terça-feira, 23 de agosto de 2011

Refutando a brochura -"Deve-se crer na Trindade?" Das Testemunhas de Jeová

OS PAIS PRÉ-NICENOS

Na página 7, sob o título "O Que os Pais Pré-Nicéia Ensinaram", a Brochura diz isto sobre estes grandes homens:

"OS PAIS Pré-Nicéia são reconhecidos como tendo sido destacados instrutores religiosos dos primeiros séculos após o nascimento de Cristo. O que eles ensinaram é de interesse".



Assim, parece que a STV considera os escritos dos Pais representantes válidos do que a Igreja cristã primitiva acreditava. O que eles REALMENTE ensinaram é de interesse.

JUSTINO MÁRTIR

Brochura: Justino, o Mártir, falecido por volta de 165 EC, chamou o pré-humano Jesus de um anjo criado que "não é o mesmo que Deus, que fez todas as coisas". Ele disse que Jesus era inferior a Deus e "nunca fez nada exceto o que o Criador . . . queria que ele fizesse e dissesse.



(Note que as palavras anjo criado e inferior a Deus não estão com aspas. Isto é porque estas palavras NÃO estão em qualquer escrito de Justino).

O que Justino realmente disse sobre a divindade de Cristo e a Trindade:



Fontes: Primeira Apologia; Diálogo com Trifão



Citações:

"O Pai do Universo tem um Filho, que também sendo a primera Palavra gerada de Deus, é igual a Deus". - Primera Apologia, cap. 63



"Cristo é chamado de Deus e Senhor das hostes." - Diálogo com Trifão. cap.36



[Trifão a Justino]" ...vós dizeis que este Cristo existiu como Deus antes de todos os tempos e que Ele o fez nascer e se tornar homem" - Diálogo com Trifão, cap. 48



Justino cita Hb. 1:8 para demostrar a Divindade de Cristo. "Teu trono, ó Deus, é para sempre e sempre" - Diálogo com Trifão, cap. 56

(Note que a TNM alterou a leitura deste versículo também)



"Portanto estas palavras testificam explícitamente que Ele (Cristo) é testemunhado por aquele que estabeleceu estas coisas, como merecedor de ser adorado, como Deus e como Cristo". - Diálogo com Trifão, cap. 63



Justino declarou a Trifão "pois se vós tivésseis entendido o que foi escrito pelos profetas, não teríeis negado que Ele fosse Deus". Diálogo com Trifão, cap. 63

"O Pai da retidão...e o Filho que veio Dele...e o Espírito profético, nós rendemos culto e adoramos". - Primera Apologia. 6

compare com:

"Só Deus deve ser adorado". - Primeira Apologia, caps. 16,17



IRINEU

Brochura: Irineu, falecido por volta de 200 EC, disse que o pré-humano Jesus tivera uma existência distinta de Deus e que era inferior a este. Ele mostrou que Jesus não é igual ao "Um só verdadeiro e único Deus", que "é supremo sobre todos, à parte de quem não há outro".



(Preste atenção de novo nas palavras que estão com aspas e nas que não estão)



Fontes: Refutação de Todas as Heresias



Citações:

(Citando Jo.1.1) "'...e o Verbo era Deus', é claro, pois o que se gera de Deus é Deus." - livro I, cap. 8, sec. 5



"Cristo Jesus é nosso Senhor, Deus, Salvador e Rei." - livro I, cap. 10, sec. 1,



"Mas o Filho, co-existindo eternamente com o Pai, desde o princípio, sempre revela o Pai aos anjos, arcanjos, poderes, virtudes..." - livro II, cap. 30, sec. 9,

[Se Jesus pre-existisse como um arcanjo, então como revelar Ele a Ele mesmo?]



"As provas das escrituras Apostólicas, que Jesus Cristo foi um e o mesmo, o único Filho Unigênito de Deus, Deus perfeito e homem perfeito." - livro III, cap. 16 [o Título do capítulo]

CLEMENTE DE ALEXANDRIA

Brochura: Clemente de Alexandria, falecido por volta de 215 EC, chamou Deus de "o incriado e imperecível Deus e único Deus verdadeiro". Disse que o Filho "vem logo depois do único Pai onipotente", mas não é igual a ele.



(As frases entre aspas são muito poucas para encontrarmos suas posições nos escritos patrísticos. Mas Clemente nunca fez as afirmações que a Sociedade sugere).



Fontes: Exortação aos Pagãos; O Pedagogo; Fragmentos De Cassiodoro; Protréptico



Citações:

"O Verbo Divino, Ele que é verdadeiramente a Divindade manifesta, Ele que é igual ao Senhor do Universo..." - Exortação, cap. 10



"O Filho de Deus que é igual em substância, um com o Pai, é eterno e incriado". - Fragmentos, parte III, i,1,



"Este Filho Jesus, o Verbo de Deus, é nosso Pedagogo. Ele é Deus e Criador." - O Pedagogo, cap. 11



"O Verbo, o Cristo, estava em Deus. Ele só é Deus e homem. Ele é adorado como o Deus vivo. Ele verdadeiramente é Deus manifestado." - Protréptico, i, x,



TERTULIANO

Brochura: Tertuliano, falecido por volta de 230 EC, ensinou a supremacia de Deus. Disse ele: "O Pai é diferente do Filho (outra pessoa), uma vez que é maior; assim como quem gera é diferente de quem é gerado; quem envia, diferente de quem é enviado." Ele disse também: "Houve tempo em que o Filho não existia. . . . Antes de todas as coisas virem a existir, Deus estava sozinho.".



[A Torre de Vigia afirma que Tertuliano disse: "Houve tempo em que o Filho não existia. . . . Antes de todas as coisas virem a existir, Deus estava sozinho". Na verdade, a frase: "Houve um tempo quando o Filho não existia" não é do próprio Tertuliano, mas uma expressão usada por um estudioso em seus escritos sobre Tertuliano. (Pais Pré-Nicéia, Vol.3, p.629)

A frase "Antes de todas as coisas virem a existir, Deus estava sozinho" aparece em uma obra totalmente diferente na qual Tertuliano diz que a Palavra existiu eternamente ao lado de Deus e era igual a Ele. (Pais Pré-Nicéia, Vol. 3, pp.600-601) Todos os Pais da Igreja acreditaram que a Palavra Eterna não se tornou Filho até a encarnação. Ele nunca foi chamado de Filho antes disso exceto em um sentido profético.]

Fontes: Contra Praxéias



Citações:

"Sempre acreditamos em um Deus, identificado como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Todos são um pela unidade de substância que dispõe a unidade em uma Trindade ...igual em qualidade, substância e poder [não três qualidades, substâncias e poderes]" - Contra Praxéias, cap. 2



"Pois antes de todas as coisas virem a existir Deus, estava sozinho, mas não tão só porque Ele tinha com Ele algo que possuia, sua própria Razão...que os gregos chamam de 'Logos' que é designado 'Palavra'. - Contra Praxéias, ch. 5



"Todas as Escrituras dão prova clara da Trindade, e são destas de onde é deduzido nosso princípio...que a Trindade é claramente mostrada" - Contra Praxéias, cap. 11



"[Deus fala no plural 'façamos o homem a nossa imagem'] porque já ali se atou a Seu Filho, ma segunda pessoa, sua própria Palavra e um terceiro, o Espírito na Palavra...a substância de um em três pessoas coerentes. Eles eram o Pai, o Filho e o Espírito". - Contra Praxéias, cap. 12



"O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito é Deus. Cada um é Deus. Todavia nós nunca temos dado abertura às frases 'dois deuses ou dois senhores'". - Contra Praxéias, cap. 13



HIPÓLITO

Brochura: Hipólito, falecido por volta de 235 EC, disse que Deus é "o Deus uno, o primeiro e o Único, o Fazedor e Senhor de tudo", que "nada tinha de coevo [contemporâneo] com ele . . . Mas ele era Um Só, sozinho; que, querendo-o, trouxe à existência o que não existia antes", como o pré-humano Jesus, que foi criado.



[A descrição "o pré-humano Jesus" não está com aspas porque não está em nenhum escrito de Hipólito]



Fontes: Refutação de Todas as Heresias; Contra Noeto



Citações:

"Aquele que é sobre todos, Deus bendito, nasceu e se fez homem. Ele é para sempre Deus. Por este motivo João (Ap. 1.8) chamou Cristo de Todo-Poderoso". - Contra Noeto, parte 6



"Deus, enquanto existia exclusivamente antes da criação do mundo, existiu em pluralidade". - Contra Noeto, parte 10



"Segundo a tradição dos Apóstolos, Deus o Verbo desceu do céu...entrou no mundo e, em corpo, se mostrou ser Deus". - Contra Noeto, Parta 17



"Só o Verbo é De Si mesmo e é por consiguinte também Deus e tem a substância de Deus". - Refutação 10:33



"Pois Cristo é Deus sobre todos..." - Refutação 10: 34



ORÍGENES

Brochura: Orígenes, falecido por volta de 250 EC, disse que "o Pai e o Filho são duas substâncias . . . duas coisas quanto à sua essência", e que "comparado com o Pai, [o Filho] é uma luz pequenina".



[Orígenes aceitou a doutrina cristã ortodoxa até cair na influência de Luciano. Depois, Orígenes ensinou uma "unidade genérica" e não numérica, quer dizer, que ele cria que eles eram da mesma substância mas eram separados e que o Filho era um ser subordinado. Isto abriu caminho para o arianismo que mais tarde ensinou que o Filho foi criado]

Fontes: Contra Celso; Dos Princípios; Comentários sobre João



Citações:

"O Salvador às vezes concernente a si como um homem e ás vezes como uma natureza humana mais divina, uma natureza que é uma com a natureza incriada do Pai" - Comentários sobre João, xix 2



"Ele quem nós cremos ser Deus e o Filho de Deus do princípio..." - Contra Celso, iii 41



"As Sagradas Escrituras mostram que o Filho de Deus é mais antigo que todas as coisas criadas". - Contra Celso, V, 37,



"Não deve haver nenhuma questão de mais ou de menos na Trindade" . - Dos Princípios, i, iii, 7,



No livro "O Deus Triúno", de Edmund Fortmann, que é citado na Brochura, diz de Orígenes: "Orígenes é trinitário em suas idéias" (p.58).



CONCLUSÃO :Todos estes homens viveram e morreram nos séc. II e III e ensinaram que Deus era um Deus triúno, apesar da Sociedade Torre de Vigia declarar na página 8 da brochura que a doutrina não foi formulada até o século IV.

Você acredita que a Bíblia foi inspirada por Deus? Os Pais da Igreja eram os homens que determinaram o que era canônico (inspirado) e o que não era. Dos primeiros 200 anos da igreja, estes mesmos homens escreveram sobre a Divindade de Cristo, a personalidade do Espírito Santo, a completa ressurreição de Cristo (e nossa), a natureza da alma, inferno e castigo eterno. Assim, como você pode concordar que a Bíblia foi inspirada mas rejeita os mesmos homens cujas existência e escritos foram necessários para estabelecer a autenticidade destes livros bíblicos?



A Sentinela disse melhor isto quando enfatizou:

"Mentir é repugnante a Jeová. Eles não terão lugar no novo mundo de Deus. Uma religião que ensina mentiras não pode ser verdadeira". Sentinela, 15 de agosto de 1991, p.22 e Sentinela, 1 de dezembro de 1991, pág. 7

FONTE: http://logoshp.6te.net/

2 comentários:

  1. Luciano,

    Ótimo e esclarecer post. Dos TJ não se pode esperar menos que alterar o ensino dos pais da igreja, uma vez que não hesitaram em alterar a própria Bíblia, produzindo a espúria TNM.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. De fato triste e desonesto... isso eles não fazem apenas com os pais, mas muitos teologos da atualidade são alvos de suas citações truncadas.

    ResponderExcluir