terça-feira, 16 de junho de 2020

Leandro Quadros, Yago Martins e a mesmice da Apologética Adventista



Leandro Quadro produziu mais um vídeo, dando resposta ao Pastor Yago Martins que escreveu em uma resposta onde alegou que se alguém crê em Ellen White está fora do cristianismo, visto que estaria no mesmo patamar dos Mórmons e das Testemunhas de Jeová. Daí, Leandro Quadros se manifesta com a mesma tacada de sempre, dizendo que Yago não consulta as fontes primárias, que os adventistas já deram respostas a isso, que os críticos são desinformados, etc, etc. Leandro Quadros cita vários autores, críticos, que repetiram o que Yago escreveu, uma afirmação errônea sobre a crença adventista a respeito da autoridade de Ellen White. 

A defesa do Professor Leandro Quadros é minimizar e tentar colocar o valor de Ellen White em um patamar diferente que os críticos a colocam, e assim, dizer que o que os críticos dizem, não corresponde com suas crenças.

Em primeiro lugar não acho que o Pr Yago erra ao citar Adventistas, Mórmons e Testemunhas de Jeová – sem uma qualificação específica, ao dizer que esses creem em uma outra fonte inspirada, além da Bíblia. A qualificação seria assim:

1.      A Igreja Adventista crê em uma fonte inspirada além da Bíblia, mas não canônica tal como a Bíblia. Eles usam o argumento da continuidade dos dons, mas apenas Ellen White, e tão somente Ellen White é essa autoridade inspirada não canônica.
2.      A Igreja Mórmon crê uma fonte inspirada além da Bíblia, e essa fonte tem a mesma autoridade canônica da Bíblia. Apenas os profetas e apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são essa fonte inspirada e canônica.
3.      A religião Testemunhas de Jeová não crê em fonte inspirada além da Bíblia, mas essa fonte é a única que pode interpretar a Bíblia corretamente. Apenas o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, é o instrumento usado por Deus para isso em nossos dias.

Se era a precisão nos termos que Quadros requer, ele não tem o que reclamar, pois em tese, ao menos, o Pr Yago não escreveu que os adventistas creem em “outra fonte canônica”, mas inspirada! Se esse é o caso... não tem o que se reclamar.

Mas vamos ler uma afirmação oficial da denominação sobre a inspiração de Ellen White, como nos convida Leandro Quadros a fazer – citação como essa, que ele mesmo não o fez, apesar de selecionar aquelas sentenças adventistas que nublam o assunto:

“Uma Declaração de Fé no Espírito de Profecia - Nós, os delegados reunidos em Utrecht para a 56ª Assembleia da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia expressamos louvor e gratidão a Deus por Seu dom gracioso do Espírito de Profecia. Em Apocalipse 12, João, o revelador, identifica a Igreja nos últimos dias como os “remanescentes… que guardam os Mandamentos de Deus e têm o Testemunho de Jesus” (verso 17). Cremos que, nesse breve retrato profético, o revelador está descrevendo a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que não apenas guarda “os Mandamentos de Deus”, mas que tem o “Testemunho de Jesus”, ou seja, “o Espírito de Profecia” (Apoc. 19:10). Na vida e ministério de Ellen G. White (1827-1915) vemos o cumprimento da promessa de Deus no prover à Igreja remanescente o “Espírito de Profecia”. Embora Ellen G. White não reivindicou para si o título de “profeta”, cremos que ela realizou a obra de um profeta e mais. Ela disse, “Minha comissão abrange a obra de um profeta, mas não finda aí” ( Mensagens Escolhidas, p. 36);  “Se outros me chamam assim [profetisa], não discuto com eles.” (idem, p. 34);  “Minha obra inclui muito mais do que este nome significa. Considero-me uma mensageira a quem o Senhor confiou mensagens para Seu povo,” (idem, p. 36). O encargo principal de Ellen G. White foi dirigir a atenção para as Santas Escrituras. Ela escreveu: “Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior.” (O Colportor Evangelista, p. 39). Ela cria que, embora seus escritos fossem a “luz menor”, eles eram luz, e que a fonte dessa luz é Deus. Como adventistas do sétimo dia cremos que “Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa” (O Grande Conflito, p. 8). Consideramos o cânon bíblico encerrado. Contudo, cremos também, como o fizeram os contemporâneos de Ellen G. White, que seus escritos têm a divina autoridade tanto para o viver piedoso quanto para a doutrina. Assim, recomendamos: 1) Que como Igreja busquemos o poder do Espírito Santo para aplicar mais plenamente à  nossa vida o conselho inspirado contido nos escritos de Ellen G. White e 2) Que nos empenhemos mais para publicar e fazer circular esses escritos ao redor do mundo. Esta declaração foi aprovada e votada pela sessão da Conferência Geral em Utrecht, na Holanda em 30 de junho de 1995.”

Interessante...


14 comentários:

  1. Leandro Quadros não passa de um papagaio de EGW, as vezes eu fico me perguntado se ele acredita mesmo em todos essas heresias ensinadas por EGW, ou está apenas defendendo seu salario de pastor, apresentador, professor e tantos outras funções que ele têm na IASD,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber motivação... mas tb acho que ele não crê em tudo que ela escreveu.

      Excluir
  2. O Professor Leandro Quadros segue a orientação interpretativa da religião dele assim como os católicos ortodoxos seguem as da Igreja Ortodoxa assim como os protestantes seguem a orientação da interpretação protestante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta é: tal interpretação suporta o teste bíblico?

      Excluir
  3. Boa pergunta. Embora eu entenda que na interpretação adventista há erros mas em relação ao batismo infantil eles estão corretos já a Igreja Presbiteriana e Católica Ortodoxa interpretam errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o assunto não é sobre a postagem... a crença sobre Ellen White é bíblica??

      Quanto ao batismo, a IASD batiza várias vezes o mesmo crente. Vc concorda com isso?

      Excluir
  4. Nunca li as obras de Ellen White. Como assim? Batiza várias vezes? Só se batiza uma vez. Então, tanto batizar várias vezes quanto batismo infantil estariam incorretos.

    ResponderExcluir
  5. olá amigos li o comentário de cada um de vcs e me parece que nenhum de vcs procuraram ler ou conhecer a obra ,a vida e os escritos de ellen whaite sugiro que antes de jugar conheçam primeiro e depois façam o seu julgamento ;leiam icor 4.5

    ResponderExcluir
  6. Os crentes de Beréia eram nobres , pois ao ouvirem a mensagem d Paulo , examinavam a mensagem por eles pregada se estavam a luz das Santas Escrituras e assim aceitaram a Santa PALAVRA ministrada pelos Homens de Deus. Esta é a proposta deste poster . Analisar à luz das Santas Letras.
    Vamos examinar alguns dos ensinos da Sra. Ellen G. White como faziam os Cristãos em Beréia ????

    ResponderExcluir
  7. Vejamos : Uma das contradições de Ellen G. White pode ser encontrada ao lermos dois dos seus livros cujo títulos são: “História da Redenção e O Grande Conflito”. Percebam que no livro “História da Redenção” ela diz que Satanás foi rejeitado por Jesus Cristo ao ter seu pedido de perdão negado mesmo Jesus estando chorando, pois o regresso do diabo aos céus causaria uma contaminação celestial, ou seja, ele de forma alguma poderia ser perdoado. Entretanto, no livro “O Grande Conflito”, Ellen G. White diz que Deus ofereceu a Satanás várias oportunidades de se arrepender, mas o mesmo não quis, ou seja, o diabo não havia desejado regressar à sua antiga morada.( Fonte Cacp )
    Paz
    Wilton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, ambos os textos se referem a dois momentos distintos. O segundo se refere a um ponto anterior ao tempo de graça oferecido por Deus a Lucifer ter findado, ao passo que o último se refere a um ponto posterior ao término desse tempo de misericórdia.

      Excluir