quarta-feira, 28 de março de 2018

A Ressurreição dos ímpios e o falso ensino das Testemunhas de Jeová


O Corpo Governante (CG) da religião chamada Testemunhas de Jeová, ensina que as pessoas consideradas ímpias não serão ressuscitadas no último dia. O CG faz uma distinção entre “injustos” e “ímpios”. Quanto a quem essa liderança já enquadrou nessas classes é algo que não me deterei nessa postagem, visto que já houve mudanças retroativas dessas classificações. O CG ensina que os injustos serão ressuscitados junto com os justos para receberem uma segunda chance:

“Também, há muitos “injustos” sepultados no Seol (Hades), a sepultura comum da humanidade, ou no “mar”, sepulturas aquosas. O julgamento destes, junto com os “justos” ressuscitados na terra, é descrito em Revelação 20:12, 13:[...] ” (Estudo Perspicaz, vol 3, p. 435).

COMO O CORPO GOVERNANTE ENSINA UMA DIFERENÇA ENTRE ''INJUSTOS'' E ''MAUS'' 

“Alguns já foram julgados por Deus como não merecendo a ressurreição.” (É esta vida tudo que há?, p. 181).

“Isso não significa que toda pessoa será ressuscitada.” (Viver para sempre, p. 171).

“No entanto, aqueles que seguirem um proceder semelhante ao de muitos escribas e fariseus, os quais deliberada e intencionalmente combateram a manifestação do espírito de Deus por meio de Cristo, não terão ressurreição, e por isso não poderão “fugir do julgamento da Geena”. (Estudo Perspicaz, vol 1)

“Mas será que todos os que morrem vão ser ressuscitados? Não. Jesus disse que algumas pessoas não voltarão a viver. (Lucas 12:5) São as pessoas que foram más e que não aceitariam mudar. “ (Entenda a Bíblia, p. 78).

Ele jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis.” (A Bíblia Ensina, p. 73)

“No entanto, nem todos os que já viveram serão ressuscitados. “Se praticarmos o pecado deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento exato da verdade, não há mais nenhum sacrifício pelos pecados, mas há uma certa expectativa terrível de julgamento”, diz a Bíblia. (Hebreus 10:26, 27) Alguns cometeram pecados que não têm perdão. Essas pessoas não estão no Hades (a sepultura comum da humanidade) mas sim na Geena, um lugar simbólico de destruição eterna. (Mateus 23:33)” (A Sentinela 15/03/06, p. 5).

Os que são julgados indignos de uma ressurreição são lançados na “Geena”, ou “lago de fogo”. (Mateus 5:22; Marcos 9:47, 48; Revelação [Apocalipse] 20:14) Entre esses estão o primeiro casal humano, Adão e Eva, o traidor Judas Iscariotes, além de alguns que morreram quando Deus executou julgamento sobre eles, tais como as pessoas nos dias de Noé e os habitantes de Sodoma e Gomorra.” (A Sentinela 15/07/05. P. 31).

“Alguém a quem Deus julgasse ter pecado contra o espírito santo no atual sistema de coisas, por conseguinte, não se beneficiaria duma ressurreição, uma vez que seus pecados jamais seriam perdoados, tornando inútil para ele a ressurreição.” (Estudo Perspicaz, vol 3, p. 438).

CONFRONTANDO COM A BÍBLIA

Embora nas citações do CG ele diga que a ‘Bíblia diz que nem todos serão ressuscitados’, o fato é que a Bíblia diz que todos serão ressuscitados, incluindo os que rejeitaram a Jesus – incluindo os Fariseus, que o CG diz que eles são exemplos de quem pecou contra o Espírito [para eles, ‘espírito’ com inicial minúscula para negar a personalidade].

Usemos a Tradução do Novo Mundo para demonstrar isso de forma definitiva. Citando o texto de Mateus 12.24-45, inclusive, Mt 12.31,32 são citados pelo CG como referencia do pecado que impede a ressurreição. Leia e perceba como Jesus Cristo é contra o ensino do Corpo Governante:

 24 Ouvindo isso, os fariseus disseram: “Esse homem não expulsa os demônios senão por meio de Belzebu,  o governante dos demônios.” 25 Conhecendo os pensamentos deles, ele lhes disse: “Todo reino dividido contra si mesmo cai em ruína, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não ficará de pé. 26 Do mesmo modo, se Satanás expulsa a Satanás, ele ficou dividido contra si mesmo. Então, como o seu reino ficará de pé? 27 Além disso, se eu expulso os demônios por meio de Belzebu, por meio de quem seus filhos os expulsam? É por isso que eles julgarão vocês.28 Mas, se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês. 29 Ou como pode alguém invadir a casa de um homem forte e se apoderar de seus bens, a menos que primeiro amarre o homem forte? Só então poderá saquear a casa dele.30 Quem não está do meu lado está contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha. 31 “Por essa razão, eu lhes digo: Todo tipo de pecados e blasfêmias será perdoado aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada. 32 Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem falar contra o espírito santo não será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que virá. 33 “Se vocês cultivarem uma árvore boa, o fruto será bom; se cultivarem uma árvore ruim, o fruto será ruim. Pois é pelo fruto que se conhece a árvore.  34  Descendência de víboras,como vocês podem falar coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. 35 O homem bom, do seu bom tesouro, faz sair coisas boas, ao passo que o homem mau, do seu mau tesouro, faz sair coisas más. 36  Eu lhes digo que os homens prestarão contas  no Dia do Julgamento por toda declaração sem valor que fizerem; 37 pois pelas suas palavras você será declarado justo e pelas suas palavras será condenado.” 38 Em vista disso, alguns escribas e fariseus disseram: “Instrutor, queremos ver um sinal da sua parte.” 39 Em resposta, ele lhes disse: “Uma geração má e adúltera persiste em buscar um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas, o profeta. 40  Porque, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do enorme peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. 41 Homens de Nínive se levantarão no julgamento com esta geração e a condenarão, porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou. Mas agora alguém maior do que Jonas está aqui. 42 A rainha do sul será levantada no julgamento com esta geração e a condenará, porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Mas agora alguém maior do que Salomão está aqui. 43 “Quando um espírito impuro sai de um homem, ele passa por lugares áridos procurando onde descansar e não acha nada. 44 Então diz: ‘Voltarei para a minha casa, da qual me mudei’; e, ao chegar, acha a casa desocupada, varrida e decorada. 45 Então vai e traz consigo outros sete espíritos, piores do que ele mesmo, e, depois de entrarem, ficam morando ali; e a situação final desse homem se torna pior do que no início. É assim que será também com esta geração má.”

RESUMINDO...
No texto acima, os Fariseus, que blasfemaram contra o Espírito, que formavam uma geração má, ímpia, os tais serão julgados pelo que disseram, e eles serão levantados (ressuscitados) com a rainha de Sabá e os Ninivitas no último dia, no julgamento final, sendo por esses condenados. Portanto, quando a Bíblia diz que “justos e injustos” serão ressuscitados, abrange a todos – bons e maus, salvos e perdidos, ímpios e justificados, todos de todos os tempos estarão de pé para serem julgados conforme ensina a Bíblia – Dn 12.2; Jo 5.28,29. Lamentamos profundamente que as Testemunhas de Jeová se orientam pelo Corpo Governante e não pela Bíblia.

21 comentários:

  1. É dificil alguem que ja estudou um pouco sobre as doutrinas das tj's acreditar no que eles pregam. Fica dificil acreditar no que as tj's falam nos seus púpitos e suas revistas. Por exemplo, no caso dos habitantes de sodoma e gomorra as testemunhas de Jeová já mudaram de opinião 7 vezes se os mesmos iriam ou não ressuscitar. Sobre a data do armagedon ja virou piada e todo mundo acham que eles são falsos profetas, pois marcam datas e nunca acertam. foram até ingénuos de marcarem datas tão proximas uma das outras. parece que a nova data é para 2034. como o corpo governante das tjs pode dizer que são o único canal de comunicação de Deus na terra mesmo com todos estes equivocos? A desculpa para os erros é dada na frase de proverbios 4:18 que diz "Mas a vereda dos justos é como a brilhante luz da manhã, Que clareia mais e mais até a plena luz do dia." Segundo seus lideres essa nova luz ilumina onde houve erros e os corrige. Não Seria luz negra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, peço que se identifique, por favor.

      Não sei ao certo quantas vezes a Torre mudou em relação à ressurreição dos sodomitas (creio que 4 vezes). De fato, várias vezes. Porém, sobre 2034, não há uma data para assim apontada. Pelo que eu saiba é mais especulação crítica do que uma afirmação deles.

      Quanto a Pv 4.18, já houve quem disse que é mais pisca pisca, do que uma luz que clareia mais e mais.

      Excluir
  2. Sobre 2034, a impressão que eu tenho, mas posso estar errado, é que o CG pelo menos insinuou ou usou uma linguagem que poderia induzir o leitor a pensar que o Amargedom se daria por volta desse ano, se foi intencional ou coisa da cabeça de alguns leitores, é difícil saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que houve essa intensão naquele artigo... aliás, nenhuma TJ entendeu assim [nem na época, nem depois], e tb não houve nenhum apontamento em outros artigos a isso por parte do CG - o que seria de esperar.

      Excluir
  3. Eu não duvido de nada acerca das tjs que são uma seita satânica e assassina.

    ResponderExcluir
  4. Se as pessoas serão ressuscitadas para serem condenadas pelas suas ações passadas como o sr afirma, poderia por favor explicar Romanos 6:7 que diz “porquanto quem morreu está justificado do pecado”?

    Por que Deus ressuscitaria pessoas para serem condenadas por suas ações em vida, sendo que na morte elas foram justificadas (absolvidas, desculpadas, inocentadas) dos seus pecados? Não seria isso uma contradição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, por favor, seria bom se identificar. Não tem sentido se esconder, a não ser que tenha medo da sua religião.

      Quanto a responder, acredito que quem deveria responder primeiro é vc, não eu. Há um 'texto e contexto' na postagem que destrói a crença do Corpo Governante. Assim que fizer isso, posso pensar em uma resposta a esse texto que vcs usam sem nenhuma base no contexto (nem do cap 6, nem da carta aos Romanos).

      Excluir
    2. Creio que o objetivo é refutar ensinos falsos, e não avaliar qualificações pessoais, portanto não há necessidade de informar a identidade pessoal dos que comentam. Até porque, se o blog tem a opção de comentário anônimo, os que participam tem o direito de comentar anonimamente, certo?

      Perceba o qual ilógico é o seu argumento: Pessoas indignas da vida eterna, por terem blasfemado contra o espirito santo, serão ressuscitadas por Deus APENAS para receberem um julgamento de condenação, e após isso elas são mortas de novo. Faz algum sentido?

      Romanos 6:7 mostra que ao morrer a pessoa já foi absolvida do seu pecado. Isso está em harmonia com Romanos 6:23 que diz que “o salário pago pelo pecado é a morte”. Ou seja, ao morrer, a pessoa quitou a sua dívida com Deus. Com base nisso, podemos entender que quando a pessoa for ressuscitada, ela não será julgada pelas suas ações anteriores, mas sim por suas ações futuras.

      Isso está em harmonia com Apocalipse 20:12, que diz: “Vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e rolos foram abertos. Mas outro rolo foi aberto: era o rolo da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações.”. Essa passagem revela uma ação futura, indicando o período do “Dia” do julgamento (ou juízo). Durante esse período, rolos foram abertos. E as pessoas serão julgadas pelo que? Por suas ações passadas? Não, mas “pelas coisas escritas nos rolos”. Isso se harmoniza com o que Jesus disse em João 5:29, que haverá uma ressurreição de JULGAMENTO (e não CONDENAÇÃO).

      Mas será que todas as pessoas serão ressuscitadas? Não, a Bíblia não indica que todos os mortos serão ressuscitados. Jesus deu a entender isso quando falou sobre “os que têm sido contados DIGNOS de ganhar aquele sistema de coisas e a ressurreição dentre os mortos”. (Lucas 20:35). Se Jesus disse que para ser ressuscitada a pessoa precisa ser considerada digna (ou merecedora) disso, é obvio que há pessoas que serão consideradas INDIGNAS de serem ressuscitadas.

      A possibilidade da destruição eterna (ou seja, morte sem esperança de ressurreição) é indicada pelo que Jesus disse em Mateus 10:28: “Não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo.” O Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento (de Bauer) dá o sentido de “morte eterna” à frase grega traduzida por “destruir na Geena tanto a alma como o corpo” de Mateus 10:28. Sendo assim, para os que são lançados na Geena, não há esperança de ressurreição.

      Jesus condenou os escribas e fariseus, ao dizer as palavras de Mateus 23:33: “Serpentes, descendência de víboras, como fugirão do julgamento da Geena? Jesus mostrou aqui que aqueles homens, se não mudassem de atitude, estariam condenados a morte (ou destruição) eterna na Geena.

      Portanto, em harmonia com a Bíblia, os que estão na simbólica GEENA, não tem esperança de ressurreição. O julgamento que eles recebem é a condenação eterna, a morte sem nenhuma esperança de ressurreição.

      Excluir
    3. Então seus comentários não serão mais liberados. Falar com covardes é algo que cansa...

      Excluir
    4. Sr anónimo tj. Romanos 6:7. nas palavras justificado está do pecado, poderiam ser traduzidas com mais clareza por, 'liberto está do pecado', ainda que no original grego essa seja a tradução literal da frase. o apostolo Paulo se refere ao homem que verdadeiramente morreu para o pecado, o homem crucificado, cuja velha natureza foi crucificada na cruz, não fazendo ele referencia alguma a morte física. Tal homem está liberto, no sentido que foi absolvido do pecado e das reivindicações do mesmo sobre ele. é liberto do pecado como se tivesse sido isento de uma reivindicação legal.

      Excluir
    5. Iran, para entender melhor o que o apóstolo Paulo quis dizer em Romanos 6:7, basta analisar o contexto.

      Romanos 6:3-5 diz:

      “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus FOMOS BATIZADOS NA SUA MORTE?
      Fomos, pois, sepultados com ele PELO BATISMO NA MORTE, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
      Porque, se temos sido unidos a ele na SEMELHANÇA DA SUA MORTE, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;”

      Paulo diz que os ungidos são BATIZADOS NA MORTE DE CRISTO. O que isso significa?

      Veja o que o próprio Jesus disse aos seus discípulos em Marcos 10:38, 39:

      “Jesus respondeu: – Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem SER BATIZADOS COMO EU VOU SER BATIZADO?
      Eles disseram: – Podemos. Então Jesus disse: – De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e RECEBERÃO O BATISMO COM QUE VOU SER BATIZADO.”

      Aqui Jesus se refere ao batismo por ocasião da sua MORTE SACRIFICIAL (MORTE FÍSICA)

      Quando o cristão é ungido com espírito santo, se torna membro do corpo de Cristo. Esse é o BATISMO EM CRISTO JESUS. Quando eles morrem (MORTE DO CORPO FÍSICO), esse é o BATISMO NA MORTE DE CRISTO, no qual eles renunciam qualquer esperança de vida eterna na Terra, e são ressuscitados para a vida no céu, assim como o próprio Cristo foi.

      Em Romanos 6:7 Paulo mostra que a justificação (do grego Dikaioo) do pecado ocorre por ocasião da MORTE FÍSICA. Os ungidos são ressuscitados com corpos espirituais, imortais e incorruptíveis.

      Julgar Deus os ressuscitados com base em suas ações anteriores vai contra os seus próprios padrões justos estabelecidos no Éden, no qual ele determinou que a punição pela desobediência seria a morte (Gênesis 2:15-17). A morte é o salário, ou preço que pagamos pelo pecado. Ao morrermos liquidamos, por assim dizer, essa dívida. Isso é o que diz Romanos 6:23. Romanos 5:12 concorda com isso ao dizer: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte (MORTE FISICA), assim também a morte (MORTE FÍSICA) passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.“

      Excluir
    6. Diego, um cristão que morreu(não fisicamente) para o pecado, é absolvido da culpa do pecado e é libertado da servidão ao mesmo. O fato de alguém ser assim justificado, neste caso, não indica a mesma realidade que a justificação pela fé, e sim está em foco a justificação como um livramento do pecado, mediante a morte do próprio pecador. está em pauta o pecado como um todo, envolvendo tanto o seu poder como a sua culpa, porquanto o cristão virtualmente morreu em Cristo, que é seu representante e substituto. Tudo já foi objetivamente cumprido na pessoa de Cristo, mas agora precisa ser cumprido subjetivamente na experiencia individual do cristão, embora isso não venha a completar-se senão depois da morte literal do corpo. o corpo como instrumento do pecado, deixa de funcionar quando morre. assim igualmente, no sentido espiritual, a crucificação do velho homem, em companhia de Cristo, com as suas paixões e concupiscências, é uma participação naquilo que a justificação deseja produzir. portanto um homem, uma vez morto com Cristo, fica justificado não apenas como uma declaração forense, mas na realidade é libertado do domínio do pecado. a verdadeira santificação não é simplesmente a ausencia de pecado. deve envolver também uma participação na natureza moral positiva de Deus, na bondade, justiça, misericórdia, e amor divinos, isto é, nas perfeiçoes de Deus. a perfeição, não obstante, é o alvo de todo o remido. Paulo passou por uma experiência, interessante e não podemos negá-lo, e ele descobriu que nele mesmo, na sua carne, não havia coisa que fosse boa. Porém tendo percebido essa verdade sobre si mesmo, e concordando com Deus no tocante a maldade que havia em sua própria carne, ele encontrou libertação em Cristo, e posteriormente se regozijou sempre nele. não a qualquer indício, em todas as suas epístolas de que ele tivesse sido envolvido em uma luta contínua contra si mesmo, e muito menos ainda de que ele sentisse o menor laivo de condenação divina por causa de presença da carne em sua pessoa. pelo contrário, caminhava na consciencia de que estava justificado de toda a culpa, e não somente disso, mas até do próprio pecado.

      Excluir
    7. Iran, me desculpe, mas o seu comentário ficou um pouco confuso... primeiro voce disse:

      “um cristão que morreu(não fisicamente) para o pecado, é absolvido da culpa do pecado e é libertado da servidão ao mesmo.”

      Ai depois disse:

      “Tudo já foi objetivamente cumprido na pessoa de Cristo, mas agora precisa ser cumprido subjetivamente na experiencia individual do cristão, embora isso não venha a completar-se senão depois da morte literal do corpo.”


      Na verdade, os dois aspectos estão certos nos que diz respeito a justificação do pecado (morte simbólica para com o pecado /morte física)

      É obvio que o cristão tem a justificação dos seus pecados por exercer fé no sacrifício de Cristo; essa deve ser a base da nossa fé; caso contrário ninguém poderia servir a Deus com uma consciência limpa. Nesse sentido, quando ele tem fé no sacrifício de Jesus e abandona o pecado é como que se ele “morresse para com o pecado”, ele morre para com o seu proceder anterior e passasse a viver para fazer a vontade de Deus. Sendo assim, podemos aplicar as palavras de Paulo nesse sentido também, pois está em harmonia com o restante da Bíblia.

      Mas, note que o sentido em Romanos cap. 6 é mais amplo (ou seja, pode ser aplicar a morte simbólica para com o pecado mas aplica-se também a morte física), conforme eu expliquei no meu comentário anterior.

      Primeiro temos que entender que Paulo dirige suas palavras a cristãos ungidos por espirito, com esperança celestial, e enquanto estão na carne imperfeita, eles não podem ter a PLENA JUSTIFICAÇÃO DOS SEUS PECADOS. Por que? Embora possuam uma condição de pessoas justas perante Deus, esses cristãos não são dotados de perfeição real ou literal na carne. (Veja 1 João 1:8; 2:1) Em vista da perspectiva de vida celestial que esses seguidores de Cristo têm, a perfeição literal (ou a justificação plena dos seus pecados) num organismo carnal realmente não é possível. (Leia 1 Corintios 15:42-44, 50 e 1 Pedro 1:3, 4) A sua justificação plena ocorre quando são ‘batizados na morte de Cristo’, tendo, no fim, uma morte semelhante à dele. — (Romanos 6:3-5 compare com Filipenses 3:10, 11).

      Mas qual é o ponto central do meu argumento? É refutar o argumento da página, no qual afirmou com base na interpretação pessoal de Mateus 12:24-45, que todos os maus (incluindo os Fariseus que pecaram contra o espirito santo) seriam ressuscitados, para ai sim serem condenados.

      A base do meu argumento foi que, quando a pessoa morre, ela já foi justificada dos seus pecados. Portanto, os que são ressuscitados, não podem ser julgados por suas AÇÕES NA VIDA ANTERIOR; antes, eles serão julgados com base nas suas AÇÕES FUTURAS, após serem ressuscitados.

      Jesus disse em Mateus 12:32: “Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas QUEM FALAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO NÃO SERÁ PERDOADO, não, NEM NESTE SISTEMA DE COISAS, NEM NO QUE VIRÁ.”

      Se Deus julgar que a pessoa praticou o pecado imperdoável, a mesma já recebera sua condenação agora, nesse sistema de coisas. Quando isso ocorre? Quando ela morre. A sua morte é ETERNA, no sentido de que ela não terá mais nenhuma esperança de ressurreição no vindouro sistema de coisas. (conforme expliquei no meu primeiro comentário)

      Excluir
  5. Excelente artigo! Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao "argumento" do "Anônimo" partindo de Rm 6.7 é de dar dó. É um perfeito exemplo de quem se orienta pelos gurus de uma seita e não pela Bíblia. Que Cristo,a Luz do Mundo, o ilumine e o liberte das trevas jeovistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como a leitura de um texto fora do contexto faz eles produzirem uma negação de um ensino tão amplo da ressurreição dos os ímpios.

      Excluir
    2. Claro que existe um contexto na citação de Romanos 6:7 que mencionei... mas em nenhum momento contradiz a citação clara do versículo 7 e 23 sobre a quitação/anulação do pecado por ocasião da morte.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Boa tarde. Existe dois anónimos nos comentários. Eu sou o primeiro que postei no dia 29 de março de 2018 01:33. Estou servindo ao Jesus na igreja assembleia de Deus. O segundo creio que deve ser uma testemunha de Jeová, pois ele escreveu Espírito Santo com letras minúsculas. Sobre o que o segundo anónimo escreveu de quem ressuscitará, acho que não faz sentido é como as tjs afirmam que os impios quando morrem deixam de existir. Depois no juizo final, eles serão trazidos a vida novamente para serem de vez lançados no lago de fogo e virarem fumaça. Qual o sentido disso? se os impios vivos na terra, uma vez mortos biologicamente, porque Jeová iria traze-los novamente a existencia só para lançá-los no lago de fogo? Se ja morreram e não existem mais, não seria mais lógico deixá-los assim mesmo, do que ressuscitar só para lançar no lago de fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iran, ok.

      Mas para os TJs isso não ocorre, são os adventistas que ensinam um ressurreição para ''virar pó novamente''. O Corpo Governante diz que não serão ressuscitados para serem condenados. A ressurreição é para receber a segunda chance no paraíso na Terra. A ressurreição celestial que ocorre desde 1918 é para morar no céu.

      Excluir
  8. É verdade Luciano. Eu me equivoquei com a doutrina da ressurreição da alma das tjs com a dos adventistas. Como as duas religiões tem pontos comuns entre muitos aspectos doutrinais, eu fiz este embaraço. Se não estou errado, Charles russell, o fundador da religião das tjs, ja esteve entre os adventistas e dai as várias semelhanças entre estes dois grupos religiosos.

    ResponderExcluir