terça-feira, 9 de abril de 2019

Louis Berkhof: O Filho, a segunda pessoa da Trindade (Parte 1)

"O nome “Filho” em sua aplicação à segunda pessoa. A segunda pessoa da Trindade é chamada “Filho” ou “Filho de Deus” em mais de um sentido do termo.

(1) Num sentido metafísico. Deve-se sustentar isto contrariamente aos socinianos e aos unitários, que rejeitam a ideia de uma Divindade tripessoal, vêem em Jesus apenas um homem, e consideram o nome “Filho de Deus” a Ele aplicado, primariamente como um título honorário conferido a Ele. É muito evidente que Jesus Cristo é apresentado como o Filho de Deus na Escritura, independentemente de Sua posição e obra como Mediador. (a) Ele é mencionado como o Filho de Deus do ponto de vista da pre-encarnação, por exemplo em Jó 1.14, 18; Gl 4.4. (b) É chamado o “unigênito” Filho de Deus ou do pai, expressão que não se aplicaria a Ele, se Ele fosse o Filho de Deus somente num sentido oficial ou ético, Jo 1.14, 18; 3.16,18; 1 Jo 4.9. Comparar com 2 Sm 7.14; Jó 2.1; Sl 2.7; Lc 3.38; Jo 1.12. (c) Nalgumas passagens o contexto evidencia muito bem que o nome indica a divindade de cristo, Jô 5.18-25; Hb 1. (d) Embora Jesus ensine os Seus discípulos a falarem de Deus e a dirigir-se a Ele como “Pai nosso”, Ele mesmo fala dele chamando-lhe simplesmente “pai” ou “meu Pai”, e com isso mostra que estava cônscio de uma relação única, singular, com o Pai, Mt 6.9; 7.21; Jo 20.17. (e) De acordo com Mt 11.27, Jesus, como o Filho de Deus, arroga-se um conhecimento único de Deus, conhecimento que ninguém mais pode possuir. (f) Os judeus certamente entendiam que Jesus afirmava que era o Filho de Deus num sentido metafísico; pois consideravam blasfêmia o modo como Ele falava de Si mesmo como o Filho de Deus, Mt 26.63; Jo 5.18; 10.36. - 

(2) Num sentido oficial ou messiânico. Nalgumas passagens este sentido é associado ao sentido mencionado acima. As passagens subseqüentes aplicam o nome “Filho de Deus” a Cristo como Mediador, Mt 8.29; 26.63 (onde este sentido vem ligado ao outro); 27.40; Jo 1.49; 11.27. Naturalmente, esta filiação e a messianidade se relacionam com a filiação originária de Cristo. É somente porque Ele era o Filho de Deus essencial e eterno, que podia ser chamado Filho de Deus como Messias. Além disso, a filiação e a messianidade refletem a filiação eterna de Cristo. É do ponto de vista desta filiação e messianidade que até Deus é chamado Deus do Filho, 2 Co 11.31; Ef 1.3, e às vezes é mencionado como Deus em distinção do Senhor, Jo 17.3; 1 Co 8.6; Ef 4.5, 6. 

(3) Num sentido natalício. Também se dá a Jesus o nome “Filho de Deus” em vista do fato de que deveu o Seu nascimento à paternidade de Deus. De acordo com a Sua natureza humana, ele foi gerado pela operação sobrenatural do Espírito Santo, e nesse sentido é o Filho de Deus. Lc 1.32, 35 o indica claramente, e provavelmente se pode inferir também de Jo 1.13." 

(Teologia Sistemática, Louis Berkhof, p. 94, 95).

41 comentários:

  1. Bom dia!

    Alguém pode apresentar ao menos um versículo na Bíblia que apresente o conceito ortodoxo de trindade, conforme apresentado no credo atanasiano, que Deus se compõe de 3 pessoas distintas, (Pai, Filho e Espirito Santo), iguais em poder, sabedoria e eternidade, mas que as 3 são um único Deus?

    Outra questão:

    Se Deus é uma trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) e a 2ª pessoa da trindade é chamada de “Filho de DEUS”, é ele então Filho do Pai, do Filho e do Espirito Santo?

    ResponderExcluir
  2. Diego -

    1.a doutrina da trindade é sustentada pelos elementos bíblicos da natureza, nomes, culto e atributos que são aplicados às pessoas do Filho e do Espírito, tal como são aplicadas ao Pai. Exemplo Mt 28.19; Jo 5. 23; 10.30;Hb 1, etc. E outras dezenas de textos que colocam as três pessoas em conjunto para a realização da obra da redenção, ou qualquer outro projeto divino.

    2. Poderia explicar melhor seu questionamento?

    - Para uma interação melhor no debate, qual sua crença a respeito de Deus? Como você definiria?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Sr Luciano, as três passagens bíblicas que o Sr citou, a saber Mateus 28:19, João 5:23 e 10.30 e Hebreus 1, não explicam o conceito de trindade conforme o credo de Atanásio, de que Deus se compõe de 3 pessoas distintas, iguais em poder, sabedoria e eternidade, mas que as 3 são um único Deus. Se “a Bíblia é a inerrante, infalível e suficiente Palavra de Deus”, por favor, gostaria que o Sr mostrasse na Bíblia alguma passagem que explique esse conceito de trindade.


    Sobre a minha segunda pergunta, creio que foi simples e objetiva. A Biblia chama Jesus de “Filho de Deus”. Então Deus é o Pai de Jesus. O Sr defende que Deus é uma trindade. Então Jesus é filho do Pai, Filho e Espirito Santo, ou seja, Filho da trindade, é isso? Gostaria que o Sr me explicasse.

    Sobre a minha crença a respeito de Deus, qual a relevância para as duas perguntas que fiz? Não proponho um debate, apenas gostaria de ter uma resposta bíblica para essas duas perguntas.

    ResponderExcluir

  4. Boa tarde... Diego,

    1. sim elas contém os elementos da fé trinitária. Como eu disse acima, a crença na doutrina da trindade é a partir de várias afirmações Bíblicas. Deus "não se compõem" de três pessoas - antes em sua unidade e usufruindo a mesma divindade há três pessoas. O texto de Mt 28.19, por exemplo, diz que o Nome pelo qual os cristãos são incluídos no corpo dos discípulos é do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    2. Seu questionamento é contra a definição da crença, assim não há real objeção, pois essa compreensão não há em nossa crença. A segunda pessoa da Trindade tem uma relação com a primeira que dá a ela esse nome - FILHO. Como explica o artigo acima, existe outros elementos bíblicos a considerar no termo FILHO.

    3. Sim, é relevante, pois assim poderei entender melhor seus questionamentos, a partir dos seus pressupostos, e também, seria uma questão de clareza em nossa conversa, pois vc sabe em que creio, e por causa disso está me questionando.

    Obrigado pela educação.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Sr Luciano, eu gostaria que fosse mostrado os textos na Bíblia que dizem que Pai, Filho e Espirito Santo são um único Deus. Mateus 28:19 apenas cita os três no mesmo versículo; não diz que os três são um único Deus e nem explica a relação que existe entre os três.

    Sobre a segunda pergunta, o Sr disse: “A segunda pessoa da Trindade tem uma relação com a primeira que dá a ela esse nome - FILHO.” Se a relação que existe entre a primeira e a segunda pessoa da Trindade é apenas interpessoal, mas ambas são um único Deus, porque a segunda é chamada Filho de DEUS? Então no caso, o Filho é a 2ª pessoa e Deus é a 1ª?

    Na explicação do Sr Louis Berkhof em nenhum momento ele mostrou na Bíblia que Pai e Filho são o mesmo Deus.

    Sobre a minha crença, acredito que o Deus Supremo, Onipotente e Criador é uma só pessoa, e que Jesus é o Filho de Deus e portanto Deus é o Pai de Jesus.

    Mas repito, não proponho um debate, só quero que o Sr mostre aonde na Bíblia está o conceito de trindade.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Diego

    1. Vamos lá novamente. A crença trinitária está firmada em sólidas bases bíblicas onde há a afirmação de um Único Deus Verdadeiro, ao mesmo tempo que essa mesma bíblica coloca em pé de igualdade três pessoas, atribuindo em vários momentos, atributos e nomes que pertence a Deus. Um dos textos é Mt 28.19, que percebemos que as três pessoas é mencionadas juntas, por causa do Nome que possuem, como autoridade sobre os discípulos. Outro exemplo de texto que menciona a unidade entre o Pai e o Filho é Jo 10.30.

    2. A percepção trinitária bíblica é que o nome Deus é mais frequentemente atribuído ao PAI no NT. Assim, na maioria dos casos ao dizer DEUS, é a primeira pessoa da trindade, mas o termo não é exclusivo dele no NT. Desta forma, ao dizer Filho de Deus, a referência é a relação da segunda pessoa com a primeira.

    3. A postagem é sobre a identidade do Filho nesse termo. Esclarece o uso do termo em relação a Jesus Cristo.

    3. A sua crença a respeito de Deus é que ele é Onipresente?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!

    Sr Luciano, agradeço a sua disponibilidade e paciência em responder as minhas perguntas.

    1 - O Sr está repetindo esse argumento sobre Mateus 28:19, porém esse versículo não é suficiente para fundamentar uma trindade. O texto apenas cita Pai, Filho e Espirito Santo no mesmo versículo. Não diz que os 3 são o único Deus verdadeiro e nem coloca em pé de igualdade as três pessoas. Esse texto nem esclarece qual a relação que existe entre os três.

    1 - Sobre João 10:30... em João 17:11 e 21 Jesus diz para os discípulos serem um assim como ele e o Pai eram. Se Jesus usa o exemplo dele com o Pai para que os discípulos fossem “um”, ao dizer “eu e o Pai somos um” Jesus não queria dizer Pai e Filho estão unidos no mesmo propósito/mente somente? Além do que, no contexto de João 10:30 Jesus cita o exemplo de juízes humanos que são chamados de deuses para se defender da acusação de blasfêmia por “se fazer Deus”. Por que Jesus usaria esse tipo de “deuses” como exemplo se ele fosse o Deus Supremo?

    1 - Me desculpe todos os questionamentos, mas não vejo nos dois textos que o Sr citou como exemplo (Mateus 28:19 e João 10:30) uma base para fundamentar a doutrina da trindade. Não há nenhuma outra passagem bíblica em que essa doutrina seja claramente apresentada?

    ----

    2 – O Sr disse: “na maioria dos casos ao dizer DEUS, é a primeira pessoa da trindade, mas o termo não é exclusivo dele no NT.” Então o Sr poderia mostrar um texto em que o título DEUS seja atribuído ao Filho de Deus indicando que ele é o mesmo DEUS que o Pai? Pois na Bíblia tem textos que atribuem o título DEUS a humanos e anjos, e obviamente não concluímos que se trata do “único Deus verdadeiro” e nem de “deuses falsos”.

    ----

    3 – Sim, eu entendi que o Sr Louis Berkhof esclarece o uso do termo “Filho” em relação a Jesus Cristo (antes, durante e após a sua vida terrestre). O ponto é que afirma-se que o Filho é a segunda pessoa da trindade, mas não se apresentou nenhum texto na Bíblia que mostre que o Filho é o mesmo Deus que o Pai.

    ----

    4 – Não, não acredito que Deus seja onipresente (até hoje não vi nenhum texto na Bíblia que diga isso).

    ResponderExcluir
  8. Por nada Diego... discordar não é odiar...

    1. Os argumentos sobre Mt 28.19 foram apresentados.

    2. A unidade do Filho com o Pai, não é mesma da dos discípulos, assim como não é a mesma da unidade conjugal... cada caso, definirá a unidade.

    3. A postagem é a Parte 1... ainda virá outras...

    4. Sua resposta do ponto 4 é evidencia que vc é Testemunha de Jeová, ou está influenciado pelos ensinos delas (na verdade dos líderes delas). Claro fica, com essa resposta também, que nenhum caminhão evidencias será útil... Negar a onipresença de Deus é negação total da divindade e de um dos seus atributos incomunicáveis (Veja o Salmo 139, embora não vai adiantar nada para vc). A questão não é prova ou evidencia, a questão é volitiva... seu coração e sua mente, está presa... digo isso com respeito. Mas lamento... Deus te Ilumine em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!

    Prezado Sr Luciano,

    1 - Me desculpe, mas as passagens e argumentos que o Sr usou até agora são muito fracos; não apresentam base sólida para uma trindade. Mateus 28:19 não apresenta uma definição/fundamento para a doutrina.

    2 - João 10:30 não serve de base para uma trindade. Jesus não disse “eu e o Pai somos um DEUS” (ou “eu e Pai somos o MESMO DEUS”). O contexto aponta o entendimento correto de que ao dizer “eu e o Pai somos um” ele estava falando tão somente de uma unidade de propósito/mente/amor. Sobre a questão da unidade Pai/Filho e os discípulos, óbvio que não é a mesma. Em João 17:11 e 21 (vers. 23 também), Jesus usa a palavra “como” para fazer uma exemplificação. Ele não propõe aos discípulos que “sejam um” da mesma maneira e intensidade que ele e o Pai são um. Antes, o seu objetivo é usar o exemplo da união que existe entre os dois como modelo a ser seguido pelos discípulos. E a mesma união que eles deveriam ter entre eles mesmos, deveriam ter com Jesus e seu Pai. Como poderiam eles ser “um” entre si mesmos e com o Pai e Jesus, se o “ser um” de Jesus com o Pai significava que eles eram o mesmo Deus? É claro que o sentido de “ser um” de João 10:30 é o mesmo de João 17:11, 21, 23 - é em propósito e maneira de pensar. Analisando o contexto de João 10:30, fica claro que ao dizer “eu e o Pai somos um”, Jesus estava ressaltando um inquebrantável vinculo de união, amor e propósito que havia entre ele e seu Pai, e não que ele e o Pai eram o mesmo DEUS. Portanto, João 10:30 não serve de base para uma trindade.

    4 - Sobre a questão da onipresença de Deus, o que isso tem a ver com o questionamento que fiz? Talvez, em outra oportunidade, em outro tópico, possamos conversar sobre esse tema da onipresença que também é muito interessante.

    4 – O meu questionamento não tem o propósito de defender crenças pessoais. Apenas aprender do Sr, que é um profundo conhecedor da doutrina da trindade, sobre qual a base bíblica da doutrina. Gostaria apenas que fosse apresentado algo na Bíblia na qual se fundamente a doutrina de que Deus são 3 pessoas iguais em poder, sabedoria e eternidade, ou que ao menos diga que os três são um único Deus.

    O ponto em questão aqui não é minhas crenças, Sr Luciano, mas sim a falta de fundamentação bíblica daquela que o Sr afirma estar “firmada em sólidas bases bíblicas”. Se é assim, por favor, apresente essa solida base bíblica.

    Os fariseus questionavam a Jesus para enlaça-lo, porém como Jesus respondia com base sólida na Palavra de Deus, eles simplesmente não conseguiam responder. Como a maioria deles não eram sinceros, não aceitaram Jesus, mas a prova de que Jesus ensinava a verdade era essa: Ele baseava solidamente o seu ensino na Bíblia, e por isso ao responder os que o questionavam, eles não conseguiam responder de volta. Se o Sr apresentar uma base sólida na Bíblia para a doutrina da trindade, eu lhe garanto que abandono a minha crença, pois assim como Sr, estou em busca da verdade. Na pior das hipóteses, se o Sr apresentar uma base sólida na Bíblia para a doutrina da trindade e eu não estiver sendo sincero, a minha atitude será igual a da maioria dos fariseus: o silêncio.

    ResponderExcluir
  11. a declaração “batizando-os”, tem como base o conceito da triunidade divina. Paulo também ligou dessa maneira Jesus Cristo com Deus Pai e com Deus Espírito Santo, segundo se vê em 2 Cor. 13.14 e 1 Cor. 12.4 – 6, e o quarto evangelho envolve muita coisa dessa natureza. Este versículo também é evidência de que a mesma geração que conheceu a Jesus Cristo na carne, também já estava reconhecendo as implicações trinitárias, tendo adotado uma expressão das mesmas em seu rito batismal. Isso se tornou uma fórmula consagrada pelo uso, que tem prosseguimento até os nossos dias. assim, apesar dessa doutrina não ter recebido sanção oficial senão já no concilio de Nicéia, porem, já ganhara a ascendência sobre todas as outras idéias, ao tempo em que os evangelhos foram escritos. É fútil reivindicar que a doutrina da triunidade divina foi mero pronunciamento de um concilio eclesiástico, porque isso simplesmente não é verdade. O que sucedeu é que nesse concilio a doutrina foi ratificada, aprovada, sobre outras idéias referentes as relações entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Foi aprovada e não criada, pelo concilio de Nicéia. Os cristãos primitivos talvez não compreendessem a palavra trindade, segundo ela é atualmente empregada como termo teológico, porém se tivessem sido solicitados a explicar as relações no seio da deidade, entre Pai, Filho e Espírito Santo, provavelmente teriam dito algo similar ao que essa doutrina ensina atualmente. Naturalmente que havia muitas vozes contraditórias na igreja, como ainda existem, se incluirmos aqui tudo quanto se convencionou chamar de igreja

    ResponderExcluir
  12. Sobre o evangelista João em 10.30. Apesar de ser verdade que o ponto principal do versículo consiste em demonstrar a relação existente entre o Cristo encarnado e Deus Pai, em todos os seus desígnios, em sua vontade, em seus planos e propósitos, porem essa unidade subentende igualmente a unidade de natureza, e as circunstâncias do contexto indicam que assim é que devemos compreender o versículo. Agostinho teceu o seguinte comentário acerca dessas palavras: “Fica aqui condenado o sabelianismo, que negava a distinção de pessoas na deidade na palavra Somos, ao passo que a palavra Um condena o arianismo, que negava a unidade da essência das pessoas da deidade. Portanto devemos aceitar aqui a unidade de natureza, sendo essa a pedra fundamental da doutrina da trindade. Parece perfeitamente claro, a base do contexto, que os judeus assim compreenderam as palavras de Jesus, porque, ser 'um' com o Pai dificilmente indicaria que Jesus estava se fazendo igual ao Pai. Somente uma perfeita unidade de natureza, uma perfeita unidade de ser, isto é, em possuir a mesma natureza, poderia provocar essa acusação. Notamos por semelhante modo, que não vemos qualquer reparo, ou feito pelo Senhor Jesus, ou pelo próprio autor do evangelho de João, com o sentido de refutar ou de alterar essa suposição seja de que maneira for. Mas o fato de que a suposição está presente, e isso sem nenhuma modificação ou comentário, é algo que indica que nos compete entender a existência de mais do que mera unidade de vontade, de poder e de propósitos, porém, que essa unidade tem o seu fundamento na identidade de natureza. Mas além desse ponto, que sem dúvida é um pensamento que o autor sagrado tencionava fazer entendido, também se destaca a ideia da salvação dos homens, da guarda das ovelhas, ideia essa envolvida na unidade de propósitos e de natureza entre o Pai e o Filho. Porém, essa unidade soteriológica entre o Pai e o Filho, em suas ações e em seu governo, expressa, ao mesmo tempo, a unidade ontológica no poder e na substãncia de ambos. Esta declaração, portanto, não tem uma referência meramente soteriológica sobre a unidade do poder, mas esse silogismo diz que: nenhum homem pode arrancá-los da mão de meu Pai; eu e meu Pai somos um; consequentemente, nenhum homem pode arrancá-los de minha mão. Temos aqui, antes, a unidade do paralelo inteiro, ‘a cooperação do Pai e do Filho, na economia total da salvação’.

    ResponderExcluir
  13. Muitos dizem que a Bíblia não ensina a doutrina da Trindade. Outros afirmam que são poucos textos (uns 4, no máximo, dizem) que os trinitários usam para fundamentar essa doutrina. Seria mesmo?


    Gostaria de disponibilizar uma lista de 50 textos no NT que vemos em foco a ação trinitária. Transcrevi especialmente os nomes ou termos, que foca as três Pessoas Divinas.

    “Jesus... Espírito de Deus... Este é meu Filho.” – Mt 3.16,17O Batismo Trinitário – Mt 28. 19“Espírito Santo ... Altíssimo... Filho de Deus” – Lc 1.35“Jesus... Espírito Santo... Tu és meu Filho” – Lc 3.21,22“Jesus... Espírito... Tu és meu Filho” – Mc 1.9-11“Jesus... Espírito Santo... Senhor Deus” – Lc 4.1-12“E Eu rogarei... ao Pai... Consolador” – Jo 14.16 (17-20 também)“Consolador... do Pai... Vos ei de enviar” – Jo 15.26“Consolador, O Espírito... Me glorificará... o Pai” – Jo 15. 7, 13,14, 15“Jesus... Pai... Espírito Santo” – Jo 20.21,22“Jesus... Espírito Santo... Reino de Deus” – At 1.1,2“promessa do Pai... Espírito Santo... Senhor” – At 1.4,5,6“Ressuscitou Jesus... de Deus, O Pai... Espírito Santo” – At 2.32,33“nome de Jesus Cristo... dom do Espírito... Deus nosso Senhor” – At 2.38,39“Deus... Príncipe e Salvador... Espírito Santo” – At 5. 31,32“cheio do Espírito Santo... e Jesus... à direita de Deus” – At 7.55,56“Deus... Jesus... Espírito Santo” – At 10. 38“magnificar a Deus... o Espírito Santo...em nome de Jesus” – At 10. 46-48“E Deus... o Espírito Santo... do Senhor Jesus” – At 15.8-11“O Espírito Santo... Senhor Jesus... da graça de Deus” – At 20.23,24“O Espírito Santo... igreja de Deus... seu próprio sangue” – At 20.28“reino de Deus... fé em Jesus... falou o Espírito Santo” – At 28. 23, 25“falou o Espírito Santo... reino de Deus... Senhor Jesus” – At 28.25,31“[Filho] de Deus... Espírito de santificação... Jesus Cristo” – Rm 1.4“o amor de Deus... pelo Espírito Santo... porque Cristo” – Rm 5.5,6“lei do Espírito, em Cristo... Deus enviando” – Rm 8.2,3“no Espírito... Espírito de Deus... Espírito de Cristo” – Rm 8.9“o mesmo Espírito... herdeiros de Deus... co-herdeiros de Cristo” – Rm 8. 16,17“em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” – 1 Co 6.11“Espírito [Santo]... Senhor [Jesus]... Deus[Pai]” – 1 Co 12. 4,5,6“Cristo... em um Espírito... Deus colocou” – 1 Co 12. 12,13,18“em Cristo... Deus... do Espírito” – 2 Co 1. 21,22A bênção trinitária – 2 Co 13.14“diante de Deus... Cristo nos resgatou... promessa do Espírito” – Gl 3. 11, 13,14“Deus enviou... o Espírito de seu Filho” – Gl 4.6“Deus Pai... Jesus Cristo... com o Espírito Santo” – Ef 1. 2, 3, 13“ao Pai em um mesmo Espírito... Jesus Cristo” – Ef 2. 18, 20“seu Espírito... para que Cristo... plenitude de Deus” – Ef 3.16, 17, 19“um Espírito... um só Senhor... um só Deus e Pai” – Ef 4. 4, 5, 6“eleição é de Deus... no Espírito Santo... e do Senhor” 1 Ts 1. 4, 5, 6“amados do Senhor... ter Deus... do Espírito” – 2 Ts 2. 13“amor de Deus... renovação do Espírito Santo... Jesus Cristo” – Tt 3. 4, 5, 6“pelo Senhor... também Deus... do Espírito Santo” – Hb 2. 3, 4“do Espírito... da palavra de Deus... Filho de Deus” Hb 6. 4, 5, 6 “de Cristo... pelo Espírito... a Deus” – Hb 9. 14 “Jesus Cristo... destra de Deus... o Espírito Santo” – Hb 10. 10, 12, 15 “Deus Pai... Espírito Santo... Jesus Cristo” – 1 Pe 1. 2 “com Deus... Jesus Cristo... pelo Espírito” – 1 Jo 3. 21, 23, 24 “seu Espírito... o Pai enviou seu Filho” – 1 Jo 4. 13, 14 “no Espírito Santo... amor de Deus... Senhor Jesus Cristo” – Jd 20, 21

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!

    Caro Iran, obrigado pelos comentários.

    Sobre Mateus 28:19 o Sr disse: “a declaração “batizando-os”, tem como base o conceito da triunidade divina.””

    Lhe pergunto: o que tem a ver a trindade com a ordem de batizar?

    Repito a minha pergunta inicial:

    Gostaria que fosse apresentado ao menos um versículo na Bíblia que apresente o conceito ortodoxo de trindade, conforme apresentado no credo atanasiano, que Deus se compõe de 3 pessoas distintas, (Pai, Filho e Espirito Santo), iguais em poder, sabedoria e eternidade, mas que as 3 são um único Deus?

    Mateus 28:19 não apresenta esse conceito de trindade porque:

    - Não define a relação que existe entre Pai, Filho e Espirito Santo
    - Não diz que os três são iguais em poder, sabedoria e eternidade
    - Não diz que os três são um único Deus

    O Sr está insistindo nessa passagem assim como o Sr Luciano, mas a mesma não DEFINE o conceito de trindade.

    O Sr disse:

    - Este versículo também é evidência de que a mesma geração que conheceu a Jesus Cristo na carne, também já estava reconhecendo as implicações trinitárias, tendo adotado uma expressão das mesmas em seu rito batismal.

    Lhe faço uma pergunta adicional: o Sr pode citar alguma passagem da Bíblia onde a expressão “em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo” seja mencionada no batismo de algum discípulo?




    Depois o Sr citou 2 Coríntios 13:14. O texto diz (Na Almeida Revista e Atualizada):

    ► A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

    A definição de trindade é que Pai, Filho e Espirito Santo são UM ÚNICO DEUS. Aonde está a trindade nesse texto se Jesus e o Espirito Santo são citados separados de DEUS? Nesse texto, DEUS é citado como alguém distinto de Jesus Cristo e do Espirito Santo. O texto não menciona PAI, Filho e Espirito Santo, mas sim DEUS, Filho e Espirito Santo. Não diz que há três pessoas distintas mas um único Deus. O título DEUS é dado somente a um sujeito na frase. Então aonde está a trindade aqui? Para apoiar um conceito de trindade, o texto teria que dizer algo parecido com:

    “A graça de DEUS FILHO, o amor de DEUS PAI, e a comunhão de DEUS ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós.”

    Isso seria uma definição clara de trindade, pois apresentaria as três pessoas juntas e deixaria claro que as três são DEUS. Mas não é isso o que diz o texto.


    O outro texto que o Sr citou é 1 Coríntios 12:4-6:

    ► Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

    Mesma coisa de 2 Coríntios 13:14...

    Os versículos que o Sr citou até aqui Sr Iran, não dizem que Pai, Filho e o Espírito Santo constituem um único Deus ou que os três são iguais em substância, poder, sabedoria e eternidade. Então não servem de base bíblica para uma trindade.

    ResponderExcluir
  15. Caro Iran, sobre João 10:30, o versículo diz somente “Eu e o Pai somos um”. Só isso. O que o Sr fez foi ir “além das coisas escritas” para tentar apoiar a trindade. ‘Subentende’? Não temos que subentender nada Sr Iran. Deus não nos deu esse direito. Temos que deixar a própria Bíblia se explicar. O próprio Jesus explicou depois o que significava “Eu e o Pai somos um”. (João 17:11, 21-23)

    Eu fiz uma pergunta simples: qual versículo da Bíblia que define a TRINDADE?. João 10:30 só menciona Pai e Filho. Como o Sr quer usar esse texto para provar a trindade se a terceira pessoa nem é mencionada?? Nem Calvino (que era trinitarista) usava João 10:30 para apoiar a trindade! Ele disse:

    ““Os antigos usaram mal essa passagem para provar que Cristo é . . . da mesma essência que o Pai. Pois Cristo não argumenta a respeito da unidade em substância, mas sim a respeito do estado de concordância dele com o Pai.”

    - livro Commentary on the Gospel According to John (Comentário do Evangelho Segundo João)


    O Sr cita o comentário de Agostinho que diz que o contexto imediato de João 10:30 prova que tal unidade não era somente de propósito mas também de natureza porque logo em seguida os judeus acusaram Jesus de blasfêmia por se fazer Deus. Mas se Jesus queria dizer que ele e o Pai eram o mesmo Deus (e os judeus entenderam exatamente isso), por que Jesus se defende da acusação de blasfêmia citando uma passagem das Escrituras onde o título DEUS é aplicado a juízes humanos? (João 10:34-36) Se a conclusão dos judeus estava certa, Jesus não teria que simplesmente confirmar que ele era Deus? E se fosse usar Escrituras em sua defesa, citar alguma passagem em que DEUS se aplicasse ao Deus Supremo?

    Agradeço a intenção Sr Iran, mas não, os textos citados não definem o conceito de trindade conforme o credo de Atanásio.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Sr Luciano, nessa lista imensa de textos que o Sr postou (não sei se a pesquisa é de autoria própria, ou se o Sr copiou e colou de algum livro ou site na internet), não consta nenhuma passagem que apresente o conceito de trindade conforme o credo de Atanásio; apenas cita os três no mesmo versículo. E o pior, na maioria dos versículos, DEUS é citado como alguém distinto de Jesus Cristo/Filho e do Espirito Santo, o que vai justamente contra a doutrina, pois na trindade os três são um único Deus. Se eu pedir para uma criança de 10 anos ler a Bíblia e anotar os versículos em que as palavras Deus (ou Pai), Filho (ou Jesus/Cristo) e Espirito Santo aparecem juntas no mesmo versículo/passagem, provavelmente o resultado será o mesmo. Eu solicitei ao menos um versículo que defina a relação que existe entre os três tal qual o conceito clássico de trindade do credo de Atanásio apresenta, um texto que diga que Pai, Filho e Espirito Santo são UM ÚNICO DEUS, ou que diga que os TRÊS SÃO IGUAIS em natureza, essência, poder, sabedoria e eternidade.

    Gostaria de um FUNDAMENTO para a doutrina. Existe? Pode citar uma passagem só.

    E por favor, Mateus 28:19 e João 10:30 de novo não....esses textos não apresentam uma base clara da doutrina. Eles até poderiam ser usados de APOIO a um outro versículo ou passagem onde a definição de uma trindade fosse apresentada claramente, mas não como BASE.

    ResponderExcluir
  18. Srs,

    O que notei até o momento nos argumentos que foram apresentados é que os Srs usaram a doutrina da trindade para tentar explicar os textos bíblicos que citaram. Ou seja, já partem do pressuposto que a trindade é verdadeira e a partir daí tentam harmonizar o que texto diz com a doutrina. Mas se o fundamento da doutrina da trindade é a Bíblia, tem que ser feito o contrário: tem que usar a Bíblia para explicar e definir a trindade.

    Uma doutrina verdadeiramente bíblica só pode ser estabelecida partir de fatos claramente provados dentro da Bíblia, e não de pressuposições ou achismos.

    ResponderExcluir
  19. Como eu disse, para alguém que Deus não é onipresente, nenhum caminhão de evidencias te convencerá... o problema é volitivo... já te expliquei as bases bíblicas da construção da concepção doutrinária... enfim, eu não sou muito de insistir... de minha parte Diego, fique a vontade de comentar... Deus te ilumine (isto é, o Deus que está Presente aí perto de você e aqui comigo...)

    ResponderExcluir
  20. Os Testemunhas de Jeová são o único grupo do ramo cristão que não crê na trindade? Pelo que percebi nos contatos que tive com eles, esse grupo se distingue por dizerem serem os únicos a usarem e pronunciarem o nome Jeová. O nome de Deus, o tetragrama, só se encontra no Velho Testamento. Como é sabido por todos, o tetragrama é impronunciável. E por alguma razão que desconhecemos, esse nome não consta no Novo Testamento. Se nem sabemos a pronuncia, e o porque o tetragrama ficou restrito só ao antigo testamento, isso demonstra que nem tudo poder ser esclarecido, como no caso em que o Diego quer que seja apresentado ao menos um versículo na Bíblia que apresente o conceito ortodoxo de trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudante
      1. Não, eles não são os únicos - há vários outros grupos.
      2. Sim, eles são os únicos que usam com frequência e enfase o nome Jeová - que não é a pronuncia exata do nome de Deus, mas descansa em uma tradição de traduzir assim o tetragrama, que por hora, tem sua pronúncia exata perdida.
      3. O tetragrama só se encontra no VT, e a Tradução dos TJs, incluiu 237 vezes o nome Jeová no texto do NT.
      4. A prova bíblica da trindade já foi dada (veja os textos que citei acima, e nem mesmo citei os Credos, apenas a Bíblia) e a base é a seguinte: A) Temos apenas um, somente um Deus verdadeiro, segundo a Palavra. B) A mesma Bíblia atribui Nomes, Atributos, etc, que pertencem a Deus ao Pai, ao Filho e ao Espírito.

      A questão não é provas, o coração endurecido não permite ver as provas....Que Deus ilumine.

      Excluir
    2. E quem endureceu o coração Luciano? Deus?

      Libertas veras est, Christo servire.

      Obs. Não respondeu ao questionamento de Diego ainda.... Isso é que dá, heresia não pode refutar suposta heresia... O arcabouço doutrinário reformado está muito, muito longe da Cristo.

      Excluir
  21. Bom dia Diego, como você já constatara, a culpa por não te esclarecer a respeito de sua indagação é sua mesmo... Do seu “coração endurecido...” e não de quem diz fazer apologética...

    O apostolo Paulo costumava dizer sobre o esmero e dedicação a que se empenhava no trabalho de convencimento no arrazoado que empreendia a fim de ganhar para Cristo grego e judeu e os sinais acompanhavam a Paulo justamente porque cria de fato em Cristo e não em um arremedo de arcabouço doutrinário de que tipo fosse...

    De modo que não é sem razão que chamo o arcabouço doutrinário reformado de perfumaria. Termo mais adequado e a prova de sua superfluidade está na falta de substância dos argumentos aqui postados. São todos assim. E seus livros de teologia também. Todos, sem exceção.

    Por outro lado, como eu disse, a sua indagação contém parologia (de paralógico), então, sugiro a você que a fim de obter resposta estude por conta própria os Concílios de Nicéia I (325), Constantinopla I (381), Éfeso (431) e Calcedônia (451), sobretudo o de Calcedônia em face do arianismo, macedonianismo, nestorianismo, monofisismo.

    Eu corto o meu dedo fora se os da tal “igreja histórica, bíblica e reformada” estudara algum dia esses eventos. Corto fora.

    Libertas veras est, Christo servire.



    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!

    Sr Estudante:

    1 – O Sr já começou com um erro de concordância; o correto é AS Testemunhas de Jeová, e não OS Testemunhas de Jeová.

    2 – Sobre a Tradução do Novo Mundo usar o nome divino nas Escrituras Gregas, veja o apêndice da versão revisada de 2015: https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/biblia-de-estudo/apendice-a/nome-divino-escrituras-gregas-cristas/

    3 – O Tetragrama não é “impronunciável”. Sobre a posição oficial das Testemunhas de Jeová sobre o motivo de se usar a forma “Jeová” (português) na TNM: https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/biblia-de-estudo/apendice-a/tetragrama-nome-divino/

    4 - A questão da pronuncia do nome divino não tem absolutamente nada a ver com a questão da base bíblica para a doutrina da trindade.

    5 – A doutrina da trindade é defendida pelos seus apologistas como tendo base sólida na Bíblia. Já as Testemunhas de Jeová não dogmatizam que “Jeová” é a pronuncia exata do nome divino, tampouco dizem que tal pronuncia tem “base sólida na Bíblia”. Portanto, são questões totalmente distintas. Quando o Sr diz que “nem tudo pode ser esclarecido”, o Sr admite que a doutrina da trindade não pode ser esclarecida ou definida com base na Bíblia?

    Obs.: É digno de nota que em pesquisas recentes, o renomado pesquisador judeu Nehemia Gordon descobriu centenas de manuscritos muito antigos em que as vogais do tetragrama aparecem, o que dão uma chave para se entender como o nome divino era pronunciado originalmente. Sugiro que o Sr pesquise mais a respeito. https://www.nehemiaswall.com/nehemia-gordon-name-god

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Diego. Porque você diz que O Tetragrama não é impronunciável ? Você tem alguma base solida para confirmar a pronuncia correta então ? a trindade não é definida em um só versículo como foi sua 1ª pergunta no início do comentário. a trindade é uma doutrina revelada na Bíblia, pois assim como o monoteísmo é uma verdade, a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo também é uma verdade. o Filho exerce os mesmos atributos de divindade exercidos pelo Pai (Col. 2:9); ele é o Alfa e o Ômega em Ap 1:8,17;21:6;22:13; ele é eterno João 1:1 e Miq. 5:2. o Espírito Santo é uma pessoa divina tb. Juí. 15:14 a 16:20 acerca de sua divindade, onde são usados intercambiavelmente as expressões “Espírito do Senhor” e “Senhor”. Ver também II Sam. 23:2, onde o “Senhor” fala, embora seja Ele o Espírito. O Espírito Santo é o “criador” (ver Jó 33:4). Ele é onipresente, um atributo pertencente exclusivamente a Deus (ver Sal. 139:7). o Espírito Santo sente emoções em Efésios 4:30. o Espírito Santo ama em Rm. 15:30. uma doutrina não pode ser concebida em um só versículo. Um pássaro não voa só com uma asa, mas duas por isso, tem uma passagem onde diz: está escrito, mas também está escrito.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde.

    Sr Estudante,

    1 – O tetragrama não é “impronunciável” porque basta acrescentar as vogais complementares para se tornar pronunciável. Citei no comentário anterior a pesquisa recente de Nehemia Gordon que catalogou mais de 1 mil manuscritos rabínicos muito antigos (e de épocas distintas) onde aparecem as vogais do nome divino. E todos concordam que as vogais são Shevá, Holam e Kamatz (E, O e A). Então existe uma base sólida para concluirmos que a pronúncia original do Nome de Deus era YEHOVÁH. JEOVÁ, é simplesmente uma adaptação para português. E como a letra H não possui som, se faz desnecessário na tradução para o nosso idioma atual.

    Alguns talvez questionem que não se traduz nome próprio, mas na própria Bíblia vemos evidencia de que nomes próprios são traduzidos. (Veja João 1:42 e Atos 9:36). O nome JESUS, por exemplo, uma tradução para o português, mas como era a pronuncia EXATA no idioma hebraico e grego falado no primeiro século, não se sabe ao certo (possivelmente era “Yeshua”, “Yaohushua” ou “Iêsous” ao invés de Jesus). Mas quase ninguém questiona a pronuncia do nome de Jesus, afinal, é a forma mais comum. Se fossemos nos preocupar com a pronuncia exata do nome, a maioria dos nomes da Bíblia teriam que ser modificados, por exemplo, Jerusalém, Jeosafá, Judá, Jacó, Jeremias, Jeonadabe, Jesus etc – detalhe, todos estes com a letra J – mas o que certamente não vem ao caso.

    Mas não precisamos ser dogmáticos com respeito a pronuncia EXATA do nome divino. O importante é usá-lo na adoração. O que é um pecado (imperdoável) é adulterar a Bíblia, retirando o nome do seu autor e substitui-lo por títulos como SENHOR. (Apocalipse 22:18, 19)

    Sr Estudante, sugiro que pesquise mais, se atualize, para não ficar preso a velhos conceitos e ficar repetindo o que a maioria fala.

    E novamente, essas informações são apenas a critério de informação, mas o seu questionamento não tem nada a ver com a base bíblica da trindade.

    ResponderExcluir
  25. Sr Estudante,

    Sobre os textos que o Sr citou:

    ► Colossenses 2:9 – Segundo Colossenses 1:19, Jesus possui a plenitude da divindade porque Deus quis assim. Efésios 3:18,19 diz que os santos podem ter toda a “plenitude de Deus”. Como harmonizar essas passagens a explicação trinitária de Colossenses 2:9?


    ► Apocalipse 1:8 – O versículo diz que o Alfa e o Ômega, “aquele que é, que era e que vem” é o “Todo-Poderoso”. O contexto em Apocalipse 1:4, 5, João manda saudações:

    1º - daquele que é, e que era, e que há de vir,
    2º - E da dos sete espíritos que estão diante do seu trono
    3º - E da parte de Jesus Cristo

    Então, segundo o contexto, “aquele que é, e que era, e que há de vir,” é alguém distinto de Jesus Cristo.

    Apocalipse 1:6 fala do “Deus e Pai” de Jesus Cristo.

    Então, se analisarmos o contexto, aquele que é identificado como:

    - Alfa e o Ômega
    - aquele que é, que era e que vem
    - Todo-Poderoso
    - Deus e Pai

    É alguém distinto de Jesus Cristo. Logo essas passagens não identificam Jesus como sendo o Deus Supremo, mas alguém distinto dele.



    ► Apocalipse 1:17 – O versículo 18 diz sobre Jesus “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre”.

    - Atos 26:23 diz que Jesus foi o PRIMEIRO a ser ressuscitado dentre os mortos. 1 Coríntios 15:23, Colossenses 1:18 e Apocalipse 1:5 que diz que Jesus é o PRIMOGÊNITO dentre os mortos.
    - Atos 5:30 que diz que Deus ressuscitou Jesus.
    - João 11:25 diz que Jesus é a ressurreição e a vida.

    Então, segundo a Bíblia, Jesus foi o PRIMEIRO a ser ressuscitado para vida imortal, e o ÚLTIMO a ser ressuscitado diretamente por Deus (pois não foi Jesus que ressuscitou a si próprio, mas Deus). Mas visto que Jesus é a ressurreição e a vida, todos os que fossem ressuscitados depois dele, seriam ressuscitados por meio dele.

    Visto que o contexto da essa indicação (Apocalipse 1:18), não é mais razoável entender que Jesus recebe o título de “Primeiro e o Último” em Apocalipse 1:17 porque foi o primeiro a receber vida imortal e último a ser ressuscitado diretamente por Deus?

    Se essa explicação não está certa, alguém poderia mostrar por favor onde na Bíblia diz que o título “Primeiro e o Último” aplicado a Jesus é indica que ele é o próprio Deus Supremo ou esse entendimento se baseia só no fato de ambos receberem o mesmo título “Primeiro e Último”?

    ResponderExcluir

  26. ► Apocalipse 21:6 e 22:13 – Logo depois do título “Alfa e o Ômega” diz que “o primeiro e o último, o princípio e o fim.” Conforme a análise de Apocalipse 1:8 que é a primeira ocorrência desses títulos, fica claro que se trata do Deus Todo-Poderoso, e ele é identificado como alguém distinto de Jesus. E não há nada no contexto de Apocalipse 21:6 e 22:13 que indique que esses títulos se refiram a Jesus.

    É interessante que nos capítulos 21 e 22 de Apocalipse, quatro vezes é mencionado o Cordeiro, que é Jesus (veja João 1:29) no mesmo versículo que Deus, e em todos os casos ele é mencionado como uma pessoa DISTINTA de Deus. (Veja Apocalipse 21:22, 23 e 22:1, 3) sendo que nessas passagens o Espirito Santo nem é mencionado. A menção do espirito santo acontece em Apocalipse 22:17, que diz que “O espírito e a noiva” falam, sendo que a “noiva” obviamente é algo simbólico.


    ► João 1:1 – O texto não diz que Jesus é eterno, nem diz que ele e o Pai são o mesmo Deus. Princípio e eternidade são palavras com sentidos diferentes. Estar a Palavra com Deus no princípio não significa que ele é eterno.

    ► Miquéias 5:2 – o texto não diz que o Filho é eterno, e sim que a sua origem ou saída é no tempo da eternidade. Algo eterno não tem origem. Além disso, a palavra hebraica que é vertida em muitas traduções da Bíblia como “eternidade” é ‘’Olam’’. O sentido original dessa palavra não significa literalmente eternidade, mas antiguidade ou tempo indefinido.


    Portanto Sr Estudante, fazendo uma analise detalhada dos textos que o Sr citou, nenhum deles provam a trindade.

    Receber títulos iguais não servem de base suficiente para dizer que Jesus é Deus. O contexto das passagens que o Sr citou não apoiam isso.



    Quando tiver um tempo verifico os outros textos que o Sr citou sobre o Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Diego. agradeço pela sua atenção em me responder e pelos seus Comentários. Bem na verdade a postagem não é sobre o nome divino eu sei, mas a pronuncia do nome de Deus, o tetragrama, continua sendo um mistério impronunciável sim. evidentemente se soubéssemos as vogais correspondente, resolveríamos esse mistério. é um mistério sim para nós porque o principal nome de Deus perdeu-se nas brumas da antiguidade. não digo isso com alegria ou satisfação, mas é a verdade. claro que o nome de Deus tem pronuncia fonética, mas perdeu-se no tempo como falei. não adianta apresentar manuscrito rabínicos ou septuaginta pois se existe um lugar onde deveríamos encontrar seguramente é na própria bíblia. mas ñ a encontramos pq o novo testamento deveria suprir, ja que o texto grego tem vogais. ao invBom dia Diego. agradeço pela sua atenção em me responder e pelos seus Comentários. Bem na verdade a postagem não é sobre o nome divino eu sei, mas a pronuncia do nome de Deus, o tetragrama, continua sendo um mistério impronunciável sim. evidentemente se soubéssemos as vogais correspondente, resolveríamos esse mistério. é um mistério sim para nós porque o principal nome de Deus perdeu-se nas brumas da antiguidade. não digo isso com alegria ou satisfação, mas é a verdade. claro que o nome de Deus tem pronuncia fonética, mas perdeu-se no tempo como falei. não adianta apresentar manuscrito rabínicos ou septuaginta pois se existe um lugar onde deveríamos encontrar seguramente é na própria bíblia. mas ñ a encontramos pq o novo testamento deveria suprir, ja que o texto grego tem vogais. ao invés do tetragrama encontrarmos kyrios(senhor). dessa forma fica mostrado que para nós o tetragrama continua impronunciável. Quanto as demais comentário assim que tiver tempo vou tentar responder.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Sr Estudante,

    O Sr não achará na Bíblia a PRONUNCIA exata do nome divino simplesmente porque no alfabeto hebraico clássico não existiam vogais. Então qualquer palavra escrita em hebraico clássico é foneticamente impronunciável nos idiomas modernos. Mas o fato comprovado é que o nome de Deus sempre esteve lá, e a pronuncia não se perdeu com o tempo; simplesmente foi mantida OCULTA devido a tradição judaica de não pronunciar o nome.

    E nas escrituras gregas não acharemos o nome divino traduzido porque devido essa tradição judaica, em todas as ocorrências do nome divino se mantinham os caracteres originais (Tetragrama)

    Para suprir essa necessidade dos demais idiomas de vogais para tornar as palavras pronunciáveis, por volta do 5º século E.C os massoretas inventaram um sistema de sinais e pontos vocálicos, que servem para suprir essa necessidade de vogais do hebraico clássico. O que esses manuscritos antigos trouxeram a tona é justamente os sinais vocálicos que acompanham o Tetragrama, que são a chave para se saber a pronuncia do nome divino, se não exata, o mais próximo possível de.

    Mas repito, saber a pronuncia EXATA de como o nome de Deus era falado no idioma original da Bíblia não é o mais importante. O importante é usa-lo na adoração. O que não podemos é adulterar a palavra de Deus por tirar o nome do seu Autor. (o que a maioria das traduções modernas fazem). Pense só: Se adulterar um documento é crime do ponto de vista humano, imagine, do ponto de vista de Deus, a culpa dos tradutores da Bíblia que excluíram o seu Nome das suas traduções?

    Da uma olhada nesse link, e o Sr poderá obter muitas informações a respeito (informações de um professor de hebraico bíblico e grego koiné): https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2017/05/22/yhwh-e-o-enigma-das-vogais/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao a pronuncia do Tetagrama , é sabido que a pronuncia se perdeu ao longo dos anos . Realmente não há uma certeza absoluta da pronuncia original. Os proprios " Testemunhas de Jeová " reconhecem em seus livros que a pronuncia não seria Jeová .
      Yavé seria mais provavel do que Jeová segundo os estudiosos. O mais importante porém é reconhecer O Deus Eterno que se revela progressivamente ao longo das Escrituras e que deseja ser adorado em espirito e em verdade.
      A Ele toda glória !
      Wilton

      Excluir
  29. É interessante observar que os debates são importantes para se aprender algo sobre a Bíblia e estudos também, então só uma leitura da Bíblia é suficiente para entende-la?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite caro Diego.
    Voltando ao texto de Mt.28.19
    Gostaria de colocar oa seguintes pontos para tua meditação sob a égide do Santo Espirito,
    A principio comentaremos de forma bem simples sobre o texto inspirado pelo Eterno acima citado.
    Entendemos que o texto sagrado ensina a doutrina Triuna , ou seja que as " pessoas " possuem a mesma essência , natureza, atributos , carater. Por assim observarmos em diversos textos das Escrituras tanto do Antigo como o Novo Testamento.
    O texto mencionado se refere ao Nome ( singular ) do Pai , e do Filho e do Santo Espirito ( plural )Existem três pessoas contidas em " Nome " ( ou essência ) , que é aquilo que a Trindade é .

    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde.

    Wilton, me mostre por favor o texto (ou os textos) na Bíblia que ensinam que as "pessoas" da trindade possuem a mesma essência , natureza, atributos , caráter. (o que, na verdade, é o que venho perguntado desde o início)

    ResponderExcluir
  32. PERGUNTA - Se Deus é uma trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) e a 2ª pessoa da trindade é chamada de “Filho de DEUS”, é ele então Filho do Pai, do Filho e do Espirito Santo?


    RESPOSTA CRISTÃ - primeiro, Sim, Deus é uma Trindade, isto é, em Deus tanto há unidade, como pluralidade, que são igualmente importantes(Deut6:4; Gên1:26,3:22, 11:7, Is6:8; Mt28:19).

    São três as premissas que demonstram os dados bíblicos para a Trindade:

    Premissa um: há um Deus, isto é, não há outro deus além dele - Deut4:35,39; 6:4; Is44;6 1Cor8:4; Tg2:19

    Premissa dois: há três Pessoas que são chamadas de Deus por Natureza(Cf. Gal. 4:8) na bíblia - Pai é Deus(Jo17;3Rm.1.7; 1Cor8:6), o Filho é Deus (Is9:6; Jo.1.1; Jo.20.28; Cl.2.9; Tt.2.13), e O Espírito Santo é Deus (At.5.3,4)

    Premissa três: as três Pessoas que são chamadas de Deus por Natureza, são distintas uma das outra - Ver Mt 3.16; 4.1; Jo 1.18; 3.16; 5.20-22; 14.26; 15.26; 16.13-15.

    Conclusão: a única dedução clara pra o que nos diz as escrituras é que o Deus que é Um em natureza o é em três pessoas Pai, Filho e Espírito, ou seja, O Deus da bíblia é tripessoal(não modalismo, nem triteísmo, mas Triunidade). três Pessoas distintas que compartilham da totalidade da mesma é impar, indivisível natureza divina com seus atributos e perfeição, isto é: Trindade.



    Segundo, há um pressuposto equivocado por trás de sua pergunta, que é: "toda vez que aparece o termo "Deus" na bíblia sempre, sempre está ela se referindo as três pessoas divinas sem exercões", mas isto não é verdade, claro, o Pai como o Filho e o Espírito Santo possui a mesma essência indivisível que o fazem um ser um só Deus, mas isso ñ anula a distinção no ser de Deus quanto a personalidade. cada pessoa divina na bíblia é reconhecida como Deus tanto com ou sem está presente com as outras sem problema nenhum(ver; Jo20:28; Jo 17:3 e atos 5:3-4) pois unidade em ser, não anula distinção no que toca a personalidade.

    agora posto isto, posso lhe responder sua pergunta: não, segundo as escrituras a "filiação" é característica exclusiva da segunda pessoa de Deus, ele é O Filho eterno do Pai(pois sua filiação é anterior ao tempo - Miq5:2; Col1:17; Jo17:5; 1Jo1:1-3; Heb1:1. Como a "paternidade" é característica da primeira pessoa ou a procedência que é atributo somente do da terceira pessoa divina, Assim revela a sã palavra, é creio nela.



    NOTA: "Deus" é o nome dado á indivisível é singular natureza divina, a há três seres que partilham de maneira plena dessa mesma natureza divina una: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O estudante da Bíblia descobre que há uma Pessoa nas Escrituras, conhecida como Pai, que é Deus (Jo17:3;Ef.1:2). Há uma outra Pessoa nas Escrituras, chamada de Filho, Jesus Cristo, e que é Deus (Jo1:1; 20:28;Rm.9:5; Heb1:8). Há ainda uma outra Pessoa chamada de Espírito Santo, que é Deus também (At.5:3,4). A palavra grega
    theos qua aparecer no NT , "Deus", foi usada em relação a todas essas três Pessoas, concedendo assim o status de divindade a cada uma delas.

    NOTA: Jesus não " o Filho de Deus" não porque seja inferior, mas porque é participante da total e mesma natureza divina da qual o Pai também participa, sendo assim igual ao Pai, na linguagem bíblica: " Ele(O Filho), que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser(do Pai) (Heb1:3), e também: "Nele habita corporalmente toda plenitude da divindade"(Col2:9) Aqui cabe bem o velho ditado: "Tal pai, tal filho".

    ResponderExcluir
  33. A Confissão de Fé de Westminster expressa de forma resumida esta questão da partenidade, filiação e procedência em Deus. No seu Capítulo II, que trata “De Deus e da Santíssima Trindade”, no artigo 3º, ela afirma:

    “III) Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. O Pai não é de ninguém – não é gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho.” (p. 32).

    ResponderExcluir
  34. os comentários acima respodendoa pergunta do Diego, São meus:guilhermemartins1517@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. QUESTÃO do Diego - ... Mateus 28:19 apenas cita os três no mesmo versículo; não diz que os três são um único Deus... (sobre Mt28:19) não explicam o conceito de trindade conforme o credo de Atanásio...

    RESPOSTA CRISTÃ - primeiro, não existe a definição com todas as letras da doutrina da Trindade na bíblia, porque as escrituras do AT e NT não São um tratado de teologia sistemática ou uma confissão de fé como o é o credo de Atanásio, mas é facilmente dedusivo a realidade desse ensino lendo a bíblia como mostrei bases sólidas no comentário anterior.

    segundo, que unitários como os testemunhas de Jeová tenta provar que a Trindade é falsa por não está explícito nas escrituras o cenceito da triunidade no ser divino, mas se esse "argumento" fosse válido, então teriam as Tj's por exemplo de abandonar doutrinas tais como a de que "Jesus voltou em 1914", de que só os 144mil são filhos de Deus, pois onde a bíblia diz com todas as letras isso? Em nenhum lugar!!! Mas elas acreditam está emplicto isto, então porque despreza a doutrina da Trindade?


    Mateus 28:19 é um texto que prova sim que Pai, Filho e Espírito São um só e mesmo Deus!

    A ligação dos termos: Pai, Filho e Espírito, na forma de batismo prova que o Filho e o Espírito Santo são iguais ao Pai. Se não que absurdo e blasfemo unir em um só "nome" no singular: Criador que é infinitamente superior com uma criatura infinitamente inferior Seja aqui Jesus fosse um mero homem ou um anjo, e ainda se não fosse pouco, adicionar que seja batizado em um “atributo” de Deus, hora esse atributo não está incluído no termo "Pai"? seria absurdo e ridículo usar uma forma como está, ou instruir os apóstolos a batizarem pessoas debaixo deles. Imagine uma forma como está “Batize-as em Deus, e em Paulo, e na” sabedoria ou na força ativa “de Deus!” não acredito que o nosso redentor daria semelhante direção absurda e blasfêmia assim como tj's e alguns grupos unitários pensam acerca do Filho e do Santo Espírito.

    No entanto, a menos que ele próprio, O Filho seja divino, isto é também Deus eterno[1], e o Espírito Santo seja também Deus eterno e um ser pessoal[2] como o é Deus o Pai, a forma batismal dará pleno e rico significado ao texto discutido. Não é a toa que muitas seitas unitárias tentam distorcer e até desacreditar esse texto para seus adeptos não verem a realidade da Trindade aqui no verso citado. Portanto Mt28:19 é sim um texto que que revela argumento inquebrável para a doutrina da Trindade, ou que o Filho e o Espírito Santo são iguais ao Pai.



    [1] é isso a bíblia testifica - eternidade e deidade Is9:6 conparar com 10:21 e Jr32:18. Miq5:2; Jo1:1-3, 8:58, 10:30 conparar com Deut6:4. 12:41= (Is6),20:28; col 1:15-17, 2:9; Tt2:13 Heb1:2,6,8,10 2Pe1:1; Ap22:12-13.

    [2] também testifica a bíblia - que o Espírito é Deus eterno: Atos5:3-4,9 Heb9:14. Atos 28:25-27= (Is6). Que ele é um ser pessoal, pois intelecto, emoção e vontade são três características que formam a personalidade de uma pessoa. E O Espírito Santo possui as três, provando que Ele é uma pessoa e não uma força ativa e impessoal. Observe:

    · Ele é inteligente: Rom 8:27 e João 14:26

    · Possui emoção e sensibilidade: Rom 15:30 e Efésios 4:30

    · Possui vontade: Atos 16:6 e I Cor. 12:11

    · Ananias mentiu ao Espírito Santo: Atos 5:3-4

    · Pedro obedeceu a Ele: Atos 10:19, 20

    · Pode ser resistido: Atos 7:51

    · Pode ser blasfemado: Mateus 12:31, 32.

    · Intercede por nós com gemidos: Romanos 8:26, 27.

    · Pronomes pessoais masculino são atribuídos ao Espírito Santo: “Outro (significa do mesmo tipo) Aquele, Ele: João 14:16, 26 e 16:13, 14”.

    ResponderExcluir