segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS QUE SUSTENTAM A TEOLOGIA REFORMADA (CALVINISTA) SOBRE A SOBERANIA, PROVIDÊNCIA E SALVAÇÃO


Duas coisas tenho observador nos críticos do calvinismo: 1) Eles não interagem com as Confissões Reformadas - e/ou com afirmações fieis a essas confissões, e insistem em se apegar em afirmações de calvinistas particulares. 2) Eles não conhecem – ou são indiferentes – quanto a distinção dentro da Vontade de Deus (vontade do decreto, preceitos e do prazer, etc), daí não conseguem entender algumas afirmações calvinistas, aliás, bíblicas. Para uma boa compreensão da Fé Reformada, recomendamos o livro "O Calvinismo Explicado" (AQUI) de Francisco Tourinho.

A lista abaixo demonstra como a Bíblia é a fonte e a base da fé reformada, das suas confissões. Caso me lembre de outros irei incluir com o tempo, mas creio que esses são suficientes. Lembrando que não é o padrão humano (sua razão, seus sentimentos, ou suas experiências) a régua de um julgamento para submeter nossas crenças, e sim Deus falando na Escritura, pois “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.” (Deuteronômio 32:4-5).
*****

1) DEUS TRAÇA E AGE, NÃO APENAS PREVÊ O FUTURO: “E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.” (Gênesis 15:12-15). “Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” (Gênesis 45:7-8). “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1). “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Salmos 139:16). “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;” (Apocalipse 1:1). “E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?” (Apocalipse 5:1,2). “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 21:5).

2) É DITO QUE DEUS ENDURECEU FARAÓ, SEUS OFICIAIS, BEM COMO ELES AGIRAM NO PRÓPRIO ENDURECIMENTO: “O Rei não deixaria Israel ir. “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.” (Êxodo 3:19). “E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.” (Êxodo 4:21). “Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.” (Êxodo 5:2). “Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.” (Êxodo 7:3). “Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.” (Êxodo 8:15). “E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo.” (Êxodo 9:7). “Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,” (Êxodo 10:1). “O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.” (Êxodo 10:20). “E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.” (Êxodo 11:10). “E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim.” (Êxodo 14:4). “Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.” (Êxodo 14:8). “Endureceu o coração dos egípcios: E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,” (Êxodo 14:17).
3) DEUS CAPACITA OBEDECÊ-LO E EXIGE OBEDIÊNCIA E CONVERSÃO: “Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.” (Deuteronômio 29:4) “Por que, ó Senhor, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos? Volta, por amor dos teus servos, às tribos da tua herança.” (Isaías 63:17). “Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR. (Ezequiel 37:12-14). - “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.” (Salmos 119:4). “Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;” (Ezequiel 14:6)

4) DEUS JULGA HOMENS QUANDO OS DEIXA EM SUAS ESCOLHAS: “Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.” (Deuteronômio 32:20). “Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos.” (Salmos 81:12).

5) DEUS EXECUTA JULGAMENTO “Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei num momento. Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta Congregação?” (Números 16:21-22). “Deus entrega nas mãos para ser morto: Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.” (Êxodo 21:13). “Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.” (Deuteronômio 32:39). “Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.” (1 Samuel 2:25).

6) DEUS PROVOCA SITUAÇÕES: “Porquanto do Senhor vinha o endurecimento de seus corações, para saírem à guerra contra Israel, para que fossem totalmente destruídos e não achassem piedade alguma; mas para os destruir a todos como o Senhor tinha ordenado a Moisés.” (Josué 11:20). “Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã.”(Juízes 3:1). “Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés.” (Juízes 3:4) “Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque; (Juízes 9:23). “Proibiu o casamento misto, mas colocou no coração de Sansão paixão por uma adoradora de ídolos: Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. (Juízes 14:2-4). “Porém Amazias não lhe deu ouvidos, porque isto vinha de Deus, para entregá-los na mão dos seus inimigos; porquanto buscaram os deuses dos edomitas.” (2 Crônicas 25:20)“O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.” (1 Reis 12:15).

7) SE DEUS NÃO QUISER NÃO PERDOA, MESMO COM SACRIFÍCIOS E BUSCA: “Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.” (1 Samuel 3:14). “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” (Mateus 12:31,32). “E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.” (Hebreus 12.16,17).

8) DEUS SE QUISER, USA O DIABO, OU DEMÔNIOS: “E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.” (2 Samuel 24:1). “Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.” (2 Samuel 24:16-17). “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.” (1 Crônicas 21:1). “E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.” (2 Crônicas 18:19-21). “E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1:12). “E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.” (Jó 2:6). “O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.” (Provérbios 16:4)“Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir.” (Isaías 54:16). “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” (2 Coríntios 12:7). “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.” (2 Tessalonicenses 2:11-12).

9) DEUS GOVERNA AS NAÇÕES E SUAS GUERRAS: “Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia.” (2 Crônicas 15:6). “Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?” (Amós 3:6) “Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (Salmos 46:8-10). “Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele.”(Daniel 4:17). “Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.” (Daniel 5:26). “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.” (Romanos 13:1).

10) DEUS É IRRESISTÍVEL EM SUAS AÇÕES SOBERANAS: “Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.” (Jeremias 20:7).  “Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá?” (Jó 11:10). “Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo. Por isso me perturbo perante ele, e quando isto considero, temo-me dele. Porque Deus macerou o meu coração, e o Todo-Poderoso me perturbou.” (Jó 23:13-16). “O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.” (Salmos 33:11).  “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13). “Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.” (Isaías 45:6-7). “Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?” (Romanos 9:19).

11) A VONTADE SOBERANA DE DEUS É O RESULTADO FINAL DE TUDO QUE PLANEJAMOS: “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:9). “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.” (Provérbios 16:33). “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.” (Provérbios 19:21)

12) DEUS POSSUI OS TRÊS PODERES EM SEU DOMÍNIO, POR ISSO É SOBERANO: “Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso Legislador; o Senhor é o nosso Rei, ele nos salvará.” (Isaías 33:22).

13) VOCACIONA SEM CONSULTAR O ESCOLHIDO: “E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.” (Juízes 13:3-5). “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1:5). “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” (Lucas 1:13-17). “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,” (Gálatas 1:15).

15) O QUE É NATURAL, É FEITO POR DEUS: “Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento.” (Jeremias 10:13). “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” (Mateus 10:29-30).

16) USOU OS BABILÔNICOS PARA PUNIR, DEPOIS COBROU DELES: “Por que morrerias tu e o teu povo, à espada, e à fome, e de peste, como o SENHOR disse contra a nação que não servir ao rei de babilônia?” (Jeremias 27:13). “Babilônia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso as nações enlouqueceram.” (Jeremias 51:7).  “Porque o rei de babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado, sua direita estará a adivinhação sobre Jerusalém, para ordenar aos capitães, para abrirem a boca, ordenando a matança, para levantarem a voz com júbilo, para porém os aríetes contra as portas, para levantarem trincheiras, para edificarem baluartes.” (Ezequiel 21:21,22). “Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.” (Jeremias 25:12). “E pagarei a babilônia, e a todos os moradores da Caldéia, toda a maldade que fizeram em Sião, aos vossos olhos, diz o SENHOR. (Jeremias 51:24).

17) SOBERANAMENTE COLOCA FIM À ADORAÇÃO, QUANDO QUER: “Armou o seu arco como inimigo, firmou a sua destra como adversário, e matou tudo o que era formoso à vista; derramou a sua indignação como fogo na tenda da filha de Sião. Tornou-se o Senhor como inimigo; devorou a Israel, devorou a todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas; e multiplicou na filha de Judá a lamentação e a tristeza. E arrancou o seu tabernáculo com violência, como se fosse o de uma horta; destruiu o lugar da sua congregação; o Senhor, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. Rejeitou o Senhor o seu altar, detestou o seu santuário; entregou na mão do inimigo os muros dos seus palácios; deram gritos na casa do Senhor, como em dia de festa solene. (Lamentações 2:4-7).

18) DEUS DECIDE EMPREGAR OS MEIOS PARA SALVAR OU CONDENAR: “Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.” (Mateus 11:21-26).  “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” (Mateus 24:22). “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” (Mateus 25:41).

19) O PIOR ATO DA HUMANIDADE FOI DECRETADO POR DEUS:: “Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.” (João 19:11). “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes,  crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; “ (Atos 2:23). “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.” (Atos 3:18). “Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.” (Atos 4:27-28). “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.” (Atos 5:30).

20) DEUS ORDENOU A PREGAÇÃO, MAS PODE TAMBÉM IMPEDI-LA: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15). “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.” (Atos 16:6-10).

21) SE ELE QUISER, ELE CONVERTE: “E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.” (Atos 26:28-29). “Ele tem misericórdia de quem Ele quiser: Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.” (Romanos 9:18).

22) DEUS ELEGEU [ESCOLHEU] E PREDESTINOU [DESTINOU ANTECIPADAMENTE] PESSOAS, NÃO VAGAS: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:4,5). “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29).

23) DETERMINOU QUE OS ELEITOS SERÃO SALVOS E VENCERÃO: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:37-40). “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (João 10:26-30). “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.” (Apocalipse 17:14).

Esse aí é O Deus da Bíblia!

37 comentários:

  1. Bom estudo, só uma dúvida, quando então ocorre um estupro, tragédias, tiros perdidos, enfim ,foi tudo a vontade de Deus??? Senão for assim Deus não pode ser soberano??? Eu vi um pastor presbiteriano pregando num velório filho Duma irmã que tomou um tiro na cabeça, e ele não disse nadica desse ensino, é fácil falar na teoria, na prática, quase que eu abordei ele no final e iria falar pra ele assim, porque o senhor não disse pra família ficar tranquila,em paz porque essa foi a vontade de Deus pra ele, não dá viu ora engolir isto de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Odair, meu esforço em primeiro lugar é mostrar que a linguagem e as afirmações Bíblicas são essas. Na realidade tais afirmações bíblicas são algumas até mesmo difíceis para nós, humanos limitados e imperfeitos.
      Quanto ao mal, estando sob o controle de Deus, é culpa dos agentes pecadores, sempre. Nesse sentido, tendo o domínio de tudo, é que entendemos (nesse ponto até Armínio) que Deus controla e faz todas as coisas.

      Excluir
    2. Ah é? Então é "culpa dos agentes pecadores, sempre.."? E que culpa teve a vítima que tomou um tiro na cabeça? Do bebê estuprado pelo padastro? Dos cristãos martirizados, queimados, cerrados, afogados vivos para não renunciarem a Cristo? Ter controle de tudo é o mesmo que concorrer para a prática do mal? Desculpa, mas muito difícil convencer...

      Excluir
    3. O que você entende de Deus ter o controle de tudo? Me explica sua cosmovisão em Deus ter o controle de tudo diante de uma criança que foi vítima de coisas horríveis? Me parece que suas palavras não soam como quem crê nesse 'controle' de tudo, por termos o problema do mal... então me explique como é sua visão desses controle, mediante os textos que citei acima. Se vc crê na Bíblia.

      Excluir
    4. luciano sena, como o sr explica este verso ´´Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.´´Jeremias 19:5 almeida fiel; DEUS ordenou o pecado de Israel ???

      Excluir

  2. Desculpa, mas esse ai não é o "Deus da Bíblia", nunca foi. E é curioso que em nenhum dos episódios reportados nos textos bíblicos citados dizem com predestinação da alma, ou seja, que Deus escolhera de antemão uns para salvar e outros pra condenar e tampouco que crianças, por conta dessa tese, estariam no inferno...

    É notório que toda heresia tenta transformar episódios fáticos bem específicos ocorridos na história em doutrinas teológicas bíblica... Erro bem crasso e grosseiro, levando incautos (e existem aos montões) a esse tipo de confusão...

    A tal soberania calvinista é bem peculiar, esdrúxula mesmo, não tem nada de bíblico, trata-se de uma soberania às avessas, ou seja, para o calvinismo não é que DEUS SOBERANO QUE É decidira predestinar tudo o que acontece em vez de dotar o homem de livre-arbítrio. Não. Para o calvinismo DEUS SÓ PODERIA PREDESTINAR PORQUE SOBERANO... Entende a diferença?

    Isto quer dizer que a Onipotência de Deus seria Deus e não Deus, Deus... Ele seria refém dela... Mas se isto é assim soberania efetiva não há!

    Portanto, esse não é o Deus da Bíblia, o é de Calvino...

    ResponderExcluir
  3. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca,

    Parece muito lógico, só que não.É apenas um texto isolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é apenas um texto isolado - o contexto diz muito mais. Muito menos há alguma coisa real que destrua essa 'lógica' (para mim, revelação e pronto). Dito está, pelo Senhor.

      Excluir
  4. Eu tenho a impressão que para alguns a Bíblia deveria ter sido desenhada e não escrita...

    Não é preciso dizer que basicamente em um relacionamento entre indivíduos com capacidade cognitiva subentende-se a troca, a bilateralidade entre eles... De modo que o escritor do Evangelho parte do pressuposto de que certas coisas não precisam ser ditas no texto porque subentendidas... O problema com a heresia é que ela despreza a realidade... Encastela-se em um jogo mental e só mental... Não toca a realidade...

    Não é porque o Senhor disse que aquele a quem Deus lhe dera de maneira nenhuma Ele o abandonaria, o rejeitaria significa dizer que Ele, Senhor, não seria abandonado por aquele a quem Deus lhe dera e também não é porque dissera que a vontade de Deus é que aqueles a quem lhe dera nenhum se perca que isto significa dizer que não se perderão... Assim como também dizendo o Senhor que “Não separe o homem o que Deus uniu” divórcios deixarão de existir...

    Em relacionamento entre seres volitivos onde há troca (bilateralidade) é assim...

    Deus disse para Caim não matar Abel, mas matou... Disse Deus para Moises não tocar a pedra, mas tocou...

    Bem vindo à realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E?

      E que a confiança ingênua de determinadas pessoas, sobretudo religiosas, de que as suas opiniões sacrossantas são infalíveis, verdadeiras, que se trata de a voz de Deus ou como sendo a interpretação doutrinária correta divina, sem ao menos tê-las examinado por elas mesmas com muito cuidado, é a garantia de uma confiança cega em sua própria opinião ou de outrem... E isso é tudo. Não tem nada que ver com Deus ou sua doutrina...

      Ao que parece o Alexandre ao citar referido texto do Evangelho quis dizer exatamente isto. Que opinião é diferente de conhecimento, de verdade e certeza...

      Por exemplo, você examinou ante a realidade o que você postou em seu blog? Ou apenas aceitou a opinião alheia (pode chamá-la de convenção também) e com base nela de pronto tornou-se a sua própria? É uma pergunta.

      É que citar versículos da Bíblia sobre a soberania de Deus a fim de fundamentar uma crença fatalista parece-me muito longe da realidade.

      Recomendo, assista ao seguinte vídeo sobre o que venha ser gnosticismo em relação à fé e o conhecimento versus opinião. Não é assunto do vídeo, mas percebo que o calvinismo tem um ranço pesado de gnosticismo e isto a despeito de dizer, contraditoriamente em relação ao cerne de sua crença de que apesar Deus tenha predestinado tudo o que acontece, o homem seria responsável por seus atos... (?). Existe um demiurgo aí disfarçado, encoberto, mas nem tanto, notadamente em relação a um dos pontos da TULIP que é a tal depravação total que se conecta irremediavelmente ao fatalismo, determinismo...

      https://www.youtube.com/watch?v=xaYKxSR1Y_Q

      Excluir
  5. Os inimigos da doutrina bíblica da Eleição, ipso facto, tem de explicar o PORQUE Deus permitiu a Queda originada no Céu.

    PORQUE Deus criou, "sabendo"<arminianismo que ocorreria a Queda com todas as suas consequências?

    Mesmo se na iniciativa de criar Deus levou em consideração o livre-arbítrio, a fé prevista, etc, POR QUAL MOTIVO Deus criou e trouxe a existência todo esse cenário que seria o palco de uma tragédia cósmica?

    Os inimigos da doutrina da Eleição FIXEM-SE BEM NA PERGUNTA e respondam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: muito simples, é o livre-arbítrio...

      Ademais, ora se você admite que a criação trazida à existência por Deus trata-se de uma “tragédia cósmica” ao mesmíssimo tempo em que acredita no fatalismo/determinismo, inarredável concluir que para você Deus não só teria criado o mal, mas também seria o responsável pelo que você denomina de “tragédia cósmica”, até porque para o calvinista Deus teria predestinado tudo o que acontece... Até a tal “tragédia cósmica”...

      Só que não. São os seres dotados de capacidade de escolher que são os responsáveis por seus próprios atos, pelo mal que praticam e não Deus; vale dizer que Lúcifer rebelou-se porque quis (livre-arbítrio). Adão e Eva desobedeceram (livre-arbítrio) à vontade de Deus porque quiseram. Caim matou Abel por vontade própria (livre-arbítrio) contra a própria vontade de Deus.

      Ademais, convenhamos, a tal “tragédia cósmica“ proporcionada pela livre escolha do ser, pelo seu livre-arbítrio só poderia ser lidada por um Deus soberano de fato...

      Como vê, Calvino não descobriu o Ovo de Colombo...

      Excluir
  6. Uma pergunta ou curiosidade minha que faz tempo que permeia minha mente é: a salvação de uma pessoa depende de sua aceitação ao Salvador Jesus Cristo enquanto ela estiver em vida aqui. OU seja, ela tem pouco tempo de vida para acreditar no cristianismo, (isso pode até ser suprimido em caso de morte prematura, natural ou violenta) e mudar radicalmente sua vida ou, caso não o faça, vai se perder pela eternidade num lago de fogo. Não é pouco tempo pra uma pessoa fazer uma decisão cujo destino ou desfecho vai ser ou muito bom ou péssimo e isso pela eternidade ? Sempre existiu muitas pessoas de pouca inteligência, mente fraca, QI baixo, ignorante que nem tem condições mentais de aquilatar, perceber o drama dessa questão tão magnânima e vital, ou não consegue por incapacidade cognitava, ou não acredita pq nunca viu. Isso não é levado em conta ou um pessoa vai ser condenada assim mesmo ?

    ResponderExcluir
  7. Eu perguntei,

    paulo cadi 19 de outubro de 2019 23:16,

    Os inimigos da doutrina bíblica da Eleição, ipso facto, tem de explicar o PORQUE Deus permitiu a Queda originada no Céu.

    PORQUE Deus criou, "sabendo"<arminianismo que ocorreria a Queda com todas as suas consequências?

    Mesmo se na iniciativa de criar Deus levou em consideração o livre-arbítrio, a fé prevista, etc, POR QUAL MOTIVO Deus criou e trouxe a existência todo esse cenário que seria o palco de uma tragédia cósmica?

    Os inimigos da doutrina da Eleição FIXEM-SE BEM NA PERGUNTA e respondam.



    Arthur, 22 de outubro de 2019 09:08, respondeu,

    Resposta: muito simples, é o livre-arbítrio...

    Ademais, ora se você admite que a criação trazida à existência por Deus trata-se de uma “tragédia cósmica” ao mesmíssimo tempo em que acredita no fatalismo/determinismo, inarredável concluir que para você Deus não só teria criado o mal, mas também seria o responsável pelo que você denomina de “tragédia cósmica”, até porque para o calvinista Deus teria predestinado tudo o que acontece... Até a tal “tragédia cósmica”...

    Só que não. São os seres dotados de capacidade de escolher que são os responsáveis por seus próprios atos, pelo mal que praticam e não Deus; vale dizer que Lúcifer rebelou-se porque quis (livre-arbítrio). Adão e Eva desobedeceram (livre-arbítrio) à vontade de Deus porque quiseram. Caim matou Abel por vontade própria (livre-arbítrio) contra a própria vontade de Deus.

    Ademais, convenhamos, a tal “tragédia cósmica“ proporcionada pela livre escolha do ser, pelo seu livre-arbítrio só poderia ser lidada por um Deus soberano de fato...

    Como vê, Calvino não descobriu o Ovo de Colombo...


    RESPOSTA - Bom dia a todos!

    Número 1 da lista da postagem diz: "1) DEUS TRAÇA E AGE, NÃO APENAS PREVÊ O FUTURO ...."

    Esse ponto 1 é bíblico, por que Deus está sempre agindo NOS eventos , (e não somente assistindo OS eventos), desde a Gênese, (Gênesis), até o Apocalipse.

    Número 2 da lista da postagem diz: "2) É DITO QUE DEUS ENDURECEU FARAÓ, SEUS OFICIAIS, BEM COMO ELES AGIRAM NO PRÓPRIO ENDURECIMENTO ..."

    De saída Deus diz que "iria endurecer o coração de Faraó"; não disse que o coração de Faraó estava endurecido


    Número 3 da postagem: "3) DEUS CAPACITA OBEDECÊ-LO E EXIGE OBEDIÊNCIA E CONVERSÃO ..."

    Por todas as Escrituras é mostrado que sem o poder regenerador do Espírito Santo é impossível a conversão e santificação do pecador.


    Parece que o Arthur está satisfeito com a sua resposta.

    Acontece que você não respondeu à pergunta.

    Eu perguntei qual o MOTIVO, a CAUSA que moveu Deus a criar "todas as coisas", (expressão para excluir outros deuses).

    Você disse : "o livre arbítrio."

    Sendo mais claro, porque Deus criou o homem tendo em vista o livre arbítrio que Ele concederia ao homem?

    Porque Deus criou tendo em vista o livre arbítrio EM SI MESMO, COMO PRINCÍPIO, e não a previsão do que as pessoas fariam usando de seus respectivos livres arbítrios?

    Arthur disse: Ademais, ora se você admite que a criação trazida à existência por Deus trata-se de uma “tragédia cósmica” ao mesmíssimo tempo em que acredita no fatalismo/determinismo.... "

    RESPOSTA,

    Epa! Eu não acredito em fatalismo/determinismo, e nem a doutrina da Eleição é fatalismo, por que a Eleição de pessoas para a salvação é a expressão da VONTADE de Deus e Deus não tem o fatalismo como um de seus atributos para exteriorizá-lo ou manifestá-lo.

    Mas Deus elege. Uma leitura casual, informal da Biblia mostrará que desde o princípio Deus elege.

    Você ligou os termos fatalismo e determinismo.

    Acontece que teologicamente esses dois termos não são similares....

    Esse conceito de fatalismo com determinismo vem da filosofia grega originária das escolas de pensamento hinduístas.

    Agora, se você não acredita em determinismo estará negando e desconhecendo as leis que governam o Universo, incluíndo a mente e o corpo humanos, ou seja, você não tem livre arbítrio para ser outra coisa a não ser quem você é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Paulo, nosso amigo Unknown tem razão, a sua abordagem é bastante confusa e prolixa, explique-se ou escreva melhor, mais claro. Não dá para compreender...

      Sem falar que ora você afirma que “Epa! Eu não acredito em fatalismo/determinismo, e nem a doutrina da Eleição é fatalismo...”, ora você conclui assim: “Agora, se você não acredita em determinismo estará negando e desconhecendo as leis que governam o Universo...”

      ?

      Também parece que você tem mais perguntas do que respostas, ao que parece a doutrina da predestinação calvinista não consegue responder aos seus questionamentos, p.ex., você pergunta assim: “Eu perguntei qual o MOTIVO, a CAUSA que moveu Deus a criar "todas as coisas", (expressão para excluir outros deuses)...”.

      Primeiro. O que tem que ver “outros deuses” com a criação do universo? Nada. Não existem outros deuses...

      Segundo. A causa ou motivo de ter movido Deus a criar o mundo é foro íntimo dele, só dele... O que tem que ver com predestinação calvinista (de que Deus teria escolhido uns para salvar e outros para condenar) com o desejo de Deus criar o mundo? Nada também...

      Outra coisa,se você não concorda com a resposta é preciso dizer o porquê e não fugir dela com perguntas sem sentido...

      Em minha resposta eu afirmei que Lúcifer se rebelou porque quis, Adão e Eva pecaram porque quiseram, que Caim matou Abel contra a vontade de Deus e que Moises o desobedeceu tocando a pedra...

      Onde está o seu argumento pro predestinação ante tais episódios citados em minha resposta? Parece que você fugiu deles.

      Explique-se melhor e replique a minha resposta.

      Excluir
  8. Bom dia!

    Arthur, respondeu,

    Sr. Paulo, nosso amigo Unknown tem razão, a sua abordagem é bastante confusa e prolixa, explique-se ou escreva melhor, mais claro. Não dá para compreender...


    👤 RESPOSTA,

    se a sua falta de conhecimento torna a minha abordagem "confusa e prolixa", eu poderia lhe indicar algumas obras básicas sobre a doutrina da Eleição.


    Arthur, respondeu,

    Sem falar que ora você afirma que “Epa! Eu não acredito em fatalismo/determinismo, e nem a doutrina da Eleição é fatalismo...”, ora você conclui assim: “Agora, se você não acredita em determinismo estará negando e desconhecendo as leis que governam o Universo...”

    ?

    Também parece que você tem mais perguntas do que respostas, ao que parece a doutrina da predestinação calvinista não consegue responder aos seus questionamentos, p.ex., você pergunta assim: “Eu perguntei qual o MOTIVO, a CAUSA que moveu Deus a criar "todas as coisas", (expressão para excluir outros deuses)...”.


    👤RESPOSTA,

    Eu perguntei a você qual é o MOTIVO, a CAUSA desencadeadora da criação de todas as coisas e você não soube responder à essa pergunta básica que é respondida com LETRAS GARRAFAIS pelo próprio texto bíblico.


    Arthur, respondeu,

    Primeiro. O que tem que ver “outros deuses” com a criação do universo? Nada. Não existem outros deuses...

    👤RESPOSTA,

    Isso foi apenas um esclarecimento, mais nada.


    Arthur, respondeu,

    Segundo. A causa ou motivo de ter movido Deus a criar o mundo é foro íntimo dele, só dele... O que tem que ver com predestinação calvinista (de que Deus teria escolhido uns para salvar e outros para condenar) com o desejo de Deus criar o mundo? Nada também...


    👤RESPOSTA,

    Deus não é homem para que tenha "foro íntimo."

    Foro íntimo é quando deliberações pessoais dizem respeito à própria consciência, resultado de tomar uma decisão após pensar, analisar ou refletir, o que obviamente não pode acontecer com Deus por que Deus é onisciente.

    A predestinação não é calvinista. Calvino não acrescentou nada à Escritura, apenas extraiu o que já estava lá.


    Arthur, respondeu,

    Outra coisa,se você não concorda com a resposta é preciso dizer o porquê e não fugir dela com perguntas sem sentido...


    👤RESPOSTA,

    O fato é que você não respondeu o que lhe foi perguntado, apenas disse: "O livre arbítrio", e acrescentou agora, acima, que o assunto, o motivo, é do "foro íntimo de Deus", desconhecendo que a natureza triuna de Deus impede que Deus possua algum tipo de consciência "em andamento."

    Desta maneira, você não respondeu à questão, por isso eu pedi que você esclarecesse a sua posição, o que você não fez.

    ResponderExcluir
  9. Arthur, respondeu,

    Em minha resposta eu afirmei que Lúcifer se rebelou porque quis, Adão e Eva pecaram porque quiseram, que Caim matou Abel contra a vontade de Deus e que Moises o desobedeceu tocando a pedra...

    Onde está o seu argumento pro predestinação ante tais episódios citados em minha resposta? Parece que você fugiu deles.

    Explique-se melhor e replique a minha resposta.


    👤RESPOSTA,

    Winston Churchill disse,

    "O que me leva à minha conclusão sobre o livre arbítrio e a predestinação, a saber - que o leitor marque isto - eles são idênticos." ~ Winston Churchill.

    E Deus não sabia que eles desobedeceriam?

    Porque, então, deixou acontecer?

    Novamente, qual o motivo?

    Deus não induz ninguém a pecar. O homem peca por causa dos decretos permissivos de Deus, pacote no qual está incluído o livre arbítrio.

    Lúcifer se revelou por que quis, por que Deus o predestinou com o livre arbítrio o qual Lúcifer de sua própria iniciativa usou contra o Criador.

    O livre arbítrio e as ações de uma pessoa são uma e a mesma coisa.

    Deus predestinou o homem com o livre arbítrio, ou seja, quando o incrédulo rejeita o Evangelho ele simplesmente está usando de seu livre arbítrio com o qual foi predestinado, pegou?

    O livre arbítrio com o qual o homem foi criado e o conteúdo, (decisões), desse livre arbítrio, (o que ele irá fazer), são os dois lados da mesma moeda, compreendeu?

    Se ele foi predestinado com o livre arbítrio as ações decorrentes desse livre arbítrio, (processo), também são predestinadas pela vontade permissiva de Deus.

    Quando o pecador usa de seu livre arbítrio para se rebelar está automaticamente dentro do decreto permissivo de Deus, (Deus permite que aconteça).

    Agora, nada acontece sem estar nos decretos Divinos senão Deus não seria o Rei Aboluto da criação.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Paulo Cadi. acho que você errou uma letra na sua resposta ao arthur. "Lúcifer se revelou por que quis, por que Deus o predestinou com o livre arbítrio o qual Lúcifer de sua própria iniciativa usou contra o Criador." acho que você quis dizer "Lucifer se reBelou" e não "revelou".

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos!

    Cristão,

    Eu usei uma palavra homófona, um trocadilho. Deveria ter explicado com mais clareza ou usado outro termo.

    Estava me referindo a revelação do "Mistério da Iniquidade", Iniquidade aqui é metonímia para Satanás.

    Lúcifer abrigava em seu íntimo o sentimento de revolta contra o Reino de Deus até o momento em que "revelou" suas verdadeiras intenções sem a necessidade do Criador induzi-lo em erro.

    Ele estava atuando "dentro" do Decreto Permissivo de Deus, isto é, não subiu ao coração de Deus levá-lo a pecar mas houve a permissão para que o Adversário consumasse o ato desde a concepção.

    A nascente do pecado é o coração do diabo, o Pai, (origem da mentira), e não os Decretos de Deus.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK O cara nem percebeu a contradição havida com a doutrina calvinista na frase apontada pelo Cristão "Lúcifer se revelou por que quis, por que Deus o predestinou com o livre arbítrio o qual Lúcifer de sua própria iniciativa usou contra o Criador.".... Paulo, não é a cereja do bolo, é o bolo inteiro... O arthur ao que parece nem leva a sério mais...

      Excluir
  12. Bom dia a todos!

    Unknown disse,

    KKKKKK O cara nem percebeu a contradição havida com a doutrina calvinista na frase apontada pelo Cristão "Lúcifer se revelou por que quis, por que Deus o predestinou com o livre arbítrio o qual Lúcifer de sua própria iniciativa usou contra o Criador.".... Paulo, não é a cereja do bolo, é o bolo inteiro... O arthur ao que parece nem leva a sério mais...


    🎩RESPOSTA, Unknown deixou de lado tudo o que escrevi. Deveria tentar refutar.

    Pegou uma frase isolada e acha que carrega o bolo inteiro.

    Pode ficar com este bolo arminiano, faça bom proveito... Deste não quero nem a cereja....tá bichado, he, he, he!

    Acho que o seu colega desistiu por que não sabe. Tenho certeza disso.

    Algum tempo atrás, eu ainda considererava o arminianismo um cisma, dissidência de opiniões; desacordo., mais por motivos altruístas do que teológicos.

    Sendo Calvinista e seguindo o exemplo de figuras ilustres, (ex. puritanos), e primariamente por motivos bíblicos, hoje considero o arminianismo uma HERESIA.

    Porque? Por que quando um Calvinista abre a porta para o arminianismo este - personificando - traz consigo toda a espécie de heresias de todos os matizes e natureza.

    Não é doutrina bíblica, segura e com fundamentos, mas uma teoria sujeita aos humores e tendências de seus proponentes e adeptos.

    É doutrina de viés modernista, ética liberal, e afeita, - sente-se em casa- ao lado do teísmo aberto.

    Não tem profundidade e riqueza teológicas, pelo contrário é medíocre, volátil e destituída de natureza apologética por que é naturalmente humanista e ideologicamente socialista.

    Você deveria reler várias vezes a minha explicação.

    O indivíduo é criado e predestinado com o livre arbítrio e tudo aquilo que ele pensa e faz é a manifestação do livre arbítrio com o qual o tal indivíduo foi predestinado.

    O livre arbítrio não existe como princípio, por que se assim fosse, este livre arbítrio seria um outro Deus.

    O livre arbítrio somente existe na manifestação da ação do indivíduo, isto é, quando ele age.

    Sem ação não existe livre arbítrio.

    O diabo foi criado e predestinado com o dom do livre arbítrio, desta forma, tudo aquilo que ele fez era a manifestação do livre arbítrio COM O QUAL O DIABO FOI PREDESTINADO, capisce?

    Não tem como o arminiano por mais "apologeta" que seja sair disso aí.

    Ele vai tentar de todos os expedientes, mas até o fim vai ficar preso, rodando em volta, ciscando prá lá e prá cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não perco o meu tempo com você, até porque já te refutaram aqui várias vezes, teve uma pessoa que faz tempo que não aparece aqui que fez você confessar e se contradizer 1000 vezes, foi humilhante até ver, fiquei até com vergonha (alheia). A cada escrita sua é uma "pérola" de contradição, não dá para levar a sério. Você está confuso e escreve um monte de palavras sem sentido, desconexas e pede para os outros falarem a respeito... Acho que é resultado de lavagem cerebral calvinista; ao se deparar com a realidade que te impuseram você ficou assim, não sei se o Luciano percebeu, mas acho que você precisa de ajuda e urgente.

      Excluir
  13. Quem colocou no âmago do Diabo a inclinação para o mal?

    Luiz

    ResponderExcluir
  14. O ser humano tem livre arbítrio para pecar assim creem a maioria dos cristãos. Se existe livre arbítrio pode escolher, então o bem e o mal existem. Antes da criação o mal já existia em Deus tanto é que o Diabo em algum momento desenvolveu isso o mal não poderia surgir no Diabo do nada e nem do acaso.

    ResponderExcluir
  15. O Diabo foi predestinado para exercer o livre arbítrio ou foi predestinado para o mal?

    ResponderExcluir
  16. Unknown respondeu...

    Cara, não perco o meu tempo com você, até porque já te refutaram aqui várias vezes, teve uma pessoa que faz tempo que não aparece aqui que fez você confessar e se contradizer 1000 vezes, foi humilhante até ver, fiquei até com vergonha (alheia). A cada escrita sua é uma "pérola" de contradição, não dá para levar a sério. Você está confuso e escreve um monte de palavras sem sentido, desconexas e pede para os outros falarem a respeito... Acho que é resultado de lavagem cerebral calvinista; ao se deparar com a realidade que te impuseram você ficou assim, não sei se o Luciano percebeu, mas acho que você precisa de ajuda e urgente.


    🎩Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Não fica nervoso não! Não fica nervoso. Calminha! Calminha!

    Você está atacando o argumentador. Me refutaram na "sua" imaginação.

    Porque ficar na arquibancada se você pode entrar em campo e jogar?

    Típico de arminiano; sente antes de analisar.

    Você provavelmente sente de acordo com o que viu na sua imaginação e tenta encaixar no seu conceito pré-existente deformado do livre arbítrio antes mesmo de realmente ver o que tá pegando.

    Basta não saber analisar, apenas ver o que quer e ter reações de acordo..... pré - julgar antes de estudar, e adequar a fantasia arminiana à mente histérica.

    O arminianismo nada mais é que engambelar outras pessoas através de um raciocínio inconsistente, cuja fundamentação não bate com a conclusão.

    ...é uma mentira, uma lorota, um engodo manifesto.. ...FAKE NEWS....

    O arminianismo é uma falácia logicamente inconsistente, sem fundamento, inválida e falha na capacidade de provar eficazmente o que alega."

    Pessoas com livre-arbítrio..
    Norte - coreanos
    Islâmicos
    Soviéticos
    Cubanos....




    Unknown respondeu...

    Cara, não perco o meu tempo com você, até porque já te refutaram aqui várias vezes, teve uma pessoa que faz tempo que não aparece aqui que fez você confessar e se contradizer 1000 vezes, foi humilhante até ver, fiquei até com vergonha (alheia). A cada escrita sua é uma "pérola" de contradição, não dá para levar a sério. Você está confuso e escreve um monte de palavras sem sentido, desconexas e pede para os outros falarem a respeito... Acho que é resultado de lavagem cerebral calvinista; ao se deparar com a realidade que te impuseram você ficou assim, não sei se o Luciano percebeu, mas acho que você precisa de ajuda e urgente.


    🎩Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Não fica nervoso não! Não fica nervoso. Calminha! Calminha!

    Você está atacando o argumentador. Me refutaram na "sua" imaginação.

    Porque ficar na arquibancada se você pode entrar em campo e jogar?

    Típico de arminiano; sente antes de analisar.

    Você provavelmente sente de acordo com o que viu na sua imaginação e tenta encaixar no seu conceito pré-existente deformado do livre arbítrio antes mesmo de realmente ver o que tá pegando.

    Basta não saber analisar, apenas ver o que quer e ter reações de acordo..... pré - julgar antes de estudar, e adequar a fantasia arminiana à mente histérica.

    O arminianismo nada mais é que engambelar outras pessoas através de um raciocínio inconsistente, cuja fundamentação não bate com a conclusão.

    ...é uma mentira, uma lorota, um engodo manifesto.. ...FAKE NEWS....

    O arminianismo é uma falácia logicamente inconsistente, sem fundamento, inválida e falha na capacidade de provar eficazmente o que alega."

    Pessoas com livre-arbítrio..
    Norte - coreanos
    Islâmicos
    Soviéticos
    Cubanos....










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK Cara você chega a ser engraçado. Cerceamento da vontade não é o mesmo que aniquilação da vontade... Confundir isso é erro bastante primário, por isso não te levam a sério. Cuba: você nunca viu o tanto de cubanos em barcos, muitos até perdem a vida, fugindo para Miami? E aí? O que foi subjugado neles, a liberdade de agir ou a vontade (volição, livre-arbítrio)? Na Coréia do Norte quantos e quantos morrem tentando fugir. Tem um vídeo bombando na net a respeito de uma moça que fugiu de lá. Soviéticos nem existem mais...KKKKKK Islâmicos (aliás, tem em comum com o calvinismo a predestinação...) quantos se convertem a Jesus e são mortos por isso, quantos fogem de países islâmicos depois que se convertem. Nunca leu "Versos satânicos" e o que aconteceu ao seu autor- EX-ISLÂMICO?

      Calvinista não sabe o conceito de vontade, liberdade, limitação e subjugação. Não lidam bem com a palavra TODO também. Por isso deturpam a Bíblia. Saber essas coisas obvias é condição sine qua non a um debate no mínimo honesto. Aristóteles já advertiu para não debater com pessoas assim como você que não conhecem sequer o mínimo, seria como Jesus disse: "não deis perolas aos porcos..." eles não sabe distinguir coisas básicas... Trocadilho com a Bahia dos Porcos cubana... KKKKKK

      Excluir
  17. Unknown, sem nada de conteúdo para dizer, respondeu,

    KKKKKK Cara você chega a ser engraçado. Cerceamento da vontade não é o mesmo que aniquilação da vontade... Confundir isso é erro bastante primário, por isso não te levam a sério. Cuba: você nunca viu o tanto de cubanos em barcos, muitos até perdem a vida, fugindo para Miami? E aí? O que foi subjugado neles, a liberdade de agir ou a vontade (volição, livre-arbítrio)? Na Coréia do Norte quantos e quantos morrem tentando fugir. Tem um vídeo bombando na net a respeito de uma moça que fugiu de lá. Soviéticos nem existem mais...KKKKKK Islâmicos (aliás, tem em comum com o calvinismo a predestinação...) quantos se convertem a Jesus e são mortos por isso, quantos fogem de países islâmicos depois que se convertem. Nunca leu "Versos satânicos" e o que aconteceu ao seu autor- EX-ISLÂMICO?

    Calvinista não sabe o conceito de vontade, liberdade, limitação e subjugação. Não lidam bem com a palavra TODO também. Por isso deturpam a Bíblia. Saber essas coisas obvias é condição sine qua non a um debate no mínimo honesto. Aristóteles já advertiu para não debater com pessoas assim como você que não conhecem sequer o mínimo, seria como Jesus disse: "não deis perolas aos porcos..." eles não sabe distinguir coisas básicas... Trocadilho com a Bahia dos Porcos cubana... KKKKKK


    🎩Ai caramba! Acabou?

    Ha-haeeee, hi-hiiii!

    Na União Soviética, a piada conta VOCÊ!!!

    Por aí dá prá ver a sua ingenuidade.

    Essa "mudança" de cenário político faz parte da manipulação de massa e estratégias que de tempo em tempo precisam ser aplicadas.

    Ou você acha que a Rússia cedeu seu poder para os outros estados que supostamente deixaram de compor a União Soviética?

    Que de cachorrão Pitbull virou um poodle assanhadinho?!

    As coisas continuam na mesma e iguais no que concerne a disputa USA/URSS...

    Essas fugas de pessoas são permitidas, ex. Instauração do Califado, sendo tudo calculado pelos poderes e vomitado pela mídia de esquerda inclusivista globalóide.

    Todo o movimento de massas, fugas, gostos, predileções, mentalidade aparente, etc, faz parte do processo de dominação e desconstrução da individualidade.


    Unknown, disse,

    KKKKKK Cara você chega a ser engraçado. Cerceamento da vontade não é o mesmo que aniquilação da vontade.


    🎩Tá aí! Você não consegue entender uma piada - quando me referi aos Soviéticos, Islâmicos, etc, prova de que não sabe interpretar texto -- quanto mais entender de teologia Reformada.

    ResponderExcluir
  18. Unknown disse,

    Calvinista não sabe o conceito de vontade, liberdade, limitação e subjugação. Não lidam bem com a palavra TODO também. Por isso deturpam a Bíblia. Saber essas coisas obvias é condição sine qua non a um debate no mínimo honesto. Aristóteles já advertiu para não debater com pessoas assim como você que não conhecem sequer o mínimo, seria como Jesus disse: "não deis perolas aos porcos..." eles não sabe distinguir coisas básicas... Trocadilho com a Bahia dos Porcos cubana... KKKKKK



    🎩Você é tão simplório que nem sequer sabe que Arminio aprendeu esses conceitos de vontade, liberdade, etc, com seus professores CALVINISTAS - tinha Calvino lá encima, como grande mestre - e depois os adaptou à sua teologia particular... Mas ele até que não foi muito longe como fizeram depois seus seguidores que tentaram inventar um humanismo reformado, por isso, até agora, o arminianismo é uma teologia mal resolvida e contraditória quando se trata de premissas e postulados soteriologicos.

    Você só repete que "não debate com pessoas como eu", e que "os Calvinistas não lidam bem com a palavra TODO", e no entanto não sabe responder a uma simples pergunta em que o pronome TODO possui significado central.

    É a pergunta que lhe faço agora,

    Você afirma que Jesus morreu por cada pessoa que já viveu nesse planeta.

    Aqui está o início de 1 Samuel 15 - pode ler o restante.

    Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o SEU POVO, SOBRE ISRAEL; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.

    Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.

    Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e DESTRÓI TOTALMENTE a tudo o que tiver, E NÃO LHE PERDÕES; porém MATARÁS desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. 1 Samuel 15:1-3.

    Então, de acordo com a sua compreensão do pronome TODO, responda se Jesus morreu pelos Amalequitas para que eles ouçam o Evangelho e sejam salvos e como poderão eles serem beneficiados com o sacrifício de Cristo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai... Haja paciência... A palavra TODO não se trata de um pronome apenas. Vê se aprende. A palavra TODO ela pode ser um adjetivo. Um Advérbio. Um substantivo. E um pronome. Etc. Veja aqui: https://www.dicio.com.br/todo/

      Vocês calvinistas fazem confusão, antes de lerem a Bíblia vocês tem que saber um mínimo de gramática para compreender basicamente, minimamente um texto... Voltar pra escola. Assim não dá. É por isso que não compreendem ou entendem tudo errado (e esse “tudo” desta minha frase é um adverbio de intensidade... e não um pronome...). Cara, desculpa, você não sabe nem escrever e quer interpretar textos bíblicos? Falo para o seu próprio bem, não para te humilhar... É por isso que você cai nesse engodo calvinista... Muito fraquinho...

      Quanto à sua pergunta sobre o texto de Samuel é tão simples, tão simples que fico ruborizado de ter de responder uma pergunta assim. Não há debatedor melhor aqui? Acho que na verdade você tem dúvidas a respeito e não uma certeza e isso faz todo sentido (“todo” aqui é verbo impessoal e não pronome...), o calvinismo não te dá a reposta e nem poderia dar... O calvinismo não lida com os dados da realidade, só com abstrações mentais... Fica só olhando como você se enroscará feio. E não conseguira sair da sinuca de bico que você mesmo entrara porque o calvinismo propicia é isso mesmo a incautos. Não conseguirá responder.

      Resposta: Deus mandou que os Israelitas exterminassem os Amalequitas; que fossem totalmente destruídos, Incluindo aí desde crianças de colo até animais porque se trata de punição pelo pecado tão hediondo desta nação a ponto de Deus decidir extermina-la completamente. Isso é tudo.

      A) Não diz nada com a supressão da vontade ou do livre arbítrio de ninguém ((supressão quer dizer extinção), tanto é assim que os amalequitas não foram destruídos ou exterminados totalmente como desejava o próprio Deus naquela ocasião, tanto é verdade que em 1º Samuel 27.7 (tempo depois), Davi se depara com eles (amalequitas...), ou seja, Israel não cumprira cabalmente a ordem de Deus naquela ocasião... Onde está aí a supressão do livre-arbítrio? Não está. Deus puniu os amalequitas e isso é tudo. Impôs a sua vontade... É disso que se trata punição. Imposição da vontade e não aniquilação da vontade... Tanto é assim que muitos amalequitas escaparam... (volição, vontade... de fugir, de viver...);

      B) Também não diz em predestinação da alma, ou seja, que Deus escolhera de antemão uns para salvar e outros para condenar. Onde está isto no texto? Não tem. Por exemplo, a destruição do corpo das crianças, sobretudo as de colo não é sinônimo de envio delas para o inferno... Ora, matar o corpo, não quer dizer enviar a alma para o inferno... Onde está isso no texto? Não está. Jesus já ensinara que delas (crianças) é o reino dos céus... Além do mais, prova de que não se trata de predestinação da alma (uns para o céu e outros para o inferno) é que também Deus mandou exterminar até animais... Ou seja, se o texto se refere a predestinação da alma (que segundo a sua teoria calvinista está), pergunto: bodes, carneiros vacas, ovelhas, cachorros foram para o céu ou para o inferno? KKKKKK. Ou seja, você está dando ouvidos à fábula, calvinismo é fábula.

      C) O mesmo se aplica ao texto de Romanos 9 que vocês gostam de citar, pergunto: entre Jacó e Esaú, quem era o salvo e quem era o perdido? Entre Israel e as demais nações quem era a salva e quem era a perdida? Sobretudo considerando que israelitas se perdiam e que à Nínive (das demais nações) era pregado arrependimento para a salvação...

      E aí? Viu como se deu mal? E eu estava quieto... kkkkkkkk

      Excluir
  19. Se os amalequitas tivessem aceitado a Deus, Jesus entre a morte e ressurreição iria leva-los para o céu, Jesus morreu por todos. Soberania é Deus estar acima de todos tendo poder suficiente para salvar a todos. Se a Bíblia ensina o que o Calvinismo cre então a Bíblia está errada.

    ResponderExcluir
  20. 🎩Bom dia a todos!


    Unknown respondeu,

    Ai ai... Haja paciência... A palavra TODO não se trata de um pronome apenas. Vê se aprende. A palavra TODO ela pode ser um adjetivo. Um Advérbio. Um substantivo. E um pronome. Etc. Veja aqui: https://www.dicio.com.br/todo/


    🎩Fiz uma simples referência ao pronome TODO de acordo com o termo grego πᾶς aplicado comumente no modo restrito pelos escritores do NT quando o assunto está relacionado a salvação, e você como está mais perdido que boia na correnteza quer aparecer dando aulas de gramática.

    O Apóstolo João escreveu em seu livro no capítulo 3:16: "para que TODO o que nele crê tenha a vida eterna..."

    É um ex. do uso da palavra TODO no modo restrito - aos que creem - que não deve ser entendido como referência a todas as pessoas indiscriminadamente.

    Você conhece o Sandra Eli?!


    Unknown respondeu,

    Vocês calvinistas fazem confusão, antes de lerem a Bíblia vocês tem que saber um mínimo de gramática para compreender basicamente, minimamente um texto... Voltar pra escola. Assim não dá. É por isso que não compreendem ou entendem tudo errado (e esse “tudo” desta minha frase é um adverbio de intensidade... e não um pronome...). Cara, desculpa, você não sabe nem escrever e quer interpretar textos bíblicos? Falo para o seu próprio bem, não para te humilhar... É por isso que você cai nesse engodo calvinista... Muito fraquinho...


    🎩Continua com esse mesmo papo furado que deve ser um vício de linguagem adquirida.

    Eu acho que você não suporta nem mesmo ler o que escreve. Deveria dar aulas de conversa mole já que tem essa capacidade bem setorizada na sua mente.


    Unknown disse: "É por isso que não compreendem ou entendem tudo errado (e esse “tudo” desta minha frase é um adverbio de intensidade... e não um pronome..."


    🎩Advérbio de intensidade - nesse caso - e advérbio de quantidade é a mesma coisa.

    Ou seja, você está afirmando que Jesus morreu por TODAS as pessoas que já passaram por aqui...

    Jesus morreu no lugar da semente de Caim, daquelas 7 Nações que foram expulsas de Canaã, por Faraó e seus exércitos que maltrataram e perseguiram o Seu povo, etc...?

    Se morreu, então ele os purificou de seus pecados de acordo com Hebreus 1:3..

    Independentemente de aceitar o Evangelho os pecados deles foram purgados já que eles não tiveram a mesma sorte de ouvir o Evangelho. No mínimo terão de receber uma chance...

    Só que mascarou, trocou o termo quantidade pelo termo "intensidade" para melhor manipular a sua argumentação no que concerne a números na doutrina da Eleição divina.


    Unknown respondeu,

    Falo para o seu próprio bem, não para te humilhar... É por isso que você cai nesse engodo calvinista... Muito fraquinho...


    🎩 Não se preocupe! Rebater os seus argumentos já é um ato de humilhação.

    Eu acho que pensar está lhe atrapalhando o raciocínio...

    ResponderExcluir
  21. Unknown respondeu,

    Quanto à sua pergunta sobre o texto de Samuel é tão simples, tão simples que fico ruborizado de ter de responder uma pergunta assim. Não há debatedor melhor aqui? Acho que na verdade você tem dúvidas a respeito e não uma certeza e isso faz todo sentido (“todo” aqui é verbo impessoal e não pronome...), o calvinismo não te dá a reposta e nem poderia dar... O calvinismo não lida com os dados da realidade, só com abstrações mentais... Fica só olhando como você se enroscará feio. E não conseguira sair da sinuca de bico que você mesmo entrara porque o calvinismo propicia é isso mesmo a incautos. Não conseguirá responder.


    🎩Até aqui, só distribuição de fanfarronada.... conversa para batráquio anencéfalo...




    Unknown continua,

    Resposta: Deus mandou que os Israelitas exterminassem os Amalequitas; que fossem totalmente destruídos, Incluindo aí desde crianças de colo até animais porque se trata de punição pelo pecado tão hediondo desta nação a ponto de Deus decidir extermina-la completamente. Isso é tudo.


    🎩Tá, e daí?!


    A) Não diz nada com a supressão da vontade ou do livre arbítrio de ninguém ((supressão quer dizer extinção), tanto é assim que os amalequitas não foram destruídos ou exterminados totalmente como desejava o próprio Deus naquela ocasião, tanto é verdade que em 1º Samuel 27.7 (tempo depois), Davi se depara com eles (amalequitas...), ou seja, Israel não cumprira cabalmente a ordem de Deus naquela ocasião... Onde está aí a supressão do livre-arbítrio? Não está. Deus puniu os amalequitas e isso é tudo. Impôs a sua vontade... É disso que se trata punição. Imposição da vontade e não aniquilação da vontade... Tanto é assim que muitos amalequitas escaparam... (volição, vontade... de fugir, de viver...);


    🎩Deus já havia DECRETADO a exterminação dos Amalequitas através de Moisés 400 antes do ministério de Samuel. Deus não enviou o profeta Samuel com uma mensagem de conversão para os descendentes, a semente de Amaleque para ver se eles iriam aceitar ou não a salvação.

    Onde está o livre-arbítrio no que concerne a salvação?

    Unknown afirmou... "Davi se depara com eles (amalequitas...), ou seja, Israel não cumprira cabalmente a ordem de Deus naquela ocasião... Onde está aí a supressão do livre-arbítrio? Não está. Deus puniu os amalequitas e isso é tudo. Impôs a sua vontade... É disso que se trata punição. Imposição da vontade e não aniquilação da vontade... Tanto é assim que muitos amalequitas escaparam... (volição, vontade... de fugir, de viver...);


    🎩Não houve supressão do livre-arbítrio. A desobediência opera dentro da vontade permissiva de Deus continuando dentro do Decreto Permissivo de Deus.

    Aí acima você conseguiu se contradizer na mesma frase..

    Você (Unknown) disse... " É disso que se trata punição. Imposição da vontade e não aniquilação da vontade...

    🎩Quer dizer que imposição da vontade não é aniquilação da vontade?

    É sim, por que a vontade somente existe na ação.... É autoprática, pró-ativa....

    Se esta não é exercitada automaticamente está eliminada.

    Você está confundindo vontade com desejo.. Este sim pode ser reprimido nas entranhas da alma e em sua revolta íntima continuar existindo.


    Unknown disse..." Deus puniu os amalequitas e isso é tudo."


    🎩Deus puniu os Amalequitas e isso é tudo?

    De acordo com o seu entendimento os descendentes de Amaleque que viveram 400 anos depois dele deveriam ter tido a oportunidade de receber uma mensagem de arrependimento para exercerem o livre-arbítrio para escolher o seu futuro, já que não foram eles que puseram entraves na passagem de Israel pelo território deles.

    ResponderExcluir
  22. Unknown respondeu,

    B) Também não diz em predestinação da alma, ou seja, que Deus escolhera de antemão uns para salvar e outros para condenar. Onde está isto no texto? Não tem. Por exemplo, a destruição do corpo das crianças, sobretudo as de colo não é sinônimo de envio delas para o inferno... Ora, matar o corpo, não quer dizer enviar a alma para o inferno... Onde está isso no texto? Não está. Jesus já ensinara que delas (crianças) é o reino dos céus... Além do mais, prova de que não se trata de predestinação da alma (uns para o céu e outros para o inferno) é que também Deus mandou exterminar até animais... Ou seja, se o texto se refere a predestinação da alma (que segundo a sua teoria calvinista está), pergunto: bodes, carneiros vacas, ovelhas, cachorros foram para o céu ou para o inferno? KKKKKK. Ou seja, você está dando ouvidos à fábula, calvinismo é fábula.


    🎩Unknown disse... ". Por exemplo, a destruição do corpo das crianças, sobretudo as de colo não é sinônimo de envio delas para o inferno... Ora, matar o corpo, não quer dizer enviar a alma para o inferno..."

    🎩Quer dizer na sua opinião Deus quis exterminar a Semente - vem de esperma, desde a concepção - DE AMALEQUE para depois enviá-los ao Paraíso?!

    Você criou uma dicotomia bizarra.. Deus condena o corpo, como se o corpo não fosse a pessoa mas apenas o fantoche daquela pessoa, da alma, que na realidade é a pessoa verdadeira.

    Isso aí é heresia "véia" já condenada há séculos pela Igreja..

    Várias seitas surgiriam que ensinavam que o corpo tinha pecado mas a alma não!

    Isso é linguagem corporativa.. a semente de Amaleque estava NELE, assim como a humanidade estava em Adão..

    O que Deus fez com a alma dos infantes é problema dEle não nosso...

    Agora, o que houve foi uma execução sumária e ponto.


    C) O mesmo se aplica ao texto de Romanos 9 que vocês gostam de citar, pergunto: entre Jacó e Esaú, quem era o salvo e quem era o perdido? Entre Israel e as demais nações quem era a salva e quem era a perdida? Sobretudo considerando que israelitas se perdiam e que à Nínive (das demais nações) era pregado arrependimento para a salvação...

    🎩Romanos 9 ensina a doutrina da Eleição...

    Paulo, prevendo objeções arminianas com relação a Justiça de Deus ao eleger alguns para a salvação e outros para perdição, retoricamente pergunta.. "Será Deus injusto? ... Porque se queixa Ele ainda?.."

    ResponderExcluir