sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

COMO EVANGELIZAR UM ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA? (PARTE 1)


Em primeiro lugar é preciso dizer duas coisas a respeito desse assunto:

1) A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é uma seita, portanto, seus adeptos sectários. Por que podemos dizer que a IASD é uma seita? A) Eles confessam ser a única igreja visível verdadeira, B) negam a Inerrância Bíblica, C) negam a Doutrina da Trindade Clássica e Ortodoxa, D) mesclam a salvação escatológica com a necessidade de guardar o sábado, E) confessam uma profetisa inspirada e exclusiva da IASD como sendo aquele ‘espírito de profecia’, F) dizem que Jesus entrou no santíssimo em 22 de outubro de 1844 para realizar a segunda fase de sua obra.

Há outros temas estranhos para arcabouço de doutrinas cristãs, como condicionar a real identidade cristã se guarda o sábado ou se não come carne de porco, que o domingo será a marca da besta, que o diabo será punido pelos pecados dos justificados em Cristo. 

 2) Como é comum em algumas seitas cristãs, há elementos da fé cristã genuína, ortodoxa, presentes no catálogo hibrido de doutrinas da seita, que podem fazer com o adepto não se entregue plenamente às distorções heréticas da seita, bem como também, pode haver pessoas nas fileiras de seitas que ouvem pregadores do Evangelho e tenham suas almas atingidas pela verdade Cristo, e não estão enquadradas no esquema herege exclusivista da denominação.

No caso do adventismo os vestígios da fé cristã são mais intensos e maiores que de outros grupos como Mórmons e Testemunhas de Jeová, por exemplo. O adventismo possui um proselitimo falso e desonesto, camuflando suas intensões e os termos usados são ambíguos a ponto de parecem mesmo uma igreja cristã genuína. Assim, para evangelizar um Adventista você precisa saber até que ponto mesmo ele é um seguidor das heresias de Ellen White, ou se é um Adventista incoerente.

Fazendo tal constatação e notando que você tem um herege diante de você, segue as sugestões (nessa postagem veremos uma sugestão, seguido de outras em postagens futuras):

O adventista precisa em primeiro lugar saber que a igreja dele não é a única visível verdadeira.

Pergunte ao Adventista – “Para Ellen White, qual a única Igreja Visível Verdadeira? Quando nasceu a igreja visível verdadeira? Como uma igreja que rejeitou a trindade em toda e qualquer forma, por muitas décadas, pode ser a única igreja visível verdadeira? Como uma igreja organizada em 1863 tendo como líderes antrinitários, pode ser a igreja única igreja plenamente bíblica? A IASD nasceu de cálculos proféticos fracassados, pode arrogar para si essa postura exclusiva e presunçosa? Jesus Cristo disse que a Sua Igreja seria restaurada no tempo do fim por meio de uma profetisa?”

Ou ela se coloca no rol de igrejas comuns, ou o que se entende por única igreja visível verdadeira é de um nível não bíblico, e medíocre. A primeira coisa que precisa mos tirar da cabeça de um Adventista é o mito de que a IASD é tudo isso que pinta de si mesma. A não ser que haja uma desconexão histórica dos elementos indicados nas perguntas acima, ela não possui nada de diferente de muitas seitas que arrogam para si os mesmos atributos.

Defensores do Adventismo tem um discurso dissimulado quando confrontados com esse assunto, que recorrentemente se vê em Leandro Quadros, e outros. Eles citam uma parte de um livro de Ellen White onde ela diz ‘que há pessoas salvas em todas as igrejas cristãs’. Mas é uma citação que não tem analogia ao que estamos criticando. Não estamos dizendo que os adventistas dizem ser os únicos salvos! Estamos dizendo que eles dizem ser a única igreja visível verdadeira. Para Ellen White enquanto uma pessoa é sincera e fiel e não recebeu a luz da Igreja Adventista, ela pode ser salva. No entanto, o que ela diz da Igreja Adventista e de outras, está bem claro em um livro intitulado A Igreja Renascente – livro esse que Leandro Quadro certa vez disse que se algum adventista ler e sair da IASD está perdido! Cheguei a pensar que esse livro é superior a Bíblia, já que ele não disse isso da Bíblia!!!

Veja o que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é em comparação a outras, segunda a profetisa adventista:

As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro e composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios [,..] a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas várias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: ‘Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’ E uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus [...] Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse que concorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povo peculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia é uma continua exprobração ao mundo protestante. E aqui que está a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que adoram a besta e recebem seu sinal.” (A Igreja Remanescente, p. 51, 58).

 Essa é a posição oficial Adventista!

 

         QUAL A ÚNICA IGREJA?

 

A Igreja de Jesus Cristo é firmada em Sua Pessoa, natureza, ofícios e obra – O Filho Unigênito do Pai, ungido pelo Espírito Santo para ser nosso Profeta, Sacerdote e Rei, conforme extraímos da confissão cristã revelada pelo Pai ao Apóstolo Pedro, sobre a qual Jesus mesmo disse que edificaria a sua Igreja – Mateus 16.15-19.

  

6 comentários:

  1. Se considerar a única Igreja verdadeira é uma noção bíblica pois Jesus só fundou uma Igreja com uma doutrina. Quando uma pessoa visita uma Igreja protestante ela já encontra um corpo doutrinário pronto e estabelecido naquela Igreja isso é correto assim como é correto uma Igreja se considerar a única e verdadeira pois o que os cristãos daquela Igreja pregam, é lógico que eles entendem ser a Sã Doutrina.

    ResponderExcluir
  2. Existem vários tipos de adventistas.

    Desde os mais 'whitianos', até aqueles que estão quase na fronteira do relativizar ou até mesmo de negar a autoridade das 'revelações' transmitidas pela 'serva do Senhor.'

    Isto, deixando de lado as 'faccões' que tem surgido dentro da seita, com a pretensão de restaurá-la...

    Sem deixar de mencionar as discussões e divergências incessantes nos meios acadêmicos deles.

    Para evangelizar um adventista, creio que deve-se identificar qual o tipo com que se está a tratar.

    ResponderExcluir
  3. Continuando do comentário acima..

    Da postagem...

    'Defensores do Adventismo tem um discurso
    dissimulado quando confrontados com esse assunto, que recorrentemente se vê em Leandro Quadros, e outros. Eles citam uma parte de um livro de Ellen White onde ela diz ‘que há pessoas salvas em todas as igrejas cristãs’.

    Aí eles estão negando a doutrina do Juízo Investigativo, porque as 'pessoas salvas de outras denominações' não estão sob a intercessão no santuário celestial, conforme a revelação da 'porta fechada' em 1844, e depois negada devido ao crescimento não esperado da seita, transformando os 144.000 literais, (de acordo com White), em um número simbólico.

    -Paulo Cadi-

    ResponderExcluir
  4. Da postagem...

    Pergunte ao Adventista – “Para Ellen White, qual a única Igreja Visível Verdadeira? Quando nasceu a igreja visível verdadeira? Como uma igreja que rejeitou a trindade em toda e qualquer forma, por muitas décadas, pode ser a única igreja visível verdadeira? Como uma igreja organizada em 1863 tendo como líderes antrinitários, pode ser a igreja única igreja plenamente bíblica? A IASD nasceu de cálculos proféticos fracassados, pode arrogar para si essa postura exclusiva e presunçosa? Jesus Cristo disse que a Sua Igreja seria restaurada no tempo do fim por meio de uma profetisa?

    Perguntas irrespondíveis!

    Lutero, Calvino, Spurgeon, Jonathan Edwards, John Owen, George Whitfield, etc, nada sabiam.

    Deus teve que operar, criar o engano de 1844 para devolver a verdadeira doutrina através da mediação de um grupo de seguidores do apóstata, (arrependido), William Miller.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Ellen White sabia... afinal, se ela é inspirada, e os Reformadores não, logo a IASD tem uma fonte segura e infalível.. sqn

      Excluir
  5. Na verdade os Reformadores, (de acordo com as 'revelações' contidas em 'O Grande Conflito), servem apenas de trampolim para o surgimento da 'luz menor' via movimento millerita.

    Para os pioneiros adventistas, antitrinitarianos, o cristianismo 'desapareceu do mapa, até o surgimento da IASD.....Por que não existe sequer UMA DOUTRINA ADVENTISTA que esteja de acordo com as doutrinas reformadas.

    Nem uma sequer...

    ResponderExcluir