segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Vídeo CACP - Imortalidade da Alma



 

6 comentários:

  1. O ser humano biblicamente falando é em última análise a alma pois quando o corpo morre a alma sai do corpo permanecendo a integridade intelectual do ser humano logo a alma pode viver sem o corpo. Se a alma vai pro Céu que biblicamente é o lugar mais perfeito como os Seres Perfeitos (Santíssima Trindade) por excelência e com os santos anjos e santos crentes logo está em um situação excelentemente excelente então pra que precisa do corpo? Se precisa do corpo então falta algo, se falta algo então a alma não está em condição perfeitamente perfeita mas quase perfeita. Eu entendo que pelo que eu aprendi do Cristianismo a alma tem forma logo pode andar, conversar, louvar, sentar e etc no céu.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a todos!

    Seguindo o mesmo pensamento de Agostinho, não acredito na imortalidade da alma.

    Termo que acho inconsistente com o ensino e consenso geral das Escrituras.

    O Apóstolo Paulo, em 1Timóteo 6:14:16, é bem claro...'somente Deus possui a imortalidade.'

    Imortalidade é um atributo incomunicável de Deus, e em nenhum lugar das Escrituras é declarado ser o homem imortal.

    Não existe imortalidade derivada...Deus comunicou certos atributos que formam 'a sua imagem e semelhança no homem, (Gn:1:26).

    Mas não comunicou nenhuma espécie de imortalidade como é bem mostrado nos capítulos 2 e 3 de Gênesis.

    Os anjos e o gênero humano continuarão a existir somente por causa da VONTADE SOBERANA DE DEUS.

    AS Escrituras mostram que o homem continua sua existência logo pós morte, (1Samuel 28).

    Mas todo o processo de receber a vida eterna, (vida gloriosa na presença imediata de Deus),é um ato da graça divina ocasionado pelo decreto de Deus e não podendo ser revogado.

    Se após a transformação dos corpos, (espiritualização, 1Co.15), Deus ficasse impossibilitado de destruí-los por completo, (aniquilamento), perderia sua onipotência, ou seja, haveria uma contradição em seu próprio atributo de onipotência que faria Deus ter criado algo mais forte e superior do que Deus mesmo.

    Então, nesse debatido assunto sobre a imortalidade da alma, creio que tem havido um mal-entendido por parte dos estudiosos.

    ResponderExcluir
  3. Agostinho acreditava que a alma continuava a existir por que nela habitavam os atributos comunicáveis de Deus, e não que a alma de si mesma tivesse uma natureza imortal aparte desses atributos.

    Então, na minha opinião, a expressão 'imortalidade da alma', já consagrado, pode ser usado no sentido condicional, não-mortalista.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos

    Considerando que Deus comunica os atributos à alma surge uma questão interessante Deus cria um elemento espiritual e coloca nele atributos para ele(elemento espiritual)sobreviver ou esses atributos fazem parte integrante da alma? Se tem um elementos espiritual e Deus coloca tais atributos nesse elemento espiritual, então esse elemento em si sozinho não pode se consciente de si mesmo e isso descaracterizaria a alma como um ser pessoa,então tais atributos fazem parte integrante da alma estabelecendo assim a sua imortalidade e a sua existência consciente.

    Biblicamente falando a questão da vontade soberana de Deus pode criar uma alma ou espírito imortal isso não contradiz a soberania dele pois a alma desde a sua criação tem uma imortalidade instrínseca.

    Os crsitãos pelo menos a maioria até onde eu sei entendem que a parábola do rico e Lázaro, Apocalipse 6:9 falam de almas imortais mesmo que não esteja explicitamente escrito que a alma é imortal, pois não é necessário qui esteja explicitamente escrito.

    Eu realmente não sabia que Agostinho pensava assim pra mim ele errou nessa.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Existem muitas visões diferentes sobre a imortalidade da alma e o papel dessa na existência.

    Desde o extremo oriente até a Europa, com suas variadas filosofias e sistemas religiosos.

    Agostinho compreendia que a alma era o receptáculo da verdade, e por isso imortal.

    Por que Deus teria criado a alma à sua imagem, as qualidades divinas comunicáveis habitavam nela.

    Como Deus não pode deixar de contemplar a sua própria imagem no homem, de outra forma o homem deixaria e existir,essa imagem vive em uma imortalidade permissiva, ou sujeita existência à vontade de Deus.

    Ora, se a alma humana é criada ela não é preexistente, e dessa forma não pode ser imortal em sentido absoluto como Deus é.

    A imortalidade não pode ser criada, pois se assim for, qual a diferença entre a imortalidade divina e a humana?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. De acordo com a Bíblia só Deus é imortal em si mesmo, mas as almas humanas e os anjos podem ser criados imortais. A diferença é que segundo a Bíblia a imortalidade de Deus é uma imortalidade em si mesma inerente a Deus e é diferente da dos humanos e anjos e a partir do momento que a alma é criada ela passa a ser imortal pois nunca mais pode morrer.Assim como Deus é o Sumo Bem mas os seres humanos podem ser bons também.

    abraço

    ResponderExcluir