sábado, 18 de junho de 2011

ABSURDO: ‘Daquele dia e hora ninguém sabe’ era uma heresia para Ellen White

Todo mundo sabe que os Adventistas nasceram a partir de uma falsa profecia. Até mesmo o nome ‘igreja adventista’ não é com base na pregação escatológica da vinda do Senhor, mas sim, que ele viria (ou ‘veio’) em 22 de outubro de 1844. Mas eles não gostam muito de lembrar-se disso.

Já  refutei o esforço que fazem para jogar a culpa em outros (AQUI)

Em Mateus 24.36 o Senhor Jesus disse que ele mesmo não sabia o dia do seu retorno. E depois de sua ressurreição ele disse que saber disso não era da competência dos Apóstolos (At 1).

Porém, Miller se desviou dessa verdade bíblica e foi enganado (provavelmente) por J. Áquila. Usando Daniel 8.14 ele calculou os 2300 ‘dias-anos’, após duas tentativas frustradas, até que por fim chegou à conclusão que Jesus voltaria em 22 de outubro de 1844. Segundo a profetisa mitológica adventista, Ellen White, ‘cerca de 50 mil pessoas deixaram as igrejas’ para seguirem a mensagem da vinda de Cristo em 22 de outubro de 1844! Inclusive ela mesma deixou o Metodismo, desviou-se de uma igreja cristã e foi também enganada pela falsa mensagem.

Mas o que os adventistas diziam a respeito da advertência de Cristo em Mateus 24.36? Pois bem, deixemos que ela mesma explique como eles torciam o texto, contorciam as palavras de Jesus. E note como o ‘estupro hermenêutico’ é apreciado por ela!

A proclamação de um tempo definido para a vinda de Cristo despertou grande oposição de muitos, dentre todas as classes, desde o pastor, no púlpito, até ao mais ousado pecador. Cumpriram-se as palavras da profecia: "Nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa de Sua vinda? porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." II Ped. 3:3 e 4. Muitos que professavam amar ao Salvador, declaravam que não se opunham à doutrina do segundo advento; faziam objeções, unicamente, ao tempo definido. Mas os olhos de Deus, que vêem tudo, liam-lhes o coração. Não desejavam ouvir acerca da vinda de Cristo para julgar o mundo com justiça. Haviam sido servos infiéis; suas obras não resistiriam à inspeção do Deus que sonda os corações, e receavam encontrar-se com o Senhor. Tais como os judeus nos dias de Cristo, não estavam preparados para recebê-Lo. Não somente se recusavam a ouvir os claros argumentos das Escrituras Sagradas, mas procuravam ridicularizar aos que aguardavam o Senhor. Satanás e seus anjos exultavam e lançavam afronta ao rosto de Cristo e dos santos anjos, por ter Seu povo professo tão pouco amor por Ele que não desejavam o Seu aparecimento.


"Daquele dia e hora ninguém sabe", era o argumento mais freqüentemente aduzido pelos que rejeitavam a fé do advento. A passagem é: "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas unicamente Meu Pai." Mat. 24:36. Uma explicação clara e harmoniosa desta passagem era apresentada pelos que aguardavam o Senhor, e o emprego errôneo que da mesma faziam seus oponentes foi claramente demonstrado. Estas palavras foram proferidas por Cristo na memorável conversação com os discípulos, no Monte das Oliveiras, depois que Ele, pela última vez, Se afastou do templo. Os discípulos haviam feito a pergunta: "Que sinal haverá de Tua vinda e do fim do mundo?" Jesus lhes deu sinais, e disse: "Quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo às portas." Mat. 24:3 e 33. Não se deve admitir que uma declaração do Senhor destrua outra. Conquanto ninguém saiba o dia ou a hora de Sua vinda, somos instruídos quanto à sua proximidade, e isto nos é exigido saber. Demais, é-nos ensinado que desatender à advertência ou recusar saber a proximidade do advento do Salvador, ser-nos-á tão fatal como foi aos que viveram nos dias de Noé o não saber quando viria o dilúvio. E a parábola, no mesmo capítulo, põe em contraste o servo fiel com o infiel e dá a sentença ao que disse em seu coração - "O meu Senhor tarde virá". Mostra sob que luz Cristo olhará e recompensará os que encontrar vigiando e pregando Sua vinda, bem como os que a negam. "Vigiai, pois", diz Ele; "bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim." (Mat. 24:42-51.) "Se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." Apoc. 3:3.


Paulo fala de uma classe para a qual o aparecimento do Senhor há de ser surpresa. "O dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, ... e de modo nenhum escaparão." Mas ele diz aos que atendem à advertência do Salvador: "Vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas." I Tess. 5:2-5.


Mostrou-se assim que as Escrituras não oferecem garantia aos homens que permanecem em ignorância com relação à proximidade da vinda de Cristo. Aqueles, porém, que unicamente desejavam uma desculpa para rejeitar a verdade, fechavam os ouvidos a esta explicação; e as palavras - "Daquele dia e hora ninguém sabe" - continuaram a ser repetidas pelos audaciosos escarnecedores e mesmo pelos professos ministros de Cristo. Ao despertarem os homens e começarem a inquirir do caminho da salvação, interpuseram-se ensinadores religiosos, entre aqueles e a verdade, procurando acalmar-lhes os temores com interpretações falsas da Palavra de Deus. Infiéis vigias uniram-se na obra do grande enganador, clamando: "Paz, Paz!" quando Deus não havia falado de paz. Muitos, tais quais os fariseus do tempo de Cristo, se recusaram a entrar no reino do Céu e embaraçavam aos que estavam entrando. O sangue dessas almas ser-lhes-á requerido [...] Muitas pessoas eram transviadas por maridos, esposas, pais ou filhos, e fazia-se-lhes crer que era pecado até mesmo o escutar as heresias pregadas pelos adventistas. “ O Grande Conflito 370-373




Observe bem o quanto ela ‘diabolizou’ as pessoas que negaram a mensagem adventista com base nas palavras do Senhor Jesus Cristo em Mt 24.36!!!

Enumeremos o que ela e os adventistas da época diziam sobre Mateus 24.36:

1) Nenhuma pessoa que usou Mt 24.36 era um cristão sincero.

2) Quem negava a data de 1844 com base Mt24.36 estava dizendo que a Bíblia se contradiz.

3) Deus fez os adventistas dizerem que Jesus voltaria em 1844, mesmo sabendo de Mt 24.36!

4) A interpretação de Mt 24.36 para harmonizar com 1844 estava equivocada, mas quem rejeitasse era infiel a Deus.

5) Os adventistas não eram heréticos por dizerem que Cristo voltaria em 1844 mas sim quem rejeitasse com base em Mt 24.36.

6) Que 'explicação harmoniosa' havia entre Mateus 24.36 e a volta de Cristo em 22 de outubro de 1844?

Não preciso escrever mais nada. Que Deus misericórdia e ilumine os adventistas.

15 comentários:

  1. E aí mano tudo bem? É incrível o quanto este pessoal da adventista está cego, e o pior ainda são aqueles que defendem esta seita com unhas e dentes, que o Senhor tenha misericórdia deles

    Abraços

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
  2. A palavras profetizadas definem a origem do escritor:
    "falsa profecia; enganado; tentativas frustradas; profetisa mitológica; falsa mensagem; "torciam o texto, contorciam as palavras de Jesus. E note como o ‘estupro hermenêutico’; diabolizou"

    Nenhum espírito bom está por de trás do escritor desta mensagem. As mesmas palavras podem ser proferidas de uma forma menos vil e sincera, que revele amor e tristeza pela situação. Logo o autor age com um espírito de destruição... este não pode vir de Deus certamente.

    É o que eu acho porque é o que sobressai do texto, lamento.

    ResponderExcluir
  3. Mas será que vóis perseguidores dos adventistas não podem ter argumentos reais?

    Você deturpou as escrituras de Ellen White, a própria se explica e explica a escritura.
    "Conquanto ninguém saiba o dia ou a hora de Sua vinda, somos instruídos quanto à sua proximidade, e isto nos é exigido saber. Demais, é-nos ensinado que desatender à advertência ou recusar saber a proximidade do advento do Salvador, ser-nos-á tão fatal como foi aos que viveram nos dias de Noé o não saber quando viria o dilúvio. E a parábola, no mesmo capítulo, põe em contraste o servo fiel com o infiel e dá a sentença ao que disse em seu coração - "O meu Senhor tarde virá". Mostra sob que luz Cristo olhará e recompensará os que encontrar vigiando e pregando Sua vinda, bem como os que a negam. "Vigiai, pois", diz Ele; "bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim." (Mat. 24:42-51.) "Se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." Apoc. 3:3. "

    ResponderExcluir
  4. Anderson, tenho dois textos pra você:
    Mt. 24:39 "E não perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos (...)"
    Atos 24:14 "Mas confesso-t isto que, conforme aquele caminho que chamam de seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas."

    ResponderExcluir
  5. Luciano fiquei muito decepcionado ao descobrir que você usou de mentiras para dizer que Ellen White era antitrinitariana.

    O conteúdo deste post é altamente MENTIROSO no livro " O desejado de todas as nações" na página 671 é visto claramente que Ellen White era defensora da trindade sem nenhum tipo de receio. E também no livro "Evangelismo" nas páginas 613,615,616(" Os Eternos Dignitários da Trindade ") e 617 ("O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37. ").

    Testem. Ministros e Obreiros Evangélicos Página 392

    Luciano por favor use da verdade para atacar os adventistas.
    Antes de criticar é preciso estudar!

    ResponderExcluir
  6. http://verdadesnareligiao.blogspot.com/2011/06/atraves-de-mentiras-tentam-dizer-que.html

    ResponderExcluir
  7. Luis Filipe, estou na refutação do 8º argumento que tinha esquecido de refutar no outro e-mail e creio que ainda está segunda já te enviarei resposta.

    ResponderExcluir
  8. Charles, eu ainda espero que vc consiga ver o que está vendo mas não quer ver!
    Terei mais uma vez paciência com vc.

    1) O que a Senhora Adventista disse na parte que vc disse que eu ‘torci’, é uma defesa dela para com a datação da volta do Senhor em 22/10/1844. Isso não está no contexto que vc colocou. Óbvio que a aproximidade da vinda de Cristo não altera Mt 24.36, mas esse texto foi pisado pelos adventistas por causa de 22/10/1844. Vc é que está enganado. Leia direito...

    2) MENTIROSO? RAPAZ, eu já até tirei uma postagem desse seu blog do ar pq vc não lê direito. Vc está todo contente pq está lendo Questões de Doutrinas (espero que continue e leia o que disse que vai ler,( A Nuvem e A Mentira).

    Mas preste atenção, VOCÊ LEU AS POSTAGENS? Em todas elas o que ficou provado é que Ellen White conviveu com arianos, comungou com eles, >>O FILHO DELA<< DISSE QUE ELA NÃO CRIA NA TRINADADE, EXISTE ACUSAÇÕES QUE A ASSOCIAÇÃO FORJOU AS PALAVRAS DELA PARA DAR A IMPRESSÃO QUE ELE CRIA NA TRINDADE (não sei se é verdade)... VC NÃO LEU A POSTAGEM (somente achou que sabia de alguma coisa) e falou o que a postagem não disse! Ellen White mais para o fim da vida defendeu a trindade, pelo que parece. Mas seu ‘ministério’ profético começou em 1844. O marido dela era ariano e vcs dão a desculpa que ela era submissa? Deixou marido ir para o inferno e salvou a igreja?

    Se vc continuar assim, dizendo ‘nada com coisa nenhuma’ antes de ler, eu não te respondo mais...
    Outra coisa, quando usar Questões Ultimas no seu blog, cite a página, ok?

    Sabe, tenho a impressão que vc era evangélico e se tornou adventista, mas agora qu foi confrontado com algumas verdades, está desesperado em se reafirmar... seja humilde, quando ver o erro, deixe essa seita.

    ResponderExcluir
  9. Luciano, PELO SANTO AMOR DE DEUS, o que eu quis dizer em relação a Ellen White é que ela NÃO SE OMITIU e foi clara ao DEFENDER A TRINDADE, isso que é o importante ela nunca rejeitou a doutrina e não se omitiu, quanto a ela conviver com essas pessoas, isso só mostra que ela não era preconceituosa. E você usa informações que nem sabe se é verdade para defender seus argumentos, a faça mil favor Luciano!

    Quanto ao texto referente a 1844, eu me abstenho de comentários. Não sei quem precisa ler o texto direito, eu vejo uma coisa e você outra.

    Não sei como você acertou mas eu era de denominação e quanto a IASD ser seita eu lhe digo sobre Atos 24:14.

    ResponderExcluir
  10. Ao verdades ( será???)

    É meu amado "verdades" você continua dando socos no ar, que Deus te liberte desta cegueira, apenas tome cuidado para não derrubar outros no barranco junto contigo.

    OBS: Fui muito edificado com os versículos, pena que não servem para a Iasd.

    Abraços a todos

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  11. Luís Filipe, mandei a refutação por e-mail, e aguardo um resposta de confirmação de recebimento pelo mesmo.
    Que o Espírito Santo nos conduza, santa verdade, em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Oi Anderson, vejo que agora deva estar sobrando mais tempo para poder postar os seus comentários.

    Pois o ultimo você parece que não queria permanecer no mesmo, será isso falta de argumentação bíblica para as suas afirmações?

    Se não continuaremos com o mesmo até que possamos ver em todas as perspectivas, o que realmente a bíblia diz a respeito do tema a ser estudado.

    O Sábado é ou não é mandamento da lei moral de Deus?

    A lei foi Abolida?

    Se não tiver as respostas para as mesmas entendo...

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  13. Ao Genes,

    Mano entro 10 min (quando consigo) de net por dia pois meu tempo é corrido.

    E quanto as suas respostas

    O Novo testamento não nos dá respaldo para continuarmos guardando o sábado ou a lei, se passar disto ou é invencionisse humana ou é diabólica, a não ser que as seitas querem achar chifre em cabeça de cavalo, aí seriam uma seita mitológica que acreditam em unicórnio!!! Bom para defender Ellen White com unhas e dentes, já não precisamos esperar mais nada!!!

    Abraços

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  14. A GRANDE ESPERANÇA, PÁGINA 371

    A passagem é: “Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas unicamente Meu Pai.” Mateus 24:36. Uma explicação clara e harmoniosa desta passagem era apresentada pelos que aguardavam o Senhor, e o emprego errôneo que da mesma faziam seus oponentes foi claramente demonstrado. Estas palavras foram proferidas por Cristo na memorável conversação com os discípulos, no Monte das Oliveiras, depois que Ele, pela última vez, Se afastou do templo. Os discípulos haviam feito a pergunta: “Que sinal haverá de Tua vinda e do fim do mundo?” Jesus lhes deu sinais, e disse: “Quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo às portas.” Mateus 24:3 e 33. Não se deve admitir que uma declaração do Senhor destrua outra. Conquanto ninguém saiba o dia ou a hora de Sua vinda, somos instruídos quanto à sua proximidade, e isto nos é exigido saber. Demais, é-nos ensinado que desatender à advertência ou recusar saber a proximidade do advento do Salvador, ser-nos-á tão fatal como foi aos que viveram nos dias de Noé o não saber quando viria o dilúvio. E a parábola, no mesmo capítulo, põe em contraste o servo fiel com o infiel e dá a sentença ao que disse em seu coração — “O meu Senhor tarde virá.” Mostra sob que luz Cristo olhará e recompensará os que encontrar vigiando e pregando Sua vinda, bem como os que a negam. “Vigiai, pois”, diz Ele; “bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.” (Mateus 24:42-51.) “Se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” Apocalipse 3:3.
    Paulo fala de uma classe para a qual o aparecimento do Senhor há de ser surpresa. “O dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, … e de modo nenhum escaparão.” Mas ele diz aos que atendem à advertência do Salvador: “Vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” 1 Tessalonicenses 5:2-5.

    ResponderExcluir