sexta-feira, 3 de novembro de 2017

'Sou evangélico, mas estou pensando em me tornar Adventista.'

A ampla divulgação do caráter proselitista e sectário adventista tem avançado positivamente no Brasil. Isso, porém, não tem sido necessariamente mais eficaz que o uso que eles fazem da TV. Embora creio que sempre que alguém começa a cair no engano adventista, ele vai investigar, e lá ele encontra informações aos montantes na internet, trazendo elucidações a respeito da teologia de seita, ainda assim, o trabalho proselitista adventista tem continuado fortemente. No entanto, denominações cristãs, líderes de renome, e institutos apologéticos, tem se posicionado a respeito do caráter herege adventista. Creio que mais uns 5 anos, de amplo trabalho e divulgação, voltaremos a equacionar essa situação e aos crentes das igrejas olharam para a Igreja Adventista do Sétimo Dia como olham para os Mórmons e Testemunhas de Jeová – com diferenças, é obvio, mas todas seitas.

No caso da IPB, foi significativo um vídeo do Reverendo Augustus Nicodemus (o principal teólogo presbiteriano e hoje vice presidente do Supremo Concílio da IPB) apresentando seu posicionamento de que a IASD é uma seita. Na IPB, ainda posso mencionar Ageu Magalhães, Leandro Lima, Solano Portela, entre vários e vários outros pastores que conheço, que compartilham de que a IASD é uma seita. Pelo menos, a maior igreja reformada do Brasil hoje, a IPB, não tem comunhão cristã com a IASD. Cabe dizer que a Assembleia de Deus, a maior igreja pentecostal e evangélica do Brasil, também compartilha da perspectiva que a IASD é uma seita, em especial na pena do Teólogo Esequias Soares. Destaco ainda, o conhecido livro Desmascando as Seitas, da editora CPAD de autoria de dois conhecidos apologistas – Paulo Romeiro, e o agora com o Senhor, Pr Natanael Rinald – ícone da apologética brasileira. Menciono ainda a ampla força do CACP, bem como de outros nomes como Joaquim de Andrade, Elias Soares, entre outros.

Pois bem, caso você esteja pensando em ser adventista, e em especial, já era crente em alguma igreja cristã, leia com atenção essa postagem. Embora você foi engodado pela boa cara adventista (o poder de marketing), estava aí decepcionado com sua igreja, ou mesmo teve pouca instrução bíblica, e provavelmente teve dificuldades para entender o assunto sábado – é nesse assunto que muitos acabam tropeçando – você aceitou um curso e agora já se envolveu ao no ambiente dessa igreja. Algumas coisas parecem fazer sentido, mas você está incomodado com algo – a Crença em Ellen White. Certo?

Ok. Vamos lá. Se continuar avançando nos burgos adventistas, você pensa que poderá manter uma reserva (mesmo que no íntimo – eu já conversei com adventistas que não creem em Ellen White e nem em 1844) a respeito desse assunto, estará perpetuamente preso a um estado emocional de autonegação, fechando os olhos para as implicações na crença de Ellen White e se justificando sempre com argumentos minimizadores, justificadores ou comparativos. E sempre colocando o SÁBADO como carro chefe e justificador de estar ali na IASD. Olha, se você está convencido de guardar o sétimo dia (o que em nenhum lugar na pratica da igreja apostólica foi recomendado), eu te aconselho a ir para a IGREJA BATISTA DO SÉTIMO DIA.

Caso você decida se tornar adventista, talvez o voto batismal n. 6 te agradará, segundo o Manual da Igreja Adventista:

“Aceita os Dez Mandamentos como uma transcrição do caráter de Deus e uma revelação de Sua vontade? É seu propósito, pelo poder da presença interior de Cristo, guardar essa lei, inclusive o quarto mandamento, que requer a observância do sétimo dia da semana como o sábado do Senhor e memorial da Criação?”

Porém, o exame será se você aceita tudo. E incluirá a crença em Ellen White e como sinal da igreja remanescente, o que certamente está causando em você insônia:

8. Aceita o ensino bíblico dos dons espirituais e crê que o dom de profecia é um dos sinais de identificação da igreja remanescente?” 

“13. Aceita e crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica e que pessoas de toda nação, raça e língua são convidadas a fazer parte de sua comunhão e são nela aceitas? Deseja ser membro desta congregação local da Igreja mundial?”

Quem manifesta o dom de profecia e qual a relação disso com a identidade da IASD? Veja:

As Escrituras afirmam que Ele concedeu Seu “testemunho” – “o espírito de profecia” – ao Seu fiel povo remanescente.” 

"O Espírito de Profecia na Igreja Adventista do Sétimo Dia. O dom de profecia manifestou-se ativamente no ministério de Ellen G. White, co-fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia.” (Nisto Cremos, pp. 79, 301[versão em pdf])

Diante desses votos, você terá que assinar uma declaração de compromisso aceitando tais crenças. Ou você mentirá, ou viverá uma mentira, sufocando sua consciência e abraçando a apostasia. O que pode ser perigoso, perdendo assim as chances ordinárias de ser salvo finalmente, conforme nos assevera o Espírito Santo em Hb 6.4-8; 10.26-31.


Meu irmão procure pessoas para te ajudar (Rm 15.14). Entre em contato com crentes maduros, com apologistas, pastores e teólogos (Jd 22-24). Garanto a você, há provas abundantes que você estará tomando uma decisão reprovada pelo Deus que te salvou. Talvez você está até pensando que estará agradando a ele, mas não estará. 

7 comentários:

  1. Hoje, pela graça de Deus, sou membro da Igreja Batista do Sétimo Dia. Coloco-me à disposição de qualquer irmão que tenha dúvidas ou precisando de qualquer esclarecimento sobre minha denominação ou o Adventismo.

    ResponderExcluir
  2. a igreja mais atacada na internet é a igreja Adventista e isso é natural pois assim com o diabo tentou matar Jesus no seu nascimento e durante toda a vida de Jesus o diabo tenta atraves de voçe agente de satanás destruir a igreja Adventista . a igreja presbiteriana esta em franco declinio apos a provação do casamento gay pela presbiteriana milhares abandonaram o presbiterianismo a ipb de pinheiros até fechou suas portas estou estudando com um presbiteriano e ele me disse estar envergonhado e o que é qque o augustos mico demus fala sobre isso - nada esta envergonhado o calvinismo não doutrina pagã é doutrina diabolica se Deus não deu livre arbitrio então satanas estava presdestinado a fazer uma rebelião no céu eva predestinada a comer o fruto e o homem a pecar - então Deus é o culpado pelo pecado isso é coisa do demonio esse mico demus fez uma declaração que não se deve ouvir nem tocar musicas adventistas - vai na presbiteriana da vila mariana - largo ana rosa tem um conjunto lá que nem o diabo aguenta ouvir de tanto barulho e confusãao musica horrivel vai lá - Verso Biblico - oDRAGÃO IROU-SE A MULHER (IGREJA) E FOI FAZER GUERRA AOS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS - TÁ NA BIBLIA A SUA PERSEGUIÇÃO É PROFETICA - A IGREJA aDVENTISTA É SEITA - LEIA ATOS 24-14 - PAULO DIZ EU SOU DAQUELE GRUPO QUE VOÇE CHAMAM DE SEITA E QUE GUARDA A LEI - O APOSTOLO PAULO É DA MINHA SEITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual dados levantados pelo sr para dizer que a igreja [seita] mais atacada na internet é a IASD? Tenho lido isso de Testemunhas de Jeová, Mórmons, e até Universal. Já não sei quem é mais atacada. Gostaria de saber onde conseguiu essa informação.
      Quanto ao casamento Gay por uma igreja presbiteriana nos EUA, não significa que as demais lá aceitam isso. Muito menos que outras presbiterianas no mundo assim o fazem. Como o sr não conhece direito a ditinção de denominação, seria mais ou menos assim. Aqui no Brasil tem a Adventista da Promessa, Adventista Movimento de Reforma, Adventista Históricos e Adventista dominante, tradicional. Se uma dessas "adventistas" mudarem sua postura, não significa que a outra tb mudou. Além disso, a Igreja Presbiteriana não é uma igreja internacional. Elas são independentes em seu território nacional.

      Excluir
    2. Quanto a dizer que a IASD é a igreja remanescente, quando ele >>foi fundada por maioria antitrinitarianos<<, é uma ilusão, não acha?

      Excluir
    3. Não,Não! vcs são atacados porque se comportam com exclusivismo,atacam na mesma medida,não surtem efeito porque são em menor proporção.

      Excluir
    4. Querido não se faça de vitima,programas evangélicos tem abrido porta pra vcs,coisa q jamais Novo tempo fará,fica na paz.

      Excluir