quarta-feira, 2 de abril de 2014

Observações do Rev. Nicodemus a respeito de Romanos 9

“A chave para entendermos Romanos 9 é a intenção de Paulo, o que ele quer mostrar? A resposta está nos versículos iniciais, 1-5. Ele está triste porque Israel rejeitou Jesus Cristo. Este fato poderia levantar a questão de que a promessa de Deus havia falhado (verso 6). Paulo evita este problema explicando que a promessa foi feita aos descendentes espirituais de Abraão e não aos seus descendentes físicos. Nem todos de Israel são filhos de Deus (verso 6-7). E estes indivíduos, os descendentes espirituais, a quem as promessas foram feitas, e que serão salvos, foram chamados soberanamente por Deus de entre a nação de Israel. Paulo prova isto mostrando a escolha soberana de Isaque e de Jacó. Eles foram escolhidos enquanto indivíduos, embora, certamente, esta escolha venha a ter algum reflexo em seus descendentes (versos 8-13). O ponto de Paulo é que somente os escolhidos de entre a nação de Israel é que creram (e crerão) em Cristo. São indivíduos escolhidos de entre uma nação, para a salvação. Desta forma, Paulo mostra que as promessas de Deus a Israel não falharam, pois dentre a nação Deus sempre escolheu soberanamente, e não por obras, aqueles israelitas individuais que viriam a crer em Jesus Cristo, como o próprio Paulo.

Em resumo, seguem algumas razões pelas quais o argumento central de Romanos 9 é eleição para a salvação e vida eterna, e que na elaboração da argumentação, Paulo menciona Jacó e Esaú como indivíduos e não como nações, embora os descendentes deles viriam a sofrer os reflexos desta escolha individual.

(1) Toda a seção (Romanos 9-11) é sobre a segurança eterna de pessoas. Eleição de nações não faria qualquer sentido contextual. Paulo disse aos cristãos de Roma que nada poderia separá-los do amor de Deus (Rm 8:31-39). A objeção que provocou a resposta de Paulo em romanos 9-11 foi esta: “Como podemos ter certeza de que as promessas de Deus são seguras, visto que Israel, a quem também promessas foram feitas, não creu no Messias?” A resposta de Paulo é que apenas os indivíduos eleitos dentro de Israel é que estão seguros.

(2) A eleição de Jacó sobre Esaú (Romanos 9:10-13) pode ter implicações nacionais, mas começa com dois indivíduos. Não podemos esquecer este fato.

(3) Jacó foi eleito e Esaú rejeitado antes que tivessem feito algo de bom ou ruim. O texto está falando de indivíduos que podem fazer o bem e o mal. Não fala de nações que sairiam deles e que fariam bem ou mal. O bem e o mal referido é de pessoas, indivíduos, chamados Jacó e Esaú.

(4) Rom. 9:15 enfatiza a soberania de Deus na escolha de indivíduos. "Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia." O pronome “quem” é um singular masculino. Se Paulo estivesse falando de nações, poderia ter usado um pronome plural.

(5) Rom 9:16 está claramente lidando com pessoas: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre”. “Quem quer” θέλοντος e “quem corre” τρέχοντος são dois singulares masculinos. É difícil ver implicações nacionais em tudo aqui. É sobre o desejo e esforço individual. 

(6) Rom 9:18 fala do endurecimento de Faraó, um indivíduo. Não está tratando do endurecimento do Egito, mas da pessoa de seu rei, Faraó. Após falar do endurecimento, Paulo resume o que ele está tentando dizer usando pronomes singulares masculinos: “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. Se Paulo estava falando de eleição e endurecimento de nações, ao terminar o exemplo pessoal e individual de Faraó ele deveria ter dito que ele endurece e tem misericórdia das nações que quer.

(7) A objeção em Rom. 9:14, “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus?” - faz pouco sentido se Paulo estivesse falando sobre a eleição corporativa ou nacional. A acusação de injustiça poderia facilmente ser respondida se Paulo estivesse dizendo que a eleição de Deus é apenas em relação às nações e não tem a intenção salvadora.

(8) Da mesma forma, a objeção em Rom. 9:19 fica totalmente sem sentido se Paulo não estiver falando de eleição individual. “Algum de vocês vai me dizer: “Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas? Quem pode ir contra a vontade de Deus?” (NTLH). A questão que o opositor de Paulo está levantando é que Deus parece injusto com indivíduos, ao endurecer alguns e ter misericórdias de outro como lhe apraz, e não com nações.

(9) Em Rom 9:14-29 temos uma “diatribe”, um recurso de retórica em que o escritor responde os questionamentos de um opositor imaginário. Os questionamentos estão em Rm 9:14 e Rom 9:19. É um artifício muito bom, mas somente se o autor está entendendo corretamente o opositor. Todos os dois questionamentos do opositor (9:14 e 9:19) tem a ver com a injustiça de escolher uns e deixar outros. Paulo poderia ter corrigido este equívoco e dito, “não estou falando de pessoas, mas de nações”. Contudo, ele aceita como legítima a objeção e responde em termos da eleição de indivíduos. 

(10) Em Rom 9:24 Paulo diz que Deus chamou os “vasos de misericórdia”, que Ele preparou para glória “de antemão” (são os eleitos mencionados no capítulo todo) “não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios”. É difícil ver eleição nacional aqui, pois Deus chamou estas pessoas "dentre" todas as nações, ξ ουδαίων (de entre os judeus) e também ξ θνν (de entre os gentios). Os vasos de misericórdia, que são a descendência espiritual de Abraão, em quem se cumprem as promessas, são chamados por Deus de entre na nação de Israel e de entre as nações gentílicas.

(11) Em Romanos 11:1-10, quando Paulo volta a falar da eleição de israelitas individuais de entre Israel étnico, fica claro que os eleitos são pessoas de entre a nação de Israel, os sete mil que não dobraram o joelho a Baal (Rm 11.4), aos quais Paulo se refere como “a eleição da graça” (Rm 11.5). Isso nos diz duas coisas: 1) eles são sete mil indivíduos que Deus tem mantido crentes dentro da nação de Israel, e não uma nova nação. 2) Esses indivíduos são mantidos por Deus na fé no Deus verdadeiro, não se curvando diante de Baal (ou seja, eles permaneceram fiéis a Deus). Ou seja, a eleição mencionada por Paulo é de indivíduos para a salvação.

Para você não pensar que estes argumentos são meus, consulte estes comentaristas que seguem esta mesma linha de raciocínio:

Jamieson, Robert, A. R. Fausset, and David Brown. Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997.

Lange, John Peter, Philip Schaff, F. R. Fay, J. F. Hurst, and M. B. Riddle. A Commentary on the Holy Scriptures: Romans. Bellingham, WA: Logos Bible Software, 2008.

Boa, Kenneth, and William Kruidenier. Romans. Vol. 6. Holman New Testament Commentary. Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 2000.

Henry, Matthew. Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible: Complete and Unabridged in One Volume. Peabody: Hendrickson, 1994.

Carson, D. A., R. T. France, J. A. Motyer, and G. J. Wenham, eds. New Bible Commentary: 21st Century Edition. 4th ed. Leicester, England; Downers Grove, IL: Inter-Varsity Press, 1994.

Spence-Jones, H. D. M., ed. The Pulpit Commentary: Romans. The Pulpit Commentary. London; New York: Funk & Wagnalls Company, 1909.

Wuest, Kenneth S. Wuest’s Word Studies from the Greek New Testament: For the English Reader. Grand Rapids: Eerdmans, 1997.

***
Fonte: http://bereianos.blogspot.com.br/2014/01/comentario-sobre-romanos-9-eleicao-e-de.html

82 comentários:

  1. Irmão Luciano agora, veja a obervação da própria Bíblia a respeito de Romanos 9:

    "PORTANTO, COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: SE OUVIRDES HOJE A SUA VOZ,NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES,COMO NA PROVOCAÇÃO, NO DIA DA TENTAÇÃO NO DESERTO. ONDE VOSSOS PAIS ME TENTARAM, ME PROVARAM,E VIRAM POR QUARENTA ANOS AS MINHAS OBRAS. POR ISSO ME INDIGNEI CONTRA ESTA GERAÇÃO, E DISSE: ESTES SEMPRE ERRAM EM SEU CORAÇÃO, E NÃO CONHECERAM OS MEUS CAMINHOS. ASSIM JUREI NA MINHA IRA QUE NÃO ENTRARÃO NO MEU REPOUSO. VEDE, IRMÃOS, QUE NUNCA HAJA EM QUALQUER DE VÓS UM CORAÇÃO MAU E INFIEL, PARA SE APARTAR DO DEUS VIVO". Hebreus 3:7-12.

    Eis a o escritor aos Hebreus comentando exatamente essa passagem que fala Romanos.

    Com quem que o irmão vai ficar com a Bíblia ou com o reverendo Nicodemos?

    Irmão é a Bíblia que interpreta a Bíblia. Nicodemos, Calvino tem que ser interpretado pela Palavra e não o contrário.

    Ele faz a mesma coisa que vocês confunde tudo porque não fez observação de acordo com o todo da Palavra irmão, entendeu?

    Não é Deus que escolheu uns para a salvação e outros para a perdição. A Palavra e não eu tá falando que Deus não endureceu o coração dos israelitas e sim a incredulidade deles, sua desobediência ao Senhor irmão. É só ler o texto acima de Hebreus que fala de Romanos.

    Esse Nicodemos e os outros estrangeiros que ele citou confundiram tudo, graça eleição, justificação, ele faz um rolo não faz diferença entre o que é geral e o que é específico coisa que aprendi la no outro texto Predestinação e Adão com os irmãos que lá já derrubaram a teoria da predestinação, temos que separar as coisas irmão, Deus não é Deus de confusão.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  2. É irmão, 'esse Nicodemus e outros'... pelo jeito tem muita gente cristã pensando de outra maneira.

    Se possível, trate das observações dele a respeito do texto. Se ele estiver certo, vc pode estar contra um ensino bíblico.

    Creio que não é possível manter seu argumento contra o dele!

    Lembrando, é ele que escreveu, não eu... não posso responder por ele, postei e concordo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sim irmão, não é quantidade não irmão, tem muita gente pregando heresia mesmo com a Bíblia de baixo do braço e tudo. O irmão tem que ter respeito não pelo homem e sim pela Palavra, ela que te limpa e produz fé para fruto de arrependimento - só o que eu acabei de dizer ja mostra que a predestinação do calvino é canoa furada.

    Uai eu podia também fazer um listona de irmãos estrangeros que professam a fé de acordo com a Palavra como tem que ser no caso do livre arbítrio, mas quem cita outros homens é porque não está seguro irmão, para ele a Palavra não é suficiente garantia então ele busca reforço em outros homens irmão.

    A própria Palavra de Hebreus jogou por terra tudo o que o reverendo Nicodemos escreveu, o que o irmão pensa desses dois texto?

    "PORTANTO, COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: SE OUVIRDES HOJE A SUA VOZ,NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES,COMO NA PROVOCAÇÃO, NO DIA DA TENTAÇÃO NO DESERTO. ONDE VOSSOS PAIS ME TENTARAM, ME PROVARAM,E VIRAM POR QUARENTA ANOS AS MINHAS OBRAS. POR ISSO ME INDIGNEI CONTRA ESTA GERAÇÃO, E DISSE: ESTES SEMPRE ERRAM EM SEU CORAÇÃO, E NÃO CONHECERAM OS MEUS CAMINHOS. ASSIM JUREI NA MINHA IRA QUE NÃO ENTRARÃO NO MEU REPOUSO.

    VEDE, IRMÃOS, QUE NUNCA HAJA EM QUALQUER DE VÓS UM CORAÇÃO MAU E INFIEL, PARA SE APARTAR DO DEUS VIVO". Hebreus 3:7-12.


    "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
    Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
    Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
    Tiago 1:13-15".

    Uai irmão como é que o reverendo Nicodemos, os estrangeros e o irmão faz com esses versos da palavra?

    APdD.

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, poderia explicar, mas confesso que ainda não tratou nem da postagem e suas várias pressuposições, por qual motivo já muda de texto?

      Excluir
  4. As doutrinas da graça precisam pregadas, pois estão nas Escrituras. Eleição, predestinação, perseverança dos santos e todas as verdades relacionadas a soberania de Deus são dotrinas que hoje, lamentavelmente, não são pregadas em nossas igrejas. O arminianismo, como disse John MaCarthur, é o pai do pragmatismo. Igrejas que não confiam na soberania de Deus precisam se voltar para métodos mundanos de evangelismo. Temos visto a falta de fé nas doutrinas da graça mesmo em igrejas reformadas. Graças a Deus que temos em nossos dias homens firmes como John MaCarthur, Sproul, Nicodemos e voce, irmão Luciano, que tem defendido com firmeza essas grandes verdades da Escritura. Paz e graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Sales, eu pessoalmente não sou um opositor do arminianismo clássico, só discordo dele como discordo de outros enfoques doutrinários. Mas da mesma maneira, só tenho descanso com TODA Bíblia quando a examino no prisma 'calvinista'. Com todo respeito aos demais, mas a força bruta do calvinismo em seus postulados bíblicos é irresistível.

      Excluir
    2. Irmão Sales Santos mais quem falou pro irmão que não aceitar a heresia da predestinação faz a igreja ficar mundana? E pra que então irmão evangelismo se a predestinação do Calvino fala que o Senhor escolheu uns pra salva e uns pra danação? Pra que evangeliza então amado irmão? até o anjos de Deus queria evangelizar irmão? O irmão acredita que o pecado foi colocado por Deus no Adão e que ele só podia cair ele não tinha escolha? E outra irmão, na tua igreja pelo geito acredita na predestinação então por causa disso nela não tem mundanismo e só por que nos não acreditamos nela nos então desconfia que Deus é soberano irmão? Não irmão não é assim como o irmão tá falano. E outra irmão eu não sou arminiano coisa nenhuma, agora já que o irmão Luciano não responde as perguntas que eu faço pra ele então responde o irmão na mema ora que o irmão tiver respondendo o irmão já vai ver a contradição da predestinação, faz o teste pro irmão ve.

      ApdD

      Jonas Tiburcio

      Excluir
    3. Jona, meu irmão, por favor... trate do que a postagem apresentou. Só estou esperando isso, se possível...

      Excluir
  5. Agostinho, onde, como e quando foi isso?

    (Vou aguentar até onde minha mãe me ensinou a conversar com arrogântes... espero que vc me ajude e contenha-se.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além disso, amigo, poderia me dizer de qual denominação o sr é?

      Excluir
  6. 'Agostinho', um amigo me falou uma verdade. O nome do rev Nicodemus está aqui, e uma pessoa fazer esse tipo de crítica usando 'pseudônimo' é no mínimo irresponsável. Não tem respeito, é a sua marca.

    Portanto seus comentários serão excluídos, até que diga seu nome e pare de desrespeitar as pessoas assim.

    Não posso deixar que comentários assim ofenda pessoas, e a sua tendência é piorar cada vez mais.

    Aviso dado...

    ResponderExcluir
  7. São esses posts e outras perguntas que os colegas Calvinistas precisão nos responder !!!!!!!!!!!

    http://novotempo.com/namiradaverdade/outra-resposta-ao-pr-helder-nozima-%E2%80%93-parte-1/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/outra-resposta-ao-pr-helder-nozima-parte-2/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/outra-resposta-ao-pr-helder-nozima-parte-3/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/48-textos-biblicos-contra-12-descontextualizados/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/deus-nao-predestinou-as-criancas-para-serem-sacrificadas-aos-idolos-pagaos/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/deus-nao-tem-culpa-de-o-diabo-ser-diabo/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/deus-faz-as-pessoas-pecarem-exodo-73/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/%E2%80%9Cpreparar-apontar-errou-novamente%E2%80%9D-%E2%80%93-parte-1/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/%E2%80%9Cpreparar-apontar-errou-novamente%E2%80%9D-%E2%80%93-parte-2/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/soberania-divina-ou-tirania-divina/

    http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/para-psiquiatra-doutrina-da-dupla-predestinacao-prejudica-a-mente/

    ResponderExcluir
  8. http://cincosolas.blogspot.com.br/2013/05/a-doutrina-da-predestinacao-prejudica.html

    ResponderExcluir
  9. Todas mesmo ????

    Estou vendo que sabe Matemática mesmo !!!!!

    ResponderExcluir
  10. O irmão Luciano eu posso refutar as observações que fez o reverendo Nicodemos uma por uma? É que ta facinho de responder, ele confundiu um monte de coisa tá tudo errado e não sabe ler a Bíblia irmão.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  11. irmão eu só to pergntando porque vai que o irmão apaga as minhas refutações e ai eu perdi o meu tempo, posso então massacrar as observação dele?

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  12. A minha sobrinha ta vindo pra cá e escreve melhor que eu e eu vou ditar pra ela pode faze irmão? Quero fazer bem divagarinho por parte pra não ficar muito grande, quero posta uma refutação primeiro, depois vo seguino aos poucos até a última,pode ser?

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  13. Irmão Jonas, tenha a liberdade... obviamente, será uma opinião cristã a respeito de Rm 9, assim como as dos que o autor e os que ele citou.

    ResponderExcluir
  14. Rev. Nicodemos escreve:

    “Paulo evita este problema explicando que a promessa foi feita aos descendentes espirituais de Abraão e não aos seus descendentes físicos”.

    Tibúrcio comenta:

    Irmão Luciano, o reverendo parte da “pressuposição” “de que a promessa foi feita aos descendentes espirituais de Abraão e não aos seus descendentes físicos” para induzir a predestinação, ou os escolhidos e ou não escolhidos previamente por Deus de Israel para a eleição para a salvação; só que ele não demonstra de onde ele tirou essa ideia do texto, essa distinção entre espiritual e físico relacionado a Israel para predispor uns a salvação e, por exclusão, outros previamente eleitos para a perdição ou rejeição, já que ela (ideia) não se coaduna com o assunto de Paulo: a explicação para os gentios (romanos) a cerca do relacionamento de Deus com Israel.

    Ele, o reverendo Nicodemos, deixa escapar para nós que assim como um vírus de computador essa conclusão que ele teve parte de algo já introduzido no seu pensamento de antemão, de modo que ele só pode concluir desse modo. Quero dizer ao irmão que como ele leu a predestinação do Calvino ele não consegue fazer uma interpretação livre do texto da Bíblia, ele como que programado só pode fazer uma só leitura conforme a predestinação e aí irmão ele não interpreta nada, só força uma conclusão rumo a predestinação do Calvino que está bem programada como uma raiz no seu pensamento.

    Esse é um fenômeno das seitas e de uma heresia. Na hora que o herege faz uma interpretação livre da Bíblia sem aqueles conceitos já introduzidos e programados no seu pensamento ele pode sim cair fora dela.

    Só que tem uma coisa irmão Luciano, não tem no texto em questão que Paulo faz distinção entre os descendentes espirituais de Abraão e os descendentes físicos de Abraão para sustentar quem era escolhido previamente por Deus para a salvação e quem era escolhido previamente por Deus para a perdição do todo de Israel. Não tem.

    Parte 1 de 4 e continua....

    ResponderExcluir
  15. E por que o reverendo faz isso? É para preparar o terreno para dizer que o Israel físico não foram os escolhidos por Deus e o Israel espiritual sim para sustentar a doutrina da predestinação e estender ela a todos nos, a toda a humanidade, aos gentios.

    Não tem porque tanto os descendentes físicos como espirituais de Abraão no caso do texto, fala claramente de Israel, dos judeus, dos descendentes de Abraão com um todo, se fundem em uma coisa só, espiritual e físico no tocante à eleição de Israel por Deus dentre as nações gentílicas. Paulo está a falando da eleição de Israel dentre as nações gentílicas, dos israelitas como um todo espiritual e físico e ponto final. Basta ler o texto, mais nada.

    A não ser que o irmão Luciano mostre para mim no texto que Paulo separa Israel entre espiritual (e ainda aqui falando da descendência) e Israel físico só para concluir que uns de Israel foram escolhidos por Deus previamente e outros rejeitados previamente por Deus independentemente da ação (livre arbítrio) de cada um, do contrário não tem.

    Tanto não tem como o irmão fazer isso, a não ser que o irmão exclua da Bíblia a conclusão do assunto feita pelo próprio Paulo aos gentios, para os romanos: “Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, MAS TEME (ato do homem e não de Deus, nós é que devemos temer, depende de nós, do nosso livre arbítrio e não de Deus). Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE; MAS PARA CONTIGO, BENIGNIDADE, SE PERMANECERES NA SUA BENIGNIDADE; DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM TU SERÁS CORTADO. E TAMBÉM ELES, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS ( repare irmão não palavrinha SE, se não permaneceram, uma condição para ser enxertado, “SE permanecerem” não depende de Deus e sim do homem); porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira”. Romanos 11:19-24

    Parte 2 de 4 e continua...

    ResponderExcluir
  16. Paulo faz uma explicação e um paralelo aos gentios a respeito de Israel e conclui exatamente com o livre arbítrio e não com a predestinação. Escolher Israel dentre as nações para um propósito específico não quer dizer irmão que os israelitas individualmente foram escolhidos uns para a perdição e outros para a salvação.

    Isso é que dá não observar o Todo da Palavra, o irmão Agostinho bem falou que Calvino tirou de uma “especulação do entorno da revelação uma doutrina” ele “alçou a especulação à condição de uma doutrina” e é mesmo verdade.

    Ele (reverendo Nicodemos) já começa errado também porque eu aprendi que nós não podemos fazer das exceções regras e nem estender uma coisa bem específica e com esse bem específico regular aquilo que é geral. Por exemplo, o poder de Deus estava especificamente vinculado ao cabelo de Sansão, então eu concluo que o poder de Deus sempre e sempre se manifestará no cabelo cumprido de um homem que Ele pretende usar para demonstrar o seu poder? Não dá, uma coisa específica, um fato específico, uma evento específico não dá em si mesmo para concluir o geral.

    Só que nem exceção tem no texto em questão. Paulo sequer induz a predestinação.

    Veja que doideira irmão Luciano, a própria experiência da vida já mostra para o irmão que não dá para separar o físico do espiritual. Quando aceitamos a Jesus fazemos obviamente fisicamente e não apenas espiritualmente e fica mais evidente ainda quando constatamos que o eu fazemos por meio do corpo afeta o nosso espiritual, a nossa comunhão como Deus, ou não é assim irmão Luciano? Comete adultério para o irmão ver se isso não afeta a sua comunhão com Deus por exemplo.

    Como fala corretamente o irmão Agostinho, um “quadrado-redondo” com certeza essa doutrina da predestinação. Irmão Luciano eu não estou ofendendo o irmão eu estou falando da doutrina da predestinação e não do irmão, entendeu?

    Experimenta ler esse texto livremente que o irmão vai constatar que Paulo não fala que escolhido é o Israel espiritual e que o rejeitado é o Israel físico. Isso saiu da cabeça previamente instruída do reverendo Nicodemos, mais nada porque não existe nesse texto que estamos tratando.

    Parte 3 de 4 e continua...

    ResponderExcluir
  17. Então irmão Luciano, Paulo não “evita o problema” quem cria um problema é justamente o reverendo Nicodemos. A chave que ele usa para entender Romanos 9 não entra na fechadura da porta da compreensão da Bíblia, não serve nela, já começou com a chave errada com a chave de Calvino e não de Deus, não do Espirito Santo, não da Palavra. E irmão, o que é a chave de Calvino? Nada, nada, nada.

    A chave está na conclusão do assunto e não no entorno do assunto e sim na conclusão dela, como todo e qualquer assunto:

    “Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, MAS TEME (ato do homem e não de Deus, nós é que devemos temer, depende de nós, do nosso livre arbítrio e não de Deus). Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE; MAS PARA CONTIGO, BENIGNIDADE, SE PERMANECERES NA SUA BENIGNIDADE; DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM TU SERÁS CORTADO. E TAMBÉM ELES, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS (repare irmão não palavrinha SE, se não permaneceram, uma condição para ser enxertado, “SE permanecerem” não depende de Deus e sim do homem); porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira”. Romanos 11:19-24

    Da próxima vez que eu postar, vou comentar o “pressuposto” 1º do reverendo Nicodemos e vamos ver se para em pé também.

    Fim da introdução do reverendo Nicodemos, Fim da parte 4.

    Ficou extenso porque tive que colocar as coisas no lugar, mas o resto vai ser mais curtinho porque mais fácil ainda de refutar.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  18. Reverendo Nicodemos escreve:

    “(1) Toda a seção (Romanos 9-11) é sobre a segurança eterna de pessoas. Eleição de nações não faria qualquer sentido contextual. Paulo disse aos cristãos de Roma que nada poderia separá-los do amor de Deus (Rm 8:31-39). A objeção que provocou a resposta de Paulo em romanos 9-11 foi esta: “Como podemos ter certeza de que as promessas de Deus são seguras, visto que Israel, a quem também promessas foram feitas, não creu no Messias?” A resposta de Paulo é que apenas os indivíduos eleitos dentro de Israel é que estão seguros”.


    Tibúrcio comenta:

    Errado irmão. É falsa a pressuposição e leva a conclusão falsa também. Paulo não está falando de ‘segurança eterna’ coisa nenhuma, conceito extremante vago e extravagante. Não dá para extrair esse raciocínio do texto. A eleição de Israel faz sim todo o sentido porque é exatamente disso que Paulo está tratando e explicando aos romanos, aos gentios, trata da condição da Eleição de Israel, da aliança de Deus com Israel, ao tempo em que traça um paralelo entre Israel e a Igreja (composta de judeus, romanos-gentios) e como nos fomos beneficiados com a incredulidade de Israel, não fala de “segurança eterna”, fala até de aliança eterna com Israel, isso fala, o reverendo Nicodemos não explicou o que isso significa exatamente. Mais uma vez o reverendo Nicodemos conduz o texto bíblico a predestinação sem que a Palavra diga uma palavra a respeito.

    Pode ser resumido assim o assunto:

    No campo geral: Deus elegeu Israel assim como a Igreja de Cristo. São duas instituições bem distintas e que ao mesmo tempo se assemelham.

    No campo específico, individual: embora Deus tenha eleito Israel isso não quer dizer que ele designou determinado israelita para a salvação e determinado israelita para a perdição. Embora tenha instituído a Igreja de Cristo não determinou aquele membro para a salvação e este para a danação. E onde está escrito isso que eu acabo de escrever? Na Bíblia toda, só que para não fugir do texto, relembro a conclusão de Paulo sobre esse tema:

    “Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé”. (Rom. 11.19-24).

    Ponto final. Israel falhou no plano proposto por Deus, mesmo Eleito, não aceitando a Jesus como o seu messias e Salvador (nós gentios, romanos) fomos beneficiados por uma razão: a INCREDULIDADE de Israel e por isso Paulo fala pra nos não nos colocarmos em uma posição superior a Israel, jactando e por quê? Porque devemos permanecer de pé para não cairmos como caiu Israel e sua incredulidade - e isso por si mesmo já demonstra a ausência de uma vez salvo sempre salvo, que Deus colocou o pecado no DNA do Adão e da Eva.

    Então não quer dizer uma vez Eleito sempre salvo. Nada disso. Foram quebrados por sua incredulidade, não sou eu que estou dizendo irmão, é a Palavra. Não cabe interpretação para as coisas claras irmão. Mas isso irmão, também não quer dizer que Deus, por causa da incredulidade de Israel, deixou de manter a sua aliança com Israel, Paulo faz questão de frisar que Deus manteve a sua aliança; só que isso não implica salvação automática do campo individual, assim com a Igreja, os indivíduos são salvo pela fé, ou seja, por CREREM, mas isso também não quer dizer escolha automática por Deus sobre quem ira salvar e sobre quem ira para o inferno. E nisso não há grego nem judeu, glória a Deus irmão. O nosso Deus não é Deus de confusão. Glória a Deus.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  19. O reverendo Nicodemos escreveu:

    “(3) Jacó foi eleito e Esaú rejeitado antes que tivessem feito algo de bom ou ruim. O texto está falando de indivíduos que podem fazer o bem e o mal. Não fala de nações que sairiam deles e que fariam bem ou mal. O bem e o mal referido é de pessoas, indivíduos, chamados Jacó e Esaú”.

    Tibúrcio Comenta: Errado de novo.

    É uma coisa muito obvia que o reverendo Nicodemos não percebe, mas é preciso atentar que Paulo esta vivendo o seu presente olhando para o passado, vendo a história de Esáu e Jacó já passada, já acontecida e acabada, ou seja, a formação de Israel como nação.

    Ao escrever a carta está contemplando o tempo que passou, a história de Israel desde o seu nascedouro e depois de acabada ele Paulo só pôde concluir então que Deus já havia eleito Jacó (israel) desde antes de nascer (já estava no Plano de Deus), só que como nação e jamais para a pré-salvação do indivíduo (Jacó) e a pré-rejeição do indivíduo Esaú.

    O “não fazer algo de bom o ruim” diz respeito a Eleição da nação judaica (porque não dependeu do homem Jacó e Esaú, aprouve a Deus escolher a nação Israel entre os gentios, entre a nação gentílica), tanto é verdade que nos versículo 30 e 31 de Romanos 9 o seu discurso se fecha e se desemboca para duas nações distintas: Paulo faz uma paralelo entre Israel e os gentios e não entre os indivíduos Jacó e Esaú, ou seja, Paulo conclui desembocando claramente em NAÇÕES.

    E note irmão Luciano que Paulo engloba todas as nações em espécie na palavra gentios para fazer justamente a distinção clara de duas nações, a nação judaica, Israel e a gentílica, isso por si mesmo, essa conclusão de Paulo, em si já demonstra que ele está falando de duas nações e como uma delas aprouve em sua soberania Deus escolhe-la, senão não precisaria opor gentios e Israel. Nações! E sim teria enfechado o assunto nos indivíduos Jacó e Esaú... Mas acontece que isso Paulo não faz.

    Viu irmão? Esse negócio de uma vez salvo sempre salvo e Deus escolheu um pra salvar e outro pra se lascar não tem em Romanos 9.

    Porque no campo individual não dá para aplicar a predestinação do Calvino como deseja fazer o reverendo Nicodemos. E por que não? Onde está escrito que não dá? De onde o Tibúrcio tirou isso? Irmão Luciano fique com a Palavra, ela mesma interpreta ela mesma, ela destrói sofismas e qualquer heresia incluindo a predestinação do Calvino. Veja o que a Palavre diz a respeito de Esaú o indivíduo, no campo individual:

    “Atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; “Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura”. Hebreus 12:15,16

    De novo a escolha, a atitude boa ou má do indivíduo, nós devemos atentar para não fazermos como fez Esaú, isso é livre arbítrio e não predestinação do Calvino irmão. Ou Glória.

    Deus não é Deus de confusão, irmão. Glória a Deus. E vai ficando cada vez mais facinho escambruchar essa doutrina da predestinação do Calvino. Ou Glória, bendita seja a Palavra e só a Palavra. Ou glória a Deus.

    A paz de Deus.

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Jonas, Graça e Paz

      Responda-me, por gentileza:

      EU ME SALVO OU DEUS ME SALVA?

      Aguardo o retorno.

      Em Cristo.

      Excluir
    2. O meu amado irmão em Cristo, que o Senhor te abençoe. Eu fiz um propósito com o irmão Luciano de refutar o artigo do reverendo Nicodemos um por um até o final na medida e no limite do meu tempo, então irmão, só pra não ser sem educação com o irmão, eu to dando uma satisfação pro irmão dizendo que eu não quero perder o foco do meu compromisso até acabar de refutar o reverendo Nicodemos,

      Mas para o irmão não ficar sem reposta imediata, a sua própria pergunta já traz nela a resposta e tem mais, não há entre as possibilidades que o irmão colocou na pergunta nenhuma contradição entre elas, elas se encaixam e se completam mutuamente. A pergunta do irmão é muito boa por sinal, o irmão foi ao ponto e ela esclarece a questã.

      Apenas observo ao irmão que o todo da Palavra importa, é preciso analisar se uma doutrina se coaduna com os princípios estabelecidos pela própria Palavra no geral, quero dizer também que a própria Palavra é que interpreta a Palavra. Temos que meditar nela imbuídos de uma vontade de compreende-la de verdade e desprovidos de automatismo, de uma programação mental previa, temos que ler ela com espírito de sinceridade, sem espírito de emulação e peleja só pra ver quem ganha o debate ou perde temos ser sinceros primeiramente com nos mesmos irmãos, porque a questão não é quem perde ou ganha, a questão é se podemos comungar na fé com uma heresia que “leveda toda a massa” e que pode minar a nossa caminhada com Cristo.

      Mas acontece que a doutrina da predestinação nem é doutrina, porque como vimos, ela foi tirada de uma mera especulação e “alçada à condição e doutrina”.

      Peço apenas por ora que o irmão primeiramente medite nesses três versos da Palavra para depois, assim que eu acabar de refutar o reverendo Nicodemos eu voltar aqui para acabar de vez com a dúvida do irmão:

      1) Lei a parábola de Mateus Mateus 22:8-14 ( foi aqui que eu compreendi claramente o assunto”:

      “Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

      2) “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.1 Coríntios 10:12”

      3) “Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lucas 9:62

      4) “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."(Hb. 10:38)
      5) (2Pe 3.9:) “O Senhor não quer que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”
      6) “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2.1-2).
      Leia e medite nesses versos e depois eu volto, assim que eu acabar como falei pro irmão, para retomarmos de uma vez no assunto. Deus não é Deus de confusão irmão, entre duas lógicas que são opostas só uma prevalecerá. Ou Glória a Deus.

      Se o irmão puder ir respondendo no final da página eu agradeço porque eu não preciso ficar voltando é só o irmão colocar o meu nome e o que eu disse que eu comento em cima do que irmão falar.

      ApdD
      Jonas Tibúrcio

      Excluir
  20. Agradeço irmão a sua colaboração.

    Obviamente ela não resolveu a questão, nem respondeu a pressuposições, apenas diluiu em suas próprias. Acho...

    Como eu disse, essa interpretação (arminiana, ou não) é bem antiga e tem cristãos fieis desse lado.

    Por outro, existe a posição cristã calvinista, que tem defensores fieis e boas razões exegéticas.

    Deus te abençoe e a sua posição está aqui, como contra argumento. Se alguém se interessar em responder, desde que não ofendam-se, fiquem a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão, só agora a noite pude retornar, mas não acabei ainda falta refutar os outros pontos do reverendo que como eu disse são muito fáceis, mas não tive tempo. Agradeço a sua compreensão e vou retomar logo mais.

      Irmão confesso pro irmão que não conheço e nunca parei pra estudar sobre a interpretação arminiana, só a Palavra e só a Palavra que eu leio e medito; agora se esse Armínio professava a Palavra de Deus em sua integridade e inteireza então ele concordaria comigo e eu com ele sim.

      Se me permite, ainda, irmão, não é o ser antigo, não é o ser muito discutido e debatido que é certo ou que é errado uma doutrina, uma coisa só é certa: que entre duas lógicas opostas uma só tem de prevalecer como alguém falou la na "predestinação e Adão".

      Não dá irmão para acreditar ao mesmo tempo que uma vez salvo sempre salvo e que também podemos cair da graça, perder a nossa coroa, não dá para crer que Deus escolheu uns para salvação, outros para perdição e também acreditar no livre arbítrio do homem com capacidade de decisão e escolha.

      Porque as suas ideias, irmão, se opõe entre elas mesmas, sendo certo que apenas uma delas tem de estar correta, com todo o respeito ao querido irmão.

      ApdD

      Jonas Tibúrcio


      Excluir
  21. A doutrina da Eleição, comumente denominada de Calvinismo, porque o Reformador Jean Calvin, foi no período da Reforma principal sistematizador da doutrina, que não foi criação sua, mas é ensinamento bíblico.

    Só que os oponentes da doutrina da Eleição, além de distorcerem o significado das palavras, "Eleitos,
    Escolhidos, predestinados, preconhecidos, não sabem explicar porque, se é da vontade de Deus, salvar "cada cidadão deste planeta", desde Adão, Ele não providenciou meios para que todos ouvissem a mensagem de salvação e então pudessem "escolher" se aceitariam ou não!

    Ora, se o dono de uma loja, está fazendo uma promoção, é óbvio que ele irá providenciar para que todos os seus clientes tomem conhecimento da "oferta", inclusive até os transeuntes, pois irá botar em frente de seu estabelecimento, pessoas fazendo propaganda da promoção.

    Então, se Deus quer que "cada" indivíduo que já viveu neste planeta, (não "todos" em sentido genérico, como em 1Tm.2:4, onde é o desejo de Deus que as pessoas em geral, de todas as classes e povos, se salvem ouvindo e crendo na palavra), se salve, porque não providenciou para que todos os povos e tribos da antiguidade ouvissem a palavra da salvação?

    Povos que viviam onde hoje é a Australia, Nova Zelândia, Pápua, as três Américas, China, India, enfim todo o extremo Oriente...

    Porque Deus deixou TODOS estes povos sem a luz da verdade? Eles nunca farão parte da comunidade de Israel!

    Porque é que Deus NUNCA enviou seus profetas com a mensagem de salvação para os povos pagãos que eram vizinhos de Israel?

    Porque o Senhor Jesus, como diz no Evangelho de João, veio para o que era seu, e não para os pagãos?

    Porque em Atos 17:30, Paulo afirma que Deus, "winked at" (King James), "passou por alto" o tempo de ignorância das nações pagãs, ou seja, desconsiderou estas nações, se queria que "cada" indivíduo que já pisou neste planeta se salvasse?

    Continua...

    ResponderExcluir
  22. 17.Porém, se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado entre eles e te tornaste participante com eles da raiz e da seiva da oliveira, 18.não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, não és tu o que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. 19.Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20.Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados, mas tu, pela tua fé, estás firme. 21.Não te ensoberbeças, mas teme; porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22.Notai, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade de Deus para contigo, se permaneceres nessa bondade; doutra maneira, também tu serás cortado.

    Este texto, de forma nenhuma está ensinando que o crente, nascido de novo e cheio do Espírito Santo, SELADO (por dentro), ATÉ O DIA DA REDENÇÃO, (Efésios 1:13; 4:30), irá perder a salvação.

    Em primeiro lugar, porque o Apóstolo, como sempre faz, afirma que TUDO está na dependência do OLEIRO, se suas decisões. Não vamos inverter o processo.

    A própria citação de Romanos 11:7, desmente a tese dos simpatizantes do arminianismo, porque afirma com todas as letras, que o "Israel Eleito" foi quem alcançou as "fiéis bençãos de Davi", ou seja, foram beneficiários da ressurreição do Messias.

    No verso 22 de Romanos 11, o Apóstolo diz aos destinatários, "se permaneceres na sua bondade."

    Somente os Eleitos percorrem TODO o caminho da salvação, (perseverança dos santos).

    Se o "tal" não permanecer, e voltar atrás, mostrou que era um Judas, não um Eleito, porque o Senhor Jesus disse em João 3:6 que aquele que é "nascido do Espírito, é espírito."

    Um "nascido de novo", possui em si a natureza de Deus, implantada pelo Espírito Santo.
    O que paulo está falando em Romanos 11, é de "chamamento segundo a Eleição de Deus."

    Os crentes de Roma, são instados a confirmarem sua vocação e eleição, cada um. Por isso , o Apóstolo Paulo disse em outro lugar, "para operar a vossa salvação com temor e tremor."

    Em Romanos, dos capítulos 8 até ao 11, o Apóstolo Paulo está batendo em cima do tema da Eleição em Cristo.

    E João 17:9, o Senhor Jesus, diz que não está orando "pelo mundo", mas pelos ELEITOS, ou seja, aqueles que o Pai lhe deu.

    No verso 12, deste capítulo 17, o Senhor Jesus, diz que guardou os ELEITOS, para que estes não se perdessem, exceto o "filho da perdição", que Ele, (o Senhor), já conhecia desde o princípio, (João 6:70-71.

    Romanos 11:16-22, é um convite a reflexão, a fim de confirmar a vocação e chamado. Se não, trata-se de "make believers", ou crentes fronteiriços, manufaturados, que mais cedo ou mais tarde mostrarão suas cores.

    Por isso, aí, Paulo ilustra usando a figura da oliveira, (simbolo de Israel).

    Em João 15:16, o Senhor Jesus afirma que não foram os discípulos que o escollheram, mas Ele os escolheu para irem dar os frutos da palavra.

    Em João 21:18-19, o Senhor Jesus, profetizou a morte do Apóstolo Pedro, através do martírio.

    Em João 14:1-3, após Judas Iscariotes ter se retirado, "como o diabo no corpo", (João 13 e sinópticos), o Senhor Jesus prometeu voltar e levar os discípulos consigo.

    Em Apocalipse 17:8 diz que os nomes dos escolhidos estão escritos no livro da vida, "antes da fundação do mundo."

    Em Apocalipse 21, os nomes dos 12 Apóstolos estão escritos nos 12 fundamentos da Nova Jerusalém.... e assim vai...

    Vamos orar mais e ler a Bíblia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Paulo Cadi, sei que nos perece difícil o entendimento da doutrina da predestinação, entretanto, dizer que ela não é bíblica, incorre-se a um erro absurdo! Sabemos e exaltamos a soberania de Deus, mas não desconsideramos a nossa responsabilidade. Se eu escolho uma mulher para toma-la com esposa, eu não tenho de deixar as demais mulheres? Ou eu tenho de casar com todas? Obviamente que não! Se eu tenho escolhas, quanto mais o nosso Senhor! Por outro lado, se observarmos somente a soberania de Deus, ficaremos inertes ao evangelho. Deus não é um deus egoísta, incumbiu-nos de levarmos a mensagem do evangelho a toda criatura. Somos cooperadores do evangelho! Somos ministros do evangelho! Somos participantes das promessas, que outrora era apenas destinada a um povo. Agora eu entendo o porquê de sermos mais que vencedores! Essa é a verdadeira alegria; a alegria de ser um filho de Deus (por adoção) em Cristo Jesus. Enfim, creio que dentro ou fora do calvinismo, há salvação. Creio que dentro ou fora do arminianismo, há salvação também. Agora, não creio que há salvação em tudo quanto é religião que procura encontrar no ser humano bondade. Somos imagem e semelhança de Deus, mas estamos afastados Dele e precisamos do sangue de Jesus para lavarmos as nossas vestes.

      Em Cristo

      Excluir
    2. Irmão Robson, muitos que não creem na doutrina da Eleição, pensam que o lema, "uma vez salvo, sempre salvo", significa um cristianismo leviano, em que não há necessidade de fazer nada!

      Foi o nosso Apóstolo Paulo que disse: "Operai a vossa salvação com temor (de Deus, no coração), e tremor (temor de cair)."

      Porque? Porque o eleito vai confirmando sua eleição se subtendo a palavra de Deus, ao permitir que esta viva nele e produza os seus frutos para a vida eterna.

      Então, os críticos da Doutrina da Eleição, ór não a conhecerem mais plenamente, não sabem da, (ainda que abençoada), responsabilidade que o indivíduo traz sobre si, de confirmar a perseverança dos santos, em si mesmo. É molé?

      Então, esses sujeitos que criticam constantemente a Doutrina da Eleição, não sabem das implicações que nela existem, como aquela que diz: "Sem santificação, ninguém verá o Senhor." Na Paz do Senhor!

      Excluir
    3. No parágrafo 3, "...se submetendo a palavra de Deus..."

      Excluir
    4. Concordo plenamente com o irmão. Quando os arminianos alegam que cooperam com Deus para com a sua salvação, parecem atribuir a si mesmos um certo merecimento. Que fique claro: a salvação pertence a Deus, somente; Efésios 2 resume bem o meu argumento.

      A paz de Senhor

      Excluir
  23. Reverendo Nicodemos comenta:

    “(4) Rom. 9:15 enfatiza a soberania de Deus na escolha de indivíduos. "Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia." O pronome “quem” é um singular masculino. Se Paulo estivesse falando de nações, poderia ter usado um pronome plural”.

    “(5) Rom 9:16 está claramente lidando com pessoas: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre”. “Quem quer” θέλοντος e “quem corre” τρέχοντος são dois singulares masculinos. É difícil ver implicações nacionais em tudo aqui. É sobre o desejo e esforço individual”.

    Tibúrcio reponde já refutando:

    Esse dois versículos poderiam ser comentados no tópico anterior porque a questão está superada no fato de que Paulo está falando de nações e não de indivíduos e

    diferentemente do que disse o amado irmão Luciano, eu não dilui as minhas pressuposições em convicções próprias, fui além, demonstrei na Palavra de onde partiu o erro da pressuposição do reverendo Nicodemos, porque é erro e onde está o erro e também a conclusão da própria Palavra sobre o assunto específico tratado.

    Mas resolvi comentar em separado essas duas premissas do reverendo porque tem uma pegadinha aqui e é muito importante que o irmão Luciano, dono do blog, observe esse fato que é grave:

    As palavras gregas “quem quer” e “quem corre” não podem ser nem do gênero masculino e nem do feminino e sim são NEUTRAS. No grego existem, irmão Luciano, quanto ao gênero três modalidades: masculino, feminino e neutro. E “quem quer” e “quem corre” são do gênero neutro pela simples razão de “quem quer” e “quem corre” poderiam ser tanto masculino e feminino e por isso mesmo são do GÊNERO NEUTRO.

    Não tirei isso de mim mesmo porque confesso que não sei uma palavra em grego, mas não resisti e perguntei a quem sabe e essa pessoa ficou muito indignada com o reverendo Nicodemos sobre essa citação das palavras gregas e eu nem vou reproduzir o que ele me disse a respeito, e então apenas cito a fonte porque essa mesma pessoa me orientou a citar sempre a fonte de um dado trazido ao debate então eu cito do jeito que ele me passou: “Oxford Greek-English Learner's Dictionary, D N Stavropoulos (Editor), Oxford Press 2008, p. 467 e p. 579”. Ele explicou ainda que vertido para o português essas palavras começam com ‘to’ e que por isso também a regra gramatical de gênero no grego é NEUTRO e não masculino como afirmou o reverendo Nicodemos.

    Então Paulo está sim falando de NAÇÕES, gentílicas e Israel sim porque como vimos da conclusão que ele Faz (Romanos 11:19-24).

    ResponderExcluir
  24. Também aprendi que essa questão de pronome e plural na frase "Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.", “Se Paulo estivesse falando de nações, poderia ter usado um pronome plural” como diz o reverendo Nicodemos, “não pode ser aceita porque os próprios fatalistas usam esse mesmos textos para estender a eleitos e escolhidos também no plural! E obviamente uma coisa não pode valer para uma coisa e não valer para outra coisa”...

    Essa pessoa que me esclareceu isso fala muito forte que o reverendo Nicodemos distorce de propósito só para tentar em vão dar suporte ao quadrado redondo da predestinação, mas eu já acho que ele não agiu de má fé e sim se equivocou apenas, acho que ele copiou isso dos livros e das pessoas que ele indicou no final do seu texto e não se preocupou em conferir, só isso.

    Mas é grave sim porque querendo ou não fica uma interpretação forçada.

    Mas de qualquer forma as palavras Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia." e “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre”. “Quem quer”, Paulo está falando especificamente da eleição de Israel dentre os gentios, que aprouve a ele eleger em sua Soberania Israel dentre as nações e ponto final que ninguém contenda com Deus por isso ele é soberano e ponto final – ele tem os seus motivos - só que tem uma coisa, no plano individual não dá para interpretar isso como Deus previamente escolhendo quem será salvo e quem mandará para a danação e muito menos Deus colocando no DNA do Adão e da Eva o pecado. E por quê? Por que a palavra revelada no tocante a salvação e justificação se dá pelo livre arbítrio e tem outra, Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta como dia Tiago.

    Irmão Deus não é Deus de confusão e seu eu fosse o irmão eu ia conferir as palavrinhas gregas porque é grave isso que foi exposto.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  25. Reverendo Nicodemos comenta:

    “(6) Rom 9:18 fala do endurecimento de Faraó, um indivíduo. Não está tratando do endurecimento do Egito, mas da pessoa de seu rei, Faraó. Após falar do endurecimento, Paulo resume o que ele está tentando dizer usando pronomes singulares masculinos: “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. Se Paulo estava falando de eleição e endurecimento de nações, ao terminar o exemplo pessoal e individual de Faraó ele deveria ter dito que ele endurece e tem misericórdia das nações que quer”.

    Irmão aqui o reverendo se da mal pra valer, nada melhor que a Bíblia para interpretar a própria Bíblia irmão, olha só o que o aconteceu irmão o escritor de Hebreus (judeus, Israel) comentou a respeito desse mesmo texto de Romanos que ele citou:

    “Portanto, como diz o espírito santo: se ouvirdes hoje a sua voz,não endureçais os vossos corações,como na provocação, no dia da tentação no deserto. onde vossos pais me tentaram, me provaram,e viram por quarenta anos as minhas obras. por isso me indignei contra esta geração, e disse: estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos. assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do deus vivo. hebreus 3:7-12”.

    Irmão com essa citação agora tudo ficou mais fácil ainda pro irmão entender, a predestinação do Calvino é uma canoa furada mesmo. Hebreus deu a correta interpretação de Romanos citado pelo irmão. Ô Deus lindo.

    É assim irmão, O ENDURECIMENTO do coração aconteceu pela incredulidade dos israelitas mesmos e não da parte de Deus, por desobediência deles a voz de Deus irmão, então não é Deus que endureceu o coração e sim a incredulidade, a resistência a Deus que fez endurecer. NÃO SOU EU QUE TO FALANDO IRMÃO É A PRÓPRIA PALAVRA, isso é que dá tentar selecionar textos da Palavra e tentar fazer doutrina sem observar o resto da Palavra, toda a palavra irmão. Deus não é Deus de confusão, Glória a Deus, Aleluia irmão.

    E sabe porque ainda amado por causa disso aqui irmão:

    NINGUÉM, SENDO TENTADO, DIGA: DE DEUS SOU TENTADO; PORQUE DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL, E A NINGUÉM TENTA. MAS CADA UM É TENTADO, QUANDO ATRAÍDO E ENGODADO PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA CONCEBIDO, DÁ À LUZ O PECADO; E O PECADO, SENDO CONSUMADO, GERA A MORTE. TIAGO 1:13-15

    Deus não é Deus de confusão. Tamo quase acabando.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
  26. "NINGUÉM, SENDO TENTADO, DIGA: DE DEUS SOU TENTADO; PORQUE DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL, E A NINGUÉM TENTA. MAS CADA UM É TENTADO, QUANDO ATRAÍDO E ENGODADO PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA CONCEBIDO, DÁ À LUZ O PECADO; E O PECADO, SENDO CONSUMADO, GERA A MORTE. TIAGO 1:13-15"

    E se confessarmos, o perdão gera vida de novo???...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão que criança linda amado. Que Deus abençoe o irmão e toda a sua família.

      A pergunta tá errada irmão. Tinha que ter formulado ela diferente, tinha que ter formulado considerando a própria carta de Tiago e não simplesmente divaga-la ou alienar ela, a pergunta correta a se fazer seria essa: “O pecado uma vez que gera a morte, esta morte pode separar o crente salvo da comunhão com Deus, e mais ainda, ele pode depois ter essa comunhão reativada, revivida ou até perdida para sempre?”.

      Esta pergunta sim é pertinente porque Tiago conclui a questão, ele conclui a sua própria carta, nos dois últimos versículos dela, porque nunca se esqueça, ele está falando para a Igreja, para os irmãos em Cristo, para os salvos nos Senhor mesmo, desse modo:

      “Irmãos, se algum DENTRE VÓS SE TEM DESVIADO da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”. (Tiago, dois últimos versos de sua Carta, capítulo 5.19 e 20)!

      Glória a Deus por sua Santa e Bendita Palavra que revela a própria Palavra. Deus não é Deus de confusão irmão. O crente salvo em Cristo pode vir a perder-se irmão. É a Palavra irmão, Tiago falando que nós podemos vir a se desviar dos caminhos do Senhor sim e irmos para o inferno sim meu irmão! O irmão não cai nessa de uma vez salvo sempre salvo não. Que Deus colocou o pecado no dna de Adão e Eva e que escolheu uns para o inferno e outros para o céus, corre disso e o irmão tem criança, ensina ela não deixa ela ficar com caraminhola por causa desse quadrado-redondo como dizem alguns, da predestinação do Calvino.

      Uai Jesus não mandou os seus escolhidos, seus escolhidos, seus escolhidos, seus escolhidos ORAR E VIGIAR porque não sabem a hora que virá o filho do Homem? Lembra da parábola das virgens prudentes e loucas? E tantos verso e páginas e páginas e páginas da Palavra sobre isso irmão. Ou Glória a Deus! Só se deixa seduzir por esse fermento quem quer! Ou glória a Deus. A Palavra é a inerrante Palavra de Deus. Não precisa de complemento de homem.

      Excluir
    2. Para espancar a duvida do irmão, a questão não é “gerar vida” porque o homem mesmo vivo pode estar morto em seus delitos e pecados para Deus, afastado de Deus e o crente em Jesus, embora morto para o mundo, está vivo em Cristo e se abandonar a fé para viver em pecado, certamente morrerá e como resolver isso irmão? De novo a Palavra pela Palavra responde ao irmão, não eu:

      “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
      Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

      “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.1 Coríntios 10:12”

      “Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lucas 9:62

      “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."(Hb. 10:38)
      (2Pe 3.9:) “O Senhor não quer que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”
      “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2.1-2).

      Deus não é Deus de confusão. Glória a Deus.

      ApdD

      Excluir
  27. Existem filhos, que por determinado tempo pode vir a ser desobedientes, mas sempre serão filhos. e jamais perderão essa qualidade, e que de alguma forma o Espirito Santo, trará arrependimento aos que pecarem.

    E os reprovados que estão no meio dos filhos mas não são filhos "estavam no nosso meio, mas nunca foram dos nosso", o chamado joio no meio do trigo, que endurecem seus corações deliberadamente.

    Os que não consideram isso, nunca vão entender a eleição e predestinação...misturar sempre alhos com bugalhos.


    JOÃO 10
    26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
    28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão, falo com amor para o irmão se libertar dessa doutrina maligna de homem, então não
      me leva a mau o que eu vou dizer: aquele que tem apego puramente formal às coisas jamais chega a substância delas, nunca consegue compreende-las e vai correr sempre em círculo, um círculo vicioso e não virtuoso. Ele não passa da forma, da superfície, da nomenclatura, mais nada. A doutrina da predestinação do Calvino causa esse efeito nos seus adeptos.

      O irmão se apega a nomenclatura e esquece da pessoa por trás da forma, da nomenclatura. O fato de filho (nomenclatura) sempre ser filho (nomenclatura) não quer dizer que a pessoa, o ser humano (substância) por trás da nomenclatura filho, só por causa da nomenclatura (filho) deixa de existir como ente que é livre para escolher entre o certo e o errado, escolher praticar o mau e escolher praticar o bem, escolher o Senhor ou repudia-lo e até desviar-se do caminho do Senhor e até voltar para os caminhos do Senhor! Não é nome pai, mãe, filho que determina a substância, a pessoa em si. Por certo que filho tem privilégios, tem regalias, recebe favores muitas vezes imerecidos de seu pai, tem intimidade, tem liberdade, mas não devemos nos animar muito só por esse fato devemos ir além da palavrinha “filho”.

      Os católicos também tem esse vício em relação a Maria, se apegam a palavra mãe e tudo que essa palavra representa e misturam tudo...

      O irmão, acho até que por ingenuidade de pai, acho porque deve ser pai e com esse olhar torce para que tudo de certo e escreveu assim: “Existem filhos, que por determinado tempo pode vir a ser desobedientes, mas sempre serão filhos. e jamais perderão essa qualidade, e que de alguma forma o Espirito Santo, trará arrependimento aos que pecarem”.

      Só para pegar exemplo corriqueiro do dia a dia para o irmão entender: conheci uma família com um casal de filhos de mesmo pai e de mesma mãe, o rapaz com 19 anos e a moça com 17 anos. Ele era muito bem quisto na cidade, educado, trabalhava em um Banco como caixa, fazia faculdade de engenharia e tudo. Uma família religiosa e bem de vida. O irmão passou assediar sexualmente a sua irmã até que um dia a estuprou. O Pai mesmo o prendeu e o denunciou a polícia. A palavrinha filho não impediu o pai de enxergar a maldade praticada pelo ente, pela pessoa por trás da nomenclatura filho! A predestinação do Calvino rui quando sai da forma e se depara com a realidade!

      O filho nunca deixa de ser filho, mas pode ficar louco. É filho, mas enlouqueceu! E agora? Tem filho esquizofrênico que não pode viver com o pai, com a família senão ele mata o pai. O que eu quero dizer que há situações que sobrepõem-se a nomenclatura e que determinam o tratamento que será dado a pessoa independente dela, nomenclatura.

      Excluir
    2. Comparo a predestinação do Calvino com a história daquele sapo que ao perguntarem para ele o que era o céu, ele respondeu que o céu era aquele buraquinho que tinha em cima de sua toca...

      Sem noção, se fecha em forma e não percebe e nem avança para o conteúdo da realidade irmão.

      Acredito sim “que de alguma forma” o Espirito Santo trabalha para trazer filho desviado para os caminhos do Senhor, só que tem uma coisa: se ele não se arrepender e não converter (mudar de direção ) e não voltar para o Senhor , vai pro inferno de ponta cabeça, não tem jeito e quem tá dizendo isso? Romanos 11. 19-24:

      ‘Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE; MAS PARA CONTIGO, BENIGNIDADE, SE PERMANECERES NA SUA BENIGNIDADE; DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM TU SERÁS CORTADO. E TAMBÉM ELES, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS...’.

      Ou Glória Deus não é Deus de confusão.

      Para finalizar a questão do joio e do trigo não está escrito em lugar algum que uma vez salvo sempre salvo e que Deus escolheu o joio para ser joio e trigo para ser trigo! Não tem no texto como extrair isso. Simplesmente a Parábola diz que existe um e outro e que eles deverão crescer juntos, nada mais. Mas que Deus escolheu uns para trigo e outros para joio, neca de pitibiribas.

      Quanto às ovelhas, é verdade mesmo, o Senhor quem disse que ninguém as arrebatará de sua mão, exceto nós mesmos meu irmão, com a nossa incredulidade, como a nossa leviandade, com pecados encobertos, não confessados, sem a santificação, com a nossa carnalidade, pela produção de frutos da carne, nós mesmos poderemos nos arrebatar das mãos do Senhor, eis a questão.

      Eu sempre digo, a Bíblia foi escrita para nós compreendermos e não os minerais, os vegetais e o s animais. Se não a compreendermos com o seu todo acreditaremos em fábulas e confundiremos alho com bugalho.

      “Irmãos, se algum DENTRE VÓS SE TEM DESVIADO da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”. (Tiago, dois últimos versos de sua Carta, capítulo 5.19 e 20)!

      Ou Glória, Deus não é e nunca foi Deus de Confusão e tome Calvino na molera dele.

      A paz de Deus

      Jonas Tibúrcio

      Excluir
  28. Reverendo Nicodemos observa:

    “7) A objeção em Rom. 9:14, “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus?” - faz pouco sentido se Paulo estivesse falando sobre a eleição corporativa ou nacional. A acusação de injustiça poderia facilmente ser respondida se Paulo estivesse dizendo que a eleição de Deus é apenas em relação às nações e não tem a intenção salvadora.

    (8) Da mesma forma, a objeção em Rom. 9:19 fica totalmente sem sentido se Paulo não estiver falando de eleição individual. “Algum de vocês vai me dizer: “Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas? Quem pode ir contra a vontade de Deus?” (NTLH). A questão que o opositor de Paulo está levantando é que Deus parece injusto com indivíduos, ao endurecer alguns e ter misericórdias de outro como lhe apraz, e não com nações”.

    Tibúrcio refuta:

    Completamente fora da Palavra do Senhor. Ele parte da predestinação do Calvino para interpretar o texto bíblico e não o contrário: Ele (o reverendo) não se preocupa em submeter a predestinação do Calvino à prova do prumo da Palavra, ele le a Bíblia já com os óculos de Calvino e não consegue enxergar nada mais além da predestinação porque não pensa livremente de acordo com a Palavra.

    Os espíritas também fazem a mesma coisa quando leem a passagem da transfiguração ou de Elias fazendo sempre uma leitura com os óculos da reencarnação e não conseguem nunca enxergar a Palavra em si mesma.

    Irmão Luciano, o irmão é inteligente e pode reparar que o reverendo não se cansa de inserir na Palavra artifícios do tipo “A questão que o opositor de Paulo está levantando”; só que não tem opositor ali, o reverendo cria um para o texto conforme a sua conveniência (predestinação). Também Paulo não diz “Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas?” (Bíblia na Linguagem de Hoje), e nem mesmo insinua tal indagação!

    Ele (reverendo) não consegue enxergar o tempo presente de Paulo (no momento em que escreve aos romanos, a igreja) Paulo faz olhando para o passado, em relação ao surgimento de Israel, é disso que Ele está tratando. Ele vê Israel quanto ao seu surgimento completamente acabado, coisa que nem Abrão, nem Isaque e nem Jacó viram porque ainda faziam parte daquele momento em que viviam e não poderiam obviamente saber o fim da história. Isso é tão obvio isso chama processo histórico, isso acontece com nos também irmão, enquanto estamos no processo dos acontecimentos presente não temos como avaliar como tudo terminará em relação às nossas vidas. Mas Paulo milênios depois, pela história, tinha como dizer de Israel isso: “E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição”. (Rom. 9.22).

    ResponderExcluir
  29. Ele não está dizendo que Deus preparou esse ou aquele para a perdição ou para ir para o inferno em meio aos israelitas e nem vasos de misericórdia escolhidos previamente para salvação, ele está dizendo isso olhando do seu tempo presente para o passado: “agora que eu sei como tudo se deu aqueles que se perderam eram vasos de desonra e aqueles que se salvaram eram vasos de honra”. Há uma diferença enorme entre predestinação do Calvino e a conclusão de Paulo. Mas de onde o Tibúrcio tirou isso? Além de estar muito claro isso do próprio texto comentado pelo reverendo, isso para quem le livremente, sem canga ou cabresto, a Palavra ela mesma interpreta ela mesma, olha o que o Senhor diz para o mesmo Israel que Paulo se refere:

    “‘Tenho eu algum prazer na morte do ímpio?’ diz o Senhor Deus.” (Ez 18.23.)
    “Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniqüidade não vos leve à perdição. Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim, – pois, por que morrereis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei.” “Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio. – Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?” (Ez 33.11.)

    Ou glória a Deus, irmão. Deus não é Deus de confusão.


    ApdD

    Jonas Tibúrcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Só para pegar exemplo corriqueiro do dia a dia para o irmão entender: conheci uma família com um casal de filhos de mesmo pai e de mesma mãe, o rapaz com 19 anos e a moça com 17 anos. Ele era muito bem quisto na cidade, educado, trabalhava em um Banco como caixa, fazia faculdade de engenharia e tudo. Uma família religiosa e bem de vida. O irmão passou assediar sexualmente a sua irmã até que um dia a estuprou. O Pai mesmo o prendeu e o denunciou a polícia. A palavrinha filho não impediu o pai de enxergar a maldade praticada pelo ente, pela pessoa por trás da nomenclatura filho! A predestinação do Calvino rui quando sai da forma e se depara com a realidade!"

      uma visão puramente humanista, antropocêntrica.

      Fico com a parábola do filho prodigo.

      Excluir
    2. Uai irmão só vale quando o irmão dá exemplo? Isso não é muito conveniente amado? Podemos separar do homem, de sua vida, o que é humano e atropológico? O apostolo Paulo disse é inescusável o homem quanto a existência de Deus pela existência da própria natureza, ou seja, ela mesma se existe,já mostra a existência de um criador, quem a fez, quem a criou, de modo que também se dá com a vida humana com as suas nuanças, ou seja, escolher vermelho em vez de azul, escolher morar em Minas em vez de São Paulo, escolher roubar em vez de trabalhar , tudo isso já aponta também para um princípio espiritual que é o livre arbítrio, o irmão entendeu? Assim como a natureza por si mesma já mostra a existência de Deus, a faculdade do homem escolher já mostra também que Deus não fabricou robô e que interage com uma homem livre em sua capacidade de escolher segui-lo ou não.

      E tem outra, na parábola do filho pródigo o Senhor não está dizendo que uma vez salvo sempre salvo, não tem isso no texto e não dá para o irmão tirar desse texto a predestinação do Calvino, a não ser que o irmão force e force bastante a interpretação como faz o reverendo Nicodemos o que já é bastante embaraçoso! A parábola do filho pródigo aponta para um final feliz; mas quantos finais infelizes acontecem todos os dias irmão? Quantos deixam a casa Paterna e se perdem para sempre por causa da procrastinação? Por exemplo, e o jovem rico que tinha muitos bens e que se entristeceu com Jesus porque para segui-lo tinha que vender tudo o que tinha, por certo esse não foi um final feliz para o jovem rico amado irmão.São mais de 180.000 verso da Palavra de Deus que fala da escolha,do livre arbítrio do homem querido irmão, não dá para esconder isso debaixo do tapete da predestinação do Calvino.

      Na hora que eu terminar de refutar o reverendo Nicodemos eu vou fazer um esquema para o irmão entender essa questão de uma vez. Volto de noite.

      ApdD.

      Jonas Tibúrcio.

      Excluir
  30. John Owen

    Em Mateus 26:28 o Senhor Jesus Cristo fala de "o meu sangue, o sangue do Novo Testamento". Este novo "testamento", ou "concerto" é um novo acordo.

    Este novo acordo, ou aliança, é diferente do velho acordo que Deus fez com os homens. Pelo velho acordo (ou concerto) Deus prometeu salvar todos os que guardassem as Suas leis: "o homem que fizer estas coisas viverá por elas". (Romanos 10:5; Levítico 18:5). Mas, em razão dos homens serem pecadores, eles não podem guardar as leis de Deus. Portanto, o velho acordo ficou sem efeito.

    No novo acordo, Deus promete colocar Suas leis em nossas mentes e escrevê-las em nossos corações (Hebreus 8:10). É claro, então, que esse acordo diz respeito somente àqueles em cujos corações e mentes Deus realmente faz isso. Desde que Deus, obviamente, não faz isso para todos os homens, todos os homens não podem estar incluídos no acordo pelo qual Cristo morreu.

    Estes versículos deixam claro que Cristo morreu por:

    Seu povo - Mt. 1:21
    Suas ovelhas - Jo. 10:11,14
    Sua igreja - At. 20:28
    Seus eleitos - Rom. 8:32-34

    Seus filhos - Heb. 2:13

    ResponderExcluir
  31. John Owen

    Dizer que a fé é dada sob a condição de que nós não resistamos à graça de Deus. Contudo, não resistir significa, realmente, obedecer. Obedecer significa crer. Estão: "a fé é concedida somente àqueles que crêem" (isto é, àqueles que têm fé!). Isso é completamente absurdo.
    As Escrituras afirmam claramente que a fé é obtida para nós por Jesus Cristo, que é "o autor e consumador da fé" (Hebreus 12:2)

    ResponderExcluir
  32. JOÃO 1
    12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
    13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

    Romanos 8
    1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

    Os Filhos de Deus.
    Os pais suportam atitudes dos filhos que ninguém mais suportaria. Deus não se agrada dos nossos pecados, mas nos ama incondicionalmente, apesar deles.
    Depois de discorrer sobre as fraquezas humanas e a incapacidade de sermos auto justificados, o apostolo Paulo em sua carta aos Romanos declara que somos adotados e que, nos dá o direito de chama-lo carinhosamente "Abba, Pai", deixando claro que quem testifica com o nosso espírito que somos seus filhos é o próprio Espírito, portanto, não devemos ter dúvidas. Como seus filhos Ele nos protege e faz com que "todas as coisas concorram para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Em nenhum momento diz que vivemos num mar de rosas e sim num mundo cruel onde passamos por ataques vindos de várias fontes e que por nós mesmos não teríamos como nos defendermos, mas declara: "Que diremos, pois, a vista destas coisas? SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?" "QUEM INTENTARÁ ACUSAÇÃO CONTRA OS ELEITOS DE DEUS? É DEUS QUEM OS JUSTIFICA". Não significa que somos isentados dos nossos pecados, significa que somos justificados, isto é, o preço foi pago por meio do sacrifício de Cristo, que ressuscitou, "está assentado à direita de Deus e também intercede por nós".Estamos quites perante a lei. Sendo assim, quem nos separara do amor de Deus: "tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada", e ele nos assegura: "EM TODAS ESTAS COISAS, PORÉM, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, POR MEIO DAQUELE QUE NOS AMOU.
    Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso SENHOR"

    ResponderExcluir
  33. Reverendo Nicodemos observa:

    (9) Em Rom 9:14-29 temos uma “diatribe”, um recurso de retórica em que o escritor responde os questionamentos de um opositor imaginário. Os questionamentos estão em Rm 9:14 e Rom 9:19. É um artifício muito bom, mas somente se o autor está entendendo corretamente o opositor. Todos os dois questionamentos do opositor (9:14 e 9:19) tem a ver com a injustiça de escolher uns e deixar outros. Paulo poderia ter corrigido este equívoco e dito, “não estou falando de pessoas, mas de nações”. Contudo, ele aceita como legítima a objeção e responde em termos da eleição de indivíduos.

    Tibúrcio responde. Irmãos, de novo o reverendo apela para recursos linguísticos (árvore de natal com pisca pisca e tudo)para enfeitar a sua tese e tentar dar ao ‘quadrado redondo’ da predestinação do Calvino ares absolutos, sem perceber que ao fazer isso ele demonstra, exatamente por isso mesmo, a própria fragilidade da tese já que para aquilo que está claro não há necessidade de artifícios linguísticos, aquilo que é é e pronto acabou irmãos, não há interpretação ou exegese possível a se fazer quando eu declaro: “estou com sede, preciso beber água”! Há dificuldade e necessidade de exegese aqui? Não.

    Mas uma vez ele (reverendo) apela para um opositor imaginário e insere um “Contudo, ele aceita como legítima a objeção e responde em termos da eleição de indivíduos” (inexiste isso no texto, e nem se poderia concluir assim, tudo imaginação do reverendo, diatribe dele mesmo e não de Paulo), mas ele (reverendo) faz isso sem atentar para o desfecho, para a conclusão de Paulo e se apega aos acidentes havidos durante o percurso, acidentes e não na causa do discurso que se dá ao final do discurso e não no início, não no meio e sim no final dele, é por isso que chama desfecho, isso qualquer criancinha sabe menos o reverendo Nicodemos!

    E qual a conclusão do assunto por Paulo nesse específico texto de Romanos? Está aqui irmãos:

    A chave está na conclusão do assunto e não no entorno do assunto e sim na conclusão dela, como todo e qualquer assunto,

    “Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, MAS TEME (ato do homem e não de Deus, nós é que devemos temer, depende de nós, do nosso livre arbítrio e não de Deus). Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE; MAS PARA CONTIGO, BENIGNIDADE, SE PERMANECERES NA SUA BENIGNIDADE; DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM TU SERÁS CORTADO. E TAMBÉM ELES, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS (repare irmão não palavrinha SE, se não permaneceram, uma condição para ser enxertado, “SE permanecerem” não depende de Deus e sim do homem); porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira”. Romanos 11:19-24

    Israel e gentios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outra, fui fazer o dever de casa e fui pesquisar, coisa que tenho notado que os irmãos não tão fazendo, percebo que apenas eu venho refutando especificamente as respostas dos irmãos e os irmãos não fazem isso, ficam apenas copiando e colando textos de escritores fatalistas, nunca batendo e encarando de frente a questão refutada por mim, por si mesmos. Falo isso porque na hora que os irmãos começarem a meditar na Palavra pelos irmãos mesmos, a doutrina do Calvino não resiste dez segundos. As seitas fazem exatamente isso, quando a coisa aperta abandonam a Palavra imediatamente e buscam apoio em Jose Smith, Charles Russel, a vó Rosa, Alan Cardec e assim por diante. Coisa diferente, irmãos, é citar experts em matéria cientifica como por exemplo o conceito de retórica, como se traduz o grego corretamente, isso tem que ser buscado, pesquisado e citado, o que eu estou falando que os irmãos tão fazendo é outra coisa.

      Então como eu dizia fui fazer o dever de casa e perguntar e pesquisar e de novo descobri que o reverendo se atrapalha nos conceitos que ele usa para enfeitar a sua tese. E olha que coisa irônica irmãos de Cristo, como não bastasse o fiasco de usar erroneamente palavras gregas como foi exposto acima, a “retorica” só diz respeito aquilo que tem aparência de verdade irmãos, aquilo que é apenas verossímil e jamais de verdade absoluta! O reverendo, sem perceber, ao sustentar a “diatribe como recurso retórico” de Paulo, ele (reverendo), está dizendo que Paulo não está querendo apontar ao leitor romano uma verdade verdadeira, mas sim e apenas a uma aparência de verdade, já que pela diatribe retórica não se pode chegar a verdade nunca e muito menos provar nada!

      Ora como é que Paulo estaria querendo provar ao opoente imaginário justamente algo pela diatribe retórica se os gregos utilizavam nos discursos dos cínicos, aqueles que sabem que não sabem a verdade sobre algo mas rebuscam o discurso para dar ares de verdade ao algo, como se ele fosse verdade, mas só parece verdade, é denorex, parece mais não é...

      Esquisito isso não é irmãos? Então Paulo querendo passar uma verdade aos irmãos em Roma lançou mão justamente de algo que não se pode chegar a verdade nunca? Como é que é isso reverendo Nicodemos? E Paulo era muito culto e jamais cometeria essa gafe do reverendo Nicodemos.

      Uai irmãos, é ele o reverendo que falou, não eu. Tá ai no texto dele irmão Luciano Ô Deus lindo. Deus não é Deus de confusão não irmãos. A verdade vai aparecendo.

      Excluir
    2. A diatribe retórica é diferente do discurso dialético, este sim não se limita a sugerir ou impor uma crença, mas submete as crenças à prova.... É claro que não sabia nada disso de mim mesmo e fui perguntar por e-mail que eu peguei aqui em outra discussão de uma pessoa que sabe muito isso me esclareceu isso e como sempre me mandou citar a fonte: “Aristóteles Em Nova Perspectiva – Introdução aos Quatro Discursos, Editora É Realizações, 2006 p.36, Olavo de Carvalho”.

      A diatribe do reverendo Nicodemos não é confiável de modo algum amados irmãos justamente porque em si mesma já é uma diatribe retórica. Irmãos a Palavra diz que aquele que cuida em ser mestre receberá mais duro juízo...

      E ele (reverendo) não consegue separar uma instituição de um individuo. Israel instituição, israelitas indivíduos, Igreja de Cristo instituição e crentes da Igreja indivíduos. Deus Elegeu Israel composto por judeus para um propósito. Deus Elegeu a Igreja composta por gentios para um propósito, a noiva do Cordeiro. Só pensa coletivamente e acredita piamente que Deus fabrica robô só não explica o que fazer com os 180.000 verbetes da Palavra que trata do livre arbítrio, da escolha individual, pessoal do ser humano. Não existe isso em Romanos que Deus determinou uns para a salvação e outros para a perdição que Deus colocou no DNA de Adão o pecado para depois amaldiçoar a terra o homem e tudo mais, isso é do inimigo das nossas almas irmãos.

      E falando de Abrão Paulo já no capítulo 5 de Romanos mesmo não deixa dúvida irmãos, “O qual em esperança creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé...” (Romanos 4.18-19).

      Deus não se relaciona com robôs humanos irmãos e nem brinca de teatrinho ou faz de conta, Ele é sério irmãos, Abraão teve que crer na promessa, Abraão teve que não enfraquecer na fé, impossível conjugar todos esses elementos com uma vez salvo sempre salvo e que Deus escolheu uns para a salvação e outros para perdição.

      Acreditar e não enfraquecer na fé dependeu de Abraão e não de Deus.

      Ou glória, Deus não pode ser Deus de confusão e não é. Aleluia irmãos.

      ApdD

      Jonas Tibúrcio.

      Excluir
    3. PAULO CADI5 de abril de 2014 11:54
      A doutrina da Eleição, comumente denominada de Calvinismo, porque o Reformador Jean Calvin, foi no período da Reforma principal sistematizador da doutrina, que não foi criação sua, mas é ensinamento bíblico.

      Só que os oponentes da doutrina da Eleição, além de distorcerem o significado das palavras, "Eleitos,
      Escolhidos, predestinados, preconhecidos, não sabem explicar porque, se é da vontade de Deus, salvar "cada cidadão deste planeta", desde Adão, Ele não providenciou meios para que todos ouvissem a mensagem de salvação e então pudessem "escolher" se aceitariam ou não!

      Ora, se o dono de uma loja, está fazendo uma promoção, é óbvio que ele irá providenciar para que todos os seus clientes tomem conhecimento da "oferta", inclusive até os transeuntes, pois irá botar em frente de seu estabelecimento, pessoas fazendo propaganda da promoção.

      Então, se Deus quer que "cada" indivíduo que já viveu neste planeta, (não "todos" em sentido genérico, como em 1Tm.2:4, onde é o desejo de Deus que as pessoas em geral, de todas as classes e povos, se salvem ouvindo e crendo na palavra), se salve, porque não providenciou para que todos os povos e tribos da antiguidade ouvissem a palavra da salvação?

      Povos que viviam onde hoje é a Australia, Nova Zelândia, Pápua, as três Américas, China, India, enfim todo o extremo Oriente...

      Porque Deus deixou TODOS estes povos sem a luz da verdade? Eles nunca farão parte da comunidade de Israel!

      Porque é que Deus NUNCA enviou seus profetas com a mensagem de salvação para os povos pagãos que eram vizinhos de Israel?

      Porque o Senhor Jesus, como diz no Evangelho de João, veio para o que era seu, e não para os pagãos?

      Porque em Atos 17:30, Paulo afirma que Deus, "winked at" (King James), "passou por alto" o tempo de ignorância das nações pagãs, ou seja, desconsiderou estas nações, se queria que "cada" indivíduo que já pisou neste planeta se salvasse?

      Excluir
  34. PAULO CADI, 5 de abril de 2014 12:48
    17.Porém, se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado entre eles e te tornaste participante com eles da raiz e da seiva da oliveira, 18.não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, não és tu o que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. 19.Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20.Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados, mas tu, pela tua fé, estás firme. 21.Não te ensoberbeças, mas teme; porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22.Notai, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade de Deus para contigo, se permaneceres nessa bondade; doutra maneira, também tu serás cortado.

    Este texto, de forma nenhuma está ensinando que o crente, nascido de novo e cheio do Espírito Santo, SELADO (por dentro), ATÉ O DIA DA REDENÇÃO, (Efésios 1:13; 4:30), irá perder a salvação.

    Em primeiro lugar, porque o Apóstolo, como sempre faz, afirma que TUDO está na dependência do OLEIRO, se suas decisões. Não vamos inverter o processo.

    A própria citação de Romanos 11:7, desmente a tese dos simpatizantes do arminianismo, porque afirma com todas as letras, que o "Israel Eleito" foi quem alcançou as "fiéis bençãos de Davi", ou seja, foram beneficiários da ressurreição do Messias.

    No verso 22 de Romanos 11, o Apóstolo diz aos destinatários, "se permaneceres na sua bondade."

    Somente os Eleitos percorrem TODO o caminho da salvação, (perseverança dos santos).

    Se o "tal" não permanecer, e voltar atrás, mostrou que era um Judas, não um Eleito, porque o Senhor Jesus disse em João 3:6 que aquele que é "nascido do Espírito, é espírito."

    Um "nascido de novo", possui em si a natureza de Deus, implantada pelo Espírito Santo.
    O que paulo está falando em Romanos 11, é de "chamamento segundo a Eleição de Deus."

    Os crentes de Roma, são instados a confirmarem sua vocação e eleição, cada um. Por isso , o Apóstolo Paulo disse em outro lugar, "para operar a vossa salvação com temor e tremor."

    Em Romanos, dos capítulos 8 até ao 11, o Apóstolo Paulo está batendo em cima do tema da Eleição em Cristo.

    E João 17:9, o Senhor Jesus, diz que não está orando "pelo mundo", mas pelos ELEITOS, ou seja, aqueles que o Pai lhe deu.

    No verso 12, deste capítulo 17, o Senhor Jesus, diz que guardou os ELEITOS, para que estes não se perdessem, exceto o "filho da perdição", que Ele, (o Senhor), já conhecia desde o princípio, (João 6:70-71.

    Romanos 11:16-22, é um convite a reflexão, a fim de confirmar a vocação e chamado. Se não, trata-se de "make believers", ou crentes fronteiriços, manufaturados, que mais cedo ou mais tarde mostrarão suas cores.

    Por isso, aí, Paulo ilustra usando a figura da oliveira, (simbolo de Israel).

    Em João 15:16, o Senhor Jesus afirma que não foram os discípulos que o escollheram, mas Ele os escolheu para irem dar os frutos da palavra.

    Em João 21:18-19, o Senhor Jesus, profetizou a morte do Apóstolo Pedro, através do martírio.

    Em João 14:1-3, após Judas Iscariotes ter se retirado, "como o diabo no corpo", (João 13 e sinópticos), o Senhor Jesus prometeu voltar e levar os discípulos consigo.

    Em Apocalipse 17:8 diz que os nomes dos escolhidos estão escritos no livro da vida, "antes da fundação do mundo."

    Em Apocalipse 21, os nomes dos 12 Apóstolos estão escritos nos 12 fundamentos da Nova Jerusalém.... e assim vai...

    ResponderExcluir
  35. FERNANDO COSTA 8 DE ABRIL DE 2014 15:46

    Irmão, achei meio confuso o texto do irmão e não sei se compreendi direito, então o irmão me esclarece por favor. Então eu pergunto pro irmão, o irmão copiou isso desse tal John Ouwen? E esse John Owen tá dizendo que antes da lei não tinha salvação, que Senhor não salvou ninguém? E no tempo da lei, fora da lei não tinha salvação, é isso irmão? É isso que irmão tá dizendo ou que esse John Owen tá falando?

    Mas naquilo que eu compreendi do texto que o irmão copiou quanto a citação de “...MATEUS 26:28 O SENHOR JESUS CRISTO FALA DE "O MEU SANGUE, O SANGUE DO NOVO TESTAMENTO". ESTE NOVO "TESTAMENTO", OU "CONCERTO" É UM NOVO ACORDO”.

    Irmão será que o Jonh Woen entende o que lê? Esse mesmo texto já traiu ele! Ele mesmo destruiu a predestinação quando citou esse texto. Esse mesmo texto já esculhamba com a predestinação do Calvino e agora também do Owen,

    Só que tem um coisa irmão, quando o irmão citar verso da Bíblia, cita ele todo porque senão vai passar a impressão que o irmão está escondendo alguma coisa ( eu sei que não está, mas tem gente que pode pensar que tá), veja o verso na íntegra:

    “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, PARA REMISSÃO DOS PECADOS” (eu grifei).

    Mas antes disso, veja o que a própria Palavra, pelas mãos de Paulo, trata desse mesmíssimo assunto:

    “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, QUALQUER QUE COMER ESTE PÃO, OU BEBER O CÁLICE DO SENHOR INDIGNAMENTE (eu que grifei), será culpado do corpo e do sangue do Senhor. EXAMINE-SE (grifei de novo), pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO (grifei mais), não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto HÁ ENTRE VÓS MUITOS FRACOS E DOENTES, E MUITOS QUE DORMEM (grifei). Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, PARA NÃO SERMOS CONDENADOS COM O MUNDO (grifei).1 Coríntios 11:23-32

    ResponderExcluir
  36. Ou Glória a Deus, a Palavra mesmo dá conta da Palavra. Deus não é Deus de Confusão. O irmão que não cuida de andar direito na presença do Senhor (eu me incluo também) pra ver se o irmão não é condenado com o mundo! Vai tomar santa ceia indignamente para o irmão ver. Não tem essa irmão de uma vez salvo sempre salvo e que Deus escolheu uns para a salvação e outros para a danação. Paulo fala para a Igreja de Cristo isso. Não fala a ímpios. Nós (vontade, volição) e não Deus tem que fazer o auto-exame. Quem não tem que comer e beber indignamente somos nós e não Deus!

    Veja a confusão irmão: Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, entregou a sua vida por nós (Homem) para que tivéssemos livre acesso e caminho desimpedido ao Pai pela obra remidora de pecados do Filho na Cruz e a ressureição confirmou isso plenamente. Então isso não quer dizer salvação que está à disposição do homem seja automática a remissão de pecados não acontece sem arrependimento e confissão de pecados. A Deus coube preparar de antemão o caminho que é Cristo, mas a nós cabe pelo livre arbítrio escolher esse caminho ou não, mais ainda, cabe também permanecer nele dignamente ou não.

    Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus (então todos, sem exceção pecaram e estão fora, não tem escolhido ai para a salvação, todos pecaram sem exceção). Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deus deu o seu Filho Unigênito para quem irmão, para quem mesmo irmão? Para todo aquele que nele CRÊ (vontade, escolha) TENHA A VIDA ETERNA, mas quem não CRÊ seja CONDENADO (escolha, vontade de não escolher).

    “Porque Deus prova o seu amor tendo morrido por nós ainda pecadores”. Isso acaba com a predestinação.

    Então Ele não morreu para os escolhidos, mas os escolhidos são escolhidos porque creram Nele e permanecem nele! Os eleitos são eleitos porque creram Nele e permanecem nele! Os crentes da Igreja o são porque creram nele e permanecem Nele. Coisa diferente irmão. São ovelhas porque querem fazer parte do seu rebanho e desejam permanecer no seu rebanho. É a Palavra irmão não sou eu que estou dizendo!

    O caminho está pré-odenando por Deus desde a eternidade. Não o individuo! É ai que o irmão faz confusão. Tanto é que no mesmo texto de Mateus citado pelo irmão copiado do Owen, o próprio Jesus adverte os seus escolhidos (seus escolhidos, os seus próprios discípulos) desse jeito irmão:

    ResponderExcluir
  37. "E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
    Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:40-41",

    Uai irmão, cede a tentação, não se arrepende e não pede perdão pra ver se o irmão não é condenado com o mundo.

    Veja irmão o balaio de gato:

    “DIZER QUE A FÉ É DADA SOB A CONDIÇÃO DE QUE NÓS NÃO RESISTAMOS À GRAÇA DE DEUS. CONTUDO, NÃO RESISTIR SIGNIFICA, REALMENTE, OBEDECER. OBEDECER SIGNIFICA CRER. ESTÃO: "A FÉ É CONCEDIDA SOMENTE ÀQUELES QUE CRÊEM" (ISTO É, ÀQUELES QUE TÊM FÉ!). ISSO É COMPLETAMENTE ABSURDO.
    AS ESCRITURAS AFIRMAM CLARAMENTE QUE A FÉ É OBTIDA PARA NÓS POR JESUS CRISTO, QUE É "O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ" (HEBREUS 12:2) .

    Além de confuso, olha a cabeça do Owen irmão, parece uma criança de tão bobo que é o seu argumento: olha que absurdo, para ele crer é o mesmo que obedecer! E daí ele conclui que porque obedeço então eu creio e por isso a fé é concedida somente àqueles que creem. !!!!!!!!!!!

    Isso convenceu o irmão? Crer é o mesmo que obedecer? Não causa espanto ao irmão?

    Irmão Lucífer cria em Deus antes de sua queda ou não cria? Mas ele obedeceu a Deus ou se rebelou? Basta o homem crer em Deus e isso automaticamente produz obediência nele para ser salvo? É assim que ensina a Palavra irmão? O crer não implica algo mais irmão? Crer em Deus é o mesmo que se arrepender dos pecados, é o mesmo que confessar os pecados e deixar o pecado? E outrairmão olha só que diferente o ensino de Owen do ensino do próprio Senhor:

    “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama SERÁ AMADO (condição) por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Disse então Judas ( não o Iscariotes): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? " Respondeu Jesus: "SE (condição) alguém me ama, GUARDARÁ (volição, ato humano) a minha palavra. Meu Pai o amará, nós VIREMOS a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras (volição). Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. João 14:21-24”.

    E agora irmão, como é que esse John Owen sai dessa? Deus não é Deus de confusão.

    Acreditar nessa fábula da predestinação do Calvino e no Owen depois dessa, olha irmão só acredita por teimosia porque a essa altura a predestinação como eles ensinam já caiu faz tempo.

    ResponderExcluir
  38. Leia a parábola de Mateus Mateus 22:8-14 (foi aqui que eu compreendi claramente o assunto” e nela o Senhor esclarece também quem são os escolhidos):

    “Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

    “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.1 Coríntios 10:12”

    “Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Lucas 9:62

    “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."(Hb. 10:38)
    (2Pe 3.9:) “O Senhor não quer que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”
    “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2.1-2).

    Ou glória, Deus não pode ser Deus de confusão e não é. Aleluia irmãos. É o todo da Palavra irmão. O todo da Palavra e não Calvino ou Owen ou Nicodemos.

    ApdD

    Jonas Tibúrcio.

    ResponderExcluir
  39. A tentativa humana de ajudar no processo de salvação é semelhante à tentativa do homem que estava presente nas bodas sem estar adequadamente vestido. Foi posto para fora! Isaías nos diz: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam” — Isaías 64:6. Quem nos veste e o próprio Senhor, veja: “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça – Isaías 61:10
    O Apóstolo João nos diz no livro do Apocalipse que: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro” — Apocalipse 19:6—8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FERNANDO COSTA11 de abril de 2014 11:17

      “A tentativa humana de ajudar no processo de salvação é semelhante à tentativa do homem que estava presente nas bodas sem estar adequadamente vestido. Foi posto para fora!”

      “Isaías nos diz: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam” — Isaías 64:6”.

      O irmão tá muito confuso e é isso mesmo que uma heresia traz, confusão e só confusão. Mas Deus não é Deus de confusão. Veja o esquema que eu disse que ao final ia trazer para o irmão entender e se libertar dessa doutrina perigosa do Calvino de uma vez por todas e três vias:

      1). Cristo morreu na cruz e nada que pudéssemos fazer nos salvaria por nós mesmos. Nada. Não foi por nossas obras, aliás, as nossas justiças para a salvação são como trapo de imundície, como diz Isaías. Todos nós pecamos e fomos destituídos de Deus. Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores, então a nossa justiça não pôde trazer tamanha salvação para nós, não venho de nossas obras de justiça. Foi por causa do amor de Deus que enviou o seu filho unigênito e daí sim fomos salvos, nada merecíamos e nada concorremos para tanto! Absolutamente nada. A salvação vem Dele e não de nós. Ok. Ponto final. Isaías 64:6, nossas justiças não provocaram a nossa Salvação.

      Isso se coaduna com O TODO da Palavra. Isso é assim mesmo.

      E eu pergunto, onde entra a predestinação de Calvino aí? Não entra, simples assim!

      2.) Agora, a nós compete aceita-lo como Salvador, CRER nele, ESCOLHER o caminho da vida e não de morte. “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Romanos 10:9-10.

      Isso também se coaduna com o todo da Palavra.

      E eu pergunto de novo: onde entra a predestinação de Calvino aí? Não entra nunca!

      Excluir
    2. 3.) A aceitação da Graça imerecida por nós, o crer no Senhor e aceita-lo como NOSSO ÚNICO E SUFICINTE SALVADOR não para por aí. Isso é só o começo porque senão não haveria necessidade da existência da Igreja de Cristo com toda a sã doutrina e imperativos e ordenanças a ser observados: batismo por imersão em águas, participar da Santa Ceia dignamente, abster-se dos ídolos, do sangue e da prostituição, a constante santificação sem a qual ninguém verá a Deus, as orações, os jejuns, a pregação da palavra enfim a produção de frutos do Espírito.

      Isso também se coaduna com o todo da Palavra.

      E eu pergunto de outra vez: onde entra a predestinação de Calvino aí? Não entra!

      O que o irmão não entende é que somos Salvos imerecidamente para andarmos na luz como ele na luz está e daí o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. O irmão também não entende que somos salvos para praticar as boas obras e não pelas boas obras. O irmão não entende que a fé sem obras é morta!

      Veja a parábola de Mateus quanto aos escolhidos. Não se trata de ajudar o Senhor quanto a Salvação e sim de colocar as coisas em seus devidos lugares inclusive a quem cabe o que! O irmão está equivocado e bastante. Muito longe da Palavra e muito perto do Calvino, esse é problema. O irmão não consegue pensar por si mesmo, esse é a síndrome de uma heresia, síndrome de uma seita.

      À Parábola: o convite (pregação do evangelho) para participação das BODAS DO REINO (pela salvação imerecida, não pelas nossas obras jamais) foi estendido a todos, sem exceção, quer grego, quer judeu, para todos dela Salvação no Reino de Deus participar (sem que merecêssemos, sem que as nossas obras ajudassem na salvação); contudo, uma vez dentro do Reino, por nossa escolha - porque muitos recusaram o convite e outros aceitaram o convite - porém, necessitamos a partir daí, já dentro do Reino, nos vestirmos adequadamente para participarmos da futura Bodas do Cordeiro que se dará no seu Reino em um momento futuro, lá na Eternidade! Ou glória a Deus. Deus não é Deus de confusão.

      Excluir
    3. Resumindo:

      Aceitei o convite imerecido, imerecido, imerecido, imerecido por mim, através do livre arbítrio, agora estou no Reino, mas dentro do Reino haverá em um determinado momento da Eternidade as Bodas do Cordeiro, ou seja, até lá, para eu dela participar das Bodas eu preciso estar trajado adequadamente (em todo o tempo sejam alvas as vossas roupas e nunca falte azeite em vossas cabeças – Eclesiates 9:8). Eis o trajar adequadamente bíblico: a santificação sem a qual ningupem verá a Deus, o estar vigiando e orando, não viver no pecado, resistir ao Diabo, não ceder às tentações, esmurrar a nossa carne, não viver na carne, andarmos no Espírito para produzir não fruto da carne e sim do Espírito, resistir às paixões, cuidarmos para não cairmos da fé, cuidarmos para não termos o nosso nome no Livro da Vida riscado, não sermos mornos e nem frios, esforçarmos os joelhos trôpegos e as mãos cansadas, não causar escândalo, não blasfemar contra o Espírito Santo. Se assim procedermos e o Senhor nos achar assim participaremos das Bodas: eis os ESCOLHIDOS. Foi o próprio Senhor quem disse e não Eu!

      Ou glória a Deus! Grande é o nosso Deus. Nosso Salvador. Eis o evangelho em sua plenitude! Toda Honra, Glória e Majestade àquele que é Digno do Louvor, de Salmos e cânticos. Digno de estarmos preparados para o arrebatamento, para quando a morte chegar, como as virgens prudentes que tinham óleo em suas lamparinas e não como as loucas. As loucas por certo acreditavam que uma vez salvo sempre salvo e não cuidaram de se prepararem adequadamente, não estavam devidamente trajadas!

      Irmão a Palavra de Deus não é difícil de entender quanto ao Plano da Salvação. Ou Glória a Deus!

      “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia”. 1 Coríntios 10:12

      “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
      Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Gálatas 5:16-25

      Ou Glória, aqui também não tem a predestinação do Calvino!

      Excluir
    4. Resumindo:
      Aceitei o convite imerecido, imerecido, imerecido, imerecido por mim, através do livre arbítrio, agora estou no Reino, mas dentro do Reino haverá em um determinado momento da Eternidade as Bodas do Cordeiro, ou seja, até lá, para eu dela participar das Bodas eu preciso estar trajado adequadamente (em todo o tempo sejam alvas as vossas roupas e nunca falte azeite em vossas cabeças – Eclesiates 9:8). Eis o trajar adequadamente bíblico: a santificação sem a qual ningupem verá a Deus, o estar vigiando e orando, não viver no pecado, resistir ao Diabo, não ceder às tentações, esmurrar a nossa carne, não viver na carne, andarmos no Espírito para produzir não fruto da carne e sim do Espírito, resistir às paixões, cuidarmos para não cairmos da fé, cuidarmos para não termos o nosso nome no Livro da Vida riscado, não sermos mornos e nem frios, esforçarmos os joelhos trôpegos e as mãos cansadas, não causar escândalo, não blasfemar contra o Espírito Santo. Se assim procedermos e o Senhor nos achar assim participaremos das Bodas: eis os ESCOLHIDOS. Foi o próprio Senhor quem disse e não Eu!

      Ou glória a Deus! Grande é o nosso Deus. Nosso Salvador. Eis o evangelho em sua plenitude! Toda Honra, Glória e Majestade àquele que é Digno do Louvor, de Salmos e cânticos. Digno de estarmos preparados para o arrebatamento, para quando a morte chegar, como as virgens prudentes que tinham óleo em suas lamparinas e não como as loucas. As loucas por certo acreditavam que uma vez salvo sempre salvo e não cuidaram de se prepararem adequadamente, não estavam devidamente trajadas!

      Irmão a Palavra de Deus não é difícil de entender quanto ao Plano da Salvação. Ou Glória a Deus!

      “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia”. 1 Coríntios 10:12

      “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
      Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Gálatas 5:16-25

      Ou Glória, aqui também não tem a predestinação do Calvino!

      Excluir
  40. "Uai irmão, cede a tentação, não se arrepende e não pede perdão pra ver se o irmão não é condenado com o mundo."

    pois é! impossível para aquele que é realmente filho de Deus nascido de novo permanecer no pecado, visto que agora tem nova natureza.

    veja e esse versículo, é difícil de entender mas está na bíblia

    I Coríntios 5:
    5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FERNANDO COSTA11 de abril de 2014 11:25
      "Uai irmão, cede a tentação, não se arrepende e não pede perdão pra ver se o irmão não é condenado com o mundo."
      pois é! impossível para aquele que é realmente filho de Deus nascido de novo permanecer no pecado, visto que agora tem nova natureza.
      veja e esse versículo, é difícil de entender mas está na bíblia

      I Coríntios 5:5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.

      Tibúrcio responde e esclarece ao irmão: Suspeito que o irmão deve ser novo convertido por causa de sua abordagem da Palavra de Deus. O Irmão querido, não é correto teologicamente falando pegar um fato específico e com ele pretender estender aquilo que é específico regular o Todo (geral) da Palavra do Senhor. Mas mesmo assim, mesmo esse fato acontecido especificamente, destrói a predestinação do Calvino, é um tiro no pé dele mesmo, veja o irmão se isso não é assim:

      Entregar o corpo a Satanás para a salvação do espírito:

      Em primeiríssimo lugar, Paulo fala de excluir um membro da Igreja de Cristo por ele ter cometido um grave pecado sexual, nada mais, fato este que por si só já exclui também a hipótese de uma vez salvo sempre salvo. A predestinação não passa nem longe daqui. Nem colocando o óculos fatalista dá para enxergar no texto que uma vez salvo sempre salvo. Muito ao contrário, o texto mesmo é um tiro no próprio pé dos fatalistas. Ora, pensa um pouco, se eu, membro da Igreja de Cristo, posso ser entregue a Satanás é porque não tem uma vez salvo sempre salvo, ora essa! É preciso que depois de salvo eu permaneça no amor de Cristo, é preciso permanecer Nele. Ora, se já sou salvo e sempre salvo para que então me excluir da Igreja, para que entregar o meu corpo a Satã?

      Só para começar irmão veja a Palavra que interpreta a própria palavra:

      "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se (condição de novo) alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer (condição de novo) em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se (condição de novo) vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e ASSIM SERÃO MEUS DISCÍPULOS. (eis aqui o significado correto de escolhidos e que vocês fatalistas tanto faz confusão)" Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam (vontade de...) no meu amor. Se (condição, tem que aceitar o sacrifício de Cristo pela confissão entregar a sua vida a Ele e DEPOIS TEM QUE SEGUI-LO MENDIANTE OBEDIÊNCIA...) vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço”. João 15:5-10

      Tem que permanecer irmão. Ou glória a Deus! Tem que permanecer na Videira, ligado nela irmão. O pecado que o irmão praticar pelo corpo faz separação entre Deus e o irmão. Tem que se arrepender, confessar e pedir perdão para ser restaurado à videira e não viver no pecado. Tem diferença entre pecar (todos nós pecamos todos os dias) e viver no pecado (adultério, roubos, heresias e assim por diante);

      Excluir
    2. No caso específico daquele membro daquele igreja ele não poderia participar dela daquele jeito, no estado em que estava, tinha que ser excluído Paulo estava aplicando um remedinho bem amargo: entrega-lo a Satanás para que a sua alma fosse salva.

      Como assim? O irmão diz que não sabe como, mas a Palavra sabe irmão, Deus não deixou isso numa nuvem encoberta não amado, Deus que não é Deus de confusão não quer confusão sobre algo tão importante para nós como é a salvação de nossas almas, veja:

      Em segundo lugar, para que o espírito fosse salvo não quer dizer que a pessoa será salva pelo fato de ter sido entregue a Satanás! Que doidera é essa irmão! Já viu Satanás salvar alguém irmão? É exatamente isso que a predestinação tá dizendo irmão, para pra pensar... Mas é que um abismo chama outro abismo, da predestinação para acreditar nessa blasfêmia é um pulinho...

      É assim que irmão deve compreender a coisa: ao entregar o cara para diabo, Satanás vai cirandar, pintar e bordar com o sujeito e esse fato poderá fazer com que o sujeito retorne a Igreja de Cristo, de tanto sofrimento tal como se deu com o filho pródigo que tinha vontade de comer até comida de porco de tanto que sofria e lembrava que o tratamento na casa paterna era bem diferente. (O jugo de Jesus é suave e o seu fardo é leve irmão, ou glória a Deus!)

      Acho engraçado isso, o irmão tem uma facilidade em acreditar em fábula como a predestinação do Calvino, mas na Palavra que é pura verdade e eficaz não, coloca a Palavra assim como um mistério (coisa encoberta, não revelada...)!

      Barbaridade irmão!

      E de onde o Tibúrcio tirou isso? Da cabeça dele? Não, irmão, é a própria Palavra que joga luz na Palavra e se completa e se interpreta:

      Excluir
    3. Lucas 22.31,33:

      “Disse também o Senhor. Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, QUANDO TE CONVERTERES (ou Glória, só aqui a predestinação já caiu de ponta cabeça...), confirma teus irmãos”.

      "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e, não o encontrando, diz: 'Voltarei para a casa de onde saí'. Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem. Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro". Lucas 11:24-26

      O Senhor falou mais sobre isso em Mateus 18.15-22:

      “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano”.

      “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, DISCIPLINANDO COM MANSIDÃO os que se opõem, NA EXPECTATIVA DE QUE DEUS LHES CONCEDA NÃO SÓ O ARREPENDIMENTO para conhecerem plenamente a verdade, mas também O RETORNO à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade”. 2 Tm 2.22-26.

      Ou glória, a entrega do corpo a Satanás é para ver se o sujeito ao se lascar volta para a casa do Senhor, para o Senhor, muda de vida! Ou Glória a Deus. Deus não é Deus de confusão não irmão.

      “Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu”. 2 Tessalonicenses 3:6

      Em terceiro lugar, a igreja do irmão disciplina o irmão que permanece no pecado? Não exclui ele da membresia? Então esse mesmo fato já depõe contra a predestinação, ué, para que excluir e entregar o corpo do rapaz ou da moça a Satanás se uma vez salvo sempre salvo? Deixa ele lá mesmo na Igreja no adultério e tudo!

      Excluir
    4. A não ser que o irmão e os demais fatalistas acreditem que a entrega a Satanás de uma pessoa esse fato em si mesmo produz salvação da alma de alguém! Onde o irmão viu que Satanás pode produzir a salvação do espírito? E daí eu vou ficar mais chocado ainda com vocês porque isso é blasfêmia contra o Espírito Santo! E a predestinação do Calvino pode sim levar a isso irmão, tá vendo?

      Se o irmão não se libertar dessa heresia da predestinação irmão depois de tudo que expliquei, depois que refutei e demonstrei especificamente os erros, inclusive do reverendo Nicodemos, em nenhum eu momento fugi do tema e de minha responsabilidade de responder e explicar, é porque o irmão está teimando mesmo, e eu digo ao irmão que tome cuidado porque um pouco de fermento leveda toda a massa e isso pode redundar em queda fatal.

      Que Deus abençoe e tenha misericórdia do irmão e de sua família.

      APDD.

      Jonas Tibúrcio.


      Excluir
  41. Reverendo Nicodemos observa:

    “(10) Em Rom 9:24 Paulo diz que Deus chamou os “vasos de misericórdia”, que Ele preparou para glória “de antemão” (são os eleitos mencionados no capítulo todo) “não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios”. É difícil ver eleição nacional aqui, pois Deus chamou estas pessoas "dentre" todas as nações, ἐξ Ἰουδαίων (de entre os judeus) e também ἐξ ἐθνῶν (de entre os gentios). Os vasos de misericórdia, que são a descendência espiritual de Abraão, em quem se cumprem as promessas, são chamados por Deus de entre na nação de Israel e de entre as nações gentílicas”.

    “(11) Em Romanos 11:1-10, quando Paulo volta a falar da eleição de israelitas individuais de entre Israel étnico, fica claro que os eleitos são pessoas de entre a nação de Israel, os sete mil que não dobraram o joelho a Baal (Rm 11.4), aos quais Paulo se refere como “a eleição da graça” (Rm 11.5). Isso nos diz duas coisas: 1) eles são sete mil indivíduos que Deus tem mantido crentes dentro da nação de Israel, e não uma nova nação. 2) Esses indivíduos são mantidos por Deus na fé no Deus verdadeiro, não se curvando diante de Baal (ou seja, eles permaneceram fiéis a Deus). Ou seja, a eleição mencionada por Paulo é de indivíduos para a salvação”.

    “Para você não pensar que estes argumentos são meus, consulte estes comentaristas que seguem esta mesma linha de raciocínio: Jamieson, Robert, A. R. Fausset, and David Brown; Lange, John Peter, Philip Schaff, F. R. Fay, J. F. Hurst, and M. B. Riddle; Boa, Kenneth, and William Kruidenier; Henry, Matthew; Carson, D. A., R. T. France, J. A. Motyer, and G. J. Wenham, Spence-Jones, H. D. M., Wuest, Kenneth S”.

    Tibúrcio responde enterrando de vez o “quadrado redondo da predestinação”.

    Não me admira que Calvinistas e fatalistas do mundo inteiro são os primeiros dentre os protestantes a aderirem as ideias socialistas/comunistas de Karl Marx, justamente porque também e igualmente pensam apenas no coletivo e nunca no indivíduo – desprezam sempre este como uma pessoa com vontade própria e livre para escolher, ter e realizar por si próprio; a fábula da predestinação do Calvino e a fábula de Marx são muito semelhantes nesse aspecto.

    Existem vasos coletivamente preparados por Deus para o céu e existem vasos coletivamente preparados por Deus para o inferno dizem os Calvinistas, os fatalistas em geral. O indivíduo como tal, para eles, é apenas um detalhe bobo para Deus já que Deus teria colocado o pecado no DNA de Adão para depois condená-lo e depois salvar alguns para o céu e condenar outros para o inferno... Mais ainda: uma vez salvo sempre salvo.

    Tratam a maravilhosa Graça levianamente, trazendo confusão para a Igreja do Senhor e Deus não é, nunca foi e nunca será Deus de confusão.

    ResponderExcluir
  42. A origem dessas duas ideologias que tanto se assemelham é a mesma. Satanás.

    Os crentes precisam entender que se Satanás se disfarça em anjo de luz, ele o faz por meio de ideias e fermento (heresia) que espalha entre os crentes.

    A predestinação do Calvino não combina com a Palavra de Deus. Uma é o contrário da outra. Não há exegese possível para amparar esse “quadrado redondo”, não há base bíblica para tanto.

    Reverendo Nicodemos, Calvino, Jamieson, Robert, A. R. Fausset, David Brown; Lange, John Peter, Philip Schaff, F. R. Fay, J. F. Hurst, M. B. Riddle; Boa, Kenneth, William Kruidenier; Henry, Matthew; Carson, D. A., R. T. France, J. A. Motyer, and G. J. Wenham, Spence-Jones, H. D. M., Wuest, Kenneth S” ,

    e todos que defendem essa heresia terão um dia de prestar contas a Deus vivo, são inescusáveis, estão com a Bíblia debaixo do sovaco! Eles não tem desculpa, não são ignorantes.

    O Senhor advertiu a respeito desses: “não entram e não deixam entrar”; “são lobos devoradores no meio do rebanho”. Essa última advertência do Senhor, já esculhamba com a ideia de uma vez salvo sempre salvo porque se lobos podem devorar ovelhas (indivíduos) do rebanho (Igreja) é porque pode a ovelha de Cristo vir sim a se perder e até pecar para morte.

    “Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.” – I João 5:16,17.

    Quantos crentes se perdem e ficam enfermos na fé por causa do fermento da predestinação do Calvino, esse fermento que leveda toda a massa? Muitos.

    E aqueles que professam e disseminam essa heresia terão um dia que dar contas a Deus. Quem cuida em ser mestre terá o mais duro juízo.

    Esse debate mesmo é argumento em favor de Deus e sua Santa Palavra que os Calvinistas são inescusáveis. Não poderão dizer na presença do Senhor que nunca tiveram a oportunidade de se converterem dela (mudar de rumo).

    ResponderExcluir
  43. Deus trata aqui em Romanos de duas nações: Israel e gentios. E Paulo Explica para os gentios a Eleição de Israel e como já exaustivamente demonstrei, tanto fala de duas nações em geral que ele encerra o assunto assim aos romanos:

    “Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, MAS TEME (ato do homem e não de Deus, nós é que devemos temer, depende de nós, do nosso livre arbítrio e não de Deus). Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE; MAS PARA CONTIGO, BENIGNIDADE, SE PERMANECERES NA SUA BENIGNIDADE; DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM TU SERÁS CORTADO. E TAMBÉM ELES, SE NÃO PERMANECEREM NA INCREDULIDADE, SERÃO ENXERTADOS ( repare irmão não palavrinha SE, se não permaneceram, uma condição para ser enxertado, “SE permanecerem” não depende de Deus e sim do homem); porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira”. Romanos 11:19-24.

    Duas nações e o que é pior, quanto a nós no campo individual, Paulo diz que devemos, como indivíduos pertencentes à Igreja de Cristo, temer e tomarmos cuidado para não cairmos da Graça e não nos desarraigarmos da Oliveira que é Cristo e virmos a nos perder como muitos israelitas. Não existe essa, portanto, de uma vez salvo sempre salvo.

    Ele não está dizendo que Deus preparou esse ou aquele para a perdição ou para ir para o inferno em meio aos israelitas e nem vasos de misericórdia escolhidos previamente para salvação, ele está dizendo isso olhando do seu tempo presente para o passado pronto e acabado: “agora que eu sei como tudo se deu, como tudo terminou, olhando daqui onde estou, no presente, aqueles que se perderam eram vasos de desonra e aqueles que se salvaram eram vasos de honra”. Há uma diferença enorme entre predestinação do Calvino e a conclusão de Paulo. Mas de onde o Tibúrcio tirou isso? Além de estar muito claro isso do próprio texto comentado pelo reverendo, isso para quem le livremente, sem canga ou cabresto, a Palavra ela mesma interpreta ela mesma:

    “Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.” – I João 5:16,17.

    Ora, o crente pode pecar para a morte.

    Pior, pode blsfermar também contra o Espírito Santo e para esse pecado não há perdão o que joga por terra a predestinação!

    ResponderExcluir
  44. Então Jesus não morreu para os escolhidos, mas os escolhidos são escolhidos porque creram Nele e permanecem nele! Os eleitos são eleitos porque creram Nele e permanecem nele! Os crentes da Igreja o são porque creram nele e permanecem Nele. São ovelhas porque querem fazer parte do seu rebanho e desejam permanecer no seu rebanho.

    O caminho está pré-odenando por Deus desde a eternidade. Não o individuo! É ai que o Calvino e o reverendo Nicodemos faz confusão.


    Vejam advertências antipredestinação que o Senhor fez em Apocalipse, QUEM TEM OUVIDOS QUE OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ A IGREJA (a Igreja irmão e não para o mundo, Jesus está falando a salvos):

    “O QUE VENCER” (condição) será vestido de vestes brancas, e DE MANEIRA NENHUMA RISCAREI o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:5-6

    “COMO GUARDASTE condição) a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; GUARDA O QUE TENS, PARA QUE NINGUÉM TOME A TUA COROA ( posso perder mesmo salvo mesmo pertencente a Igreja a minha coroa, a minha salvação) .Apocalipse 3:10-11

    “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e ARREPENDE-TE ( ora, só o amor do Senhor aos seus escolhidos não é suficiente? Podemos nos perder, por isso devemos sempre estar prontos ao arrependimento e confessar e pedir perdão. Não tem essa de uma vez salvo sempre salvo).

    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, E ABRIR A PORTA (vontade, escolha, condição), entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:19-20


    ResponderExcluir
  45. Parece agora que o Senhor está falando diretamente aos Calvinistas:

    “Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
    Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e ARREPENDA-SE”. Apocalipse 3:15-19.

    A Palavra de Deus é ouro puro e refinado! Ou Glória a Deus! Comprem ouro de verdade e não “ouro de tolo”. Com quem ficarão com o Senhor ou com Calvino?

    E quanto aqueles que estão em cima do muro, muitos para não chatear os Calvinistas dizem que não falam a cerca do assunto, também a Palavra tem uma advertência a vocês tímidos:

    “Mas, quanto aos TÍMIDOS, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a TODOS OS MENTIROSOS, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap. 21.8)

    ApdD

    Jonas Tibúrcio.

    ResponderExcluir
  46. "Em primeiríssimo lugar, Paulo fala de excluir um membro da Igreja de Cristo por ele ter cometido um grave pecado sexual, nada mais, fato este que por si só já exclui também a hipótese de uma vez salvo sempre salvo. A predestinação não passa nem longe daqui. Nem colocando o óculos fatalista dá para enxergar no texto que uma vez salvo sempre salvo. Muito ao contrário, o texto mesmo é um tiro no próprio pé dos fatalistas. Ora, pensa um pouco, se eu, membro da Igreja de Cristo, posso ser entregue a Satanás é porque não tem uma vez salvo sempre salvo, ora essa! É preciso que depois de salvo eu permaneça no amor de Cristo, é preciso permanecer Nele. Ora, se já sou salvo e sempre salvo para que então me excluir da Igreja, para que entregar o meu corpo a Satã?"

    ora, vc não explica nada...o texto continua dizendo o que disse...que seu espirito será preservado no dia do juízo.

    ResponderExcluir
  47. "A não ser que o irmão e os demais fatalistas acreditem que a entrega a Satanás de uma pessoa esse fato em si mesmo produz salvação da alma de alguém! Onde o irmão viu que Satanás pode produzir a salvação do espírito? E daí eu vou ficar mais chocado ainda com vocês porque isso é blasfêmia contra o Espírito Santo! E a predestinação do Calvino pode sim levar a isso irmão, tá vendo?"

    onde eu disse isso???....

    o que eu disse...foi...
    pois é! impossível para aquele que é realmente filho de Deus nascido de novo permanecer no pecado, visto que agora tem nova natureza.

    ResponderExcluir
  48. “Mas, quanto aos TÍMIDOS, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a TODOS OS MENTIROSOS, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap. 21.8)"

    a mistura de alhos com bugalhos...
    isso é a descrição de um não crente, e o joio no meio do trigo...

    querer impor o mesmo comportamento do verdadeiro filho ao que não é...da nisso uma visão míope. da Salvação:

    ROMANOS 8:
    1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

    JOÃO 10
    26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
    28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

    ResponderExcluir
  49. Irmão Fernando Costa é o seguinte, o que eu expus e externei sobre o ‘quadrado redondo’ da predestinação de Calvino está em todas as minhas abordagens sobre o texto do reverendo Nicodemos, o fiz de ponta-a-ponta, nada, nada, ficou sem explicação, nada escapou, tese por tese, citação por citação e verso por verso, nada ficou sem refutação e nada também e por isso mesmo parou de pé dessa nefasta heresia, gostando ou não o irmão – caiu tudo por terra eis o fato como se apresenta;

    Inclusive em respostas ao próprio irmão, incluindo nelas o seu último e-mail no qual esclareci um por um e especificamente os versos citados pelo irmão, coisa que não foi feito pelo meu aparte; e tem mais, a doutrina da predestinação, consciente ou não, insinua aberrações tais como a que tive de lidar como a questão aventada pelo próprio irmão quando da exclusão do CRENTE em pecado dentro da Igreja do Senhor por orientação de Paulo, sobretudo expliquei com detalhes e exaustivamente a questão da entrega do corpo a Satanás para a salvação do espírito, que o irmão havia dito não entender, mas que na verdade, a elucidação da questão está muito clara e evidente da própria Palavra do Senhor, como demonstrei também exaustivamente.

    E por falar em Satanás, na tentação de Cristo no deserto, o diabo usou o estratagema de utilizar versos isolados da Palavra de Deus para tentar o Senhor; mas o Senhor – ou Glória a Deus – refutou e afastou a tentação e articulações retóricas e artificiosas do inimigo simplesmente fazendo a interligação dos versos citados pelo diabo com o TODO da Palavra Santa. Como já foi dito por outra pessoa em outro debate sobre o mesmo assunto, e eu aprendo rápido, de nada adianta reproduzir e reproduzir e reproduzir versos bíblicos se não soubermos fazer a interligação deles com a Palavra. Daí que desse episódio da tentação no deserto eu aprendi duas coisas que todo aquele que diz fazer apologética deveria atentar e observar com atenção redobrada:

    Primeira. Para cada versículo da Bíblia pode-se tirar dele uma heresia. Assim como Satanás fez com Cristo no deserto. Se o irmão quiser, mal intencionado ou não, consciente o não, tirar uma heresia de Gênesis 1:1, de Gênesis 1:2, de Gênesis 1:3, de Gênesis 1:4; Êxodo 7, Levítico 8, Romanos 9 e assim por diante, o irmão poderá fazer isso até com muita facilidade e até fazer isso no plural, ou seja, colocando em conjunto vários versos para criar uma heresia... A própria doutrina da predestinação de Calvino é um exemplo muito claro disso.

    Segundo. Jesus ensinou na tentação do deserto que a exegese, a interpretação a se fazer de um texto bíblico se dá com o TODO da Palavra de Deus! Deus fez a Palavra para ser entendida pela capacidade mesma do intelecto humano e não para os minerais, para os vegetais e para a intelecção dos macacos. É para a capacidade humana tal como é.

    ResponderExcluir
  50. Por exemplo: na hora que o irmão coloca esses dois versos da Palavra de Deus que o próprio irmão citou, com o restante da Palavra, com o todo dela, o irmão vai ver como se interpreta a Palavra de Deus sem fermento, sem heresia, sem contradição (Deus não é Deus de confusão irmão), fica vendo:

    “ROMANOS 8:
    1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (esse mesmo versículo já desmonta a frágil falácia da predestinação do Calvino, porque aponta para uma condição a ser praticada pelo próprio crente e não por Deus que deu a salvação: andar segundo o Espírito e não andar segundo a carne: aqui não entra a predestinação do Calvino aqui não tem uma vez salvo sempre salvo, mas vamos lá, continuemos...)”.

    “JOÃO 10
    26 Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
    28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

    Agora vamos comparar esses versos citados pelo irmão com outros da Palavra tal como o Senhor fez na tentação do deserto:

    (Tiago, capítulo 5.19 e 20) “Irmãos, se algum DENTRE VÓS SE TEM DESVIADO da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, SALVARÁ DA MORTE UMA ALMA, e cobrirá uma multidão de pecados”.

    (1Jo 2.1-2) “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2.1-2).

    Note bem irmão, pelos nossos e também pelos de todo o mundo. E o versículo acima de Tiago fala expressa e claramente que o crente, salvo no Senhor, pode vir a se desviar e se perder.

    E como conjugar isso tudo com o verso citado pelo irmão, por exemplo,

    “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”. (João 10:28)?

    Resposta: nem o Diabo em si, nem a tentação em si, nem o homem em si, sem o sofrimento em si, nem a perseguição em sim, nem a altura, nem a profundidade, nem demônios, nem animal algum, pode nos arrebatar da Graça, das mãos do Senhor – Ou Glória a Deus, Aleluia irmão - A NÃO SER NÓS MESMOS! NÓS SIM PODEMOS FAZÊ-LO. SE DEIXARMOS NOS SEDUZIR PELO DIABO, SE DEIXARMOS ENGODAR PELOS DESEJOS DA CARNE, SE DEIXARMOS VOLUNTARIAMENTE O SENHOR, SE ABANDONARMOS A FÉ E PASSARMOS A VIVER NO PECADO...

    “Atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, SEPARANDO-SE DA GRAÇA DE DEUS; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”. Hebreus 12:15.

    “(...) para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, SE PERMANECERES na sua benignidade; de outra maneira TAMBÉM TU serás cortado. e também eles, se não permanecerem na incredulidade, SERÃO ENXERTADOS” (...). Romanos 11:19-24

    “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe NÃO CAIA”. 1 Coríntios 10:12

    ResponderExcluir
  51. Aprendi com um irmão em um e-mail que ele me enviou a uma menção que lhe fiz e que resume bem os calvinistas, respondeu ele assim para mim, coisa que eu mesmo não teria condições de identificar e externar tão bem assim e pelo modo de dizer dele, o irmão até pode supor de quem é:

    “É regra e norma geral entre os fatalistas-calvinistas tomar partido de uma hipótese e somar os fatos que a confirmam, sem tentar jamais confronta-la com outros que a contradizem, como qualquer estudioso sincero, sobretudo honesto consigo próprio, e bem intencionado faria imediatamente e sem pestanejar; uma coisa até muito óbvia para quem quer encontrar uma realidade tal como ela se apresenta, uma verdade em sua inteireza em sua própria acepção, sem mascaramentos e artifícios, apenas a verdade... Só que a simples tentação de comparar já é repelida in limine pelos calvinistas como um pecado mortal! A regra e norma geral entre eles é, quando aparece um fato adverso na Palavra à sua hipótese predestinatória, inventar logo uma hipótese qualquer que pareça neutralizá-lo, e então apegar-se à hipótese em lugar do fato!”.

    ApdD.

    Jonas Tibúrcio.

    ResponderExcluir