o que eles omitiram com suas reticências (…). Vejamos a citação completa:“Tem que ser enfrentado o fato que a pesquisa do Novo Testamento pelo menos nos últimos trinta ou quarenta anosum número crescente de estudiosos do Novo Testamento que chegaram à conclusão que Jesus em si não clamou nenhum dos títulos cristológicos que os evangelhos lhe atribuem, nem mesmo o nome de ‘Cristo’ e certamente nunca creu ser Deus”. 
Estes “estudiosos” não só negavam que Jesus disse ser Deus, mas que Ele também nunca disse ser o Messias! Simplesmente não podemos entender por quê a Sociedade ama citar estes críticos do cristianismo!

Top nº 2 
E. Washburn Hopkins: Origem e Evolução da Religião
Hopkins é um crítico do cristianismo
“Jesus e Paulo aparentemente desconheciam a doutrina da trindade;…nada dizem a seu respeito.” Citado pela STV

Olhe o resto da frase: “O princípio da doutrina da Trindade já aparece em João” (c. 100). A Jesus e Paulo a dourina da Trindade era aparentemente desconhecida” Enquanto Hopkins crê que Jesus e Paulo rejeitaram a Trindade, ele diz uma frase antes: que o evangelho de João a ensina claramente! É lógico que Hopkins é outro crítico do cristianismo que também disse: “Finalmente, a vida, tentação, os milagres, parábolas e inclusive os discípulos de Jesus foram diretamente derivados do budismo”. Assim, Hopkins acha que a Trindade E a maioria das doutrinas da STV são derivadas do budismo! Nossa! Uma prova muito convincente, de fato!
Top nº 3 
Siegfried Morenz: Religião Egípcia
Morenz é um crítico do cristianismo
“A trindade era uma das principais preocupações dos teólogos egípcios… Três deuses são combinados e tratados como se fossem um único ser, a quem se dirige no singular. Deste modo, a força espiritual da religião egípcia mostra ter um vínculo direto com a teologia cristã”  Citado pela STV

Olhe a frase em vermelho abaixo, que as TJ omitiram da frase. Morenz, que não acreditava na Bíblia, diz que a Bíblia ensina a Trindade. Ele não está dizendo que só a Trindade é de origem pagã, mas a Bíblia inteira!”A trindade era uma das principais preocupações dos teólogos egípcios…Três deuses são combinados e tratados como se fossem um único ser, a quem se dirige no singular. Deste modo, a força espiritual da religião egípcia mostra ter um vínculo direto com a teologia cristã. Para evitar qualquer mal entendido, devemos enfatizar que a substância da Trindade cristã é bíblica: Pai, Filho e Espírito Santo. Os três são mencionados juntos em todo o Novo Testamento, provavelmente por razões litúrgicas”. 
Morenz é um crítico do cristianismo! Não só diz que a Trindade é pagã, mas avisa que as expressões “segunda morte” [Ap. 20:14], “coroa da vida” [Tg. 1:12] e a “coroa dos justos” são termos pagãos! Tendo dito isto, Morenz realmente diz que a Bíblia ensina a Trindade! Ele não crê na Bíblia, pensa que ela é de origem pagã, mas que a Bíblia ensina a Trindade! Que decepção satânica das TJ!

Top nº 4 
Will Durant: História da Civilização
Durant é um crítico do cristianismo
“O cristianismo não destruiu o paganismo; ele o adotou. . . . Do Egito vieram as idéias de uma trindade divina.” Citado pela STV
Veja as palavras que as TJ tiraram da citação (em vermelho):”O cristianismo não destruiu o paganismo; ele o adotou. . . . Do Egito vieram as idéias de uma trindade divina, o Juízo Final, a recompensa e castigo” . Olhem só! Durant não só diz que a Trindade é pagã, mas que o Juízo Final também é! Duvido que as TJ concordem com isso! Durant acusa os apóstolos de roubar suas doutrinas do paganismo nesta citação!


Top nº 5 
Arthur Weigall: O Paganismo no Nosso Cristianismo
Weigall é um crítico do cristianismo
“Em nenhuma parte do Novo Testamento encontra-se a palavra ‘Trindade’. A idéia só foi adotada pela Igreja trezentos anos depois da morte de nosso Senhor; e a origem do conceito é inteiramente pagã.”Sentinela, 1 de setembro de 1989, p.8

Chamamos Weigall de “estrela” da Torre de Vigia ao tentarem provar que a Trindade é pagã. Ele é muito usado na Brochura. Só que Weigall também fala que todo o cristianismo e suas doutrinas, como a Santa Ceia, o batismo e o nascimento da Virgem são de origem pagã!

Top nº 6 
Lyman Abbott: Dicionário do Conhecimento Religioso
Abbott é um crítico do cristianismo
a Trindade “é a corrupção emprestada de religiões pagãs e enxertada na fé cristã”. Citado pela STV

É desonesto que a STV tampouco diz que o autor critica no mesmo livro a Igreja, o batismo, a Ceia do Senhor, a expiação pelo sangue e a Trindade!

Top nº 7 
Edward Gibbon: História do Cristianismo
Gibbon é um crítico do cristianismo
“Se o paganismo foi conquistado pelo cristianismo, é igualmente verdade que o cristianismo foi corrompido pelo paganismo. O puro deísmo dos primeiros cristãos . . . foi mudado, pela Igreja de Roma, para o incompreensível dogma da trindade. Muitos dos dogmas pagãos, inventados pelos egípcios e idealizados por Platão, foram retidos como sendo dignos de crença.” Citado pela STV

O que Gibbon está dizendo é que a própria Bíblia é de origem pagã, não só a doutrina da Trindade! “Gibbon foi um cético e sua incredulidade transparece em cada página de seu trabalho, onde o cristianismo é raramente mencionado. Seu ceticismo o levou a cometer vários erros e inexatidões em sua obra” (Enciclopédia de literatura Bíblicateológica e eclesiástica, John McClintock e James Strong, Vol 3, p847 “Gibbon”)

Top nº 8
Adolf Harnack: Linhas Gerais da História de Dogmas
Harnack é um crítico do cristianismo
“Por volta do fim do terceiro século EC…a doutrina da igreja ficou firmemente enraizada no solo do helenismo [pensamento grego pagão]” Citado pela STV

Olhe só o que Harnack disse algumas frases antes: “a religião cristã no terceiro século não tinha qualquer ligação com as religiões pagãs”. Mas Harnack é um crítico do cristianismo. “Harnack começou com pressuposições anti-cristãs e anti-supernaturalistas…os métodos e idéias de Harnack o levaram a negar as maiores doutrinas do cristianismo, como o nascimento virginal, a divindade e pré-existência de Jesus, a ressurreição do corpo, os milagres, a existência de demônios, exorcismos e Jesus como o Messias prometido”.Harnack diz que a Igreja no séc. III NÃO FOI AFETADA pelo paganismo! Isto é o que a STV não quer que você veja, porque contradiz o que eles crêem! Este é um exemplo de como a STV torce até mesmo a frase de um crítico do cristianismo!

Top nº 9 
Edmund Fortman: O Deus Triúno 
Fortman é trinitarista
Não  evidência de quequalquer escritor sacrosequer suspeitasse daexistência 
de uma [Trindadena Divindade. Citado pela STV

A STV deliberadamente não diz que esse comentário de Fortman se dirige especificamente aos escritores do Velho Testamento e não aos escritores do Novo Testamento.  A STV faz parecer que Fortman está dizendo que NENHUM escritor da Bíblia suspeitasse da existência da Trindade.
Top nº 10
James Hastings: Enciclopédia de Religião e Ética
Hastings é trinitarista
“De início, a fé cristã não era trinitarista”. Citado pela STV

Veja a citação completa:“De início, a fé cristã não era trinitarista numa referência estritamente ontológica”.
A STV faz parecer que Hastings nega a Trindade e concorda com as TJ, quando na verdade ele está apenas se referindo ao sentido ontológico. Que falcatrua que a STV faz neste Brochura! Todos os trinitarianos concordam com Hastings. Ele está falando de salvação X Trindade ontológica. As TJ nunca ouviram falar sobre isto, muito menos a entendem!"
Fonte: Steve Rudd
Tradução: Stephen Adams (
http://logosapologetica.com/as-10-piores-citacoes-falsas-da-brochura-deve-se-crer-na-trindade/)


12 comentários:

  1. Ótima matéria. Foi bom saber toda essa informação.

    ResponderExcluir
  2. Quem não gosta de saber dela são os que seguem o Corpo Governante cegamente... O livro Raciocínios possui duas edições, e os TJs usaram por muito tempo e nem sabem o real motivo - citação fora de contexto e ameaças jurídicas.

    ResponderExcluir
  3. Isso já foi refutado " há anos ";

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2010/10/25/deve-se-crer-na-trindade-legitimidade-das-citacoes-da-brochura/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refutação? ?? "Reconversaçao"

      Excluir
    2. O fato é que essa brochura e tantas outras citações, encontraram seus problemas com o advento da internet, e parece que nem mesmo essa Brochura que se dizia uma bomba contra a doutrina da trindade, está muito em uso... virou um ''traque" diante da exposição dos fatos...

      Excluir
  4. Quantas pessoas esta Brochura ajudou a sair do seio de Babilônia a Grande , e deixarem de acreditar em uma doutrina pagã oriunda de crenças pagãs ? Milhares !"

    Glória a Jeová o grandioso criador e ao seu filho Jesus Cristo, o seu mestre de obras , que a verdade sobre a falsa doutrina da Trindade continue ajudando a milhões . " ( João 8;31-44).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas pessoas esta Brochura enganou?
      Uma simples consulta e a sua quase criminosa mania dissimulada em citar obras - e nem a página mencionar - foi o que abalou muitas Testemunhas de Jeová !

      Excluir
    2. Tem um livrinho conspiracionista sobre adventismo que segue a mesma linha desta brochura, não é mesmo, irmão Luciano?

      Um abraço.

      Excluir
  5. Bom dia
    a todos comentarístas e amantes da verdade.
    Podemos perceber nitidamente que o comentário e da matéria exposta com tanta clareza acima , pela administração do blog, não é comentada em suas entre linhas.
    percebemos algo , particular e preconceito.
    Vamos ser honestos e comentar , refutar , se possível for o que esta na matéria.
    O Eterno ama a verdade e Ele é a verdade. Sigamos Suas pegadas.
    Qual o ponto que os contrários percebem a má interpretação do exposto pela matéria ?
    Nosso objetivo é glorificar ao Eterno Deus e agradarmos a Ele na sinceridade de nossos corações ajudando uns aos outros a chegarmos no cetro de Sua vontade, que perfeita, boa e agradável.
    Que O Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e a iluminação de Seu Espirito nos ajude .
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  6. Os pseudo eruditos tjs são mestres dos "três pontinhos" kkkk!!!
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dia dessa seita dar conta dessa Blasfêmia vai chegar!! Essa negação ao Deus Triuno que as Tjs fazem, não é novidade pra Deus...A Trindade está revelada ponta a ponta na Biblia,desde Gêneses a apocalipse, e as Tj e compania não enxergam o Deus Triuno na nas Escrituras Sagrada,mas cá pra nós desde de quando cego enxerga alguma cousa?? Oremos para que Deus ilumine essas mentes,não só das Tjs mais dos demais de outra Religiões...Pois uma coisa q as Tjs precisa saber q elas não estão sozinhas nessa empreitada de Blasfêmar contra o Deus Triuno..!! Se liga Tjs Fora a Igreja de Jesus,Religião nenhuma crê na Trindade..vcs e compania limitada declarou guerra contra a Igreja de Jesus,o dia de prestar conta chegarás viu!!

      Excluir