terça-feira, 17 de maio de 2011

Debate com Espírita - Parte 1

O irmão Lucio tem trocado e-mails com um amigo espírita. A partir de hoje postarei duas vezes na semana partes desse debate. Não usarei o nome dele, mas apenas ‘Espírita’. O Lucio é colaborador e integrante do Blog MCA, e tem se engajado em pesquisas na área de apologética filosófica.
Acredito que tal assunto beneficiará a todos nós, amantes da verdade, ou seja, do Senhor Jesus (Jo 14.6).

****************************************************************

Lucio:
Quero começar discutindo a natureza de Cristo. Até onde sei o espiritismo não concorda com a divindade de Cristo. Parece-me que Kardec o considerava simplesmente um espírito evoluído, um exemplo moral máximo, bem ao sabor gnóstico, apesar de conotar certa distinção entre Jesus e outros espíritos superiores. (minhas fontes espíritas nesse site:  http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/evangelho/jesus-na-visao.html  ).

 Já a Bíblia afirma que ele é uma só pessoa, com as naturezas humana e divina, “de modo que as duas naturezas inteiras, perfeitas e distintas, a Deidade e a Humanidade, foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão, composição ou confusão. Pessoa esta verdadeiro Deus e verdadeiro homem, contudo um só Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem” ( Confissão de Fé Westminster, Capítulo VIII, Seção II).

Quanto às bases bíblicas para sua deidade, podemos explorar:

João 1:1,14.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade”

Este texto mostra tanto a divindade de Cristo (‘o Verbo era Deus’) quanto sua humanidade (‘se fez carne’).

Colossenses 2:9.
“ Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”

Filipenses 2:5-8.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”.

Esse texto também prova a divindade e a humanidade de Cristo.

“Todos os nomes e títulos de Deus são constantemente aplicados a Cristo, e a ninguém mais, exceto ao Pai e ao Espírito Santo: [...]Deus poderoso, Pai eterno, Is 9.6; [...] o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso, Ap 1.8.”
“ Todos os atributos divinos são predicados dele: Eternidade, Jo 8.58, 17.5; [...] imutabilidade, Hb [...] 13:8...” (destaquei os que achei mais evidentes, ou os que consigo fazer exegese dos textos base).
(Estas duas últimas citações foram tiradas da ‘Confissão de Fé Westminster: comentada por A. A. Hodge, p.88, 2ª ed., 2008’).

Resposta do Espírita:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade”
- No Espiritismo, cremos que cada um possui uma centelha divina, ou seja, temos Deus dentro de nós, e é esta centelha que nos impulsiona ao progresso e a qual chamamos consciência. Podemos, portanto, afirmar que somos partes de Deus assim como Jesus, e portanto somos iguais. A diferença é que Jesus já estava muito mais evoluído e, conforme sua fonte Espírita diz, seria um Espírito puro(está mais além de um Espírito superior, é o ponto máximo da perfeição). Assim sendo, Jesus estaria já totalmente purificado, o que significa que sua natureza é totalmente divina, sem as impurezas da matéria que nós ainda temos a obstruir a centelha divina em nós.
"O homem possui, como propriedade sua, a alma ou Espírito, centelha divina que lhe oferece o senso moral e um alcance moral de que carecem os animais e que é nele o ser principal, que preexiste e sobrevive ao corpo, conservando sua individualidade."(Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo XI, Dos Três Reinos).
No caso, então, por "o Verbo era Deus" entende-se que era uma centelha divina, até pq a interpretação literal não é de forma alguma premissa básica da compreensão de textos, concorda?

“ Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”
- Característica própria de um Espírito puro, como disse, pois a manifestação da centelha divina é plena, já que não é mais obstruída pelas impurezas de que somos ainda portadores.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”.
- Esta é uma passagem mais clara com relação à condição de Jesus, como vou te mostrar:
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus"
- Esta parte mostra como somos essencialmente iguais a Jesus, pois nos é possível chegar a ter os mesmos sentimentos que ele teve, bastando-nos chegar a perfeição espiritual como ele chegou.

"não teve por usurpação ser igual a Deus"
- Veja a palavra "usurpação" demonstrando que se Jesus se declarasse como sendo igual a Deus, estaria usurpando a posição de Deus, e portanto que ele e Deus não são o mesmo, embora ele seja uma centelha divina.

"mas esvaziou-se a si mesmo(de sua superioridade absoluta, para não humilhar os outros), tomando a forma de servo(embora fosse o mais superior dos Espíritos), fazendo-se semelhante aos homens(encarnando); e, achado na forma de homem(encarnado), humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”.

Como vê, pela visão Espírita, a Bíblia não contradiz o Espiritismo, mas o prediz, só que de uma forma mais apropriada à compreensão dos viventes da época.
Talvez digas que a visão Espírita a respeito da Bíblia não conta. Mas eu diria que é uma questão de interpretações, pois o que garante que a interpretação Católica seja a verdadeira, ao invés da Espírita? Ademais, veja que a doutrina Espírita pode explicar as passagens Bíblicas a seu modo e de forma muito satisfatória, bem mais até que o faz a doutrina Católica, eu diria, e isso veremos mais a frente, quando eu introduzir meu tema.

Farei uma citação Bíblica para você refletir, e creio que concordes que Jesus não iria contar uma mentira, pois estas são palavras dele próprio:

João 7:16,17 e18.
Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo.Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.

Bastante esclarecedora esta passagem, não acha? Veja como Jesus fala com clareza que ele não é Deus. Se Jesus deixa isso claro, então outras passagens Bíblicas mais ambíguas, como a que você citou("o Verbo se fez carne"), não poderia contradizer o próprio Jesus a respeito da condição dele, concorda? Lembrando também que a passagem que você citou foram palavras de João, demonstrando que refletia uma percepção pessoal dele a respeito de Jesus, enquanto que esta que citei contém palavras do próprio Jesus. Qual tem mais crédito para determinar o que Jesus é?


continuação: parte 2

3 comentários:

  1. Resposta a Espírita
    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade”
    - No Espiritismo, cremos que cada um possui uma centelha divina, ou seja, temos Deus dentro de nós, e é esta centelha que nos impulsiona ao progresso e a qual chamamos consciência. Podemos, portanto, afirmar que somos partes de Deus assim como Jesus, e portanto somos iguais.
    No caso, então, por "o Verbo era Deus" entende-se que era uma centelha divina, até pq a interpretação literal não é de forma alguma premissa básica da compreensão de textos, concorda?
    Meu amado você usa muito a frase "centelha divina", o amado poderia me informar qual base digo escrita poderia me citar.(Biblia ou outro livro antigo sem ser tese ou livro datado do ano 1 DC ao 325 DC).

    Aqui existe uma referencia bíblica, um livro milenar . “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade”

    Aqui sua opinião - No caso, então, por "o Verbo era Deus" entende-se que era uma centelha divina, até pq a interpretação literal não é de forma alguma premissa básica da compreensão de textos, concorda?
    Você diz "entende-se " a partir de que ótica? Jesus não nos ensina assim.
    Hebreus 9:27
    "27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,"
    Deuteronômio 18:10-12, o Senhor é taxativo: “Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, NEM QUEM CONSULTE OS MORTOS; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor e por estas abominações o Senhor, teu Deus, as lança fora de diante dele”.
    Por Daniel Alves Pena

    ResponderExcluir
  2. verdadeiramente não consigo entender como os homens deturpam a palavra de ELOHIM(DEUS)para os próprios desejos como esta escrito:E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;

    Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

    Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

    Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 pedro 15-18.
    não é dificíl de se entender a palavra de ELOHIM(DEUS)basta nos pedir sabedoria como disse tiago:Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Tiago 3:15
    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5
    Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Tiago 3:13
    Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17

    visto que tiago fala aserca de duas sabedorias;a terrena que é diabólica e animal;mas a aquela que vem do alto que é a de DEUS. paz seja convosco.
    por jorge luiz sobrinho

    18 de maio de 2001 18:13

    ResponderExcluir
  3. Galera, não respondi a vocês porque, primeiro, meu computador não tava pegando direito, e não dava certo pra comentar. Depois, que as outras partes seriam esclarecedoras, e elas logo viriam. Convido-os a lerem-nas.

    ResponderExcluir